Вы находитесь на странице: 1из 2

Princpios da fotoqumica

Grotthus-Draper observaram que toda a luz incidente no era efetiva e provocava uma mudana qumica, surgindo, assim, a primeira lei da fotoqumica, agora conhecida como a lei de, cujo enunciado : Somente a luz absorvida pelo sistema pode causar mudana qumica .

A taxa de absoro dada pela lei de Beer-Lambert, a qual mostra uma relao entre a luz que transmitida atravs de uma substncia e a concentrao da substncia, assim como tambm entre a transmisso e a longitude do corpo que a luz atravessa. Assim, de acordo com a equao de Beer-Lambert, a transmitncia interna T (P/P0) em uma reao homognea isotrpica contendo uma substncia simples, irradiada com uma luz monocromtica.

A absoro espectral da substncia A = c l, onde o coeficiente de absoro molar, c a concentrao molar da substncia e l o caminho tico percorrido. P0 a poro da luz que incide no meio e P a poro que transmitida.

A segunda lei da fotoqumica foi enunciada primeiramente por Stark, em 1908, e depois por Einstein, em 1912. A lei de Stark Einstein define que: Um quantum de luz absorvido por molcula de absorvente que reage desaparecendo. Entre 1912 e 1925, Warburg e Bodenstein esclareceram uma relao entre ftons absorvidos e mudana qumica observada. Molculas que absorvem ftons so excitadas fisicamente, e estas podem se tornar ativas quimicamente. Molculas excitadas podem perder sua energia por caminhos no qumicos, ou alternativamente pode desativar reaes qumicas de alto rendimento. Para expressar a eficincia de uma reao fotoqumica, calculado o rendimento quntico , definido pela Equao (6), podendo ser aplicado para qualquer processo, fsico ou qumico, que envolva absoro de luz.

Onde n o nmero de molculas que reagem em um dado processo foto-fsico ou fotoqumico e Na o nmero de ftons absorvidos pelo sistema.
O rendimento quntico pode ser expresso tambm na forma diferencial:

Onde dn/dt o nmero de molculas que reagem em um determinado processo por unidade de tempo e Pa o nmero de ftons absorvidos por unidade de tempo em um dado comprimento de onda.

A fotoqumica no se trata apenas do estudo das reaes qumicas provocadas pela luz, abrange todos os aspectos da qumica e fsica de estados eletronicamente excitados da matria, desde a sua criao at a sua eventual desativao de volta ao estado fundamental, ou seja, durante o processo fotoqumico os produtos geralmente formados pelo excesso de energia: eletrnica, vibracional ou translacional ocasionado pela excitao luminosa levar a formao de: rearranjos moleculares, formao de radicais, isomerizao, ionizao, entre outros. (Newmann & Quina, 2002) O mecanismo de formao dos radicais livres iniciado por uma interao de ftons de nvel de energia apropriado para algumas espcies de molculas qumicas presentes numa soluo, com ou sem a presena de catalisador. Estas reaes qumicas so conhecidas como reaes fotoativadas ou fotoiniciadas. (Gogate & Pandit,2004) As reaes fotoativadas so iniciadas pela excitao luminosa na superfcie do semicondutor dando origem a formao de cargas que desempenharam a funo de agentes oxidantes e redutores. J o mecanismo fotoassistido iniciado pela injeo de eltrons em um semicondutor atravs de uma molcula excitada por luz visvel. (ZHAO, et al, 1998 & PERA-TITUS, et al, 2004).

Вам также может понравиться