Вы находитесь на странице: 1из 2

Pr-vestibular Diocesano Simulado de Fsica 28/04/2014 Prof Paloma Alcantara

Leia o texto e responda as questes 1, 2 e 3. importante lembrar que partculas eletrizadas, abandonadas sob a influncia exclusiva de um campo eltrico, movimentam-se entre dois pontos quaisquer somente se entre eles houver uma diferena de potencial (d.d.p.) no-nula. Lembre-se da analogia com o campo gravitacional: um corpo, abandonado sob a influncia exclusiva de um campo gravitacional, movimenta-se entre dois pontos quaisquer somente se entre eles houver uma diferena de altura no-nula e positiva! Deste modo, podemos afirmar que a diferena de potencial (d.d.p.) entre dois pontos quaisquer de um condutor em equilbrio eletrosttico sempre nula ; se assim no o fosse, as cargas do condutor entrariam em movimento, descaracterizando o estado de equilbrio. Do exposto, conclui-se que, tanto nos pontos internos como nos pontos da superfcie de um condutor eletrizado em equilbrio eletrosttico, o potencial eltrico assume o mesmo valor. O potencial assume valores diferentes apenas nos pontos externos ao condutor. 1) Dada uma esfera metlica de raio R, isolada e carregada com uma carga eltrica Q. Seja r a distncia do centro da esfera a qualquer ponto dentro (r < R) ou fora (r > R) da mesma. Nessas condies, baseando-se no texto e no seu conhecimento sobre eletrosttica, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A carga eltrica se distribui uniformemente em toda a massa da esfera. ( ) O campo eltrico e o potencial eltrico so constantes no interior da esfera. ( ) Para r > R, o campo eltrico inversamente proporcional ao quadrado da distncia e tem direo perpendicular superfcie da esfera. ( ) O potencial eltrico uma grandeza escalar, enquanto o campo eltrico uma grandeza vetorial. 2) A seo transversal de um condutor em equilbrio eletrosttico carregado positivamente tem uma forma de pera, conforme mostra a figura. Considere dois pontos A e B em sua superfcie. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ( (

) A e B esto submetidos ao mesmo potencial. ) O vetor campo eltrico tem a mesma intensidade em A e B. ) O vetor campo eltrico resultante no interior do condutor nulo.

3) Uma esfera metlica oca encontra-se no ar, eletrizada positivamente e isolada de outras cargas. Os grficos a seguir representam a intensidade do campo eltrico e do potencial eltrico criado por essa esfera, em funo da distancia ao seu centro. Dado: ko = 9x109 N.m/C (valor da constante eletrosttica do ar).

Calcule: a) A carga eltrica do condutor. b) O potencial eltrico no interior do condutor.

c) O potencial eltrico de um ponto a 2,0m do centro do condutor. d) A intensidade do campo eltrico no interior do condutor. e) A intensidade do campo eltrico em um ponto a 3,0m do centro do condutor.

4) Um cubo feito de alumnio e est eletrizado e em equilbrio eletrosttico. Quanto ao campo eltrico, podemos dizer que este : a) mais intenso nas proximidades dos centros das faces do cubo. b) mais intenso nas proximidades dos centros das arestas do cubo. c) mais intenso nas proximidades dos vrtices do cubo. d) de igual intensidade nas proximidades de qualquer parte do cubo. e) to intenso nas proximidades quanto no seu interior. 5) Uma esfera metlica A de raio RA = 5,0 cm est carregada com QA = 4,0.10-3C. Outra esfera metlica B de raio RB = 15,0 cm est inicialmente descarregada. Se as duas esferas so conectadas eletricamente, depois de estabelecido o equilbrio eletrosttico, qual o valor final das cargas nas duas esferas?

6) H um fenmeno fsico que ocorre comumente em linhas de transmisso com sobrecarga eltrica. Devido ao campo eltrico muito intenso nas vizinhanas dos condutores, as partculas de ar que os envolvem tornam-se ionizadas e, como consequncia, emitem luz quando ons e eltrons se recombinam. H uma srie de problemas provocados por esse fenmeno, como por exemplo, a raio interferncia nas faixas de frequncia em amplitude modulada (AM) e a perda de energia eltrica ao longo das linhas de transmisso que pode variar de alguns quilowatts at algumas centenas de quilowatts por quilmetro, sob condies adversas de chuva ou garoa. Qual o nome desse fenmeno? _____________________________________________________________________________________ 7 ) H uma crena popular segundo a qual um raio no cai nunca duas vezes em um mesmo lugar . Esta afirmao verdadeira? Justifique sucintamente sua resposta. OBS.: sua resposta deve estar fundamentada nos conhecimentos da Fsica, mais especificamente em Eletrosttica. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Вам также может понравиться