Вы находитесь на странице: 1из 3

RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL Aula 28.09.12 1.

. Conceito Debito aquele elemento imaterial, que faz presso psicolgica pra que a pessoa cumpra a prestao. O inadimplemento do dbito faz surgir um elemento material, chamado de responsabilidade, que s surge/acorda, portanto, quando no houver adimplemento volunt rio. O que permite ao credor e!ecutar a responsabilidade do devedor. Obviamente que e!iste o debito como requisito. "as a responsabilidade que faz a presso concreta para que o devedor cumpra. Dbito sem responsabilidade# ocorre nas chamadas obriga$es naturais, que so as que no so poss%veis de serem e!igidas. &!.# dividas prescritas. 'esponsabilidade sem dbito# o fiador no momento em que afiana o devedor ele garante que se o devedor no pagar ele ir assumir aquela divida. O fiador no devedor, ele apenas possui responsabilidade. &!iste um devedor e e!iste um garantidos (fiador). * um principio da responsabilidade patrimonial, em que o devedor responde, to somente, pelo seu patrim+nio para a e!ecuo da d%vida, salvo a e!ecuo de alimentos.

1.1. Ben

u!eito " e#ecu$%o& a't. (91

,rimeiramente, os bens do e!ecutado/devedor. -ens presentes# bens que ele possui no momento em que ele contraiu a obrigao. -ens futuros# bens que ele adquirir aps contrair a obrigao. .e um bem presente dei!ar de ser do devedor, ter de ser analisado se houve fraude / e!ecuo ou fraude ao credor.

1.2. Re )on a*ili+a+e +e te'cei'o 0esse item trata de terceiros no devedores que vo responder de alguma forma pela obrigao, embora eles no tenham debito. a, Ben +o uce / a't. (920 I &!ecuo fundada em direito real# direito de sequela em caso do bem adquirido ser ob1eto de litigio ou sofrer evico. o' a t-tulo in.ula'

Obrigao reipersecutria# obrigao que persegue a coisa. .o obriga$es que esto atreladas / coisa. 2 reponsabilidade do terceiro vai at o valor do bem. &!.# dbito de 3,45, pois quem tem a obrigao tribut ria o propriet rio da coisa, mesmo que no fosse o propriet rio a poca em que a divida foi contra%da. *, Ben +o 1cio& a't. (920 II 0o se pode confundir a personalidade 1ur%dica do scio com a personalidade 1ur%dica da pessoa 1ur%dica. 2 d%vida da pessoa 1ur%dica, ento o scio terceiro em relao ao devedor, na medida em que a divida da pessoa 1ur%dica de que o scio faz parte. Dessa forma quem responde primeiramente a pessoa 1ur%dica, que deve utilizar, primeiro, o seu patrim+nio prprio para saldar sua divida. .omente quando no houver mais patrim+nio da pessoa 1ur%dica que vai observar o patrim+nio do scio. / Re )on a*ili+a+e Su* i+i2'ia& a responsabilidade do scio ser sempre subsidi ria, ou se1a, primeiro esgota6se o patrim+nio da pessoa 1ur%dica, depois que vai olhar o scio. .e a pessoa 1ur%dica no pagar, vai ter que observar qual o tipo de responsabilidade da pessoa 1ur%dica e a responsabilidade dos scios dentro da pessoa 1ur%dica# Li3ita+a& se a sociedade for da espcie limitada (./2. ou 7tda.). 2 limitao da responsabilidade do scio de uma 7tda. quanto /s cotas no integralizadas8 se todas as cotas foram integralizadas a responsabilidade dele no e!iste 69 3sso no desconsiderao da personalidade 1ur%dica. &m uma ./2 a responsabilidade do scio ainda mais limitada, pois aqui a responsabilidade no no que falta integralizar das a$es, mas sim do que falta que cada um se comprometeu a integralizar, portanto o scio s responde at o valor que ele se comprometeu a integralizar em a$es. ,or isso a ./2 mais limitada que a 7tda. Ili3ita+a& se a pessoa 1ur%dica no tiver mais patrim+nio, pode a pessoa 1ur%dica se voltar diretamente contra o scio de responsabilidade ilimitada. &le no o devedor, mas responde pela divida da pessoa 1ur%dica. 0o h necessidade de desconsiderao da personalidade da pessoa 1ur%dica.

/ De con i+e'a$%o +a )e' onali+a+e :uando um credor esgotar o patrim+nio da empresa limitada e 1 tiver e!ecutado os scios at o limite de sua responsabilidade. ;om o ;D; entrou em vigor, a teoria da desconsiderao da personalidade da pessoa 1ur%dica passou ano e!igir mais a comprovao da mal%cia, pois essa mal%cia presumida pela impossibilidade 1ur%dica de satisfazer os dbitos da empresa. O 0ovo ;; seguiu orientao do ;D;.

0esse caso nas sociedades limitadas vai ter um caminho pausado# <=. -usca os bens da empresa8 >=. -usca os bens do scio no limite de sua responsabilidade8 ?=. -usca a desconsiderao da personalidade 1ur%dica. 2 desconsiderao da personalidade 1ur%dica da pessoa 1ur%dica no e!tingue a personalidade 1ur%dica pessoa 1ur%dica, ela apenas desconsiderada momentaneamente. 2ntes da entrada em vigor do ;D; (<@@A), s era poss%vel atingir os scios se se valesse da teoria da desconsiderao da personalidade da pessoa 1ur%dica, e aqui precisava provar o elemento sub1etivo# m 6f. 4&O'32 D2 D&.;O0.3D&'2BCO D2 ,&'.O0273D2D& D2 ,&..O2 D5'ED3;2 30F&'43D2# a pessoa natural transfere seus bens para uma pessoa 1ur%dica, na qual scio. .e a pessoa natural for o devedor, o credor vai pedir a desconsiderao da personalidade da pessoa 1ur%dica invertida, para buscar os bens da pessoa 1ur%dica para satisfazer o seu crdito. c, Ben e3 )o+e' +e te'cei'o& a't. (920 III &sse inciso no trata de responsabilidade de terceiro, mas sim de responsabilidade do devedor. ,ois o bem est em poder de terceiro, mas no de terceiro. O terceiro aqui no sofre responsabilidade nenhum. &sse inciso deveria no e!istir. +, Ben +o c4n!u.e& a't. (920 I5 / D-6i+a cont'a-+a / Po' a3*o & no tem responsabilidade de terceiros aqui, pois ambos respondem e so devedores# o patrim+nio do casal responde pela divida do casal. 0o o caso que vamos estudar aqui. / Po' u3& h uma presuno de que a divida foi contra%da em proveito do casal ou da fam%lia8 se a divida foi contra%da em proveito prprio, o outro c+n1uge vai ter que ter o +nus de demonstrar isso. .e o outro c+n1uge conseguir provar que foi em proveito e!clusivo do c+n1uge devedor, nesse caso somente o patrim+nio do c+n1uge devedor responde. ;aso o outro c+n1uge no consiga demonstrar, prevalecendo que a divida foi contra%da em proveito do casal ou da fam%lia, vai entrar a responsabilidade de terceiro, pois o patrim+nio do outro c+n1uge tambm vai responder. / E3 )'o6eito )'1)'io / E3 )'o6eito +o ca al78a3-lia

Вам также может понравиться