Вы находитесь на странице: 1из 16

Histria e historiografia: revisando a obra Genocdio americano: a guerra do Paraguai", de J.J.

Chiavenato
1

SILVNIA DE QUEIRZ *

Jlio Jos Chiavenato nasceu em Pitangueiras, interior de So Paulo, em 3 de janeiro de 1939, filho de Fernando Chiavenato, sapateiro e Lina Cardoso Chiavenato, dona de casa. Com quatorze anos, mudou-se para Ribeiro Preto. Teve infncia pobre e formao autodidata, trabalhando por muitos anos em vrios jornais da regio de Ribeiro Preto. Conheceu boa parte da Amrica Latina de moto e autor de vrios livros com temas ligados realidade e histria brasileira: violncia no campo, ditadura militar, escravido, etc. Em 1979, Jlio Jos Chiavenato publicou Genocdio Americano: a guerra do Paraguai. Em perodo conturbado da vida nacional, em plena ditadura militar, a obra trazia uma nova viso de histria da guerra do Paraguai, extremamente dura e contundente no que se refere s representaes historiogrficas tradicionais, pois radicalmente contraria a viso oficial nacional-patritica, praticamente indiscutida no Brasil at a publicao desse livro. A publicao foi marcada pelo rpido esgotamento das vendas, causando a seguir forte repercusso historiogrfica e enorme polmica no meio intelectual e poltico da poca.

As Razes da Obra Com o decreto do AI 5, a situao de Chiavenato e de centenas de jornalistas e comunicadores complicaram-se. Assim, ele resolveu mudar de ares, sair do pas, viajar pela Amrica Latina, at que a situao melhorasse. Devido perseguio sofrida durante a ditadura, Chiavenato iniciou suas andanas pela Amrica do Sul, principalmente pelo Paraguai. Quando questionado sobre as motivaes que o levaram a escrever a obra, o autor destaca:
Aconteceu o seguinte. Quando eu tomei contato com a realidade do Paraguai, no da guerra do Paraguai, e, l, eu percebi que a guerra do Paraguai aconteceu ontem, est acontecendo agora, est no imaginrio popular. Eles no superaram aquela guerra. Eles ainda vivem o trauma da guerra. [...] A, *Professora da Rede Pblica de Ensino, municpio de Maravilha-SC, Mestre em Histria Regional pela Universidade de Passo Fundo-RS.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

conheci os contos orais, as guarnias, as histrias do povo, a tradio, por [que] eles esto vivendo a guerra do Paraguai. O que isso? At que um dia eu, andando perto de uma Ali em Caacup, onde a estrada faz um cruzamento, eu vi um monumento, de um menino-soldado, uma me. L, eles chamavam, na poca, de residenta. Uma me carregando um menino-soldado morto. A minha primeira impresso, era [foi] durante a ditadura do Stroessner.[...] No tinha escrito nada [no monumento]. Estava meio apagado. A, um menino passou. Eu perguntei. Ele disse: Se voc quiser perguntar pro meu av... (CHIAVENATO, Entrevista Ribeiro Preto, 26/02/2010)

O autor afirma ter sido motivado pela curiosidade, e que ficou impressionando com essa outra histria da guerra do Paraguai:
E esse velho, e aquilo da guerra do Paraguai, batalha de Paissandu [...]. E [ele] cantou umas guarnias para mim, que contavam a histria da guerra. Eu fiquei impressionado com aquilo. Falei, p, isso no pode ser verdade. Por que uma coisa, assim, muito chocante, para um brasileiro que sempre aprendeu que o tirano [era] Solano Lpez. Se voc perguntar pros caras da minha gerao, ningum falava Solano Lpez. Falava tirano Solano Lpez. Sempre vinha a palavra tirano, em todos os livros. A partir da, eu comecei a pesquisa. Fui descobrindo outra realidade. (Idem.)

Guarnia um gnero musical popular paraguaio, no qual se conta histria, algumas delas, sobre a guerra do Paraguai. importante ressaltar que Chiavenato no realizou reflexo mais profunda sobre as razes semiconscientes de ter despertado para esse tema. Todo o contexto vivenciado naquele perodo: a ditadura no Brasil, a ditadura no Paraguai; a retrica nacional-patritica sobre a ditadura; a retrica historiogrfica nacional-patritica sobre a guerra do Paraguai; o confronto no presente e no passado entre narrativas ideolgicas que encobriam os fatos e a essncia destes fatos, etc. provvel que todos esses elementos tenham contribudo para a realizao da obra Genocdio Americano.

As Fontes da Obra Chiavenato refere-se s fontes que utilizou para escrever seu livro e as dificuldades que teria encontrado para obt-las:
Primeiro, li tudo o que encontrei na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Depois voltei a Buenos Aires e pesquisei especialmente no Museu Mitre. No Paraguai tive acesso a diversos documentos da Biblioteca Nacional. No Brasil todas as portas foram fechadas: na Biblioteca Nacional, em que pontificava Jos Honrio Rodrigues, mal passei da porta.(Idem).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Jos Honrio Rodrigues [1913-1987] foi um historiador brasileiro de destaque, que escreveu vrias obras sobre histria e historiografia brasileira. Em 1943, estudou nos Estados Unidos, com patrocnio da Fundao Rockfeller. Aps seu retorno ao Brasil, trabalhou como diretor de sesso na Biblioteca Nacional e diretor do Arquivo Nacional at 1964. De acordo com Chiavenato, tinha influncia sobre a Biblioteca Nacional. Segundo o autor:
Na Biblioteca Nacional a mentira ali corria solta [por parte dos responsveis], diziam que no existiam documentos [...] [que] j tinha visto as cpias autenticadas, com carimbo da Biblioteca Nacional, em Buenos Aires. Assim, a pesquisa foi limitada, mesmo porque eu estava desempregado, correndo do Ato Institucional 5, sem nenhum apoio ou ajuda. Tudo foi feito na raa, viajava de motocicleta (quando o livro saiu e foi sucesso, a imprensa passou a entender as viagens de moto como aventura, quando na verdade eram porque no dinheiro para ir de avio...).(Idem )

Chiavenato realizou suas primeiras viagens como uma Moto BSA, 500 cc, ano 1956 e, mais tarde, com uma Suzuki GT 389 cc, ano 1974. Na bibliografia bsica, na concluso do livro, o autor cita os principais livros utilizados, com os respectivos anos das edies dos trabalhos utilizados: A guerra da trplice aliana contra o governo da Repblica do Paraguai, de L. Schneider, de 1945; Guerra do Paraguai, de George Thompson, de 1968; Histria da Guerra do Paraguai, de Max von Versen, de 1976; Histria da Guerra do Paraguai, de Jos Bernardino Bormann, de 1879; La Guerra del Paraguay, de Lon Pomer, de 1968; Datos histricos de la Guerra del Paraguay contra la Triple Alianza, de Francisco Isidoro Resquin, de 1971; entre outros. Trabalhos citados no texto no se encontram na bibliografia. Alm de ter pesquisado na Biblioteca Nacional de Asuncin e nos arquivos do Museu Mitre em Buenos Aires. A bibliografia referencial, a investigao e o tratamento eram condizentes com a proposta de produzir uma grande reportagem sobre a Guerra do Paraguai. Porm, certamente limitada, em alguns tpicos, sobretudo, para uma obra historiogrfica referencial, como seria a seguir tratado o livro, com razo, apesar de jamais o autor terse proposto a produzir trabalho de tal dimenso. [...] este no um livro de histria. O autor no um historiador. Esta uma abordagem crtica da Guerra do Paraguai.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

(CHIAVENATO, 1979: 13) Completando, prope: Enfim, um livro para ser lido com se fosse uma reportagem, escrita com paixo com um certo Pathos hegeliano.(Idem: 14) O tratamento como obra historiogrfica revisionista nasceu sobretudo do enorme sucesso da obra, de sua imensa repercusso sobre as vises gerais sobre o tema, no contexto da total ausncia de trabalhos revisionistas de autores brasileiros sobre a questo. Nota-se que, devido prpria natureza do trabalho e formao do autor, no so utilizadas notas de rodap em seu texto. Apenas so citados alguns autores no desenvolver da narrativa, como assinalado. O Genocdio americano e sua repercusso na imprensa Genocdio americano foi publicado pela Brasiliense, prestigiosa e tradicional editora de esquerda, fundada em 1943, pelo intelectual Caio Prado Jr., com grande importncia na histria do pas. Aps seu lanamento, em maro de 1979, Genocdio americano: a guerra do Paraguai foi sucesso de vendas, ficando por vrios meses entre os livros mais vendidos do pas, tendo 32 edies. O livro tornou-se uma referncia na nova historiografia sobre a guerra do Paraguai. E isso apesar da pouca repercusso do trabalho na impressa. Imediatamente aps o lanamento, apesar do sucesso de venda, o livro no teve praticamente comentrios e crticas na mdia nacional, mantendo-se sobre ele enorme silncio. Sobre esta questo, o autor comenta:
No Brasil, esgotaram-se sete edies at que saiu a primeira nota na imprensa. A primeira resenha foi na revista Veja, quatro meses depois do lanamento. Praticamente os jornais ignoraram o livro, por motivos bvios (era a ditadura, embora nos estertores, mas vigilante. (CHIAVENATO, Entrevista via e-mail 10/07/2009)

Segue o autor:
Para se ter uma idia, a primeira e nica vez durante uns dez anos que a Folha de So Paulo falou do livro foi em um artigo de Paulo Francis, quase um ano depois do lanamento, em artigo da pgina dois, do caderno cultural (a Ilustrada). O artigo (Oh, Paraguai!) resenhava o livro, elogiava e recomendava, lamentando o genocdio. Na imprensa internacional, alm do bvio destaque no Paraguai, apareceram resenhas no Mxico, nos Estados Unidos e Inglaterra, sempre relacionando o livro com a ditadura militar vigente. (No Mxico publicaram uma edio pirata, que se vendia l at h pouco tempo.) (Idem)

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

O artigo citado por Chiavenato, de Paulo Francis, na poca jornalista progressista, foi publicado no dia 25 de maro de 1980, na pgina 27 do Jornal Folha de So Paulo. Nele, Paulo Francis elogia o Genocdio americano e comenta sobre o contexto histrico, econmico e cultural brasileiro:
O ttulo de Chiavenatto j d uma idia de como difcil pesquisar e escrever esse tipo de obra no Brasil. Os arquivos permanecem vedados ao pesquisador quando no foram destrudos. [...] verdade que no colgio, o colega [...] e eu, olhando um mapa, chegamos concluso que os ensinos patriticos do nosso professor, um nacionalista doente e (presumo mero palpite) integralista enrustido, que chamava Solano Lopez de tirano que queria conquistar a Amrica do Sul, ou era o mundo, eram puro nonsense. Talvez tenha sido por isso que nossos bravos soldados, depois de mat-lo, profanaram-lhe o cadver...(FRANCIS, 1980: 26)

O autor complementa falando da importncia da obra: Chiavenatto faz um trabalho admirvel e indispensvel de reconstruo. Matam os 75 por cento da populao masculina do Paraguai. Batemos proporcionalmente Hitler vis-a-vis os judeus.(Idem) Mesmo elogiando o autor e o trabalho, Paulo Francis no deixa de falar sobre a necessidade de maiores estudos sobre o tema proposto. Ele critica duramente a conjuntura poltica e a pratica poltica dos brasileiros, sempre submissos aos interesses internacionais e manipulveis pelas ditas elites:
Chiavenatto precisaria de maior fundamentao para provar que a guerra foi manipulada completamente pelo Imprio Britnico, que ento dividia para reinar com suas colnias ou com o capital financeiro. No duvido da afirmao de Chiavenatto. Faz sentido. bem brasileiro lutar uma guerra selvagem sem nenhum proveito, entregando os benefcios aos outros. E o leitor de hoje vendo o endividamento externo brasileiro com a Inglaterra...(Idem)

Paulo Francis explica uma das razes da desqualificao do inimigo paraguaio:

O meu professor de histria e os mistificadores profissionais que afirmam nossa razo na guerra do Paraguai, fazem mais, porm, do que Chiavenatto imagina, ou seja, mais que reescrever a histria de acordo com os interesses da classe dirigente (no nosso caso, o que os espanhis chamam de compradores) suprem uma necessidade psicolgica profunda. Nosso povo precisou suprimir sua culpa em face de nossas atrocidades contra o Paraguai e a maneira de fazer isso roubar historicamente a humanidade de nossas vtimas e de seus lideres, principalmente de Solano Lopez. [...] No estamos sozinhos em tentar reprimir nossa culpa no Paraguai. da condio humana.(Idem)

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Paulo Francis conclui criticando a colonizao portuguesa no Brasil e defendendo proposta que certamente soaria estranha ao mundo acadmico, daquele ento e de hoje. Facilitar que o historiador auto-didata, produtor de obra de destaque, continue em melhores condies seus trabalho o livro de Chiavenatto pioneiro. Chiavenatto merece uma bolsa lhe permitisse estudar os arquivos ingleses, abertos hoje, acredito.(Idem) No foi possvel localizar a edio mexicana citada por Chiavenato apenas encontramos edio publicada em espanhol, no Paraguai, onde o autor mantm a mesma estrutura do livro, sofrendo apenas a capa alteraes. Destaque-se na ilustrao da capa desta publicao, a clebre pintura, com a legenda El conde dEu degollando paraguayos en la batalla de Acosta . Pelo seu contedo, em pleno regime militar, a divulgao na mdia do livro foi fortemente prejudicada. Poucos foram os espaos ocupados pela obra e pelo autor na grande mdia. A divulgao que houve ocorreu sobretudo por meios de divulgao alternativos e atravs de indicao de leitor a leitor. Quanto aos jornais alternativos um dos mais conhecidos no pas na poca era o Pasquim. Porm, em pesquisa realizada no Museu de Comunicao Social Hiplito da Costa, em Porto Alegre, no encontramos referncia ao Genocdio Americano. Atravs da pesquisa no acervo online da revista Veja, observou-se que o primeiro registro ao livro ocorreu na edio nmero 559, de 23 de maio de 1979, quando o Genocdio Americano ocupou o nono lugar na lista dos dez livros mais vendidos do pas. Os trs primeiros eram Memrias do general Olympio Mouro Filho, O outro lado do Poder de Hugo Abreu e Loucura nuclear de Kurt Mirow. Nas edies seguintes, o livro continuou entre os dez mais vendidos. Na edio nmero 563, de 20 de junho de 1979, j ocupava o quinto lugar na citada lista. Apenas ento registrou-se o primeiro comentrio, de pouco mais de meia pgina, do jornalista Jorge Escosteguy, que referiu-se em forma superficial e rapidamente importncia da obra e criticou os erros e exageros cometidos pelo autor, taxando-o de maniquesta.
O prprio autor adverte, no prefcio, que este livro foi escrito com paixo. Mais do que isso, constata-se ao longo das 188 pginas um crescente tom de indignao que acaba resvalando para o incontido maniquesmo. [...] o jornalista Jlio Jos Chiavenato, 40 anos, distribui, como definitivos, conceitos e afirmaes no mnimo discutveis. A certa altura, por exemplo, decreta que o marechal Francisco Solano Lpez foi o maior lder de povos da Amrica. Mais adiante, aps recriminar com razo, repetimos as barbaridades cometidas pelos exrcitos da Trplice Aliana (Brasil, Argentina

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

e Uruguai), passa sem qualquer comentrio por um fato que suscita pelo menos um sentimento de perplexidade e impe uma reflexo: para fugir em segurana do quartel-general de Ascurra, a 16 de agosto de 1869, Solano Lpez deixa 3.500 crianas de 9 a 15 anos, os nios-combatientes, cercados por 20.000 soldados brasileiros. A guerra estava praticamente liquidada, e as crianas, com mais 500 soldados adultos, so massacrados. (ESCOSTEGUY, 1979: 126)

Jorge Escosteguy criticou a viso maniquesta da obra, de diviso radical entre certo e errado, entre o bem e mal. Props que houve muitas injustias contra os paraguaios, mais que eles teriam tambm cometido injustias. E complementa:
Assim, a reportagem histrica de Chiavenato (que percorreu o Paraguai e prepara um livro sobre a guerra do Chaco) traz uma contribuio importante ao debate sobre o passado e os destinos do povo paraguaio apesar de sua excessiva parcialidade e de certo descuido gramatical em suas primeiras pginas. Sobre o Paraguai, a histria oficial tem no s escamoteado o genocdio cometido pela Trplice Aliana sob o patrocnio do colonialismo ingls como minimizado ou mesmo ignorado a gnese da primeira repblica independente da Amrica Latina. O Paraguai no era uma nao de ndios ignorantes governado com mo de ferro por um strapa odiado. Era uma repblica florescente, sem analfabetismo [sic] e dominao colonial. O desenvolvimento anterior guerra explica a inacreditvel resistncia oferecida por um pequeno pas aliana de seus trs vizinhos. E o extermnio promovido pela Trplice Aliana explica e justifica o Paraguai de hoje. (Idem)

Trata-se de um importante depoimento, onde registra que, poucos meses aps a publicao do livro, mesmo quem o recebeu com reticncias sofria j uma forte influncia do mesmo. No difcil identificar nas palavras de Jorge Escosteguy um certo consenso com alguns pontos fundamentais defendidos, por primeira vez, por Chiavenato, como exemplo: A indignao sem dvida justa, pois durante os cinco anos da Guerra do Paraguai (1864-1870) cometeram-se atrocidades inimaginveis contra o povo paraguaio crimes que, zelosamente, a histria oficial dos vencedores encarregou-se de ocultar.(Idem) Mesmo assim, fica claro sua desaprovao obra de Chiavenato.

Liderana e silncio Na edio seguinte, de 27 de junho de 1979, o livro continua em quinto lugar entre os dez mais vendidos. Agora, porm, a revista apresenta, atravs de texto de Jos Paulo Kupfer, outro livro: A guerra do Paraguai e capitalismo no Brasil, de Rui

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Guilherme Granziera. Aps elogiar o livro, trabalho de um economista, deixa claro que pouco tem a ver o ttulo com a obra, ou seja, que pouco se refere Guerra do Paraguai. Podemos hipotizar que a leitura e o comentrio deveram-se precisamente ao ttulo que se referia ao, agora, tema valorizado. Talvez pela procura de outra obra para antepor ao Genocdio americano. Em 15 de agosto de 1979, o livro apareceu em segundo lugar na lista dos mais vendidos, permanecendo nesta posio por semanas. Em setembro de 1979, o clebre Millor utiliza-se talvez do livro, sem cit-lo, em um seu comentrio contra a ditadura: [...] o livro vermelho dos pensamentos do camarada Joo II:
preciso lembrar sempre o princpio mstico de que uma f no deve ser abandonada s por estar baseada numa mentira, se voc insiste em acreditar em alguma coisa, a realidade acaba se ajustando a ela. Basta ver o milagre brasileiro. Basta ver os ndices do custo de vida da FGV 1972-1973 [...]No acho fundamental combater as multinacionais. Acho at besteira. Temos que entrar no jogo deles. J viram que trabalho magnfico estamos fazendo no Paraguai? Aprendemos com os Estados Unidos: tambm no mandaremos mais nossos marines. (Guerra do Paraguai, alto negcio! Exportar a soluo). (MILLOR, 1979:14)

Em outubro de 1979, em O poo do visconde, o jornalista Augusto Nunes, assina na Veja comentrio sobre Chiavenato e o A guerra do Chaco, publicado tambm pela Brasiliense:
Mais de quarenta anos depois, o pesquisador paulista Jlio Jos Chiavenato descobriu um veio histrico igualmente rico a guerra do Chaco, ou the forgotten war, (a guerra esquecida), segundo as raras reportagens publicadas poca na imprensa europia. Com seu livro de estria (Genocdio americano, que procurava fulminar as patriticas verses sobre a Guerra do Paraguai), Chiavenato despertara a suspeita de que no tinha suficiente destreza para lidar com bons temas que sabe encontrar. Infelizmente para os leitores, tal impresso confirmada por este A guerra do Chaco.(NUNES, 1979: 77)

O inveterado jornalista conservador desqualificava e bombardeava o livro sobre a Guerra do Chaco: A Guerra esquecida continua merecendo ser revista por olhos mais abertos. Seria necessrio, por exemplo, que um pesquisador competente averiguasse por que at agora o petrleo do Chaco so apareceu, apesar de valer 21.5 dlares por barril.(Idem) Ficava a pergunta devido pouca qualidade proposta pelo jornalista do livro: Qual a razo da resenha, em uma revista prestigiosa como a Veja?

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Mesmo comentando o novo livro de Chiavenato, a grande referncia seguia sendo O Genocdio americano. A oposio ao livro Genocdio americano era compreensvel. O livro questionava, em diversos nveis, diretamente, a principal referncia historiogrfica da alta oficialidade das foras armadas nacionais e, indiretamente, o regime militar, como veremos oportunamente. Sua publicao fora apenas possvel graas ao processo de abertura poltica, empreendido pelo governo Ernesto Geisel (1974-1979), como visto. Apesar da poderosa campanha de deslegitimao que j se orquestrava, o livro permaneceu na lista dos mais vendidos da revista Veja por mais de trinta semanas consecutivas. Ou seja, por mais de oito meses. Um verdadeiro fenmeno cultural e poltico, no relativo recepo.

O Genocdio Americano e a ABL Aps a publicao do livro, mesmo tendo o reconhecimento nacional e at internacional, o autor teria passado por fortes retaliaes e dificuldades:
O interessante disso tudo que depois que o livro saiu, embora eu tenha ficado famoso e me tornado uma personalidade, nunca mais consegui emprego na imprensa. S voltei a ter emprego fixo em 2007, em um jornal de Ribeiro Preto (A Cidade), onde moro. (CHIAVENATO, Entrevista 26/02/2010)

Segundo Chiavenato, a obra sofreu vrias formas de censura e represlias por parte do Exrcito e do governo, durante e aps o Regime Militar. Segue o entrevistado:
A primeira censura foi da Comisso de Educao da Academia Brasileira de Letras (formada na poca por Rachel de Queirs, Maria Alice Barrosa e o general Lyra Tavares, quando se reuniram para tratar do assunto). Eles (essa reunio era aberta, foi assistida pelo historiador Leonardo Trevisan, depois editorialista do Estado de So Paulo. Da reunio resultou uma ata, de poucas linhas, da qual tenho cpia e foi publicada na Revista da ABL) decidiram que as escolas pblicas no deveriam adotar o livro. (CHIAVENATO, Entrevista via e-mail 10/07/2009)

No nos foi ainda possvel acessar a ata citada por Chiavenato. Alm da Academia Brasileira de Letras, o Conselho Federal de Cultura tambm criticou a obra, rotulando-a como subversiva e indigna de ser lida:

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

O livro Genocdio Americano: a Guerra do Paraguai, de Jlio Jos Chiavenato, foi considerado ontem pelo Conselho Federal de Cultura uma distoro da Histria por parte de supostos historiadores panfletrios para servir a ideologias antinacionais. Todos os conselheiros consideram o livro indigno de ser lido pela juventude universitria. (JORNAL DO BRASIL, 1980)

A mesma notcia trazia a declarao de uma das concelheiras do CFC, a conhecida historiadora paranaense Ceclia Maria Westphalen, que, embuda do esprito policial, denunciava a obra de Jlio Jos Chiavenato e de outros seus colegas, que no cita, destinadas a estudantes, como responsveis em distorcer criminosamente a Histria do Brasil, apresentando-a sob perspectivas deformadoras e at difamadoras. Ou seja, preparava do ponto de vista historiogrfico, o caminho para a censura e, quem sabe, a represso ao autor. A desqualificao por parte do Conselho Federal de Cultura da obra de Chiavenato encontra sua explicao em nota no Jornal T, comentando sobre a possvel apreenso da obra ou processo contra o autor.
Pressionado por autoridades militares, o ex-ministro da justia, Petrnio Portela, determinou, no comeo deste ano, que a sua assessoria procurasse os meios legais de que pudesse utilizar o poder pblico, para a apreenso do livro Genocdio Americano: a Guerra do Paraguai, de Jos Chiavenatto. Isto, segundo Portela, porque o livro estaria propondo uma reviso histrica da Guerra do Paraguai.( JORNAL T, 1980)

Nessa notcia, o ex-ministro da Justia da poca Petrnio Portela [1925-1980] comenta sobre o livro de Chiavenato:
Esse livro prope uma reviso histrica da Guerra do Paraguai. E o faz de forma destrutiva, envolvendo reputaes ilibiadas e negando ou deturpando fatos incontestveis. Parece ser um bom exemplo de como se usa mal a liberdade de expresso em nosso pas.(PORTELA, 1980)

Apesar de sua desaprovao a obra, o jornal destaca que Portela tentava apenas ganhar tempo junto aos militares:
O documento em que Petrnio Portela fazia essas afirmaes, ao ser interpretado agora, por assessores que trabalharam para ele durante anos, significaria, apenas, uma manobra para o ento ministro ganhar tempo junto aos militares e, com isso, adiar qualquer deciso a respeito de uma possvel apreenso ou processo contra o autor, o que viria, meses atrs, a prejudicar os esforos no sentido de eliminar a censura a livros e jornais e a liberalizar os critrios censrios em relao aos espetculos de diverses publicadas.(JORNAL T, 1980)

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

10

A obra de Chiavenato somente no foi recolhida porque isso desmoralizaria as promessas de abertura e se transformaria em precedente, para a presso para que tal medida se realizassem no relativo a outros livros, jornais, etc. Entretanto, o trabalho de Chiavenato preocupava os militarem devido s discusses para a construo da Usina de Itaipu. O prprio presidente Figueiredo viajou ao Paraguai, no intuito de melhorar as relaes entre Brasil e Paraguai. A proposta de cicatrizao das feridas da guerra fez parte daquela visita:
Aps a devoluo dos documentos e objetos de Solano Lopes ao Paraguai, pelo presidente Figueiredo, em sua recente viagem, tornou-se conhecido um parecer preparado pela assessoria do atual Ministrio da Justia, contra qualquer atitude em relao a um livro que j ia em sua stima edio, cabendo, quando muito, ao Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro apurar a existncia ou no de determinados despachos privados atribudos a Duque de Caxias e endereados ao imperador do Brasil, e citado no livro. Mesmo insistindo em que a Constituio clara ao permitir a apreenso de livros que se destinem propaganda de guerra, ou sejam obscenos ou pornogrficos, ou que preguem a subverso ou o preconceito de religio, raa ou cor, o parecer da assessoria do Ministrio da Justia no enquadra o livro de Chiavenatto em nenhuma dessas categorias. (JORNAL T, 1980)

Politicamente no era momento para retaliaes. Entretanto, a obra de Chiavenato parece ter passado perto de ser recolhida. Ocorreram tambm outras manifestaes por meio de polticos e militares da poca contra o livro. Um exemplo foi a carta do general Floriano Peixoto Keller, em 27 de dezembro de 1979, ao ento diretor do Arquivo Nacional, Raul Lima, criticando a obra Genocdio americano e solicitando que fosse tomada alguma providncia a fim de restaurar a verdade histrica. Segundo o diretor Raul Lima:
Recebemos do Marechal Floriano Peixoto Keller a carta que, a seu pedido publicamos. Trata de um livro que tem sido debatido em reunies no Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, nas quais houve refutaes definitivas a certos episdios encontrados no livro Genocdio americano. Como, em geral, acontece em relao a essas notas de escndalo, o que no tem sido fcil aos historiadores que se tm pronunciado encontrar caminhos da reposio da verdade dos fatos, da divulgao plena de documentos contestatrios. A publicao da carta do Marechal Keller uma pequena contribuio do MAN. R.L (LIMA, 1980: 31)

Nota-se a contrariedade do diretor do Arquivo Nacional e sua resistncia no relativo s vises revisionistas da histria nacional. Para ele, era um dever publicar a

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

11

carta de Floriano, pois estaria contribuindo para a restaurao da verdade histrica. O interessante que a declarao de Floriano Peixoto Keller ter lido a stima edio do livro, no refutava absolutamente nada, do ponto de vista histrico. O generalhistoriador inicia descrevendo o autor e o livro, com claro objetivo depreciativo:
Acabei de ler a 7 edio do livro GENOCDIO AMERICANO: A GUERRA DO PARAGUAI, publicada pela Editora Brasiliense [...] O seu autor JLIO JOS CHIAVENATO se diz [sic] natural de Pitangueiras, So Paulo, nascido em 1939, jornalista autodidata [sic]. Em 1969 perambulou pelos sertes e selvas de Mato Grosso e Gois abafado [sic], como ele mesmo diz, pela recm promulgao do AI-5. Depois percorreu, ainda por terra, numa velha motocicleta, alguns pases da Amrica do Sul, onde terminou as pesquisas do seu livro. No fim acrescenta uma Bibliografia bsica uma lista de obras editadas em portugus e espanhol. Na contra-capa acrescenta: Por que at hoje o maior conflito da histria latino-americana permanece inquestionvel? Por que aparentemente h uma acordo tcito para que no se investique (sic) a guerra do Paraguai?(KELLER, 1980: 31)

Aps a descrio da obra Floriano iniciou suas crticas:


Quem consulta a Bblia Sagrada, quem conhece como entre os Governos no h aliados para sempre, da mesma forma que no h adversrios para sempre: o que houve, h e haver so os interesses de sempre: algumas vezes convergentes, outras divergentes. H produes que atentam contra a moral e os bons costumes; h produtos que atentam contra paz e a segurana dos Estados; h produes que induzem o indivduo a prtica do bem ou do mal; h em resumo produes oportunas e inoportunas. (Idem)

Desse modo, segundo o general-historiador, a obra poderia prejudicar as relaes do Brasil com o Paraguai:
Quando o Brasil se prepara para comemorar o centenrio do passamento do Duque de Caxias em Maio de 1980 e se esfora para levar a bom tempo a ciclopica Usina de Itaipu que vai beneficiar grande rea do territrio rio Sulamericano, parece ser evidente a inoportunidade desse livro. Ainda mais quando nele se atribue ao Patrono do Exrcito Brasileiro, em carta ao Imperador Pedro II datada de 18 de novembro de 1867, teria afirmado que para vencer o Paraguai, o Imprio precisaria matar o ltimo paraguaio no ventre de sua me... Cumpre assinalar que o autor nunca pesquisou no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, como acontece com personalidades nacionais e estrangeiras. (Idem)

Floriano Peixoto Keller desqualifica a pesquisa de Chiavenato, acusando-o de no ter pesquisado nos Arquivos Nacional, e prope como inaceitvel a crtica ao Duque de Caxias, no se esforam em desmenti-la!

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

12

O militar concluiu sua carta ressaltando que a obra de Chiavenato no condiz com a verdade histrica e que a mesma deve ser restabelecida:
Pela reposio da verdade histrica, e aprofundamento de como surgiu o livro polmico, editado em So Paulo, bero do Partido Republicano, e capital do Estado lder da Federao por vrios ttulos espero encontrar no Mensrio do Arquivo Nacional MAN a publicao desta carta com o abalizado parecer do ilustre amigo. Diretor do Arquivo Nacional e destacado membro do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, que tem como Presidente de Honra, sua Excelncia o Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica Comandante Chefe das Foras Armadas do Brasil. (Idem)

Ao encerrar sua carta, Floriano Peixoto Keller confirma a submisso dos rgos culturais oficiais, como o Arquivo Nacional e o Instituto Histrico e Geogrfico brasileiro aos interesses dos militares, o que certamente explica a dificuldade de acesso de Chiavenato aos documentos e bibliografia sobre a guerra do Paraguai, naqueles centros.

Consideraes finais O lanamento de Genocdio americano, de J.J. Chiavenato alcanou um enorme e inesperado sucesso de pblico, apesar do nulo apoio publicitrio e de mdia. O historiador Mrio Maestri escreveu sobre essa realidade:
Com talvez mais de cento e cinqenta mil exemplares vendidos, o livro tornou-se referncia da historiografia brasileira, pautando os futuros estudos e debates sobre a Grande Guerra Sul-Americana. A redao para o grande pblico, sem notas de rodap, em linguagem jornalstica erudita, facilitou o enorme acolhimento, determinado, sobretudo pelo momento da publicao, que condicionou a prpria feitura do trabalho, quanto forma, linguagem e contedo. As seqelas da crise mundial de meados de 1970 embalavam a retomada das mobilizaes sindicais e democrticas, trincando a hegemonia construda pela ditadura apoiada no Milagre Econmico e na represso. (MAESTRI, 2009: 11)

O contexto histrico, social e econmicos descrito por Maestri teve grande importncia para a aceitao e recepo da obra de Chiavenato. Mesmo no recebendo grande espao na mdia oficial, o Genocdio americano teve grande repercusso em vrios setores da sociedade, com destaque para as universidades e o grande pblico culto.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

13

O livro causou grandes discusses sobre a historiografia nacional da guerra do Paraguai, desagradando os militares, principais representantes da histria oficial sobre aquele conflito. Afinal, Chiavenato superava a descrio factual das batalhas; discutiu a formao histrica, social e econmica do Paraguai; denunciou os interesses da guerra; impugnou pontos cruciais das narrativas oficiais e oficiosas; desconstruiu os grandes heris militares nacionais; mostrou o sofrimento do povo como outro lado da guerra; denunciou a ao das tropas imperiais no Paraguai, o excesso de violncia, os crimes de guerra, as deseres. Desconstruiu a retrica sobre os Voluntrios da Ptria e os grandes feitos do exrcito imperial, apresentou um novo Duque de Caxias, um novo Conde d Eu, e apresentou ao Brasil, sobretudo, um novo Paraguai, muito diferente da viso nacional- patritica... Os militares tentaram de vrias formas desqualificar e at mesmo proibir a obra reunies, cartas, depoimentos, presso sobre o governo foram algumas das formas de retaliaes enfrentados pelo livro e o autor. Um dos pontos mais criticados da obra de Chiavenato foi a tese que o imperialismo ingls seria o grande responsvel pela guerra, na atualidade, sabe-se que isso no uma realidade, porm a obra contribuiu para a ampliao da discusso sobre o contexto mundial do sculo 19; a estruturao da dominao capitalista e imperialista mundial, atravs da implantao do modelo liberal nos pases latino-americanos, com destaque para o Imprio, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. A Inglaterra no foi responsvel pela guerra, porm foi grande beneficiada com os resultados do conflito. Os crticos a obra apontaram-na como antinacional, subversiva, propondo que os crimes de guerra elencados eram infame inveno do autor, que queria unicamente desqualificar o soldado nacional, na sua estica e patritica ao em defesa da nao. Em um momento em que a retrica sobre a misso histrica da ditadura militar entrava em profunda crise, Genoccio americano constitua um trabalho apontando para a necessidade de leitura do passado e do presente segundo os interesses dos povos. Chiavenato exacerba e absolutiza enfaticamente inmeros fenmenos e processos, no apenas, mas sobretudo em relao ao Paraguai desenvolvimento; industrializao; alfabetizao; carter do soldado paraguaio, etc. Retoma, assim, vertente muito presente sobretudo na historiografia revisionista paraguaia, nascida de

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

14

vis nacionalista e da descrio fenomnica e superficial de fatos objetivos determinados e limitados historicamente. A obra de Chiavenato teve grande impacto sobre a historiografia nacional constituindo-se literalmente como um divisor de guas. As teses, temas e problemas apresentados por Genocdio americano foram rapidamente incorporados pela histria nacional, a guerra contra o Paraguai passou a ser descrita como nascida de mltiplos fatores, com diversos personagens, com profundas consequncias sociais e humanas. Por primeira vez elementos e vises j comuns e tradicionais da historiografia argentina e paraguaia foram abordados e discutidos no Brasil. E apesar de todo o processo de deslegitimao vivenciado ao longo dos ltimos anos, a obra continuado tendo seu valor histrico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALBERDI, Juan Bautista [1810-1884]. Las disensiones de las Repblicas del Plata y las maquinaciones del Brasil. Montevideo: Imprenta Tipografica a Vapor, 1865. CHIAVENATO, Jlio Jos. A guerra do Chaco. So Paulo: Editora Brasiliense. 1979. CHIAVENATO, Jlio Jos. As meninas do Belo Monte. So Paulo: Imprenta, 1993. CHIAVENATO, Jlio Jos. Genocdio americano: a guerra do Paraguai. So Paulo: Brasiliense, 1979. CONRAD, Robert. Os ltimos anos da escravatura no Brasil: 1850-1888. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira; Braslia, INL, 1975. DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. O Conflito com o Paraguai: A grande guerra do Brasil. So Paulo: tica, 1996. DUARTE, Paulo de Queiroz. Os Voluntrios da Ptria na Guerra do Paraguai. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1981. ESCOSTEGUY, Jorge. Revista Veja, 1979. Folha de So Paulo, caderno Mais!, domingo, 9 de novembro de 1997. FRAGOSO, Augusto Tasso. Histria da guerra entre a Trplice Aliana e o Paraguai [...]. Rio de Janeiro: Imprensa do Estado-Maior do Exrcito, 1934. 5 vol. FRANCIS, Paulo. Jornal Folha de So Paulo, 25/03/1980. Jornal do Brasil, 13/11/1980. Jornal Folha de So Paulo, 16/03/1979. Jornal T. 16/04/1980.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

15

KELLER, Floriano Peixoto. Apud LIMA, Raul. Arquivo Nacional, 03/03/1980. LIMA, Raul. Arquivo Nacional, 03/03/1980. MADUREIRA, Cel. Antnio de Sena [1841-1889] Guerra do Paraguai: resposta ao sr. Jorge Thompson, autor da Guerra del Paraguay e aos anotadores argentinos D. Lewis e A. Estrada. Braslia: EdUNB, 1982. MAESTRI, Mrio. A Guerra Contra o Paraguai: Histria e Historiografia: Da instaurao restaurao historiogrfica [1871-2002]. La Guerra del Paraguay: historiografas, representaciones, contextos Anual del CEL, Buenos Aires, 3-5 de noviembre de 2008, Museo Histrico Nacional, Defensa 1600 Nuevo Mundo/Mundos Nuevos. http://nuevomundo.revues.Org /55579. MAESTRI, Mrio. Submisso e autonomia. Apontamentos sobre a gnese, formao e crise do Estado nacional no Brasil. Revista Espao Acdemico N56. 2006. MILLOR, Revista Veja, 1979. NUNES, Augusto. Revista Veja, 1979. PASSARINHO, Jargas. Jornal Folha de So Paulo, 30/10/1979. POMER, Len. A Guerra do Paraguai: a grande tragdia rioplatense. So Paulo: Global, 1980. Portela, Petrnio. Jornal T. 16/04/1980. Revista Veja. Edio n 564, p. 128. Acervo on-line. Revista Veja. Edio n 571, p. 128. Acervo on-line. RIVERA, Enrique. Jos Hernndez y la Guerra del Paraguay. Buenos Aires: Colihue, 2007. ROSA, Jos Maria. La guerra del Paraguay y las montoneras argentinas. Buenos Ayres: Hyspamrica, 1986.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

16

Вам также может понравиться