Вы находитесь на странице: 1из 6

A entrevista

Dezembro 6, 2009

Depois de algumas leituras sobre entrevistas aqui ficam alguns dos apontamentos que fui tomando. Yin (2009: 106) considera as entrevistas como one of the most important sources of case study information uma vez que a maior parte dos estudos de caso so sobre assunos que dizem respeito s pessoas. Well-informed interviewees can provide important insights into such affairs or events. The interviewees also can provide shortcuts to the prior history of such situations, helping you to identify other relevant sources of evidence. (Yin, 2009: 108)

Utilizaes
Cohen, Manion e Morrison (2007: 351) referem que a entrevista de estudo pode ser usada 1. Como principal meio de recolha de informao relacionada com os objectivos da investigao. 2. Para testar ou sugerir novas hipteses. 3. Conjuntamente com outros mtodos de investigao o Para investigar resultados inesperados o Para validar outros mtodos o Para aprofundar as motivaes dos respondentese as razes para terem respondido da forma que o fizeram. Ghiglione e Matalon (1978: 85) referem aproximadamente as mesmas utilizaes mas com outros nomes: 1. 2. 3. 4. Controlo Verificao Aprofundamento Explorao

Tipos de entrevistas
Parece no haver consenso quanto ao nmero de tipos de entrevista. Cohen, Manion e Morrison (2007: 352-353) citam vrios autores com vises sobre o assunto mas parecem mostrar preferncia pela definio de Patton que considera quatro haver quatro tipos: informal conversacional; entrevista guiada; estandardizada aberta e quantitativas fechadas. Ghiglione e Matalon (2001: 64) apresentam um quadro semelhante: entrevista no directiva; entrevista semidirectiva; questionrio aberto e questionrio fechado. Yin (2009: 107108), por outro lado, refere trs tipos de entrevistas: as em profundidade; focused interviews e entrevistas com perguntas mais estruturadas que se assemelham a um questionrio.
TIPO Entrevista no directiva DESCRIO O entrevistador prope um tema e apenas intervem para insistir ou encorajar. O entrevistador conhece todos os temas sobre os quais tem de obter reaces por parte do inquirido, mas a ordem e a forma como os ir introduzir so deixados ao seu critrio. A formulao e a ordem das questes so fixas mas o respondente pode dar uma resposta to longa quanto desejar. A formulao das questes, a sua ordem e a gama de respostas possveis so previamente fixadas.

Entrevista semidirectiva

Questionrio aberto

Questionrio fechado

Cohen, Manion e Morrison (2007: 353) apresentam o seguinte quadro com as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de entrevistas.
TIPO DE ENTREVISTA Informal conversacional CARACTERSTICAS VANTAGENS DESVANTAGENS

As perguntas surgem do contexto imediato e so feitas no decorrer da conversa; no

Aumenta a relevncia das perguntas; as entrevistas so

Informao diferente recolhida de diferentes pessoas com

existem perguntas predeterminadas.

construdas e emergem de observaes; a entrevista pode ser adaptada para o entrevistado e para as circunstncias.

perguntas diferentes. Menos sistemtica e compreensvel se certas perguntas no surgem naturalmente. A organizao e anlise dos dados pode ser bastante difcil. Tpicos importantes podem ser inadvertidamente omitidos. A flexibilidade do entrevistador na sequncia das perguntas e na sua formulao pode resultar em respostas substancialmente diferentes, reduzindo, assim, a compatibilidade das respostas. Pouca flexibilidade; a standardizao da formulao das perguntas pode constrangir e limitar a naturalidade e relevncia das perguntas e respostas.

Entrevista guiada

Os tpicos e questes a serem tratadas so definidas antecipadamente; o entrevistador decide a sequncia das perguntas durante a entrevista.

O traado da entrevista aumenta a compreenso dos dados e torna a sua recolha algo sistemtica para cada respondente. Falhas de lgica nos dados podem ser antecipadas e resolvidas. As entrevistas mantm um estilo conversacional.

Estandardizada aberta

A formulao exacta das perguntas definida antecipadamente. Todos os entrevistados respondem s mesmas perguntas pela mesma ordem.

Como os respondentes respondem s mesmas perguntas aumenta a comparatibilidade das respostas; os dados de cada pessoas em relao aos tpicos da entrevista so completos. Reduz os efeitos e a influncia do entrevistador quando so feitas vrias entrevistas. Permite aos decisores ver e reverem a

instrumentao usada na avaliao. Facilita a organizao e anlise dos dados. Quantitativa fechada As perguntas e respostas so definidas antecipadamente. As respostas so fixas; os respondentes escolhem de entre estas respostas pr-definidas. A anlise dos dados simples; as respostas podem ser comparadas directamente e facilmente agregadas; podem ser feitas muitas perguntas num curto espao de tempo. Os respondentes tm de ajustar as suas experincias e sentimentos s categorias do investigador; pode ser vista como impessoal, irrelevante e mecnica. Pode distorcer o que os respondentes realmente queriam dizer ou experienciaram.

Vantagens, limitaes e opes


Segundo Creswell (2009:179), as opes, vantagens e limitaes das entrevistas so as seguintes:
OPES Presencial VANTAGENS til quando os participantes no podem ser directamente observados Os participantes podem fornecer informao histrica Permite ao investigador controlar o rumo das perguntas LIMITAES Fornece informao indirecta filtrada atravs da perspectiva dos entrevistados Fornece informao num lugar designado em vez do local natural A presena do investigador pode influenciar as respostas Nem todas as pessoas tm a mesma capacidade de expresso e percepo

Telefone

Focus groups

E-mail, internet

O processo da entrevista
Creswell (2007) diz que o processo da entrevista pode ser considerado como uma srie de oito passos: 1. Identificao dos entrevistados. 2. Determinao qual o tipo de entrevista que ser possvel e dar ao investigador a melhor informao para poder responder s perguntas da investigao. 3. Utilizao de equipamento adequado para a recolha dos dados. 4. Conceber e usar um protocolo de entrevista. 5. Melhorar as perguntas e os procedimentos atravs de um teste piloto. 6. Definir o local da entrevista. 7. Depois de chegar ao local da entrevista obter o consentimento do entrevistado para participar no estudo. 8. Durante a entrevista no se desviar das perguntas. Em relao ao local da entrevista, Ghiglione e Matalon (2001: 76) chamam ateno para a importncia de se escolher um local apropriado: Realizar entrevistas com operrios, cujo local de trabalho habitualmente a oficina, num escritrio insonorizado, climatizado, iluminado a non, com roupas que compreendem necessariamente um fato e uma gravata, o mesmo que rotular-se autmaticamente como fazendo parte dos colarinhos brancos. Consequentemente, provoca-se nos e. [entrevistados] comportamentos e intervenes ligados a essa percepo. O problema provocado pelas percepes que so construdas pelos entrevistados referido, entre outros, por Miller e Glassner:

The issue of how interviewees respond to us based on who we are in their lives, as well as the social categories to which we belong, such as age, gender, class, and race is a pratical concern as well as an epistemological or theoretical one. (2009: 127-128)

Referncias
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education (6 ed.). Londres: Routledge. Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Los Angeles, CA: Sage. Creswell, J. W. (2007). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Thousand Oaks, CA: Sage Ghiglione, R., & Matalon, B. (2001). O Inqurito (4 ed.). (C. L. Pires, Trad.) Lisboa: Celta. Miller, J., & Glassner, B. (2009). The Inside and the Outside: Finding Realities in Interviews. In D. Silverman (Ed.), Qualitative research: Theory, methods and practice(2 ed., pp. 125-139). Los Angeles, CA: Sage. Yin, R. K. (2009). Case study research: Design and methods (4 ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.

Вам также может понравиться