Вы находитесь на странице: 1из 4

UPF

Ensaio de Dureza
Aula de Laboratrio de Materiais

Anderson Bottesini 30/4/2014

Sumrio
Introduo ............................................................................................................................ 2

Descrio e procedimento dos experimentos ................................................................... 2 Corpos de prova ............................................................................................................ 2 Equipamento ................................................................................................................. 2 Norma ........................................................................................................................... 2 Procedimento ................................................................................................................ 2 Resultados......................................................................................................................... 3 Analise de resultados .................................................................................................... 3 Concluso...................................................................................................................... 3

Introduo
O ensaio de dobramento se caracteriza atravs de um esforo de flexo no corpo de prova, qualitativamente a ductilidade do material, e nos casos de ensaio de dobramento de juntas soldadas, este ensaio evidencia ainda a presena de defeitos de soldagens como a falta de fuso, incluses metlicas e no metlicas e poros. um ensaio de simples execuo, podendo ser realizado em campo sem a necessidade de equipamentos especiais. No ensaio, um corpo de prova de seo qualquer (circular, quadrada, retangular) assentado entre dois apoios afastados a uma distncia especifica estabelecida em norma, e por intermdio de um cutelo, aplicase uma fora de flexo no centro do corpo de prova at que seja atingido certo ngulo de dobramento. A carga aplicada neste ensaio no uma informao de grande relevncia, sendo mais importantes o ngulo final do corpo de prova (pois determina a severidade do ensaio), e a caracterstica final da face tracionada. Quando se trata de materiais dcteis, mais importante conhecer como o material suporta o dobramento, que fornece apenas dados qualitativos. Em geral, de acordo com a norma que especifica o ensaio, ser considerado como aprovado, o material que no apresentar trincas, fissuras, fendas e nem fraturar. O ensaio poder ser do tipo dobramento lateral, ou dobramento de face e raiz. Os ngulos para a realizao do ensaio so os de 90, 120, 140 e 180 este ltimo exclusivamente para corpo de prova com solda.

Descrio e procedimento dos experimentos Corpos de prova


Foram utilizados os seguintes corpos de provas para verificao de seus resultados. Chapa SAE 1020 com w=6,35mm sem solda Chapa SAE 1020 com w=6,35 com solda de face Chapa SAE 1020 com w+6,35 com solda de raiz

Os corpos de provas com soldas sero preparados na parte da solda removendo o excesso de material sobressalente na extremidade da chapa, para alvios de tenses na parte interna onte ser dobrado. Sendo seguido o seu preparo e proporo como na norma.

Equipamento
Para este ensaio foi utilizado a mquina de ensaios universal. Colocando os corpos de prova na parte especifica onde h 2 roletes e um cutelo cujos sero configurados conforme a norma.

Norma
A norma seguida e a ASME, seco IX, consiste em duas partes, Parte QW-Parte e QB que trata a respeito de brasagem e soldadura.

Procedimento
Os corpos de provas foram colocados abaixo do cutelo e pressionados um a um a te seu dobramento chegando a 180 ou at que sua trica excedesse 3,2mm como a trinca mxima estipulada pela norma. Gerando os seguintes resultados baixo:

Tabela 1 Resultados obtidos nos ensaios

Corpo de prova Chapa SAE com ensaio face Chapa SAE com ensaio Raiz Chapa SAE com ensaio Solda

Angulao

1020 167,5 de 1020 23 de 1020 170 sem

Fora deformao 18KN

para Existncia de trincas Sim 37,5mm

Sim

11KN

No

Resultados Analise de resultados


Vendo os resultados as peas que foram soldadas vimos que algumas tiveram a existncia de trincas e as peas sem serem soldadas conseguiram um dobramento total. A avaliao dos resultados feita por meio de normas; por exemplo, a norma ASME, seco IX, item QW-163, especifica que o ensaio aceitvel se no ocorrem trincas e descontinuidades maiores que 3,2mm, na solda ou entre a zona de ligao, medidos em qualquer direo. Trincas com origem a partir das bordas do corpo de prova ensaiado devem ser desconsideradas, a menos que evidenciem a presena de outras descontinuidades.

Concluso
Conclumos que as peas soldadas no tem uma qualidade aceitvel em seu processo, para um ensaio visando a qualidade de solda esse processo no ser aceito, sabendo que para a qualificao para soldagem ser considerado um dobramento em 180 no havendo trincas superiores a 3,2mm como descrito na norma.

Вам также может понравиться