Вы находитесь на странице: 1из 2

31 Semana do Tempo Comum - Sexta-feira Segunda leitura Dos Sermes de So Gregrio de Nazianzo, bispo

(Or. 7, in laudem Caesarii fratris, 23-24: PG 35,786-787)

(Sc. IV) resoluo santa rezar pelos defuntos Que o homem para que te lembres dele? (Sl 8,5). Que novo mistrio este a meu respeito? Sou pequenino e grande, humilde e excelso, mortal e imortal, terreno e celeste. Faz-se mister ser eu sepultado com Cristo, ressurgir com Cristo, ser co-herdeiro de Cristo, tornar-me filho de Deus e at Deus mesmo. Tudo isto nos indica o grande mistrio: Deus que por nossa causa assumiu a humanidade e se tornou pobre, a fim de erguer a criatura prostrada, trazer a salvao imagem e renovar o homem. Para sermos todos um s no Cristo, que, perfeitamente em todos ns, se fez tudo aquilo que ele prprio . Que no sejamos mais homem e mulher, brbaro e cita, escravo e livre (cf. Cl 3,11), discriminaes e sinais vindos da carne, mas tenhamos unicamente o sinete de Deus, por quem e para quem fomos criados, somente por ele, e formados e gravados, a fim de sermos s por ele reconhecidos. Oxal sejamos aquilo que esperamos, segundo a grande benignidade do Deus generoso. Pedindo pouco, d o mximo aos que o amam com sincero afeto do corao, desde agora e no futuro. Por causa de nosso amor para com ele e da esperana, que tudo desculpa, tudo suporta. Por tudo dando graas (coisa que muitssimas vezes instrumento de salvao, a Palavra o sabe) e recomendando-lhe nossas almas e as daqueles que pela estrada comum, mais bem preparadas, chegaram primeiro morada. Senhor e Criador de tudo e, mais que tudo, desta imagem! Deus de teus homens, Pai e Chefe, rbitro da vida e da morte, Guarda e Benfeitor nosso! tu, que tudo fazes a seu

31 Semana do Tempo Comum - Sexta-feira tempo e, pelo Verbo Artfice, transformas da maneira como em tua sabedoria e desgnio profundos bem sabes, agora ento, rogo-te, recebe Cesrio, primcias de nossa separao. A ns, quando chegar a hora, mantidos em nossa vida mortal por tanto tempo quanto parecer bom, recebe-nos tambm. E recebe-nos, sim, preparados e no perturbados por temor a ti. Sem voltar as costas ao dia derradeiro e de m vontade, como costumam proceder aqueles que se apegam ao mundo e carne, arrancados fora. Mas com prontido e ardor, partindo para aquela feliz e intrmina vida que est em Cristo Jesus, nosso Senhor, a quem a glria pelos sculos dos sculos. Amm.
Responsrio R. Acolhei, Senhor Deus, ns vos pedimos, as almas dos irmos que faleceram, pelas quais o vosso sangue derramastes. * Lembrai-vos, Senhor, que somos p, como o feno e a flor dos nossos campos, transitrios so os dias que passamos. V. O Senhor bondade e clemncia, amor, compaixo e perdo. * Lembrai-vos. Orao Deus de poder e misericrdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graa de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo.

Вам также может понравиться