Вы находитесь на странице: 1из 82

Relatrio de Gesto do Mandato FLORIANO PESARO

Vereador

15 Legislatura 2009 - 2012

Relatrio de Gesto do Mandato FLORIANO PESARO Vereador

2009 - 2012

Realizao
Floriano Pesaro Vereador Lder da Bancada do PSDB Mendy Tal Chefe de Gabinete

Equipe Editorial Coordenao


Thais Barbosa Rodrigues Pereira Marina Amadeu Batista Bragante

Produo de Contedo

Thais Barbosa Rodrigues Pereira Bruna Borghetti Camara Ferreira Rosa

Equipe Tcnica

Renata Colombini Puosso Fabola Farias

Agradecimento a todos da equipe que contriburam para a realizao deste relatrio.

ATUAR DE FORMA TICA SER

NTEGRO, TRANSPARENTE E RESPONSVEL


NA RELAO COM A VERDADE

Vereador Floriano Pesaro PSDB

Apresentao e Introduo Por uma So Paulo para todos A Equipe Liderana da Bancada Leis e Projetos

05

07 13 16 17 35

Emendas Parlamentares e Indicaes Comisses e Frentes Parlamentares Transparncia Financeira Eventos Publicaes

44 46 47 49

Programa: Um dia com o vereador Nmeros do mandato Vereador 2.0 Palavras finais

63 65 69 73

Apresentao
F
loriano Pesaro. Um jovem maduro de olhos sempre muito atentos, desperta na gente a constatao de que o trabalho aguerrido, dinmico, srio e de grande afinco uma misso. Acompanho, no de hoje, sua trajetria. Seu preparo tcnico, sua capacidade de realizao, lhe d um reconhecimento de singular homem pblico, e um especial reconhecimento de toda nossa comunidade. Destaque, j na juventude, de um partido historicamente democrtico, o PSDB, adensou sua propenso poltica durante os oito anos em que esteve frente de cargos importantes, nos dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi ele o responsvel por coordenar a transio do Creduc (Programa de Crdito Educativo) para o Fies (Programa de Financiamento Estudantil). E, logo depois, implantou o programa social pioneiro e inovador conhecido como Bolsa-Escola. Todos o conhecem hoje como Bolsa-Famlia, mas nem todos sabem que sua verdadeira origem foi o Bolsa-Escola que Floriano coordenou. Em 2003, j de volta a So Paulo, Floriano Pesaro foi convidado por Arnaldo Madeira e Geraldo Alckmin, chefe da Casa Civil e governador, respectivamente, para ser um gerente do governo como secretrio adjunto da Casa Civil do Governo do Estado de So Paulo. Sob o comando de Arnaldo Madeira, Floriano coordenou a implantao de um conjunto de programas que visavam melhorar a gesto pblica e dar maior efetividade s polticas pblicas. Dois anos depois, em 2005, recebeu de Jos Serra a incumbncia de assumir uma das pastas mais sensveis populao carente: a Secretaria Municipal de Assistncia e Desenvolvimento Social. E, mais uma vez, o trabalho foi conduzido de forma inovadora e com grande seriedade. Quem no ouviu falar da Campanha D mais que esmola. D Futuro? Responsvel por uma mudana de paradigma em nossa cidade, despertou no cidado paulistano a conscincia sobre o impacto real da esmola na vida das crianas de rua. Quem na periferia desta grande cidade no conheceu e muitos usufruram do mais importante programa de desenvolvimento social do Pas, o Ao Famlia viver em comunidade, que retirou milhares de famlias da condio de pobreza extrema? So 17 anos de vida pblica com a responsabilidade de quem no foge luta, por isso, hoje, com este relatrio de gesto em mos, sou categrico em afirmar: no me surpreende ver Floriano Pesaro, lder de um dos partidos de maior representatividade na nossa cidade, apresentar de maneira clara, objetiva e transparente sua prestao de contas. Mais que um dever, este relatrio demonstra o compromisso pblico deste vereador com os cidados paulistanos. Como disse uma vez o Professor Reale: No a vida que passa. Ns que passamos por ela. Sbia observao, qual eu acrescento: h pessoas que no passam simplesmente, mas que se deixam. E ao se deixarem, contribuem, de fato, com um mundo melhor. Com isto ganha So Paulo, ganha o Brasil.

Jos Gregori Secretrio Especial de Direitos Humanos do Municpio de So Paulo

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

05

Introduo
Sobre o Relatrio de Gesto

documento que voc tem em mos uma sntese do trabalho empreendido por mim e um conjunto de colaboradores entre 01 de janeiro de 2008 at 31 de maio de 2012 perodo que compreende a maior parte do meu primeiro mandato como vereador da cidade de So Paulo. A transparncia, alm de guiar meu mandato, se reflete por meio de aes cotidianas de minha vida pblica. Este Relatrio de Gesto resultado deste compromisso com a tica, com a representatividade e com voc. Nas prximas pginas, voc encontrar os projetos de lei apresentados, as leis aprovadas, as comisses das quais participei, as realizaes como lder da bancada do PSDB por dois anos consecutivos, as contas do gabinete, os artigos publicados, os compromissos e eventos, as bandeiras que defendo e tambm curiosidades sobre o mandato. Alm de prestar contas a voc, meu eleitor, este relatrio tambm uma forma para que voc se aproxime ainda mais do mandato e contribua com suas sugestes, propostas e crticas. Juntos, vamos mais longe. Juntos, faremos uma So Paulo melhor. Boa Leitura!

Cmara Municipal de So Paulo RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

06

Por uma So Paulo para todos


esde jovem, tive a certeza de que seria um homem pblico. Acredito que a poltica est intimamente relacionada capacidade de sonhar, bem como a de interpretar sonhos coletivos. Ao longo dos meus 17 anos de trajetria como servidor pblico, transitei pelas trs esferas do poder, sempre com essa convico em mente. Em oito anos no Governo Federal, entre Casa Civil e Ministrio da Educao, implantei o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), possibilitando que jovens pobres cursassem o ensino superior; e o maior programa de transferncia de renda da histria do Pas, o Bolsa Escola Federal que visava manter as crianas na escola com incentivo financeiro. Posteriormente, este programa foi transformado no Bolsa-Famlia. De volta a So Paulo, em 2002, fui secretrio adjunto da Casa Civil, durante a primeira gesto do governador Geraldo Alckmin, quando ajudei a desburocratizar e modernizar o Estado por meio da Tecnologia da Informao. Em seguida, por sugesto da professora Ruth Cardoso, fui nomeado secretrio municipal de Assistncia e Desenvolvimento Social na gesto do prefeito Jos Serra. Na ocasio, tive a oportunidade de conhecer cada bairro, cada rua, cada crrego, cada sofrimento, mas tambm, cada beleza e complexidade de nossa cidade. Neste momento, quando mais me aproximei da chamada Terra da Garoa, decidi dar outro passo: afastar-me pela primeira vez de um cargo executivo para enfrentar uma eleio. A esperana de melhoria de vida, que percebi em cada um dos paulistanos que conheci e reencontrei como secretrio de Assistncia, nutriu os meus sonhos. E assim, encontrei coragem para disputar as eleies de 2008. Aps um processo eleitoral conturbado e uma exaustiva, mas gratificante, campanha, fui eleito vereador da cidade de So Paulo com 31.733 votos. O desafio era abandonar uma mentalidade executiva e dar conta de entender e promover mudanas importantes para nosso povo atravs do Poder Legislativo que , de fato, aquele que est mais prximo do cidado. Logo nos primeiros meses, percebi que o caminho seria rduo. No entanto, com determinao, fora de vontade, concentrao e mobilizao, eu sabia que os resultados viriam. Atualmente, no ltimo ano do meu primeiro mandato de vereador, como lder da bancada do PSDB na Cmara pelo segundo ano consecutivo, me sinto satisfeito em perceber o quanto realizamos. Consegui, junto com a minha equipe e uma srie de colaboradores mpares, ajudar a melhorar a cidade em que vivemos.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

07

Por uma So Paulo para todos


Agregar pessoas, valores e conhecimento para criar consensos e avanar, sempre guiado pelo trip do Desenvolvimento Socio-Econmico-Ambiental, foram as premissas que nortearam a minha gesto. Os resultados? Em pouco mais de trs anos, foram 75 Projetos de Lei (PL) apresentados. Destes, 28 tornaram-se leis. Todos construdos e conquistados coletivamente. Cada cidado que me procurou atuou em meu mandato direta ou indiretamente. Seja atravs da participao presencial na Cmara nas mais diversas comisses, reunies, grupos de trabalho, me acompanhando no Programa Um dia com o vereador ou distncia, por meio das redes sociais, onde tenho presena constante. Acredito que, por manter essa proximidade virtual, fui considerado um dos vereadores que mais interagem com os cidados por meio das novas tecnologias. Foi o que demonstrou a pesquisa Poltico 2.0, da empresa especializada Mdia Log, que me aponta ainda como o vereador mais twitteiro de So Paulo. E isso no propaganda, compromisso com a transparncia, com a democracia. Por tudo isso, impossvel no agradecer aqui a todas as parcerias que tornaram reais cada um desses projetos. Fao um agradecimento especial Comunidade Judaica, que contribui sobremaneira para o desenvolvimento humano, do ponto de vista da educao, do esporte e da cultura. Aprendi muito no Legislativo. Nutri ainda mais as minhas esperanas e sonhos e vi que ainda h muito a ser feito. Apesar de a caminhada ser longa, ela no ser solitria. Somente juntos construiremos uma sociedade mais justa. Uma sociedade capaz de transformar ideais em aes prticas que nos aproximem de um mundo melhor, no qual cada um de ns poder alcanar seu potencial mximo. Pois, no final, como eu sempre digo: se a cidade no for para todos, ela no ser para ningum.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

08

Por uma So Paulo para todos - Manifestos


Propostas para a cidade de So Paulo Eu acredito. Eu luto. Eu trabalho pelo FUTURO.

credito que a poltica est intimamente relacionada capacidade de sonhar, bem como de interpretar sonhos coletivos. Este o primeiro passo para a prtica. E eu sempre sonhei! Sonhos grandiosos, nos quais era possvel enxergar tanto uma escola como uma cidade e um pas mais justo, tico e saudvel. Uma sociedade mais cidad. No incio eu no sabia como lidar com isso. Foram necessrios anos de aprendizagem para comear a transformar meus sonhos em aes coletivas. Os Dez Mandamentos para uma Cidade Combalida, de Srgio Kon: * Srgio Kon arquiteto e artista grfico, autor de Imagem: Da Caverna ao Monitor, a Aventura Do Olhar. 1.Sers um cidado solidrio; dars valor aos interesses coletivos; sers sensvel s necessidades de teus semelhantes. 2.No descuidars de teu ambiente. Cuidars de mant-lo sempre limpo e seguro; nunca o poluirs e nunca deixars que o degradem. 3.No vilipendiars o espao pblico. 4.Obedecers s leis, exigirs reformas, permanecers crtico e ativo. 5.Respeitars teu prximo e teu distante. Nada fars que incomodar a ti mesmo, como cidado. 6.Exigirs teu lugar na tua cidade. Tomars o espao pblico tambm como teu. 7.Lutars pela recuperao da paisagem natural de tua cidade. 8.Respeitars o ambiente pblico como pblico. Exigirs das autoridades pblicas o cumprimento dos deveres na fiscalizao, manuteno e melhoria de tua cidade. 9.Circulars a p pelo bairro onde moras e onde trabalhas. Frequentars os bares, as lojas, os restaurantes, cinemas, teatros, museus, galerias. Privilegiars a rua como lugar de passeio e convvio. 10.Nunca desistirs de tua cidade.
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

09

Por uma So Paulo para todos - Manifestos


Ao assumir os Dez Mandamentos de Srgio Kon, tomo para mim a responsabilidade de trabalhar para a cidade pensando exclusivamente no interesse pblico. Muitas vezes conflitante, o interesse pblico o que favorece a maioria, respeitando os direitos da minoria. 1.Defendo uma cidade mais humana. Mais solidria. Mais justa. Uma cidade para todos, adotando o conceito do Desenho Universal. Luto por mais justia social. 2.Defendo a permanncia da campanha D mais que esmola, d futuro como estratgia de mudana comportamental e ativismo voluntrio contra o voluntarismo. 3.Defendo investimentos prioritrios na melhoria das condies de habitabilidade: melhorar habitaes precrias, reduzir habitaes em reas de risco, melhorar seu meio ambiente, preservar e despoluir represas e crregos, ampliar espaos de convivncia e de lazer. 4.Defendo a melhor utilizao das ferramentas culturais e esportivas para ampliar a solidariedade, a convivncia, a incluso social e as oportunidades, bem como o combate violncia e ao uso de drogas. 5.Defendo a desconcentrao de servios pblicos governamentais e no governamentais, hoje muito concentrados nas regies centrais da cidade. 6.Defendo a promoo, por meio de incentivos fiscais, do DELIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentvel). Criao de incentivos para que as pessoas possam morar, estudar e trabalhar no mesmo territrio ou em reas prximas. 7.Defendo polticas voltadas sade preventiva. Polticas que visem diminuir as demandas por servios de sade utilizando-se dos agentes de Sade e agentes de Proteo Social. 8.Defendo a ampliao do nmero de agentes APS (Agentes de Proteo Social) e agentes de Sade da Famlia e de Sade da Rua. 9.Sou intransigente diante da discriminao, da violncia moral, fsica e sexual contra seres humanos, em especial contra crianas, adolescentes, mulheres, negros e comunidade LGBT. 10.Defendo a ampliao da rede de proteo s crianas e adolescentes no atendimento ps-escola e em creches.
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

10

Por uma So Paulo para todos - Manifestos


11.Defendo a ampliao da rede de educao inclusiva para jovens e adultos (EJA) e supletivos. inadmissvel que em uma metrpole existam jovens e adultos analfabetos ou com dficit educacional. 12.Defendo estimular o microcrdito, o cooperativismo e o pequeno empresrio com medidas de orientao profissional, qualificao, criao de micro e pequenas unidades de produo e simplificao tributria e burocrtica. 13.Sou comprometido com programas dirigidos a acolher todas as crianas que se encontram nas ruas, sejam em trabalho infantil, sejam abandonadas por seus familiares. 14.Vou estimular a ampliao da rede de proteo aos idosos, com a criao de mais residncias de longa permanncia e de ncleos de atendimento dia e estimular a aplicao do Estatuto do Idoso. 15.Vou estimular programas que fortaleam famlias, vnculos familiares e suas comunidades. 16.Vou estimular a ampliao da rede de albergues para alm das fronteiras do centro, envolvendo as reas da Assistncia, Trabalho, Educao e Sade, especialmente a sade mental. 17.Vou estimular a utilizao de espaos sob viadutos como reas de convivncia esportiva e cultural. 18.Incentivar projetos de comunidades protegidas em bairros residenciais. 19.Vou estimular o uso racional de bicicletas com a criao de ciclovias e bicicletrios em pontos estratgicos da cidade. 20.Vou estimular a desconcentrao de recursos oramentrios destinando-os prioritariamente s regies perifricas e mais empobrecidas. Concentrar recursos, programas, esforos e polticas pblicas, das diversas secretarias, nas regies de IPVS 5 e 6* (extrema pobreza). 21.Vou estimular a descentralizao administrativa e poltica ampliando a participao e o controle social junto s Subprefeituras.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

11

Por uma So Paulo para todos - Manifestos


22.Vou estimular a desburocratizao e o uso intensivo de TI (Tecnologia da Informao) como ferramentas essenciais de combate corrupo e estmulo fiscalizao gil, eficiente e produtiva, do governo pela sociedade. 23.Vou estimular a implantao de meios de comunicao e sinalizao aos deficientes auditivos para a incluso social deles na sociedade como um todo, inclusive no lazer, cultura e esporte, adaptando adequadamente os espaos municipais. 24.Defendo a ampliao da rede de ateno em sade mental, principalmente para crianas e adolescentes que vivam em regies carentes de servios. Os transtornos mentais perfazem cerca de 14% da sobrecarga das doenas que afetam a humanidade, mas recebem apenas 2% do que direcionado para o financiamento da sade.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

12

A Equipe
uando assumiu o primeiro mandato para um cargo eletivo, Floriano Pesaro sabia que os novos desafios seriam de natureza diversa dos que havia enfrentado at ento. Para fazer frente a esta questo, o vereador procurou se cercar de pessoas que compreendessem a cidade sob diversos pontos de vista. Engajadas politicamente mas, acima de tudo, que tivessem competncias tcnicas adequadas e entendessem, de fato, o cotidiano parlamentar. Formou, ento, um time diversificado com profissionais altamente qualificados. Recrutou jovens e tambm colaboradores mais maduros e experientes. Alguns freqentaram as melhores universidades, outros conhecem profundamente as comunidades mais carentes. Estava formado um fiel microcosmo da realidade paulistana, com as mais variadas coloraes e olhares. E todos com ampla viso pblica e disposio para o trabalho. Ao longo de quase quatro anos, a equipe se renovou e agregou novos profissionais. Hoje, alm dos assessores, o grupo conta com uma extensa rede de colaboradores, o que faz com que o mandato tenha expertise em vrias reas do conhecimento. Quem ganha com essa equipe de peso? A cidade, claro.
RELAO COM A SOCIEDADE
OBJETIVOS 1. Ampliar o escopo de atuao na sociedade 2. Aproximar o mandato dos setores sociais 3. Identificar as demandas para a ao legislativa 4. Sensibilizar os cidados para a prtica da democracia 5. Fortalecer a atuao partidria REAS DE ATUAO 1. Comunidade Judaica 2. Organizaes No Governamentais 3. Polticas Pblicas Zona Leste 4. Frente Parlamentar MEI 5. Demandas da sociedade 6. Contato com lideranas polticas 7. Segmento das emendas oramentrias

GESTO E INFRA-ESTRUTURA
OBJETIVOS 1. Ampliar escopo de atuao na sociedade 2. Dar suporte ao trabalho legislativo 3. Acompanhar o processo legislativo 4. Subsidiar tcnica e cientificamente a ao parlamentar REAS DE ATUAO 1. Agenda do vereador 2. Infraestrutura de eventos e publicaes 3. Expediente do gabinete 4. Telefonia externo 5. Telefonia vereador 6. Recepo / Atendimento 7. Motorista 8. Chefe de Gabinete

COMUNICAO E IMPRENSA
OBJETIVOS 1. Comunicao interna: dar visibilidade do mandato por meio dos veculos de comunicao 2. Comunicao externa: dar conhecimento das informaes e unificar linguagem 3. Produzir publicaes dirigidas 4. Fazer do vereador referncia dos assuntos determinados REAS DE ATUAO 1. Criana, Adolescente e Juventude 2. Finanas e Oramentos 3. Frentes Parlamentares 4. Eventos Tcnicos e Cientficos 5. Plenrio e Comisses 6. Pesquisa Temtica 7. Publicaes - Equipe de Comunicao

TECNICO LEGISLATIVO
OBJETIVOS 1. Elaborao legislativa 2. Dar suporte ao trabalho legislativo 3. Acompanhar o processo legislativo 4. Subsidiar tcnicas de ao parlamentar REAS DE ATUAO Comisses Tcnicas (Constituio, Justia e Legislao Participativa, Finanas e Oramento, Sade, Promoo Social, Trabalho e Mulher, Criana, Adolescente e Juventude, Meio Ambiente). CPI Pedofilia e CPI Belas Artes.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

13

A Equipe
TRABALHAM NO GABINETE TRABALHAM NO GABINETE

Mendy Tal Anna Maria Azevedo Breno Siviero Bruna Borghetti Cristina Furlani Domenica Venancio Ester Tarandach Fernanda Jimenez Jefferson Fernandes Jos Ramos

Juliana Pereira Marilda Soller Marina Bragante Mrcia Dourado Paulo Uehara Regina Otsuji Renata Colombini Sandro Kuschnir Thais Pareira Thalita de Jesus Valter Delfino

TRABALHARAM CONOSCO

TRABALHARAM CONOSCO

Adriana Palheta Ana Noemi Andreia Ferreira Andr Kim Audrey Danezi Beatriz Vasconcelos Carina Rabelo Claudia Varella Edson Nunes Everton Zanella

Gabriel Carmona Juliana Matheus Joo das Chagas Luciano Henrique da Costa Luis Sobral Paula Galeano Priscilla de Carvalho Silvio Bianchi Vivian Satiro
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

14

Liderana da Bancada
PSDB: liderana revigorada na Cmara Municipal
os dois ltimos anos de seu mandato, o vereador Floriano Pesaro foi eleito por unanimidade lder da bancada do PSDB na Cmara Municipal de So Paulo. O fato chama ateno no s pelo seu ineditismo dificilmente parlamentares em primeiro mandato so conduzidos liderana dos partidos como tambm pelas inovaes implantadas pelo vereador Floriano. A bancada do PSDB teve uma atuao ativa e importante em 2011 e 2012, e o apoio da liderana aos trabalhos dos vereadores tucanos foi revigorado nos ltimos dois anos. Na rea da comunicao, iniciativas inditas colocaram a Liderana do PSDB num novo patamar de interao com os militantes, as instncias partidrias e os eleitores. Foi criado um boletim informativo da Liderana do PSDB, um instrumento de comunicao em verso impressa e virtual, distribudo aos militantes do partido, contendo as principais realizaes dos mandatos individuais, bem como informaes sobre a atuao poltica da bancada na Cmara. Alm disso, a bancada passou a ter perfis em redes sociais, como Facebook e Twitter, com atualizao diria, dando total transparncia atuao dos vereadores do partido. Qualquer pessoa pode segui-los para acompanhar em tempo real as atividades de todos os vereadores do PSDB, dentro e fora do prdio da Cmara. O trabalho tcnico de acompanhamento da tramitao de projetos, bem como do trabalho das comisses e sesses plenrias foi reformatado, fornecendo aos vereadores apoio durante as reunies, alm de notas tcnicas aprofundadas sobre os temas em debate na Casa, como Ficha Limpa, mudanas climticas, Poltica Municipal de Resduos Slidos, mini-reforma tributria, proibio de sacolas plsticas no comrcio, Poltica Municipal de Transparncia Pblica, entre outros. A atuao poltica da bancada tambm foi intensa neste ano. O posicionamento dos vereadores tucanos contra a doao de rea pblica para a construo do Instituto Lula foi fundamental para enriquecer o debate e questionar, alm da cesso do espao, a privatizao da democracia brasileira por uma vertente poltico-partidria. Entre outros encontros, a bancada recebeu, numa iniciativa indita, o governador Geraldo Alckmin, para falar sobre os investimentos do Executivo estadual na capital. Alm disso, promoveu encontros com o presidente estadual do partido Pedro Tobias, com os quatro pr-candidatos do PSDB Prefeitura de So Paulo e atuou de forma intensa em parceria com o presidente municipal do PSDB, Julio Semeghini, alm de toda a Executiva Municipal, de forma a fortalecer a atuao partidria, em especial no que se refere ao processo de prvias partidrias em curso. Por sugesto da bancada a realizao das primeiras prvias partidrias, que homologou o nome de Jos Serra prefeitura de So Paulo ocorreu na Cmara Municipal. A bancada sintonizou-se com todas as instncias partidrias. Apoiou as prvias, ajudou na mobilizao das bases e, ao mesmo tempo, trabalhou incansavelmente na defesa das ideias e propostas tucanas no Legislativo Municipal.
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

16

Leis e Projetos
Cmara Municipal de So Paulo representa o Poder Legislativo no municpio. um rgo pblico, independente, no qual 55 vereadores so eleitos com a funo de elaborar as leis da cidade, fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo (Prefeitura) e sugerir aes visando melhorias para a populao.

Fique sabendo: Projetos de Lei O projeto de lei a matria legislativa analisada pela Cmara e sujeita sano do prefeito. A iniciativa dos projetos de lei cabe: 1) Mesa da Cmara 2) Ao prefeito 3) Ao vereador 4) s comisses permanentes 5) Aos cidados por meio da iniciativa popular e de projetos de lei de interesse especfico do municpio, da cidade ou de bairros, e de manifestao de, pelo menos, 5% do eleitorado.

O SEU VEREADOR... ...at o dia 31 de maio de 2012, j havia apresentado 75 projetos de lei destes 28 tornaram-se leis.
*Includas, as emendas Lei Orgnica, resolues e decretos legislativos.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

17

Leis e Projetos
Leis: Conhea as leis aprovadas e os projetos apresentados no primeiro mandato do vereador Floriano Pesaro organizadas por eixo temtico:

Tema: Assistncia Social


(Palavras-chave: Comrcio justo/solidrio, arte, cultura, esporte, lazer, ludicidade, tarifa reduzida para estudantes, transporte pblico/coletivo, oramento, clube escola, 5% do oramento para assistncia social, incluso, pessoas com deficincia, LIBRAS, acessibilidade)

1.Lei: 14.949/2009 Comrcio Solidrio 3.Projeto de Lei: 387/2009 Anncios Publicitrios O que significa: Institucionaliza o Programa de Incentivo Rede de Comrcio Soli- O que significa: Estabelece normas sobre drio da cidade de So Paulo, com o obje- a ordenao dos elementos que compem tivo de contribuir para o fortalecimento das a paisagem urbana do municpio de So organizaes sociais, usurios dos servi- Paulo, a fim de reservar espao nos annos de assistncia social e incluso social cios publicitrios sobre assuntos de intee produtiva. Estabelecendo diretrizes e es- resse social. tratgias. Notas Tcnicas: Acrescenta pargrafo niNotas Tnicas: D perenidade ao Progra- co ao art. 21 da Lei n 14.223, de 26 de ma Roda da Cidadania Rede de Comr- setembro de 2006. (Legislao municipal cio Solidrio, institudo pelo Decreto n relativa paisagem urbana) 49.257, de 27 de fevereiro de 2008. (Projeto de Lei n 141/2009). 4.Projeto de Lei: 235/2010 Tarifa Reduzida no Transporte Pblico 2.Projeto de Emenda Lei Orgnica: 02/2009 5% do oramento para O que significa: Institui a Poltica de TariPromoo e Assistncia Social fa Reduzida no Transporte Coletivo Urbano Pblico Municipal a estudantes. Pela O que significa: Emenda Lei Orgnica proposta, a reduo da tarifa ser estendo Municpio determinando a aplicao de dida s pessoas matriculadas em cursos 5% do oramento para a rea de Promo- de educao presencial do Movimento de o e Assistncia Social. O projeto prev Alfabetizao de Jovens e Adultos (Mova); que a aplicao da verba dever ser gra- em aulas de ensino tcnico e profissionadativa, atingindo patamar mnimo de 5% lizante e em atividades ou programas ofeem 5 anos. recidos pelo Poder Pblico Municipal com a finalidade de incluso social de crianas, adolescentes e jovens. O objetivo , por meio do benefcio, reduzir a evaso escolar. (Com coautor).
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

18

Leis e Projetos
Tema: Assistncia Social
5.Projeto de Lei: 273/2010 Clube Escola O que significa: Institui o Programa Clube Escola, que tem como objetivo oferecer ao muncipe em idade escolar a oportunidade de participar de atividades esportivas, recreativas e de lazer. Notas Tcnicas: D perenidade ao Programa Clube Escola institudo no municpio de So Paulo atravs do Decreto n 48.392, de 29 de maio de 2007. (Com coautores). 6.Projeto de Lei: 377/2010 Ludicidade O que significa: Institui o programa Ludicidade - Arte, Cultura e Esporte no municpio de So Paulo a ser desenvolvido pelo Poder Executivo, com o objetivo de promover e garantir o acesso de todos os muncipes que se encontrem em situao de vulnerabilidade e riscos sociais e pessoais, s atividades esportivas, de lazer, recreao e cultura, tais como teatros, cinemas, shows, parques, eventos e atividades culturais e esportivas. Notas Tcnicas: D perenidade ao Programa Ludicidade - Arte, Cultura e Esporte, institudo pelo Decreto n 49.032, de 10 de dezembro de 2007. 7.Projeto de Lei: 265/2012 - Poltica Municipal sobre LIBRAS O que significa: Estabelece diretrizes para a Poltica Municipal sobre a Utilizao da Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e d outras providncias.

Projeto de Resoluo
Regula matria poltico-administrativa da Cmara. Exemplos: assuntos de economia interna da Cmara; perda de mandato de vereador; destituio da Mesa ou qualquer de seus membros; fixao de remunerao dos vereadores; Regimento Interno. No se sujeita a sano do prefeito, promulgado pelo presidente da Cmara.

FIQUE ATENTO!!!
No site florianopesaro.com.br possvel dar sua opinio sobre os projetos do prefeito e apresentar a sua sugesto de projeto de lei. Uma forma prtica e eficiente de se posicionar sobre as questes da cidade e mostrar como gostaria que seu vereador votasse e atuasse.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

19

Leis e Projetos
Tema: Comunidade Judaica
(Palavras-chave: Holocausto, Chanuk, Rosh Hashan, Rebe de Lubavitch)

1.Lei: 15.059/2009 Memria s Vtimas relativa a Datas Comemorativas, Eventos do Holocausto. e Feriados). (Projeto de Lei n 71/2010). O que significa: Inclui no Calendrio Oficial da cidade de So Paulo o Dia em Memria s Vtimas do Holocausto, a ser celebrado 3.Lei: 15.297/2010 Rosh Hashan anualmente no dia 27 de janeiro. A data j foi instituda, em 2005, pela Assemblia O que significa: Inclui no Calendrio Oficial Geral das Naes Unidas como o Dia Mun- de eventos da cidade de So Paulo a codial da lembrana do Holocausto, em me- memorao do Rosh Hashan Ano Novo mria aos 6 milhes de judeus vtimas da Judaico. exterminao nazista. No dia 27 de janeiro de 1945, os soviticos liberaram os presos Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de do campo de concentrao de Auschwitz 19 de julho de 2007. (Legislao municipal Birkenau, na Polnia. relativa a Datas Comemorativas, Eventos e Feriados). Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de (Projeto de Lei n 568/2009). 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos e Feriados). 4.Lei: 15.293/2010 Chanuk (Projeto de Lei n PL 129/2009). O que significa: Inclui no Calendrio Oficial de Eventos da Cidade de So Paulo a 2.Lei: 15.285/2010 Rebe de Lubavitch comemorao da Festa das Luzes - ChaMovimento Chabad. nuk, a ser comemorado anualmente no ms de dezembro. O que significa: Inclui no Calendrio Oficial de eventos da cidade de So Paulo Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de o Dia do Ensino e Participao Coletiva 19 de julho de 2007. (Legislao municipal inspirados na obra do Rebe de Lubavitch relativa a Datas Comemorativas, Eventos Movimento Chabad. e Feriados). (Projeto de Lei n 567/2009). Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

20

Leis e Projetos
Tema: Criana, Adolescente e Juventude
(Palavras-chave: Trabalho infantil, Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, cidadania, educao, explorao sexual, assistncia social, prostituio infantil, denncia a abusos contra crianas e adolescentes)

1.Lei: 15.276/ 2010 Erradicao do Trabalho Infantil O que significa: Estabelece diretrizes para a Poltica Municipal de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil e suas Piores Formas, como objetivos ou aes para a proteo de crianas e adolescentes em situao de trabalho infantil, especialmente nas formas consideradas como penosas, insalubres e perigosas. Notas Tcnicas: 388/2009). (Projeto de Lei n

4.Projeto de Lei: 413/2010 Explorao Sexual O que significa: Determina a fixao de placa de advertncia sobre a explorao sexual de crianas e adolescentes, com os dizeres: Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes Crime! Denuncie! Ligue para o Disque 100 e faa sua denncia! e estabelece multas em caso de descumprimento. (Com coautor). 5.Projeto de Lei: 604/2011 Preveno Gravidez adolescente no planejada

2.Projeto de Lei: 390/2009 DISCA

O que significa: Inclui no Calendrio Oficial da cidade de So Paulo o Dia de PrevenO que significa: Estabelece objetivos e di- o Gravidez Adolescente no Planejaretrizes para a instituio do Servio de De- da, a ser comemorado no dia 12 de outunncia de Violao dos Direitos da Criana bro e d outras providncias. e do Adolescente (DISCA), no municpio. Notas Tcnicas: Foi aprovado em 1 vota- Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de o dia 10/03/2010. (Com coautor). 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos 3.Projeto de Lei: 265/2010 Combate ao e Feriados). Trabalho Infantil O que significa: Dispe sobre medidas administrativas e penalidades impostas queles que praticam a explorao do trabalho infantil. Obriga os donos de estabelecimentos comerciais a instalar placa indicativa com informaes sobre os danos causados pela explorao do trabalho infantil e com o Disque Denncia Nacional DDN 100. (Com coautor).

Fique Atento!!!
Incluir um dia, uma festa ou um evento no Calendrio Oficial da cidade, significa ter um dia de reflexo, debate, comemorao ou avaliao da poltica pblica.
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

21

Leis e Projetos
Tema: Cultura
(Palavras-chave: Virada Cultural, oramento, plano plurianual, arte, futebol, museu, Achiropita, Bixiga, desfile, moda)

1.Lei: 14.970/2009 Nossa Senhora o antigo Veldromo, entre as ruas Nestor Achiropita Pestana e Consolao, e o Museu do Futebol, localizado na Praa Charles Miller, O que significa: Inclui no Calendrio Ofi- que o primeiro museu pblico exclusivo cial de eventos da cidade de So Paulo a em prol da memria do futebol brasileiro. comemorao do Dia de Nossa Senhora Achiropita, a ser celebrado, anualmente, Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de no ms de agosto, com a tradicional festa 19 de julho de 2007. (Legislao municipal no bairro do Bixiga. relativa a Datas Comemorativas, Eventos e Feriados). (Projeto de Lei 474/2011). Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos 3.Projeto de Emenda Lei Orgnica: e Feriados). (Projeto de Lei 144/2009). 2/2010 Plano Plurianual de Cultura O que significa: Estabelece o Plano Plu2. Lei: 15.522/2012 Marcos Histricos rianual de Cultura. do Futebol Brasileiro Notas Tcnicas: Acrescenta pargrafo nico ao art. 193 da Lei Orgnica do muO que significa: o Dia em Memria ao Fu- nicpio de So Paulo. tebol Brasileiro, a ser comemorado no dia 24 de novembro, dia do nascimento de Charles Miller, que introduziu o esporte 4.Lei: 15.339/2010 Moda Casa de sob regras no Brasil, e cuja celebrao Criadores. visa perpetuar os marcos histricos do futebol brasileiro formados pela antiga O que significa: Inclui no Calendrio OfiVrzea do Carmo, rea entre as ruas do cial de Eventos da Cidade de So Paulo o Gasmetro e Santa Rosa, local do primei- Evento de Moda Casa de Criadores, a ser ro jogo sob regras, Rua Trs Rios, rea comemorado semestralmente nas ltimas do Colgio Santa Ins, local do primeiro semanas de maio e novembro, respecticampo exclusivo para a prtica do futebol, vamente. Rua Visconde de Ouro Preto, onde se localiza o Clube Atltico So Paulo Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de SPAC, o primeiro clube de So Paulo, 19 de julho de 2007. (Legislao municipal cuja equipe foi a primeira campe de uma relativa a Datas Comemorativas, Eventos competio oficial no Brasil, rea em tor- e Feriados). (Projeto de Lei n 250/2010). no da Praa Roosevelt, local do primeiro estdio de futebol,
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

22

Leis e Projetos
Tema: Cultura
5.Projeto de Lei: 247/2011 Virada Cultural O que significa: Inclui no Calendrio Oficial de eventos da cidade de So Paulo a Virada Cultural, a ser comemorada anualmente, em um dos finais de semana do ms de maio, e d outras providncias. Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos e Feriados). 7.Projeto de Lei: 564/2011 Dia do Desfile Cvico Militar da Vila Santa Catarina. O que significa: Inclui no Calendrio Oficial de eventos da cidade de So Paulo o Dia do Desfile Cvico Militar da Vila Santa Catarina, a ser comemorado no segundo sbado do ms de setembro, e d outras providncias.

Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos 6.Projeto de Lei: 489/2011 Artistas de e Feriados). Rua O que significa: Dispe sobre a apresentao de artistas de rua nos logradouros pblicos do municpio de So Paulo, garatindo o direito constitucional a expresso da atividade artstica. 8.Projeto de Lei: 603/2011 Fashion Mob O que significa: Inclui no Calendrio Oficial de eventos da cidade de So Paulo o Evento de Moda de Moda Fashion Mob, a ser comemorado no ms de dezembro, e d outras providncias. Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos e Feriados).

Tema: Educao
(Palavras-chave: educao inclusiva, pessoa com deficincia, comunidade judaica, holocausto, Estatuto da Criana e Adolescente, qualidade de ensino, Programa Inclui)

1.Lei: 15.034/2009 Educao Inclusiva O que significa: Inclui no Calendrio Oficial de eventos da cidade de So Paulo o Dia de Luta pela Educao Inclusiva Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Projeto de Lei n 229/2009). RELATRIO DE GESTO DO MANDATO
Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

23

Leis e Projetos
Tema: Educao
2.Projeto de Lei: 112/2009 Holocausto 4.Projeto de Lei: 95/2011 Programa Inclui O que significa: Inclui o tema do Holocausto na disciplina de Histria da rede muni- O que significa: Institui o Programa Inclui, cipal de ensino, em consonncia resolu- que destina-se ao atendimento dos alunos, o adotada pela Organizao das Naes matriculados nas unidades educacionais Unidas (ONU), em 2005, de preservao da rede municipal de ensino, que apresenda memria do Holocausto. tem quadros de deficincia, transtornos globais do desenvolvimento - TGD e altas 3.Projeto de Lei: 389/09 ECA nas habilidades/superdotao, na perspectiva escolas da construo e consolidao de um sistema educacional inclusivo. O que significa: Dispe sobre a incluso de contedo que trate dos direitos das crian- Notas Tcnicas: D perenidade ao Proas e dos adolescentes na grade curricular grama INCLUI, institudo pelo Decreto n do ensino fundamental, e d outras provi- 51.778, de 14 de setembro de 2010, e d dncias. outras providncias.

Tema: Gesto Pblica


(Palavras-chave: administrao pblica, transparncia, dados abertos, corrupo, gesto de qualidade, burocracia, oramento, gesto de recursos humanos, treinamento, capacitao de funcionrio pblico, servidor pblico, funcionrio pblico, ficha limpa, zeladoria urbana, servios, controle social, GPS, microempresa)

1.Emenda Lei Orgnica: 35/2012 Ficha Limpa

CMSP e ao TCM, de indivduos considerados inelegveis em razo da prtica de atos considerados ilcitos, nos termos da O que significa: Institui na Lei Orgnica do Lei federal. Visa garantir que o servidor resMunicpio, o Ficha Limpa municipal, vedan- ponsvel por cuidar da coisa pblica atue do a designao ou nomeao aos cargos com o mximo de lisura e eficincia. da administrao municipal. Probe a nomeao para cargo em comisso pela ad- Notas Tcnicas: Acrescenta dispositivos ministrao pblica, direta e indireta, Lei Orgnica do Municpio. (Projeto de Emenda Lei Orgnica n 12/2011).
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

24

Leis e Projetos
Tema: Gesto Pblica
3.Lei: 15.464/2011 Selo FSC O que significa: Dispe sobre a aquisio, pelos rgos da administrao direta e indireta do municpio, de papis com certificao que comprove que a madeira utilizada na sua fabricao oriunda de plano de manejo florestal sustentvel devidamente aprovado pelo rgo ambiental competente. (Projeto de Lei 491/2010). 3.Projeto de Lei: 63/2011 GPS Zeladoria Urbana O que significa: Dispe sobre a obrigatoriedade de implantao de sistemas de monitoramento e gesto nos veculos utilizados nos servios de zeladoria urbana e d outras providncias. 4.Projeto de Lei: 292/2011 Qualidade na Gesto Pblica O que significa: Institui a Poltica de qualidade na gesto, cuja implantao ser pautada por diretrizes e indicadores estratgicos que visem modernizar a gesto pblica e garantir a excelncia no atendimento ao cidado. 5.Projeto de Lei: 301/2011 Dados Abertos (Transparncia na Gesto) O que significa: Institui a Poltica Municipal de Dados Abertos e acesso informao na Administrao Pblica direta e indireta, no Tribunal de Contas, e na Cmara Municipal de So Paulo, e d outras providncias.

O SEU VEREADOR...
...em 2011, participou do Prmio Boas Prticas Legislativas (1 edio) e foi vencedor na categoria Inovao, por causa da Lei 15.464/ 2011.

2.Projeto de emenda Lei Orgnica: 10/2010 Gesto de Pessoas Notas Tcnicas: Apensado ao PL n 226/2011. Aprovado em 1 votao no dia O que significa: Inclui no oramento recur- 02/08/2011. (Com coautores.) sos destinados gesto de pessoas para treinamento e atualizao de servidores. Notas Tcnicas: Acrescenta 5 ao artigo 143 do Captulo VII do Ttulo IV da Lei Orgnica do Municpio.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

25

Leis e Projetos
Tema: Idosos
(Palavras-chave: terceira idade, melhor idade, envelhecimento saudvel)

1.Projeto de Lei: 55/2012 Envelhecimento Saudvel O que significa: Estabelece diretrizes para a Poltica Municipal de Promoo da Sade do Idoso e Envelhecimento Saudvel, priorizando a sade preventiva e a qualidade de vida.

Tema: Infraestrutura Urbana


(Palavras-chave: floreira, mobilirio urbano, danos ao patrimnio pblico, habitao social, segurana, concessionrias, permissionrias)

1.Lei: 15.147/2010 Estao Rdio Base aos passeios pblicos pela concession(Projeto de todos os vereadores). rias e similares. Aprovado em 1 votao 26/05/2010. (Com coautores.) O que significa: Dispe sobre a instalao de Estao Rdio-Base no municpio de So Paulo. 3.Projeto de Lei: 449/2009 Instalao de aparatos de segurana Notas Tcnicas: Altera o artigo 18 da Lei 13.756, de 16 de janeiro de 2004. O que significa: Instalao de Floreiras de (Projeto de Lei n 581/2008). Concreto Armado. Dispe sobre a colocao de floreiras de concreto armado nas caladas fronteirias 2.Projeto de Lei: 457/2008 Danos em de templos, instituies religiosas, cultuLogradouros Pblicos rais, assistenciais, esportivas e de lazer para fins de proteo e segurana, e d O que significa: Todas as interferncias outras providncias. (Com coautor.) para reparos, manutenes, melhorias e/ ou ampliao de servios das concessionrias e permissionrias de servios p- 4.Projeto de Lei: 209/2011 Readequablicos ou de utilidade pblica, a elas equi- es de Habitao de Interesse Social paradas, que causem danos a caladas e passeios pblicos, so de inteira e exclusi- O que significa: Institui as Diretrizes Bsiva responsabilidade das concessionrias, cas para a Readequao e Reaproveitapermissionrias ou equiparadas. mento de Edificaes Verticais de InteresNotas Tcnicas: Altera as leis 10.508/1988, se Social no Municpio de So Paulo e d 11.403/1993 e a 13.614/2003; no disposto outras providncias. (Com coautor.) execuo de servios que causem danos
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

26

Leis e Projetos
Tema: Justia Social
(Palavras-chave: Direitos Humanos, discriminao, preconceito, igualdade, diversidade, racismo, homofobia, intolerncia, antissemitismo)

1.Projeto de Lei: 497/2009 Discrimina- 3.Projeto de Lei: 128/2012 Combate o Homofobia O que significa: Dispe sobre a vedao de prticas discriminatrias em estabelecimentos comerciais, industriais, de servios e similares, por motivos de raa, etnia, deficincia, religio, gnero, orientao sexual, classe social, e contra idosos. O que significa: Inclui no Calendrio Oficial da cidade o Dia de Combate Homofobia, a ser comemorado no dia 17 de maio, e d outras providncias.

Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal 2.Projeto de Lei: 54/2012 Contra a Pena relativa Datas Comemorativas, Eventos de Morte e Feriados). O que significa: Inclui no Calendrio Oficial de eventos da cidade de So Paulo o Dia das Cidades pela Vida, Contra a Pena de Morte a ser comemorado no dia 30 de novembro, e d outras providncias. Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos e Feriados). 4. Projeto de Lei: 390/2008 - Atos de discriminao no Sistema de Informao para Vigilncia de Violncia e Acidentes O que significa: Disciplina informaes sobre atos de violncia e maus tratos cometidos contra idosos, crianas e adolescentes, mulheres, negros e populao GLBT no sistema de informao para a vigilncia de violncias e acidentes - SIVVA do municpio de So Paulo, e d outras providncias. 5.Projeto de Lei: 179/2012 Tolerncia Entre os Povos O que significa: Inclui no Calendrio Oficial da cidade o Dia Manico da Tolerncia entre os povos, raas e religies, a ser comemorado no dia 18 de abril, e d outras providncias. Notas Tcnicas: Altera a Lei n 14.485, de 19 de julho de 2007. (Legislao municipal relativa a Datas Comemorativas, Eventos e Feriados).
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

O SEU VEREADOR...
...foi eleito representante dos parlamentares judeus da Amrica Latina no World Jewish Congress, em Jerusalm. Em 2011, o grupo se reuniu na sede da ONU, em Nova Iorque.

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

27

Leis e Projetos
Tema: Meio Ambiente
(Palavras-chave: Resduos slidos, lixo, lixo eletrnico, sacolas plsticas, reciclagem, poluio, poluio sonora, barulho, PSIU, coleta de lixo, licitao sustentvel, logstica reversa, madeira certificada, plano de manejo)

1.Lei: 15.092/ 2010 Coleta de Lixo

O que significa: Determina que as concessionrias de servio de recolhimento de lixo O que significa: Estabelece diretrizes para informem aos usurios os horrios de co- o controle da poluio sonora na cidade de leta. So Paulo. Os estabelecimentos, instalaes ou espaos devem adequar-se aos Notas Tcnicas: Acrescenta o inciso VII ao mesmos padres especiais fixados para art. 34 e o inciso V ao art. 69, ambos da Lei os nveis de rudo e vibraes e esto obrin 13.478, de 30 de dezembro de 2002. gados a dispor de tratamento acstico que (Projeto de Lei n 269/2009). limite a passagem de som para o exterior, caso suas atividades utilizem fonte sonora com transmisso ao vivo ou qualquer sis2.Lei: 15.374/2011 Sacolas Plsticas tema de amplificao, sob pena de multa. (Com coautor.) O que significa: Probe a distribuio gratuita ou venda de sacolas plsticas a con- 5.Projeto de Lei: 134/2010 Poluio sumidores em todos os estabelecimentos Sonora (controle e fiscalizao) comerciais no municpio de So Paulo. Notas Tcnicas: (Projeto de Lei n O que significa: Dispe sobre o controle 496/2007). (Com coautores.) e a fiscalizao da poluio sonora gerada por atividades exercidas em imveis de uso residencial e no-residencial e pela re3.Projeto de Lei: 66/2011 Lixo alizao de eventos pblicos, inclusive em Eletrnico logradouros; e impe penalidades. O que significa: Programa de coleta seletiva contnua de resduos eletrnicos e tecnolgicos. Instituindo diretrizes, normas, prazos e procedimentos para gerenciamento, coleta, reutilizao, reciclagem e destinao final do resduo tecnolgico. (Com coautores.)

4.Projeto de Lei: 106/2010 Poluio Sonora

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

28

Leis e Projetos
Tema: Meio Ambiente
7.Projeto de Lei: 496/2010 Destinao utilizando-se da integrao de aes sode Resduos Slidos ciais e ambientais nas compras e contrataes com a Administrao Pblica. O que significa: Dispe sobre a destinao Notas Tcnicas: Introduz alteraes no art. final ambientalmente adequada de resdu- 1 da Lei n. 13.278, de 07 de julho de 1969, os slidos produzidos por centros comer- e d outras providncias. ciais denominados shoppings centers e similares. Obriga a apresentao de plano de gerenciamento de resduos slidos e 9.Projeto de Lei: 56/2012 Construo estabelece multas. com projetos sustentveis O que significa: Dispe sobre a construo, 8.Projeto de Lei: 293/2011 Licitao reforma e manuteno de edifcios pelos Sustentvel (Gesto Pblica) rgos da administrao direta e indireta do municpio de So Paulo, com certificaO que significa: Introduz a licitao susten- o que comprove que a construo, refortvel como requisito a ser seguido no pro- ma e manuteno seja oriunda de projetos cedimento licitatrio. O objetivo reduzir o sustentveis e ambientalmente corretos, e impacto sade, e ao meio ambiente d outras providncias.

Tema: Micro e Pequena Empresa


(Palavras-chave: microempresa, pequena empresa, microempreendedor individual - MEI, licena de instalao, burocracia, defesa dos pequenos empresrios, qualidade)

1.Lei: 15.031/2009 Sala do empreende- 2.Resoluo 5/2009: Frente Parlamentar dor em Defesa das Microempresas. O que significa: Sancionado Substitutivo ao PL 461/09, de autoria da Frente Parlamentar em Defesa das Microempresas, cria a Sala do Empreendedor, nas Subprefeituras e diminui de 90 para 60 dias o tempo para o Microempreendedor Individual (MEI) obter a licena de funcionamento. O que significa: Dispe sobre a criao, no mbito da Cmara Municipal, da Frente Parlamentar em Defesa das Microempresas, das Empresas de Pequeno Porte, dos Microempreendedores Individuais e das Cooperativas.

Notas Tcnicas: Projetos de Resoluo Notas Tcnicas: Regulamenta os artigos 08/09. (Com coautores.) 42 a 45 da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006. (Com coautores.)
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

29

Leis e Projetos
Tema: Micro e Pequena Empresa
3.Lei: 15.499/2011 Licena de Instalao Notas Tcnicas: Altera a redao do caput do artigo 9 da Lei n 15.499, de 7 de dezembro de 2011, para estender o prazo O que significa: Institui o Auto de Licena de requerimento do Auto de Licena de de Funcionamento Condicionado. Estabe- Funcionamento Condicionado, e d outras lecendo um prazo maior para a adequao providncias. do imvel e para obter a licena de funcionamento. 5.Projeto de emenda Lei Orgnica: 04/2011 Aquisio de Servios e Obras Notas Tcnicas: Reabre prazo da Lei 13.558/03 e 13.876/04. (Com coautores.) O que significa: O municpio, quando da (Projeto de Lei 189/2010). aquisio de bens, servios e obras, no valor de at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), 4.Projeto de lei: 215/2012 Estende Pra- dar sempre preferncia contratao de zo para a Licena de Instalao microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas nos termos da legisO que significa: Os estabelecimentos de lao federal pertinente. que trata o artigo 9 da Lei no 15.499/2011 Notas Tcnicas: Acrescenta o art. 163-A ao s podero solicitar o Auto de Licena de Captulo II do Ttulo V da Lei Orgnica do Funcionamento Condicionado at o dia 31 Municpio. de maro de 2013. (Com coautores).

Tema: Sade
(Palavras-chave: Postos de gasolina, bebida alcolica, lojas de convenincia, trnsito seguro, proteo ao pedestre).

1.Projeto de Lei: 371/2011 Proibio 2.Projeto de Lei: 44/2012 Bafmetros da venda de bebidas alcolicas em pos- nas baladas tos de gasolina O que significa: Dispe sobre a obrigatorieO que significa: Probe a comercializao dade de casas noturnas, casas de shows, de bebidas alcolicas nas lojas de conve- buffets, bares, restaurantes e congneres nincia e lanchonetes dos postos de gaso- possurem bafmetro para utilizao dos lina no municpio de So Paulo. consumidores de bebidas alcolicas nos estabelecimentos.
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

30

Leis e Projetos
Tema: Trnsito, Mobilidade e Transportes
(Palavras-chave: Postos de gasolina, bebida alcolica, lojas de convenincia, cidade compacta, trnsito seguro, proteo ao pedestre, biker, cicloativista, ciclovia, modal de transportes)

1.Resoluo: 04/2012 Frente Parla- Notas Tcnicas: Acrescenta o item 16.2.4 mentar em Defesa da Mobilidade seo 16.2 do Anexo I da Lei n 11.228, Humana de 25 de junho de 1992, o Cdigo de Obras e Edificaes. (Com coautor.) O que significa: Cria a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana para implementar a mobilidade urbana sob a 3.Projeto de Lei: 1/2012 Incentivo s tica do planejamento da cidade, da edu- Cidades Compactas cao, da cidadania e segurana no trnsito, ampliando a importncia do conceito, O que significa: Institui a Poltica Municipal sua integrao com polticas correlatas e de Incentivo s Cidades Compactas com efetivao desta poltica no municpio de benefcios fiscais para pessoas jurdicas So Paulo. (Com coautores.) de direito privado, domiciliadas no muni(Projeto de Resoluo 12/2010). cpio na qualidade de empregadores, que possuam em seu quadro funcional no mnimo 30% (trinta por cento) de empregados 2.Projeto de Lei: 223/2010 Bicicletrio residindo num raio de at 5 km do local de nas escolas trabalho. O que significa: Prev a instalao de estacionamentos de bicicletas nas escolas e faculdades da cidade.

At Hoje...
7.200 km pedalados por So Paulo**
* Dados aproximados do consumo de combustvel ** Dados aproximados a partir da quantidade de horas pedaladas

43 horas discursando e argumentando em defesa dos interesses da cidade no Plenrio.

109.688 km rodados por So Paulo*

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

31

Leis e Projetos
Tema: Nomes de ruas
1.Projeto de Lei: 150/2011 D nome 2.Projeto de Lei: 169/2012 D nome a Ponte logradouro inominado O que significa: Denomina Ponte Estaiada Instituto de Engenharia o logradouro pblico sem denominao, situado nos Distritos de Bom Retiro e Santana, respectivamente nas Subprefeituras da S e Santana. (Com coautores.) O que significa: Denomina Viaduto Engenheiro Joo Birman o logradouro pblico inominado, localizado na Ponte Pequena, entre a Av. Santos Dumont e a Av. Tiradentes, passando sobre a Av. Presidente Castelo Branco localizado no Distrito do Bom Retiro, Subprefeitura da S e d outras providncias.

O SEU VEREADOR...
...em 2011, participou do Prmio Boas Prticas Legislativas (1 edio) e foi finalista na categoria Excelncia, por causa da Lei 15.276/ 2010 (Poltica de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil).

O SEU VEREADOR...
...apresentou como primeiro projeto uma emenda Lei Orgnica do Municpio (PLO 02/2009) determinando a aplicao de 5% do oramento para a rea de promoo e assistncia social.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

32

Leis e Projetos
Tema: Decretos Legislativos (Honrarias)
1.Decreto Legislativo 48/2009 Ttulo de Cidado Paulistano ao Excelentssimo Senhor Doutor Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha. (Projeto de Decreto Legislativo 77/2009). Dr. Marcelo Carvalho da Cunha. (Projeto de Decreto Legislativo 44/2010).

7.Decreto Legislativo 13/2011 Salva de Prata em homenagem ao legado poltico deixado pelo Governador Mrio Covas J2.Decreto Legislativo 2/2010 - Ttulo de nior - in memorian. Com outros coautores. Cidad Paulistana para a psicloga Dalka (Projeto de Decreto Legislativo 12/2011). Chaves de Almeida Ferrari. Com coautor. (Projeto de Decreto Legislativo 7/2010). 8.Decreto Legislativo 61/2011 Ttulo de Cidado Paulistano ao Ilustrssimo Senhor 3.Decreto Legislativo 21/2010 - Medalha Doutor Luiz Alberto de Araujo Costa. (ProjeAnchieta e Diploma de Gratido da Cidade to de Decreto Legislativo 62/2011). de So Paulo, ao Ilustrssimo Senhor Roger Levy. (Projeto de Decreto Legislativo 9.Decreto Legislativo 82/2011 Salva de 30/2010). Prata em homenagem aos 30 anos da Obra Social Dom Bosco em Itaquera. (Projeto de 4.Decreto Legislativo 22/2010 Medalha Decreto Legislativo 92/2011). Anchieta e Diploma de Gratido da Cidade de So Paulo, ao Ilustrssimo Senhor Rena- 10.Projeto de Decreto Legislativo 14/2012 to Jos Pecora. (Projeto de Decreto Legis- - Ttulo de Cidado Paulistano, ao Excelenlativo 31/2010). tssimo Senhor Doutor Ophir Filgueiras Cavalcante Junior. 5.Decreto Legislativo 23/2010 Salva de Prata Fundao Teatro Arena pelos seus 11.Projeto de Decreto Legislativo 34/2011 55 anos. (Projeto de Decreto Legislativo - Salva de Prata em homenagem aos Sa32/2010). lesianos pelo extraordinrio trabalho social desenvolvido na rea da Educao. 6.Decreto Legislativo 37/2010 - Medalha (Com coautores.) Anchieta e Diploma de Gratido da Cidade de So Paulo, ao Ilustrssimo Senhor

Projeto de Decreto Legislativo


a matria que ultrapassa os limites da economia interna da Cmara, no se sujeita sano do prefeito, promulgado pelo presidente da Cmara. Exemplos: Fixao de remunerao do Prefeito e do vice- prefeito; concesso de ttulo de cidado honorrio ou qualquer outra honraria; indicao de membros do Tribunal de Contas.
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

33

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

34

Presena:

Emendas Parlamentares
Mapa das Emendas plotadas por ano: 2009/ 2010/ 2011 e 2012.

Legenda:

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

35

Presena:

Emendas Parlamentares
Mapa das Emendas plotadas por ano: 2009/ 2010/ 2011 e 2012.

Legenda:

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

36

Presena:

Emendas Parlamentares
por meio das emendas que os vereadores procuram aperfeioar a proposta do Poder Executivo para melhorar a alocao dos recursos pblicos. No mapa de So Paulo, na pgina anterior, esto os locais em que Floriano Pesaro atua e nos quais fez algumas melhorias, por meio de emendas apresentadas no Plenrio da Cmara.

DADOS DE 2009 OBJETO LOCAL VALOR

Construo de Salas para Atendi- rea institucional localizada na mento do Centro da Criana e do Rua Alexandra Davidenko e na R$ 150.000,00 Adolescente Rua Salvador Vugano. (Cidade Tirandentes) Contratao de Equipe de Plantio e Conservao de reas Verdes Avenida Rubem Berta. para Execuo do Projeto de Re- (Vila Mariana) vitalizao do Corredor NorteSul sentido Aeroporto de Congonhas Contratao de Equipe de Con- Avenida Rubem Berta. servao de Vias e Logradouros (Vila Mariana) Pblicos para Execuo do Projeto de Revitalizao do Corredor NorteSul sentido Aeroporto de Congonhas Contratao de Equipe de Logra- Bairro do Cangaba. (Penha) douros e Materiais para Revitalizao Obras de Revitalizao e Pista de Avenida Engenheiro Caetano Caminhada no Canteiro Central Alvarez. (Casa Verde) Recapeamento para uso de Ciclo- Autdromo Jos Carlos Pace via Interlagos. (Capela do Socorro) Aquisio de Equipamento de Gi- Circunscrio da S. (S) nstica para a 3 Idade, para Instalao de Parques e Praas Contratao de Obra de Posto Baixo do Viaduto do Glicrio. Avanado da Polcia Militar (S) Total R$ 520.000,00

R$ 80.000,00

R$ 300.000,00

R$ 200.000,00 R$ 450.000,00 R$150.000,00

R$150.000,00 R$ 2.000.000,00 37

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

Presena:

Emendas Parlamentares
DADOS DE 2010 OBJETO LOCAL VALOR
R$ 370.000,00

Construo de Teatro e Salas de Avenida dos Metalrgicos. Aula e Recreao na Estao da (Cidade Tiradentes) Juventude Paisagismo e Conservao de Praa de Milo. exemplares arbreos (Vila Mariana) Reformas, Adequaes e Revita- Bairro do Cangaba. lizao (Penha) Construo de Centro de Reciclagem Glicrio. (S)

R$ 250.000,00

R$ 250.000,00 R$ 70.000,00 R$ 50.000,00

Oper./Manut. Unidades Hospita- Hospital do Servidor Pblico lares, Pronto Socorros e Pronto Municipal. (S) Atendimento Aporte de Recurso para efetiva- Museu Lasar Segall. o de Convnio entre a Secre- (Vila Mariana) taria Municipal de Cultura e o Museu Lasar Segall afim de Implantar Projetos de Melhorias

R$ 200.000,00

Reforma e Manuteno da rea Rua Adauto Fernandes de Andra- R$196.750,00 livre da EMEI Profa. de, 51. (Vila Prudente) Maria Ceclia Dezan Rocha Reforma e Manuteno da rea Rua Abric do Par com a Rua R$ 298.381,57 de acesso UBS Reunidas I Pacari da Mata. (Vila Mariana) Melhorias de Urbanizao e Acessibilidade Praa Noryiuki Yamamoto. (Butant) R$ 145.000,00 R$ 120.000,00 Total R$ 1.950.131,57 38

Reforma da Quadra Poliesportiva, Praa Silvio Altapini. almambrado, troca de bancos e (Penha) colocao de brinquedos

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

Presena:

Emendas Parlamentares
DADOS DE 2011 OBJETO LOCAL VALOR
Reforma e Acessibilidade de Cala- Rua Treze de Maio, trecho entre a R$ 90.000,00 da Rua Dom Oriente e a Rua 13 de Maio. (S) Reforma e Acessibilidade de Cala- Rua Treze de Maio, trecho entre a R$ 270.000,00 da Rua Manoel Dutra e a Rua Santo Antonio. (S) Manuteno e Readequao da Rua Cerro Cor, 2010. Edificao do Centro de Desenvol- (Pinheiros) vimento para a Promoo do Envelhecimento Saudvel - CEDPES R$ 150.000,00

Revitalizao de Praa com passeio Praa Lions Clube, localizada R$ 250.000,00 interno e externo em piso intertrava- entre a Rua Flrida e a Arand do, playground com brinquedos de (Brooklin Novo) madeira, rea de estar, iluminao e paisagismo. Reforma na iluminao de Praa Reforma na iluminao de Praa Reforma na iluminao de Praa Reforma na iluminao de Praa Reforma na iluminao de Praa Praa Rui Washington Pereira R$ 14.874,96 (Pinheiros) Praa Professor Haroldo Valado R$ 14.775,04 (Pinheiros) Praa Eder Sader. (Pinheiros) R$ 48.561,79 Praa Victor Sapienza. (Pinheiros) R$ 50.348,00 R$ 51.819,29 R$ 60.729,82 R$ 35.000,00 R$ 100.000,00

Praa Jos Carlos Burle. (Pinheiros) Implantao de ilumicao de Praa Praa Dolores Ibaurruri La Passionista. (Pinheiros) Iluminao de Praa Praa Jos Maria Homem de Montes. (Pinheiros) Execuo de muro de arrimo em ga- Rua Brigadeiro Xavier de Brito. bio - Sociedade Beneficente Santo (Casa Verde) Expedito (Maranata)

Reforma de Praa com demolio Praa Guilherme Kawal. R$ 574.154,50 de pisos e elementos arquitetnicos (Pinheiros) em concreto, execuo de piso de Total R$ 1.710.263,40 concreto nas caladas do entorno, instalao de playground com alamRELATRIO DE GESTO DO MANDATO brado e bancos de concreto e planVereador Floriano Pesaro 2009 - 2012 39 tio de vegetao

Presena:

Emendas Parlamentares
DADOS 2012 OBJETO
Prensas para Galpo para Cooperativa de Catadores Troca de Piso do Mesanino Mercado Equipamentos para ginastica Sinalizao de horizontal e verti cal Reforma e qualificao de Praa Semforo Reforma de Praa Complementao das Caladas da 13 de Maio

LOCAL
(Jabaquara)

VALOR
R$ 250.000,00

Mercado da Cantareira. (S)

R$ 300.000,00

Parque da Luz. (S) Escola Maple Bear. (Butant) Praa Jorge Baptista. (Pinheiros)

R$ 166.000,00 R$ 15.000,00 R$ 140.000,00

Avenida Rubens Fraga de Toledo. R$ 17.200,00 (Penha) Praa Villa de Sintra / Miranda R$ 250.000,00 dOuro. (Butant) Avenida Treze de Maio. (S) R$ 140.000,00

Total

R$ 1.303.200,00

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

40

Presena:

Indicaes ao Executivo

Fique Sabendo!!! A indicao o requerimento feito ao prefeito sobre a necessidade de diligncias junto aos rgos competentes para solucionar os problemas dos cidados.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

41

ACIMA: Entrega do Muro de Arrimo - Cangaba ABAIXO: Vistoria na Praa Cidade de Milo - Vila Mariana

ACIMA: Como 1 Presidente da Comisso do Meio Ambiente, o vereador Floriano vistoria as aes do Programa Defesa das guas nas represas Billings e Guarapiranga, 2011. ABAIXO: Cooperativa Granja Julieta - Santo Amaro

Comisses e Frentes Parlamentares


m 2009, quando iniciou o mandato como vereador de SP, Floriano Pesaro tornou-se membro da Comisso de Finanas e Oramento (CFO), participou da Comisso Parlamentar de Inqurito da Pedofilia e de Enfrentamento Violncia Sexual Infanto-juvenil e tambm foi eleito vice-presidente de Comisso Extraordinria Permanente em Defesa dos Direitos da Criana, Adolescente e da Juventude. Nos anos de 2010 e 2011, integrou a Comisso de Constituio, Justia e Legislao Participativa (CCJ) e foi o primeiro presidente da Comisso Extraordinria Permanente do Meio Ambiente. Em 2011, foi eleito lder da bancada do PSDB, feito raro para parlamentares em primeiro mandato. Foi, ainda, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, dos Microempreendedores Individuais e das Cooperativas. Integrou ainda a Frente Parlamentar para implantao do Conselho de Representantes da cidade de So Paulo, como vice-presidente e relator da Subcomisso de Acompanhamento do Plano de Metas 2012. Ainda em 2011, ganhou o prmio Boas Prticas Legislativas (1 edio), com o projeto Aquisio de Papis com Certificao, na categoria Inovao. No mesmo ano, foi finalista na categoria Excelncia, com a Lei 15.276, que estabelece diretrizes para a Poltica Municipal de Preveno e Combate ao Trabalho Infantil em Suas Piores Formas. Em fevereiro, o vereador foi reconduzido liderana do PSDB na Casa Legislativa. Atualmente, presidente da Comisso Extraordinria Permanente de Defesa dos Direitos da Criana, do Adolescente e da Juventude e membro da Comisso de Sade, Promoo Social, Trabalho e Mulher. Alm disso, lutou pela criao da Frente Parlamentar de Mobilidade Humana, recm-aprovada na Cmara Municipal.

O SEU VEREADOR...
...teve o primeiro projeto do mandato aprovado na Cmara em abril de 2009: a criao da Frente Parlamentar em Defesa das Microempresas, das Empresas de Pequeno Porte, dos Microempreendedores Individuais e das Cooperativas. Floriano preside a Frente.
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

44

ACIMA: Gravao do programa A Liga, sobre lcool e direo. ABAIXO: Cerimnia de sano do Dia em Memria s Vtimas do Holocausto, com Boris Ber, Floriano Pesaro, Prefeito Gilberto Kassab e Claudio Lottenberg.

RELATRIO DE GESTO 2009 | 2010 | 2011 | 2012

Vereador Floriano Pesaro

05 20

Transparncia Financeira
Despesas do Gabinete Janeiro de 2009 Abril de 2012

Combustvel Elaborao e Manuteno do Site e Software Cursos e Aperfeioamento Profissional Telefone Fixo e Mvel Grficas e Impressos Material de Escritrio Assistncia Tcnica e Copiadoras Assessoria Jurdica Correios Assinatura de Jornais e Revistas Locao de Mveis e Equipamentos Eventos, Seminrios e Debates Locao de Veculo

R$ 30.971,29 R$ 20.441,35 R$ 3.719,05 R$ 36.736,43 R$ 124.711,42 R$ 22.600,00 R$ 5.979,00 R$ 155.600,00 R$ 7.903,57 R$ 13.898,42 R$ 3.420,00 R$ 6.708,00 R$ 37.574,5

O SEU VEREADOR...
...desde de janeiro de 2012, vice-presidente do Conselho de Responsabilidade Social (CONSOCIAL/ FIESP), que tem como objetivo garantir a probidade e a transparncia do servio pblico.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

46

E v e n t o s

Publicaes
evar informaes de utilidade pblica para aos cidados paulistanos: esse foi o objetivo de cada artigo, jornal mensal, cartilha e panfleto que saiu do gabinete do seu vereador.

Impresso em 2009.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

49

Impresso em 2012.

A iniciativa de divulgar a legislao do MEI para a populao da cidade de So Paulo, por meio da cartilha elaborada em conjunto com o vereador Floriano Pesaro, constituiu um esforo para dar capilaridade ao assunto e alcanar quem realmente pode ser beneficiado pela Lei Complementar 12.808. A iniciativa gerou elogios, j que demonstra preocupao em melhorar a vida daqueles trabalhadores que querem sair da informalidade e ter acesso aos benefcios previdencirios. Mendes Thame (Deputado Federal).

Jornal Impresso em Fevereiro de 2012.

Jornal Impresso em Dezembro de 2010.

Jornal Impresso em Setembro de 2011.

Jornal Impresso em Setembro de 2011.

JORNAL DA TARDE Publicado em 04/2011

DIRIO DE SO PAULO Publicado em 05/2010

ARTIGOS DE JORNAL

FOLHA DE SO PAULO - Publicado em 04/2012

FOLHA DE SO PAULO - Publicado em 07/2011

FOLHA DE SO PAULO - Publicado em 12/2010

FOLHA DE SO PAULO - Publicado em 04/2009

JORNAL DA TARDE - Publicado em 04/2011

Mensalmente o vereador Floriano Pesaro enriquece o blog com artigos sobre temas que interferem diretamente na qualidade de vida do paulistano. Mobilidade humana, voto distrital e polticas pblicas para as pessoas da terceira idade so exemplos de temas que o Floriano traz para o conhecimento e reflexo do leitor. Guilherme Bara

Por Floriano Pesaro So Paulo uma cidade singular, de nmeros estratosfricos: a stima maior cidade do globo, com mais de 11 milhes de habitantes; o corao da stima economia do Planeta; a Grande So Paulo tem um PIB de US$ 400 bilhes, mesmo valor do PIB das Filipinas, por exemplo. Quando o assunto frota de txis e helicpteros, s perde para Nova Iorque e caminha na mesma direo no que se refere a automveis particulares. Todas essas referncias so smbolos da vibrante e ascendente economia paulistana, mas contrastam de forma gritante com o nmero de opes que a cidade oferece aos que tentam reverter a lgica individualista de se locomover. Muito em breve, a cidade pode parar. Vejamos: A nossa cidade, de dimenso estadual tanto em rea quanto em populao no oferece mais que 150 quilmetros entre ciclovias e ciclofaixas, o que ainda muito pouco. Deveramos ter no mnimo 400 quilmetros. Nova York tem 400 quilmetros de ciclovias para seus oito milhes de habitantes. Em Paris, so 440 quilmetros. No precisamos ir longe. Em Bogot, na vizinha Colmbia, so 180 quilmetros. Em So Paulo, estima-se que mais 300 mil ciclistas utilizam as ciclovias, as ciclofaixas e demais meios compartilhados com o pedal. Aos domingos, este nmero chega a 40 mil ciclistas. A bicicleta tornou-se um importante meio de substituio dos veculos automotores. No polui o meio ambiente, saudvel, no gera congestionamentos, tem preo acessvel, baixo custo de manuteno e no exige combustvel. Trata-se de um smbolo do conceito de sustentabilidade. Para incentivar mais pessoas a usar a bicicleta, precisamos ampliar as ciclofaixas e ciclovias alm de, principalmente, mudar a cultura do trnsito.

H uma crena dominante entre motoristas e motociclistas de que a bicicleta um veculo menos importante, um intruso no espao urbano. H um entendimento equivocado de que o ciclista quem deve se proteger, desviar dos carros e, se possvel, sequer existir. Esquecem que, se houvesse uma hierarquia no trnsito, o mais vulnervel quem deveria ser priorizado ou seja, aquele que est mais exposto. No h dvidas de que nessa matemtica o ciclista deveria estar em primeiro plano. Os acidentes com ciclistas ilustram muito bem o que ocorre na nossa cidade. Em cerca de uma semana, dois ciclistas morreram em diferentes regies de So Paulo. A confuso nas vias dilui as responsabilidades e favorece uma espcie de barbrie annima. Na feroz disputa por espao, esquecemos de que a rua um espao pblico. No existe um que mais dono do que o outro. A rua pertence a todos. O direito de ir e vir no pode ser proporcional s dimenses do veculo. Os mais fortes e mais robustos no tm prioridade nas vias pblicas. Alm da disputa por espao, os condutores de veculos esto cada vez mais estressados, utilizando as vias pblicas para praticar todo o tipo de incivilidade e de agresso ao outro. preciso uma mentalidade mais ecolgica, que leve em conta a cordialidade e o interesse pblico. Por isso, preciso reverter a lgica com que a locomoo vem sendo pensada em nossa cidade. nisso que pensamos quando propusemos a criao da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana projeto de nossa autoria aprovado semana passada na Cmara Municipal de So Paulo. Com a Frente teremos um espao para debater as questes que afetam os cidados que se deslocam sem a utilizao de veculos motorizados, em especial, ciclistas, cadeirantes e pedestres. fundamental abordar a mobilidade sob a tica do planejamento urbano, da educao, da cidadania e segurana no Trnsito. Historicamente, tentamos resolver os problemas dos transportes metropolitanos pela vertente da infraestrutura viria, e no pela adoo de um modelo focado nos cidados e em suas necessidades. Desse modo, j passada a hora de iniciarmos este debate. A mobilidade deve se inserir em um novo modo de pensar a Poltica Urbana, que deve estar pautada no trip: mobilidade humana, desenvolvimento local e sustentabilidade ambiental. E para isso precisamos das mudanas j! S se muda o futuro com aes no presente. Vamos comear? Floriano Pesaro, socilogo, vereador e Lder da bancada do PSDB na Cmara Municipal de So Paulo

Programa: Um dia com o vereador


Jovens mais perto do dia a dia dinmico de um parlamentar ativo.

Iniciado em 5 de maio de 2011, com a presena do estudante de Economia da Universidade de So Paulo, Gustavo Novaes, o Programa Um dia com o vereador surgiu da vontade que Floriano tem de desmitificar a imagem negativa dos polticos frente populao - especialmente os jovens. Floriano Pesaro recebe jovens interessados em saber o que, de fato, faz um vereador e como ele atua para melhorar a cidade. Alm de acompanhar um dia inteiro de atividades ao lado do vereador, os estudantes aprendem sobre o funcionamento do Legislativo, a rotina de um poltico ativo e tm a possibilidade de se engajar e ajudar a construir uma So Paulo mais humana e igualitria.

Assim como sempre cobramos maior aproximao de nossos representantes, ns, cidados, tambm devemos nos aproximar deles; acompanharmos os seus respectivos trabalhos para a sociedade e participarmos ativamente da gesto da

coisa pblica, Ivan Amorim, aluno de


Gesto Pblica, da USP Leste.

Aprendi muito. Acompanhei a Comisso de Constituio e Justia, no sabia que os projetos de lei, para serem aprovados, precisavam passar primeiro por esta comisso, Lucas Corso, estudante de ensino
mdio na ETESP.

Ainda h um esteretipo de que o poltico o que h de ruim e atrasado. Nem todos so assim. Posso dizer que ouvi ideias muito boas e vi polticos muito srios, Dany
Simons aluno de Economia, da Fundao Getlio Vargas.

Poder ver o Floriano Pesaro atuando me faz sentir orgulho de dizer: este meu

vereador,

Carolina Martin, estudante de Direito, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nmeros do Mandato

* At Maio de 2012

* At Maio de 2012

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

65

Nmeros do Mandato

* At Maio de 2012

* At Maio de 2012
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

66

Nmeros do Mandato

* At Maio de 2012

ATUAO LEGISLATIVA PROJETOS E SOLICITAES 2009 2010 2011 *2012 Projetos de Lei (PL) Projetos de Resoluo (PR) Projetos de Decreto Legislativo (PDL) Projeto de Emenda Lei Orgnica (PLO) Emendas Solicitadas 15 1 1 1 8 13 1 5 2 10 15 0 3 2 13 10 0 2 0 11

TOTAL 53 02 11 05 42

Obs: Seu vereador tornou-se coautor de trs projetos de 2008 e um de 2007, realizando modificaes.

APROVADOS E SANCIONADOS Lei Resoluo Decreto Legislativo TOTAL

* At Maio de 2012

17 02 09 28
RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

68

Vereador 2.0
A
internet e as redes sociais oferecem um conjunto extraordinario de ferramentas para aproximar os politicos dos eleitores. Ao usar sites, blogs ou o Twitter, os parlamentares podem estabelecer um dialogo direto com o eleitorado. O vereador Floriano Pesaro exemplo de parlamentar que sabe aproveitar o potencial dessas ferramentas e meios de comunicao. , muito provavelmente, um dos homens pblicos brasileiros que melhor se relaciona com a vida on-line. Via tablet ou smartphone pessoais, ele publica textos, fotos e vdeos onde quer que esteja, inclusive aos fins de semana, em diversas redes sociais, sobretudo Facebook, Twitter e Instagram. As contas do vereador no Picasa, Youtube e Orkut tambm so muito ativas e recebem novos posts e contedo diariamente. Os meios virtuais aproximam Floriano dos cidados de SP, que podem acompanhar cada passo do vereador na cidade e na Cmara, alm de conferir, quase em tempo real, todas as aes do mandato. O site florianopesaro.com.br inclui a webTV Floriano, a webrdio Floriano, alm da rea de notcias, atividades, contas, projetos, leis e enquetes... Alm disso, Floriano e sua equipe mantm dois blogs. O Blog do Floriano (florianopesaro.com.br/blogdofloriano) rene notcias relacionadas cidade de SP e tambm servios e informaes de interesse pblico. atualizado todos os dias com, no mnimo, um texto ou vdeo. J no Orgulho de ser poltico (florianopesaro.com.br/orgulhodeserpolitico/), h textos opinativos e analticos relacionados poltica nacional, estadual e municipal. Por tudo isso, Floriano destacou-se como autntico Poltico 2.0, que interage com os cidados, presta contas do mandato, recebe e responde prontamente s crticas, dvidas e sugestes de todos. Entre os dias 23 e 25 de agosto de 2011, a pesquisa Politico 2.0 - Vereadores de Sao Paulo mergulhou na vida digital dos 55 vereadores paulistanos. Nesse periodo foram visitadas centenas de paginas e canais sociais na internet. Mais de 6.000 indicadores foram classificados e analisados, com uma metodologia rigorosa. Sobre a atuao on-line de Floriano Pesaro, o pesquisadores destacaram: Alm de ter um site bem organizado, fcil para encontrar as informaes, que inclui link para os gastos de gabinete, o vereador Floriano Pesaro (PSDB) encontrou uma forma criativa de estimular o eleitor a dar sua opinio em assuntos de interesse do municpio. Em seu site os visitantes podem votar nas propostas enviadas pelo prefeito, antes mesmo que os prprios parlamentares paulistanos o faam. O visitante ainda pode deixar seu comentrio. (...) Floriano Pesaro usou uma ferramenta simples, as enquetes, para obter o engajamento do eleitor na discusso de temas relevantes. Trata-se de uma iniciativa criativa, tpica de um verdadeiro poltico 2.0, segundo o texto do estudo realizado pela empresa Medialog.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

69

Vereador 2.0
Floriano na Web:

florianopesaro.com.br
/FlorianoPesaro45 Floriano45

Floriano Pesaro

florianoppesaro

/floriano45

floriano45

florianopesaro.com.br/blogdofloriano florianopesaro.com.br/orgulhodeserpolitico

O que o QR Code?
Cdigo de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que tm cmera fotogrfica. Esse cdigo, aps a decodificao, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que ir redirecionar o acesso ao contedo publicado em algum site. O site florianopesaro.com.br foi um dos primeiros da Cmara Municipal a oferecer esta tecnologia, facilitando o acesso informao.

Implememtao do Programa de Dados Abertos do Parlamento

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

70

Vereador 2.0

O SEU VEREADOR... ...segundo a publicao especializada Poltico Web 2.0, da Mdia Log, quem mais interage com a populao pelo Twitter: um tute a cada 13 minutos. O site do mandato tambm foi destaque: Alm de ter um site bem organizado, fcil para encontrar as informaes, que inclui link para os gastos de gabinete, o vereador Floriano Pesaro (PSDB) encontrou uma forma criativa de estimular o eleitor a dar sua opinio em assuntos de interesse do municpio.

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

71

Vereador 2.0

Grfico de Visitas do Site Oficial:

Fonte: Google Analytics


RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

72

Palavras Finais
A Vereana na Cidade Global

exerccio de mandato de vereador na cidade de So Paulo um enorme desafio. Em 140 anos, a populao da cidade cresceu mais de 300 vezes, embora suas instituies tenham conservado, em grande medida, um padro exageradamente centralizado. Megalpoles, que so motores de crescimento e inovao, apresentam problemas de uma complexidade extraordinria: desigualdades sociais flagrantes, que condicionam agudamente o acesso de seus cidados s condies urbanas de existncia, problemas ambientais originrios do transporte, do lixo, da falta de saneamento entre outros, impondo ao poder pblico responder, ao mesmo tempo, soluo desses entraves, bem como cuidar para que a cidade desenvolva uma estratgia capaz de lhe assegurar o papel de centro de produo econmica, tcnica e cultural, oferendo a seus habitantes uma vida saudvel, de fcil convvio e bem-estar. Governar esses conglomerados humanos exige dos governantes um permanente olhar sobre o presente e sobre o futuro, sobre como as partes influenciam o todo; exige igualmente criar um ambiente democrtico, em que a diversidade possa ter voz e acordos possam ser estabelecidos para a superao de tantos obstculos. O que encontramos no relato do Vereador Floriano Pesaro, que nesse momento finda seu primeiro mandato, a expresso da clareza da necessidade de atuar sobre grandes temas que permeiam a vida de todos os muncipes: a proteo e apoio queles que se encontram em situao de vulnerabilidade social, a busca de alternativas recuperao do meio ambiente, o estmulo criao de empregos por meio dos pequenos negcios, a implementao de formas de gesto pblica transparentes e republicanas, entre outros. Floriano Pesaro ocupou, dessa maneira, a posio necessria de checks and balances do poder Executivo, que a ordem democrtica permite e induz, atuando de modo complementar e/ou crtico, mantendo a viso de conjunto que a cidade de So Paulo requer. Deixa-nos como saldo desse mandato, alm dos inmeros feitos aqui recordados, a confirmao de que, a despeito de termos instituies muito acanhadas para a representao poltica nessa cidade, a vereana pode ser um espao fundamental de transformao.

Evelyn Levy
Especialista em Gesto Pblica, publicou Democracia nas Cidades Globais, um estudo comparado de Londres e So Paulo, Studio Nobel, So Paulo, 1997

RELATRIO DE GESTO DO MANDATO

Vereador Floriano Pesaro 2009 - 2012

73

Centro da Cidade de So Paulo

L I N H A D O T E M P O

L I N H A D O T E M P O

Crditos Fotos
Juvenal Pereira Renato Souza Gabriel Carmona Juliana Vilas

Relatrio de Gesto do Mandato Vereador FLORIANO PESARO 2009 - 2012

Вам также может понравиться