Вы находитесь на странице: 1из 3

ADM716 – Mercado de Capitais Prof. Ricardo Pereira Câmara Leal

COPPEAD/UFRJ, Caixa Postal 68514, Rio de Janeiro, RJ 21941-972 E-Mail: rleal@ufrj.br Tel.: 3938-9871; Fax 3938-9817

Sobre Esse Curso

Ementa

Este curso oferece uma introdução aplicada ao apreçamento de ativos (asset pricing) e à gestão de carteiras. O curso emprega conhecimentos básicos sobre o mercado financeiro brasileiro e seus principais títulos e inicia abordando a teoria de carteiras, passando pela otimização de carteiras de Markowitz e fatores únicos até se chegar à discussão dos modelos de avaliação de ativos financeiros usados na prática, tais como o CAPM, APT e outros modelos empíricos. Nós abordaremos em maior

detalhe o mercado de ações. O mercado de derivativos financeiros será abordado superficialmente, pois

é o foco de outras disciplinas. O mercado de renda fixa também pode ser apresentado, se houver tempo.

Material do Curso

Nós usaremos o livro de Elton & alli como texto principal, embora não obrigatório. Qualquer edição do livro, em português ou inglês, serve. Há vários disponíveis na biblioteca. O livro não se encontra disponível para compra. Além dos capítulos do livro, a leitura de artigos seminais poderá ser designada. Uma lista tentativa encontra-se abaixo. Exercícios e atividades também poderão ser designados para se fazer em sala ou em casa. Estas atividades extras podem ou não contar pontos e fazem parte do estudo. Detalhes serão fornecidos a cada aula. Todo material do curso que não tiver restrições de copyright será enviado por email.

Comunicação

Nós vamos nos comunicar por e-mail durante o período. É possível que eu mande informações para

você via e-mail e somente via e-mail. É sua a responsabilidade de verificar mensagens com freqüência

e me fornecer um endereço de email que você realmente use. Deixar de apresentar um trabalho ou de

cumprir algum requisito do curso por não ter recebido uma mensagem não será considerado como uma justificativa.

Formas de Avaliação

Provas

Haverá duas provas. Ambas poderão ser integralmente de múltipla escolha contendo de 15 a 20 questões.

O que você pode trazer para uma prova?

As provas serão em sala e sem consulta, a não ser que eu estabeleça o contrário. Você pode usar calculadoras financeiras, mas não pode usar computadores pessoais. Sua calculadora deve ter pelo menos a tecla de exponenciação x y para que você possa fazer cálculos de matemática financeira. Não será permitido trazer formulário.

Qual é o assunto de cada prova?

Cada prova cobrirá os assuntos apresentados até aquele ponto do curso desde o exame anterior. É provável que eu não faça aulas de revisão antes de uma prova. Eu vou especificar o material de cada prova uma semana antes da prova. Mais abaixo será apresentada informação sobre as notas e o peso de cada prova.

Reposição de Provas

A prova final é uma prova de reposição opcional. A prova final inclui toda a matéria. A prova final não pode ser usada para melhorar seu grau em uma das provas já realizadas. Somente os alunos que tiverem perdido uma das provas intermediárias podem fazer a prova final. A prova final será na semana de intervalo entre os bimestres.

ADM716 – Mercado de Capitais Prof. Ricardo Pereira Câmara Leal

Graus

As notas de cada prova serão dadas em uma escala de 0 a 100. A nota do curso é a média simples das notas em duas provas. A conversão da média final em pontos para a obtenção do grau final não segue uma escala fixa e depende do desempenho da turma. Eu farei chamada freqüentemente. Você pode perder até três aulas de duas horas cada. A nota de cada aluno, a meu critério pessoal e opção, poderá ser multiplicada por um coeficiente que varia entre 0,8 e 1,2, dependendo da qualidade de sua participação no curso e dos trabalhos executados durante o curso.

Programa Tentativo do Curso

O assunto para cada semana de aula será combinado na aula anterior. Os tópicos de cada semana estão abaixo, mas a relação é tentativa. Em princípio vou seguir o livro de Elton & alli, mas o aluno pode estudar pelo livro que quiser.

Provas nos dias 25 de agosto e 3 de outubro

Semana

Tópico do Programa

Preparação

1

Risco e Retorno de Carteiras

Cap. 4 e 5

2

Fronteiras Eficientes

Cap. 6

3

Modelos de Fatores

Cap. 7 e 8

4

Técnicas de Cálculo da Fronteira Eficiente

Cap. 9 e 11

5

O

CAPM

Cap. 13 e 15

6

O

Modelo APT

Cap. 16

7

Eficiência de Mercado

Cap. 17

8

Introdução a Técnicas de Avaliação

Cap. 18 e 19

9

Avaliação e Risco de Títulos de Renda Fixa

Cap. 20 e 21

10

Revisão, reposições e segunda prova

 

Bibliografia Sugerida

Livro Texto Não Obrigatório

Elton, E.; Gruber, M.; Brown, S., Goetzmann, W. Moderna Teoria de Carteiras e Análise de Investimentos. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

Outros livros substitutos

Bodie, Z.; Kane, A.; Marcus, A. J. Fundamentos de Investimentos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Haugen, R. Modern Investment Theory. 5 th edition, Prentice Hall, 2000.

Bibliografia Brasileira Complementar

Assaf Neto, A. Mercado Financeiro. São Paulo: Atlas, 2000.

Bernstein, P. L.; Damodaran, A. Administração de Investimentos . Porto Alegre: Bookman, 2000.

CNBV. Mercado de Capitais. Rio de Janeiro: Campus, 5ª ed., 2001.

Costa Jr., N.; Leal, R. P. C.; Lemgruber, E. F. Mercado de Capitais: Análise Empírica no Brasil , Atlas,

2000.

Eid Jr., W. Guia Folha Finanças. São Paulo: Publifolha, 2001.

Frankenberg, L. Seu Futuro Financeiro: Como Planejar suas Finanças Pessoais para Toda a Vida. Campus, 1999.

Gradilone, C. Investindo sem Susto – Como lucrar na crise. Campus, 1999.

ADM716 – Mercado de Capitais Prof. Ricardo Pereira Câmara Leal

Mellagi Filho, A. Mercado Financeiro e de Capitais. Atlas, 1998.

Sandroni, P. Dicionário de Administração e Finanças . Editora Best Seller, 1996.

Artigos

Os artigos a seguir poderão ser designados para leitura ao longo do curso. Os artigos que não estiverem disponíveis no SSRN estão disponíveis no Coppead via JSTOR, os mais antigos, ou via Portal Capes.

Internacionais:

Burmeister, E.; Roll, R.; Ross, S. Using Macroeconomic factors to Control Portfolio Risk. BIRR Working Paper, 2003. Disponível em http://www.birr.com/Using_Macroeconomic_Factors.pdf. Acessado em 26/7/2008.

Chen, N.; Roll, R.; Ross, S. Economic Forces and the Stock Market. Journal of Business, v. 59, n. 3, p. 383-403, 1986.

Fama, E. The Behavior of Stock Market Prices. Journal of Business, v. 38, p. 34-105, 1965.

Fama, E. Efficient Capital Markets: a Review of Theory and Empirical Work. Journal of Finance, v. 25, p.383-417, 1970.

Fama, E.; French, K. The Capital Asset Pricing Model: theory and evidence. Journal of Economic Perspectives, v. 18, n. 3, p. 25-46. Disponível em http:/ssrn.com/abstract=440920.

Fama, E.; French, K. The Cross-Section of Expected Returns. Journal of Finance, v. 47, n. 2, p. 427-465, 1992.

Fama, E.; MacBeth, J. Risk, Return, and Equilibrium: Empirical Tests. The Journal of Political Economy, v. 81, n. 3, p. 607-636, 1973.

Koudijs, P. The boats that did not sail - Evidence on the sources of asset price volatility from an 18th century natural experiment. Disponível em http://ssrn.com/abstract=1343659.

Markowitz, H. Portfolio Selection. Journal of Finance, v. 7, n. 1, p.77-91, 1952.

Sharpe, W. Capital Asset Prices: A Theory of Market Equilibrium under Conditions of Risk. Journal of Finance, v. 19, n. 3, p. 425-442, 1964.

Welch, I. A Different Way to Estimate the Equity Premium (for CAPM and One-Factor Model Only). Brown University working paper, 2007. Disponível em http:/ssrn.com/abstract=1077876. Acessado em

26/7/2008.

Welch, I. The Top Achievements, Challenges, and Failures of Finance. Yale ICF working paper, 2001. Disponível em http:/ssrn.com/abstract=291987. Acessado em 26/7/2008.

Nacionais:

Argolo, E. Implementação Prática do Modelo de Fama e French para o Cálculo de Custo de Capital Acionário no Brasil. Coppead/UFRJ: Dissertação de Mestrado, 2008.

Garcia, R.; Bonomo, M. Tests of Conditional Asset Pricing Models in the Brazilian Stock Market. Journal of International Money and Finance, v. 20, n. 1, p. 71-90, 2001.

Leal, R. & al. Uma Ilustração da Implementação do APT para Carteiras de Ações de Valor e de Crescimento Brasileiras. Revista Eletrônica de Administração, v. 10, n. 4, Jul-Ago, 2004. Disponível em http://read.adm.ufrgs.br.

Leal, R.; Neves, M. Existe relação entre o crescimento do PIB brasileiro e os efeitos tamanho, valor e

momento? In: 27o ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD. (2003: Atibaia). Anais

Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, 2003. p. 209 (Texto Integral em CD-ROM dos Anais do 27° ENANPAD).

Schor, A.; Bonomo, M.; Valls Pereira, P. Arbitrage Pricing Theory e Variáveis Macroeconômicas: Um Estudo sobre o Mercado Acionário Brasileiro. Revista de Economia e Administração, v. 1, n. 1, p. 38-63, 2002.

Torres, M.; Bonomo, M., Fernandes, C. A Aleatoriedade do Passeio na Bovespa: Testando a Eficiência do Mercado Acionário Brasileiro. Revista Brasileira de Economia, v. 56, n. 2, p. 199-247, 2002.

Rio de Janeiro: