Вы находитесь на странице: 1из 29
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

AIPA 20 ANOS

FUNDADA NO FINAL DE FEVEREIRO DE 1986, A AIPA TEM MUITO A COMEMORAR, AO COMPLETAR 20 ANOS EM 2006. CONFIRA ALGUNS NÚMEROS, QUE RESUMEM AS REALIZAÇÕES DE DUAS DÉCADAS, E – EM SEGUIDA - O DETALHAMENTO, ANO A ANO, DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES.

* Dezenas de milhares de alunos e mais de mil

. * Dezenas de milhares de alunos e mais de mil professores beneficiados com o Projeto

professores beneficiados com o Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, carro chefe do Programa de Educação Ambiental da AIPA, realizado e m Itu e municípios vizinhos. Projeto este que recebeu o Prêmio “Destaque Ação Verde” do Banco Crefisul, homenagem do Unibanco Ecologia, e foi um dos 5

projetos em destaque na Teleconferência de Educação Ambiental do MEC, em 1997, que integrou 50 mil educadores do país.

* 13 Concursos da Primavera, que se expandiram

do município de Itu para dez municípios na região. A cada ano, são centenas de trabalhos pré- selecionados pelas instituições participantes (que mandam até três por categoria/nível de ensino) e dezenas de prêmios doados por empresas da região. Em 2004, o Concurso foi tema de trabalho no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que teve 3,5 mil participantes em Goiânia.

* 3 cursos de Educação Ambiental para Professores, com pontuação e aprovação pela

Diretoria Regional de Ensino e o MEC, e 1 workshop sobre Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação Ambiental, para professores e estudantes que querem saber mais na área.

Dezenas de Cursos de Capacitação em Horta Orgânica: de dia inteiro, eles beneficiaram cerca de 2 mil pessoas. Desde 2002, passaram a ser oferecidos mensalmente para todos interessados, durante o período letivo.

*

para todos interessados, durante o período letivo. * * Milhares de participantes nas trilhas monitoradas à

* Milhares de participantes nas trilhas monitoradas à sede da Associação, entre os quais, escoteiros, alunos do Ensino Fundamental, de Magistério, universidades, grupos de ONGs e participantes individuais. Em 2005, numa única semana, houve mais de 300 participantes.

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Centenas de palestras, para os mais diferentes públicos – empresas, escolas, clubes de serviço, grupos reunidos por ONGs, eventos especializados, entre outros -, sobre temas como ação da AIPA na região de Itu, Meio Ambiente em geral, qualidade de vida, educação ambiental, desenvolvimento sustentável.

*

vida, educação ambiental, desenvolvimento sustentável. * * Mais de um milhão de mudas de mais de

* Mais de um milhão de mudas de mais

de 50 espécies de árvores nativas, produzidas desde o início dos anos 90 no viveiro da AIPA. Até 2004, o viveiro também disseminou técnicas alternativas de produção de mudas, e ofereceu estágios para estudantes universitários. Com isso, a AIPA contribuiu para a disseminação de mais viveiros e a popularização do plantio de árvores nativas do país.

* Dezenas de municípios beneficiados com as árvores produzidas no viveiro da AIPA,

implantado com apoio do Unibanco Ecologia, Lateinamerika-Zentrum, União Européia. Além de Itu, estes são alguns dos municípios que ganharam mudas para plantios em áreas públicas: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barueri, Cabreúva, Campinas, Cosmópolis, Extrema, Ibiúna, Indaiatuba, Itapetininga, Osasco, Piedade, Porto Feliz, Salto, São Paulo, São Roque, Sorocaba, entre outros. Empresas, instituições de ensino, ongs e propriedades rurais também foram beneficiadas.

* Dezenas de exposições em locais como Museu Republicano de Itu, praças ituanas,

eventos em diferentes pontos do país, expondo trabalhos da Associação e resultados

do país, expo ndo trabalhos da Associação e resultados de pesquisas. Em 1988-9, uma delas -

de pesquisas. Em 1988-9, uma delas - exposição “Renascente – Projeto de Recuperação Ambiental em Itu” realizada com

o Sesc SP, percorreu 18 municípios brasileiros,

até chegar ao Salão Negro do Congresso Nacional em Brasília, na época em que se votava o Capítulo do Meio Ambiente da Constituição Federal. Em cada mostra, ongs locais também mostraram seus trabalhos.

* Apoio para realização de centenas eventos

com crianças, adolescentes, adultos, tais como "arrastões ecológicos", feiras de ciências em Itu, campanhas de coleta seletiva de resíduos, plantios de árvores por crianças e jovens, gincanas ecológicas.

* Trabalhos em comunidades, como o Projeto Cidade Nova, em parceria com outras organizações ituanas, ou com a Paróquia Cristo-Rei, em Salto.

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Promoção e apoio a pesquisas científicas, como a que detectou 187 espécies de vertebrados na Área de Proteção Ambiental Itu Bairros Varejão- Taquaral, além de centenas de variedades de plantas nativas, e outras espécies animais. Ou outra, que catalogou mais de 200 espécies de fungos e cogumelos no mesmo espaço.

*

de 200 espécies de fungos e cogumelos no mesmo espaço. * * Criação de três jogos

* Criação de três jogos da memória ecológicos, sobre animais e plantas, e divulgação de outras atividades que unem o lúdico ao didático, tais como roteiros para dramatização com crianças, ou o Jogo da Água, criado por estudantes de Magistério, premiado num Concurso da Primavera e divulgado pelo jornal Urtiga e sites, na internet.

* Centenas de entrevistas jornalísticas, principalmente para órgãos jornalísticos da região – principal foco de atividades da AIPA – mas também para jornais, revistas, rádios e programas de TV de abrangência nacional.

* 169 edições do Urtiga, jornal da AIPA, somando milhares de

notícias e dicas. Só em receitas culinárias, de Vera Salles e Alice

Napolitano, cerca de mil foram disponibilizadas em 19 anos.

Napolitano, cerca de mil foram disponibilizadas em 19 anos. * Mais de 500 páginas do site

* Mais de 500 páginas do site da AIPA - www.aipa.org.br - cujas principais seções são

Educação Ambiental, Comunicação e Árvores Nativas. O site recebeu o Prêmio Itu Best, na categoria Ecologia.

* Cerca de 60 mil exemplares do “Pequeno Guia para o Ecologista Amador”, que - desde que lançado em 1988 -, ganhou várias edições e reimpressões.

em 1988 -, ganhou várias edições e reimpressões. * Mais de mil apostilas “Nossa Ho rta”,

* Mais de mil apostilas “Nossa Horta”, publicação da AIPA lançada em 2003, que traz as principais informações para quem quer implantar uma horta orgânica em casa com o apoio das crianças.

* Milhares de informações ambientais para a mídia, através do

RedeAIPA de Informações Ambientais (1995-7) - disponibilizado para mais de 100 veículos de comunicação de 24 municípios, na segunda fase, com cópia para Ongs órgãos de pesquisa e governamentais locais -, e de releases distribuídos na região, subsidiando a cobertura de temas ambientais dos jornalistas.

subsidiando a cobertura de temas ambientais dos jornalistas. (ilustração – Hilde Weber para a AIPA/1987, adaptação

(ilustração – Hilde Weber para a AIPA/1987, adaptação – Dian Storch)

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

AIPA - ANO A ANO

1986

Fevereiro: A AIPA é fundada por um grupo de sitiantes, fazendeiros e membros da comunidade ituana.

Março: Criação da primeira Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal em Itu, a partir de uma solicitação e estudo técnico da Associação feito para a Administração Municipal. É a APA bairros Varejão-Taquaral, em cuja reserva biológica existe uma importante mancha de cerrado (decreto 1971/86).

Novembro: Começa um projeto piloto de regeneração ambiental da APA Varejão Taquaral, com plantio de espécies nativas na sua Reserva Biológica. O trabalho tem apoio do II GA Cap (Regimento Deodoro - responsável pelo plantio das mudas), Cesp (doadora das mudas), Cetesb e IBDF (apoio no projeto técnico).

Dezembro: É lançado o número zero do jornal Urtiga, como suplemento de jornais ituanos e com distribuição por correio para sócios, jornalistas especializados, entidades ecológicas e autoridades do setor.

Neste ano, a AIPA se torna a primeira entidade ecológica do país cadastrada como entidade cultural, o que a tornou apta a receber benefícios da Lei Sarney, que permitia a dedução parcial do Imposto de Renda para o incentivo à cultura e ecologia. Na ocasião, o então Ministro da Cultura, Celso Furtado, recebeu o presidente da AIPA, Juljan Czapski, para debater assuntos relacionados à relação entre cultura e ecologia.

rela cionados à relação entre cultura e ecologia. 1987 Janeiro-dezembro : Pesquisa de fauna e flora

1987

Janeiro-dezembro: Pesquisa de fauna e flora na Área de Proteção Ambiental bairros Varejão-Taquaral, desenvolvida pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem, nas quatro estações do ano. Classificadas 187 espécies de animais vertebrados e centenas de vegetais. É realizada a documentação fotográfica da Área de Proteção Ambiental. Apoio do BCN e Policlínica Central de Porto Alegre, através da Lei Sarney.

Maio-junho: Preparando o mês do meio ambiente, o médico Helio Chierighini oferece sua residência para uma reunião onde a AIPA apresentou os primeiros resultados da pesquisa de flora e fauna (24/5), e a Associação promove uma visita dos associados

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

e-mail: aipa@aipa.org.br

site: www.aipa.org.br

para conhecer um viveiro de mudas de árvores nativas em Paraibuna, da Cesp. E as artistas Alice Brill, Jurema Waack e Maria Célia Bombana oferecem voluntariamente oficina artístico-ecológicas para a comunidade ituana, na sede da Associação, em Itu no primeiro sábado de junho (6/6). Estas oficinas tornaram-se mensais, e ganharam a colaboração também de Maria Lucia Guitte. Em 27/6, o Ministro Celso Furtado, da Cultura, é o primeiro agraciado com o título de Sócio-Honorário da AIPA.

Julho: Por convite do comandante, Coronel João Gonçalves Soares, a AIPA realiza atividades de conscientização ambiental na colônia de férias oferecidas pelo Regimento Deodoro (2. o Gac ap).

Setembro: o decreto que criou a APA bairros Varejão-Taquaral é transformado em lei municipal, pela Câmara dos Vereadores. A AIPA, através do jornal Urtiga e em conjunto com o COMDEMA e órgãos públicos municipais, lança um concurso inédito para as escolas, intitulado “A Árvore Mais Bonita do Meu Caminho”. E Urtiga recebe o prêmio ABES de Reportagem, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Além do prêmio, a jornalista Silvia Czapski, editora do jornal, recebe os Votos de Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Novembro: Em 17/11, a convite da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia

Legislativa do Estado de São Paulo, a AIPA faz uma apresentação sobre suas atividades

e os primeiros resultados da pesquisa de fauna e flora no cerrado ituano.

Dezembro: Urtiga lança o Jogo da Memória Ecológico, com animais nativos encontrados na pesquisa realizada em I tu. As ilustrações são de 8 artistas de renome, e as informações técnicas, fornecidas por cientistas. Tal é o sucesso junto a crianças, adolescentes, suas famílias e educadores, que o jogo ganha reedições nos anos seguintes.

que o jogo ganha reedições nos anos seguintes. Neste ano , a AIPA é declarada de

Neste ano, a AIPA é declarada de Utilidade Pública Municipal (Lei Municipal 2939/86).E

é convidada a participar do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA.

1988

Fevereiro: A AIPA, na pessoa de seu presidente Juljan Czapski, é apresentada como exemplo de iniciativa ambiental no seminário “Meio Ambiente 2000”, promovido em São Paulo pelo Instituto Goethe, com palestrantes internacionais. Após o evento, Karl Tietman, porta voz do Serviço Federal do Meio Ambiente da Alemanha, acompanhado do jornalista alemão Christian Schutze (do importante jornal Suddeutesche Zeitung) e Uwe Spanger (da Associação Alemã para a Cooperação Técnica) visitam a sede da AIPA, em Itu.

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Junho: Lançada a exposição “Renascente – Projeto de Recuperação Ambiental em Itu”, organizada com o SESC (Serviço Social do Comércio). Até junho de 1989, a mostra percorre 17 cidades paulistas, entre as quais São Paulo, Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São Carlos, chegando ao Congresso Nacional em Brasília. Junto, é lançada a publicação “Pequeno Guia para o E cologista Amador”. Tiragem inicial: oito mil exemplares.

Julho: Com apoio da Associação Brasileira de Balonismo, a A IPA promove, em parceria com prefeitura municipal, Cetesb, COMDEMA e patrocínio de Terras de São José, um experimento de atualização de mapeamento ambiental utilizando vôos em balões. O balão, comandado pelo presidente da Associação Brasileira de Balonismo, prospecta a APA Itu Bairros Varejão Taquaral, de 18 a 22/7. Entre os veículos de comunicação que acompanharam, estiveram as TVs Globo e Bandeirantes.

Setembro: A experiência da AIPA é apresentada em dois eventos: VI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, realizado na Unesp em Rio Claro, em 27/9/87, e no Simpósio de Meio Ambiente da Fundação Konrad Adenauer, realizado no Rio de Janeiro, entre 22 e 24/9.

Dezembro: A mostra “Renascente” chega a Itu, convidando para também apresentar suas atividades o Clube Hortência de Jardinagem, COMDEMA/Itu, Departamento de Animais Peçonhentos, entre outros. Na ocasião, a equipe do Museu Republicano de Itu apresenta mapa detalhado da Área de Proteção Ambiental Itu Bairros Varejão- Taquaral, realizado sob coordenação da geógrafa Antonieta T. R. Bastos, com os pós- graduandos Almerinda T. Barbosa, A. César Leal, Nilse Camargo e Salvador Carpi Jr.

Neste ano, a AIPA é cadastrada no Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), torna-se a única entidade ecológica do interior paulista a entrar no diretório internacional “Natural Resources Directory”, lançado pela Partners of the Américas, com participação da The Tinker Foundation. E o presidente da AIPA é nomeado coordenador da Câmara Técnica do COMDEMA de Itu.

nomeado coordenador da Câmara Técnica do COMDEMA de Itu. 1989 Maio-Setembro : Formação da Rede Verde,

1989

Maio-Setembro: Formação da Rede Verde, com cinco organizações ambientalistas do interior paulista (AIPA, Associação de Proteção Ambiental de São Carlos, Sociedade de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, Associação Rioclarense de Defesa do Meio Ambiente, Associação de Proteção Ambiental de Santa Bárbara D’Oeste), para organizar

o Ecointerior, evento realizado ente 15 e 17/9 em Piracicaba, onde centenas de

participantes discutiram “o que queremos do governo, da sociedade e de nós mesmos”.

A AIPA é encarregada da produção do boletim Rede Verde, remetido a 800 veículos de

comunicação e 450 ONGs de todos o estado, com o apoio da Cesp. Também apoiaram o

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

evento – presidido pelo presidente da AIPA, Juljan Czapski - a Prefeitura Municipal de Piracicaba, o Sesc SP, Universidade Metodista de Piracicaba, Petrobras.

Novembro-dezembro: Edição especial o jornal Urtiga entrevista os dois candidatos a eleições presidenciais: Lula e Collor.

Neste ano, a Associação acompanha de perto a elaboração de Constituição Estadual, no que tange ao meio ambiente. E é convidada para diferentes eventos nacionais, tais como o seminário “Recursos Externos em Projetos de Meio Ambiente (promovido pela Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza em junho, Fortaleza/CE), o Simpósio Nacional sobre Parques Nacionais no Mato Grosso (Chapada dos Guimarães/MT), Encontro Nacional de Educação para o Meio Ambiente, e Encontro Nacional de Municípios e Meio Ambiente (outubro, Belo Horizonte/MG). Também participa do 2. o Congresso Paulista de Ecologistas e Pacifistas (novembro, São Paulo), da reunião “Plataforma Mínima Ambiental para os Presidenciáveis” (setembro/Brasília), e no Encontro sobre Política Nuclear e o Projeto Aramar (setembro, Sorocaba).

1990

Janeiro: Silvia Czapski, representando a AIPA (como organização ambientalista do interior paulista) é nomeada pelo Governador do Estado conselheira-suplente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). O decreto foi publicado em 5/1, mas a nomeação correspondeu ao período dezembro 1989 a dezembro 1991.

Fevereiro: A AIPA prepara, com a Curadoria de Meio Ambiente de Itu, uma representação exigindo investigações da justiça sobre o depósito de “lixo atômico”. O motivo foi notícia sobre contaminação no poço do caseiro onde se encontra o depósito, divulgada no jornal Urtiga.

Março: Em 27/3, ocorre o primeiro Leilão de Arte Ecológico da AIPA, em São Paulo, tendo como leiloeiro José Rubens Chachá, do grupo Ornitorrinco, e a contribuição de artistas plásticos de renome, que doaram quadros, tais como Aldemir Martins, Aparício Basílio da Silva, Odetto Guersoni, Hilde Weber, Gerda Brentani, Gisela Eichbaum, José Pedro de Oliveira Costa, Maria Célia Bombana. São lançados camisetas e broches comemorativos.

Junho: Na semana do meio ambiente, uma comitiva composta por autoridades municipais, do Legislativo (inclusive presidente da Câmara de Vereadores), Executivo e Judiciário, visita à Área de Proteção Ambiental Itu Bairros Varejão Taquaral, e é recebida pela diretoria da AIPA na sua sede. Neste mês, a Câmara de Vereadores de Santa Maria, Rio Grande do Sul, aprova moção de Congratulações ao “Excelente Jornal Urtiga, de alto valor educativo no sentido de educação ambiental”, por indicação do vereador James Pizarro.

no sentido de educação ambiental”, por indicação do vereador James Pizarro. -AIPA-20ANOS-.doc (Página 7)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

e-mail: aipa@aipa.org.br

site: www.aipa.org.br

Setembro: Urtiga revela, com exclusividade, o conteúdo de um Código Estadual de Meio Ambiente, que estava sendo elaborado a portas fechadas pelo governo estadual.

A reportagem provocou a discussão pública do documento.

Neste ano, a AIPA acompanha a elaboração da Lei Orgânica de Itu, que traz um capítulo do meio ambiente e os primeiros trabalhos para a elaboração do Plano Diretor do Município. Também elabora uma Plataforma Ambiental, entregue aos candidatos ituanos a cargos de deputados estaduais, passa a integrar o Fórum das Organizações Não Governamentais, formado com vistas à realização da Eco-92 e participa do Contact 90, em Miami (EUA), que discutiu a obtenção de recursos através de conversão da dívida externa.

1991

Março: Noite “Paz e Ecologia” comemora cinco anos de AIPA no Golf Hotel, em 23/3, com diferentes apoios institucionais, inclusive dos veículos de comunicação local (que chegaram a publicar anúncios gratuitos). O evento inclui coquetel, apresentação de um grupo de danças tchecas da União Cultural Brasil Tchecoslováquia, leilão ecológico de arte, com Flavio Jankovski atuando voluntariamente como leiloeiro, e lançamento de camisetas ecológicas. Para o leilão, foram doados 44 quadros, por artistas da região e de repercussão nacional e internacional.

Maio: O convênio AIPA-Unibanco Ecologia tem início com um evento comemorativo, em 24/5,

prevendo a implantação de programa de Educação Ambiental, com foco nas escolas de I tu,

e de viveiro de mudas de árvores nativas. Os

projetos foram estruturados para servirem como modelos para organizações não governamentais e administrações de municípios menores.

Agosto-Setembro: Organizada pela AIPA com a sociedade dos Amigos do Museu, realiza-se no Museu Republicano de Itu a mostra “Edificações Históricas Particulares”, com fotos de casas antigas em 8 municípios do interior paulista, inclusive Itu, e montagem do Cepesp (Conselho das Entidades Preservacionistas do Estado). O apoio foi do Laboratório Fotográfico Labortec, Empreendimentos Terras de São José e Café Ituano. Além disso, junto com o Fotocineclube de Itu, a AIPA organiza expedição de fotógrafos profissionais e amadores ao longo do Rio Tietê em 11/8, como contribuição

à promoção “Revele o Tietê que Você Vê”

Setembro: A AIPA e o jornal Urtiga – que chegou à 50. a edição -, recebem votos de congratulações da Câmara de Vereadores de Itapetininga, por sugestão do vereador José Rubens Leonel.

Novembro: Assinado o Convênio AIPA – Unibanco Ecologia – Prefeitura da Estância Turística de Itu, com a presença do Prefeito e outras autoridades municipais, e de

Turística de Itu, com a presença do Prefeito e outras autoridades municipais, e de -AIPA-20ANOS-.doc (Página
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Roberto Bornhausen, presidente do Conselho Administrativo do Unibanco. Esse convênio visa a implantação de atividades de educação ambiental nas instituições de ensino municipais e plantio de mudas nativas doadas pela AIPA em áreas públicas.

Dezembro: A AIPA assina convênio com Fundação Florestal do Estado de São Paulo, que prevê doação de sementes à associação, para seu viveiro.

Neste ano, em que Itu criou seis novas áreas de proteção ambiental, a AIPA integra-se ao Fórum de Ongs e Movimentos Sociais, que participa dos preparativos da Eco-92. Entre os eventos para os quais foi convidada, destaca-se o Seminário Regional das Sociedades de Bairro, em Itapetininga em 26/10. E, além do inquérito da Curadoria do Meio Ambiente para investigar o depósito de lixo atômico (Torta II) em Itu, participa de outro, com a mesma Curadoria, que notifica 16 cerâmicas para recuperarem as áreas de onde extraem argila. Foram diversas reuniões com os empreendedores, na busca de solução.

1992

Abril-Junho: A AIPA promove o primeiro curso de Especialização em Meio Ambiente para professores em Itu, com o aval da Secretaria Estadual de Educação, que incluiu aula prática na sede da Associação. Devido à demanda, mais uma edição do curso foi ofertada a partir do final de junho. Desta forma, 80 professores foram beneficiados.

Maio: Lançada a segunda edição, atualizada, do “Pequeno Guia para o Ecologista Amador”, com apoio do Unibanco Ecologia e Sesc SP. Entre as novidades, um capítulo renovado sobre legislação ambiental, escrito voluntariamente pelo advogado José Eduardo Ramos Rodrigues.

Junho: Credenciada para participar dos eventos oficiais da Eco 92, Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Riocentro (RJ), a AIPA participa como ONG do evento mundial e faz a cobertura jornalística para o Urtiga. Também participa dos eventos paralelos, organizados pelo Fórum de Ongs e Movimentos Sociais, no Aterro do Flamengo (RJ). Em São Paulo, o programa Unibanco Ecologia – onde a AIPA é um dos destaques – recebe o Prêmio Top de Marketing, da Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB). Em Itu, a AIPA participa dos eventos comemorativos do Dia do Meio Ambiente, e doa exemplares do “Pequeno Guia para o Ecologista Amador” às bibliotecas escolares ituanas.

Agosto: A AIPA é a única entidade brasileira a participar, em 5/8, da Rede Internacional pela Paz, promovida pela organização internacional Guide, cuja sede fica

Internacional pela Paz, promovida pela organi zação internacional Guide, cuja sede fica -AIPA-20ANOS-.doc (Página 9)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

no Canadá. Foram 100 entidades do Planeta, manifestando-se pela paz no aniversário da explosão da bomba atômica em Hiroshima: “Nós queremos pedir aos homens que fizeram a bomba atômica, para usar a superinteligência para explodir a paz no mundo” foi uma das mensagens de jovens ituanos. O evento foi aberto com o toque dos sinos, em Hiroshima e foi destaque na mídia.

Setembro-outubro: Promoção do “Concurso da Primavera”, para escolas de quatro municípios: Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê. A premiação é em novembro, no Museu Republicano de Itu.

Novembro: Nova edição do “Pequeno Guia para o Ecologista Amador”, com tiragem de 20 mil exemplares, destinados aos funcionários do Unibanco. Com isso, o Guia já chega a 38 mil exemplares.

Dezembro: O jornal Urtiga recebe o Prêmio Esporte Clube Banespa de Ecologia, pela edição dos Jogos da Memória Ecológicos.

Neste ano, a AIPA produziu cerca de 90 mil mudas de árvores nativas, para doação, visando ações de recuperação ambiental e arborização em áreas públicas. Recebeu a Medalha Prudente de Moraes, um diploma-homenagem do Unibanco Ecologia, e foi incluída em dois guias nacionais: “Quem é Quem na Ecologia”, editado pela Apoio Marketing e Editora, e Guia da Ecologia, da Editora Abril. Apoiando as ações de Educação Ambiental, Urtiga lançou novos jogos da memória ecológicos, sobre plantas, idealizados e desenhados voluntariamente por Beolah Coe Teixeira, que foi diretora da Associação e do Instituto de Botânica do Estado. Entre os eventos dos quais participou, destaca-se a Conferência Interparlamentar de Avaliação da Eco-92, acompanhada por Silvia Czapski, em novembro.

da Eco-92, acompanhada por Silvia Czapski, em novembro. 1993 Janeiro : Reunião-almoço, em 16/1, traz à

1993

Janeiro: Reunião-almoço, em 16/1, traz à sede da AIPA membros do Executivo e Legislativo municipais, e da Curadoria do Meio Ambiente. O presidente da AIPA é convidado a presidir o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, permanecendo no cargo até agosto, quando assumiu a diretora da AIPA, Maria Célia Bombana. Uma nova pesquisa científica tem os resultados anunciados pela AIPA: é o levantamento dos fungos existentes na Área de Proteção Ambiental, realizado pelo pesquisador holandês André Meijer, que catalogou 250 espécies, entre fungos e cogumelos, alguns deles inéditos. E o Unibanco anuncia que escolheu o “case AIPA” para concorrer ao 10. o Prêmio Eco, das Câmaras Americanas de Comércio.

Fevereiro: A AIPA participa dos cursos de reciclagem da Guarda Municipal de Itu e dá início ao projeto “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”, implantado inicialmente em 7

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

escolas ituanas, com atividades de desenvolvimento de horta orgânica aliadas a práticas didáticas em sala de aula.

Abril: A AIPA ajuda a organizar em Itu um curso para professores promovido pelo Núcleo Pró-Tietê, sobre Recursos Hídricos, que ocorre na Escola Estadual Pery Guarany Blackmann. E é convidada a integrar uma rede pioneira de intercomunicação eletrônica internacional: o nodo Alternex, que reuniu grupos interessados na defesa do meio ambiente, desenvolvimento eqüitativo, paz e direitos humanos. O apoio é da Fundação Demian, com sede em Londres (Inglaterra).

Junho: No mês do meio ambiente, a AIPA apóia e acompanha a visita do ativista da região do rio Mississipi nos EUA e músico Larry Long a Itu, mostrando-lhe o ecossistema cerrado e seu viveiro, classificados por ele como subsídios para continuar sua luta nos EUA.

Setembro-Outubro: Concurso da Primavera 1993, promovido pela AIPA com apoio de instituições públicas e privadas, novamente chega a 4 municípios.

Novembro: A Câmara de Vereadores de Porto Feliz aprova por unanimidade votos de reconhecimento à AIPA, pela doação de seis mil mudas de árvores nativas ao município.

Dezembro: É assinado na sede da AIPA em Itu o convênio LateinAmerika-Zentrum – União Européia - Unibanco Ecologia – Prefeitura Municipal, com as presenças do embaixador da União Européia no Brasil, Ian Boag; do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Edis Milaré, autoridades municipais, diretores do Unibanco e do LateinAmerika-Zentrum. Na ocasião é inaugurada a estufa e o novo sistema de irrigação do viveiro, que permite ampliar a produção para até 200 mil mudas anuais. O convênio também prevê a ampliação do programa de Educação Ambiental em Itu e o apoio à edição do jornal Urtiga, que passa a ter o patrocínio do LAZ e União Européia.

Neste ano, a AIPA participa de trabalhos da Vigilância Sanitária, de campanhas de plantios de árvores nativas com entidades - como o grupo de escoteiros Utu Guaçu e Rotary Club. Também recebe estagiários da Escola Agrícola Martinho di Ciero, que realizam estudos na Área de Proteção Ambiental bairros Varejão-Taquaral e participa da Feira do Meio Ambiente, organizada pelo SESI em Itu. Em conjunto com o LAZ e a Comissão das Comunidades Européias (hoje, União Européia), doa computador à Curadoria do Meio Ambiente, como forma de agilizar o andamento dos processos.

Ambiente, como forma de agilizar o andamento dos processos. 1994 Fevereiro : A AIPA oferece gratuitamente

1994

Fevereiro: A AIPA oferece gratuitamente a 200 educadoras, entre professoras e diretoras de 23 Emeis e 25 professoras da rede municipal de Cabreúva, o curso “Hortas

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Escolares sem Agrotóxicos – Aplicações Didáticas e Pedagógicas”, organizado com a Secretaria Municipal de Educação, e apoio da Prefeitura de Itu, Comissão das Comunidades Européias, LAZ e Unibanco Ecologia.

Abril-maio: A AIPA integra-se na Rede Antinuclear, que levaria em 18/5, ao Presidente da República, um abaixo- assinado com 130 mil assinaturas, reivindicando o rompimento do Acordo Brasil-Alemanha. Em 5 de maio recebeu uma Caravana Antinuclear em Itu, capitaneada pelo Greenpeace, que visitou as quatro escolas-padrão estaduais (Regente Feijó, Cesário Motta, Ermelinda Machado e Pery Guarany Blackman) e, com apoio da Delegacia de Ensino, encaminhou um kit de informações para as demais escolas. Com o COMDEMA e Prefeitura, organizou debate sobre o tema na sede da prefeitura. Representando a AIPA, Silvia Czapski participa de visita técnica do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) às Instalações de Angra 1. Uma exposição de trabalhos infantis feitos nas escolas de Itu é levada pela AIPA ao Congresso Nacional, em Brasília, e Silvia Czapski é convidada a dar palestra em Reunião Técnica da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara de Deputados, no Congresso Nacional, em Brasília.

Junho: Com a Faculdade de Jornalismo do Instituto Metodista de São Bernardo do Campo, e o LateinAmerika-Zentrum, a AIPA organiza a seção que representará a América Latina numa exposição sobre a situação do jovem, que percorrerá vários municípios da Alemanha. Estudantes foram convidados a fotografar e escrever sobre o tema, e os 11 melhores trabalhos foram selecionados para a mostra. Em Itu, na Semana do Meio Ambiente, a AIPA participa de feira ecológica nas praças da Matriz e do Carmo, apresentando experiências alternativas de educação ambiental e produtos do viveiro, e recebe diretoras das Emeis e Centros Infantis em sua sede. Em nome da AIPA, Silvia Czapski profere palestra na Conferência Municipal de Meio Ambiente, em Sorocaba.

Julho: Uma comissão da Federação Internacional dos Hospitais, liderada por seu presidente (também presidente da Associação Alemã de Hospitais), visita a sede da AIPA, onde discute relações entre ambiente e saúde.

Agosto: O Concurso “A Árvore Mais Bonita do Meu Caminho”, proposto pela AIPA, com

Mais Bonita do Meu Caminho”, proposto pela AIPA, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação,

o

apoio da Secretaria Municipal de Educação, para Emeis e Centros Infantis, antecede

o

Concurso da Primavera 1994, que mais uma vez estende-se a Porto Feliz, Indaiatuba

e

Tietê, além de Itu, atraindo centenas de participantes.

Setembro: O Ministro do Meio Ambiente, Henrique Brandão Cavalcanti, vem a São Paulo, em 30/9, para assinar o convênio que cria a Rede AIPA de Informações

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Ambientais. Patrocinado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e coordenado por Silvia Czapski, o projeto é inicialmente dirigido a 19 municípios das regiões de Sorocaba, Campinas e Piracicaba, prevendo o envio semanal de notícias para a imprensa (jornais, rádios, TVs), workshops e intercâmbio com ONGs ambientalistas, instituições científicas e públicas, na área da comunicação ambiental.

Outubro: A AIPA é convidada para compor dois grupos de trabalho do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Uma, para disciplinar a importação e exportação de resíduos tóxicos, e outra, para disciplinar a questão dos resíduos radioativos.

Neste ano, o programa de Educação Ambiental da AIPA já atende diretamente 21 Emeis e 4 Centros Infantis da Prefeitura. O viveiro da AIPA faz doações de milhares de mudas visando arborização pública para as prefeituras de Araçoiaba da Serra, Cosmópolis, Cabreúva, Osasco e Itapecirica da Serra, entre outros. O jornal Urtiga recebe o Prêmio SENAC de Turismo Ambiental, pela matéria “Um Parque Ameaçado” publicada em fevereiro, sobre a Ilha do Cardoso. Como prêmio, a reportagem passa a integrar um livro da Editora Senac. E a AIPA recebe o prêmio “Destaque Ação Verde”, concedido pelo Banco Crefisul, por suas atividades na área de educação ambiental e viveiro de mudas nativas. A comissão julgadora foi presidida pelo empresário João Márcio Fortes. Entre os eventos em que tomou parte, destaca-se o II Fórum Estadual de Educação Ambiental, onde a equipe de Educação Ambiental apresentou o trabalho “Horticultura – aplicações técnico-pedagógicas na Pré-Escola”.

– aplicações técnico-pedagógicas na Pré-Escola”. 1995 Janeiro : Lançado o Rede AIPA de Informações

1995

Janeiro: Lançado o Rede AIPA de Informações Ambientais, primeira agência de notícias ambientais do interior paulista comandada por uma Ong, a AIPA. O lançamento do projeto incluiu workshops proporcionados pela AIPA para ambientalistas em diferentes municípios. As notícias são distribuídas para 80 veículos de comunicação de 19 municípios paulistas das regiões de Sorocaba, Piracicaba e Campinas, alimentando a expansão dos temas ambientais nos noticiários (rádios, Tvs, jornais, revistas).

Fevereiro: Uma doação de 20 mil mudas nativas à prefeitura paulistana é marcada pelo plantio simbólico de jacarandá-da-bahia no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, comandado por Pierre Phillipe, encarregado de negócios da União Européia no País. Neste mês, a AIPA passa a criar propostas de atividades didáticas em sala de aula, como parte do Programa de Educação Ambiental nas escolas. Os norte-americanos

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Allan e Maria Tereza Stanford, da Ong Partners of Américas (Companheiros das Américas) visitam a sede da AIPA.

Junho: A AIPA comanda a seção brasileira do evento internacional “Navegador Ecológico”, pelo qual o navegador sueco Dennis Ören se propõe a rodar o mundo num veleiro, para distribuir mensagens ecológicas de crianças e jovens. Incentivados pela AIPA, jovens ituanos preparam mensagens para o navegador, expostas no Espaço Cultural Almeida Jr, em Itu, em mostra que teve participação de artistas da região. Ao lado disso, a AIPA doou mais de 1.000 mudas de árvores à população, através da agência Unibanco de Itu, que inaugurou um painel sobre as atividades da entidade.

Setembro-outubro: O Concurso da Primavera 1995 inova com a proposta de subtemas adequados a cada nível de ensino. E a AIPA recebe, em 16/9, votos de congratulações da Câmara de Vereadores de Itu, pelo programa de estágios ofertado a estudantes secundaristas do município.

Outubro-Novembro: Novo curso de Educação Ambiental para professores, com aval da Secretaria Estadual da Educação, traz palestrantes importantes, como Paulo Nogueira-Neto, ex-Secretário Nacional do Meio Ambiente e presidente do Conselho Administrativo da Cetesb. Em novembro sai o número 100 do jornal Urtiga, com o tema “Jornalismo e Meio Ambiente”. Entre os colaboradores, autoridades municipais, estaduais e nacionais, e jornalistas importantes, atuantes na “grande imprensa”.

Neste ano, a AIPA é convidada a participar de atividades das recém criadas Associações de Moradores dos bairros Cidade Nova e Parque Novo Mundo, ajudando a promover uma caminhada ecológica e uma exposição fotográfica na feira livre em 18/11, onde 180 imagens revelaram os principais problemas ambientais percebidos pela população.

pais problemas ambientais percebidos pela população. 1996 Janeiro-fevereiro : A partir de um acordo institucio

1996

Janeiro-fevereiro: A partir de um acordo institucional com a Universidade Federal da Paraíba (UFPA), o viveiro da AIPA passa a receber estagiários desta instituição. Além disso, a AIPA abre vagas para estágios de estudantes de magistério em Itu, para a área de Educação Ambiental.

Fevereiro: A AIPA participa de debate na Câmara de Vereadores de Itu, sobre a criação de lei que ampliaria a APA Itu-Tietê.

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Março: A AIPA comemora o décimo aniversário, com o primeiro Curso Prático de Horta Orgânica para professores e pais de alunos e uma festa, em 23/3. Foi no Golf Hotel, com um leilão ecológico de arte - de obras doadas por 26 artistas plásticos -, apresentação musical e um bazar artístico. Na ocasião, a AIPA homenageou a Fafitu (atual Ceunsp), Delegacia de Ensino de Itu (hoje, Diretoria de Ensino), Museu Republicano de Itu e o Unibanco Ecologia (pelos cinco anos de parceria). Este último doou uma nova série de camisetas com tema ecológico para a Associação. O balanço de atividades revelou que, na área de Educação Ambiental, 31 instituições de ensino já eram atendidas, o viveiro de mudas nativas chegara à produção de 200 mil mudas/ano, o jornal Urtiga alcançara a marca de três prêmios até então, e o “Pequeno Guia do Ecologista Amador” conquistara milhares de leitores.

Junho: Lançada a campanha “AIPA por Itu”, com logotipo criado por Maria Célia Bombana, e objetivo de cristalizar as atividades da Associação. Só no primeiro mês, a campanha doou 2,3 mil mudas de árvores nativas para os ituanos.

Setembro: Por solicitação do Ministério da Educação (MEC), o “Pequeno Guia para o Ecologista Amador” torna-se material de apoio dos cursos “Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental”, promovidos pelo MEC em Maceió (professores do Nordeste), Manaus (professores do Norte) e Brasília (demais regiões do país). Para Néli Gonçalves de Melo, Coordenadora de Educação Ambiental do MEC, ele serviria como uma referência de como incluir educação ambiental nas escolas de 1° Grau (1ª a 4ª série).

Setembro-Novembro: Já na quarta edição e fazendo parte do calendário escolar, o Concurso da Primavera passa a ter um tema central, que em 1996 é “Meu Ambiente". E sub-temas, para cada nível de ensino. Por exemplo, concorrentes de uma das categorias, ele é "Água e Vida", exigindo pesquisa, texto e arte sobre a "água que bebo, a que rega a horta, a da minha casa, das indústrias e sua origem". Além disso, a AIPA oferece mais um curso de Educação Ambiental para professores, com apoio institucional da Secretaria Estadual de Educação. Entre os palestrantes, José Flávio de Oliveira, c oordenador e Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e o professor Marcos Sorre ntino, atual diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Outubro: Realiza-se em Ribeirão Preto o II Ecointerior - Encontro das Organizações Ambientalistas do Interior Paulista. A AIPA é uma das organizadoras.

das Organizações Ambientalistas do Interior Paulista. A AIPA é uma das organizadoras. -AIPA-20ANOS-.doc (Página 15)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Novembro: A AIPA promove sua primeira trilha ecológica, pelo qual visitantes conhecem e comparam ecossistemas nativos, como Cerrado e Mata Ciliar, a áreas alteradas pelo Homem, no município de Itu.

Dezembro: Ao completar 10 anos, o Jornal Urtiga lança número especial com o índice completo das matérias publicadas, desde o número zero (capa, personagem, centrais, midiateca, receitas publicadas, opiniões).

Neste ano, a AIPA recebeu, entre outros visitantes ilustres, 5 representantes da Associação dos Municípios da Suécia, junto com Ben Bronckhorst, da ONG sueca Globe Tree; o Ministro de Comércio da Alemanha Ocidental, e Carlos Alberto Xavier, assessor especial do Ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Por outro lado, problemas de repasse de verbas forçaram a interrupção da circulação do Rede AIPA de Informações Ambientais por alguns meses. Entre outras manifestações, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) pediu a continuidade, a partir de proposta da conselheira Fernanda Colagrossi, e o Encontro dos Ambientalistas do Interior do Estado reivindicou, em moção de apoio, a extensão do serviço para todo estado. Quanto ao viveiro da AIPA, entre os apoios recebidos no ano, a empresa Gardi criou especialmente para a AIPA uma máquina de encher saquinhos.

1997

Fevereiro: Juljan Czapski, presidente da AIPA, é convidado a compor a Câmara Técnica do Mercosul, no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Abril: Rinaldo Augusto Orlandi, diretor científico da AIPA, é escolhido como conselheiro suplente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

Maio: Reportagem sobre o viveiro da AIPA na revista Globo Rural tem grande repercussão em todo país, gerando centenas de solicitações de informações e mudas.

Junho: No Dia do Meio Ambiente (5/6), cerca de 5 mil mudas provenientes do Viveiro da AIPA são doadas à Prefeitura de Itu, seja para plantios no mês do meio ambiente, inclusive em escolas m unicipais, ou doações para a população. Também seus representantes proferiram palestras, como no Senai/Itu, para 450 pessoas (4/6), em eco-evento do Senac em Sorocaba (6/6), entre outros. E, entre os visitantes, destacaram-se grupos de técnicos da Secretaria Estadual da Educação, do Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria Estadual da Agricultura), do Escritório de Desenvolvimento Rural de Sorocaba, de estudantes de biologia da Faculdade Capital em São Paulo, e de bandeirantes. Em 26/6, na 1. a Teleconferência Nacional de Educação Ambiental, promovida pelo MEC com apoio da Unesco e

Nacional de Educação Ambiental, promovida pelo MEC com apoio da Unesco e -AIPA-20ANOS-.doc (Página 16)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

e-mail: aipa@aipa.org.br

site: www.aipa.org.br

Ministério do Meio Ambiente (MMA) para mais de 50 mil escolas e formadores de opinião em 15 mil telepostos espalhados pelo país, um dos cinco destaques foi o Programa de Educação Ambiental da AIPA, em Itu.

Julho: O empresário Jacob Federman oferece jantar em Itu, para que convidados pudessem rever a Teleconferência Nacional de EA, com o que se mostrou sobre a AIPA, em Itu. Nova parceria da AIPA com a Universidade Metodista de São Bernardo do Campo resulta na seção latino-americana de mais uma mostra do LAZ, desta vez sobre a situação da mulher na América Latina. Jovens estudantes de jornalismo retrataram e escreveram sobre o tema, e os melhores trabalhos foram escolhidos.

Agosto: A AIPA é a única ONG ituana a acompanhar visita e audiência pública ao

Projeto Aramar, iniciada por uma visita de deputados federais ao projeto, em Iperó, seguida da audiência, na Câmara de Vereadores de Sorocaba. Impedida de acompanhar os deputados na visita às instalações, a representante da AIPA denunciou

o fato, com grande repercussão. Outras atividades da AIPA também são destaque em

dois veículos de circulação nacional: TV Cultura (programa do Repórter Eco que tratava

do cerrado paulista) e jornal “O Estado de São Paulo”, que repercutiu denúncia do Urtiga, sobre a devastação dos matacões.

Setembro-Outubro: Nova edição do Concurso da Primavera, que neste ano tem “Saúde

e Ambiente” como tema central, atrai milhares de concorrentes. As escolas são responsáveis pela pré-seleção, e empresas locais doam os prêmios.

Outubro: A AIPA é selecionada pelos organizadores da Conferência Nacional de Educação Ambiental, realizada de 7

a 10/10 em Brasília, para apresentar painel sobre o

programa “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”, na ocasião j á atendendo 39 escolas (5 mil alunos). E o Rede AIPA de

Informações Ambientais ganha destaque em Campo Grande/MS, no “Laboratório Ambiental de Jornalismo Imprensa e Pantanal”, do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (realizado com apoio da Fundação Konrad Adenauer); e num Workshop com editores de 4 redes de informações ambientais conduzidas por organizações ambientalistas. Os resultados são publicados em duas publicações especiais.

Novembro: De 14 a 16/11, em São Carlos/SP, ocorre o 2.º Eco São Paulo, encontro das entidades ambientalistas cadastradas no CONSEMA. A AIPA participa da organização.

Neste ano, o jornal Urtiga teve distribuição ampliada para 60 escolas em Itu, para uso em sala de aula: a Delegacia de Ensino é responsável por distribuir a docentes das escolas estaduais; a Secretaria Municipal de Educação, para as municipais, havendo ainda 5 escolas particulares e a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itu (atual Ceunsp). Também estudantes de jornalismo da PUC de Campinas escolheram a AIPA para fazer um trabalho de rádio. Mas, com o fim do apoio do LateinAmerika-Zentrum, a

para fazer um trabalho de rádio. Mas, com o fim do apoio do LateinAmerika-Zentrum, a -AIPA-20ANOS-.doc
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

AIPA revê sua estrutura. Urtiga torna-se bimestral, e inicia estudos para criar uma página na Internet. Parte das mudas de árvores seriam vendidas, em busca da auto- sustentabilidade do projeto.

1998

Janeiro: Silvia Czapski, e a AIPA, recebem voto de congratulações da Câmara Municipal de Sorocaba, pelos trabalhos desenvolvidos em prol do meio ambiente.

Março: Uma pesquisa, realizada junto a 2 mil leitores para direcionar a continuidade do jornal Urtiga traz resultados positivos: 94,68% consideraram o jornal ótimo ou bom. Só 4,13% acharam regular. E ninguém (0%) classificou-o como ruim. 75% declararam que nenhuma seção é dispensável. A maior parte (60%) pediu continuidade no formato das matérias, mas 20% disseram preferir textos mais curtos.

Abril: Em 27/4, com apoio institucional da Fafitu (hoje Ceunsp), ocorreu um debate com educadores do município sobre o jornal Urtiga. Soube-se, por exemplo, que no supletivo o jornal da AIPA alimenta pesquisas estudantis. E que a seção “Dicas Verdes” é útil para atividades didáticas com as crianças (Emeis e Centros Infantis)

Junho: Entre as atividades da AIPA comemorativas da Semana do Meio Ambiente, destacam-se a distribuição de mil mudas em Itu, o convite à associação para ter um stand no Tênis Clube de Itu durante campeonato, e um Arrastão Ecológico no bairro Cidade Nova, promovido com outras instituições, como atividade de conscientização.

Julho: A AIPA, representada por Maria Célia Bombana, com a Consabsi (que congrega associações de bairro), a Associação dos Engenheiros de Itu e a Associação dos Corretores de Imóveis do Município, assumem a discussão sobre uma licitação para a venda de uma área de quase 430 mil metros quadrados pertencentes ao Ministério do Exército. Também discutem outras propostas de reforma urbana, buscando sempre a qualidade de vida no município.

Agosto: Juljan Czapski, presidente da AIPA, é o r epresentante das ONGs da região sudeste no debate sobre o Protocolo Adicional ao Tratado de Assunção para o Meio Ambiente d a Câmara Técnica do CONAMA sobre o Mercosul. O tema é inédito.

Outubro: A convite da ONG sueca Globe Tree, a AIPA é a única entidade brasileira a participar do evento internacional “The Great Vessel” (a grande água), em Portugal. Além de divulgar o evento, enviou gotas de água pura, retiradas de uma nascente no cerrado ituano, com a seguinte mensagem: 'Que estas gotas de água pura, buscadas em Itu numa rara área de cerrado - importante ecossistema brasileiro ameaçado de extinção - simbolizem o desejo dos brasileiros de garantir um meio ambiente inteiro para esta e as futuras gerações'.

os de garantir um meio ambiente inteiro para esta e as futuras gerações'. -AIPA-20ANOS-.doc (Página 18)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

e-mail: aipa@aipa.org.br

site: www.aipa.org.br

Setembro-Outubro: O Concurso da Primavera 1998, focado nos “Os diferentes destinos do Lixo” resulta em dezenas de prêmios doados por empresas, em 21/10, em cerimônia no auditório da Fafitu (atual Ceunsp). Antes, em setembro, a AIPA doara 600 mudas para o projeto Ação Global, realizado pelo SESI com a TV Globo em Itu.

Neste ano, em que chegou à marca de quase 60 mil exemplares do “Pequeno Guia

para o Ecologista Amador” distribuídos, milhares de notícias produzidas através do Rede AIPA de Informações Ambientais e releases para a imprensa, um milhão de mudas nativas entregues, e milhares de professores atendidos, a AIPA iniciou nova fase, de busca de auto-sustentabilidade. Realizou reuniões, por exemplo, com a Secretaria Municipal de Educação, para avaliar o Programa de Educação Ambiental com os próprios educadores. E passou a cobrar taxas simbólicas para atender as escolas, pela participação em seus cursos e trilhas ecológicas. Ao mesmo tempo, continuou ativa nos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal do Meio Ambiente, bem como ao acompanhar ações do executivo e legislativo municipal, no que tange o meio ambiente

e qualidade de vida.

1999

Junho: A AIPA doou mais de mil mudas para os novos bairros Portal do Éden e Cidade Nova, em 1/6, iniciando a Semana Mundial do Meio Ambiente. Além disso, plantou árvores nas praças Conde do Parnaíba

e do Carmo, e ofereceu três tipos de atividades para

escolas integradas ao projeto “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”: plantio de árvores, promoção de “arrastão ecológico”, ou trilha ecológica na sede da Associação. Também tomou parte de debate sobre poluição do Rio Tietê e de Caminhada Ecológica, em Barueri, promovida pela Prefeitura daquele município, com apoio da empresa Fuji. E Silvia Czapski proferiu palestra em Oficina de Jornalismo Ambiental, oferecida pela ONG Com-mam e a Revista Imprensa, na capital paulista.

Setembro-Outubro: O Concurso da Primavera 1999 tem a “Nossa Fauna” como tema central. Além disso, em 19/9, AIPA, em conjunto com o Rotary Club Convenção de Itu

e Sociedade de Amigos da Cidade de Itu (Saci), promove um Arrastão Ecológico no

bairro Cidade Nova, visando a conscientização sobre o problema do lixo. COMDEMA de Itu, Etae, 2.º Ga cap e Consabsi apoiaram o evento. Em 20/9, a Câmara de Vereadores de Itu concedeu à AIPA voto de congratulações pela realização do evento, por sugestão do vereador José Galvão Moreira Filho.

Outubro: Silvia Czapski é homenageada pelo Grupo Consciência Ecológica, de São José dos Campos/SP, pelos relevantes serviços prestados à causa ambiental. E a AIPA é chamada a participar de eventos, como palestra de Marcelo Mattiuci na Escola Estadual

é chamada a participar de eventos, como palestra de Marcelo Mattiuci na Escola Estadual -AIPA-20ANOS-.doc (Página
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

e-mail: aipa@aipa.org.br

site: www.aipa.org.br

Regente Feijó, de Itu, visando subsidiar ações dos alunos de Ensino Médio, ou manutenção de stand no Recreança, organizado pelo Sesi e a TV Aliança Paulista, em

12/10.

Novembro: A AIPA inaugura seu site www.aipa.org.br. Baseado em trabalho voluntário, ele foi viabilizado com apoio da Rede de Informações ao Terceiro Setor (Rits - doou um computador), The Way (hoje Studio Work, ofertou espaço na internet), Impacto (criação gráfica) e colaboradores da AIPA, responsáveis pelos textos e fotos.

Neste ano, sete escolas particulares engajaram-se no programa “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”, que alia atividades práticas na horta a ações didáticas em sala de aula e promoções especiais em datas comemorativas, como o Dia da Terra (abril), Dia das Mães (maio), Dia do Meio Ambiente (Junho), Dia da Árvore (setembro).

2000

Fevereiro: De 84 candidatas, a AIPA é uma das 12 contempladas para um programa inédito do Instituto Peabiru de Ecoturismo, apoiado pelo Fundo Síntese de Investimentos, Lexmark e fundação Avina, para auxiliar o desenvolvimento de projetos ecológicos. Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental, representa a AIPA na proposta.

Março: Prossegue o programa de Educação Ambiental nas escolas em Itu com novos temas para as atividades em sala de aula, como a reciclagem e consumo sustentável. Aderiram ao projeto mais seis escolas de Itu e Salto (EMEIs Maria do Carmo Cristofoletti Pereira, Hary Caricatte, José Motta Navarro, de Itu; EEI Lua Crescente, SESI/Salto e Colégio Prudente de Moraes, de Salto). No 1.º curso de Horta Orgânica do ano, uma turma de Sorocaba é atraída pelas informações do site da AIPA.

Maio: No Encontro de Educação Ambiental, em 5 e 6/5 no campus da USP-Ribeirão

Preto - presidido pela Associação Cultural e Ecológica Pau-Brasil e que reuniu mais de

350 participantes -, a AIPA promove a

“Oficina Parâmetros Curriculares Nacionais

e Educação Ambiental”, e participa da

Oficina de Horta Orgânica, onde apresenta

a sua experiência nas escolas ituanas.

Também acompanha as Audiências Públicas em Sorocaba e São Paulo sobre o projeto Calha Tietê, e promove um curso e uma trilha ecológica para estudantes de Itu.

Junho: No Mês do Meio Ambiente (1 a 6/6), entre as muitas atividades com alunos das escolas em que a AIPA atuou, destacam-se a ”Dramatização da Horta”, que envolveu

240 alunos, professores e funcionários do Sesi/CI (Centro Infantil do Serviço Social da

alunos, professores e funcionários do Sesi /CI (Centro Infantil do Serviço Social da -AIPA-20ANOS-.doc (Página 20)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Indústria); uma visita de 200 alunos da Pré-Escola Municipal Cemus, de Salto à sede da associação, e o apoio da equipe de educação ambiental da AIPA em iniciativas especiais, como a “dança da lagarta”, dos alunos da EEI Pinguinho de Gente, a Feira de Ciências, da EEI Castelinho, entre outros.

Agosto: O “V Encontro Florestas Nativas & Sistemas Agroflorestais" (17 a 20/8, em Botucatu/SP), organizado pela Agroecológica, tem apoio da AIPA - representada no evento pelo engenheiro florestal Célio Freitas Jr e Silvia Czapski -, além da Associação Mata Ciliar, Imaflora e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, atraindo 300 participantes.

Setembro-Outubro: O Concurso da Primavera tem como tema central “A Preciosa Água” e atrai participantes de 10 municípios da região. O “Jogo da Água”, trabalho premiado de estudantes de Magistério, ganha reprodução no site especializado “aguaonline.com.br”.

Neste ano, a AIPA continuou a oferecer palestras e cursos de capacitação em horta orgânica, para centenas de pessoas. As trilhas ecológicas, direcionadas a grupos de escolas da região, foram outro destaque.

2001

Fevereiro: Ao completar 15 anos, a AIPA reúne alguns números relacionados às suas realizações: foram dezenas de milhares de alunos e mais de mil professores beneficiados com o “Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos”, oito Concursos da Primavera, chegando a 10 municípios da região, 3 cursos de Educação Ambiental para Professores aprovados pela Secretaria Estadual de Educação, participação em dezenas de seminários, mais de um milhão de mudas nativas distribuídas na região, 142 edições do Jornal Urtiga, milhares de notícias, através de releases e do Rede AIPA de Informações Ambientais. Em vez de comemoração, ação: a atualização do índice do jornal é uma das novidades, apresentadas através do jornal e do site da Associação.

Março: O site da AIPA - www.aipa.org.br - conquista o prêmio Itu Best, na categoria Ecologia. Na ocasião, já possuía mais de cem páginas, divididas em temas como:

educação ambiental, árvores nativas brasileiras, comunicação ambiental (notícias da AIPA, jornal Urtiga e documentos) e produtos da AIPA. A premiação foi no Ituano Clube.

Abril: O 3.º Arrastão Ecológico do bairro Cidade Nova, em Itu, é organizado pela AIPA, com a Sociedade de Amigos da Cidade de Itu (SACI) e Rotary Itu Convenção, e apoios da Administração Regional de Pirapitingui e Guarda Municipal. Ao final, alunos da EEPG Prof. Anthenor Fruet (CAIC Cidade Nova) plantaram 4 mudas de árvores nativas, doadas pela AIPA.

Fruet (CAIC Cidade Nova) plantaram 4 mudas de árvores nativas, doadas pela AIPA. -AIPA-20ANOS-.doc (Página 21)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Maio: O spalia.com, que era o site da TV Globo em Sorocaba, faz do site da AIPA seu canal de ecologia. E professores do Colégio Objetivo de Sorocaba participam do Curso Prático de Horta Orgânica da AIPA, para subsidiar projeto de implantação de horta orgânica naquele município.

Junho: No mês do meio ambiente, prosseguem atividades especiais nas escolas particulares de Itu integradas ao “Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos”. A AIPA, através do Coordenador de Educação Ambiental, Marcelo Mattiuci, oferece palestras e um novo curso de capacitação em horta orgânica.

Agosto-Setembro: o Concurso da Primavera 2001, com o tema central “Energia”, atrai cada vez mais participantes. São 300 trabalhos finalistas de dez municípios, alguns realizados por grupos, resultando em 83 pessoas premiadas em 21/9, de 21 escolas, em quatro municípios: Cabreúva, Itu, Porto Feliz e Salto. Uma novidade foi a participação do Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Cemada), de Itu.

Setembro: A AIPA é destaque no curso de Jornalismo da Faculdade de Jornalismo Prudente de Moraes, de Itu, cujos alunos fazem reportagens para o jornal impresso e o site da escola. E, em comemoração ao mês da árvore, a associação doa mudas para visitantes de evento comemorativo na Praça do Carmo, em Itu, e participa da Feira de Ciências do Colégio Integrado Monteiro Lobato.

Dezembro: A AIPA, na pessoa de Silvia Czapski, coordenadora de comunicação, debateu “O Papel do Professor na Educação Ambiental”, durante o I Encontro de Profissionais de Educação, do programa de Formação em Serviço, em Itu, em 12/12.

Neste ano, as ações da AIPA nas escolas incluíram palestra de representante da Polícia Florestal, e muitas propostas didáticas e paradidáticas. Visitas revelaram o interesse pelas ações da Associação: em 17/2, foi o embaixador da Polônia no Brasil, Boguslsaw Zakrewski (foto), e sua esposa Olga; em março, foram 18 estudantes e dois professores de pós-graduação em Ecologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) de Itu, interessados em pesquisas científicas no c errado ituano. Na direção contrária, Marcelo Matiucci, coordena dor de Educação Ambiental, realizou visitas de orientação, por e xemplo, no Lar do Menino – Patrocínio, em 19/10 e na Escola Municip al de Educação Infantil Nações I, em Salto.

Municip al de Educação Infantil Nações I, em Salto. 2 002 Janeiro : A AIPA anuncia

2 002

Janeiro: A AIPA anuncia parceria com a Flora Natureza, para viabilizar a continuidade do viveiro. A empresa contribuiria com parte dos custos do viveiro, recebendo parte das mudas em contrapartida. Para disseminar o conhecimento acumulado desde 199 1,

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

programa-se reportagem especial no Jornal Urtiga de março (e no site da AIPA), com dicas para quem queira implantar um projeto semelhante.

Fevereiro: Votos de congratulações, em 13/2, para a AIPA, concedidos ela Câmara de Vereadores de Itu, pelo trabalho realizado junto aos conselhos municipal e estadual do meio ambiente, bem como a 14 escolas em Itu.

Março: Mais um arrastão ecológico em Cidade Nova, em 23/3, organizado em parceria com Saci, Consabsi, Rotary Convenção, Associação dos Amigos de Cidade Nova, e apoio da Prefeitura Municipal. A AIPA, além de ajudar na organização, doa a muda de árvore plantada no final do evento.

Maio-Junho: Urtiga chega à 150.ª edição, no 30.º ano da criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. E tem muito a comemorar - consolidou-se junto às organizações de todo país, recebendo cartas provenientes do Oiapoque ao Chuí, além da distribuição em escolas. É detentor de vários prêmios nacionais. Com o avanço da internet, ganhou versão eletrônica, no site da associação, cuja audiência é crescente.

Junho: Como atividade-extra do Mês do Meio Ambiente, e comemorando a regulamentação da Lei Federal 9795/99 (que tornou a Educação Ambiental obrigatória em todos níveis de ensino) a equipe de reportagem do Urtiga a companha o trabalho da equipe de educação am biental da associação, em escolas do município e de Salto integradas ao programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos. O que re sulta numa reportagem especial do jorn al. Entre as muitas atividades especiais realizadas pelas escolas, a EEI Pinguinho de Gente realiza a III Mostra de Projetos, com apoio técnico da AIPA.

Agosto-Se tembro: O Concurso da Primavera, em sua décima edição, traz um tema instigante: “Da Eco 92 à Rio + 10: o que se fez pelo meio ambiente na região? O que podemos fazer?” Houve 102 alunos premiados, de 5 municípios – Itu, Salto, Itupeva, Tietê, Porto Feliz. O apoio foi de instituições públicas, educacionais, e empresas que deram os prêmios.

Novembro: A AIPA inicia o novo programa AIPA-Recicla, inicialmente destinado a estimular empresas para fornecerem plásticos de embalagens para reciclagem. Até então, era o material menos nobre, e portanto dos mais desprezados para reciclagem . Em 20/11, duas semanas após o lançamento do programa, 12 empresas de Itu e Salto já haviam aderido ao projeto, na maior parte postos de gasolina, dispostos a doar invólucros vazios de óleo lubrificante.

parte postos de gasolina, dispostos a doar invólucros vazios de óleo lubrificante. -AIPA-20ANOS-.doc (Página 23)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Neste ano, os programas da AIPA – de educação ambiental nas esco las, trilhas e cursos, apoiad os pela divulgação da Tombatur, e o AIPA programas da AIPA – de educação ambiental nas esco las, Recicla – mostram um caminho de Recicla – mostram um caminho de prestação de serviços que a Associação passa a cumprir, seguindo uma tendência mundial das Ongs. Sem deixar de lado a função social de acompanhar as que stões ambientais, e lutar pela qualidade de vida da população.

2003

M arço : A AIPA foi uma das poucas ONGs selecionadas para o programa Formatos, do SENAC, voltado à capacitação, durante um semestre, para a gestão do terceiro setor, inclusive técnicas para formatação de projetos.

Maio: A AIPA lança nova publicação - a apostila “Nossa Horta – como implantá-la em escolas ou em casa, com a participação das crianças”, inteiramente impressa em papel reciclado e cheia de dicas. Além de ser apoio para os cursos, ela passa a ser vendida pela internet. E é grande a repercussão de reportagem na Revista Nova Escola, onde a AIPA ensina como fazer uma mini-horta suspensa em garrafa tipo PET. O texto de Marcelo Mattiuci também entrou no site da AIPA. Mas a AIPA também é destaque em veículos de comunicação da região de Itu, como Periscópio, Federação, República d e Itu, TV Tem, TV Convenção, rádios e internet, a na Essência Natural, recém lançada.

Junho: A AIPA firma parceria inédita com a empresa Eco-Solar e - com apoio do Ceunsp e da Cooperativa Agrícola Mista de Itu -, ofereceu dois cursos, em Itu e Salto, sobre como construir em casa aquecedores solares de água de baixo custo. O coordenador de educação ambiental também deu palestras, para a Ong Eco-Salto (ligada à Pastoral da Ecologia da Paróquia Cristo Rei, em Salto) e o Rotary Convenção. E, entre as visitas, uma muito especial, em 24/6: de portadores de necessidades especiais do Instituto Ser, de Campinas, que realizaram atividades especialmente adaptadas a eles na horta e na trilha ecológica. Com orientação da AIPA, escolas integradas ao Projeto “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”, também programaram ações: desde a transform ação, pelas crianças, de garrafas plásticas em lindas jardineiras (reuso de materiais que seriam descartados), ao plantio simbólico de mudas de árvores nativas e/ou produção de mudas de árvores pelos estudantes.

de mudas de árvores nativas e/ou produção de mudas de árvores pelos estudantes. -AIPA-20ANOS-.doc (Página 24)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Agosto: Trazido por seu pai, Eduardo Messas, o estudante secundarista Yuri Fanchini Messas, 14 anos (foto), ganha uma página do jornal Urtiga (edição 157) para a mini fauna e cenas da nature za ituana, que fotografa com uma câmara digital. A apresentação do trabalho amador do estudante ituano foi complementada por artigo assinado por ele e seu pai, no site da AIPA. A repercussão é expressiva: reportagens em jornais ituanos e na TV Globo de Sorocaba, entre outros. E duas escolas estaduais aderem ao projeto “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”: Ermelinda Silveira Machado e Prof. Cícero Siqueira Campos.

Agosto-Setembro: O Concurso da Primavera 2003 - a berto a 10 municípios da região -, traz o tema “Vamos proteg er nossos recursos naturais?” E tem um resultado inesperado: entre as dezenas de alunos premiados, o trabalho do estudante Lennon Ceccere de Souza, de ensino fundamental, publicado no Urtiga, chama a aten ção da diretora da associação, Maria Célia Bombana, que lhe oferece curso de capacitação para a carreira artística, gratuito e individual, na L’Officina Del’Arte.

Outubro: Muitas palestras, no início da primavera - do presidente da AIPA, na Escola Técnica Martinho di Ciero, do coordenador de Educação Ambiental n a EE Antonio Berreta. E visitas: centenas de estudantes das escolas EE Rogério Lázaro Tochetton, d e Itu, Mirinha de Toonello de Salto, e Ermelinda Silveira Machado, realizarem a Trilh a Ecológica da AIPA.

Novembro-Dezembro: Reportagem do Urtiga discute a possibilidade de transformar uma área de 20 alqueires pertencentes ao Ministério do Exército, em pleno centro de Itu, num Parque Ecológico. A AIPA ajudou a capitanear a mobilização, junto com organizações de Itu, como o Prótur e SACI. E Silvia Czapski representa a AIPA em mesa-redonda sobre água, na Jornada da Primavera da Faculdade de Direito de It u.

Neste ano, o programa AIPA-Recicla, circunscrito inicialmente para empresas, atend eu à demanda social, incluindo catadores de Salto, que passaram a receber mais pelo material coletado. E a procura pelo Curso Prático de Capacitação em Horta Orgânica atrai até participantes d e municípios, como Praia Grande, Campinas ou São Pau lo, além de muitos ituanos. Só em agosto, foram dois. A Tombatur, parceira no agendamento, também passa a oferecer trilhas ecológicas da AIPA. Com seu patrocínio , e de mais seis empresas de Itu, a AIPA ganhou folheto colorido sobre estas Trilhas, que ensinam a comparar áreas nativas (cerrado, mata ciliar), com as alteradas pelo Homem. E, cumprindo o objetivo de incentivar estudos e pesquisas de estudantes, cientistas e demais interess ados,

de incentivar estudos e pesquisas de estudantes, cientistas e demais interess ados, -AIPA-20ANOS-.doc (Página 25)
de incentivar estudos e pesquisas de estudantes, cientistas e demais interess ados, -AIPA-20ANOS-.doc (Página 25)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

a AIPA oferece apoio logístico para Andréa Marques, estudante da Unicamp (pós-

graduação), interessada em estudar a polinização no Cerrado de Itu. Os primeiros

resultados são destaque no Urtiga (edição 156).

2004

Fevereiro: Mais que atender o apelo do irmão de Joaquim Roberto de Araújo, funcionário da Coletoria Estadual de Itu durante 30 anos, que morreu em 2003 , Urtiga presta-lhe homenagem. Poeta amador apaixonado pela natureza, foi descoberto pela AIPA em 1987, merecendo reportagem especial já na edição n.º 5 do jornal. Relatando

a morte repentina e inexplicável, o irmão Pedro mandou para a AIPA novos poemas

inéditos, descobertos na casa de Joaquim

O resultado foi a publicação não só no

jornal (edição 160), como também no site www.aipa.org.br.

Março: Atendendo a demanda, a AIPA promove uma trilha ecológica para participantes individuais, em 13/3. Também prosseguem, em todo o semestre, os curso de horta orgânica (um por mês) e o programa “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”, adotado e m várias escolas ituanas. Além do dia a dia das hortas, e de atividades cotidianas em sala de aula, a AIPA orienta realização de eventos em datas ecológicas pouco exploradas, como o Dia da Conservação do Solo (15/4).

Junho: Além de orientar atividades especiais relacionadas ao Mês do Meio Ambiente em 4 escolas de Itu – EEI Pinguinho de Gente, Colégio Almeida Jr, CI Monteiro Lobato e Colégio Castelinho Pueri Domus –, a AIPA oferece assistênc ia na Escola Ecológica da ONG Eco-Salto, ligada à Paróquia Cristo Rei, onde ajudou a implantar uma horta orgâ nica comunitária. E Silvia Czapski, da AIPA, é convidada a participar de workshop para jornalistas no VI Fórum dos Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Gramado /RS.

Agosto-Outubro : Pela primeira vez o Concurso da Primavera se propõe premiar a criação de campanhas ecológicas. O tema é “Campanhas Pela Redução, Reuso E Reciclagem Do Lixo”. Outra novidade é a inclusão de grupos de terceira idade, numa categoria especial (até então, apenas estuda ntes podiam participar). No total, 234 pessoas foram premiadas, por trab alhos

estuda ntes podiam participar). No total, 234 pessoas foram premiadas, por trab alhos -AIPA-20ANOS-.doc (Página 26)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

individuais ou em grupo. Entre os prêmios, livros da Editora e Copiadora Ottoni, cartilhas do Instituto Nina Rosa, porcelana artística da L'Oficina Dell'Arte, ingress os para parques temáticos ofertadas pela Tombatur. Em paralelo, no Dia da Árvore, a AIPA doou 320 mudas de ervas medicinais para o Sesi em Salto.

Novembro : A AIPA participa do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que atraiu 3,5 mil participantes para Goiânia, de 3 a 6/11, com dois trabalhos. Um sobre o Jornal Urtiga como instrumento de Educação Ambiental, apresentado por Silvia Czapski; e outro, proposto por Marcelo Mattiuci, sobre o Concurso da Primavera.

Neste ano, a existência de outros projetos de produção de mudas nativas, inclusive para doação, e a inviabilidade econômica de manter um viveiro para cessão de muda s levou a AIPA a desativar o seu, no segundo semestre. Mas o site da AIPA e o Jornal Urtiga permaneceram, e o programa AIPA Recicla ganhou reforço, oferecendo melhores condições para 30 catadores individuais e organizações como o Eco-S alto, ligado à Paróquia Cristo Rei, em Salto. No balanço de 2003, cerca de 43 toneladas de material reciclável foram coletadas, com parte da renda destinada aos demais projetos da Associação. E os cursos de horta orgânica permaneceram como outra atração.

2 005

Fevere iro : Volta a tona a discussão sobre um Parque Ecológico em Itu, em área reservada ao II GA CAP. Em 25/2, entidades representativas, como AIPA, Saci, Prefeitura, Câmara de Vereadores, União de Amigos do Regimento Deodoro, e Associação dos Engenheiros, discutiram a possibilidade anunciada de compra da área por um empreendedor, que cederia metade para a construção do referido parque. Em paralelo, a nova Secretária de Educação, Marilda Corrijo Elas elogia o programa “Hortas Escolares sem Agrotóxicos”, e manifesta o desejo de reintroduzí-lo nas escolas municipais. As escolas infantis participantes em 2005 são: EEI Pinguinho de Gen te, Jardim da Infância Madre Theodora Objetivo Juninho e Colégio Castelinho Forte Castelo Pueri Domus (educação infantil e pré-escola); CI Monteiro Lobato, Cidade de Salto/Objetivo, Sistema e Caracol (educação infantil e ensino fundamental); Colégios Almeida Júnior e Voiron Objetivo Júnior (Ensino Fundamental)

Abril: Em pleno feriado de 21/4, Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, dá uma aula prática ao vivo sobre preparo de solo e plantio de ervas no programa de Olga Bongiovani, na Rede TV. Neste mês, também falou à TV Convenção e a rádios da região. A repercussã o foi expressiva. Além de grande número de e-mails, as entrevistas atrairam inscrições no Curso Prático de Horta Orgânica provenientes de Monte Mor, entre outros municípios.

Curso Prático de Horta Orgânica provenientes de Monte Mor, entre outros municípios. -AIPA-20ANOS-.doc (Página 27)
ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

Maio-Junho: Para marcar o Mês do Meio Ambiente em Itu, ao lado do apoio a eventos na área escolar, a AIPA, em parceria com a Associação dos Moradores de Cidade Nova, mobilizou os bairros na região de Cidade Nova, em torno da promoção “Bairro que Quero”. Todos habitantes, em especial 4,4 mil estudantes de 4 escolas públicas (EE Prof. Anthenor Fruet, EE Benê Gurgel, EE Pr of. Carolina de Moaraes Maced o e EE Cidade Nova 3), foram convidados a escrever e desenhar os problemas do bairro, a partir de um formulário impresso co m apoio do Serviço Autônomo de Águas

e Esgotos. A proposta culminou

num evento público, que contou com a participação do Prefeito Herculano Jr, que leu vár ias reivindicações, respondendo diretame nte ao público. Não ficou só nisso: a equipe da AIPA se propôs a digitalizar todos os trabalhos, sistematizar as reivindicações e entregar pa ra as autoridades municipais. Editora Ottoni, L’Officina Del’Arte e Loja Meu Cantinho apoiaram a AIPA, doando brindes para o sorteio de brindes para crianças e jovens.

Agosto: Os trabalhos produzidos pela popula çã o, para a promoção “Bairro que Quero” foram digitalizados e avaliados pela AIPA, formando um dossiê de mais de 70 páginas, que apresenta os principais problemas enfrentados pela população, suas reivindicações, avalia a viabilidade das solicitações, propondo soluções mais ecológicas (por exemplo,

pavimentação mais ecológica e eficiente, de que o tradicional asfaltamento das ruas). F oi entregue na Câmara de Vereadores de Itu, para as autoridades do Legislativo e Executivo municipal. Ao mesmo tempo, os resultados foram divulgados no Jorna l Urtiga,

e disponibilizados para a população no site www.aipa.org.br.

Agosto-Outubro: O Concurso da Primavera 2005 tem como tema “Meu Município – Minha Casa”, atingindo 10 municípios, novamente, com apoio de instituições pública s, de ensino e empresas da região. Entre elas, um apoio inédito. Os 47 trabalhos premiados em 22/9, depois de apresentados no Ceunsp, como parte da cerimôn ia de premiação, transformaram-se em exposição no Plaza Shopping de Itu, que também ofereceu estrutura para três mini-cursos, oferecidos pela AIPA, em 24/9. A mostra

ofereceu estrutura para três mini-cursos, oferecidos pela AIPA, em 24/9. A mostra a -AIPA-20ANOS-.doc (Página 28)

a

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

SEDE: FAZENDA S. MIGUEL - B. VAREJÃO – CX.POSTAL 83 – ITU – SP – CEP 13.300-000 – TEL: 11-4026.1320

site: www.aipa.org.br

e-mail: aipa@aipa.org.br

atraiu grande número de visitantes, de 23/9 a 4/10. Os temas dos mini-cursos foram :

ervas medicinais, preparo de solo e combate ecológico de pragas.

Neste ano , a AIPA participa da Conferência das Cidades, em sua fase municipal. Faz parte do subgrupo que discute a política urbana regional e metropolitana. Ante o aumento da acessibilidade à internet, a versão impressa do jornal Urtiga torna-se trimestral, reforçando-se a distribuição nas escolas ituanas. É a transição para torn á-lo inteiramente virtual, através do site da AIPA. Também prosseguem os cursos, o atendimento às escolas, e as trilhas ecológicas. Entre estas, só em outubro, foram centenas de participantes das trilhas ecológicas da AIPA: alunos do Colégio Terras (Ensino Fundamental), três turmas do Ensino Fundamental da E.E. Josef Pinto Chiar elli, de Jandira/SP e uma turma de Biologia do Ceunsp, interessada em vistoriar o cerrado ituano, acompanhados pela professora Eliana Buzelli, e Marcelo Mattiuci, da AIPA.

2 006

O ano apresenta inúmeros desafios, que só serão cumpridos com o apoio de quem queira ajudar a conservar e melhorar o meio ambiente e qualidade de vida na região . A AIPA apresenta um dossiê sobre 20 anos de ação, que revela um impressionante número de realizações, e pode servir de guia para identificar novas demandas e aç ões.

servir de guia para identificar novas demandas e aç ões. Agradecemos a todas as pessoas que

Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram com a AIPA desde sua criação em 1986, seja como sócios, membros da equipe executora dos projetos, da Diretoria, Conselho Diretor, ou colaboradores voluntários e organizações parceiras, sem os quais seria impossível este volume de realizações.

Observação: as fotos e ilustrações apresentadas neste relatório pertencem ao Arquivo AIPA – foram publicadas no Jornal Urtiga, ou/e no site www.aipa.org.br).