Вы находитесь на странице: 1из 10

TV EM QUESTO > TV GLOBO, 50 ANOS

Globo 50 anos: Dez razes para


descomemorar
Por ngela Carrato, professora da UFMG, em 21/04/2015 na edio 847 do Observatrio da
Imprensa

Era para ser uma festa de arromba, com eventos se sucedendo em todo o pas. Grande
parte do que a TV Globo preparou para comemorar seu cinquentenrio, a ser completado
no domingo (26/4), est mantido, mas, sem dvida, no ter o mesmo brilho de outras
pocas. Depois dos problemas verificados durante a sesso solene da Cmara dos
Deputados em homenagem emissora, em que trs militantes em prol da democratizao
da comunicao tiveram que ser retirados por seguranas, as festas em locais abertos ou
de acesso pblico esto sendo repensadas. Os cuidados se justificam.

Nunca a audincia da TV Globo, centro do imprio da famlia Marinho, esteve to baixa.


O Jornal Nacional, seu principal informativo, que chegou a ter 85% de audincia, agora
no passa dos 20%. Suas novelas do horrio nobre esto perdendo pblico para similares
da TV Record. No dia 1 de abril aconteceram atos em prol da cassao da concesso da
emissora em diversas cidades brasileiras. O realizado no Rio de Janeiro, em frente sua
sede, no Jardim Botnico, foi o mais expressivo e contou com 10 mil pessoas. Nmero
infinitamente maior participou, no mesmo horrio, do tuitao e faceboquao
Foraglobogolpista.
Artistas globais e a viva de Roberto Marinho integram a relao de suspeitos de crimes
de evaso fiscal e sero alvo de investigao pela CPI do Senado, criada para analisar a
lista de mais de oito mil brasileiros que tm depsitos em contas secretas na filial do banco
HSBC, na Sua. Este escndalo internacional envolve milhares de pessoas em diversos
pases. A diferena que fora do Brasil o assunto tem tido destaque e coberto
diuturnamente, enquanto aqui, a mdia, Globo frente, prefere ignor-lo ou abord-lo
parcialmente.
Alm disso, o conglomerado teria sonegado o Imposto de Renda ao usar um paraso
fiscal para comprar os direitos de transmisso da Copa do Mundo Fifa de 2002. Aps o
trmino das investigaes, em outubro de 2006, a Receita Federal quis cobrar multa de R$
615 milhes da emissora. No entanto, semanas depois o processo desapareceu da sede
da Receita no Rio de Janeiro. Em janeiro de 2013, uma funcionria da Receita foi
condenada pela Justia a quatro anos de priso como responsvel pelo sumio. No
processo, ela afirmou ter agido por livre e espontnea vontade.
Nem mesmo a campanha filantrpica Criana Esperana, promovida em parceria com a
Unesco, se viu livre de crticas. Um documento datado de 15 de setembro de 2006,
liberado pelo site WikiLeaks em 2013, cita que a Rede Globo repassou Unesco apenas
10% do valor arrecadado desde 1986 com a campanha ( poca R$ 94,8 milhes). A
emissora garante desconhecer essa informao e afirma que todo o dinheiro arrecadado
pela campanha depositado diretamente na conta da Unesco.
Como se tudo isso no bastasse, ao assumir a postura pr-tucanos durante a campanha
eleitoral de 2014, a emissora perdeu parte da rgia publicidade oficial com que sempre foi
contemplada. O governo no anuncia mais na TV Globo e nem na revista Veja e, pelo
menos at o momento, no h indcios de que o quadro esteja prestes a se alterar.
Motivos que tm levado cada dia mais reprteres e equipes da emissora a serem alvo de
protestos e recebidos aos gritos de O povo no bobo. Abaixo a Rede Globo!
Os protestos contra a Rede Globo, pelo visto, vo continuar e existem pelo menos 10
razes para que os setores comprometidos com a democratizao da mdia no Brasil no
tenham nada a comemorar neste cinquentenrio.
1. Canal 4 estava prometido Rdio Nacional

Em meados de 1950, Roberto Marinho era apenas um entre os vrios empresrios da


comunicao no pas. O magnata da poca atendia pelo nome de Assis Chateaubriand e
detinha a maior cadeia de jornais, rdios e duas emissoras nascentes de televiso. A rdio
lder absoluta de audincia e mais querida do Brasil era a Nacional, a PR-8 do Rio de
Janeiro, de propriedade do governo federal. O sucesso da Nacional era tamanho que
animou seus dirigentes a solicitar que o ento presidente da Repblica lhe concedesse um

canal de TV. Constava do currculo da Rdio Nacional j ter feito experincias pioneiras na
rea, ao ocupar o canal 4 para televisionar (como se dizia na poca) dois dos seus
programas.
O presidente da Repblica era Juscelino Kubitschek, que considerou justa a
reivindicao, uma decorrncia natural da liderana da emissora. Na publicao de final de
ano em 1956, a direo da Rdio Nacional anunciava para breve a entrada no ar da sua
emissora, a TV Nacional, canal 4, conforme compromisso assumido por Juscelino. As
concesses de canais de rdio e TV eram atribuies exclusivas do ocupante do Executivo
Federal.
Os meses se passaram e Juscelino esqueceu-se da promessa. No final de 1957, para
surpresa da direo da Rdio Nacional, o canal 4 que lhes fora prometido acabou
concedido para a inexpressiva Rdio Globo, de Roberto Marinho. A deciso foi
condicionada por presses diretas de Chateaubriand, que aceitava qualquer coisa menos
que a Rdio Nacional ingressasse no segmento televisivo, temendo as consequncias
disso para seus negcios. Neste contexto, o canal ir para Roberto Marinho era um mal
menor.
O Brasil perdeu assim a chance histrica de ter, no nascedouro, duas modalidades de
televiso: a comercial, representada pelas emissoras de Chateaubriand, e a estatal voltada
para o interesse pblico como seria a da Rdio Nacional.
2. Acordo com a Time-Life feriu interesses nacionais

Ao contrrio da Rdio Nacional, que dispunha de todas as condies para colocar no ar


sua emissora de TV, a de Roberto Marinho precisou aguardar alguns anos. Para a
implantao da TV Globo, a partir de 1961, foi decisivo o apoio do capital internacional,
representado pelo gigante da mdia norte-americana Time-Life. A emissora comeou a
operar de forma discreta em 26 de abril de 1965 e seus primeiros meses foram um
fracasso em termos de audincia.
Em junho de 1962, Marinho passou a ser apoiado com milhes de dlares, num episdio
que a emissora ainda hoje sustenta que se tratou apenas de um contrato de cooperao
tcnica. A realidade, fartamente documentada por Daniel Herz, em sua obra j clssica A
histria secreta da Rede Globo (1995), prova o contrrio. Roberto Marinho e o grupo
Time-Life contraram um vnculo institucional de tal monta que os tornou scios, o que era
vedado pela Constituio brasileira. Foi este vnculo que assegurou Globo o impulso
financeiro, tcnico e administrativo para alcanar o poderio que veio a ter.
A importncia da ligao com os norte-americanos, nos primrdios da emissora, pode ser
avaliada pela declarao do engenheiro Herbert Fiza, que integrou a sua primeira equipe
tcnica: A Globo era inspirada numa estao de Indianpolis, a WFBM. E o engenheiro de
l foi quem montou tudo, porque a gente no sabia nada.
Chateaubriand, que antes havia ficado satisfeito em inviabilizar o canal de TV para a
Rdio Nacional, percebeu o risco que suas emissoras passavam a correr. Tanto que
dedicou ao Caso Globo/Time-Life nada menos do que 50 artigos, todos atacando
Roberto Marinho e acusando-o de receber, na poca, US$ 5 milhes, repassados em trs
parcelas, o que representava uma ofensiva externa contra os competidores internos
(Morais, 1994, p.667).

A repercusso dessas denncias foi tamanha que a CPI criada pelo Congresso Nacional
para apur-las acabou descobrindo que a TV Globo mantinha no um, mas dois contratos
com o grupo Time-Life. Em um deles, os norte-americanos tinham participao de 49%.
Em outras palavras, no se tratava de contrato, mas de sociedade. A CPI ps fim
sociedade. Mas, ao invs de sair penalizada do episdio, a Globo foi duplamente
beneficiada: Roberto Marinho ficou com o controle total da emissora e os militares, ento
no poder, no tomaram qualquer providncia contra ela. A TV Globo poderia ter tido sua
concesso cassada.
3. O apoio ditadura militar (1964-1985)
Nos anos 1960, o Brasil era visto pelos Estados Unidos como sua rea de influncia
direta. E a TV Globo foi fundamental para trazer para c o way of life norte-americano
juntamente com o seu modelo de televiso. A TV comercial, um dos tipos de emissora
existentes no mundo, adquire aqui o status de nica modalidade de TV. No por acaso,
Murilo Ramos (2000, p.126) caracteriza o surgimento da TV Globo como sendo a primeira
onda de globalizao da televiso brasileira, que, concentrada num nico grupo local,
monopolizou a audincia e teve forte impacto poltico e eleitoral ao longo das dcadas
seguintes.

Durante quase 20 anos, TV Globo e governos militares viveram uma espcie de


simbiose. Os militares, satisfeitos por verem nas telas da Globo apenas imagens e textos
elogiosos ao pas que vai para a frente, retribuam com mais e mais benesses e
privilgios para a emissora. A partir de dezembro de 1968, com a edio do AI-5, o pas
mergulhou no golpe dentro do golpe, com priso e perseguio a todos os considerados
inimigos e adversrios do regime e a adoo de censura prvia aos veculos de
comunicao.
A TV Globo enfrentou alguns casos de censura oficial em suas telenovelas, mas o que
prevaleceu na emissora foi o apoio incondicional de sua direo aos militares no poder e a
autocensura por parte da maioria de seus funcionrios.
Ainda hoje no falta quem se recorde de situaes patticas em que o ento
apresentador do Jornal Nacional, Cid Moreira, mostrava aos milhares de telespectadores
brasileiros cenas de um pas que se constitua em verdadeira ilha de tranquilidade,
enquanto centenas de militantes de esquerda eram perseguidos, presos, torturados ou
mortos nas prises da ditadura. Some-se a isso que a TV Globo sempre se esmerou em
criminalizar quaisquer movimentos populares.
4. O combate permanente s TVs Educativas

Desde 1950 que as elevadas taxas de analfabetismo vigentes no Brasil eram uma
preocupao constante para setores nacionalistas e de esquerda. Uma vez no poder,
algumas alas militares viram na radiodifuso um caminho para combater a subverso e, ao
mesmo tempo, promover a integrao nacional. O resultado disso foi que, em 1965, o
Ministrio da Educao e Cultura (MEC) solicita ao Conselho Nacional de
Telecomunicaes a reserva de 48 canais de VHF e 50 de UHV especificamente para a
televiso educativa.

O nmero era dos mais significativos e poderia ter representado o comeo de canais
voltados para os interesses da populao, a exemplo do que j acontecia em outras partes
do mundo. Pouco depois do decreto ser publicado, Roberto Marinho comea a agir para
reduzir sua eficcia. E, na prtica, conseguiu seu intento. O decreto-lei n 236, de maro
de 1967, se, por um lado, formalizava a existncia das emissoras educativas, por outro
criava uma srie de obstculos para que funcionassem. O artigo 13, por exemplo, obrigava
essas emissoras a transmitir apenas aulas, conferncias, palestras e debates, ao mesmo
tempo em que proibia qualquer tipo de propaganda ou patrocnio a seus programas.
Traduzindo: as TVs Educativas estavam condenadas programao montona e falta
crnica de recursos.
Como se isso no bastasse, o artigo seguinte fechava o cerco a essas emissoras,
determinando que somente pudessem executar o servio de televiso educativa a Unio,
os estados, municpios e territrios, as universidades brasileiras e alguns tipos de
fundaes. Ficavam de foram, por exemplo, sindicatos e as mais diversas entidades da
sociedade civil.
Dez anos aps este decreto-lei, apenas seis emissoras educativas tinham sido criadas no
pas, nmero muito distante dos 98 canais disponveis. As emissoras educativas no
conseguiam avanar, esbarrando na legislao que lhes obrigava a viver exclusivamente
do minguado oramento oficial, ao passo que as televises comerciais, em especial a
Globo, experimentavam crescimento sem precedentes. Crescimento que contribuiu para
cristalizar, em parcela da populao brasileira, a convico de que a emissora de Roberto
Marinho era sinnimo de qualidade.
5. O programa global de telecursos

Oficialmente, o projeto tinha o nome de Educao Continuada por Multimeios e envolvia


um convnio entre a Secretaria de Cooperao Econmica e Tcnica Internacional (Subin)
da Secretaria de Planejamento da Presidncia da Repblica, o BID, a Fundao Roberto
Marinho (FRM) e a Fundao Universidade de Braslia (FUB). Aparentemente, o seu
objetivo era nobre: O atendimento educao de populao de baixa renda do pas,
mediante a utilizao e mtodos no tradicionais de ensino.
Na verso inicial, o convnio tinha 15 clusulas, com a FRM assumindo a condio de
entidade executora e a FUB a de sua coexecutora. Na prtica, o convnio ficou conhecido
como Programa Global de Telecursos e atendia exclusivamente aos interesses da FRM.
Atravs dele, a FRM pretendia, sem qualquer custo, apoderar-se do milionrio negcio
da teleducao no Brasil. Para tanto, esperava contar com recursos nacionais e
internacionais inicialmente da ordem de US$ 5 milhes embutidos em um pacote de U$S
20 milhes solicitados pela Subin ao BID, no incio de 1982.
A parceria com a FUB era importante por ela ser uma entidade voltada para o ensino
pblico e estar isenta de impostos para a importao dos equipamentos necessrios
montagem de um centro de produo televisiva a custo zero. Em outras palavras, a FRM
pretendia tornar-se a administradora da verba (nacional e internacional) destinada s
televises educativas no Brasil, geridas pela Funtev, entidade governamental.
Imediatamente, a Funtev deixou ntido que o convnio exorbitava as competncias da
FRM e da prpria UnB. importante assinalar que pela UnB um dos raros entusiastas
deste convnio era o seu ento reitor, capito de mar-e-guerra Jos Carlos Azevedo.

A discusso em torno deste convnio e da tentativa das Organizaes Globo de


apropriarem-se dos recursos destinados s TVs educativas brasileiras ganham a imprensa
nacional no final de 1982 e incio de 1983. Matria publicada pelo jornal Folha de
S.Paulo (17/04/1983), sob o ttulo de Globo poder monopolizar teleducao, tratava o
assunto em forma de denncia. O tiroteio entre os jornais Globo e Folha de
S.Paulo durou vrios meses e o convnio, que acabou no sendo assinado, s foi
sepultado trs anos depois, com o fim do regime militar. Sem muita cerimnia, o ento
secretrio-executivo da FRM, Jos Carlos Magaldi, chegou a admitir que bvio que no
fazemos teleducao por patriotismo.

Esta no foi a primeira e nem a ltima tentativa das Organizaes Globo de se


apoderarem da teleducao no Brasil. Alis, a FRM tem, nos dias atuais, representado o
Brasil em vrios fruns internacionais sobre educao e teleducao. O MEC sabe disso?
6. O caso Proconsult e o combate a Leonel Brizola
Antes dos petistas, Leonel Brizola foi um dos polticos brasileiros mais combatidos pela
TV Globo e por seu fundador, Roberto Marinho. Marinho nunca o perdoou pelo fato de ter
comandado a Rede da Legalidade, nome que receberam as emissoras de rdio que,
quando da renncia de Jnio Quadros presidncia da Repblica, em 1961, passaram a
defender a posse de seu vice, Joo Goulart. Brizola, ento governador do Rio Grande do
Sul, era cunhado de Goulart.
Com a vitria do golpe civil-militar de 1964, Brizola foi para o exlio e s pode retornar ao
Brasil com a anistia, em 1979. Poltico com fortes compromissos populares, em 1982
disputou o governo do Rio de Janeiro, pelo PDT, partido criado por ele.
O caso Proconsult foi uma tentativa de fraude nas eleies de 1982 para impossibilitar a
vitria de Brizola. Consistia em um sistema informatizado de apurao dos votos, feito pela
empresa Proconsult, associada a antigos colaboradores do regime militar. A mecnica da
fraude consistia em transferir votos nulos ou em branco para que fossem contabilizados
para o candidato apoiado pelas foras situacionistas, Moreira Franco, do ento PDS.
As regras da eleio de 1982 impunham que todos os votos (de vereador a presidente da
Repblica) fossem em um mesmo partido. Portanto, estimava-se um alto ndice de votos
nulos. Os indcios de que os resultados seriam fraudados surgiram da apurao paralela
contratada pelo PDT empresa Sysin Sistemas e Servios de Informtica, que divergiam
completamente do resultado oficial. Outra fonte que obtinha resultados diferentes dos
oficiais foi a Rdio Jornal do Brasil. Roberto Marinho foi acusado de participar no caso.
A fraude foi extensamente denunciada pelo Jornal do Brasil, na poca o principal
concorrente de O Globo no Rio e relatada posteriormente pelos jornalistas Paulo Henrique
Amorim, Maria Helena Passos e Eliakim Arajo no livro Plim Plim, a peleja de Brizola
contra a fraude eleitoral(Conrad Editores, 2005). Devido participao de Marinho no
caso, a tentativa de fraude analisada no documentrio britnico Beyond Citizen Kane,
de 1993. A TV Globo, por sua vez, defendeu-se argumentando que no havia contratado a
Proconsult e que baseava a totalizao dos votos daquela eleio na totalizao prpria
que O Globo estava fazendo.

Em 1994, Brizola venceu novamente Roberto Marinho e a TV Globo ao obter, na Justia,


direito de resposta na emissora. Em 15 de maro, um constrangido Cid Moreira (que por
27 anos esteve frente da bancada do Jornal Nacional) leu texto de 440 palavras que a
Justia obrigou a TV Globo a divulgar em seu telejornal mais nobre.
Foram cerca de trs minutos nos quais Cid Moreira, a cara do JN, incorporou Leonel
Brizola, ento governador do Rio de Janeiro, no mais clebre e ento indito direito de
resposta, que abriu caminho para que outros cidados buscassem amparo legal contra
barbaridades cometidas pela mdia brasileira.
7. Ignorou as Diretas-J
O PMDB lanou, em dezembro de 1983, uma campanha nacional em apoio emenda do
seu deputado Dante de Oliveira (MT) que restabelecia as eleies diretas no pas com o
slogan Diretas-J. O primeiro grande comcio aconteceu em So Paulo, em 25 de janeiro
do ano seguinte, e coincidiu com o 430 aniversrio da cidade. A TV Globo ignorou o
comcio que reuniu milhares de pessoas na Praa da S. Reportagem
do Fantstico sobre o assunto falava apenas em comemoraes do aniversrio de So
Paulo. Omisses semelhantes aconteceram em relao a outros comcios pelas Diretas-J
em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

De acordo com o ex-vice-presidente das Organizaes Globo, Jos Bonifcio de Oliveira


Sobrinho, o Boni, em entrevista ao jornalista Roberto Dvila, na TV Cultura, em dezembro
de 2005, foi o prprio Roberto Marinho quem determinou a censura ao primeiro grande
comcio da campanha pelas Diretas-J. Segundo Boni, quela altura o doutor Roberto
no queria que se falasse em Diretas-J e decidiu que o evento da Praa da S fosse
transmitido sem nenhuma participao de nenhum dos discursantes. Para Boni, alis, no
caso das Diretas-J houve uma censura dupla na Globo: Primeiro, uma censura da
censura; depois, uma censura do doutor Roberto.
A verso de Boni diferente da que aparece no livro Jornal Nacional A Notcia Faz
Histria, publicado pela Jorge Zahar em 2004, e que representa a verso da prpria
Globo para a histria de seu jornalismo. O texto no faz referncia alguma a uma
interveno direta de censura por parte de Roberto Marinho. Alis, a Globo vem tentando
reescrever a sua histria e, ao mesmo tempo, reescrever a prpria histria brasileira. Isto
fica ntido, por exemplo, quando se compara a histria brasileira com a verso que
publicada pela Globo atravs dos verbetes do Memria Globo. Pelo visto, a emissora
aposta na falta de memria e na pouca leitura da maioria dos brasileiros para emplacar a
sua verso dos fatos. Foi a partir da campanha das Diretas-J que teve incio a utilizao,
pelos diversos movimentos populares, do bordo O povo no bobo. Abaixo a Rede
Globo.
8. Manipulao do debate Collor x Lula
Na eleio de 1989, a primeira pelo voto direto para presidente da Repblica desde 1964,
a TV Globo manipulou o debate entre o candidato do PT, Luiz Incio Lula da Silva e o do
PRN, Fernando Collor. O debate era o ltimo e decisivo antes da eleio. No telejornal da
hora do almoo, a TV Globo fez uma edio equilibrada do debate. Para o Jornal
Nacional, houve instrues para mudar tudo e detonar Lula. Foram escolhidos os piores
momentos de Lula e os melhores de Collor. Ainda foram divulgadas pesquisas feitas por

telefone segundo as quais Collor havia vencido. Alm disso, o jornalista Alexandre Garcia
leu um editorial nitidamente contra Lula e o PT.

Desde ento, pesquisas e estudos sobre este caso clssico de manipulao da mdia
tm sido feitas no Brasil, destacando-se as realizadas pelo socilogo, jornalista e professor
aposentado da UnB Vencio A. Lima.
Apesar dos esforos da TV Globo para manter a verso de que a edio deste debate foi
equilibrada, novamente seu ex-diretor Jos Bonifcio Sobrinho contribuiu para derrub-la.
Depois de abordar o assunto em entrevistas imprensa, por ocasio do lanamento de
seu livro de memrias, o ex-dirigente global deu entrevista prpria GloboNews, canal
pago da emissora, na qual admitiu, para o jornalista Geneton Moraes Neto, que, durante
os debates da campanha presidencial transmitidos pela Globo em 1989, tentou ajudar o
candidato alagoano. Para muitos, Boni s fez esta revelao bombstica, que quase
todos j sabiam, para tentar promover seu livro.
9. Contra a democratizao da mdia

Todos os pases democrticos possuem regulao para rdio e televiso. Na GrBretanha, por exemplo, a mdia e sua regulao caminharam juntas. O mesmo pode ser
dito em relao aos Estados Unidos, Frana, Itlia e Japo. Nestes pases, to admirados
pelas elites brasileiras, nunca ningum fez qualquer vnculo entre regulao e censura,
simplesmente porque ele no existe. No Brasil, onde a mdia em geral e a audiovisual em
particular vive numa espcie de paraso desregulamentado, toda vez que um governo
tenta implementar o que existe no resto do mundo acusado de ditatorial e de querer
implantar a censura.
Quando, em 2004, o governo do presidente Lula enviou ao Congresso Nacional projeto
de lei criando o Conselho Nacional de Jornalismo, uma espcie de primeiro passo para
esta regulao, foi duramente criticado pela mdia comercial, TV Globo frente. Desde
sempre, as Organizaes Globo foram contrrias a qualquer legislao que restringisse o
poder absoluto que desfruta a mdia no Brasil. Prova disso que os dispositivos do
Captulo V da Constituio brasileira, que trata da Comunicao Social, continuam at hoje
sem regulamentao.
Entre outros aspectos, o Captulo V probe monoplios e oligoplios por parte dos meios
de comunicao, determina que a programao das emissoras de rdio e TV deva dar
preferncia a finalidades educativas, artsticas, culturais e informativas. O captulo enfatiza,
ainda, que as emissoras e rdio e TV devem promover a cultura nacional e regional, alm
de estimularem a produo independente. Todos esses aspectos mostram como a TV
Globo est na contramo de tudo o que significa uma comunicao democrtica e plural.
Alis, os compromissos dos mais diversos movimentos sociais brasileiros com a
regulao da mdia foram reafirmados durante o 2 Encontro Nacional pelo Direito
Comunicao, promovido pelo Frum Nacional pela Democratizao da Comunicao, de
10 a 12 de abril, em Belo Horizonte. O evento reuniu 682 participantes entre ativistas,
estudantes, militantes, jornalistas, estudiosos, pesquisadores, representantes de entidades
e coletivos de todo o Brasil. Presente ao encontro esteve tambm o canadense Toby
Mendel, consultor da Unesco e diretor-executivo do Centro de Direitos e Democracia.

A carta final do encontro, intitulada Regula J! Por mais democracia e mais direitos,
disponvel na pgina da entidade (www.fndc.org.br), reafirma a luta pela
democratizao da comunicao como pauta aglutinadora e transversal, alm de
conclamar as entidades e ativistas a unirem foras para pressionar o governo a abrir
dilogo com a sociedade sobre a necessidade de regular democraticamente o setor de
comunicao do pas.
10. Golpismo

Para vrios pesquisadores e estudiosos sobre movimentos sociais no Brasil, a mdia, em


especial a TV Globo, tem tido um papel protagonista nas manifestaes contra a
presidente Dilma Rousseff e o PT. Alguns chegam mesmo a afirmar que dificilmente essas
manifestaes teriam repercusso se no fosse a Rede Globo.
Em outras palavras, a Rede Globo, to avessa cobertura de qualquer movimento
popular, entrou de cabea na transmisso destas manifestaes e, no domingo 15 de
maro, por exemplo, mobilizou, como h muito no se via, toda a sua estrutura com o
objetivo de ampliar a dar visibilidade a esses atos. Quase 100% de seus jornalistas
estiveram de planto. Durante o programa Esporte Espetacular, exibido tradicionalmente
nas manhs de domingo, o esporte deu lugar para chamadas ao vivo sobre os protestos,
que, em tom de convocao, passaram a ocupar a maior parte do tempo.
Nas entradas ao vivo em todas as cidades onde aconteciam mobilizaes, os microfones
da emissora captaram gritos de guerra contra o atual governo e xingamentos contra a
presidente. Em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, foi possvel ouvir inclusive
palavres. A ttulo de comparao, as manifestaes de 13 de maro, que tambm
aconteceram em todo o Brasil e defenderam a reforma poltica, no mereceram cobertura
to dedicada do maior conglomerado miditico da Amrica Latina.
Erick Bretas, diretor da Rede Globo que h poucas semanas defendeu abertamente o
impeachment da presidente Dilma nas redes sociais, voltou a se pronunciar sobre os atos
do dia 15, utilizando uma frase de Bob Marley para convocar, atravs de sua pgina no
Facebook, o povo s ruas: Get up, stand up.
No se sabe se Bob Marley apoiaria a postura de Bretas, mas, sem dvida, fato que
entre os princpios editoriais da TV Globo no consta nem a iseno e muito menos o
equilbrio que tanto prega. Por isso, talvez o melhor resumo sobre a realidade desses
protestos e a empolgao da transmisso feita pela TV Globo seja a do professor Gilberto
Maringoni, ex-candidato do PSOL ao governo de So Paulo. Segundo Maringoni, a
manifestao principal no est nas ruas. Est na TV.
Nas redes sociais, internautas repudiaram a cobertura feita pela TV Globo e alcanaram,
durante 48 horas ininterruptas, para a hastag#Globogolpista, a primeira posio entre os
assuntos mais comentados do Twitter. Novos protestos esto previstos para o dia 26/4.
Razo pelo qual este promete ser o pior aniversrio da TV Globo em toda a sua histria.
***
ngela Carrato jornalista e professora do Departamento de Comunicao Social da
UFMG. Este artigo foi publicado no blog Estao Liberdade