Вы находитесь на странице: 1из 6

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO ESSgt

RE: Pel:
RE:
Pel:

VC 1º MÓDULO ADMINISTRAÇÃO CAS EAD - I/14

DATA: 25ABR14 .

GESTÃO PELA QUALIDADE, INFORMÁTICA, ADM DE LOG E MAT, ADM DE REC FINANC, ADM DE PESSOAL.

Instruções:

1) Identifique e assine o Caderno de Perguntas e /ou Folha de Respostas; 2) Prova individual e sem consulta; 3) Questões sem respostas, com respostas rasuradas ou alteradas por corretivo ou a lápis serão consideradas erradas; 4) Questões com mais de uma resposta será considerada errada. 5) Responda as questões utilizando, impreterivelmente, caneta azul ou preta, conforme modelo impresso na Folha de Respostas. 6) Duração da prova: 180 (cento e oitenta) minutos incluindo o tempo de transcrição para a Folha de Respostas, se for o caso; 7) Valor da prova: 10 (dez) pontos; 8) Não está autorizado o empréstimo de qualquer material durante a prova; 9) Transcrever as respostas para a Folha de Respostas. 10) Após o término da prova, será exibido no Quadro de Avisos do Setor de Avaliações, o gabarito desta prova para verificação de aproveitamento. 11) Assinalar as respostas objetivas, somente no interior dos respectivos parênteses.

Nome:

Ass:

1ª PARTE - MÚLTIPLA ESCOLHA - Assinale a única alternativa correta

CAS 1/14 EAD GESTÃO PELA QUALIDADE NA SUPERVISÃO - CODIGO MATÉRIA: CAS001

01) O Artesão é o primeiro gestor de negócio, no período medieval, e mantinha seu negócio aproximado de seus clientes, buscando sempre satisfazê-lo, aproveitando-se, para tanto, da proximidade que o mundo provinciano proporcionava. Qual o motivo deste comportamento:

a.(x) A comunicação “boca-a-boca” da qualidade dos seus produtos era a sua reputação e dela decorria sua vantagem competitiva. b.( ) A proximidade provincial não permitia ser enganado, provocando penalidades até a morte aos Artesãos que não mantinham a qualidade desejada de seus produtos. c.( ) A ingenuidade dos Artesãos os fazia perder dinheiro na sua produção/venda para não perder o amigo. d.( ) A sistema judicial rígido da época obrigava os produtores/vendedores a superar as expectativas de seus clientes, sob pena de severas multas.

02) No período da Revolução Industrial, a explosão demográfica gerou nos negócios qual repercussão?

a.(

b.(

c.(x) Necessidade de padronização e barateamento da produção para atender a demanda.

d.(

) Aproximação maior com o cliente, buscando sempre satisfazê-lo. ) Diminuição da concorrência entre produtores/vendedores.

) Melhoria na qualidade dos produtos, buscando satisfação do cliente acima do custo.

03) A maior invenção em termos de abrangência e repercussão do período da Revolução Industrial foi a Linha de Produção. Quais as decorrências desta prática de gestão?

a.(

b.(

c.(x) Especialização, Padronização e Produtividade. d.( ) Especialização, Diversidade dos Produtos e Produtividade.

) Generalidade, Diversidade e Durabilidade dos Produtos. ) Generalidade, Padronização e Produtividade.

04) A junção das características do período do Artesão com o período da Revolução Industrial gerou a era conhecida como a Era da Qualidade Total. Qual país irradiou essa nova concepção de negócios e por quê?

a.(

b.(x) Japão, em razão da sua necessidade de reconstrução no pós-guerra.

c.(

d.(

) Estados Unidos, em razão de sua supremacia mundial no pós-guerra.

) Japão, em razão de sua supremacia mundial no pós-guerra ) Estados Unidos, em razão de sua necessidade de reconstrução no pós-guerra.

05) Os Fundamentos da Excelência são produto do esforço americano de vencer a concorrência nova que surgia no mundo, elaborado a partir do estudo realizado pela consultoria Mckinsey. Das alternativas abaixo, quais NÃO são Fundamentos da Excelência?

a.(

) Aprendizado Organizacional

b.(

) Visão de Futuro

c.(

) Geração de Valor

d.(x) Financiamento Público

06) Um processo dentro de uma Organização é uma atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece, assim, um output a um cliente específico. Assim, necessariamente, todo Processo deve possuir:

a.(x) Recursos (Entrada) Ação Produto (Saída)

b.(

c.(

d.(

) Pessoas (Entrada) Ação Clientes (Saída) ) Clientes (Entrada) Ação Produtos (Saída) ) Projetos (Entrada) Ação Recursos (Saída)

07) No processo de Planejamento Estratégico, o conhecimento estratégico consiste na definição do ambiente de operação da organização, como garantia que as estratégias construídas estejam relacionadas com a realidade da organização. Para tanto, são analisados:

a.(x) Cenários Interno e Externo à organização

b.(

c.(

d.(

) Pessoas e Recursos da Organização ) Órgãos que influenciam a operação da organização ) Tecnologia

08) A técnica de melhoria contínua conhecida como PDCA, consiste em quatro fases do processo. Quais são?

a.(

b.(x) Planejamento, Execução, Controle e Ação.

c.(

d.(

) Projeto, Capacitação, Verificação e Aprendizado.

) Planejamento, Distribuição, Controle e Ação.

) Projeto, Execução, Capacitação e Ação.

09) Identificar as competências organizacionais gera foco da organização nas suas melhores qualidades, desejadas pelos clientes. Ao identificar estas competências desejadas, teremos uma possível estratégia ganhadora de mercado. Fazer bem aquilo que o cliente quer é o segredo do sucesso. Esta identificação é a composição do? a.(x) Cenário Interno da organização

b.(

c.(

d.(

do? a.(x) Cenário Interno da organização b.( c.( d.( ) Recursos da organização ) Órgãos influenciadores

) Recursos da organização ) Órgãos influenciadores da organização ) Tecnologia

) Clientes

) Pessoas

) Sociedade

10) O Modelo de Excelência na Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade considera relevante a avaliação do desempenho organizacional. Para tanto, estabeleceu um Critério para esta função. Qual é este Critério?

a.(

b.(

c.(

d.(x) Resultados

11) Na comunicação interna de uma organização, as diferenças culturais são grandes geradoras de ruídos. Cite quais das práticas abaixo podem diminuir este ruído?

a.(

b.(x) Utilização de jargões e linguagem coloquial

c.(

d.(

) Utilização de palavreado rebuscado

) Utilização de língua estrangeira ) Utilização de palavras de baixo calão

12) A Analise Crítica é a consideração de pontos vulneráveis pelo corpo gestor, buscando identificar as causas e apontar soluções adequadas. Esta lógica foi introduzida pela? a.( ) Norma QSL-190 b.(x) Norma ISO-9001

c.(

) Norma ISO-14001

d.(

) Norma ISO-27000

) Nove

) Dez

) Quinze

13) O Modelo de Excelência na Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade é composto por quantos Critérios?

a.(

b.(

c.(x) Oito

d.(

14) No Critério Clientes do Modelo de Excelência na Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, considera-se qual importância aos clientes de uma organização?

a.(

b.(

c.(

d.(x) Questão de sobrevivência, pois as características de qualidade e preço devem ser direcionadas para satisfação dos clientes

) Questão irrelevante se considerada a qualidade do produto/serviço ) Questão pouco importante se considerada o preço do produto/serviço ) Questão muito importante, mesmo se considerando a qualidade e o preço dos produtos/serviços

15) Na utilização da ferramenta 5W2H, a conjugação das questões “Como” e “Quando” podem ser respondidas a partir de um(a)?

a.(

) Calendário

b.(

) Tabela

c.(

) Matriz

d.(x) Cronograma

16) Avaliar o desempenho de uma pessoa é avaliar:

a.(

) Seu caráter

b.(

) Suas características pessoais

c.(x) O alcance de suas metas propostas

d.(

) A sua dedicação à organização

CAS 1/14 EAD INFORMÁTICA - CÓDICO MATÉRIA: CAS002

17) Você Sargento da administração do seu Batalhão, recebe para integrar sua seção um policial com pouco conhecimento de informática. Ao solicitar que ele faça uma pesquisa na Intranet, ele pergunta o que é a intranet. Diante disso qual seria a resposta mais adequada?

(x ) Que a Intranet é uma pequena versão da Internet, que é um meio muito eficiente que a Polícia Militar usa para distribuir informações, tais como Boletins, Legislações, Concursos, Novidades, etc.

b. (

a.

) Que a Intranet é rede pública de computadores interligados, que é um meio muito eficiente que a Polícia Militar usa para distribuir

informações, tais como Boletins, Legislações, Concursos, Novidades, etc.

) Que a Intranet é uma pequena versão da Internet, limitada à área de uma OPM pois é um meio muito eficiente que para distribuir informações, tais como Boletins, Legislações, Concursos, Novidades, etc.

c. (

d. (

distribuir informações, tais como Boletins, Legislações, Concursos, Novidades, etc.

) Que a Intranet é o mesmo que Internet, que a diferença é que a Intranet é da Policia Militar, que é um meio muito eficiente para

18) Atualmente as redes sociais, através da Internet nos permite a interação com amigos e familiares, trocar mensagens, fotos, postar vídeos. Diante disso, aponte nas alternativas abaixo, qual não é uma rede social.

a. (

) Facebook

b. (

) Twitter

c. (

) Orkut

d. (x ) Microsoft

19) Quando falamos de segurança de dados, incluímos aí as senhas de e-mails. Para criarmos uma senha de e-mails segura, devemos utilizar algumas regras importantes, neste contexto é certo dizer que :

a.

b. (

c. (

d. (

neste contexto é certo dizer que : a. b. ( c. ( d. ( ( x

( x ) Devemos compor a senha com caracteres numéricos, alfabéticos e caracteres especiais, por exemplo, *1432zeus*.

) Devemos criar a senha contendo partes do nome, datas que facilitará a sua lembrança, pois esquecer a senha traz aborrecimentos.

) Devemos utilizar como senha, dados pessoais ou palavras de dicionários.

) Devemos utilizar o hábito de alterar nossas senhas anualmente.

20) Como foi visto na apostila de Informática do CAS-I/14, o Terminal Móvel de Dados (TMD) é um equipamento que permite a utilização de navegador automotivo para deslocamento e um terminal de pesquisa para veículos e pessoas, após ligar o equipamento ao aparecer a tela de inicio, como o PM confere se a Unidade de Serviço está correta? a.(x) Verificando se na tela inicial aparece o nome do encarregado a data e hora atual.

b.(

c.(

d.(

) Verificando se na tela inicial aparece o nome do encarregado e do motorista. ) Verificando se na tela inicial aparece o nome do motorista a data e hora atual. ) Verificando se na tela inicial aparece somente a data e hora atual.

21). Você Sgt PM foi transferido para uma nova OPM e ao ser apresentado foi designado para exercer as funções no P/3, sabendo-se que você utilizará o e-mail para solucionar diversos problemas, tais como Operações, Mapa Força, entre outros. Ao utilizar o computador verifica que não tem email configurado, como você solucionara este problema? a.( ) Instalará um mailer em seu navegador e acessará seus e-mail normalmente. b.(x) Não precisa de que se configure um computador para usá-lo, bastando que o computador esteja conectado a rede e tenha um navegador instalado para acessar o e-mail tipo: Web Mail. c.( ) Basta que você configure seu navegador com os endereços de SMTP e de pop3 do servidor. d.( ) Não precisa de que se configure um computador para usá-lo, bastando que o computador esteja conectado a rede e tenha um navegador instalado para acessar o email tipo POP3.

22) São seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras:

a. (x) VPN

b.

(

) LAN

c.

(

) VAN

d.

(

) TAM

23) Atualmente há dois serviços de consultas disponíveis: veículos e pessoas. Veículo pode ser consultado por placa e chassi e Pessoas podem ser consultadas:

a. (

b. (

c.

d. (

) pelo nº CPF Cadastro de Pessoa Física.

) por nº RG Registro Geral (de qualquer estado).

(x) por nº RG Registro Geral (válido apenas para RG do Estado de São Paulo).

) por nº RG Registro Geral (válido apenas para RG do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro).

24) Você Sargento fará uma explicação do que é Rede de computadores, diante disso qual é a alternativa que mais se encaixa numa explicação correta:

(X ) que uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a po derem compartilhar recursos físicos e lógicos;

b. (

c. (

d. (

a.

) que uma rede é um amplo sistema de comunicação de milhares de computadores interligados;

) que uma rede pode ser interna ou externa;

) que uma rede necessita utilizar o mesmo Sistema Operacional para que todos os computadores se comuniquem;

25) Todo e qualquer conteúdo ou dado (transformado, trabalhado) que tenha valor para alguma organização ou pessoa, podendo estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição e conhecido como:

a.(

) Backup de Dados

b.(x) Informação

c.(

) Dados

d.(

) Fontes de dados

) Integridade

c.(

) disponibilidade

d.(

) indisponibilidade

26) Quando alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as informações contidas na sua declaração de Imposto de Renda, estamos dando um exemplo de violação a um dos requisitos de segurança da informação. Qual requisito é esse:

a.(

b.( x) Confidencialidade:

27) Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e

) Blog

) Vlog

trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos". Refere-se a:

a.(

b.(

c.(x) Facebook d.( ) SIRH

28) Dentre muitos equipamentos usados em uma rede de computadores, marque a resposta que contem

28) Dentre muitos equipamentos usados em uma rede de computadores, marque a resposta que contem somente componentes de rede.

a.(

b.(

c.(

d.(x) Switch, roteadores, placas de rede e fibra óptica

) Switch, roteadores, placas de rede e máquina de escrever elétrica ) Switch, aparelho telefônico analógico, placas de rede e cabos de rede ) Switch, roteadores, placa-mãe e cabos de rede

CAS 1/14 EAD ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAL - CODIGO MATÉRIA: CAS003

29) O Comandante da ESSgt, na qualidade de Dirigente da UGE, adquiriu 100 (cem) colchões para uso dos discentes. Neste caso, na estrutura do SIALPA, exerceu a função de:

a.( x

b.(

c.(

d.(

) Órgão Provedor Descentralizado ) Órgão Provedor Centralizado ) Órgão de Administração ) Órgão Detentor

30) Assinale a alternativa em que todos os bens patrimoniais são adquiridos por Órgãos Provedores Centralizados:

a.(

b.(

c.(

d.( x

) Mesas, cadeiras, cartuchos para impressoras e fardamento ) Armamento, armários, beliches e colchões ) Veículos, televisores, condicionadores de ar e ventiladores ) Rádio HT, fardamento, armamento, munições e veículos

31) Ocorrendo a substituição definitiva ou temporária do Detentor Executivo o cadastro deve ser atualizado junto ao Órgão Setorial. A quem cabe essa responsabilidade?

a.(

) ao Detentor

b.(

) ao Provedor

c.( x ) ao Administrador

d.(

) ao Órgão Central

32) O Cap PM José, Comandante da 3 Cia, do 11º BPM/M, dirigiu-se ao P/4 da OPM, onde após assinar o Termo de Responsabilidade, obteve como carga pessoal um Noteboock. De acordo com o enunciado qual função da estrutura do SIALPA o Cap PM José exerceu com o ato praticado?

a.(

) Detentor Executivo

b.(

) Administrador

c.(x ) Detentor Usuário d.( ) Gestor

33) A ESSgt adquiriu através de sua Unidade Gestora Executora (UGE) 70 (setenta) carteiras escolares. Qual formulário deverá ser preenchido para incluir esse material na carga junto ao Órgão Setorial?

a.( x

b.(

c.(

d.(

) FAM - Formulário de Alteração de Material ) FMM - Formulário de Movimentação de Material ) FAMI - Formulário de Alteração de Material de Informática ) FAMPC - Formulário de Alteração de Material Permanente e de Consumo

34) O Chefe da Seção de Logística do CPA/M-12, Cap PM Fulano, detentor usuário de um notebook, que se encontra na Listagem de Controle de Material do mencionado CPA, foi movimentado para o CPI-7, levando consigo o equipamento. Qual formulário deverá ser confeccionado para o Órgão Gestor processar a transferência física do equipamento de informática para o CPI-7? a.( x ) Formulário de Movimentação de Material (FMM)

b.(

c.(

d.(

) Formulário de Alteração de Material de Informática (FAMI), pois trata-se de um notebook. ) Formulário de Alteração de Material (FAM) ) Não será necessário movimentar o Notebook da carga do CPA/M-12.

35) O Comandante da Companhia foi promovido ao posto de Maj PM e classificado em outra OPM. Em face da promoção e movimentação,

um Cap PM foi movimentado e classificado na Cia, como Comandante. Quais providências deverão ser adotadas para regularização da carga?

a.(

b.( x ) Inventário Físico e Passagem da Carga

c.(

d.(

) Movimentação da carga e Inventário Físico.

) Exclusão da Carga e Passagem da Carga. ) Arrolamento da carga e Inventário Físico.

36) A Comissão de Exame de Material (CEM) será composta por no mínimo:

a.( x

b.(

c.(

d.(

) 03 (três) Oficiais, tendo um deles pelo menos posto de Cap PM, sendo que o mais antigo será o Presidente ) 03 (três) Oficiais de qualquer posto, sendo o mais antigo o Presidente. ) 02 (dois) Oficiais intermediários. ) 03 (três) Oficiais, podendo um deles ser Aspirante a Oficial.

CAS 1/14 EAD ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS CÓDICO MATÉRIA: CAS004

) Ordinário

) Global

) Geral

37) O Sargento Garcia recebeu a incumbência de elaborar empenho para custear despesas de seu CPA referentes ao consumo de gás encanado, durante o exercício financeiro de 2014. Qual tipo de empenho ele deverá emitir?

a.(

b.(

c.(x) Estimativo

d.(

38) Por meio de quais documentos a comissão de recebimento poderá verificar se o material

38) Por meio de quais documentos a comissão de recebimento poderá verificar se o material entregue pelo fornecedor atende às exigências da administração? a.(x Nota de Empenho e Memorial descritivo

b.(

c.(

d.(

) Nota Fiscal e Projeto Básico ) Nota de Liquidação de Projeto Básico ) Projeto Executivo e Nota de Liquidação

39) Qual tipo de dotação é necessária para que a UGE possa emitir o empenho de uma determinada despesa?

a.(

b.(

c.(

d.(x) Orçamentaria e financeira

) Orçamentária ou financeira. ) Orçamentária e extra orçamentaria ) Financeira e extra orçamentária

40) É nessa fase que o agente da administração verifica o direito adquirido pelo credor, tendo como base os títulos e documentos

comprobatórios do respectivo crédito. É também o momento em que ocorrem as inspeções dos materiais e serviços entregues ou as medições parcial e/ou final das obras. De qual fase do processamento da despesa trata este enunciado? a.( ) Processamento b.(x) Liquidação

c.(

d.(

) Empenhamento

) Pagamento

41) Conforme previsto na Lei federal 10.520/02, o pregão é uma modalidade de Licitação destinada à aquisição de :

a.(

) Serviços Complexos

b.(

) Serviços de engenharia

c.(x) Bens e serviços comuns

d.(

) Bens e serviços quaisquer

b.(

) Sem Licitação

c.(

) Sem Edital

d.(

) Sem concorrência

42)Segundo a Lei federal 4.320/64 e Lei estadual 10.320/68, nenhuma despesa pode ser realizada:

a.(x) Sem prévio empenho

43)Segundo o disposto no Decreto estadual 34.350/91 que trata da pesquisa de preços, a pesquisa deverá ser realizada na seguinte forma:

a.(

b.(x Em pelo menos 03 estabelecimentos que comercializam o produto.

c.(

d.(

) Em 03 estabelecimentos que comercializam o produto.

) Em 03 estabelecimentos comerciais. ) Em até 03 estabelecimentos que comercializam o produto.

44) Qual valor máximo o fornecedor de outro estabelecido em Estado poderá receber do estado de São Paulo, sem que tenha conta no Banco do Brasil?

a.(

) Não existe Valor Limite.

b.(

) 7 UFESP.

c.(

) 151 UFESP.

d.(x) 100 UFESP.

CAS 1/14 EAD ADMINISTRAÇÃO DE PESSOALCÓDICO MATÉRIA: CAS005

45) O 2º Sgt PM João estava relacionado no Plano Anual de Férias (2013 e 2014) da seguinte forma: 30 dias de férias a contar 02DEZ13 (referente ano 2013) e 30 dias de férias a contar 01ABR14 (referente ano 2014), porém durante a fruição das férias de dezembro, mais precisamente em 26DEZ13 apresentou-se para iniciar a Operação Verão 2013/2014, até 31 de janeiro de 2014, apresentando-se em sua OPM de origem em 01FEV14, sendo que em 14FEV14 foi apresentado na ESSgt para iniciar o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS-I/14)

até o dia 18ABR14, sendo apresentado em sua nova OPM em 22ABR14. Quais as providências que a Administração da(s) unidade(s) do miliciano deverá(ão) adotar quanto fruição das férias:

a.( ) Deverá efetuar sobrestamento das férias a contar de 26DEZ13, para em Abril iniciar a fruição dos dias sobrestados e alterar a data de inicio das férias para o dia 21ABR14.

b.(

c.(

alterar a data de inicio das férias para 21ABR14. d.(x) Deverá efetuar sobrestamento das férias a contar de 26DEZ13, para em 02FEV14 iniciar a fruição dos dias sobrestados e no mês de Abril alterar a data de inicio das férias para 21ABR14.

) Cb PM não poderá ser apresentado na Operação Verão até que cesse o afastamento de férias. ) Deverá efetuar sustação das férias a partir de 26DEZ13, para em 02FEV14 iniciar a fruição dos dias sobrestados e no mês de Abril

46) O Sd PM Antônio trabalhou do dia 19ABR13, no horário das 18:00 às 06:30 horas. Ás 09h00 do dia 20ABR13, após já ter encerrado seu

turno de serviço, houve o falecimento de seu Pai. Com relação ao início, término e quantidade de dias que o policial ficou afastado em razão de luto é correto afirmar

a.(

b.(

c.(

d.(X) Fará jus a 08 dias de afastamento a contar das 00:00 horas do dia 21ABR13, encerrando-se às 24h00 28ABR13.

) Fará jus a 02 dias de afastamento a contar das 00:00 horas do dia 20ABR13, encerrando-se às 24h00 21ABR13 ) Fará jus a 02 dias de afastamento a contar das 00:00 horas do dia 21ABR13, encerrando-se às 24h00 22ABR13. ) Fará jus a 08 dias de afastamento a contar das 00:00 horas do dia 20ABR13, encerrando-se às 24h00 27ABR13.

47) O significado de natimorto é muito complexo, contudo a explicação mais lógica é: tirada intrauterinamente sem vida, aquele que morreu ainda no útero materno. E quando se está de serviço às coisas mais difíceis acontecem, sendo assim durante o período noturno você Sgt PM na função de CGP, recebe uma ligação telefônica de uma policial, informando-lhe que ao se internar na Maternidade para dar a luz foi constatado que a criança já se encontrava em morta (natimorto), diante desta situação como você orientaria a Policial em relação ao afastamento regulamentar? a.( ) A Licença Gestante será concedida a pedido da PM endereçada ao Dir. de Pessoal e assim que concedida iniciará a fruição de 180 dias; devendo fruir o luto e caso necessário a LTS; b.( ) Caso a licença tenha sido concedida a partir do8º mês, que é um direito, não será interrompida, mas se não foi concedida ainda, terá direito apenas quando requerer ao Cmt do Batalhão; c.(X) Caso a licença tenha sido concedida a partir do8º mês, será interrompida, caso contrário não será concedida, porque neste caso não faz jus ao benefício, d.( ) Não faz jus nem a licença gestante e tampouco ao luto, iniciando-se imediatamente se for o caso a licença tratamento de saúde.

imediatamente se for o caso a licença tratamento de saúde. 48) Durante a preleção, um Cb

48) Durante a preleção, um Cb PM procura você CGP e diz que tem dúvidas, pois irá completar seu primeiro bloco aquisitivo de licença prêmio no ano de 2012. Sabendo que poderá ser convertida uma parcela de 30 dias em pecúnia, quando ele pode solicitar a conversão. Você CGP habilmente informa ao Cb PM que a solicitação deverá ocorrer:

a.( ) Entre o 1º e o último dia, do 2º mês antes do mês do aniversário. b.( ) Entre o 10º e o último dia, do 2º mês antes do mês do aniversário. c.( ) Entre o 1º e o último dia, do 3º mês antes do mês da publicação. d.(X) Entre o 1º e o último dia, do 3º mês antes do mês do aniversário

49) Na data de 18MAI14, o Sd PM Vanuzzo, cumpriu 01 (um) dia de conversão em serviço extraordinário, no policiamento de rádio patrulha, referente a aplicação de punição de permanência disciplinar, no horário das 07:00 às 15:00 horas. Desta forma, você, Sgt PM encarregado da administração da Subunidade do policial, irá providenciar a seguinte medida referente ao saque da diária de alimentação DA:

a.( ) Deixar de lançar o registro na rotina 04 do SIPA, referente ao pagamento de diária de alimentação, considerando que o policial trabalhou somente 08 horas exatas, e para que fizesse jus ao recebimento de DA, o horário deveria ser superior a este b.(X) Lançar o registro na rotina 04 do SIPA, efetuando o pagamento de diária de alimentação, considerando que o policial trabalhou 08 horas exatas c.( ) Deixar de lançar o registro na rotina 04 do SIPA, referente ao pagamento de diária de alimentação, considerando que embora o policial tenha trabalhado, o cumprimento de punição disciplinar não lhe confere o direito de receber DA d.( ) Deixar de lançar o registro na rotina 04 do SIPA, referente ao pagamento de diária de alimentação, considerando que é dever do Estado providenciar refeição para o cumpridor da sanção, ainda que tenha convertido a punição em serviço extraordinário na rádio patrulha

50) No ano de 2000, durante o deslocamento para atendimento de ocorrência, a viatura M-54321 colidiu com um veiculo particular, ocasionando fratura no joelho do Cb PM STIVE, Na ocasião ele obteve LTS e foi instaurado Sindicância a respeito do acidente,

posteriormente recebeu apto para o SMP pela JS-2. No mês de Dezembro de 2011 o Cb PM começou a ter problemas no mesmo joelho, estando hoje cumprindo LTS. Como o Cb PM poderia provar que tal incapacidade tem causa - efeito com o acidente ocorrido no ano de 2000. a.(X) Será apurada mediante instauração do Inquérito Sanitário de Origem.

b.(

c.(

d.(

) Será apurada mediante instauração de uma Sindicância. ) Será apurada mediante instauração de uma Investigação Preliminar. ) Será apurada mediante instauração de um IPM.

51) O Sd PM Pedro foi apresentado em sua unidade na data de 10NOV13 e passou a exercer as funções como encarregado de Viatura no dia de serviço que você Sgt PM é CGP. Considerando que o PM esta no pleno exercício de suas funções bem como não estava frequentando curso de formação no ano de 2013. Na segunda quinzena de Janeiro de 2014 iniciou-se o processo de Avaliação de Desempenho do 2º Semestre de 2013 (Jul a DEZ13), com relação ao Sd PM Pedro qual atitude você tomará quanto a Avaliação de Desempenho do Sd PM Pedro. a.( ) Será avaliado por você, pois condição para o PM ser avaliado é a de estar, na etapa observação, no exercício de suas funções na OPM por um período igual ou superior a 30 (trinta) dias. b.( ) Não avaliará o Sd PM pois quem fará a Avaliação neste caso é o Superior Imediato ao Avaliador. c.(X) Não será avaliado por você, pois condição para o PM ser avaliado é a de estar, na etapa observação, no exercício de suas funções na OPM por um período igual ou superior a 60 (sessenta) dias (devendo ser avaliado pela OPM anterior). d.( ) Não será avaliado por você, pois condição para o PM ser avaliado é a de estar, na etapa observação, no exercício de suas funções na OPM por um período igual ou superior a 90 (noventa) dias (devendo ser avaliado pela OPM anterior).

52) Na data de 20ABR14, houve uma decisão de um processo judicial, situação em que o 2º Sgt PM José, obteve a guarda para fins de adoção de uma criança de 08 anos. Desta forma, o Oficial encaminhou requerimento, solicitando providências para concessão de licença adoção. Você, Sgt PM, na qualidade de auxiliar P/1 do Batalhão, tem conhecimento que o policial militar solicitante:

a.(X) Não fará jus ao afastamento de licença adoção

b.( ) Fará jus ao afastamento 180 dias de licença adoção, desde que o requerimento seja encaminhado até o prazo de 15 dias a contar da data da decisão judicial, ou seja, 20ABR14

c.(

d.(

) Fará jus ao afastamento de 180 dias de licença adoção, não havendo prazo para encaminhar o requerimento ) O processo judicial de obter somente a guarda para fins de adoção não contempla o afastamento