Вы находитесь на странице: 1из 14

Crie imagens 3D com photoshop

Crie imagens 3D com photoshop A <a href=arte abstrata é um gênero cada vez mais popular dentro do campo do design digital. Seja para pôsteres, papéis de parede de computador ou apenas para diversão, esse estilo, quer você o ame ou o odeie, não vai sumir tão cedo. Este tutorial mostra em detalhe como o Photoshop pode ser usado para criar formas e composições abstratas. Ele é voltado para quem já tem conhecimento intermediário do aplicativo multimídia da Adobe e, idealmente, certa experiência em pintura digital. Você aprenderá a criar uma ilustração abstrata cheia de pequenos detalhes e também a aplica r cores , sombreamento e iluminação. A inspiração para esta peça veio de trabalhos abstratos anteriores, mas ela tem um sabor moderno por trazer a pintura digital à cena. O artista surrealista Salvador Dalí sempre é uma grande inspiração, e é bem fácil ver como seu estilo influenciou esta criação. O Photoshop é um programa muito versátil, que permite traduzir as criações mais abstratas de sua mente na tela; poucos outros programas oferecem esse grau de controle e flexibilidade. Este tutorial é completado usando formas geradas no Photoshop, de modo que você não precisa de nenhuma imagem de catálogo para começar. Pense abstrato! 01 Prepare seu fundo O primeiro passo é estabelecer o seu fundo. Escolha duas cores que deseje usar como base para o fundo e o tema. Sugerimos usar cores neutras, uma clara e uma escura. Optamos por um roxo claro e um marrom escuro. A razão para usar cores neutras é garantir que sua forma e os efeitos luminosos sejam o ponto central da composição. " id="pdf-obj-0-4" src="pdf-obj-0-4.jpg">

A arte abstrata é um gênero cada vez mais popular dentro do campo do design digital. Seja para pôsteres, papéis de parede de computador ou apenas para diversão, esse estilo, quer você o ame ou o odeie, não vai sumir tão cedo.

Este tutorial mostra em detalhe como o Photoshop pode ser usado para criar formas e composições abstratas. Ele é voltado para quem já tem conhecimento intermediário do aplicativo multimídia da Adobe e, idealmente, certa experiência em pintura digital. Você aprenderá a criar uma ilustração abstrata cheia de pequenos detalhes e também a aplicarcores, sombreamento e iluminação.

A inspiração para esta peça veio de trabalhos abstratos anteriores, mas ela tem um sabor moderno por trazer a pintura digital à cena. O artista surrealista Salvador Dalí sempre é uma grande inspiração, e é bem fácil ver como seu estilo influenciou esta criação. O Photoshop é um programa muito versátil, que permite traduzir as criações mais abstratas de sua mente na tela; poucos outros programas oferecem esse grau de controle e flexibilidade.

Este tutorial é completado usando formas geradas no Photoshop, de modo que você não precisa de nenhuma imagem de catálogo para começar. Pense abstrato!

01 Prepare seu fundo

O primeiro passo é estabelecer o seu fundo. Escolha duas cores que deseje usar como base para o fundo e o tema. Sugerimos usar cores neutras, uma clara e uma escura. Optamos por um roxo claro e um marrom escuro. A razão para usar cores neutras é garantir que sua forma e os efeitos luminosos sejam o ponto central da composição.

02 Fonte de luz principal Antes de começarmos a definir quaisquer formas, temos de pensar sobre
  • 02 Fonte de luz principal

Antes de começarmos a definir quaisquer formas, temos de pensar sobre a direção da luz. Nesta peça, decidimos que a principal fonte de luz viria da direita. Pegue um pincel redondo suave com cerca de 300px e passe-o com branco sobre a área em que deseja a fonte de luz. Troque para o modo Overlay. Depois, aplique um ajuste de Levels, escurecendo a imagem para aumentar o contraste.

02 Fonte de luz principal Antes de começarmos a definir quaisquer formas, temos de pensar sobre
  • 03 Esboce a composição

Nosso primeiro passo é começar a criar nossas formas. Todas elas serão pintadas digitalmente, por isso é recomendável possuir uma tablet. Crie uma nova camada e selecione o pincel redondo duro padrão, com tamanho de 40px; depois, vá a Shape Dynamics e ponha ambos os ajustes em Pen Pressure. Comece a desenhar uma forma, aplicando apenas uma pequena pressão à canetinha. Esse pré-esboço é essencial, pois o planejamento garante um resultado final bem melhor. Experimente com direção e forma até chegar a algo que tenha um belo fluxo.

04 Contorne o esboço Agora que você tem o esboço básico de sua forma, podemos começar
  • 04 Contorne o esboço

Agora que você tem o esboço básico de sua forma, podemos começar a dar vida a ela. Pegue a ferramenta Pen e, com a opção Paths, contorne o esboço que acaba de fazer, desta vez de uma maneira mais limpa. Terminando o controle, segure Ctrl, clique com o botão direito dentro da forma e pressione Fill Path. Escolha a cor que deseja como base para a forma. A seguir, no painel Layer, clique na caixa xadrezinha “Lock” – ela bloqueará a forma, fazendo as pinceladas aterem-se a seus limites. Neste momento, você pode apagar a camada de esboço.

04 Contorne o esboço Agora que você tem o esboço básico de sua forma, podemos começar
  • 05 Efeitos 3D

Agora vamos fazer com que a forma pareça ser tridimensional. Escolha um pincel redondo suave (Opacity 50%, Flow 40%). Pintamos com roxo escuro no meio e aplicamos uma contraluz nas laterais. Depois de posicionar as sombras e a luz, pegue seu pincel redondo duro, com Pen Pressure ativado, e passe sobre o trabalho, criando mais textura e detalhes. Finalmente, pegue um pincel redondo com 4px, vá a Brush Settings, marque a

opção Scatter e pinte ligeiramente sobre a forma com pontinhos marrom-escuro. Altere o modo desta camada para Overlay, criando mais textura.

opção Scatter e pinte ligeiramente sobre a forma com pontinhos marrom-escuro. Altere o modo desta camadacriar a sombra. Duplique a forma e preencha com um marrom bem escuro. Feito isso, desbloqueie a camada e vá a Filter > Blur > Gaussian Blur, fazendo um Radius de uns 9 ou 10. Aplique Free Transform à sua forma, achatando-a e dando a impressão de que está deitada no chão. Pode ser preciso esticá-la para a direita e ampliá-la para deixar a imagem mais bonita. Mova a sombra para sob a forma, apenas ligeiramente para a esquerda. Lembre-se de que uma fonte de luz tende a atirar a sombra do objeto na direção oposta. Diminua a opacidade para cerca de 50-60%. Siga este processo para todas as formas criadas. 07 Crie as orbes A seguir, criaremos uma orbe flutuante; o processo é o mesmo empregado no passo 5. Para fazer um círculo perfeito, segure Shift e arraste o círculo até o tamanho desejado, preenchendo-o com a cor básica de sua escolha. Demos a nossa orbe uma fonte de luz Center Glow, criando um efeito mais surreal. Ao redor da borda da orbe, desenhamos um brilho amarelo-claro com um pincel redondo duro a 19px. Para criar detalhes, pinte pequenos círculos ao redor criando pontinhos com um pincel redondo duro, depois aplique um amarelo brilhante a baixa opacidade. Você pode adicionar alguns pontos nas próprias esferas. " id="pdf-obj-3-4" src="pdf-obj-3-4.jpg">
opção Scatter e pinte ligeiramente sobre a forma com pontinhos marrom-escuro. Altere o modo desta camadacriar a sombra. Duplique a forma e preencha com um marrom bem escuro. Feito isso, desbloqueie a camada e vá a Filter > Blur > Gaussian Blur, fazendo um Radius de uns 9 ou 10. Aplique Free Transform à sua forma, achatando-a e dando a impressão de que está deitada no chão. Pode ser preciso esticá-la para a direita e ampliá-la para deixar a imagem mais bonita. Mova a sombra para sob a forma, apenas ligeiramente para a esquerda. Lembre-se de que uma fonte de luz tende a atirar a sombra do objeto na direção oposta. Diminua a opacidade para cerca de 50-60%. Siga este processo para todas as formas criadas. 07 Crie as orbes A seguir, criaremos uma orbe flutuante; o processo é o mesmo empregado no passo 5. Para fazer um círculo perfeito, segure Shift e arraste o círculo até o tamanho desejado, preenchendo-o com a cor básica de sua escolha. Demos a nossa orbe uma fonte de luz Center Glow, criando um efeito mais surreal. Ao redor da borda da orbe, desenhamos um brilho amarelo-claro com um pincel redondo duro a 19px. Para criar detalhes, pinte pequenos círculos ao redor criando pontinhos com um pincel redondo duro, depois aplique um amarelo brilhante a baixa opacidade. Você pode adicionar alguns pontos nas próprias esferas. " id="pdf-obj-3-6" src="pdf-obj-3-6.jpg">

06 Sombras

O passo final para esta forma é criar a sombra. Duplique a forma e preencha com um marrom bem escuro. Feito isso, desbloqueie a camada e vá a Filter > Blur > Gaussian Blur, fazendo um Radius de uns 9 ou 10. Aplique Free Transform à sua forma, achatando-a e dando a impressão de que está deitada no chão. Pode ser preciso esticá-la para a direita e ampliá-la para deixar a imagem mais bonita. Mova a sombra para sob a forma, apenas ligeiramente para a esquerda. Lembre-se de que uma fonte de luz tende a atirar a sombra do objeto na direção oposta. Diminua a opacidade para cerca de 50-60%. Siga este processo para todas as formas criadas.

07 Crie as orbes

A seguir, criaremos uma orbe flutuante; o processo é o mesmo empregado no passo 5. Para fazer um círculo perfeito, segure Shift e arraste o círculo até o tamanho desejado, preenchendo-o com a cor básica de sua escolha. Demos a nossa orbe uma fonte de luz Center Glow, criando um efeito mais surreal. Ao redor da borda da orbe, desenhamos um brilho amarelo-claro com um pincel redondo duro a 19px. Para criar detalhes, pinte pequenos círculos ao redor criando pontinhos com um pincel redondo duro, depois aplique um amarelo brilhante a baixa opacidade. Você pode adicionar alguns pontos nas próprias esferas.

08 Muito brilho Vamos dar mais brilho à orbe com um laranja claro aplicado com umdesenhar a borda marcada de suas formas. Se desejar contraste e brilhos, os modos Overlay e Soft Light são seus melhores amigos. Você pode adicionar uma rachadura na forma ondulada desbloqueando a camada da forma e apagando no formato da rachadura. Depois, pinte a borda interna com um marrom bem escuro. 09 Mais contornos Vamos fazer mais algumas formas. Começamos com o mesmo processo do passo 4 – um esboço aproximado do contorno. Criamos formas que interagem entre si, desenvolvendo um fluxo único e muito interessante na composição. Quando elas se conectam e se entrelaçam, o trabalho final fica mais equilibrado. Não precisa passar muito tempo para criar essas linhas, já que servirão apenas de guia. " id="pdf-obj-4-2" src="pdf-obj-4-2.jpg">
  • 08 Muito brilho

Vamos dar mais brilho à orbe com um laranja claro aplicado com um pincel redondo suave a 100px. Mude o modo para Soft Light. Em seguida, contornaremos a borda da forma roxa com laranja; o melhor é usar um pincel redondo duro para desenhar a borda marcada de suas formas. Se desejar contraste e brilhos, os modos Overlay e Soft Light são seus melhores amigos. Você pode adicionar uma rachadura na forma ondulada desbloqueando a camada da forma e apagando no formato da rachadura. Depois, pinte a borda interna com um marrom bem escuro.

08 Muito brilho Vamos dar mais brilho à orbe com um laranja claro aplicado com umdesenhar a borda marcada de suas formas. Se desejar contraste e brilhos, os modos Overlay e Soft Light são seus melhores amigos. Você pode adicionar uma rachadura na forma ondulada desbloqueando a camada da forma e apagando no formato da rachadura. Depois, pinte a borda interna com um marrom bem escuro. 09 Mais contornos Vamos fazer mais algumas formas. Começamos com o mesmo processo do passo 4 – um esboço aproximado do contorno. Criamos formas que interagem entre si, desenvolvendo um fluxo único e muito interessante na composição. Quando elas se conectam e se entrelaçam, o trabalho final fica mais equilibrado. Não precisa passar muito tempo para criar essas linhas, já que servirão apenas de guia. " id="pdf-obj-4-10" src="pdf-obj-4-10.jpg">
  • 09 Mais contornos

Vamos fazer mais algumas formas. Começamos com o mesmo processo do passo 4 – um esboço aproximado do contorno. Criamos formas que interagem entre si, desenvolvendo um fluxo único e muito interessante na composição. Quando elas se conectam e se entrelaçam, o trabalho final fica mais equilibrado. Não precisa passar muito tempo para criar essas linhas, já que servirão apenas de guia.

10 De olho na luz Você pode ver que demos vida às formas. Consulte os passosa seleção , preencha-a com um marrom neutro. Altere o modo de mesclagem para Overlay e aplique uma opacidade baixa. Faça isso por três vezes até obter uma bela variação de tamanho nos círculos. " id="pdf-obj-5-2" src="pdf-obj-5-2.jpg">
  • 10 De olho na luz

Você pode ver que demos vida às formas. Consulte os passos 4 e 5 para o processo. A única coisa diferente é a iluminação. A sombra de cada forma deve corresponder a sua posição na peça; assim, as que estão mais perto da orbe brilhante terão reflexos alaranjados.

10 De olho na luz Você pode ver que demos vida às formas. Consulte os passosa seleção , preencha-a com um marrom neutro. Altere o modo de mesclagem para Overlay e aplique uma opacidade baixa. Faça isso por três vezes até obter uma bela variação de tamanho nos círculos. " id="pdf-obj-5-8" src="pdf-obj-5-8.jpg">
  • 11 Andando em círculos

O próximo passo é bem simples. Use a ferramenta Circle Marquee e segure Shift para criar círculos grandes no fundo. Quando tiver suaseleção, preencha-a com um marrom neutro. Altere o modo de mesclagem para Overlay e aplique uma opacidade baixa. Faça isso por três vezes até obter uma bela variação de tamanho nos círculos.

12 Adicione uma trepadeira Neste momento, começaremos a esboçar uma espécie de “trepadeira” bem intricada que
  • 12 Adicione uma trepadeira

Neste momento, começaremos a esboçar uma espécie de “trepadeira” bem intricada que percorrerá todas as formas feitas até agora. O processo é o mesmo usado nos passos 4 e 5. Um bom jeito de dar profundidade é fazer com que a forma comece grande e vá afinando. Assim se cria a impressão de distância. Tente fazer sua forma passar ao redor e por trás das outras para criar interesse e complexidade.

DICA

Se quiser iluminar mais intensamente uma área para destacá-la, pegue um aerógrafo redondo suave com uns 100px e passe sobre a área que deseja iluminar. Use o modo de mesclagem Overlay ou Soft Light e brinque com a opacidade. Use a cor que desejar para iluminar a área, dependendo da sensação que deseja transmitir.

  • 13 Confira a iluminação

Eis a trepadeira sombreada e finalizada. Tenha sempre em mente a posição da luz, pois ela afeta enormemente a localização das luzes e sombras. Se um objeto tiver luz ao redor, a sombra estará no meio da forma com os brilhos nos contornos. Isso pode ser visto na forma à extrema direita. Para pintar leves sugestões de laranja, pegue um pincel redondo suave com cerca de 60px e pinte levemente sobre a borda da forma. Novamente, para dar contraste, use os modos de mesclagem Overlay e Soft Light.

12 Adicione uma trepadeira Neste momento, começaremos a esboçar uma espécie de “trepadeira” bem intricada que

14

Formas de primeiro plano

Aqui, começaremos a esboçar uma forma de primeiro plano que começará bastante grande,criando a impressão de profundidade. Nós a conectaremos, então, a uma das formas menores. É importante ter em mente, ao esboçar novos elementos, que é desejável criar um bom fluxo e unidade. Se você não planejar com antecedência, a peça poderá carecer de equilíbrio.

14 Formas de primeiro plano Aqui, come <a href=ç aremos a esboçar uma forma de primeiro plano que começará bastante grande, criando a impressão de profundidade. Nós a conectaremos, então, a uma das formas menores. É importante ter em mente, ao esboçar novos elementos, que é desejável criar um bom fluxo e unidade. Se você não planejar com antecedência, a peça poderá carecer de equilíbrio. 15 E de novo ... Depois de criar o esboço básico para a forma, repita o processo usado nos passos 4 e 5. Primeiro, contorne a forma com a ferramenta Pen, criando um demarcador, e preencha-a. A seguir, pintamos as sombras e luzes usando dois pincéis – inicialmente o airbrush suave e depois o pincel circular duro para os detalhes. O lado direito da forma toca a orbe brilhante e por isso precisará de luzes mais claras 16 Mais profundidade Para obter dimensões ainda mais definidas, começamos esboçando mais algumas formas no primeiro plano. Primeiramente, criamos a maior da frente, e por trás do esboço outra forma tubular. Posicionar as formas a diferentes distâncias é um ótimo jeito de dar perspectiva. Ao trabalhar com formas que devem parecer tridimensionais, é essencial evitar que a peça pareça achatada. " id="pdf-obj-7-13" src="pdf-obj-7-13.jpg">
  • 15 E de novo ...

Depois de criar o esboço básico para a forma, repita o processo usado nos passos 4 e 5. Primeiro, contorne a forma com a ferramenta Pen, criando um demarcador, e preencha-a. A seguir, pintamos as sombras e luzes usando dois pincéis – inicialmente o airbrush suave e depois o pincel circular duro para os detalhes. O lado direito da forma toca a orbe brilhante e por isso precisará de luzes mais claras

14 Formas de primeiro plano Aqui, come <a href=ç aremos a esboçar uma forma de primeiro plano que começará bastante grande, criando a impressão de profundidade. Nós a conectaremos, então, a uma das formas menores. É importante ter em mente, ao esboçar novos elementos, que é desejável criar um bom fluxo e unidade. Se você não planejar com antecedência, a peça poderá carecer de equilíbrio. 15 E de novo ... Depois de criar o esboço básico para a forma, repita o processo usado nos passos 4 e 5. Primeiro, contorne a forma com a ferramenta Pen, criando um demarcador, e preencha-a. A seguir, pintamos as sombras e luzes usando dois pincéis – inicialmente o airbrush suave e depois o pincel circular duro para os detalhes. O lado direito da forma toca a orbe brilhante e por isso precisará de luzes mais claras 16 Mais profundidade Para obter dimensões ainda mais definidas, começamos esboçando mais algumas formas no primeiro plano. Primeiramente, criamos a maior da frente, e por trás do esboço outra forma tubular. Posicionar as formas a diferentes distâncias é um ótimo jeito de dar perspectiva. Ao trabalhar com formas que devem parecer tridimensionais, é essencial evitar que a peça pareça achatada. " id="pdf-obj-7-21" src="pdf-obj-7-21.jpg">
  • 16 Mais profundidade

Para obter dimensões ainda mais definidas, começamos esboçando mais algumas formas no primeiro plano. Primeiramente, criamos a maior da frente, e por trás do esboço outra forma tubular. Posicionar as formas a diferentes distâncias é um ótimo jeito de dar perspectiva. Ao trabalhar com formas que devem parecer tridimensionais, é essencial evitar que a peça pareça achatada.

17 Sobreponha as sombras Aqui, você vê que ambas as formas foram pintadas. Adicionamos luz nasdesenhar a posição em que ficarão. Depois, pegue a ferramenta Pen e crie um Path linear no lugar do esboço, dê Ctrl/clique direito e escolha Stroke. Ajuste o pincel para 12px, 100% Opacity e Flow. Bloqueie a camada e comece a pintar as luzes e sombras corretas. Sob as linhas, crie uma sombra usando um pincel suave com marrom escuro, pintando no lugar das sombras e diminuindo a opacidade a 50%. " id="pdf-obj-8-2" src="pdf-obj-8-2.jpg">
  • 17 Sobreponha as sombras

Aqui, você vê que ambas as formas foram pintadas. Adicionamos luz nas bordas externas, refletindo a fonte luminosa principal. Se uma forma estiver se sobrepondo a outra, é importante adicionar uma sombra. Para descobrir onde uma sombra deve recair, pense na direção de onde a luz está vindo; na maioria das vezes, a sombra estará do lado oposto.

17 Sobreponha as sombras Aqui, você vê que ambas as formas foram pintadas. Adicionamos luz nasdesenhar a posição em que ficarão. Depois, pegue a ferramenta Pen e crie um Path linear no lugar do esboço, dê Ctrl/clique direito e escolha Stroke. Ajuste o pincel para 12px, 100% Opacity e Flow. Bloqueie a camada e comece a pintar as luzes e sombras corretas. Sob as linhas, crie uma sombra usando um pincel suave com marrom escuro, pintando no lugar das sombras e diminuindo a opacidade a 50%. " id="pdf-obj-8-8" src="pdf-obj-8-8.jpg">
  • 18 Detalhes

Aqui, adicionamos simplesmente algumas formas de trepadeira sobre as formas frontais. Um jeito rápido de fazê-lo é desenhar a posição em que ficarão. Depois, pegue a ferramenta Pen e crie um Path linear no lugar do esboço, dê Ctrl/clique direito e escolha Stroke. Ajuste o pincel para 12px, 100% Opacity e Flow. Bloqueie a camada e comece a pintar as luzes e sombras corretas. Sob as linhas, crie uma sombra usando um pincel suave com marrom escuro, pintando no lugar das sombras e diminuindo a opacidade a

50%.

19 Duplique e mescle A seguir, criamos uma camada duplicada de todas as formas e as
  • 19 Duplique e mescle

A seguir, criamos uma camada duplicada de todas as formas e as mesclamos. Posicione essa camada abaixo das outras e vá a Edit > Transform > Flip Vertical, posicionando-a sob os novos objetos de primeiro plano. Essa etapa simples adiciona belos tons alaranjados a nosso primeiro plano. A criação de novas formas é uma tarefa tediosa, então esse pode ser um bom jeito de aumentar rapidamente o número de elementos.

19 Duplique e mescle A seguir, criamos uma camada duplicada de todas as formas e as
  • 20 Técnicas de iluminação

Aqui adicionamos um pouco mais de luz às áreas alaranjadas criadas na etapa anterior. Pegamos um airbrush laranja e passamos sobre as novas áreas alaranjadas, usando o modo de mesclagem Screen. Esta é uma técnica útil, pois cria uma impressão de brilho. Lembre-se de reajustar a luz nas formas para que ela corresponda às novas áreas brilhantes. Para isso, é só ir até a forma que deseja acertar e verificar se a camada está bloqueada. Passe o pincel suavemente na borda da forma, usando a cor de luz correspondente a ela.

DICA Ao finalizar a imagem, crie um Gradient Map preto e branco e ajuste o blendingcor laranja ou amarelo. Pegue sua ferramenta Pen e desenhe um demarcador fluido, segure Ctrl/clique direito e escolha Stroke Path. Marque a opção Simulate Brush Pressure. Vá aos ajustes de Layer Style. Escolha Inner Glow e Outer Glow. Em Inner Glow, use uma opacidade de 100% e uma cor laranja. Em Outer Glow, ajuste a opacidade para 85%, Blend Mode para Linear Dodge e Size para 13. " id="pdf-obj-10-2" src="pdf-obj-10-2.jpg">

DICA

Ao finalizar a imagem, crie um Gradient Map preto e branco e ajuste o blending mode para Luminosity. Assim, tudo ficará mais equilibrado e a imagem ganhará um belo contraste geral. Você também pode brincar com os Levels como toque final, acertando-os conforme sua preferência.

  • 21 Cave buracos

A próxima fase é criar “buracos” no chão da peça. Faça um círculo marrom-escuro com a Circle Marquee, segurando Shift para que ele fique bem redondo. Depois, usando a ferramenta Transform, achate-o até que pareça ter sido atirado no chão. Bloqueie a camada e, com um aerógrafo suave a cerca de 300px e opacidade 20%, pinte sobre a borda superior da forma.

DICA Ao finalizar a imagem, crie um Gradient Map preto e branco e ajuste o blendingcor laranja ou amarelo. Pegue sua ferramenta Pen e desenhe um demarcador fluido, segure Ctrl/clique direito e escolha Stroke Path. Marque a opção Simulate Brush Pressure. Vá aos ajustes de Layer Style. Escolha Inner Glow e Outer Glow. Em Inner Glow, use uma opacidade de 100% e uma cor laranja. Em Outer Glow, ajuste a opacidade para 85%, Blend Mode para Linear Dodge e Size para 13. " id="pdf-obj-10-12" src="pdf-obj-10-12.jpg">
  • 22 Ainda mais brilho

Pegue um pincel redondo duro (100% Opacity e Flow) com a cor laranja ou amarelo. Pegue sua ferramenta Pen e desenhe um demarcador fluido, segure Ctrl/clique direito e escolha Stroke Path. Marque a opção Simulate Brush Pressure. Vá aos ajustes de Layer Style. Escolha Inner Glow e Outer Glow. Em Inner Glow, use uma opacidade de 100% e uma cor laranja. Em Outer Glow, ajuste a opacidade para 85%, Blend Mode para Linear Dodge e Size para 13.

23 Mais orbes O passo seguinte é <a href=criar mais orbes para preencher o trabalho. O processo é o mesmo do passo 7. Para as cores, escolhemos tons dourados e algumas orbes roxas. Os efeitos nas orbes são linhas brilhantes criadas na tablet gráfica com um pincel redondo e as mesmas configurações do passo 22. 24 Construa a composição Aqui incluímos mais efeitos luminosos como no passo 22. Antes de posicioná-los, planeje onde ficarão, como fez com as formas. Após criar algumas linhas, começamos a pintar alguns pontos brilhantes e partículas luminosas. O efeito de brilho funciona em todas as pequenas formas criadas, desde que as configurações apropriadas sejam aplicadas, além de sombras e luzes realísticas. " id="pdf-obj-11-2" src="pdf-obj-11-2.jpg">

23 Mais orbes

O passo seguinte é criar mais orbes para preencher o trabalho. O processo é o mesmo do passo 7. Para as cores, escolhemos tons dourados e algumas orbes roxas. Os efeitos nas orbes são linhas brilhantes criadas na tablet gráfica com um pincel redondo e as mesmas configurações do passo 22.

23 Mais orbes O passo seguinte é <a href=criar mais orbes para preencher o trabalho. O processo é o mesmo do passo 7. Para as cores, escolhemos tons dourados e algumas orbes roxas. Os efeitos nas orbes são linhas brilhantes criadas na tablet gráfica com um pincel redondo e as mesmas configurações do passo 22. 24 Construa a composição Aqui incluímos mais efeitos luminosos como no passo 22. Antes de posicioná-los, planeje onde ficarão, como fez com as formas. Após criar algumas linhas, começamos a pintar alguns pontos brilhantes e partículas luminosas. O efeito de brilho funciona em todas as pequenas formas criadas, desde que as configurações apropriadas sejam aplicadas, além de sombras e luzes realísticas. " id="pdf-obj-11-10" src="pdf-obj-11-10.jpg">

24 Construa a composição

Aqui incluímos mais efeitos luminosos como no passo 22. Antes de posicioná-los, planeje onde ficarão, como fez com as formas. Após criar algumas linhas, começamos a pintar alguns pontos brilhantes e partículas luminosas. O efeito de brilho funciona em todas as pequenas formas criadas, desde que as configurações apropriadas sejam aplicadas, além de sombras e luzes realísticas.

25 Efeitos de partícula A seguir, <a href=criamos mais alguns efeitos de partícula. Decidimos excluir o fundo roxo e usar um esquema cromático laranja/amarronzado em vez dele. Para obtê-lo, pegamos um aerógrafo redondo grande – 300px – e passamos sobre a cor arroxeada. Usamos um laranja claro e quente com o modo de mesclagem Color e opacidade a 65%. 26 E finalmente ... A boa coisa é que se você não gostar de algum elemento neste ponto, basta pintar sobre ele. Acertamos a iluminação e as cores , além de incorporarmos mais alguns detalhes de brilho e orbes no fundo duplicando a orbe maior e reposicionando-a mais no fundo da peça. Finalmente, aplicamos um efeito de desfoque nessas formas para dar a impressão de que estão mais distantes. " id="pdf-obj-12-2" src="pdf-obj-12-2.jpg">
  • 25 Efeitos de partícula

A seguir, criamos mais alguns efeitos de partícula. Decidimos excluir o fundo roxo e usar um esquema cromático laranja/amarronzado em vez dele. Para obtê-lo, pegamos um aerógrafo redondo grande – 300px – e passamos sobre a cor arroxeada. Usamos um laranja claro e quente com o modo de mesclagem Color e opacidade a 65%.

25 Efeitos de partícula A seguir, <a href=criamos mais alguns efeitos de partícula. Decidimos excluir o fundo roxo e usar um esquema cromático laranja/amarronzado em vez dele. Para obtê-lo, pegamos um aerógrafo redondo grande – 300px – e passamos sobre a cor arroxeada. Usamos um laranja claro e quente com o modo de mesclagem Color e opacidade a 65%. 26 E finalmente ... A boa coisa é que se você não gostar de algum elemento neste ponto, basta pintar sobre ele. Acertamos a iluminação e as cores , além de incorporarmos mais alguns detalhes de brilho e orbes no fundo duplicando a orbe maior e reposicionando-a mais no fundo da peça. Finalmente, aplicamos um efeito de desfoque nessas formas para dar a impressão de que estão mais distantes. " id="pdf-obj-12-10" src="pdf-obj-12-10.jpg">
  • 26 E finalmente ...

A boa coisa é que se você não gostar de algum elemento neste ponto, basta pintar sobre ele. Acertamos a iluminação e as cores, além de incorporarmos mais alguns detalhes de brilho e orbes no fundo duplicando a orbe maior e reposicionando-a mais no fundo da peça. Finalmente, aplicamos um efeito de desfoque nessas formas para dar a impressão de que estão mais distantes.