Вы находитесь на странице: 1из 3

1 a . Lista

Redes II

pg. 1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 2 Prof. Flávio Alencar

1 a . LISTA

(Assuntos: Redes sem fio, Acesso ao Meio sem Fio, WiFi/WPAN/WiMAX, Sistema Celular, Mobilidade)

1.1) Suponha que dois ISPs fornecem acesso Wi-Fi em um determinado café, e que cada um deles opera seu próprio AP e tem seu próprio bloco de endereços IP.

a) Suponha ainda mais, que, por acidente, cada ISP configurou seu AP para operar no canal 11. O protocolo 802.11 falhará totalmente nesta situação? Discuta o que acontece quando duas estações, cada uma associada com um ISP diferente, tentam transmitir ao mesmo tempo.

b) Suponha agora que um AP opera no canal 1 e outro no canal 11.

1.2) Suponha que uma estação 802.11b seja configurada para sempre reservar o canal com a seqüência RTS/CTS. Suponha que esta estação repentinamente queira transmitir quadro de 1000 bytes de dados e que todas as outras estações estão ociosas neste momento. Calcule o tempo requerido para transmitir o quadro e receber o reconhecimento como uma função de SIFS e DIFS, ignorando atraso de propagação e admitindo que não haja erros de bits.

1.3) Suponha que o correspondente no slide 01-59 fosse móvel. Faça um desenho esquemático da infra-estrutura adicional de camada de rede que seria necessária para rotear o datagrama do usuário móvel original até o correspondente (que agora é móvel). Mostre a estrutura do(s) datagrama(s) entre o usuário móvel original e o correspondente (agora móvel).

1.4) Considere o exemplo de encadeamento discutido nos slides 01-59 e 01-62. Suponha que um usuário móvel visite as redes externas A, B e C, e que um correspondente inicie uma conexão com o usuário móvel enquanto ele reside na rede externa A. Relacione a seqüência de mensagens entre agentes externos e entre agentes externos e o agente nativo, enquanto o usuário passa da rede A para a rede B e para a rede C. Em seguida, suponha que não é executado encadeamento e que as mudanças no endereço administrado do usuário móvel devem ser notificadas explicitamente ao correspondente (bem como ao agente nativo). Relacione a seqüência de mensagens que seria necessário trocar nesse segundo cenário.

1.5) Considere dois nós móveis em uma rede externa que tem um agente externo. É possível que os dois nós móveis utilizem o mesmo endereço administrado em IP móvel. Explique.

1 a . Lista

Redes II

pg. 2

1.6) Quais são as diferenças básicas entre WAN sem fio (raciocine com GSM) e WLAN, e

quais são as características comuns? Considere modo de operação, administração, freqüências,

capacidades de nós, serviços, regulações nacionais⁄internacionais.

1.7) Em que situações podem ocorrer colisões na rede 802.11? Distinga colisões nas camadas

FISICA e MAC. Como a rede 802.11 minimiza a probabilidade de colisões? Analise o overhead

nesta rede e o número de nós suportados.

1.8) Resuma as gerações de redes celulares: 1G, 2G, 2.5G, 3G e 4G.

1.9) Especifique para WLANs:

a) Modo infra-estruturado e modo ad hoc

b) Operação relacionando SNR (relação sinal-ruído) e BER (bit error rate).

1.10) O sistema IEEE802.11b, padrão comercial para redes sem fio, usa banda ISM e, portanto, precisa ser resistente a interferências. Quais são os concorrentes em frequência do Wi-Fi? Quantos e onde se alocam os canais DSSS? Liste para a taxa de chip de 11 MHz as quatro taxas de dados, a modulação, e o ganho de espalhamento. Para melhorar a eficiência espectral e a taxa de dados, o padrão IEEE802.11g incorpora qual novo esquema de modulação? De que forma se evita colisões?

1.11 (Concurso Petrobrás 2012 Engenheiro Telecomunicações Jr) O padrão IEEE802.16e NÃO

(A)

suporta a modulação adaptativa

(B)

suporta mobilidade

(C)

utiliza S-OFDMA (OFDMA escalável)

(D)

utiliza largura de canais flexível de 30 a 50MHz

(E)

utiliza técnica MIMO (Multiple Input Multiple Output)

1.12 (Concurso Petrobrás 2012 Engenheiro Telecomunicações Jr) Na pilha de protocolos do padrão IEEE802.16, a subcamada que faz o mesmo papel da camada de enlace lógico (LLC) do padrão IEEE802.11 é a camada de

(A)

aplicativos

(B)

endereços lógicos

(C)

segurança

(D)

convergência e transmissão

(E)

convergência de serviços específicos

1.13) (Concurso Petrobrás 2012 Engenheiro Telecomunicações Jr) Algumas redes sem fio são baseadas no padrão IEEE802.11. Sobre este padrão e suas versões, considere as afirmações a seguir. I O padrão IEEE802.11n pode operar tanto na banda ISM de 2,5 GHz quanto na de 5 GHz.

II - O padrão IEEE802.11n utiliza a técnica MIMO em sua implementação.

III - O padrão IEEE802.11n utiliza um processo de junção de canais (channel bonding).

É correto o que se afirma em

1 a . Lista

Redes II

pg. 3

(A)

I, apenas

(B)

II, apenas

(C)

I e III, apenas

(D)

II e III, apenas

(E)

I, II e III

1.14 (Concurso Petrobrás 2012 Engenheiro Telecomunicações Jr) O padrão IEEE802.11e definiu um modo de operação que permite a implementação de QoS na rede Wi-Fi sem a necessidade de controle centralizado de um ponto de acesso. Este modo de operação é o

(A) DCF

(B) PCF

(C) LLC

(D) EDCA

(E) HCCA

Оценить