Вы находитесь на странице: 1из 6

N.

0 31 -- 6-2-1989

DIARIO DA REPUBLICA -- I SERlE

497

1.2 -- Na receita:

---------------------------------------------------------------------------------------------

Orc;amanto das receltas do Estado

Designacao cconomtca

Em centes

1--------- -'-.---------------

Classir~o econ6mica

Receitas correntes

01

01

02

Capitulo Grupo Artigo

10 000 000 15000000

13 643 752 13 643 752

Reforcos

Anulacoe ,

01

Impostos direc .. os:

Sobre 0 rendimento:

Contribuicao industrial .

Imposto profissional .

01 03

03

Impostos indirect os:

Sobre 0 consume:

Imposto sobre 0 valor acrescentado .

03

05 Transferencias:

06 Exterior:

01 Comunidades Europeias:

Restituicoes .

Receltas de capital

25000000

5900000

06

Passivos financeiros:

Tltulos a rnedio e longo prazos - Outros sectores:

Credito interno .

12

55900000

Direccao dos Services Gerais do Orcarnento da Direccao-Geral da Contabilidade Publica, 30 de Dczembro de 1988. -- Pelo Director, Maria Helena Duarte Tavares Lopes Pereira.

MINISl~RIO DA AGRICUL lURA. PESCAS E ALiMENTACAO

Decreto·Lel n.O 44/89

de 6 de Fayaralro

Decorre da adesao de Portugal a Comunidade Economica Europeia a necessidade de harmonizacao da legislacao portuguesa com as exigencias comunitarias na area alimentar.

Efectivamente, para 0 desenvolvimento da politica de integracao europeia, importa que se criem condicoes tendentes a melhorar os padroes de qualidade dos produtos nacionais, garantir a sua livre circulacao e impedir a concorrencia desleal de produtos estrangeiros,

No que se refere ao sector dos produtos de cacau e seus derivados, a legislacao existente, datando da primeira metade do seculo, apresenta-se manifestamente desactualizada e desinserida do proprio contexto nacional, on de a evolucao tecnologica entretanto verificada na industria ha muito ultrapassou as proprias disposieoes legais.

Torna-se, pois, indispensavel e urgente promover a adequacao do quadro normativo as actuais condicoes socio-economicas, por forma a introduzir os necessarios ajustamentos dos niveis de qualidade, contemplar a diversidade de produtos postos a disposicao do consumidor e assegurar maior transparencia do mercado.

Com 0 presente diploma, que estabelece regras para

o fabrico e composicao dos diversos produtos, definem-se condicoes para 0 seu acondicionamento e fixarn-se

exigencias especiais para a sua rotulagem, pretende-se atingir todos os objectivos atras mencionados, bern como garantir a defesa da saude e interesses dos consumidores e assegurar-Ihes informacao que perrnita uma opcao consciente dos produtos que adquire.

Assim:

Nos termos da alinea a) do n." I do artigo 201.0 da Constituicao, 0 Governo decreta 0 seguinte:

Artigo 1.0 - 1 -- 0 presente diploma define e caracteriza os produtos de cacau e de chocolate des tinados it alimentacao humana, com excepcao dos abrangidos por legislacao relativa a alimentacao especial, e estabelece as regras de acondicionamento e rotulagem a que os mesmos devem obedecer.

2 -- Para os efeitos do mimero anterior entende-se por produtos de cacau e de chocolate apenas os definidos no anexo ao presente diploma, que dele faz parte integrante, cujas denominacoes de venda lhes sao reservadas.

3 -- Sem prejuizo do disposto no n." I, e permitido

o fabrico do produto tradicional destinado a preparacoes culinarias, contendo na sua cornposicao farinhas, amidos ou feculas, num teor maximo de 8 % de massa total do produto e, no minimo, 30 % de materia seca total de cacau, 12 % de cacau seco e desengordurado e 18 % de manteiga de cacau, sendo estas percentagens calculadas depois de deduzida a massa das farinhas, amidos ou feculas.

Art. 2.0 -- 1 -- No fabrico dos produtos abrangidos pelo presente diploma nao se podem utilizar sementes de cacau que nao sejam sas e de qualidade garantida e comercializavel, bern como cascas, germenes ou qual-

498

DIARIO DA REPUBLICA - I SERlE

N.O 31 - 6-2-1989

quer produto residual de extraccao da manteiga de cacau efectuada por solventes.

2 - Os produtos a que se refere 0 numero anterior podem conter, em substituicao da sacarose, os seguintes acucares:

a) Glucose cristalizada (dextrose), frutose, lactose e maltose, estremes ou em mistura, num teor global que nao ultrapasse 5 % da massa total do produto;

b) Glucose cristalizada (dextrose), numa proporcao superior a 5 % e inferior ou igual a 20 070 da massa total do produto, obedecendo a denorninacao de venda, neste caso, ao disposto na alinea c) do n.? I do artigo 8.0

Art. 3.0 - I - Ao chocolate, chocolate para culinaria, chocolate de cobertura, chocolate de leite, chocolate de leite para culinaria, chocolate de leite de cobertura e chocolate branco e permitido adicionar generos alimenticios, com excepcao de farinhas, amidos, feculas e gorduras que nao sejam a manteiga de cacau ou gorduras e seus derivados de origem lactea.

2 - A quantidade total de generos alimenticios adicionados nos termos do rnimero anterior, em relacao a massa do produto final, nao pode ser:

a) Inferior a 5 070 nem superior a 40 070, quando forem adicionados em pedacos visiveis e separavels;

b) Superior a 30 070, quando adicionados sob forma praticamente indistinguivel:

c) Superior a 40 070, quando adicionados em pedacos visiveis e separaveis juntamente com porcoes sob forma praticamente indistinguivel, sem prejuizo do disposto na alinea a).

3 - No chocolate recheado e no bombom de chocolate, os generos alimenticios adicionados nos termos do n.? 1 nao podem exceder 75 070 da massa do produto final.

4 - 0 chocolate, chocolate para culinaria, chocolate de leite, chocolate de leite para culinaria, chocolate branco, chocolate recheado e bombom de chocolate podem ser parcialmente guarnecidos a superficie com outros generos alimenticios, na proporcao maxima de 10 070 da sua massa total, desde que:

a) Os limites rnaximos de 40 070 e 30 070, fixados, respectivamente, nas aline as a) e b) do n.? 2, incluam os generos alimentfcios utilizados na guarnicao:

b) 0 limite mfnimo de 25 070 de produtos de chocolate, fixado para 0 chocolate recheado e bomborn de chocolate, se refira a massa total do produto, incluindo a guarnicao.

5 - A pasta de cacau, aos diferentes tipos de cacau em p6, ao chocolate, ao chocolate de leite, ao chocolate branco e ao bombom de chocolate podem ad icionar-se aromatas, desde que estes nao imitem 0 aroma e 0 sabor do chocolate ou da gordura do leite.

Art. 4.0 - 1 - No fabrico dos produtos abrangidos pelo presente diploma apenas e permitido adicionar os aromatizantes, emulsionantes e reguladores de acidez previstos nos nurneros seguintes.

2 - A pasta de cacau, aos diferentes tipos de cacau em p6 e de chocolates e ao produto a que se refere

o n.? 3 do artigo 1. 0 podem ser adicionados aromatizantes naturais ou seus equivalentes de sintese que nao imitem 0 aroma e 0 sabor do chocolate ou da gordura do leite e ainda 0 aromatizante artificial etilvanilina.

3 - Aos produtos a que se refere 0 presente diploma podem ser adicionados os seguintes emulsionantes:

a) Lecitinas (E 322), cujo fndice de per6xido nao ultrapasse 10, expresso em miliequivalentes por quilograma, em todos os produtos, com excepcao do granulado de cacau;

b) Fosfatidatos de am6nio (442).

4 - Os emulsionantes mencionados nas alineas a) e b) do numero anterior, estremes ou em mistura, nao devem exceder os teores de:

a) I 070, nos diferentes tipos de cacau em p6, chocolate de leite para culinaria e chocolate em granules (vermicel/e) ou chocolate em flocos;

b) 5 070, nos diversos tipos de cacau em p6 destinados ao fabrico de preparacoes instantaneas, desde que a respectiva legislacao aplicavel 0 permita e seja cumprida a exigencia respeitante a rotulagem prevista no n." 2 do artigo 10.0;

c) 0,5 070, nos restantes produtos.

5 - As sementes de cacau, granulado de cacau, moinha de cacau, pasta de cacau, torta de cacau, torta de cacau rnagro, torta de cacau de extrusao, cacau em p6 e cae au magro em p6 pod em ser tratados por urn ou varies dos reguladores de acidez a seguir indicados, estremes ou em mistura, desde que a quantidade adicionada, expressa em carbonato de potassic, nao ultrapasse 5 070 (m/rn) em relacao a materia seca e desengordurada:

a) Solucoes amoniacais;

b) Hidr6xidos alcalinos;

c) Carbonatos alcalinos;

d) Oxido de magnesio;

e) Carbonato de magnesio,

6 - Aos produtos previamente alcalinizados podem adicionar-se como acidulantes 0 acido cftrico e 0 acido L - tartarico, estremes ou em mistura, numa proporcao que nao exceda 0,5 070 da massa total do produto e este nao apresente urn teor de cinza superior a 14 070 (m/rn) relativamente a materia seca e desengordurada.

Art. 5.° - I - Na extraccao da manteiga de cacau,

o unico solvente permitido e 0 eter de petr61eo 60°-750, conhecido por essencia B, ou a sua fraccao principal pura.

2 - A manteiga de cacau utilizada no fabrico dos produtos a que se refere 0 presente diploma s6 pode ser submetida aos seguintes tratamentos:

a) Filtracao, centrifugacao e outros processos ffsicos usuais para a desmucilaginizacao;

b) Tratamento pelo vapor de agua sobreaquecido em vacuo e outros processos ffsicos usuais para a desodorizacao.

3 - Em relacao a manteiga de cacau refinada serao, alem disso, permitidos:

a) Tratamento por hidr6xido alcalino ou produto similar usualmente utilizado para a neutraliza~ao;

N. 0 31 - 6-2-1989

DIARIO DA REPUBLICA - I SERlE

499

b) 0 tratamento mediante bentonite, carvao activado e outros produtos similares usualmente utilizados para a descoloracao.

Art. 6.0 - 1 - Os produtos abrangidos por este diploma destinados ao consumidor final so podem ser comercializados pre-embalados, em material inerte e imperrneavel em relacao ao conteudo, inocuo e que garanta a conservacao das suas caracteristicas organolepticas.

2 - Exceptuam-se do disposto no numero anterior os bombons de chocolate e os produtos de fantasia.

3 - 0 chocolate, chocolate para culinaria, chocolate com avelas (gianduja), chocolate de leite, chocolate de leite para culinaria, chocolate de leite com avelas (gianduja), chocolate bran co e chocolate recheado, quando fabricados sob a forma de tablettes com peso liquido unitario de 85 g a 500 g, so poderao ser comercializados com os pesos liquidos de 85 g, 100 g, 125 g, 150 g, 200 g, 250 g, 300 g, 400 g e 500 g.

4 - Os produtos de cacau em po constantes do anexo, quando acondicionados em embalagens com peso liquido unitario de 50 gal kg, so poderao ser comercializados com os pesos liquidos de 50 g, 75 g, 125 g, 250 g. 500 g, 750 gel kg.

Art. 7.0 - 1 - Na rotulagem dos produtos abrangidos pelo presente diploma todas as rnencoes devem ser apresentadas de acordo com as disposicoes gerais em vigor sobre a materia.

2 - Nos produtos pre-ernbalados sao obrigatorias as seguintes indicacoes:

a) A denominacao de venda, de acordo com 0 estabelecido no artigo seguinte;

b) 0 peso Iiquido, com as excepcoes previstas no artigo 9.0;

c) 0 nome ou firma e a morada ou sede social do fabricante, ou do embalador, ou do importador, ou do armazenista, ou do retalhista ou outro vended or;

d) A indicacao do pais de origem, se os produtos nao forem fabricados no interior da Comunidade Economica Europeia;

e) As mencoes previstas no artigo 10.0 para os produtos a que forem aplicaveis,

Art. 8.0 - 1 - A denominacao de venda dos generos alimenticios a que se refere 0 presente diploma e constituida pela designacao que Ihe corresponde de acordo com 0 anexo, tendo em conta, alem disso, 0 seguinte:

a) A designacao «Chocolate recheado» deve ser acompanhada de uma mencao indicativa do recheio utilizado;

b) As designacoes «Chocolate recheado» e «Bornborn de chocolate» devem ter, como qualificativos suplementares, expressoes que refiram a natureza do chocolate utilizado, quando este nao seja chocolate ou chocolate de cobertura;

c) Qualquer das designacoes que constam do anexo deve ser acompanhada da expressao «Com glucose cristalizada» ou «Com dextrose», nos termos da alinea b) do n. ° 2 do artigo 2. °

2 - A denorninacao de venda do produto a que se refere 0 n. ° 3 do artigo 1.0 e «Preparado a base de chocolate para culinaria»,

3 - Nos produtos a que se refere 0 n.? 1 do artigo 3. 0, a denominacao de venda e acompanhada pela mencao dos generos alimenticios adicionados, sendo, contudo, tal mencao proibida no que respeita a:

a) Leite e produtos lacteos, quando 0 produto nao for chocolate de leite, chocolate de leite para culinaria ou chocolate de leite de cobertura;

b) Cafe e bebidas espirituosas, quando a proporcao de qualquer destes ingredientes for inferior a 1 Ufo da massa total do produto final;

c) Outros generos alimentfcios incorporados sob forma praticamente indistinguivel, desde que 0 teor de cada urn seja inferior a 5 % da massa total do produto final.

4 - Sem prejuizo do disposto no n. ° I, a rnencao relativa a aromatas ou aromatizantes, quando adicionados, devera acompanhar a denorninacao de venda dos seguintes produtos:

a) Pasta de cacau, chocolate de cobertura ou chocolate de leite de cobertura;

b) Os divers os produtos de cae au em po, de chocolate e de chocolate de leite que nao sejam os de cobertura, assim como 0 chocolate branco, desde que a presenca do aromata ou do aromatizante seja dominante.

5 - As mencoes referidas no mimero anterior serao feitas da seguinte forma:

a) A indicacao do aromata utilizado;

b) A expressao «Com aroma a ... » ou «Com sabor a ... », completada, em caracteres das mesmas dimensoes, com a indicacao da natureza do aroma ou do sabor do aromatizante utilizado, excepto quando este for a etilvanilina, reservando-se qualquer referenda a uma origem natural aos casos em que os aromatizantes sejam naturais;

c) A expressao «Com etilvanilina» ou «Arornatizado com etilvanilina», nos casos em que seja este 0 aromatizante utilizado.

6 - A indicacao do teor das lecitinas acompanhara a denorninacao de venda, sempre que sejarn adicionadas a qualquer dos produtos constantes dos n.?' 1 a 15 do anexo.

7 - As denominacoes de venda «Chocolate», «Chocolate de leite» e «Preparado a base de chocolate para culinaria» so poderao ser acompanhadas de qualifieativos referentes Ii qualidade do produto nos seguintes casos:

a) No «Chocolate», quando contenha, pelo menos, 43 % de materia seea total de cacau ou 26 % de manteiga de cacau;

b) No «Chocolate de leite», quando 0 teor de sacarose for inferior ou igual a 50 %, a materia seca total de cacau superior ou igual a 30 % e 0 teor de materias solidas provenientes da evaporacao do leite nao inferior a 18 % ou 0 teor de gordura de origem lactea for de, pelo menos, 4,5 %;

c) No «Preparado Ii base de chocolate para culinaria», quando contenha, pelo menos, 38 % de materia sec a total de cacau ou 26 % de manteiga de cacau.

500

DIARIO DA REPUBLICA - I SERlE

N.O 31 - 6-2-1989

8 - A denominacao de venda de urn genero alimenticio que, pela sua composicao, difira de qualquer dos produtos de chocolate e do produto referido no n. ° 3 do artigo 1. 0, exclusivamente por conter gorduras vegetais em substituicao, total ou parcial, da manteiga de cacau, sera precedida da expressao «Sucedaneo de», inscrita em caracteres do mesmo tipo e dimensao das restantes designacoes que compoem essa denominacao,

9 - E proibido 0 uso da palavra «chocolate», ou qualquer expressao dela derivada, na denominacao de venda de generos alimenticios que, sao estando abrangidos pelo presente diploma, possam confundir-se com os mesmos pela sua forma de apresentacao.

Art. 9. ° - 1 - A indicacao do peso liquido nao e obrigatoria em embalagens que contenham uma quantidade inferior a 50 g, podendo, quando estas embalagens forem acondicionadas em embalagem rmiltipla com peso liquido total igual ou superior a 50 g, ser indicado ou este peso liquido total na embalagem multipla ou 0 respectivo peso liquido em cada embalagem unitaria, des de que, neste caso, tal indicacao seja claramente legivel do exterior.

2 - A indicacao referida no mimero anterior po de ser substituida pela do peso liquido minimo no casu de produtos ocos.

Art. 10. ° - 1 - Da rotulagem devera constar ainda

o teor de materia seca total de cacau, mediante a mencao «Cacau: ... "70 minimo», nos seguintes produtos:

a) «Cacau em po com acucar», «Cacau com acucar» ou «Chocolate em po»;

b) «Cacau magro em po com acucar» ou «Cacau magro com acucar»:

c) «Cacau em po com acucar para culinaria», «Cacau com acucar para culinaria» ou «Chocolate em po para culinaria»;

d) «Cacau magro em po com acucar para culinaria» ou «Cacau magro com acucar para culinaria»;

e) «Chocolate»;

j) «Chocolate para culinaria»;

g) «Chocolate de leite»;

h) «Chocolate de leite para culinaria»;

I) «Preparado a base de chocolate para culinaria».

2 - Na rotulagem enos documentos comerciais que acompanham os diversos tipos de cacau em po adicionados de emulsionantes nos termos da alinea b) do n. ° 4 do artigo 4. ° devera ser indicado que os mesmos se destinam ao fabrico de preparacoes instantaneas.

Art. 11. ° Quando os produtos abrangidos por este diploma forem acondicionados em embalagens de peso liquido igual ou superior a 10 kg e nao comercializados no retalho, as mencoes referidas nas alineas b), c) e d) do n." 1 enos n.?" 2,3,4 e 5 do artigo 8.°, no artigo 9.° e nas alineas b) e c) do n. ° 1 e no n. ° 2 do artigo anterior, assim como as indicacoes constantes da aline a a) do n. ° 1 do mesmo artigo, para 0 caso dos produtos referidos nos n.os 1 a 7 do anexo, poderao constar apenas dos documentos que os acompanhem.

Art. 12.° Sao aplicaveis as disposicoes do artigo 30.° do Decreto-Lei n. ° 303/83, de 28 de Junho, e dos artigos 24.0, 40. 0, 58.0 e 64. ° do Decreto-Lei n. ° 28/84, de 20 de Janeiro.

Art. 13. ° Sao revogados os seguintes diplomas:

a) Portaria de 18 de Setembro de 1903, publicada em 24 do mesmo mes, na parte respeitante ao cacau e chocolate;

b) Portaria n. ° 9498, de 4 de Abril de 1940.

Art. 14. ° Este decreto-lei entra em vigor seis meses apos a data da sua publicacao.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 7 de Dezembro de 1988. - Antbal Antonio Cavaco Silva - Luis Gonzaga de Sousa Morais CardosoLuis Fernando Mira Amaral - Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonca Tavares - Jorge Manuel Mendes Antas.

Promulgado em 19 de Janeiro de 1989.

Publique-se.

o Presidente da Republica, MARIO SOARES.

Referendado em 20 de Janeiro de 1989.

o Primeiro-Ministro, Anibal Antonio Cavaco Silva.

ANEXO

I - Semente de cacau - a semente do caeaueiro (Theobroma cacao L.) fermentada e seea.

2 - Granulado de cacau - a semente de cacau, torrada ou oio, quando tenha sido Iimpa, descascada e extrafdo 0 germen, nao eontendo mais de 5070 de casca e germen nilo eliminados nem mais de 10070 de cinza, salvo as disposicoes do 0.0 5 do artigo 4.0, valores caieulados em relacao Ii massa da materia seea e descngordurada.

3 - Moinha de cacau - as pequenas partlculas de semente de eacau, recolhidas separadamente nas operacoes de deseasque e extraccao do germen e que contem, no minimo, 20070 de gordura, valor calculado em relaeao Ii massa da materia seca,

4 - Pasta de cacau - 0 produto result ante da trituracao mecanica do granulado de caeau e que nilo tenha side submetido a qualquer exrraccao de gordura.

5 - Torta de cacau - 0 produto resultante de granulado de cacau ou de pasta de cacau, a que se extraiu pareialmente a gordura por proeesso mecanico, e que contem, salvo a definicao da torta de eacau magra, no minimo, 20070 de manteiga de cacau, valor caleulado em relacao a massa da materia seea, e, no maximo, 9070 de humidade.

6 - Torta de "acau magra ou torta de cacau fortemente desengordurada - a torta de caeau com urn teor minimo de 8070 de manteiga de caeau, valor calculado em relaeao a massa da materia seea.

7 - Torta de cacau de extrusdo (expeller) - 0 produto resultante de semente de cacau, granulado de cacau, moioha de cacau, pasta de caeau, ou suas misturas, a que se extraiu a gordura por extrusao (expeller).

8 - Cacau em po ou cacau - 0 produto resultante da trans formacao em p6, por proeesso mecanico, da torta de caeau obtida por prcssiio hidraulica e que contem, salvo a definicao de cacau magro em po, no minimo, 20070 de manteiga de eacau, valor calculado em relacio a Massa da materia seca, e, no maximo, 9 alo de humidade.

9 - Cacau magro em po, cacau magro ou cacau fortemente desengordurudo em po - 0 eacau em pO com um teor minima de 8 OJ. de manteiga de cacau, valor calculado em relacao iI massa da materia seca.

10 - Cacau em po com at;Ucar, cacau com acucar ou chocolate em po - 0 produto resultante da mistura de cacau em po e de sacarose, em proporcao tal que 100 g do produto contenham, no minimo, 32 g de cacau em p6.

II - Cacau em po com acucar para culindria, cacau com acucar para culindria ou chocolate em po para culindria - 0 produto resultante da mistura de eacau em po e de sacarose, em proporcao tal que 100 g do produto contenham, no minimo, 25 g de cac au em po.

DIARIO DA REPUBLICA

501

N.O 31 - 6-2-1989

12 - Cacau magro em po com acucar ou cacau magro com acucar - 0 produto result an te da mistura de cacau magro em po e de sacarose, em proporcao tal que 100 g do produto contenham, no minimo, 32 g de cacau magro em po.

13 - Cacau magro em p6 com acucar para culindria ou cacau magro com acucar para culindria - 0 produto resultante da mistura de cacau magro em po e de sacarosc, em proporcao tal que 100 g do produto contenham, no minimo, 25 g de cacau magro em po.

14 - Manteiga de cacau - a gordura obtida a partir da semente de cacau ou de parte desta, que e apresentada sob uma das formas e denominacoes seguintes, satisfazendo as respectivas disposicoes:

a) Manteiga de cacau de espressiio 011 manteiga de cacau> a manteiga de cacau obtida por pressao a partir de urn dos produtos seguintes ou suas misturas: granulado de cacau, pasta de cacau, torta de cacau e torta de cacau magra.

Deve satisfazer as caractensticas seguintes:

lnsaponificavel (NP-902) - max. 0,35070;

Teor de acidos gordos Iivres, expresso em acido oleico (NP-903) - max. 1,75070;

b) Manteiga de cacau de extrusdo (expeller) - a manteiga de cacau obtida por extrusao, usando-se urn expeller, a partir de semente de cacau, estremc au rnisturada com granulado de cacau, pasta de cacau, torta de cacau ou tort a de cacau magra.

Deve satisfazer as caracterfsticas seguintes:

lnsaponificavel (NP-902) - max. 0,50 oro;

Teor de acidos gordos livres, expresso em acido oleico (NP-903) - max. 1,75 "10;

c) Manteiga de cacau refinada - a manteiga de cacau obtida por espressao, por extrusao, por solvente auiorizado ou por uma combinacao destes process os e depois refinada a partir de urn dos produtos seguintes ou suas misturas: semente de cacau, granulado de cacau, moinha de cacau, pasta de cacau, torta de cacau, torta de cacau mao gra e torta de cacau de extrusao.

Deve satisfazer as caracteristicas seguintes:

Insaponificavel (NP-902) - max. 0,50070;

Teor de acidos gordos livres, expresso em acido oleico (NP-903) - max. 1,75 oro;

Gordura proveniente de tegumento (casea) e germen - nao superior, em proporcao, ao teor natural da semente de eacau.

15 - Gordura de cacau - a gordura obtida a partir de semenre de cacau ou de parte desta e que nao satisfaz as caracteristicas das diferentes categorias de manteiga de cacau.

16 - Chocolate - 0 produto obtido a partir de granulado de cacau, pasta de cacau, cacau em po ou cacau magro em po, e de saearose, com ou sem adicao de manteiga de cacau, e que contern, sem prejuizo das definicoes de chocolate em granules (vermicelle), de chocolate com avelas [gianduja) e de chocolate de cobertura, no minimo, 35070 de materia seca total de cacau, 14070 de cacau seco e desengordurado e 18070 de manteiga de cacau. Estas percentagens sao calculadas depois de deduzida a massa dos produtos adicionados referidos no n," 2 do artigo 2.0 e no artigo 3.0

17 - Chocolate para culindria - 0 produto obtido a partir de granulado de cacau, pasta de cacau, cacau em po ou cacau rnagro em po, e de sacarose, com ou sem adicao de manteiga de cacau, e que contern, no minimo, 30070 de materia seca total de cacau, 12 oro de cacau seco e desengordurado e 18010 de manteiga de cacau. Estas percentagens sao calculadas depois de deduzida a massa dos produtos adicionados referidos no 11.0 2 do artigo 2.0 e no artigo 3.0

18 - Chocolate em griinulos (vermicelle) ou chocolate em flocos -o chocolate que se apresenta sob a forma de granules ou de flocos e que contem, no minimo, 32070 de materia seea total de cacau e 12070 de manteiga de cacau.

19 - Chocolate com avelds (gianduja) - 0 produro obtido de chocolate contendo, no minimo, 32 % de materia seea total de cacau e 8 % de cacau seco e desengordurado e de avelas finamente moidas, em proporcao tal que 100 g de produto contenham no minima 20 g e no maximo 40 g de avelas.

E permitida a adir;ao dos produtos seguintes:

a) Leite ou produtos derivados da desidratacao parcial ou total do leite gordo, do leite parcialmente desnatado

I SERlE

ou do leite rnagro, em quantidade tal que 0 produto final nao contenha mais de 5 OJo. em massa, de materia seea total de origem lactea, com um maximo de 1,25 oro de gordura de origem lactca;

b) Amendoas, avelas e nozex, inteiras Oil ,'111 pcdacos, numa proporcao tal que a massa destes produros, adicion ada a das ave-las finamentc moidas, nao ulrrapassc 60010 da massa total do produto.

20 - Chocolate de cobertura - 0 chocolate que contem, no minirno, 31 oro de manteiga de cacau e 2,50070 de cacau seco c descngordurado.

Sc 0 chocolate de cobertura for designado «chocolate escuro de cobertura», 0 teor minimo de manteiga de eacau sera tambern de 31070, mas 0 teor minimo de cacau seco e desengordurado tera de ser de 16010.

21 - Chocolate de leite - 0 produto obtido a partir de granulado de cacau, pasta de cacau, cacau em po ou cacau magro em po, e de sacarose, com ou sem adicao de manteiga de cacau, e de leite ou produtos derivados da desidratacao parcial ou total do leite gordo, do leite parcialmente desnatado ou do leite rnagro e, eventualmente, de nata, nata parcial ou totalmeruc desidratada, manteiga ou outra gordura de origem lacrca.

Sem prejuizo das definicoes de chocolate de kite em granulos (vermicelle), de chocolate de leite com ave las (gianduja) e de chocolate de leite de cobertura, deve satisfazcr as caracreristicas seguintes:

Materia seca total de cacau -- min. 25 ''70; Cacau seco desengordurado - mill. 2.500/0;

Materia seca total de origem lactca, provcnienic dos in-

gredientes aeima referidos - min. 14070; Gordura de origem lactea - min. 3.500/0; Gordura total -- min. 25 OJo;

Sacarose - max. 55 oro.

Estas percentagens sao calculadas depois de deduzida a massa dos produtos adicionados referidos no n." 2 do ar tigo 2." e no anigo 3."

22 - Chocolate de Ieite para cutinaria=: () produto obtido a partir de granulado de cacau, pasta de cacau, cacau em po on cacau magro em po, e de sacarose, com Oil scm adicao de rnantciga de cacau, e de leite ou produtos derivados da dcsidratacao parcial ou total do leirc gordo, do Ieire parcialmcntc desnatado ou do leite magro e. evcntualmenre, de nata. nata parcial ou total mente desidratada, mantciga ou outra gordura de origem lacrea.

Dcve satisfazer as caractertsricas scguintcs:

Materia seca total de cacau-- min. 20070; Cacau seeo desengordurado .. - min. 2,500/0;

Materia seca total de origem lactea, provcnientc dos in-

gredientes acima referidos - min. 20 0J0; Gordura de origem lactea .- min .. ~ %; Uordura total - min. 25 "io;

Sacarose -- max. 55 OJo.

Estas percentagens sao eaIculadas depois de deduzida a massa dos produtos adicionados rcfcridos no n." 2 do artigo 2." e no artigo 3."

23 - Chucolate de leite em grdnuios (vermicelle) ou chocolate de leite em {locos - 0 chocolate de Icite que se aprescnte sob a forma de granules ou de flocos, cujas caractcristicas sao as rcf'cridas para 0 chocolate de leite, com excepcao das seguirues:

Materia seca total de cacau - min. 20"70;

Materia seca total de origem lactea, provcniente dos ingre-

dientes referidos no chocolate de lcite - min. 12 0J0; Gordura de origem lactea - min. 3 %;

Gordura total - min. 12 0J0;

Sacarose - max. 66%.

24 - Chocolate de Ieite com avelas (gianduja) - 0 produto obtido a partir de chocolate de leite com um teor minimo de 10 Oio de materia seca total de origem lactea c de avelas finamcnie moidas em proporcao tal que 100 g do produto contenham no minima 15 g e no maximo 40 g de avclas.

E permitida a adicao de arnendous, avelas c nozcs, inteiras ou em pedacos, numa proporcao tal que a massa dcstcs produtos, adicionada a das avclas finarnenrc moidas, nao ultrapasse 60 070 da massa total do produto.

25 - Chocolate de leite de cobertura - chocolate de leite corn urn teor mtnimo de 31070 de manteiga de cacau.

502

DIARIO DA REPUBLICA - I SERlE

N.O 31 - 6-2-1989

26 - Chocolate bran co - 0 produto obtido exciusivamente a partir de manteiga de cacau, de sacarose e de leite ou produtos derivados da desidratacao parcial ou total do leite gordo. do leite parcialmente desnatado ou do leite magro e. eventualmente. de nata. nata parcial ou total mente desidratada, manreiga ou outra gordura de origem lactea.

Deve safisfazer as caracteristlcas seguintes:

Manteiga de cacau - min. 200/0;

Materia seca total de origem lactea, proveniente dos ingredientes acima referidos - min. 14070;

Gordura de origem lactea - mIn. 3.50070;

Sacarose - max. 550/0.

Estas percentagens siio calculadas depois de deduzida a massa dos produtos adicionados referidos no n.? 2 do artigo 2.0 e no artigo 3.0

27 - Chocolate recheado - 0 produto recheado cuja camada externa, nitidamente distinta do recheio, e constitulda por chocolate. chocolate para culinaria, chocolate com avel!s (gianduja), chocolate de cobertura, chocolate de leite, chocolate de leite para culinaria, chocolate de leite com avelas [gianduja), chocolate de leite de cobertura, ou chocolate branco, repre-

Deposito legal n. 08814185

ISSN 0870-9963

IMPRENSA NACIONAL·CASA DA MOEDA, E. P.

AVISO

Por ordem superior e para constar, comunica-se que Olio serao aceites quaisquer originais destinados ao Diorio da Republica desde que nao tragam aposta a competente ordem de publicacao, assinada e autenticada com selo branco.

sentando, no mfnirno, 25 % do peso total do produto. Excluem-se desta defini~!lo os produtos de pastel aria. biscoitaria e afins do pAo.

Ao recheio s40 aplicaveis disposi~Oes pr6prias.

28 - Bombom de chocolate - 0 produto do tamanho de uma dentada que pode ser constitufdo por:

a) Chocolate recheado;

b) Mistura de chocolate. chocolate para culinaria, chocolate de cobertura, chocolate de leite, chocolate de leite para culinaria, ou chocolate de leite de cobertura e de outros generos alimentlcios, com exclusAo de farinhas, amidos, feculas e gorduras (excepto manteiga de cacau e gordura de origem lactea), desde que os produtos de chocolate representem, no mlnimo, 25 % da massa total do produto;

c) Justaposicao de camadas de chocolate. chocolate para culinaria. chocolate com avelas (gianduja), chocolate de cobertura, chocolate de leite, chocolate de leite para culinaria, chocolate de leite com aveliis (gianduja), chocolate de leite de cobertura, ou chocolate branco, e de outros generos alimentlcios, de tal forma que as camadas dos produtos de chocolate sejam visfveis e representem, no minimo, 25070 da massa total do produto.

ItI_

1 - Preco de pagina para venda avulse, 4$50; preeo por linha de anuncio, 93$.

2 - Para os novos assinantes do Didrio do Assembleia da

Republica, 0 periodo da assinatura sera compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os numeros publicados em Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a leals-

latura serlo adquiridos ao preco de capa.

3 - Os prazos de reclamacao de faltas do Didrio da RepUblica para 0 continente e regiOes aut6nomas e estrangeiro sio, respectivarnente, de 30 e 90 dias a data da sua publica~o.

PREC;O DESTE NUMERO 71$00

IIId~ a lOrn·'llilIHII·IIlI.I, '1111'1,,11<1,11, 'IlIl'f nl.IIII.I.1 .111111111'" I" ,1""1.111",1' dll 11I.lrlll del l{lJIIIIIII\.! I till IlI.trlO tia \'''·flllll''l.l d.1 HqHlIIlIl.I

IInl' "'r dlri~ld.1 a :1(11I11111,lr:ll.IO d.1 IlIIpI"II,.1 \.I<lIIIl.II·( .1'.1 d.1 \llIt·lb. I. P , 1{1I.1 d, Il. 1 ""llI"II \blllld dl' \1"'0. ~ 1If112 II,ho.1 (lid"

Вам также может понравиться