You are on page 1of 20
FUNDI ÇÃ O Introdu çã o / Projeto em Fundi çã o / Modelagem

FUNDIÇÃO

FUNDI ÇÃ O Introdu çã o / Projeto em Fundi çã o / Modelagem

Introdução / Projeto em Fundição / Modelagem

Fundição

Introdução

Fundição é um processo de fabricação

onde um

metal

ou

liga metálica,

no

estado líquido, é vazado em um molde

com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida.

Características do Processo Fundição

-

1. processo primário (parte da matéria prima bruta):

produz

lingotes e tarugos

  • 2. processo secundário: produz peças já acabadas ou

semi-acabadas

  • 3. muito flexível:

  • 4. formas variadas;

  • 5. tamanhos variando de quilogramas a toneladas;

  • 6. materiais ferrosos (aços, ferros-fundidos) e não-

ferrosos (alumínio, cobre, zinco,magnésio, estanho,

chumbo)

  • 7. normalmente é necessário posterior acabamento e obtenção de detalhes por usinagem

Fenômenos da solidificação do metal

  • Nucleação e crescimento de grãos cristalinos

Fen ô menos da solidifica çã o do metal  Nuclea çã o e crescimento de
Fig.01 - Microestrutura resultante associada à distribuição de defeitos e heterogeneidades químicas

Fig.01 - Microestrutura resultante associada à distribuição de defeitos e heterogeneidades químicas

O crescimento orientado pode fragilizar as diagonais (solução: arredondar cantos)

 O crescimento orientado pode fragilizar as diagonais (solu çã o: arredondar cantos) Efeito do crescimento

Efeito do crescimento ordenado de grãos cristalinos

  • contração de volume (líquida/solidificação/sólida), que pode

ocasionar:

rechupe ou vazio de chupagem

 contra çã o de volume (l í quida/solidifica çã o/s ó lida), que pode ocasionar:
  • trincas a quente

 contra çã o de volume (l í quida/solidifica çã o/s ó lida), que pode ocasionar:
  • concentração de impurezas (fósforo, enxofre, manganês,

silício e carbono). Não é crítico porque acúmulo ocorre em

regiões centrais (geralmente de baixas tensões)

 concentra çã o de impurezas (f ó sforo, enxofre, mangan ê s, sil í cio
  • desprendimento de gases CO e CO2: forma bolhas na peça

(controlar composição química mais rigorosamente, se

necessário) . Etapa de desoxidação

Etapas do processo de Fundição

  • 1. desenho da peça

  • 2. projeto de fundição (processo e ferramental)

  • 3. confecção do modelo (modelagem)

  • 4. confecção do molde (moldagem)

  • 5. confecção de machos (permitem a obtenção de furos)

  • 6. fusão do metal

  • 7. vazamento no molde

  • 8. limpeza e rebarbação

  • 9. controle de qualidade

1. Desenho Técnico

1. Desenho T é cnico

2. Projeto de Fundição

  • A etapa de projeto de fundição deverá

com base nos dados do desenho da produto

a ser fabricado e qte.,

fornecer dados

para fabricação de ferramental, e dados

de processo.

  • Poderá

ser

convencional,

matemáticos

e

simuladores.

através

utilizando

ábacos,

ou

de

método

cálculos

através

de

Simulador : MagmaSoft

Simulador : MagmaSoft
Simulador : MagmaSoft
Simulador : MagmaSoft

3. Projeto de Modelo e Modelagem)

  • materiais: madeira, alumínio, aço (moldagem em casca), cera (moldagem por cera perdida), isopor

(moldagem plena);

  • evitar cantos vivos

3. Projeto de Modelo e Modelagem)  – materiais: madeira, alum í nio, a ç o
3. Projeto de Modelo e Modelagem)  – materiais: madeira, alum í nio, a ç o
  • utilizar massalote (cabeça-quente) ou alimentador e

geometrias convenientes

 utilizar massalote (cabe ç a-quente) ou alimentador e geometrias convenientes
 utilizar massalote (cabe ç a-quente) ou alimentador e geometrias convenientes
 utilizar massalote (cabe ç a-quente) ou alimentador e geometrias convenientes
  • considerar contração do metal evitar fissuras de contração; prever diminuição do tamanho da peça em relação ao modelo

  • deixar sobre-metal para posterior usinagem

  • considerar espessura mínima das paredes da peça a ser obtida

(dependente da fluidez do metal fundido):

aproximadamente 3mm em fundição em areia/molde metálico

aproximadamente 1mm em fundição sob pressão

  • prever conicidade/ ângulo de saída de 3 graus

 considerar contra çã o do metal – evitar fissuras de contra çã o; – prever

eliminar rebaixos

 – eliminar rebaixos  – verificar divis ã o do modelo

verificar divisão do modelo

 – eliminar rebaixos  – verificar divis ã o do modelo
  • estudar localização dos machos

 estudar localiza çã o dos machos

considerar volume de produção

prever colocação de canais de enchimento e distribuição.

 – considerar volume de produ çã o  – prever coloca çã o de canais

Fim.