Вы находитесь на странице: 1из 4
 

Lista de Competências, Atitudes e Motivações

 

Auto-confiança

01

O

quanto está seguro de si mesmo, no tocante às operações e metas de trabalho.

 

Sensibilidade

02

Capacidade de se colocar no lugar do outro, ouvindo e percebendo suas necessidades, seus valores e seus pontos de vista, de modo a possibilitar um relacionamento que resulte num entendimento mútuo e positivo, facilitando a negociação.

 

Aprender e Desaprender

03

Capacidade que envolve o auto aprendizado diante das variáveis de negócios, política de governo e às mudanças de cenários;

 

Assumir riscos

04

Ação direcionada a resultados, visualizando que algo melhor ainda está por vir. Isto

é,

sair da “zona de conforto”e partir para busca da mudança, assumindo

responsabilidades qualquer que seja o nível dos resultados.

 

Comunicação

05

Expressar-se verbalmente e por escrito de maneira lógica, clara e objetivamente, de forma a fazer-se entender por seu interlocutor.

   

Controle

06

Capacidade de avaliar, acompanhar e tomar providências sobre as atividades, de modo a assegurar que as ações não se desviem das normas estabelecidas. Dispõe de dados e informações e sabe a qualquer momento o que se passa em sua área e/ou em relação às responsabilidades do seu cargo.

 

Organização

07

Capacidade de trabalhar com método e ordem; distribuição adequada do tempo e das tarefas; saber situar-se no tempo (quando) e no espaço (onde) com relação às responsabilidades assumidas.

 

Adaptabilidade

08

Capacidade de se adaptar com facilidade a situações novas. Envolve assimilar rapidamente mudanças de qualquer natureza, encarando-as com naturalidade e boa vontade.

 

Senso Crítico

09

Capacidade de formular julgamentos corretos e ponderados segundo os padrões do senso comum, ou ainda, segundo critério do “certo e errado” determinado pelo bom senso.

 

Raciocínio lógico

10

Capacidade de utilizar o processo intelectual de raciocinar com justeza, exatidão e coerência, estabelecendo relação lógica e racional entre idéias e conceitos, causas e efeitos, início, meio e fim, deduzindo conclusões.

   

Delegação

11

Capacidade de utilizar eficazmente os subordinados, delegando-lhes tarefas e responsabilidades conforme suas aptidões e competências.

 

Planejamento

12

Capacidade de determinar, em função das políticas e macros objetivos, planos e programas de ação, definindo o que fazer ( tarefas, atividades ações), como fazer ( método, técnica e processo) e os recursos necessários: prazos, pessoas e critérios de acompanhamento e controle.

 

Relacionamento Interpessoal

13

Capacidade de desenvolver e manter relações interpessoais, interagindo satisfatoriamente com superiores, pares e liderados.

 

Compromisso com resultados

14

Capacidade que envolve empenho, dedicação e êxito na consecução dos resultados planejados.

 

Orientação para o cliente

15

Capacidade que caracteriza a satisfação do cliente. Envolve vencer objeções e criar um sentimento junto a clientela que ali se faz bons negócios.

 

Criatividade

16

Disposição para inovar. Capacidade de apresentar alternativas factíveis e novas formas de atuação.

 

Persistência

17

Capacidade para levar adiante seus empreendimentos e objetivos, não se deixando abater por frustações e/ou obstáculos. Enfrenta- os como desafios e mantém em curso a força de vontade para alcançar resultados.

 

Team Work – Espírito de equipe

18

Capacidade que caracteriza a pronta colaboração com grupos de trabalho – clientes ou fornecedores – facilitando o alcance de um objetivo geral ou específico.

 

Postura próativa

19

Prontidão e positividade para ação. Postura permanente em tomar a iniciativa; A melhor maneira de resolver uma crise é pensar e agir antes que ela acontença.

20

Liderança Capacidade que além de guiar e conduzir outros, envolve o sentido amplo de compreender a rede de valores e autoridade formal e informal da organização e mover-se com desenvoltura. Isto inclui: iniciar e manter o curso da ação, dirigir e coordenar, motivar e estimular, delegar e garantir comprometimento;

21

Percepção e catalisador de mudanças Compreensão do impacto dos acontecimentos envolvidos dentro do seu campo de ação. Isto é, a maneira pela qual entende e sabe separar e processar convenientemente dados e informações. ( às vezes nem sempre disponíveis).

 

Percepção de si

22

Demonstração de sensibilidade de seus atos; O seu jeito de ser em relação ao do que é dele esperado;

 

Persuasão

23

Capacidade de influenciar pessoas a aceitar idéias e colaborar em projetos de trabalho e em processos de mudanças.

 

Qualificação técnica

24

Capacidade que envolve o conhecimento do trabalho a ser realizado. É caracterizada pelo domínio satisfatório dos métodos, disciplinas, legislação e ferramentas de trabalho específicas ao seu campo de ação.

 

Solução de problemas

25

Capacidade de identificar e resolver prontamente questões problemáticas, propondo soluções e encaminhando ações objetivas.

 

Tomada de decisões

26

Capacidade que envolve a firmeza e rapidez nas decisões e sua assertividade para com o atingimento dos resultados esperados;

 

Cumprimento de prazos e promessas

27

Considera-se como quesito fundamental para o reforço da confiança. A falta dele empobrece e esvazia a relação interpessoal.

 

Orçamentação

28

Consciência em relação ao orçamento. Isto é, capacidade para elaborar e gerenciar equilibradamente orçamentos administrativos, de pessoal e demais despesas, segundo as políticas estabelecidas e/ou fixação de parâmetros.

 

Controle emocional

29

Saber manter a paciência, controlando seus impulsos em situações complexas.

 

Domínio de língua estrangeira

30

Capacidade de entender e se fazer entender objetiva e claramente um idioma estrangeiro na leitura, fluência e escrita.

 

Administração do tempo

31

Capacidade de gerenciar o tempo adequando-o à organização da agenda de compromissos. Isto é, evitar a batalha com o relógio de forma que os compromissos assumidos se enquadrem perfeitamente às horas disponibilizadas.

 

Trabalhar sob pressão

32

Capacidade que envolve manter agilidade e regularidade das ações e resultados quando pressionado.

 

Negociação

33

Capacidade de manter entendimento, mudanças de opinião, consenso e ação na consecução de objetivos comuns, realizando negócios ou obtendo resultados que satisfaçam as partes envolvidas.

 

Compromisso com os valores da organização

34

Capacidade de compreender a visão, missão, normas e procedimentos, princípios e valores da organização, ajustando seu comportamento em direção a eles.

 

Desenvolvimento de pessoas

35

Identificar forças e fraquezas nos indivíduos e grupos e saber agir para maximizar o desempenho do grupo, fortalecendo vínculos e potencialidades.

 

Discrição

36

Capacidade de manter atitudes reservadas em situações que envolvem contatos com outros.

 

Dinamismo

37

Capacidade que envolve a disposição para realizações arrojadas, desafiantes, sempre conseguindo obter os resultados que persegue.

 

Energia

38

Capacidade em trabalhar longo período de tempo, mantendo o mesmo rítmo e produtividade.

 

Senso de urgência

39

Capacidade caracterizada pela agilidade e rapidez na decisão e ação. Isto inclui não só antecipar-se a prazos assumidos, como também, apressar e concluir ações com vista a um objetivo específico.

 

Entusiasmo

40

Capacidade que envolve auto-motivação, determinação, abordagem positiva e disposição para fazer as coisas acontecerem sempre focalizando-se em soluções.