You are on page 1of 4
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE PLANO DE CURSO CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE

PLANO DE CURSO

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CÓDIGO :

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

 

PERÍODO:

   

CH: 60h

 

Professor(a) : Marcos Alexandre

Semestre:

Ano: 2015

Formação: Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); na área de concentração Ética, Gestão e Políticas de Informação. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma instituição.

  • 1. EMENTA:

As características do conhecimento científico. A leitura e a produção do texto científico na área de Sistemas de Informação. A linguagem cientifica: estrutura e lógica. O papel da teoria: conceitos, proposições e relações. O método científico:

importância e aplicações na organização da pesquisa. A pesquisa científica: tipos e fases do planejamento da pesquisa. Elementos do relatório de pesquisa, tratamento de dados e emissão do relatório final com base nas normas vigentes.

  • 2. OBJETIVOS :

Geral - Proporcionar aos discentes conhecimentos e compreensão sobre o conhecimento científico e sua importância na reflexão e prática de elaboração de projetos de pesquisa e trabalhos científicos.

Específicos - Capacitar os discentes para planejar, elaborar e executar projetos de pesquisa científica; Ensinar os discentes a produzir outros tipos de trabalho, como relatórios, artigos científicos etc. Promover com os discentes reflexões críticas acerca da produção de conteúdo científico na sua área de atuação.

1. PROGRAMA:

Unidade 1 - Introdução à Metodologia Científica. Discussão com os acadêmicos sobre a importância e necessidade da disciplina. Apresentação dos objetivos e enfoques da disciplina. Explicação sobre as etapas que serão executadas durante o semestre.

Unidade 2 - Reflexão sobre a lógica e sua importância no pensamento científico e na elaboração do projeto de pesquisa. Discussão sobre as características de um trabalho científico.

Unidade 3 - Discussão sobre os tipos de conhecimento científico, suas abordagens e aplicabilidade no dia-a-dia; As características do conhecimento científico. Conceito de ciência. Conceito de Pesquisa Científica. Objetivos da Metodologia Científica; Como se estabelece a produção do conhecimento científico.

Unidade 4 - O método científico: importância e aplicações na organização da pesquisa. A pesquisa científica: tipos e fases do planejamento da pesquisa. Apresentação, discussão e apresentação de todos os elementos de um projeto científico, a exemplo do tema, justificativa, problematização, objetivos etc.

Unidade 5 - Planejamento do projeto de pesquisa. A formatação de trabalhos técnico-científico, com ênfase no projeto de pesquisa, de acordo com as normas vigentes da ABNT. Apresentação didática em sala de aula de exemplos de projetos e trabalhos na área de Sistemas de Informação.

Unidade 6 - O projeto de pesquisa: o que fazer? por que fazer? como fazer? Estrutura, normatização e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos.

Unidade

7

-

Apresentação

de

material

complementar

à

disciplina,

para

enriquecimento das propostas iniciais explicitadas no começo do semestre. Avaliação junto com os discentes sobre os objetivos da disciplina.

4. METODOLOGIA:

Será utilizada a proposta metodológica de abordagem interdisciplinar. O intuito é promover um diálogo constante com as demais áreas do conhecimento e, não menos importante, com as outras disciplinas da área da Sistemas de Informação. Dessa forma, será possível evitar que o acadêmico tenha uma visão fragmentada do conhecimento. A proposta também irá contribuir para que o discente seja capaz de estabelecer conexões entre os conceitos, campos do conhecimento e fatos, e entender o que está sendo estudado e resolver problemas de caráter prático.

6. Avaliação - (Formas e Critérios de Avaliação):

A proposta de avaliação terá duas etapas. Na primeira avaliação, é preciso verificar se o acadêmico conseguiu assimilar os elementos teóricos discutidos em sala de aula, para que tenha, então, condições de aplicá-lo em um projeto. Por isso, justifica-se uma prova teórica (com questões fechadas e abertas), dentro do modelo do Enade. Para perfazer essa nota, porém, também será exigida uma atividade prática. Assim, temos Avaliação N1 = 7,0 (da prova) + 3,0 da NT1 (do trabalho prático). Já na segunda avaliação, teremos somente atividades práticas. A soma dessa nota se dará por meio da entrega de dois trabalhos por parte dos discentes. Em um primeiro momento, será cobrado um trabalho prático, que pode ser um relatório ou resenha (valendo 3,0) e, num segundo, o projeto. Desse modo, temos que a Avaliação N2 = 7,0 + 3,0 da NT2 (do relatório ou resenha). OBS.: É exigida a freqüência mínima de 70% e nota igual e nota igual ou superior à média (7,0) para fins de aprovação na disciplina.

Projeto de Pesquisa

Como parte da obtenção de avaliação na disciplina, os discentes deverão entregar obrigatoriamente um Projeto de Pesquisa. Essa entrega se dará somente no segundo trimestre, já que durante o primeiro será explicitado todo o conteúdo teórico a respeito das etapas desse trabalho prático.

Esse Projeto de Pesquisa irá complementar a nota da Avaliação N2, valerá 3,0 pontos, e poderá ser entregue em três datas diferentes, a serem definidas e avisadas com antecedência.

7. BIBLIOGRAFIA

Básica:

BRANDÃO, MARIA LUCIA. Manual para Publicação Cientifica: Elaborando Manuscritos, Teses e Dissertações. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2009.

BARROS, AIDIL DE JESUS PAES DE; LEHFELD, NEIDE APARECIDA DE SOUZA. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2009.

CARVALHO, MARIA CECÍLIA M. DE; (ORG.). Construindo o Saber Metodologia Cientifica: Fundamentos e Técnicas. São Paulo: Papirus, 2010.

KOCHE, JOSE CARLOS. Fundamentos de Metodologia Cientifica: Teoria da Ciência e Pratica da Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2010.

LAKATOS, EVA MARIA; MARCONI, MARIANA DE ANDRADE. Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 2010.

Complementar (Para quem quiser se aprofundar ainda mais, recomendações do professor)

RUDIO, FRANZ VICTO. Introdução ao Projeto de Pesquisa Cientifica.

Petrópolis: Vozes, 2010.

FURASTÉ, PEDRO AUGUSTO. Normas técnicas para o trabalho cientifico:

explicações das normas da ABNT. Porto Alegre: ABNT, 2010.

SALOMON, DÉLCIO VIEIRA. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 10. ed. rev. atual. São Paulo:

Hagnos, 2001.

DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico:

Elaboração e Formatação. 18. ed. Porto Alegre: 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Atlas, 2010.

Paulo:

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica – projetos de

pesquisas, TGI,

TCC, Monografias, Dissertações

Thomson Learning, 2002.

e

teses.

São Paulo:

Pioneira