Вы находитесь на странице: 1из 3
Vida equilibrada LIÇÃO 10 - PÓS ENCONTRO

Vida

equilibrada

LIÇÃO 10 - PÓS ENCONTRO

introdução

Um dos aspectos que determinam nosso futuro é saber lidar com nosso presente. É fundamental estabelecer bem nossas prioridades assumindo o desafio de crescer como Jesus, não apenas no aspecto espiritual, mas também em todas as outras áreas da vida. Isso nos transformará em pessoas de sucesso (Lucas 2.52).

“E CRESCIA JESUS EM SABEDORIA, EM ESTATURA E EM GRAÇA DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS”.

1.

Jesus crescia no aspecto espiritual

O

texto diz que Jesus crescia em sabedoria. A sabedoria refere-se basicamente ao aspecto intelectu-

al. Tem a ver com o desenvolvimento do intelecto, com criar desafios que o façam mais culto, mais sábio, mais capaz nos estudos, na profissão, ou no ministério que Deus nos confiou.

O que fazer para crescer intelectualmente? O certo é identificar como você esta hoje e aonde quer

chegar amanha. Precisamos abrir novos caminhos, estabelecer metas específicas que nos aproxime dos nossos objetivos. Ex: voltar a estudar, ler pelo menos um livro por mês, ler jornais, revistas, fazer cursos, investir no conhecimento e qualidade profissional, participar frequentimente das reuniões,etc.

Veja o que diz Provérbios 13.4. O preguiçoso sempre trata de justificar seu comportamento, mas o tempo transcorre e os progressos ficam somente nas intenções. Por isso se enche de frustrações sentimentos de incapacitação. Deus não quer no ver frustrados, nos sentindo incapazes de alguma coisa. Ele no deu o exemplo para crescer, e sermos melhores em todas as áreas de nossa vida. Siga- mos o seu exemplo.

2. Jesus crescia no aspecto físico

A estatura refere-se ao crescimento físico. Devemos progredir também, nele. O estilo de hábitos

alimentares, nutrição e recreação exercerão influência direta em nossa imagem e na que projeta- mos. Devemos estabelecer em nossa vida hábitos que prolonguem nossa existência e não que a reduza. Pensamos que não é necessário cuidar de nosso aspecto físico e, assim, abusamos da nossa juventude caindo em excessos que mostrarão suas consequências mais tarde. Leia 1Coríntios 6.19.

•Precisamos ser mais criteriosos com a alimentação •Precisamos praticar periodicamente atividade física •Precisamos separar tempo adequado para descansar

3. 3.

Jesus crescia no aspecto espiritual

Jesus crescia no aspecto espiritual

O crescimento espiritual manifesta-se em uma busca contínua de Deus, em conhecê-lo e agradá-lo

(Mateus 6.33). Quando colocamos Deus como prioridade em nossas vidas, alcançamos ricas bên-

çãos tanto no plano material, como no físico, emocional e espiritual.

Nossa vida espiritual será impulsionada se criarmos desafios. Devemos envolver-nos na obra, não como simples espectadores, mas como membros ativos. Quando assumimos desafios criamos um nível maior de exigência no campo espiritual. Ex: Se tivermos que ensinar a outros, temos a necessi- dade de nos preparar tanto na oração como na leitura e estudo da Bíblia.

4. jesus crescia no aspecto social

Ter vida equilibrada é não ir aos extremos e, sim, dar a cada coisa o seu devido lugar. O Senhor conhecia a importância que tinham as pessoas, por isso, interessou-se nelas, as conheceu e supriu suas necessidades. Tudo isto lhe deu graça diante do povo; queriam conviver com Ele, escutá-lo, estar ao seu lado, e por isso O seguiam.

Um aspecto determinante para crescer na área social é a integridade em nossa maneira de viver. Esta da confiança a quem nos rodeia, pois se darão conta de que nosso propósito não é aproveitar-- nos deles, porem influenciar positivamente suas vidas. Alguém disse:”As pessoas foram feitas para serem amadas e as coisas para serem usadas”.

Quando amamos as pessoas em lugar de usá-las, temos relações sólidas e duradouras que refletirão

a integridade de nosso caráter, um interesse genuíno, o amor o companheirismo e uma vida de princípios éticos (1 timóteo-3.7).

TESTE

1. A palavra ensina que Jesus foi equilibrado em seu crescimento. Em que Jesus crescia segundo Lucas

2.52?

2

O que deve ser deixado para ser melhor intelectualmente e por quê? Provérbios 13:4

3.

Qual sugestão você daria para não cair no engano do preguiçoso?

4. Qual é o aspecto no qual devo crescer que trará para a minha vida mais benção e plena realização?

Mateus 6:33

5. De acordo com Óseias 6:3, o que devemos fazer?

ORAÇÃO DE 03 - EU ME IMPORTO!

De acordo com Óseias 6:3, o que devemos fazer? ORAÇÃO DE 03 - EU ME IMPORTO!

Оценить