You are on page 1of 15

FACULDADE DE TECNOLOGIA ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO – FAC FUNAM

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

EDVALDO BARBOSA DE OLIVEIRA

PIRAPORA MG Novembro – 2014

EDVALDO BARBOSA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado para aprovação

no Curso Superior em

Manutenção

 

Industrial.

Pela

Faculdade de Tecnologia Alto

Médio

São

Francisco,

 

no

período de

5 de novembro

de

2014

à

5

janeiro

2015,

com

carga de 246 horas, tendo como

supervisor

na

empresa

o

Sr.

Alex do Amaral

Dias

e

coordenador

 

de

curso

o

Sr.

Hugo

Leonardo

Silva

de

Almeida.

 

PIRAPORA MG Novembro – 2014

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Plataforma de filtros Ala Norte

.............................................................................

5

Figura 2: Detalhe do projeto

6

Figura 3: Fiadeira e Bobinadeira Open End – Setor de Fiação Fina

7

Figura 4: Inspeção “IN LOCO”

.............................................................................................

8

Figura 5: Bomba centrífuga

....................................................................................................

9

Figura 6: Tear Omni a jato de ar

.........................................................................................

10

Figura 7: Projeto de diluição de soda

...................................................................................

11

SUMÁRIO

  • 1 INTRODUÇÃO

.....................................................................................................................

4

  • 2 DESCRIÇÃO DO LOCAL

..................................................................................................

4

  • 3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

5

  • 3.1 Automação da bateria de filtros Ala Norte

5

  • 3.2 Serviço no Open End 04

....................................................................................................

6

  • 3.3 Serviços de reparo dos medidores de vazão YOKOGAWA ADMAG AM11

7

  • 3.4 Bomba centrífuga de captação de água

8

  • 3.5 Manutenção preventiva em teares, na empresa Real Minas têxtil

9

  • 3.6 Projeto soda diluída na empresa Geraldo Magalhães Mascarenhas

10

4

CONCLUSÃO

12

REFERÊNCIAS

13

DADOS DO ESTAGIÁRIO

14

4

  • 1 INTRODUÇÃO

As industrias nesta últimas décadas tem buscado um rendimento maior do seus equipamentos por causa do mercado competitivo que tem oferecido mais novidades de produtos e com menores preços, as empresas para acompanharem essa demanda tem lançado mão de novas tecnologias como a automação que aumenta a produtividade, diminui o desperdício de matéria prima e aumenta a confiabilidade dos equipamentos, produzindo com qualidade e menor custo.

  • 2 DESCRISÃO DO LOCAL

Byte-Elétron Soluções e Serviços – Departamento de Automação e Eletrônica Industrial, localizada na rua Vilma Coelho Gomes, 532, Nova Pirapora, Pirapora/MG, é uma empresa especializada em serviços na área de Automação, Controle de Processos e Eletrônica Industrial, procurando sempre atender os seus clientes com agilidade e qualidade, agregando ao melhor custo/benefício do mercado. Presta serviços em toda região, vai até o local para coletar os dados, depois de feito uma análise nas informações colhidas faz um orçamento, estipula-se um prazo de entrega do serviço com garantia mensurada e emite uma proposta de serviço para ao cliente.

5

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1 Automação da bateria de filtros Ala Norte

Atendendo à solicitação da AUPPI – Associação dos Usuários do Projeto Pirapora, elaborou-se um projeto para automatizar a Ala Norte sendo substituído o modulo de controle anterior por um CLP com IHM VISION 570 montada em painel de comando. Trata-se de um CLP com IHM colorida de 5,7 polegadas incorporada do fabricante DAKOL. Este CLP controla 18 válvulas (Ala Norte). O CLP VISION 570 recebe o sinal do pressostato diferencial e faz o sequenciamento de limpeza do filtro. Todas as funções, estado das válvulas e status do filtro é observado na tela da IHM. Na IHM tem a função manual para um procedimento de limpeza manual e também função programável onde o usuário pode programar o dia e a hora no qual se deseja fazer uma limpeza automática. O sistema já vem equipamento com redes de comunicação para que no futuro haja a necessidade de integração com o sistema supervisório existente. O projeto teve como objetivo diminuir a mão-de-obra nos finais de semana e feriados, mas após a implantação do novo sistema detectou outras melhorias como: diminuição do consumo de água, melhor irrigação do plantio, identificação de válvulas com defeito e o monitoramento em tempo real a longa distância (em casa).

5 3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 3.1 Automação da bateria de filtros Ala Norte Atendendo à solicitação da

Figura 1: Plataforma de filtros Ala Norte Fonte: Elaborada pelo autor

6

6 Figura 2: Detalhe do projeto Fonte: Elaborada pelo autor A automação veio para substituir o

Figura 2: Detalhe do projeto Fonte: Elaborada pelo autor

A automação veio para substituir o homem em lugares perigosos, em trabalhos repetitivos e esforço físico. Contribuindo para agilidade e execução das tarefas. Automação é a associação organizada dos automatismos para a consecução dos objetivos do progresso humano. ՚՚ (FIALHO, 2011, P.15).

3.2 Serviço no Open End 04

A Real Minas Têxtil solicitou os nossos serviços porque depois de feita uma manutenção no Open End 04 ele não ligava. Identificamos que a chave geral encontrava-se desarmada e não era possível seu rearme. Seguimos a sequência das chaves de emergência e identificamos que a botoeira posicionada no final da máquina apresentava-se problemas. Fizemos os testes e vários acionamentos onde que logo em seguida a chave geral rearmou. Próximo passo após a chave geral ligada e os circuitos energizados a máquina não ligava através do botão start՚՚ .Observamos a falta do fusível de vidro do comando do PLC. Após recolocar o fusível no borne conseguimos partir a máquina. Logo em seguida observamos que os carros ASW 01 e 02 não estavam funcionando e não havia alimentação elétrica para os mesmos. Os mesmos voltaram as atividades e a alimentação elétrica retornou sem que algo fosse realizado. Open End a fita vinda do passador é puxada da lata pelo cilindro alimentador, passando pelo dispositivo de entrada (condensador), indo até o cilindro desagregador (cardinha) que vai desmanchar a mecha de fio transformando-a num pequeno feixe de fibras,

7

que é levado através de sucção até o rotor, que, girando em altíssima velocidade, realiza a formação do fio de algodão. O fio é puxado pelos cilindros de saída passando através do guia, logo é enrolado na bobina ou cone que é acionada por atrito pelo cilindro bobinador. A manutenção tem que ser eficaz, reparando os equipamentos ou instalações o mais rápido possível, deixando-os disponível para operação e reduzindo parada não planejada. (KARDEC E NASCIF, 2012).

Figura 3: Fiadeira e Bobinadeira Open End – Setor de Fiação Fina Fonte: Arquivo Cia. De Fiação e Tecidos Santo Antônio 2009

3.3 Serviços de reparo dos medidores de vazão YOKOGAWA ADMAG AM11

A AUPPI – Associação dos Usuários do Projeto Pirapora solicitou outro serviço para dois medidores de vazão YOKOGAWA. Fizemos as análises no local de instalação dos equipamentos e detectamos oxidações excessivas nas caixas de ligações dos medidores de vazão e ajustes nos parâmetros do conversor de sinal ADMAG.

8

8 Terminais oxidados Substituir placa de interligação Parametrização do conversor de Sinal ADMAG Figura 4: Inspeção

Terminais oxidados Substituir placa de interligação

Parametrização do conversor de Sinal ADMAG

Figura 4: Inspeção “IN LOCO” Fonte: Elaborada pelo autor

Depois isolamos as caixas de ligações com silicone para evitar a penetração de água no interior das mesmas.

3.4 Bomba centrífuga de captação de água

A fazenda TRYUMPHO contratou nossos serviços porque a bomba de captação de água parou de funcionar. Problemas relatados: efetuar a ligação estrela-triângulo do motor de 15 CV da bomba centrífuga de captação de água da lagoa. Atividades realizadas: fechamento

9

do motor de 15 CV em estrela-triângulo; substituição do relé de tempo danificado; substituição da chave de comando liga/desliga; verificação do funcionamento da bomba apresentando corrente elétrica elevada. Observações e melhorias: a tensão de alimentação 220 volts está fora do valor mínimo aceitável para funcionamento, medimos até 190 volts sendo que o mínimo aceitável é 209 volts. A solução apresentada para o cliente é a adaptação de um inversor de frequência de 15 CV. Observamos que os contatores de carga estão vibrando e com dificuldade de atracar no momento da partida, já em função da tensão.

9 do motor de 15 CV em estrela-triângulo; substituição do relé de tempo danificado; substituição da

Figura 5: Bomba centrífuga Fonte: Elaborada pelo autor

3.5 Manutenção preventiva em teares, na empresa Real Minas têxtil

Serviço: manutenção em placas MCB/01 placa de controle dos motores das tesouras. A placa MCB contém um microprocessador que utiliza seu próprio software. O software é carregado em EPROMs flash utilizando o terminal da máquina, estabelece comunicação e alimentação elétrica para o terminal da máquina e a placa TRIAX. Realiza desativação de sinais do acionamento da placa TRIAX. Estes sinais são passados à respectiva placa via placa PDAF comunicação paralela com o computador central da oficina de tecelagem Supervisiona o sinal de parada de emergência proveniente da placa PDAF, sinais do angulômetro provenientes do sistema de controle da máquina conexão com os sensores de

10

tensão da urdidura, sensor de temperatura do óleo, sensor de nível do óleo do movimento do eixo externo, sensor de vazão de ar, sinal de controle dos fusíveis da placa PDAF. Execução do serviço: limpeza da placa, troca de conectores e testes de componentes. Descrição do serviço: executávamos manutenções preventiva das placas, troca de conectores e testes de componentes. Manutenção mensal, duração de serviço em cada placa era 2 horas. Quantidade de teares: 30 A manutenção preventiva é realizada em máquinas que não estejam em falha, destinada a reduzir falhas, mantendo a operabilidade e a produtividade. (VIANA, 2012).

Figura 6: Tear Omni a jato de ar Fonte: Picanol

3.6 Projeto soda diluída na empresa Geraldo Magalhães Mascarenhas

Descrição do serviço: especificar os instrumentos de acordo com a corrosão, custo dos instrumentos, rangebilidade dos instrumentos, tempo de entrega do material e pesquisa de mercado. Objetivo: otimizar o insumo de soda diluída no ambiente da fábrica. Aplicação: automatizar e controlar o processo nos tanques de soda. Resultado: diminuiu os erros na adição de soda e os desperdícios em nove por cento.

11

Acompanhei a elaboração do projeto em pesquisas sobre a resistência a corrosão dos instrumentos, custos e pesquisa de mercado pelo melhor preço, rangebilidade dos instrumentos e tempo de entrega dos materiais. Duração: 2 meses Todo projeto tem início e fim, um objetivo a ser atingido, o patrocinador que ver o resultado no capital investido, os stekrowder são as partes interessadas como: a produção, manutenção e parte administrativa. Na elaboração do projeto tem que leva em conta tudo o que foi mencionado, porque a sobrevivência das empresas depende de projetos que saiam do papel para as tornarem mais competitiva no mercado. Projetos existem para viabilizar um produto, serviço ou resultado que não existia antes.՚՚ (HELDMAN, 2009).

11 Acompanhei a elaboração do projeto em pesquisas sobre a resistência a corrosão dos instrumentos, custos

Figura 7: Projeto de diluição de soda Fonte: Elaborado pelo autor

12

4 Conclusão

Ao longo do estágio, foi colocado em prática o aprendizado obtido pela teoria, momento mais oportuno de sanar dúvidas e de atualizar com exigência do mercado na prestação de serviços, manutenção de máquinas e também no gerenciamento das tarefas realizadas. Durante o estágio situações novas surgiram, ilustrações de aspectos teóricos e informações em geral que foram clarificadas pelos problemas concretos e reais com os quais nos deparávamos. O estágio leva ao conhecimento geral visto na teoria, transformando em prática e aumentando o aperfeiçoamento profissional. Foi possível aprender, antes de tudo, sobre a necessidade de ética profissional, clareza, gerenciamento, manutenção com qualidade que implicam diretamente com a qualidade e custo do produto final. É importante lembrar o cuidado com o riscos de acidentes elétricos que os profissionais estão expostos e o cuidado com a integridade física. Também prolongar a vida útil dos equipamentos através da manutenção preditiva, preventiva e corretiva, é fundamental para uma boa produção e satisfação dos clientes. Durante o estágio aprendi na pratica o que foi visto na teoria, ensinando, dialogando, enfim me esforçando neste período para assimilar o máximo de conhecimentos vivenciado na pratica o que foi de grande valia para minha vida profissional. As dificuldades enfrentadas foi atuar numa área em que não tinha nenhuma experiência, mais com ajuda dos colegas e profissionais competentes foi possível concretizar o estágio e aumentar o conhecimento profissional em um novo ramo de trabalho.

13

REFERÊNCIAS

FIALHO, Arivelto Bustamante. Automação hidráulica: projetos, dimensionamento e análise de circuitos. 6 ed. São Paulo: Érica, 2011.

HELDMAN, Kim. Gerência de projetos: 5.ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Elsevier,

2009.

KARDEC, Alan. Manutenção – Função estratégica / Alan Kardec, Júlio Nascif. 4ª ed. Rio

de Janeiro: Qualitymark Editora, 2012. PICANOL OMNI. Manual de operação e manutenção de teares Picanol Omni. TRUTZSCHLER. Manual de operação e manutenção de máquinas Trutzschler (blendomat, cardas, passadores e open-end). VIANA, Herbert Ricardo Garcia. PCM, planejamento e controle de manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2012.

14

DADOS DO ESTAGIÁRIO

Dados Pessoais

Nome do Estagiário: Edvaldo Barbosa de Oliveira Endereço: Avenida Jefferson Gitirana 1678, Cícero Passos, Pirapora-MG E-mail: ebo.oliveira@hotmail.com Telefone: (38) 88049092 Data de Nascimento: 09/09/1976

Dados do Estágio

Escola: Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Curso: Tecnólogo em Manutenção Industrial Ano de Conclusão do Curso: 2014 Coordenador de Curso: Hugo Leonardo Silva de Almeida Professor Orientador no Estágio: Hugo Leonardo Silva de Almeida Período do Estágio: 05/11/2014 a 05/01/2015 Horas totais de Estágio: 246 horas Tipo de estágio: curricular Cargo ou Função: estagiário Departamento: Byte-Elétron Setor: Byte-Elétron Empresa: Byte-Elétron Soluções e Serviços (Automação e Eletricidade Industrial) Cidade: Pirapora Estado: Minas Gerais Supervisor do Estágio na Empresa: Alex do Amaral Dias