Вы находитесь на странице: 1из 3

Topologia (matemática)

Topologia (matemática) Deformação de uma caneca num toro . Topologia (do grego topos , “lugar”, e

Deformação de uma caneca num toro.

Topologia (do grego topos, “lugar”, e logos, “estudo”) é o ramo da matemática que estuda os espaços topológicos, sendo considerado como uma extensão da geometria. [1][2]

A palavra topologia é usada tanto para descrever essa área

de estudos quanto para designar uma família de conjun- tos (conjuntos abertos) utilizados para definir o conceito básico da teoria, o espaço topológico. [3]

A Topologia é uma área muito ampla, com muitas sub-

áreas. A divisão mais básica é:

Topologia Geral, que investiga conceitos como compacidade, conexidade, separabilidade;

Topologia algébrica, que investiga conceitos como homotopia e homologia; [4]

Topologia geométrica, que estuda as variedades e suas aplicações, fibrados incluindo a teoria dos nós.

Particularmente importantes no estudo dos espa- ços topológicos são as funções conhecidas como homeomorfismos. Trata-se de funções que preservam a “estrutura topológica” do seu espaço. Assim, se entre dois espaços existe um homeomorfismo, então esses espaços são topologicamente indistinguíveis.

1 História

A palavra topologia foi oficialmente usada pela primeira

vez por Johann Benedict Listing em 1847 no artigo Vors-

tudien zur Topologie, Vandenhoeck und Ruprecht, Göttin- gen, pp. 67, 1848. Entretanto Listing já vinha usando tal termo há pelo menos 10 anos, em suas correspondências.

O termo “topology” (Topologia em inglês) foi introduzido

muitos anos mais tarde na revista Nature em um artigo de 1883 com a finalidade de “distinguir a geometria quali- tativa da geometria comum onde os aspectos qualitativos são primariamente estudados”.

No entanto, a resolução do problema das sete pontes de Königsberg por Leonard Euler em 1736 é considerada como sendo um dos primeiros resultados topológicos. Este é um exemplo de problema que liga diferentes áreas da matemática, neste caso a topologia com a teoria dos grafos.

O estudo dos espaços de funções, realizados por matemá-

ticos notáveis como Georg Cantor, Vito Volterra, Cesare Arzelà, Jacques Hadamard, entre outros, culmina com o

trabalho de Maurice Fréchet, que introduziu a noção de espaço métrico, muitas de suas características lembrando

o Rⁿ. Atualmente os espaços métricos são considerados

casos específicos, mas muito importantes, de uma classe

mais geral conhecida como espaços topológicos.

A formalização do conceito de espaço topológico é de-

vida a Felix Hausdorff que definiu em 1914 o que hoje é

conhecido como espaço de Hausdorff. Como se vê pela própria definição dada abaixo, a topologia moderna se

baseia fortemente na teoria dos conjuntos, assim como

a maior parte da matemática. O conceito final de es-

paço topológico é um pouco mais geral que o conceito de espaço de Hausdorff e foi introduzido posteriormente por Kazimierz Kuratowski em 1922.

Henri Poincaré introduziu em seu livro “Analysis Situs” de 1895 os conceitos de homotopia e homologia, sendo considerado o marco de criação da topologia algébrica. O interesse no estudo da topologia algébrica inclui a percep- ção que alguns problemas topológicos são mais tratáveis que problemas algébricos, entre esse está mostrar que Rⁿ não é topológicamente equivalente (homeomorfo) a Rª se a é diferente de n.

1

2

4 VER TAMBÉM

2 Aspectos elementares

Espaços topológicos estão presentes em quase todos os ramos da matemática. Tal fato permitiu que a topologia se tornasse uma ponte entre diversas teorias matemáti- cas. A topologia geral, ou como é chamada em inglês, point set topology, define e estuda propriedades dos espa- ços topológicos como conexidade e compacidade. Além disto, a topologia geral classifica aplicações entre espa- ços topológicos por meio de termos como continuidade, homeomorfismos e aplicações próprias.

Já a topologia algébrica estuda as diferentes maneiras em que se pode associar a um determinado espaço topológico uma estrutura algébrica. Um exemplo disto é o chamado functor grupo fundamental, que associa um grupo a cada espaço topológico conexo por caminhos. Outros obje- tos de estudo da topológica algébrica são a homologia e a teoria K de um espaço topológico, que associam a um espaço topológico uma sequência de grupos abelianos e um par ordenado de anéis, respectivamente. [5]

Outro ramo da topologia é a topologia diferencial, que es- tuda a topologia de variedades diferenciáveis, e quais pro- priedades definidas em termos analíticos são na realidade conseqüências da topologia de uma variedade. Entre as implicações importantes desta teoria, temos o teorema de Gauss-Bonnet, a teoria de Morse e o teorema do índice de Hopf. [6]

No contexto da teoria de categorias existe uma generali- zação de espaço topológico, definida por Grothendieck e que denomina-se topos.

3 Referências

[3] Kelley, John L. (1975). General Topology Springer- Verlag [S.l.] ISBN 0-387-90125-6. (em inglês)

[4] Clóvis Pereira da Silva, Aspectos históricos do desenvolvi- mento da pesquisa matemática no Brasil, Editora Livraria da Fisica, 2009, ISBN 8-578-61015-6

[5] Tatiana Roque, História da matemática, Zahar ISBN 8-

[6]

I.M. James, History of Topology, Elsevier, 1999, ISBN 0- 080-53407-4 (em inglês)

4 Ver também

3

5 Fontes, contribuidores e licenças de texto e imagem

5.1 Texto

Topologia (matemática) Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_(matem%C3%A1tica)?oldid=45090588 Contribuidores: Meca- nismo, RobotQuistnix, FlaBot, Luís Felipe Braga, Salgueiro, He7d3r, Al Lemos, Dante, the Wicked, Thijs!bot, Rei-bot, Escarbot, Alb- mont, Escriba, Humberto.shiromoto, TXiKiBoT, VolkovBot, SieBot, Yone Fernandes, Kaktus Kid, AlexandreMBM, Alexbot, Eternal student~ptwiki, Vitor Mazuco, CarsracBot, Luckas-bot, LinkFA-Bot, ArthurBot, Xqbot, Darwinius, RibotBOT, Francieli Triches, Red- Bot, TobeBot, André Caldas, Rjbot, Francisco Quiumento, EmausBot, JackieBot, HRoestBot, MerlIwBot, GuilhermS, KLBot2, Dexbot, Pedro Listel e Anónimo: 11

5.2 Imagens

Ficheiro:E-to-the-i-pi.svg Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/35/E-to-the-i-pi.svg Licença: CC BY 2.5 Contri- buidores: Sem fonte automaticamente legível. Presume-se que seja obra própria, baseando-se nas informações sobre direito autoral. Artista original: Sem fonte automaticamente legível. Presume-se que a autoria seja de Dermeister, baseando-se nas informações sobre direito autoral.

Ficheiro:Mug_and_Torus_morph.gif Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/Mug_and_Torus_morph.gif Li- cença: Public domain Contribuidores: ? Artista original: ?

Ficheiro:Nuvola_apps_edu_mathematics-p.svg Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Nuvola_apps_edu_ mathematics-p.svg Licença: GPL Contribuidores: Derivative of Image:Nuvola apps edu mathematics.png created by self Artista original:

David Vignoni (original icon); Flamurai (SVG convertion)

Ficheiro:Nuvola_apps_kalzium.svg Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8b/Nuvola_apps_kalzium.svg Licença:

LGPL Contribuidores: Obra do próprio Artista original: David Vignoni, SVG version by Bobarino

Ficheiro:Portal.svg Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c9/Portal.svg Licença: CC BY 2.5 Contribuidores:

Portal.svg

Artista original: Portal.svg: Pepetps

Ficheiro:Symbol_question.svg Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e0/Symbol_question.svg Licença: Public do- main Contribuidores: ? Artista original: ?

Ficheiro:Wikibooks-logo.svg Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Wikibooks-logo.svg Licença: CC BY-SA 3.0 Contribuidores: Obra do próprio Artista original: User:Bastique, User:Ramac et al.

5.3 Licença