Вы находитесь на странице: 1из 3

PLANO DE ENSINO

CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º Semestre DISCIPLINA: Psicologia Organizacional e do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula

I EMENTA

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I – EMENTA Fundamentos da Psicologia Organizacional e da Psicologia do

Fundamentos da Psicologia Organizacional e da Psicologia do Trabalho. Subsídios para a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho: instrumentos e técnicas. Práticas adequadas à Gestão de Pessoas nas Organizações e na relação do Homem com o Trabalho.

II OBJETIVOS GERAIS

Compreensão e análise dos problemas contemporâneos do mercado de trabalho em confronto com os conteúdos mais recentes da Psicologia Organizacional e do Trabalho para determinar as perspectivas da relação Homem e Trabalho, e da atuação do Psicólogo na Gestão de Pessoas.

III

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades:

Conhecer a inserção e a prática exercida pelo Psicólogo Organizacional e do Trabalho na atualidade.

Identificar, definir e formular questões no campo de atuação da psicologia do trabalho, vinculando-as à escolha de procedimentos e instrumentos de coleta e análise de dados, para elaboração de proposta de intervenção.

Desenvolver a percepção e habilidade de análise crítica para a tomada de decisão, bem como a capacidade de descrever e interpretar relações no contexto de trabalho.

IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I O Mercado de trabalho contemporâneo e a Globalização: o conceito de profissões x sociedade atual e suas transformações (desemprego, educação,

1
1

saúde, família e trabalho). Mercado em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Inserção do Psicólogo em organizações e no trabalho.

II As práticas e o papel do psicólogo nas relações de trabalho: Planejamento

Estratégico em Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Projetos de inclusão social e mercado de trabalho. Recrutamento e seleção de pessoal. Treinamento e desenvolvimento de pessoal. Análise de potencial e avaliação de desempenho. Orientação profissional e planejamento de carreira, coaching e mentoring. Higiene e Segurança no trabalho.

III Fazeres do psicólogo e a interdisciplinaridade nas organizações: Consultoria interna e externa. Psicologia e produção do conhecimento em organizações e nas relações de trabalho. Ética e moral do psicólogo nas organizações.

trabalho. Ética e moral do psicólogo nas organizações. V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO Aula expositiva dialogada,

V ESTRATÉGIA DE TRABALHO

Aula expositiva dialogada, exercícios desenvolvidos em sala de aula, discussão de estudo de caso, dinâmica, leitura e discussão de texto e apresentação de vídeo com discussão relacionada ao tema. Apresentação oral de um estudo de caso, orientado pelo professor, desenvolvido por um grupo de 3 a 5 alunos.

VI AVALIAÇÃO

1 º Bimestre:

Avaliação teórica individual, contendo no mínimo doze questões; valendo de ZERO a DEZ, sendo 40% em questões dissertativas e 60% em questões objetivas.

2 º Bimestre:

Avaliação teórica individual, contendo no mínimo doze questões; valendo de ZERO a DEZ, com peso OITO, sendo 40% em questões dissertativas e 60% em questões objetivas.

Realização de um exercício de Estudo de Caso com apresentação oral, valendo de ZERO a DEZ, com peso DOIS.

A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da IES.

VII BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

2
2

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas o novo papel de Recursos Humanos. São Paulo: Ed. Campus, 2001.

TRACTENBERG, L. A complexidade nas organizações: futuros desafios para o psicólogo frente à reestruturação competitiva. In Psicologia, Ciência e Profissão. 1999, 19 (1), 14 - 29.

ZANELLI, J. C. et al. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. COMPLEMENTAR BOOG, G. G. (org.) Manual de Treinamento

COMPLEMENTAR

BOOG, G. G. (org.) Manual de Treinamento e Desenvolvimento: gestão e estratégias. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

BORGES-ANDRADE, J. E. (org.) Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

MARRAS, L. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2002.

ROTHMANN, I. & COOPER, C. Fundamentos de Psicologia organizacional e do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

SPECTOR, P. E. Psicologia das organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.

3
3