Вы находитесь на странице: 1из 14
Quem é Fabianna Cavalcante Fabianna Cavalcante é arquiteta, brasiliense, graduada pela Faculdade de Arquitetura e

Quem é Fabianna Cavalcante

Fabianna Cavalcante é arquiteta, brasiliense, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário

Unieurodesde2011.Desenvolveuseuportfóliodetrabalhopriorizando

conhecer importantes áreas de atuação para enfim especializar-se em uma que a definisse melhor. Para isso, atuou com arquitetura e interiores em reconhecidos escritórios de arquitetura em Brasília e com urbanismo em empresas públicas do DF.

Especialista em arquitetura de estabelecimentos de saúde pela Universidade Católica de Brasília, atualmente trabalha como Consultora e Assessora em Arquitetura de Estabelecimentos de Saúde, além de desenvolver projetos corporativos e residenciais.

Olá,

Primeiramente, eu gostaria de dizer que sou muito grata por você ter baixado este e-book. Este é um material que preparei com muito cari- nho para te ajudar.

Se você baixou este ebook, tenho certeza que você busca por uma orien- tação mais profissional para regularizar sua clínica e evitar os possíveis erros neste processo que envolve o sucesso do seu negócio.

Parabéns, você tomou uma sábia decisão.

Neste e-book, vou abordar de maneira simples e mais didática possível os principais passos para você ter o projeto da sua Clínica ou Hospital aprovado pela Vigilância Sanitária sem maiores problemas. São dicas importantíssimas que não são reveladas tão facilmente e que deixam muitosdonosdeClínicaeHospitalconfusos.Comisso,muitosenfrentam problemas por não terem recebido a orientação correta.

Também revelarei os principais pontos deste processo que exige muita atenção e dedicação para que tudo saia o mais perfeito possível para o sua Clínica ou Hospital funcionar e para que você foque em quem realmente deve pensar, o seu cliente.

Para que isso aconteça, preste muita atenção nas informações aqui contidas, separe um caderninho, avalie e anote as suas necessidades para você tomar as decisões certas na hora certa.

Vamos juntos melhorar a vida da sua clínica ou hospital.

Você sabia?

Se você é proprietário de uma clínica ou consultório que preste serviços em saúde, deve saber que para garantir o pleno funcionamento de seu estabelecimento é necessário obter a Licença de Funcionamento e a Licença Sanitária. Porém, muitos proprietários de clínicas e consultórios em meio a tanta informação acabam se perdendo durante

o caminho e optam por começar suas atividades sem ter suas licenças em mãos, o que pode prejudicar o futuro dos seus negócios.

Para ir adiante, vamos entender melhor cada termo usado neste processo

e suas diferenças.

1.

Licença de Funcionamento

É

o documento que autoriza o funcionamento do estabelecimento

comercial ou de prestação de serviços em conformidade com legislação que trata dos requisitos relativos à segurança sanitária, ambiental e contra incêndio, às posturas urbanísticas, edilícias e de acessibilidade.

2.

Licença Sanitária

É

o documento que autoriza o

funcionamento de consultórios

e

clínicas e é emitido após a

inspeção da Vigilância Sanitária, deve ser renovado a cada período de um ano.

Bom, agora que você já sabe

a diferença entre Licença de

Funcionamento e Licença Sanitária vamos conhecer melhor as fases do processo para regularização da sua clínica ou hospital.

!
!

Se você ainda não renovou a sua LICENÇA, precisa fazê-la desde já. Para isso, algumas considerações são importantes, como saber que a LICENÇA é parte de um processo de exigências que devem ser cumpridas por você.

Mas,antesdeobtersuaLicença,énecessárioteremmãos o PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA (PBA) de seu consultório ou clínica APROVADO pelo Órgão de Fiscalização, nesse caso, o Núcleo de Inspeção de sua Região Administrativa (para o Distrito Federal) ou de sua região (para outros Estados brasileiros).

ou de sua região (para outros Estados brasileiros). Além deve estar construído, conforme o PROJETO APROVADO.

Além

deve estar construído, conforme o

PROJETO APROVADO.

disso,

seu

estabelecimento

Primeira fase

A Contratação do Arquiteto e suas responsabilidades

O ARQUITETO deve se responsabilizar pela execução do Projeto Básico de Arquitetura e seu respectivo Relatório Técnico, também denominado Memorial Descritivo; além de gerar Anotação De Responsabilidade Técnica (Art) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de seu respectivo Estado.

Anotação De Responsabilidade Técnica (Art) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de seu respectivo Estado.

Segunda fase

Coleta de informações

O ARQUITETO também deverá coletar informações com o proprietário ou

responsáveltécnicodoconsultórioouclínica,afimdeobterinformaçõesque

possam integrar um segundo relatório técnico com descrições detalhadas

a cerca da limpeza e organização do ambiente, do processo de desinfecção

e esterilização de materiais, habilitação e capacitação de funcionários, condições dos equipamentos utilizados etc.

Todos estes documentos, gerados a partir deste profissional, são então protocolizados no Núcleo de Inspeção, onde deverão ser analisados no Núcleo de Aprovação de Projetos.

A partir daí, o processo pode seguir por duas etapas: uma de análise e aprovação direta e outra de análise, cumprimentos de exigências e então possível aprovação.

uma de análise e aprovação direta e outra de análise, cumprimentos de exigências e então possível
Terceira fase Fique atento aos prazos Todas estas fases são cumpridas durante prazos que dependem

Terceira fase

Fique atento aos prazos

Todas estas fases são cumpridas durante prazos que dependem do grau de complexidade do serviço prestado, somente para análise do PBA e respectivos documentos, são garantidos o prazo de 30 a 90 dias.

Para o cumprimento de exigências, se estabelece um prazo de 30 a 60 dias. O prazo de execução do trabalho para protocolização fica a depender do tipo de estabelecimento e do arquiteto contratado.

Quarta fase Mãos à obra (literalmente) Com os documentos aprovados, é hora de dar início

Quarta fase

Mãos à obra (literalmente)

Com os documentos aprovados, é hora de dar início as OBRAS para execução no local conforme projeto aprovado. Lembre-se de exigir um RESPONSÁVEL TÉCNICO, também para este momento, para que sua obra possa ser realizada com segurança e cautela, cumprindo-se prazos e custos previstos. Para isso, mantenha contratado o arquiteto e/ou o engenheiro civil que também pode assumir esta responsabilidade.

Comaexecuçãodaobra,serádadaaentradanaAdministraçãoouPrefeitura, do pedido de LICENÇA DE FUNCIONAMENTO, que permitirá posterior LICENÇA SANITÁRIA.

Parabéns!

Agora sua clínica está apta a funcionar sem problema algum.

Fique atento! Caso você não tenha cumprido nenhuma destas etapas e já tem a sua

Fique atento!

Caso você não tenha cumprido nenhuma destas etapas e já tem a sua clínica ou consultório funcionando, este é o momento ideal para buscar um profissional capacitado que te auxilie neste processo e te faça alcançar a total legalidade do seu estabelecimento para o pleno funcionamento.

O Arquiteto Especialista Em Estabelecimentos De Saúde é fundamental neste processo, pois é o profissional capaz de cumprir cada etapa com eficiência, conhecimento e responsabilidade. Com isso, você terá mais tranquilidade no processo do seu projeto e obterá os melhores resultados possíveis.

Considerações finais Este material teve como objetivo mostrar de maneira muito simples e clara o
Considerações finais Este material teve como objetivo mostrar de maneira muito simples e clara o

Considerações finais

Este material teve como objetivo mostrar de maneira muito simples e clara o processo de regularização básico para sua clínica, consultório ou hospital funcionar.

Espero ter te ajudado ao abordar os principais tópicos e etapas deste processo. É claro que existem outras etapas mas estas são muito específicas e exigem conhecimento técnico em especial para Arquitetura em Saúde.

Se você gostou do deste ebook e deseja receber dicas e conteúdos exclusivos para aplicar em sua clínica, consultório ou hospital, siga me nas redes sociais abaixo.

Acompanhe também o meu blog . Lá pretendo sempre postar novidades, dicas, inspirações para sua clínica e muito mais.

Ah, e não esquece de deixar um comentário com sua sugestão ou dúvida. Vou amar te responder.

Nos vemos em breve.

61 9 9816.0206 contato@fabiannacavalcante.com.br fabiannacavalcante.com.br Vamos trabalhar juntos? Entre em contato
61 9 9816.0206 contato@fabiannacavalcante.com.br fabiannacavalcante.com.br Vamos trabalhar juntos? Entre em contato

61 9 9816.0206 contato@fabiannacavalcante.com.br fabiannacavalcante.com.br

Vamos trabalhar juntos?

Entre em contato comigo.

Preencha o formulário abaixo.

Nome e sobrenome:

 

E-mail:

   
 

Telefone:

   
 

Me fale um pouco sobre seu projeto: