Вы находитесь на странице: 1из 9
09-03-2016 NOME: 0005/2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES 1. Ao receber a ordem do fiscal de
09-03-2016 NOME: 0005/2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES 1. Ao receber a ordem do fiscal de

09-03-2016

NOME:

0005/2016

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

1. Ao receber a ordem do fiscal de sala, confira este caderno com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão serão aceitas depois de iniciada a prova.

2. Cartão de respostas:

a) Tem, obrigatoriamente, de ser assinado e não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse;

b) Marque, no cartão de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa;

c) No cartão de respostas, a marcação das letras correspondentes às respostas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço do campo, de forma continua e densa. A leitora ótica é sensível a marcas escuras; portanto, preencha fortemente os campos de marcação completamente, veja o exemplo:

os campos de marcação completamente, veja o exemplo: d) Reserve os trinta (30) minutos finais para

d) Reserve os trinta (30) minutos finais para marcar seu cartão de respostas.

3. Será eliminado o candidato que:

a) Utilizar-se durante a realização das provas, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie;

b) Ausentar-se da sala em que se realizam as provas levando consigo o caderno de questões e/ou o cartão de respostas;

c) Recusar-se a entregar o caderno de questões e/ou o cartão de resposta quando terminar o tempo estabelecido.

BOA PROVA!

Observações: Recursos até terça-feira às 12 horas. Acesse sua área do aluno.

||INSS_09/03/2016||

ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS

||INSS_09/03/2016|| ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS   emprega-se o termo justiça para julgar o comportamento do ser
 

emprega-se o termo justiça para julgar o comportamento do ser humano em consonância à norma de conduta.

 

LINGUA PORTUGUESA

 

O

problema da justiça refere-se à correspondência, ou não,

6 Em “seja esta moral, seja de direito natural” (sublinhado no texto), é obrigatório o emprego da vírgula para indicar a relação de alternância entre os elementos de orações de mesmo nível sintático.

7 Conclui-se do texto que existem dois significados principais do termo justiça, que se complementam, mas que, diretamente, não se equivalem.

entre a norma e os valores supremos ou finais que inspiram determinado ordenamento jurídico. Não importa comentar se existe um ideal de bem comum, idêntico para todos os tempos e para todos os lugares. Todo ordenamento jurídico persegue certos fins e esses representam os valores a cuja realização o legislador, mais ou menos conscientemente e adequadamente, dirige sua própria atividade. Quando se considera que há valores absolutos, objetivamente evidentes, a pergunta acerca de se uma norma é justa ou injusta equivale a perguntar se esta é apta ou não a realizar aqueles valores. No caso de não se acreditar em valores absolutos, o problema da justiça ou da injustiça de uma norma tem um sentido:

equivale a perguntar se essa norma é apta ou não a realizar os

8 No primeiro período do texto, a partícula “se” é empregada para realçar o que está sendo afirmado nesse período.

 

Consta do preâmbulo da Constituição Federal que a justiça

é um dos valores supremos da sociedade, tal qual a harmonia

social e a liberdade. Nos demais artigos da Carta Magna, esse termo costuma vir associado à ideia de justiça social. Assim, o primeiro inciso do artigo terceiro da Constituição estabelece que

valores históricos que inspiram esse ordenamento jurídico, concreta e historicamente determinado.

a

construção de uma sociedade que seja justa é um objetivo

Norberto Bobbio. Teoría general del derecho. Bogotá/CO: Temis S.A., 1999, p. 20-2 (tradução livre, com adaptações).

fundamental da República Federativa do Brasil. Ao circunscrever a justiça no espaço da sociedade, o texto constitucional

Julgue os itens subsequentes, relativos às estruturas linguísticas do texto Teoría general del derecho.

estabelece, em síntese, que a promoção da justiça na sociedade é um fim do Estado brasileiro.

1 No termo destacado no corpus textual, caso se substituísse o vocábulo “concreta” por concreto, não haveria prejuízo

 

Sérgio Luiz Junkes. A justiça social como norma constitucional. Resenha eleitoral Nova série, v. 12, n.o 1, jan.-jun./2005. Internet: <www.tre- sc.jus.br> (com adaptações).

para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, já que esse novo termo concordaria com a expressão “ordenamento jurídico”.

2 em prejuízo para a correção gramatical e para a coerência do texto, o primeiro período poderia ser assim reescrito: A questão da justiça concerne a correspondência ou não entre a norma e valores absolutos, ou finais, inspiradores de dado ordenamento jurídico.

3 Na concatenação das ideias do texto, ocorre uma sequenciação textual conjugada entre a oração iniciada com “Quando” e a oração começada por “No caso de” (ambos negritados no texto).

4 Na estrutura textual, o vocábulo “esta” e a expressão “aqueles valores” fazem referência, respectivamente, ao termo “norma” e à expressão “valores absolutos” (todos negritados no corpus textual)

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto A justiça social como norma constitucional, julgue os seguintes itens.

À

9 semelhança do que ocorre com a expressão “em síntese”,

 

o

trecho “que seja justa” (negritados no texto) constitui

uma expressão explicativa, razão por que também poderia ser isolado por um par de vírgulas, sem que isso acarretasse prejuízo para a correção gramatical e para os

sentidos do texto.

10 Na linha 2, sem prejuízo para a correção gramatical, a expressão “tal qual” poderia ser flexionada no plural, para concordar com “valores supremos”.

COMUNICADO GDG N.º 2, DE 30 DE JANEIRO DE 2015.

O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, em cumprimento ao que determina o art. 1.º da Resolução CNJ n.º 22, de 5 de junho de 2010, divulga a frota de veículos do Tribunal, conforme a planilha anexa.

José Joaquim Xavier

termo justiça expressa o que se faz conforme o direito ou

segundo as regras prescritas em lei. Desse modo, o termo justiça como conformidade da conduta a uma norma é empregado para julgar o comportamento da pessoa humana diante de uma norma, seja esta moral, seja de direito natural ou

O

de direito positivo. Já o termo justiça como eficiência de uma norma (ou de um sistema de normas), no sentido de se possibilitar as relações entre os homens, é empregado para julgar a própria norma que regula o comportamento humano.

Carlos Henrique Bezerra Leite et al. A validade e a eficácia das normas jurídicas. (Coord. Renan Lotufo). Barueri/SP: Manole, 2005, p. 7 (com adaptações).

No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos ao fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente apresentado COMUNICADO GDG N.º 2

11

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto A validade e a eficácia das normas jurídicas, julgue os itens a seguir.

12

A comunicação oficial hipotética em questão não atende à concisão, uma das qualidades essenciais da redação oficial.

O

vocábulo “anexa” foi empregado de acordo com o padrão

 

culto formal da língua portuguesa.

5

Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos

 

originais do texto, a estrutura “Desse modo (

)

diante de

13

O vocativo adequado, na elaboração de expediente oficial dirigido ao emitente da comunicação em apreço, seria “Digníssimo Senhor”, seguido do nome do cargo correspondente.

uma norma” poderia ser assim reescrita: Assim sendo,

Técnico do Seguro Social 3
Técnico do Seguro Social
3

||INSS_09/03/2016||

ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS

||INSS_09/03/2016|| ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS   PORTARIA STJ/GDG N.º 205, DE 6 DE MARÇO DE 2015.  
 

PORTARIA STJ/GDG N.º 205, DE 6 DE MARÇO DE 2015.

 

classificação que dependem da quantidade de colunas ou linhas da planilha selecionada.

Prorroga o prazo estabelecido na Portaria STJ GDG n.º 1.247, de 9 de dezembro de 2014.

19

O serviço de webmail permite a um usuário acessar as mensagens em sua caixa postal no provedor, sem a necessidade de configurar o computador em uso com os nomes dos servidores de SMTP e POP.

O

DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO SUPERIOR TRIBUNAL

 

DE JUSTIÇA, usando da atribuição conferida pelo item 17.2, X,

20

A administração do INSS necessitou criar uma ferramenta de compartilhamento de chamados e instruções, como também de comunicação interna para os analistas e técnicos. Contudo não pode criar tal ferramenta em sua Intranet, apesar de ser mais seguro, pois os protocolos desse ambiente não condizem com a aplicação, assim a ferramenta terá de ser criada na Internet, o que a torna acessível por todos, mesmo não possuam usuário e senha.

b,

do Manual de Organização do Superior Tribunal de Justiça,

RESOLVE:

 

Art. 1.º Prorroga, até 6 de abril de 2015, o prazo estabelecido

 

no

art. 3.º da Portaria STJ GDG n.º 1.247, de 9 de dezembro de

2014.

 

Art. 2.º

Esta portaria entra em

vigor

nesta

data

de sua

21

Um computador da agência do INSS foi contaminado com um programa malicioso, no entanto ele só foi descoberto por relatos de técnicos que (usando outros computadores) recebiam mensagens de e-mail, remetidas pelo usuário do computador infectado, contendo um executável e uma mensagem no e-mail que levava o destinatário a crer que aquele era um programa necessário de ser instalado no computador do usuário. Assim ao instalar tal executável os agentes perceberam que ele não abria como um programa convencional, e ainda, receberam relatos de que seus contatos de e-mail receberam a mesma mensagem com o mesmo executável proveniente do seu e-mail. A se julgar pela característica do malware observado o setor de manutenção de computadores relatou que tratava-se de um malware do tipo verme misturado a uma espécie de e-mail Cavalo de Tróia.

publicação.

 
 

José Joaquim Xavier

 

Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial hipotético anteriormente apresentado PORTARIA STJ/GDG N.º 205

 

14 Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra maiúscula e encerrar-se com ponto final.

15 Em uma portaria, denomina-se epígrafe o trecho do texto que sintetiza seu conteúdo, de modo a permitir o conhecimento imediato da matéria, como na hipótese em

22

O filtro SmartScreen é um recurso disponível no Internet Explorer 11 para prevenir softwares mal-intencionados e malwares. Pode ser acessado no menu Ferramentas na barra de menus deste navegador.

 

questão: “Prorroga o prazo (

)

dezembro de 2014”.

 
 

INFORMÁTICA

 

23

O objetivo do firewall é realizar a segurança de redes privadas.

16 Nas navegações em páginas da Internet o uso do protocolo

 

é

facultativo ao usuário, sendo cada vez mais comum o não

 

RLM

uso deste protocolo, que pode ser notado pela ausência do

 

protocolo no início da barra de endereços.

 

24

Considere verdadeira a informação “se a empresa A dobrar seu capital então a empresa B vai triplicar o seu capital”, e falsa a informação “a empresa A vai dobrar o seu capital e

 
    empresa B vai triplicar seu capital”. Nessas condições, necessariamente a empresa B pode ou
 

empresa B vai triplicar seu capital”. Nessas condições, necessariamente a empresa B pode ou não triplicar seu capital.

a

 

25

Uma proposição logicamente equivalente a “todo ato desonesto é passível de punição" é "nenhum ato honesto é passível de punição".

26

A

negação da proposição “em todas as sextas-feiras de

A planilha acima ilustra uma planilha do Calc em edição.

 

dezembro João não comprou batata doce” é " houve sextas-feiras de dezembro em que João comprou batata

17 Um técnico inseriu na célula D1 a função =SOMA($A1;$B$2;A$2:$B3), em seguida selecionou a

célula D1 e a copiou, após selecionou a célula F4 e utilizou

 

doce".

27

Uma empresa ofereceu a um grupo de 65 funcionários a possibilidade de se inscreverem em três cursos de aperfeiçoamento: X, Y e Z. A tabela abaixo mostra a quantidade de funcionários inscritos nesses cursos.

 

a

combinação CTRL+V, pode-se concluir que o resultado

apresentado nas células D1 e F4 são respectivamente 190 e

440.

 

18 No Calc pelo Menu Dados é possível se utilizar a opção classificar, pela qual é possível definir diferentes níveis de

 
Técnico do Seguro Social 4
Técnico do Seguro Social
4

||INSS_09/03/2016||

ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS

||INSS_09/03/2016|| ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS O número de funcionários que se inscreveram nos três cursos corresponde
O número de funcionários que se inscreveram nos três cursos corresponde a um valor menor

O número de funcionários que se inscreveram nos três cursos corresponde a um valor menor ou igual a 5.

28 Calcular 67,823% de 54,942 é equivalente a calcular 5,4942% de 678,23.

29 Sabese que 100 celulares foram testados e verificouse que 40 aparelhos apresentavam problemas na bateria, 28 apresentavam problemas no display e 35 não apresentavam esses dois tipos de problemas. O número de aparelhos que apresentavam problemas ou na bateria ou no display é inferior a 65.

 

por exemplo, os magistrados e os membros do Poder Legislativo.

38 Os servidores temporários são aqueles contratados para exercer atividade transitória de excepcional interesse público, como vínculo possuem um apenas contrato com a administração, sendo-lhes garantidos também os direitos

básicos dos trabalhadores urbanos e rurais previstos no art. 7º da CF, não sendo titulares de cargo ou emprego público, pois apenas exercem uma função pública.

39 Considerando que um servidor público federal, contrariando as exigências legais, tenha revogado um ato, tal revogação deve ser anulada.

40 Para que a administração pública feche um estabelecimento que venda diversos produtos alimentícios fora do prazo de validade, é necessária autorização judicial prévia.

 

REGIME JURÍDICO ÚNICO

30 Os resultados de pesquisas realizadas com professores do ensino médio são mostrados na tabela.

30 Os resultados de pesquisas realizadas com professores do ensino médio são mostrados na tabela.

41 Conforme expresso na Lei 8.112/90, a readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica, sendo que, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

42 A Lei 8.112/90 dispõe que o servidor responde civil, penal e

A partir dos dados apresentados na Tabela conclui-se que com o passar dos anos a porcentagem de professores satisfeitos com a profissão se manteve constante.

ÉTICA

administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, sendo que a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

43 Conforme disposições da Lei 8.112/90, o servidor que estiver em estágio probatório não faz jus à licença para o serviço militar.

31 Em casos de solicitações aéticas e amorais de sua chefia, o servidor público deve procrastinar o atendimento a esses pedidos, como uma forma efetiva de não cometer qualquer ação que atente contra o código de ética.

32 Na escolha entre duas opções, o servidor público que decide pela opção mais vantajosa para o bem comum demonstra conduta ética.

44 A revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo pelo servidor público federal é passível de punição com demissão, segundo disposições da Lei 8.112/90.

33 O servidor público deve atentar para as ordens de seus superiores, cumprindo-as sempre, sem hesitação e contestação, pois é o que recomenda um dos princípios éticos referentes à função pública.

45 Considerando que, no interesse da administração, um servidor efetivo tenha sido removido de ofício para outra localidade, com essa a remoção, o cargo que o servidor ocupava anteriormente será considerado vago.

34 Novos conhecimentos e habilidades ao seu alcance só devem ser utilizados pelo servidor público em situações complexas, que exijam raciocínio mais elaborado e soluções específicas.

35 A comissão de ética pode aplicar pena de censura e suspensão a servidor que, de maneira habitual, apresentar- se embriagado ao serviço ou fora dele.

DIREITO CONSTITUCIONAL

46 No Brasil, está garantida a liberdade do exercício de culto religioso, uma vez que é inviolável a liberdade de consciência e de crença.

47 O direito à razoável duração do processo deve observar tanto a segurança jurídica quanto o direito de acesso à jurisdição efetiva, prevenindo, com isso, que, a pretexto de maior celeridade, seja inviabilizada a tutela jurisdicional do direito material.

48 A legitimidade para impetração de habeas corpus é universal, abrangendo a pessoa jurídica e também aqueles que não possuem capacidade civil plena.

DIREITO ADMINISTRATIVO

36 A lei é a mais importante de todas as fontes do direito administrativo, e em decorrência disso o princípio da legalidade também é o mais importante dos princípios elencados no Art. 37, caput, da Constituição Federal, prevalecendo sobre os demais.

37 Os agentes políticos são aqueles que estão no mais alto escalão do poder público, têm suas competências hauridas diretamente da Constituição Federal e não são submetidos às mesmas regras que os demais agentes públicos, como,

49 São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira que esteja no exterior a serviço do Brasil ou de organização internacional.

Técnico do Seguro Social 5
Técnico do Seguro Social
5

||INSS_09/03/2016||

ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS

||INSS_09/03/2016|| ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS 50 O analfabeto, embora possua o direito facultativo ao voto, não

50 O analfabeto, embora possua o direito facultativo ao voto, não poderá ser eleito para o exercício de nenhum mandato eletivo previsto na CF.

Com relação aos segurados da Previdência Social, julgue os itens a seguir:

61

Marinalva, servidora pública federal, eleita síndica do seu condomínio, está isenta de contribuição condominial enquanto exercer a função. Nesta hipótese, Marinalva será considerada Contribuinte Individual do RGPS.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

51 É possível identificar três fases na previdência social brasileira: as caixas de aposentadorias e pensões (CAPs), autorizadas pela Lei Eloy Chaves, com natureza privada, caráter voluntário, organizadas por empresas; os institutos de aposentadorias e pensões (IAPs), a partir do início da Era Vargas, autarquias organizadas por categorias profissionais, com atuação nacional; e o INPS, raiz do atual INSS, criado a partir da fusão dos IAPs, que permitiu a cobertura e a extensão dos benefícios e dos serviços a categorias que ainda não haviam sido alcançadas até

62

Aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou

a

repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a

elas subordinados, ou a membros dessas missões e repartições, excluídos o não-brasileiro sem residência permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular é segurado obrigatório

na condição de contribuinte individual.

 

63

O

servidor do Estado, Distrito Federal ou Município, bem

aquele momento, iniciando o processo de universalização da proteção pela previdência social.

52 A gestão da seguridade social ocorre de forma descentralizada, monocrática e tripartite.

como o das respectivas autarquias e fundações, ocupante de cargo efetivo, desde que, nessa qualidade, não esteja amparado por regime próprio de previdência social é segurado obrigatório como empregado.

53 Decorre do princípio da equidade na forma de participação no custeio, a possibilidade de as contribuições do empregador, da empresa ou de entidade a ela equiparada poderem ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, como em razão da atividade econômica ou da utilização intensiva de mão de obra.

64

A

pessoa física, proprietária ou não, que explora atividade

de extração mineral - garimpo -, em caráter permanente ou

temporário, diretamente ou por intermédio de prepostos, com ou sem o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua é segurado especial.

54 Ramirez, paraguaio, residente e domiciliado em Foz do Iguaçu, foi contratado naquela cidade para trabalhar em um banco de seu país cuja maioria do capital votante pertence a banco brasileiro, com sede e administração em São Paulo, controlado efetiva e permanentemente por pessoas físicas domiciliadas e residentes nesta cidade.

65

O

associado eleito para cargo de direção em cooperativa,

associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o síndico ou administrador eleito para exercer atividade de direção condominial, ainda que sem remuneração, são contribuintes individuais.

 

66

A

pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado

Nessa situação, Ramirez é segurado obrigatório da previdência social brasileira.

55 A contribuição social previdenciária dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso é calculada mediante a aplicação da alíquota de oito, nove ou doze por cento sobre o seu salário de contribuição, de acordo com a faixa salarial constante da tabela publicada periodicamente pelo Ministério da Previdência.

urbano ou rural próximo que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, na condição de produtor, seja ele proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade agropecuária em área contínua ou não de até quatro módulos fiscais é contribuinte individual.

56 A contribuição da União para a Seguridade Social é constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal.

67

No cálculo do FAP Fator Acidentário de Prevenção para composiçao do índice de gravidade, serão considerados todos os casos de auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, ainda que não tenham natureza acidentária, aos quais são atribuídos pesos diferentes em razão da gravidade da ocorrência.

57 Nos termos do regulamento do benefício assistencial, o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS é o responsável pela operacionalização do Benefício de Prestação Continuada.

58 Na hipótese de não existirem serviços pertinentes para avaliação da deficiência e do grau de impedimento no município de residência do requerente ou beneficiário, fica assegurado o seu encaminhamento ao município mais próximo que contar com tal estrutura, devendo o INSS realizar o pagamento das despesas de transporte e diárias com recursos oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social.

68

Apesar de ser risco social expressamente previsto na Constituição Federal, o desemprego involuntário não está inserido no âmbito de cobertura do Regime Geral de Previdência Social.

69

A

Constituição vigente consagra a previdência social como

um direito individual inserido em uma realidade mais ampla

denominada seguridade social.

A respeito do salário maternidade, julgue os itens a seguir:

59 Apesar de serem pessoas jurídicas de direito público, os estados que não tiverem regime próprio de previdência social devem contribuir para o RGPS.

70

É

indevido à mãe adotiva quando a mãe biológica tiver

recebido o mesmo benefício por ocasião do nascimento da criança.

60 Os segurados, contribuinte individual e facultativo, estão obrigados a recolher sua contribuição, por iniciativa própria, até o dia 20 (vinte) do mês seguinte ao da competência.

71

Será concedido em triplicidade, quando se tratar do nascimento de trigêmeos.

Técnico do Seguro Social 6
Técnico do Seguro Social
6

||INSS_09/03/2016||

ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS

||INSS_09/03/2016|| ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS 72 Poderá ser prorrogado por duas semanas nas situações em que exista

72 Poderá ser prorrogado por duas semanas nas situações em que exista risco de vida para o feto, a criança ou a mãe, comprovados por atestado médico específico.

73 Para a concessão do salário maternidade é indispensável que conste da nova certidão de nascimento da criança, ou do termo de guarda, o nome da segurada adotante ou guardiã, bem como, deste último, tratar-se de guarda para fins de adoção.

83

A

inscrição do segurado especial será feita de forma a

vinculá-lo ao respectivo grupo familiar e conterá, além das informações pessoais, a identificação da propriedade em que desenvolve a atividade e a que título, se nela reside ou

Município onde reside e, quando for o caso, a

o

identificação e inscrição da pessoa responsável pelo grupo familiar.

84

Após trabalhar como empregado por 20 anos para uma mesma empresa e por 16 anos para outra empresa (com todas as contribuições previdenciárias oportunamente recolhidas), segurado do INSS fica desempregado e sem recolher contribuição por mais de 5 anos, ao final dos quais vem a falecer, deixando dependentes. Nessa situação, os dependentes, ainda que comprovem esta condição, não farão jus à pensão por morte, já que o instituidor do benefício não tinha qualidade de segurado quando do óbito.

Sobre as regras do RGPS, julgue as assertivas:

74 A criação de qualquer benefício previdenciário depende somente da sua caracterização como evento sujeito às contingências sociais.

75 O fator previdenciário funciona como redutor do benefício, nos casos em que o segurado o requer em idade precoce, sendo de aplicação obrigatória no cálculo das aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, não participando do cálculo dos demais benefícios.

76 Auxílio-Acidente não pode ser cumulado com outro auxílio- acidente, nem tampouco com benefício de aposentadoria, sendo que, nesta última hipótese, será considerado no

85

Ao

segurado homem garante-se a aposentadoria no regime

geral de previdência social após trinta e cinco anos de contribuição e sessenta e cinco anos de idade, reduzido em

cinco anos o limite etário para os professores do ensino fundamental e médio.

cálculo do benefício, observando o limite teto, de acordo com a legislação previdenciária atualmente em vigor.

86

Joana aposentou-se, aos 60 anos, por idade, recebendo hoje, 8 (oito) anos depois da aposentação, R$2.000,00 (dois mil reais) por mês. Portadora de doença degenerativa, Joana apresenta atualmente quadro grave, comprovando por meio de documentação médica necessitar do auxílio permanente de um terceiro para realizar atos básicos da vida diária. Neste caso, Joana tem direito ao acréscimo de 25% na sua aposentadoria, que passará a ser de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

77 O aposentado do regime geral de previdência social por invalidez, por idade ou com idade a partir de 65 anos se homem e 60 se mulher, têm direito ao salário família, além dos segurados empregado, exceto o doméstico e o trabalhador avulso.

78 A idade, a expectativa de sobrevida do segurado, no

momento da aposentadoria, calculadas pelo IBGE tendo em vista a média nacional única para ambos os sexos, e o tempo de contribuição do segurado serão considerados no cálculo do fator previdenciário.

87

Na hipótese de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão desse benefício, sendo certo que o tempo de contribuição é irrelevante para qualquer efeito.

79 É vedada a adoção de critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social, incluindo os casos de atividades que, exercidas sob condições especiais, prejudiquem a saúde ou a integridade física, e quando se tratar de

segurados portadores de deficiência, nos termos definidos em lei complementar.

88

Caso fosse concedida pensão a um menor de 10 anos de

idade, dependente de segurado falecido, então, sendo pago

o

benefício em valor inferior ao devido, prescreveria em

cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas a pretensão de receber as diferenças havidas mês a mês, devidas pela previdência social.

80 A concessão de aposentadoria por invalidez depende da verificação da condição de incapacidade do segurado mediante exame médico-pericial a cargo da assistência social, podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se

Sobre salário de benefício e renda mensal inicial, julgue os seguintes itens:

89

O

valor do salário-de-benefício não será inferior ao de um

salário mínimo, nem superior ao limite máximo do salário-

 

de-contribuição na data de início do benefício.

acompanhar, durante a avaliação, de médico de sua confiança.

81 Suponha que um segurado, em virtude de condenação pelo cometimento de crime, tenha sido recolhido à prisão para início do cumprimento de pena em regime fechado e solicitado auxílio-reclusão. Nessa situação, é necessária a comprovação da situação de necessidade, devendo ser utilizada, como parâmetro, a renda dos dependentes, sendo irrelevante a renda auferida pelo segurado preso.

82 O prazo para o primeiro pagamento do benefício da previdência social é estipulado em até quarenta e cinco dias contados da data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à concessão do benefício.

90

Se, no período básico de cálculo, o segurado tiver recebido benefício por incapacidade, o salário-de-benefício que serviu de base para o cálculo da renda mensal, não será considerado como salário de contribuição, para efeito de cálculo da renda mensal inicial da aposentadoria por idade.

91

garantida a aplicação do fator previdenciário no cálculo

das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade devidas ao segurado com deficiência, se resultar em renda mensal de valor mais elevado, devendo o INSS, quando da concessão do benefício, proceder ao cálculo da renda mensal inicial com e sem a aplicação do fator previdenciário

É

92

No

caso de segurado empregado ou de trabalhador avulso

 

que tenham cumprido todas as condições para a concessão

Técnico do Seguro Social 7
Técnico do Seguro Social
7

||INSS_09/03/2016||

ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS

||INSS_09/03/2016|| ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS do benefício pleiteado, mas não possam comprovar o valor dos seus

do benefício pleiteado, mas não possam comprovar o valor dos seus salários-de-contribuição no período básico de cálculo, considerar-se-á para o cálculo do benefício, no período sem comprovação do valor do salário-de- contribuição, o valor do salário mínimo, devendo esta renda ser recalculada quando da apresentação de prova dos salários-de-contribuição.

93 A renda mensal inicial da aposentadoria por invalidez

 

continuará a receber pensão até que complete 21 anos de idade.

103

Antonio José, arrendatário rural, trabalha exclusivamente nesta atividade agropecuária em regime de economia familiar em área de dois módulos fiscais. Para que possa fazer jus a uma aposentadoria no regime geral de previdência social, é facultado a Antonio José, contribuir na qualidade de segurado especial.

concedida por transformação de auxílio-doença será de cem por cento do salário-de-benefício que serviu de base para o cálculo da renda mensal inicial do auxílio doença, na data da concessão do auxílio doença.

104

A

contribuição do segurado empregado para a previdência

social ocorre de forma volitiva e desvinculada de seu

empregador.

94 Não é admitida a utilização dos recursos provenientes das contribuições da empresa, empregador e equiparado e dos trabalhadores e demais segurados, para outra finalidade que não seja o pagamento de benefícios do regime geral de previdência social.

95 A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde e pela previdência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.

105

O

custeio da Seguridade Social também ocorre por meio de

imposições tributárias não vinculadas previamente a tal

finalidade.

106

A importância paga aos empregados a título de complementação ao valor do auxílio-doença, não integra o salário de contribuição, desde que esse direito seja extensivo aos demais empregados da empresa.

107

Não integra o salário de contribuição o valor recebido como indenização de 40% do montante depositado no FGTS, como proteção à relação de emprego contra despedida arbitrária ou sem justa causa.

96 Os ganhos habituais do empregado, a qualquer título, serão incorporados ao salário para efeito de contribuição previdenciária e consequente repercussão em benefícios.

97 Em razão das recentes alterações legislativas, restou estabelecido que a pensão por morte é benefício devido ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer nesta condição, desde que cumprida a carência de 18 (dezoito) contribuições.

98 O auxílio acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem a incapacidade total e irreversível para qualquer trabalho.

108

O segurado empregado, inclusive o doméstico, que possuir mais de um vínculo, deverá comunicar mensalmente ao primeiro empregador a remuneração recebida até o limite máximo do salário de contribuição, envolvendo os vínculos adicionais.

109

A

seguridade social compreende um conjunto integrado de

110

ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar direitos relativos à saúde, educação, previdência social e assistência social.

Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base na uniformidade da cobertura

e

do atendimento.

No que diz respeito ao auxílio-doença, julgue as assertivas:

99 É devido auxílio doença parental ao segurado da previdência social que necessitar de afastamento de suas atividades laborativas para acompanhar internação ou tratamento médico de parente próximo.

111 O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

100 Auxílio reclusão é benefício previdenciário devido aos dependentes do segurado quando não houver salário de contribuição na data do efetivo recolhimento à prisão, desde que mantida a qualidade de segurado. Falecendo o segurado detido ou recluso, o auxílio-reclusão que estiver sendo pago será convertido automaticamente em pensão por morte.

101 Destina-se à previdência social 50% da receita obtida em relação a todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins que serão utilizados pelo INSS nas ações de prevenção e proteção à saúde, bem como na aplicação para tratamento e recuperação de segurados viciados.

102 Jaqueline, com apenas 5 anos de idade ficou órfã após seus pais falecerem em um acidente. Nesta situação, caso os pais de Jaqueline sejam segurados do RGPS esta fará jus a pensão por morte. Mesmo que venha a ser adotada,

112 Quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de trinta dias, o auxílio-doença será devido após quinze dias contados da data da entrada do requerimento.

113 Em regra, o auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a noventa e um por cento do salário-de- benefício.

114 A empresa que garantir ao segurado licença remunerada, em regra, não ficará obrigada a pagar-lhe durante o período de auxílio-doença a eventual diferença entre o valor deste e a importância garantida pela licença.

115 O segurado que filiar-se ao sistema portador de doença ou lesão não fará jus ao auxílio-doença em nenhuma hipótese, já que o sistema não cobre estas situações.

116 O auxílio-reclusão e aposentadoria por idade de segurado empregado doméstico são benefícios previdenciários que dependem, respectivamente, de período de carência de

Técnico do Seguro Social 8
Técnico do Seguro Social
8

||INSS_09/03/2016||

ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS

||INSS_09/03/2016|| ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS doze contribuições mensais e de cento e oitenta

doze

contribuições

mensais

e

de

cento

e

oitenta

contribuições mensais.

 

117 A renda mensal inicial do benefício de aposentadoria por idade corresponde a 80% do salário de benefício do segurado, mais 1% deste por grupo de doze contribuições mensais, até o máximo de 20%.

118 Joaquim e José são árbitros de futebol e atuam de acordo com a Lei 9615/1998, sem vinculo empregatício com as entidades desportivas diretivas em que atuam. Nessa situação hipotética, podem ser inscritos na previdência social na qualidade de segurados facultativos, tendo em vista a inexistência de previsão legal que os obrigue a serem filiados ao Regime Geral.

119 Um servidor ocupante de cargo em comissão no Estado do Pernambuco, oriundo da administração pública de um município que não possua regime próprio de previdência para seus servidores, terá sua contribuição destinada ao Regime Geral de Previdência Social.

120 Considere a seguinte situação hipotética: João, que é empregado registrado em uma indústria de pneus e segurado do RGPS, tem um filho, Carlos, que tem 23 anos de idade e é estudante universitário. Nessa situação, Carlos é segurado na qualidade de dependente de João.

Técnico do Seguro Social 9
Técnico do Seguro Social
9