Вы находитесь на странице: 1из 22

Filiadaa

OQUE E 0 INTERPRETE DE LiNGUA DESINAIS PARA PESSOAS SURDAS?



BELO HORIZONTE • MG 1995

i

\

SUMARIO

1. Apresentacao

2. Introducao

3.Condi90es para 0 exercfcio da funcao

4. Atribmcoes do Interprete

5. Atuaca.o do Interprete

6. Preceit os Eticos

7. Outras Observacoes

8. Consideracoes Finais

APRESENTA<;AO

A Federacao Nacional de Educacao e Integracao dos Surdos - FENEIS tern se preocupado fundamentalmente com a diminuicao do bloqueio de comunicacao que isola surdos e ouvintes.

Uma das formas de se por urn firn a esse bloqueio se da pela introdu~ao do interprete ouvinte em Lingua Brasileira de Sinais como intermediario no processo de comunicacao.

Qualquer pessoa, dentro de certas condicoes, pode se-lo.

Trata-se de urn tradutor que se coloca entre os que ouvem e se .expressam par viva voz e os que se cornunicam por meio de gestos, .sinais e alfabeto manual. Esse interprete facilita em muito a comun icacao, a compreensao dos surdos e 0 acesso as informacoes.

Este folheto pretende analisar cada pormenor acerca da atuacao do interprete em Lingua Brasileira de Sinais, em beneftcio da comunidade dos surdos,

A DIRETORIA

INTRODUc;Ao

Ointerprete da Lingua Brasileira de Sinais? e aquele que, tornandoa posi~ao do sinalisador au do falante, transmite os pensamentos, palavrase ernocdes do sinalisador, servindo de do entre duas modalidadesde comanicacac.

Umaanalogia possfvel foi feita por S. Neumann Solow, 0 livro «SIGN LANGUAGE INTERPRETING": "0 telefone e urn do entre duas pessoas.e este elo nao influencia pessoalmente a comunicacao entre duas pessoas, mas possibilita 0 efetivo contato entre elas."

A habilidade requerida num profissional interprete e a competencia da Lingua Portuguesa e na Lingua Brasileira de Sinais.

Este e 0 aspecro fundamental que urn interprete deve tel' em mente.

Esta competencia deve ser constantemente "regada" atraves do contato com a comunidade surda.

o .interprete is urn profissional que deve atender as condicoes exigidas, como o conhecimento na area, a etica e 0 profissionalismo.

o Objetivo deste folheto e proprocionar algumas informacoes sobre aarea da irtterpretacao da Lingua de Sinais para pessoas interessadas nesta .profissao e para a propria comunidade surda,

* LIBRAS (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS).

CONDI<;OES PARA 0 EXERCiclO DA FUN<;AO

o interprete da Lingua de Sinais necessita ser urn especialista com algumas qualificacoes de ordem geral, precisa de urn rreinamento adequado em Lingua de Sinais,

as requisites basicos para que a pessoa se tome interprete e, assim, atue como reaproximador dos dois universes da comunicacao interpessoal sao os seguintes:

a) ter competencia na Lingua Portuguesa e na Lingua Brasileira de

Sinais;

b) possuir pelo menos 0 segundo grau complete;

c) ser ouvinte;

d) ser membro ativo da Associacao de Surdos local;

e) possuir certificado expedido pela FENEIS;

f) possuir alguma nocao de idioma estrangeiro;

g) ter nocoes suficientes de Lingufstica, comunicacao e tecnicas de traducao e interpretacao:

h) ref contato com surdos adultos com frequencia cornprovada; ijter disponibilidade de tempo para estar presente onde se fizer necessario:

Alem destas condicoes, 0 interprete deve apresentar as seguintes qualidade.s:

a) ser flexfvel - pois, constantemente, 0 interprete devera incorporar palavras novas ao seu vocabulario de ambas as linguas, tarnbem porque 0 interprete e am profissional que lida com pessoas e, diante disto, eledevera ser fICXlV el para se adequar as diferentes situacoes de atuacao;

b) ser objetivo - 0 interprete e somente urn facilitador cia comunica9ao, ele nao pede interferir com opinioes proprias no ate da interpretacao:

c) ter auto-disciplina - 0 interprete e urn profissional que atua praticame-nte sozinho, com ponca ou nenhuma supervisao, pois e uma profissao

honestidade;

e qualidades, 0 interprete estara ao

ATRlBUH;OES DO INTERPRETE

na rua, em casa au em apresentacoes artfsticas (concertos de

deve ser de cor neutra e con trastar com

nos casos em

aos

Deve-se observar 0 fundo a que 0 interprete estara exposto. Este devera

contra star com 0

uma cor ncutra.

ea

serern

do

As

ilustrarn 0

em

do

OUIro o

o

o

Com de Sinais

ser utilizados na traducao de Lfngu: na compreensao do mundo que (

cer-ca,

do texto.

ocorre no tern tantcx outros que

ilustracao.

aos

mesrno ocorre na televisiio, cuja programacao passa a ser acessfvel

aos interpretes Lingua de Sinais.

PRECEITOS F~TICOS

Por varias a e 0 para 0

A principal delas, e que os interpretes estao numa posicao unica inforrnacao. Os preceitos eticos servern para deli near 0 apropriado do profissional interprete. preceitos e ev itam decisoes arbitrarias per determiner principios

Os preceitos eticos gerais sao:

a) Confidencialidade - 0 siguo profissional, on seja, a

manutencao da privacidade das partes envolvidas. Confidencialidade envolve corrfianca. E manter a confianca e manter 0 outro-respeito.

b) Imparcialidade - 0 interprete deve se manter neutro e nao inferir can, opinioes proprias na interpretacao. Irnparcialidade tambem envolve a passagcm de toda a informacao.

c) Discrecao - 0 interprete deve e stabe lecer lirnites no StU env olvimento durante a sua atuacao, mantendo sua conviccao e discrecao.

d) Distancia Profissional - este preceito mantern 0 profissional interprete e a vida pessoal deste interprete separados.

Os interpretes devem conhecer e defender 0 codigo de etica, pois este e urna ferramenta basica e as pessoas envolvidas na situacao de interpretacao.

o fator central des pr incfp io s etico s e a necessidade cia INTERPRETA(:AO BEL dos pensarnentos, intencoes e espirito das pessoas envolvidas. 0 interprete nao pode alterar a informacao pOl' querer ajudar ou porter opinioes pessoais, 0 objetivo da interpretacao e passar 0 que realmcnte foi elite.

OUTRAS OBSERVA(:OES:

o interprete de Lingua de Sinais e uma ponte de ligac;ao e, isso,

deve se esforcar para manter vivo 0 seu instrumento de trabalhov ou seja, a cornunicacao. Alem do uso das ltnguas envolvidas ha aspectos que pertencem a cornunicacao e devem SCI' pelo interprete. Estes certamente auxiliam ad interpretacao fiel da mensagem, Sao eles:

- a linguagem corporal- que envolve os gestos naturals e as expressoes do corp o;

- a expressao facial.

Estes dois fatores sao fundamentais para as pessoas surdas. Eles podem ser usa.dos pelo interprete para passar 0 verdadeiro espfrito do falante convert.endo a informacao nao-verbal, como 0 tom da voz do falante, em

~ _ L.... _.

mtormacao

Identificar a linguagem do corpo e UI11a habilidade fundamental do interpreete da Lingua de Sinais.

CONSIDERA(;()ES FINAlS

Esta cartilha ja foi publicada em 1988 e distribufda em todo 0 Brasil.

Porem, considerando-se a necessidade de maior abrangencia optamos pela seg unda edicao revisada e com a atuacao cia comunidade surda.

o material foi obtido na Gallaudet University (Washington D.C USA) que oferece urn service complete e eficiente nesre esta falta tanto do profissional interprete e de material a respeito.

A FENEIS lutou pela conquista, em lei, do reconhecimento da Lingua de Siiuais, bern como pela necessidade do interprete, conquistando em Minas Gerais sua primeira vitoria (Lei ng 10.379 de lOJH. 91). Outros Estados

de Janeiro, Maranhao, Goias e Maw Grosso do SuI) incorporaram uma

em prol dessas mesmas oportunidades.

Ha que se respeitar a Lingua de Sinais (nao s6 a comunidade

mas, principalmente 0 profissional interprete). Daf a importancia deste parti cipar das Associacoes dos Surdos, pois e nela que este profissional sera iden tificado e reconhecido como tal. Sua eficacia como instrumento da comunicacao justifica sua razao de SCI' profissional - ou seja, tornar acessfvel as mensagens de rnundos diferentes.

A compreensao de todos aqueles que sabern o sentido profundo da comamicacao e que vai determinar que a ampliacao das inforrnacoes para a popialacao surda brasileira seja resultado coroado de exira daqueles que assurniram esta lura.

Muito Obrigado

Antonio Campos de Abreu Diretor Presidente

A LEGISLA(,:AO

LEI NQ 10.379,

10 DE JANEiRO DE 1991

Reconhece oficialmente, no Estado de Minas Gerais, como meio cornu nicacao objetiva e de uso corrente, a linguagem gestual codificada na Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

o Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

An. 19_ Fica reconhecida oficialmente, pelo Esrado de Minas Gerais, a ling uagem gestual codificada na Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS - e outrus recursos de expressao a ela associados, como meio de comunicacao objeti va e de uso corrente,

Art. 22 - Fica determinado que 0 Estado colocara, nas reparticoes public as voltadas para 0 atendimento externo, profissionais interpretes da Itngua de sin ais.

Art. 39 - Fica inclufda no curnculo da rede publica estadual de ensino cstcndendo-se aos curses de magisterio.formacao superior nas areas das ciencias humarias, medicas e educacionais, e as instituicoes que atendem ao aluno porrador de deficiencia auditiva, a Lingua Brasileira de Sinais,

Art 4Q - Esta Lei entra em vigor oa data de sua publicacao.

Art. Y - Revogarn-se as disposicoes em contrario.

Dada no Palacio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 10 de janeiro de 1991,

Ronice Pianta

Coordenadora do Setor Nacional de Interpretes em LIBRAS

Revisora: Ceralda E. Ferreira

Datilografia: Rosana F. A. Ferreira Machado Desenhista: Tadeu Pereira Souza

REFERENCIA:S%w Neumann. Sign Language Interpreting: a basic resorvice book A publication of the National Association of the Deaf - Mayland - E UA - J 992

INFORMA(:Ao:

A - FENEIS/RIO DE JANEIRO - SEDE PROPRIA RU A MAJOR A VILA, 379 TIJUC'A

RIO DE JANEIRO - RJ

CEP: 20.511-140

TEL: (021) 234-7786 FAX: (021) 284-2801

B - FENEIS/MINAS GERAIS

AV. DO CONTORNO, 9745 - BARRO PRETO BELO HORIZONTE - MG

CEP: 30.110-130

TELE/FAX: (031) 337-9755

COPYRIGHT - TODOS DIRElTOS RESERVADOS PELA FENEIS. (E proibida a reproducao parcial ou total, se m a devida autorizacao)

Lingua Brasileira de SIf?lAIS - LIBRAS

Вам также может понравиться