Вы находитесь на странице: 1из 4

23/05/2016

AAtitudedoHomememRelaçãoaDeus

AAtitudedoHomememRelaçãoaDeus

"E,respondendotodoopovo,disse:Oseusangue caiasobrenósesobrenossosfilhos."[Mateus

27:25].

De acordo com os relatos nos evangelhos da crucificação de Jesus Cristo, Pôncio Pilatos quis libertá­lo porque não houve violaçãoalgumadaleiromanaeElecertamentenãomereciaa pena de morte. Mas, por causa das estridentes acusações de uma minoria (composta principalmente de fariseus que eram bem conectados política e socialmente) Pilatos se curvou à pressãoepermitiuqueoSenhorsofresseumamortehorrível. Emumcasoclássicodetentarseeximirdaculpapelainjustiça praticada,elelavouasmãosparademonstrarqueestava"limpo" naqueleassunto!

Entretanto,Pilatoseamultidãoqueproferiuasinfamespalavras "o seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos", agiram desta forma por causa da maldição de morte espiritual que afetoutodoogênerohumanodesdeotempodeAdãoeEva.A tragédiaqueseseguiufoiapenasoúltimodemuitosincidentes lamentáveis que aconteceram enquanto o Senhor esteve neste mundo.

DeusnãosabiaqueaspessoasserecusariamaaceitarSeuFilho comooMessiaslongamenteesperado?Claroquesabia,porque EleéoniscienteeabsolutamentenadaescapadaSuaatenção—

atéaquiloquepoderiaescapar(Mateus11:21,23;Lucas10:13)!

Então, por que permitiu que Jesus Cristo gastasse aproximadamente três anos e meio em um esforço inútil para convencerIsraelqueEletinhasidoenviadoporDeusparareinar sobre eles? Como as pessoas não puderam reconhecer o Messias,seeramconstantementeconfrontadaspelosmilagrese ensinos estupendos que pelo menos alguns dos fariseus admitiram que vinham de Deus? Observe que na seguinte passagem,Nicodemosusouapalavra"nós"emlugarde"eu":

"E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos,príncipedosjudeus.Estefoiterdenoitecom Jesus, e disse­lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindodeDeus;porqueninguémpodefazerestessinaisque tufazes, se Deus não for com ele." [João 3:1­2; ênfase adicionada].

Acredito firmemente que Nicodemos expressou o consenso da opinião dos fariseus. Aqueles homens estavam entre os indivíduos mais bem instruídos e inteligentes de Israel e certamente tinham bom senso suficiente para reconhecerem o óbvio!TodoseramperitosnasEscriturasdoVelhoTestamentoe podiam citar muitos textos de memória, e pensar que não perceberamqueJesusdeNazaréeraoMessiasnãoparece seruma opção sensata! Centenas de profecias tinham sido cumpridas literalmente e autenticadas por milagres, de forma que a rejeição deles a Jesus Cristo definitivamente parece ter tido uma motivação política e não devido a uma falta de percepção:

"Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus

"Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus Recursosúteis parasuamaior compreensão AsIgrejas

Recursosúteis

parasuamaior

compreensão

AsIgrejas CristãsEstão Abrindoas PortasParao Anticristo TítulodoLivro2

AsIgrejas

CristãsEstão

Abrindoas

PortasParao

Anticristo

AsIgrejas CristãsEstão Abrindoas PortasParao Anticristo TítulodoLivro2
AsIgrejas CristãsEstão Abrindoas PortasParao Anticristo TítulodoLivro2

TítulodoLivro2

23/05/2016

AAtitudedoHomememRelaçãoaDeus

formaram conselho, e diziam: Que faremos? Porquanto estehomemfazmuitossinais.Seodeixamosassim,todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar­nos­ão o nosso

lugareanação."[João11:47­48].

O comportamento deles foi predito, em princípio, quando o Senhor fez aquelas observações relativas ao homem rico e Lázaro:

"Edisseele:Rogo­te,pois,ópai,queomandesàcasade meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho,afimdequenãovenhamtambémparaeste lugar de tormento. Disse­lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas;ouçam­nos.Edisseele:Não,pai Abraão;mas, sealgumdentreosmortosfossetercomeles,arrepender­ se­iam.Porém,Abraãolhedisse:SenãoouvemaMoisése aosprofetas,tampoucoacreditarão,aindaquealgumdos

mortosressuscite."[Lucas16:27­31;ênfaseadicionada].

TítulodoLivro3

TítulodoLivro3

Oproblema teológico da crença —mesmo com a ajuda de milagres autênticos e poderosaspersuasões—estácentradonacapacidadedeindivíduosespiritualmente mortosfazeremissonomesmosentidoemqueosescritoresdoNovoTestamento usaram o termo. Embora seja possível para eles acreditarem intelectualmente no queaBíbliaensinasobreasalvaçãoeatémesmoseremtocadosemocionalmente peloconceito,averdadeiracrençaseráimpossívelenquantoelespermaneceremno estadodemorteespiritual.OsanjoscaídosqueaBíbliachamadedemôniosilustram

oaspectointelectualdacrença,porque"creemetremem"(Tiago2:19)!Elessabem

com certezaabsolutaque JesusCristoé oFilhoimaculadode Deus, mas mesmo possuindoesseconhecimento,nãopodemmudarseudestinofinal.Acrençagenuína só é possível para quem foi regenerado pela graça de Deus e teve sua morte espiritualrevertidaparaquepossaexperimentaroníveldeconfiançasobrenatural

transmitidapelapalavragregapisteuo(traduzidacomo"crer"emJoão3:16).

Voltando à pergunta anterior sobre por que Deus permitiu que Seu Filho se envolvesseemumministérioporIsraelqueresultarianofimemSuamorte—a respostaencontra­senofatoquenenhumserhumanopecadorecaídopoderiaser absolvidoporDeussemamorte!(AsalvaçãonãoéummeroperdãoemqueDeus fecha os olhos para a transgressão, porque no que se refere aos Seus eleitos, a decisãoDeleéqueatransgressãonuncaaconteceu!)Opecadocomoumconceitoé aabsolutaantítesedanaturezasantaejustadeDeuseprecisaserpunidacoma morteeterna:

"Eis que todas as almas sãominhas;comooé a alma dopai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá."

[Ezequiel18:4].

"Porqueosaláriodopecadoéamorte,masodomgratuitodeDeuséa

vidaeterna,porCristoJesusnossoSenhor."[Romanos6:23].

"Alienam­se os ímpios desde a madre; andam errados desde que

nasceram,falandomentiras."[Salmos58:3].

Teologicamente falando, como a "cabeça federal do gênero humano", Adão

sentenciou100%dahumanidade(excluindoJesusCristo,éclaro,porqueEleéDeus,

oFilho)aumaseparaçãoeternadeDeus,comoprisioneirosdeSatanás.Oúnico remédioparaessedestinoterrívelfoiopróprioDeuspagar oresgate—sofrer a penademorte—paraquetodoaquelequecrersejasalvo.

A morte de Jesus Cristo não foi um acidente da história, como muitos parecem acreditar. Foi totalmente o contrário! Deus planejou todos os detalhes antes da criaçãodomundoeentãoSeuFilhosesubmeteudeboavontadecomooperfeito sacrifício—oúnicosacrifícioqueoPaipoderiaaceitar—parapagaradívidado

23/05/2016

AAtitudedoHomememRelaçãoaDeus

pecado daqueles que foram escolhidos Nele (em Cristo) "antes da fundação do mundo" (Efésios 1:4). Quando aquela multidão perversa insistiu que Ele fosse crucificado, tudo aconteceu exatamente como Deus tinha ordenado que deveria acontecer!

"Aestequevosfoientreguepelodeterminadoconselhoepresciênciade Deus,prendestes,crucificastesematastespelasmãosdeinjustos."[Atos

2:23;ênfaseadicionada].

As atitudes e ações da multidão mostraram a profunda ignorância espiritual que caracteriza aqueles que estão "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1). Em minhaopinião,elessabiamqueJesuseraoMessias,masnãosabiamqueEle eraDeusencarnado!Assim,quandoficouóbvioqueosplanosdeJesusCristonão incluíamlibertarapátriadaodiadaocupaçãoromana,sendoounãooMessiaseles não estavam mais interessados em apoiá­lo. Na realidade, como vimos em João

11:47­48(citadoanteriormente),elestinhammuitomedoqueosdiscípulosdeJesus

se colocassem contra o domínio romano, e tentassem fazer Dele seu Rei. Os romanoseramnotoriamenteparanoicoscomqualquerpessoaoumovimentopolítico que parecesse ser uma ameaça potencial aoseuregime, e sempre reagiam com severidade.

Então, quando paramos para pensar, a apreensão deles em um nível puramente humano parece ser justificada! Eles não tinham nenhuma ideia de que o Messias seriaaomesmotempoDeusehomem,sendo,portanto,infinitamentecapazdelidar com os problemas políticos. Assim, quando foram confrontados com o que perceberam ser uma escolha entre reconhecer o Messias, ou cair nas mãos dos romanos,optaramporremoveroproblema!Alémdisso,ofatodeaquelehomem, emváriasocasiões,tercometidoablasfêmia,naopiniãodeles,dereivindicarser Deus, simplesmente tornou a decisão mais fácil para eles. A tensão entre a percepçãocontraditóriarelativaaoMessiasealei romanaerauma"tempestade" perfeitaprojetadaporumDeussoberanoparaprovocarosacrifíciodeSeuFilhoe assimafiançarasalvaçãodosSeuseleitos.Homensespiritualmentemortoslevaram adianteseuspapéis"aopédaletra"—oque,deacordocomapassagemseguinte, era algo que eles não teriam feito se a verdadeira identidade Dele tivesse sido compreendida!

"Paraqueavossafénãoseapoiasseemsabedoriadoshomens,masno poder de Deus. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém,asabedoriadestemundo,nemdospríncipesdestemundo,que seaniquilam;masfalamosasabedoriadeDeus,ocultaemmistério,a qualDeusordenouantesdosséculosparanossaglória;aqualnenhum dospríncipesdestemundoconheceu;porque,seaconhecessem,nunca crucificariam ao Senhor da glória." [1 Coríntios 2:5­8; ênfase adicionada].

"E dizia Jesus: Pai, perdoa­lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." [Lucas 23:34; ênfase adicionada].

OconhecimentodoplanodivinodeDeusfoiintencionalmenteescondidodelespara assegurar quereagissem daformacomoaconteceu!Todavia,cadaum delesserá responsabilizadoporsuasações.Umprincípiodaleihumanaéque"aignorânciada leinãoéjustificada"e,emumsentidosimilar,aignorânciadavontadesoberaniade Deusseráindesculpável.

Vocêachaissoinjusto?Emcasoafirmativo,possosugerirqueconsidereamassa

cinzentaqueusaparapensar?

"Masvejonosmeusmembrosoutralei,quebatalhacontraaleidomeu entendimento,emeprendedebaixodaleidopecadoqueestánosmeus membros." Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo

destamorte?"[Romanos7:23­24].

23/05/2016

AAtitudedoHomememRelaçãoaDeus

"Porqueosmeuspensamentosnãosãoosvossospensamentos,nemos vossoscaminhososmeuscaminhos,dizoSENHOR.Porqueassimcomo oscéussãomaisaltosdoqueaterra,assimsãoosmeuscaminhosmais altosdoqueosvossoscaminhos,eosmeuspensamentosmaisaltosdo

queosvossospensamentos."[Isaías55:8­9].

Portanto, quanto mais cedo aprendermos que nosso Deus soberano nunca erra e deixarmos de tentar manipular nossa teologia para compensar aquilo que vemos como"injustiça"daparteDele,melhorseráparanós!

SevocênuncacolocousuaconfiançaemJesusCristocomoSalvador,masentendeu queeleérealequeofimdostemposestápróximo,equerreceberoDomGratuito daVidaEterna,podefazerissoagora,naprivacidadedoseular.Apósconfiarem JesusCristocomoseuSalvador,vocênascedenovoespiritualmenteepassaatera certezadavidaeternanoscéus,comosejáestivesselá.Assim,podeteracerteza de que oReinodoAnticristonãootocará espiritualmente. Se quiser saber como nascerdenovo,váparanossaPáginadaSalvaçãoagora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educareadvertiraspessoas,paraquevejamavindouraNovaOrdemMundial,o ReinodoAnticristo,nasnotíciasdodiaadia.

Sedesejarvisitarosite"TheCuttingEdge",cliqueaquihttp://www.cuttingedge.org

QueDeusoabençoe.

Autor:Pr.RonRiffe Tradução:M.M.deMiranda

Datadapublicação:26/9/2009

AEspadadoEspírito:http://www.espada.eti.br/p315.asp

http://www.TextoExato.com AEspadadoEspírito :http://www.espada.eti.br/p315.asp http://www.espada.eti.br/p315.asp 4/4
http://www.TextoExato.com AEspadadoEspírito :http://www.espada.eti.br/p315.asp http://www.espada.eti.br/p315.asp 4/4