Вы находитесь на странице: 1из 2
Lista de Exercícios Caros alunos. Com o objetivo de ajuda-lo no desenvolvimento dos fundamentos da

Lista de Exercícios

Caros alunos.

Com o objetivo de ajuda-lo no desenvolvimento dos fundamentos da hidrologia repasso para você essa lista de exercício para fixação dos conhecimentos trabalhados em sala de aula. Não deixe acumular. Faça um esforço para cumprir a programação.

Exercício 1.: Suponha que, planimetrando-se as áreas compreendidas entre curvas de nível, de 100 em 100 m de uma bacia hidrográfica de área igual a 658 Km2 e perímetro igual a 142,50 Km, em um mapa na escala 1:50.000, obteve-se os seguintes dados:

em um mapa na escala 1:50.000, obteve-se os seguintes dados: Determine: a) Coeficiente de compacidade; b)

Determine:

a) Coeficiente de compacidade;

b) Curva hipsométrica;

c) A altitude média.

Exercício 2.: Abaixo segue algumas características de duas bacias hidrográficas:

algumas características de duas bacias hidrográficas: a) Determine o fator de forma Kf. b) Baseado no

a) Determine o fator de forma Kf.

b) Baseado no fator de forma calculado acima, qual das duas bacias tem maior tendência a picos de cheias e por

quê?

c) Determinar o coeficiente de compacidade.

d) Baseado no coeficiente de compacidade calculado acima, qual das duas bacias tem maior tendência a picos de

cheias e por quê?

Exercício 3.: Qual seria a vazão de saída de uma bacia completamente impermeável, com área de 17km sob uma chuva constante à taxa de 5 mm.hora-1?

Exercício 4.: Têm-se duas bacias A e B, a bacia (A) apresenta os seguintes dados: menor declividade que a bacia (B), menor velocidade de escoamento superficial que a (B), maior tempo de concentração que a (B). Relacionado a essas afirmativas quais das duas bacias teria maior perspectiva para pico de enchentes? Explique porque?

Exercício 5.: Calcule a declividade média do rio principal da bacia abaixo (forneça resposta em m/m, com 4 casas decimais de precisão) com base nos dados abaixo. Utilize um dos métodos da “média harmônica” ou “compensação de área”.

Exercício 6.: Qual seria a vazão de saída de uma bacia completamente impermeável, com área

Exercício 6.: Qual seria a vazão de saída de uma bacia completamente impermeável, com área de 22km2, sob uma chuva constante à taxa de 50 mm.hora-1?

Exercício 7.: A região da bacia hidrográfica do rio Taquari recebe precipitações médias anuais de 1600 mm. Em Muçum (RS) há um local em que são medidas as vazões deste rio e uma análise de uma série de dados diários ao longo de 30 anos revela que a vazão média do rio é de 340 m3.s-1. Considerando que a área da bacia neste local é de 15.000 Km2, qual é a evapotranspiração média anual nesta bacia? Qual é o coeficiente de escoamento de longo prazo?

Exercício 8.: Uma bacia de 1300 km2 recebe 1300 mm de chuva anualmente. Qual é o volume de chuva (em m3) que atinge a bacia por ano?

Exercício 9.: Uma bacia de 1100 km2 recebe anualmente 1750 mm de chuva, e a vazão média corresponde a 15 m3/s. Calcule a evapotranspiração total desta bacia (em mm/ano).

Exercício 10.: Considera-se para o dimensionamento de estruturas de abastecimento de água que um habitante de uma cidade consome cerca de 200 litros de água por dia. Qual é a área de captação de água da chuva necessária para abastecer uma casa de 4 pessoas em uma cidade com precipitações anuais de 1200 mm? Considere que a área de captação seja completamente impermeável, mas que os primeiros 10% de escoamento a cada evento de chuva sejam descartados por problemas com a qualidade da água (telhado sujo).