Вы находитесь на странице: 1из 3

Relatório multímetro

- O multímetro utilizado em todos os experimentos foi o de modelo 34XR-A fabricado pela Amprobe;

- A fonte de tensão contínua utilizada pertence ao kit didático XC200/XC201;

- O gerador de sinais utilizado foi o modelo 4003A da BK PRECISION;

Experimento 6:

Utilizando o multímetro na função voltímetro (Ponta de prova vermelha no terminal "V Hz % Temp") e chave na posição tensão continua, foi medido a tensão de uma fonte variada na sua posição de tensão máxima. O valor encontrado foi de 10,52 ± 0,06 V , a resolução da medida foi de

10mV.

Experimento 7:

Um circuito utilizando um resistor e a mesma fonte de tensão do experimento 6, também na posição de tensão máxima, foi montado e sua corrente elétrica medida. Com o multímetro agora na função amperímetro (ponta de prova no terminal "mA µA") na escola de mA (contínua) e em série com o circuito, o valor da corrente encontrado foi de 10,52 ± 0,16 mA , A resolução da medida foi de 0,01 mA.

Como a tensão e a corrente são conhecidos, o valor da resistência do resistor pode ser mensurado:

R= 1,00 ± 0,02 k

Experimento 8

=

10,52

=

10,52

= 1 Ω

Equação 1

O gerador de sinais foi configurado para gerar uma onda senoidal de 60Hz e amplitude

máxima, o multímetro na função voltímetro e com o seletor na posição () foi utilizado para medir o

valor rms da tensão gerada, indicando 7,42 ± 0,17 V a resolução da medida foi de 10mV.

Experimento 9

O gerador de sinais foi utilizado novamente com as mesmas configurações do experimento

8, o multímetro na posição amperímetro com o seletor na posição (mÃ) foi utilizado em série juntamente com as pontas do gerador e um resistor. O valor da corrente no circuito foi indicado pelo

multímetro no valor de 7,06 ± 0,19 mA , resolução de 0,01 mA. Utilizando a equação 1, o valor da resistência do resistor foi mensurado:

7,42

= 1051 Ω

7,06

R=1,05±0,04 kΩ

Experimento 10

Foi medido o valor da resistência de um resistor utilizando o multímetro na função ohmímetro, para isso ajustou o seletor na posição (Ω) com o cabo de prova no terminal (V Hz % Temp), o valor encontrado foi de 0,955 ± 0,014 KΩ. A resolução da medida foi de 0,001 KΩ (1Ω ).

Experimento 11

Uma função bastante útil do multímetro é o teste de continuidade, que indica, por exemplo, se existe continuidade (não rompimento) de um condutor entre as duas pontas de prova. Primeiramente o multímetro foi configurado com o seletor na função de continuidade, com o cabo de prova no terminal (V Hz % Temp). Se o valor mostrado no visor do multímetro for superior a 35Ω, o condutor encontra-se rompido, neste experimento o valor encontrado para um fio condutor foi de 0,6Ω , concluindo cabo não rompido.

Experimento 12

Neste experimento foi realizado o teste de Diodo (seletor na posição Diodo ), as pontas de prova foram conectadas sendo a vermelha no terminal (V Hz % Temp), sem tensão aplicada ao diodo, foi feito o teste, a queda de tensão encontrada foi de aproximadamente 0,561V , porem com o diodo aberto a medição apresentou OL(resistência muito alta).

Experimento 13

Ajustando o seletor para a função 4000µF, com as pontas de testes conectadas ( preta no terminal “mA µA”) e com o capacitor descarregado foi realizada a medição da capacitância, respeitando a polaridade do capacitor, o valor medido foi de 101± 20µF, a resolução de 1µF.

Após essa medição, foi realizada uma alteração da função para 400µF e efetuada então uma nova medição que indicou o valor de 96,3±5,3 µF com resolução de 0,1µF.

Acreditamos então que a segunda escala utilizada tenha sido mais adequada por apresentar maior precisão no valor obtido, com maior numero de casas decimais.

Experimento 14

Para o experimento responsável pela medição da temperatura, o seletor foi ajustado para a função

◦C ou ◦F.

sempre respeitando a polaridade assinalada, um membro do grupo pressionou as juntas de medição do termopar a fim de medir a temperatura de seu corpo, o valor indicado no display foi de 34± 3C e

resolução 1C.

, então foi conectado o termopar tipo K ao adaptador (XR-TA e o adaptador ao multímetro

Experimento 15

Para realizar a medição da rede elétrica em uma das tomadas do laboratório (127V) foi ajustado o seletor para a função Hz. Conectadas as pontas de testes (vermelha no terminal “V Ω Hz % Temp”) o valor indicado no display foi de 0,060± 0,003 kHz com resolução 0,001kHz.

Experimento 16

Para realizar a medição do duty cicle de um sinal, foi usado o terminal " Comp. De PONTA" de um osciloscópio TDS1012B e o seletor foi ajustado para a função %. Conectadas as pontas de testes (vermelha no terminal “V Ω Hz % Temp”) o valor indicado no display foi de 50,9 ± 1,5%,

Perguntas:

Qual é a função do multímetro, que se utilizada de forma incorreta, pode trazer os maiores riscos a segurança do usuário? Em outras palavras, em qual função do multímetro um erro de ligação das pontas de teste pode causar os maiores riscos `a segurança do usuário?

Ao medir tensões alternadas acima de 30V e contínuas acima de 60V, seja extremamente cuidadoso, pois essas tensões podem causar um forte choque elétrico. Correntes muito baixas são o suficiente para provocar a desagradável sensação do choque elétrico. E acima de 20mA pode ocorrer parada cardiorrespiratória. Tentar medir tensões que ultrapassem a capacidade do multímetro irá danifica-lo e expor o usuário ao risco de choque elétrico.