Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O catecismo maior de Westminster
O catecismo maior de Westminster
O catecismo maior de Westminster
Ebook344 pages8 hours

O catecismo maior de Westminster

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A Assembléia de Westminster foi um dos mais notáveis momentos na luta contra o erro. Diante do caos político e religioso que se instalara, 121 teólogos se reuniram a partir de 1º de julho de 1643 na Abadia de Westminster, em Londres.
Convocados pelo Parlamento, eles deveriam definir a doutrina da Igreja, além de discutir também governo eclesiástico e liturgia. Além de outros documentos, a Assembleia produziu também o Catecismo Maior e este Breve Catecismo, obras de grande valor pela sistematização fiel de verdades bíblicas que apresentam e pelo desafio que nos apresentam para que, como nossos antepassados, também confrontemos biblicamente os erros dos nossos dias.
LanguagePortuguês
Release dateOct 22, 2021
ISBN9786559890316
O catecismo maior de Westminster

Related to O catecismo maior de Westminster

Related ebooks

Christianity For You

View More

Reviews for O catecismo maior de Westminster

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O catecismo maior de Westminster - Editora Cultura Cristã

    Folha de rosto

    O catecismo maior de Westminster © 2002, Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

    Sueli Costa CRB-8/5213

    C357c   O catecismo maior de Westminster / Assembleia de Westminster. – São Paulo : Cultura Cristã, 2021.

    224 p.

    Recurso eletrônico (ePub)

    ISBN 978-65-5989-031-6

    1. Catecismo I. Título

    CDU-238

    EDITORA CULTURA CRISTÃ

    Rua Miguel Teles Júnior, 394 – CEP 01540-040 – São Paulo – SP

    Fones 0800-0141963 / (11) 3207-7099

    www.editoraculturacrista.com.br – cep@cep.org.br

    Superintendente: Haveraldo Ferreira Vargas

    Editor: Cláudio Antônio Batista Marra

    SUMÁRIO

    Capa

    Folha de rosto

    Créditos

    Para a instrução do povo de Deus

    Primeira Parte

    Segunda Parte

    Terceira Parte

    Harmonia temática

    PARA A INSTRUÇÃO DO POVO DE DEUS

    Escrevo esta apresentação com a clara certeza de que estamos republicando uma obra tremendamente necessária para os presbiterianos em particular e para os evangélicos em geral. Alguns motivos:

    Vivemos numa época que privilegia o individualismo e o subjetivismo. Cada um tem sua própria verdade e uma autoridade única e final é rejeitada.

    A isso, o Catecismo Maior de Westminster contrapõe a autoridade inerrante da Palavra de Deus. Da mesma maneira que a Confissão de Fé, este Catecismo instrui o crente desde o princípio quanto à aceitação da Bíblia, as Escrituras Sagradas. Afinal, não estamos livres do perigo do subjetivismo e do individualismo.

    Nossa época apresenta um número assustador de correntes doutrinárias e teológicas. Aliás, esse é um dos efeitos do individualismo já denunciado. Mas, como se poderia esperar, faltam a essas correntes a consistência e a harmonia necessárias. Este Catecismo, ao contrário, é um modelo de fidelidade às Escrituras e de coerência. Todos os pontos foram amplamente discutidos à luz da Bíblia, não havendo espaço para preferências pessoais quanto aos mais importantes.

    Também constatamos hoje certa falta de esclarecimento mesmo nos meios Reformados. Há uma tendência empobrecedora de definir Calvinismo em termos de "Cinco Pontos do Calvinismo (esse nome é infeliz e impróprio). Os cinco pontos" têm base bíblica e fazem parte da herança reformada, mas não esgotam a doutrina calvinista. Na verdade, nunca se pretendeu que o fizessem. Eles surgiram como resposta a um problema específico e localizado, que foi a ameaça arminiana.

    O Catecismo Maior de Westminster, ao contrário, foi concebido para servir à instrução geral do povo de Deus, dentro do sistema de teologia apresentado pela Confissão de Westminster.

    Essas são algumas razões por que creio na relevância desta obra e no caráter extremamente oportuno de sua republicação.

    Cláudio Marra

    Editor

    • PRIMEIRA PARTE •

    DA FINALIDADE DO HOMEM

    DA EXISTÊNCIA DE DEUS

    DA ORIGEM E VERACIDADE

    DAS ESCRITURAS

    PERGUNTA 1

    Qual é o fim supremo e principal do homem?

    Resposta

    O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus¹ e alegrar-se nele para sempre.²

    Referências bíblicas

    ¹ Rm 11.36: Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.

    1Co 10.31: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

    ² Sl 73.24-26: Tu me guias com teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

    Jo 17.22-24: Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

    PERGUNTA 2

    De onde se infere que há um Deus?

    Resposta

    A própria luz da natureza no espírito do homem e as obras de Deus claramente manifestam que existe um Deus;¹ porém, só a sua Palavra e o seu Espírito o revelam de um modo suficiente e eficaz aos homens, para a sua salvação.²

    Referências bíblicas

    ¹ Rm 1.19-20: Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.

    ² 1Co 2.9-10: ...mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

    2Tm 3.15-17: E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

    PERGUNTA 3

    O que é a Palavra de Deus?

    Resposta

    As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus,¹ a única regra de fé e prática.²

    Referências bíblicas

    ¹ 2Tm 3.16: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.

    2Pe 1.19-21: Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

    Is 8.20: À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

    ² Lc 16.29,31: Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos... Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

    Gl 1.8-9: Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

    PERGUNTA 4

    Como se demonstra que as Escrituras são a Palavra de Deus?

    Resposta

    Demonstra-se que as Escrituras são a Palavra de Deus por sua majestade¹ e pela pureza do seu conteúdo,² pela harmonia de todas as suas partes³ e pelo propósito do seu conjunto, que é dar toda a glória a Deus;⁴ pela sua luz e pelo poder que possuem para convencer e converter os pecadores e para edificar e confortar os crentes para salvação.⁵ O Espírito de Deus, porém, ao testemunhar, pelas Escrituras e juntamente com elas no coração do homem, é o único capaz de persuadi-lo completamente de que elas são realmente a Palavra de Deus.⁶

    Referências bíblicas

    ¹ Os 8.12: Embora eu lhe escreva a minha lei em dez mil preceitos, estes seriam tidos como coisa estranha.

    1Co 2.6-7: Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória.

    Sl 119.18,129: Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei... Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.

    ² Sl 12.6: As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em candinho de barro, depurada sete vezes.

    Sl 119.140: Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima.

    ³ Lc 24.27: E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

    At 10.43: Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

    At 26.22: Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até no dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer.

    Rm 16.25-27: Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém.

    At 18.28: ...porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.

    Hb 4.12: Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

    Tg 1.18: Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

    Sl 19.7-9: A lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos.

    Rm 15.4: Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

    At 20.32: Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

    Jo 16.13-14: Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

    PERGUNTA 5

    O que as Escrituras principalmente ensinam?

    Resposta

    As Escrituras ensinam, principalmente, o que o homem deve crer acerca de Deus e o dever que Deus requer do homem.¹

    Referências bíblicas

    ¹ Jo 20.31: Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

    2Tm 1.13: Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouvistes com fé e com amor que está em Cristo Jesus.

    • SEGUNDA PARTE •

    O QUE O HOMEM DEVE CRER SOBRE DEUS

    PERGUNTA 6

    O que as Escrituras revelam acerca de Deus?

    Resposta

    As Escrituras revelam quem Deus é, quantas pessoas há na Divindade,¹ os seus decretos² e como ele os executa.³

    Referências bíblicas

    ¹ Mt 3.16-17: Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

    ² Is 46.9-10: Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda minha vontade.

    ³ At 4.27-28: Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, o qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.

    PERGUNTA 7

    Quem é Deus?

    Resposta

    Deus é Espírito,¹ em si e por si infinito em seu ser,² glória,³ bem-aventurança⁴ e perfeição;⁵ todo-suficiente,⁶ eterno,⁷ imutável,⁸ insondável,⁹ onipresente,¹⁰ infinito em poder,¹¹ sabedoria,¹² santidade,¹³ justiça,¹⁴ misericórdia e clemência, longânimo, cheio de bondade e verdade.¹⁵

    Referências bíblicas

    ¹ Jo 4.24: Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

    ² Êx 3.14: Disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós outros.

    Jó 11.7-9: Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás fazer? Mais profunda é ela do que o abismo; que poderás saber? A sua medida é mais longa do que a terra e mais larga do que o mar.

    ³ At 7.2: Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã.

    1Tm 6.15: a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

    Mt 5.48: Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

    Rm 11.35-36: Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.

    Sl 90.2: Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

    Ml 3.6: Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

    Sl 145.3: Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.

    ¹⁰ Sl 139.1-2,7: Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos... Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?

    ¹¹ Ap 4.8: E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.

    ¹² Hb 4.13: E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

    Rm 16.27: Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém.

    ¹³ Is 6.3: E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

    ¹⁴ Dt 32.4: Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

    ¹⁵ Êx 34.6: E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor, Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade.

    PERGUNTA 8

    Há mais que um Deus?

    Resposta

    Há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro.¹

    Referências bíblicas

    ¹ Dt 6.4: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

    Jr 10.10: Mas o Senhor é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

    1Co 8.4: No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus.

    PERGUNTA 9

    Quantas pessoas há na Divindade?

    Resposta

    Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; essas três pessoas são um só Deus verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e glória, embora distintas pelas suas propriedades pessoais.¹

    Referências bíblicas

    ¹ Mt 3.16-17: Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

    Mt 28.19: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

    2Co 13.13: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

    Jo 10.30: Eu e o Pai somos um.

    PERGUNTA 10

    Quais são as propriedades pessoais das três pessoas da Divindade?

    Resposta

    O Pai gerou o Filho,¹ o Filho foi gerado do Pai,² e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho, desde toda a eternidade.³

    Referências bíblicas

    ¹ Hb 1.5-6: Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhes serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

    ² Jo 1.14: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

    ³ Jo 15.26: Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.

    Gl 4.6: E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!

    PERGUNTA 11

    De onde se infere que o Filho e o Espírito Santo são Deus, iguais ao Pai?

    Resposta

    As Escrituras revelam que o Filho e o Espírito Santo são Deus igualmente com o Pai, atribuindo-lhes os mesmos nomes,¹ atributos,² obras³ e culto,⁴ que só a Deus pertencem.

    Referências bíblicas

    ¹ Jr 23.6: Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor Justiça Nossa.

    Is 6.3,5,8: E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória... Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!... Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

    Jo 12.41: Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.

    At 28.25: E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse...

    1Jo 5.20: Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Sl 45.6: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino.

    At 5.3-4: Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

    ² Jo 1.1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

    Is 9.6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

    Jo 2.24-25: Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.

    1Co 2.10-11: Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

    ³ Cl 1.16: Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

    Gn 1.2: A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

    Mt 28.19: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

    2Co 13.13: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

    PERGUNTA 12

    O que são os decretos de Deus?

    Resposta

    Os decretos de Deus são os atos sábios, livres e santos do conselho de sua vontade,¹ pelos quais, desde toda a eternidade, ele, para a sua própria glória, imutavelmente predestinou tudo o que acontece, especialmente com referência aos anjos e aos homens.²

    Referências bíblicas

    ¹ Is 45.6-7: Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.

    Ef 1.11: ...nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinou segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade...

    Rm 11.33: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

    ² Sl 33.11: O conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações.

    Ef 1.4-5: ...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade...

    Rm 9.22-23: Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão...

    PERGUNTA 13

    O que Deus decretou especialmente com referência aos anjos e aos homens?

    Resposta

    Deus, por um decreto eterno e imutável, unicamente do seu amor e para patentear a sua gloriosa graça, que tinha de ser manifestada em tempo devido, elegeu alguns anjos para a glória¹ e, em Cristo, escolheu alguns homens para a vida eterna e os meios para consegui-la;² e, também, segundo o seu soberano poder e o conselho inescrutável de sua própria vontade (pela qual ele concede, ou não, os seus favores conforme lhe apraz), deixou e predestinou os demais à desonra e à ira, que lhes serão infligidas por causa dos seus pecados, para patentear a glória da sua justiça.³

    Referências bíblicas

    ¹ 1Tm 5.21: Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.

    ² Ef 1.4-6: ...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado...

    2Ts 2.13-14: Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançar a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

    1Pe 1.2: Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

    ³ Rm 9.17-18,21-22: Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz... Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição...

    Jd 4: Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano Senhor, Jesus Cristo.

    Mt 11.25-26: Por aquele tempo, exclamou

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1