Вы находитесь на странице: 1из 1
Biologia 1 aula 18 C OMENTÁRIOS – A TIVIDADES PARA S ALA 1. O impulso

Biologia 1

aula 18

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PARA SALA

1. O impulso vai de B para A.

Resposta correta: A

(F)

2. Representa, respectivamente, dendritos, corpo celular e axônio.

(V)

(F)

VI está despolarizada.

(F)

VII está polarizada.

(F)

O impulso ocorre no sentido I, II e III.

(V)

Resposta correta: F V F F F V

3. (F) O prolongamento maior é o axônio, e os menores são os dendritos

I.

II.

(V)

III.

(F) O ato reflexo é a reação involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, conseqüen- temente, antes deste comandar uma resposta. Os atos reflexos são comandados pela substância cinzenta da medula espinhal e do bulbo. Ocorrendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo raquidiano (nervo aferente ou sensitivo) transmite-o até a medula espinhal passando pela raíz posterior. Na medula ou no encéfalo, neurônios associativos (centro nervoso ou coordenador) transformam o estímulo em uma ordem de ação. Essa ordem sairá da medula pela raíz anterior e será enviada através da fibra motora (ou eferente) ao órgão (glândula ou músculo) que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse movimento forma uma arco, que é chamado de arco reflexo.

Resposta correta: B

4. Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, ou células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Há diversos tipos de células gliais. Os astrócitos, por exemplo, dispõem-se ao longo dos capilares sanguíneos do encéfalo, controlando a passagem de substâncias do sangue para as células do sistema nervoso. Os oligodendrócitos e as células de Schwann enrolam-se sobre os axônios de certos neurônios, formando envoltórios isolantes.

Resposta correta: B

5. A substância cinzenta, que corresponde aos centros nervosos, tem um aspecto acinzentado devido aos corpos celulares dos neurónios que a constituem. A substância branca, correspondente às vias nervosas, é formada pelas “caudas” dos neurónios (axónios).

Resposta correta: E

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PROPOSTAS

1.

(V)

 

(V)

(V)

(V)

(F)

O impulso nervoso é eletroquímico.

Resposta correta: V, V, V, V, F

2.

O centro de comando celular encontra-se no corpo celular (pericário) do neurônio, logo se ele não for degenerado, a região do axônio (fibra) poderá ser reposta.

Resposta correta: D

3.

Levando em consideração a lei do “tudo-ou-nada”, em que

ou um estímulo é suficiente para desencadear um impulso nervoso único e invariável em intensidade ou o impulso não

é

desencadeado, concluímos que o gráfico que melhor

representa esta situação é aquele da alternativa D.

Resposta correta: D

4.

aponta para corpo celular; II e III poderiam ser dendritos ou axônios, dependendo do sentido de transmissão do impulso nervoso. A alternativa que apresenta opções condizentes é a alternativa D.

I

Resposta correta: D

5.

Diz-se que o impulso nervoso tem natureza eletroquímica, pois é conduzido eletricamente ao longo da célula e quimicamente nas sinapses. Estas são espaços entre axônios e dendritos, nos quais são liberadas substâncias mediadoras químicas (neurotransmissores), para continuar

a

transmissão do impulso nervoso.

Resposta correta: A

6.

A bainha de mielina é uma capa celular gordurosa que reveste fibras nervosas, com o intuito de aumentar a velocidade de transmissão do impulso nervoso.

Resposta correta: C

7.

I.

(V)

 

II. (F) A sinapse é uma fenda existente entre dois neurônios adjacentes, não havendo, portanto, continuidade citoplasmática. III. (F) O sentido do impulso é único, dos dendritos para o corpo celular, para o axônio.

Resposta correta: A

8.

Em “C” encontramos a região terminal do axônio (telodendritos), onde há a síntese e liberação de mediadores químicos que estimulam a membrana pós- sináptica.

Resposta correta: C

9.

Um neurônio, através da transmissão de impulsos nervosos,

é

capaz de controlar inúmeras funções orgânicas. Há

neurônios hipotalâmicos que possuem função secretora.

Resposta correta: D

10.

Um neurônio típico apresenta seu citoplasma e organelas bem delimitados em uma porção chamada de corpo celular. Ligados a ele, encontramos fibras nervosas que recebem impulsos (dendritos) e que transmitem impulsos (axônios).

Resposta correta: C

SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 4

|

BIOLOGIA 1

1