Вы находитесь на странице: 1из 8
CURSO DE ENFERMAGEM MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II – TCC

CURSO DE ENFERMAGEM MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II TCC II

A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso é realizada utilizando-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esta modalidade de orientação permite uma interação frequente entre o aluno e orientador, além do registro de todas as diretrizes para elaboração da pesquisa, por meio de atividades, fóruns e diálogos virtuais. O TCC constitui-se em uma exigência legal do Regimento Geral da UNINOVE para a colação de grau e obtenção do Diploma de Bacharel em Enfermagem.

1. DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

1. O Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem será desenvolvido a partir do 7º semestre.

2. No 7º semestre, a disciplina chama-se Trabalho de Conclusão do Curso I (TCC I).

3. No 8º semestre, o aluno continua a desenvolver o TCC, que corresponde a disciplina TCC II. O TCC II é a continuidade do TCC I.

4. Tanto o TCC I quanto o TCC II serão orientados por um docente, pela plataforma AVA.

5. A coleta de dados realizada no TCC I, delineará o tema a ser desenvolvido no TCC I e TCC II.

6. Não será utilizado nenhum dado do paciente ou da instituição em que o aluno coletou os dados, tanto no TCC I como no TCC II.

7. Os prazos para realização das atividades serão estipulados pela Coordenação do Curso e enviados aos alunos pelos professores do AVA, para que sejam cumpridos. Desta forma, as datas de entrega ficam padronizadas, sendo as mesmas para todos os alunos, não ocasionando, portanto, prejuízo a nenhum aluno, em função de prazos diferenciados.

8. Alunos que realizaram Iniciação Científica, não realizarão as atividades na Plataforma AVA, e terão a nota do TCC II atribuída pelo professor que realizou a orientação (de 0 a 5,0 pontos). Estes alunos deverão apresentar o pôster (0 a 5 pontos), o que complementará a nota final do TCC II.

2.DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A nota do TCC II será composta pela soma dos pontos atribuídos pelo orientador, a partir da realização das atividades no AVA (0 a 5

pontos). E nota da atribuída a apresentação do trabalho no formato pôster (0 a 5,0 pontos), que será atribuída por um parecerista, a ser designado pela Coordenação do Curso.

A nota do TCC II é única, e será lançada no sistema ao final do semestre. Apesar do aluno continuar o TCC I no semestre subsequente,

na disciplina denominada TCC II, as notas são independentes. O orientador será o mesmo para ambas fases do trabalho, exceto, se houver impedimento por parte do orientador, ou nos casos em que o aluno interrompa o curso e retoma em semestre não subsequente.

3.CRITÉRIOS DE REPROVAÇÃO

Se a nota final do TCC II (composta por participação do aluno na Plataforma AVA + Apresentação do pôster) for inferior a 6.0 (seis), o

aluno é considerado reprovado.

Se o professor orientador observar irregularidades no TCC II, tais como o plágio, o fato será comunicado por escrito à Coordenação do Curso, que conjuntamente com o professor, decidirá pelo impedimento ou não da continuidade do projeto.

A matrícula no TCC II independe da aprovação no TCC I. Entretanto para conclusão do curso o aluno deverá ter sido aprovado no TCC I e TCC II.

4.DA CONTINUIDADE DO TCC, NOS CASOS DE REPROVAÇÃO

Não existe PRA de TCC I ou II. Em caso de reprovação, o aluno deverá se matricular em turma regular e realizar as atividades na plataforma AVA.

5. MÉTRICAS DO TCC II

A seguir.

 

MÉTRICAS TCC II 2017-2

Entrega do TCC I corrigido

1. Entrega do TCC I com as respectivas correções realizadas pelo Professor na última atividade

Período para

 

ATIVIDADE

realização:

conforme orientação na plataforma AVA.

 

28/08 a 15/09

1,0 ponto

 

1. Tendo como base as Necessidades Humanas Básicas (NHB) afetas, elaborar um Plano Assistencial que deverá conter no mínimo 04 Diagnósticos de Enfermagem

   

ATIVIDADE

Correção sugerida pelo professor na Atividade 1

+

2. Propor dos Resultados/Metas

Período para

Elaborar um Plano Assistencial composto por:

3. Propor Prescrições de Enfermagem associadas aos Diagnósticos de Enfermagem (mínimo 02 prescrições para cada diagnóstico)

realização:

1,5 pontos

Diagnóstico de Enfermagem

18/09 a 13/10

Metas/ Resultados Prescrições de Enfermagem Justificativas

4. Justificativa de cada prescrição.

5. Se inserir novas referências científicas o aluno deverá acrescentar ao rol já apresentado na Atividade 2. Sempre utilizando o modelo Vancouver. Observação: sugerimos elaborar este item no formato de quadro, para facilitar a visualização e interpretação.

Correções sugeridas pelo professor na Atividade 2

1. Elaborar uma proposta de Plano de Alta.

Período para

1,5 pontos

ATIVIDADE

2. Elaborar a consideração final

realização:

+

3. Envio do TCC completo (o aluno deverá seguir os tópicos e a sequência propostas no item 7 deste manual - ROTEIRO)

Elaborar um Plano de Alta Considerações finais

16/20 a 3/11

4. Se inserir novas referências científicas o aluno deverá acrescentar ao rol já apresentado na Atividade 2. Sempre

     

utilizando o modelo Vancouver

   

Pôster

1.

Envio do Pôster (arquivo no formato Power Point).

Período para

1,0 ponto

ATIVIDADE

 

realização:

6/11 a 24/11

Composição

AVA

soma das 4 Atividades

 

5,0 pontos

da NOTA

final do TCC

Pôster

Apresentação

7 e 8/12/2017 (passível de alteração)

5,0 pontos

II

Nota final

Soma das 04 atividades AVA + apresentação do pôster

 

10,0 pontos

6. ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO À APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

A arguição do TCC II (apresentação do pôster) é um ato destinado ao público interno da UNINOVE, sendo a apresentação obrigatória. Os trabalhos são apresentados em data, hora e local previamente determinado pela Coordenação do Curso de Enfermagem.

Todos os trabalhos serão afixados uma hora antes das arguições, e serão avaliados por pareceristas designados pela Coordenação do Curso.

Na sessão pôster, é obrigatório o uso de roupa branca e de avental branco (sem logotipo/emblema de outra instituição) durante a apresentação do trabalho.

Os trabalhos serão pontuados mediante instrumento de avaliação previamente divulgado para os alunos. Este instrumento avalia a apresentação Oral (embasamento teórico científico, clareza e objetividade na preleção e tempo de apresentação) e a apresentação Escrita (estética, criatividade, clareza, objetividade nas informações e coerência de conteúdo frente ao tema escolhido)

Os trabalhos serão apresentados no formato de Pôster na medida 0,90 m (largura) X 1,20 m (altura), identificados pelo logotipo da UNINOVE.

7. ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DO TCC

CAPA (Anexo 1)

1.INTRODUÇÃO

2.

OBJETIVO

3.

MÉTODOS DIAGNÓSTICO

 

4.

ABORDAGEM TERAPÊUTICA (FARMACOLÓGICA E NÃO FARMACOLÓGICA)

5.

NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS AFETADAS

 

6.

- PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM (PARA CADA DIAGNÓSTICO NO MÍNIMO 02 PRESCRIÇÕES), JUSTIFICATIVA DA PRESCRIÇÃO. Sugerimos

(MÍNIMO DE 4 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM), RESULTADOS/METAS,

PLANO

ASSISTENCIAL

DIAGNÓSTICO

DE

ENFERMAGEM

elaborar este item no formato de um quadro.

 

7.

PLANO DE ALTA

 

8.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

9.

REFERÊNCIAS

FORMATAÇÃO:

MARGENS: As medidas das margens devem ser - esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

FONTE: Deve-se utilizar as fontes Arial ou Times New Roman TAMANHO DA FONTE: Tamanho - TÍTULOS e SUBTÍTULOS- 14 (CAIXA ALTA); CORPO DO TEXTO -12

FONTES ESPECIAIS: utilizar recurso tipográfico itálico para destacar alguma parte do texto, que mereça este tratamento, e para palavras de origem estrangeira. ESPAÇAMENTO: Todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações, que neste caso terão espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ter espaço simples entre as linhas e ser separadas entre si por um espaço duplo. O TRABALHO DEVE SER ESCRITO CONTINUAMENTE NÃO HÁ NECESSIDADE DE INICIAR UM ITEM EM CADA FOLHA NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS: não há necessidade de numerar as páginas, sugere-se que o trabalho final (TCC II) tenha de 15 a 20 folhas REFERÊNCIAS: Utilizar as Normas Vancouver, em caso de dúvida verificar Manual no site da biblioteca EVITAR que títulos e subtítulos fiquem separados do corpo do texto (solitários ao final de uma folha); separação entre o título e o corpo de tabelas, gráficos, figuras, etc.

Anexo 1

NOME DO ALUNO

RA: NUMERO DO RA

8°x (turma se A OU B) MANHÃ(ou

troque por tarde ou noite)

VM (Unidade) - deixe em uma só linha

TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA Fonte Times New Roman 14- NEGRITO - CENTRALIZADO (evitar título extenso recomenda-se máximo 12 palavras sendo suficientemente específico e descritivo)

São Paulo

2017