Вы находитесь на странице: 1из 44

Edição, diagramação e capa Pedro Bernardo pedrobdesigner@gmail.com @pedrobdesign

Todos os direitos reservados

2017

[Sobre o autor] Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Lucas Schust

[Sobre o autor]

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Lucas Schust é uma pessoa que acredita que qualquer

Lucas Schust é uma pessoa que acredita que qualquer ser humano tem um potencial ilimitado, tornando-o

ser humano tem um potencial ilimitado, tornando-o capaz

de conquistar e realizar todos os seus sonhos na vida,

desde que acredite de verdade e se empenhe para tal. Com

apenas 9 meses de preparação, foi aprovado em Medicina

em 5 universidades públicas: Unicamp, Unifesp, Famema,

UFPel e UFCSPA. Atualmente faz Medicina na Unicamp,

é Coach e Palestrante, ajudando outros vestibulandos de

Medicina a realizarem os seus sonhos.

3

ERRO 1 Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina AcREditAR quE A

ERRO 1

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

AcREditAR quE A pROvA é muitO difícil E cOmplicAdA.

4

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Julgar algo ser fácil ou

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Julgar algo ser fácil ou difícil é apenas uma questão subjetiva, de interpretação, de alguém que passou por aquela situação. Não se trata de um fato propriamente dito.

Por exemplo, um alpinista profissional pode escalar o Everest e dizer que aquela foi uma experiência relativamente fácil, que não requereu tanto esforço… Por outro lado, um outro alpinista, que talvez esteja menos preparado, pode dizer que aquilo foi extremamente extenuante e difícil. Quem está certo? Os dois! Cada um na sua forma de INTERPRETAR os fatos…

Agora, para você que nunca realizou esse feito, o que o deixaria mais animado a tentar: ouvir que é difícil e complicadíssimo ou que, apesar de desafiador, é possível e relativamente fácil? Muito provavelmente a segunda opção…

5

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina O mesmo vale para o

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

O mesmo vale para o vestibular de Medicina! Quando a gente começa com uma crença que algo é muito difícil e está acima de nossas habilidades, muito dificilmente vamos fazer o que é necessário para chegar lá. No fundo, já estamos mandando a mensagem para o nosso cérebro, de que: “talvez nem valha a pena tentar, é difícil mesmo…” “Do que adiantaria tentar?”

Esse fato acontece com muitos estudantes… Ficam praticamente imobilizados e sem qualquer atitude de ação porque acreditam tão fortemente que aquilo é tão complicado e difícil que jamais serão capazes de chegar lá!

Nosso cérebro não é burro, pelo contrário, ele é muito inteligente! (o de todos nós, sem exceção!) Ele foi construído da maneira que pudesse ter o melhor aproveitamento de energia possível. Portanto, se dentro dele há uma crença de que aquilo não é

6

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina possível ou muito difícil, por

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

possível ou muito difícil, por que ele iria perder tempo tentando? Não faz sentido, não é?

Assim, interpretar como algo difícil ou fácil é sempre uma questão de escolha individual de cada um! Indo na contramão muitas vezes do senso comum, eu sempre tive uma crença muito forte de que TUDO na vida é possível, como também de que NUNCA as coisas são tão difíceis como as pessoas costumam pensar.

Em outras palavras, eu sempre fui acostumado a acreditar que as coisas são mais fáceis do que a maioria pensa (ou pelo menos sempre buscar torná-las mais fáceis), e tenho certeza que isso me ajudou muito a conquistar e a realizar tudo que tenho até hoje.

Quer dizer que por acreditar que algo é fácil, você não precisaria fazer nada? Pelo contrário! Pensar isso seria total ingenuidade.

7

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Tudo tem um preço a

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Tudo tem um preço a ser pago, isso é um fato que você precisa entender para realizar o que você quer realizar na vida!

Assim, reprogramar sua mente e ressignificar suas crenças para acreditar que o vestibular de Medicina “não é tão difícil”, “é possível”, “está se tornando cada vez mais fácil”, é o primeiro passo para você caminhar e se motivar em direção ao sucesso!

Alinhado a isso, vem a segunda parte da equação: VOCÊ precisará a estar disposto a pagar o preço que precisa ser pago para conseguir chegar lá.

8

ERRO 2 Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina AchAR nORmAl nãO

ERRO 2

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

AchAR nORmAl nãO dAR tEmpO dE fAzER tOdAs As quEstõEs nO diA dA pROvA.

9

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Só por que algo é

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Só por que algo é COMUM acontecer (“muitas pessoas não conseguem terminar todas as questões no tempo da prova”) não quer dizer que isso seja NORMAL, ou ainda, SAUDÁVEL de acontecer.

Se for parar para pensar, essa é outra crença limitante que pode estar sabotando o seu sucesso! Porque uma vez que você acredita de antemão que não será capaz de fazer tudo no tempo, será que você realmente irá dar seu melhor na prova? Buscando cada vez mais ser mais eficaz e eficiente na resolução dos

10

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina exercícios? Muito provavelmente não! Portanto,

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

exercícios? Muito provavelmente não!

Portanto, o primeiro passo, novamente, é a reprogramação mental, e esta é: de que SIM, é possível resolver todas as questões com muita qualidade e com uma ALTA taxa de ACERTOS, no tempo estabelecido da prova. (Eu consegui e tantos outros conseguiram, você consegue também!)

Ter essa crença forte em mim, me permitiu que eu melhorasse, cada vez mais, minha concentração, foco e agilidade da resolução das questões. Além disso, mantendo e ou

11

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina até aumentando a minha taxa

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

até aumentando a minha taxa de acertos. Existem exemplos de milhares de outros estudantes, que também conseguiram realizar todas as questões no tempo e conseguiram obter o resultado que tanto desejavam nas provas para Medicina.

Novamente aqui, é uma escolha sua: você prefere acreditar que jamais irá dar tempo de fazer tudo ou que, com certeza, irá dar tempo?

Como citei acima, acreditar que não dá tempo, funciona como uma barreira ou até ainda como

12

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina um DESCULPA: “caso eu não

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

um DESCULPA: “caso eu não consiga fazer tudo no tempo, isso já era esperado mesmo… Então não deve haver problema, não é mesmo?”. Olha só como essa crença pode te derrubar por completo…

Por outro lado, se você pré-estabelece para você que isso é possível sim (como teve exemplo de tantas outras pessoas!) e você, assim como elas, é capaz também, isso funciona muito mais como um DESAFIO! E cá entre nós todos nós gostamos de desafios, e principalmente, de nos superarmos :D).

13

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Agora, você tem uma meta

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Agora, você tem uma meta em mãos de fazer todas as questões com qualidade e no tempo pré-estabelecido. Isso fará com que você foque e se concentre muito mais na hora da prova e que certamente, dessa maneira, você estará dando realmente o seu melhor!

No fim das contas, como sempre falo… A escolha é sua, em qual dos dois mundo você prefere acreditar? Que é possível fazer todas as questões ou que é impossível? O que te beneficiaria mais?

14

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina ERRO 3 REclAmAR quE é

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

ERRO 3

REclAmAR quE é muitO cOntEúdO pARA EstudAR.

15

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Você já parou para analisar

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Você já parou para analisar quantas vezes paramos nosso dia para reclamar de algo? Às vezes nem verbalizamos, mas em pensamento, quantas vezes fazemos isso?

Pior ainda, é se dar conta que reclamação por si só, sem ação, não gera resultado algum! E é isso que acontece com nós a maioria das vezes… O ímpeto que, por ventura, pudéssemos ter para mudar, no final quase sempre morre em “blá-blá-blá” infelizmente…

Reclamar “das enormes quantidades” de conteúdos é uma prática comum dos vestibulandos. Agora, será que o vestibular está preocupado com isso? Ou o MEC vai fazer uma reforma curricular por causa disso? É claro que não! Pelo menos não em um curto nem médio prazo de tempo…

16

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Portanto, a melhor estratégia que

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Portanto, a melhor estratégia que temos, como o próprio Darwin já falava, é a nossa capacidade de adaptação à situação. Isto é, aceitar de fato como as coisas são e trabalhar com o que temos. Nesse caso, vem uma ferramenta chave para o vestibular, que se chama ESTRATÉGIA.

Estratégia, na essência, é a habilidade de temos de projetar o futuro no presente, pensando e planejando vários movimentos de eventos e possibilidades que podem ocorrer, com o intuito de alcançar algum objetivo específico lá na frente

Um tabuleiro de xadrez exemplifica muito bem isso… Nesse caso, nosso objetivo é conseguir dar um xeque-mate no rei do adversário, para isso temos que ser capazes de

17

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina elaborar mentalmente os movimentos que

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

elaborar mentalmente os movimentos que teremos que fazer para alcançar esse feito.

No caso do conteúdo a ser estudado para o vestibular, isso é chave para se ter sucesso! Você deverá elaborar uma estratégia que vise dar conta de TUDO que há que ser estudado até o dia do seu vestibular.

Outro conceito chave aqui é a sua capacidade de SELECIONAR o que realmente importa. Muitos materiais que possuímos ou são supérfluos ou de má qualidade, que não nos prepararam de verdade para o concorrido vestibular de Medicina.

Assim, ter esse olhar crítico de realmente ser capaz de discriminar o material “de boa qualidade e importante”,

18

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina do “de mal qualidade e

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

do “de mal qualidade e que não é importante” também

é essencial para você otimizar os seus estudos. Em outras

palavras, você irá estudar somente o que realmente importa

e que realmente poderá te trazer resultados verdadeiros para a sua aprovação.

19

ERRO 4 Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina AcREditAR quE umA

ERRO 4

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

AcREditAR quE umA mAtéRiA pOdE cOmpEnsAR A OutRA.

20

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Muito estudantes tem como pressuposto

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Muito estudantes tem como pressuposto de que “talvez” não precisem ir bem em todas as matérias e provavelmente aquela matéria que eles vão melhor poderão compensar outras que vão muito mal.

Talvez para a maioria dos cursos de faculdade menos concorridos essa tática até costuma funcionar. Lembro de quando iria prestar Engenharia, estava no 3º ano do EM, e como meu foco era o ITA, acabei não estudando Biológicas e Humanas, pois não caiam naquele vestibular.

Mesmo não tendo estudado todas as matérias, meu bom rendimento em

21

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina matemática e física foram suficientes

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

matemática e física foram suficientes para que eu conseguisse passar na Unicamp, ainda mais que essas matérias eram peso 2 naquela época.

Já em 2011, quando estava me preparando para entrar em Medicina, essa tática não foi possível! Tive que estudar e me aprofundar em todas as matérias, principalmente história e geografia, que fazia anos que não estudava mais esse conteúdo…

Costumo dizer que o estudante que quer Medicina não pode se dar o luxo de deixar NENHUMA matéria de lado.

22

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Se tem problema com alguma

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Se tem problema com alguma matéria, RESOLVA! Quanto mais rápido você tiver essa atitude, mais rápido você chegará lá.

É claro que no dia da prova, haverá matérias que você irá melhor, ou por ter mais aptidão, mais prazer, ou por ter estudado mais mesmo.

De qualquer maneira, na sua época de preparação é chave que você corrija os seus erros, lapide suas arestas e principalmente dê uma atenção especial naquela matéria que você não vai tão bem.

Portanto,

23

preste

atenção

em

alguns

discursos como: “Eu sou de Humanas, por isso não sei fazer conta” “Meu negócio é

discursos como: “Eu sou de Humanas, por isso não sei fazer conta” “Meu negócio é línguas e escrever, números não entram na minha cabeça”; “Sou muito racional, essas coisas subjetivas e humanas não fazem muito sentido”.

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Todo esse tipo de discurso que visa focar em dar preferência para alguma matéria em detrimento de outras, para você que quer Medicina, já será uma estratégia fracassada! E como lidar com isso, Lucas?

Como já falado antes, tudo começa com uma reprogramação mental daquilo

24

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina que você quer alcançar. Abrace

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

que você quer alcançar. Abrace todos os conteúdos, tenha plena convicção que você sempre achará algo que goste dentro dessas matérias. E mais curioso ainda, você passará a gostar mais à medida que cada vez mais for aprendendo.

É a mesma coisa quando estamos aprendendo um jogo novo… Já viu alguém gostar de jogar um jogo que não sabe ainda jogar? É muito difícil! Gostamos e temos prazer naquilo que entendemos e sabemos COMO fazer. É assim também que funciona o jogo da preparação para o vestibular, ACREDITE.

25

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Por isso, não se preocupe

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Por isso, não se preocupe também se, por enquanto, “é muito chato” e você não gosta, seja persistente, insista! Tenha como objetivo MASTER e principal o APRENDIZADO verdadeiro, e por consequência, você também aprenderá a criar gosto por aquela matéria. Seus resultados virão como consequência desse processo.

26

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina ERRO 5 fOcAR mAis nO

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

ERRO 5

fOcAR mAis nO númERO dE quEstõEs fEitAs dO quE nA quAlidAdE dO EstudO.

27

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Hoje com tantos recursos de

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Hoje com tantos recursos de Internet, visuais, artigos, materiais para estudos, etc, um erro comum que ocorre é o estudante ir atrás do maior número de questões possíveis de vestibulares de Medicina, tendo a ilusão que isso o estará preparando bem para a prova.

Antes de tudo, muito mais importante do que velocidade e quantidade, é estar focado na direção correta e fazendo da maneira correta. No nosso caso, foque sempre em QUALIDADE do teu estudo, não na QUANTIDADE.

Isso derruba um outro chavão, do foco que muitos estudantes têm nas HORAS que precisam ser

28

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina estudadas. Horas por si só

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

estudadas. Horas por si só não valem nada. Já vi alunos que estudavam 3 horas por dia passarem em Medicina, enquanto outros, que faziam 12h, não passarem. É muito particular e não guarda uma relação direta muitas vezes.

Assim, voltando ao número de questões, o segredo não está na quantidade, mas sim na qualidade e na atenção que você resolve essas questões. Em termos práticos, é muito mais válido por exemplo você fazer 100 questões, acertando 80 dessas (Taxa de Acertos igual a 80%) do que se fizesse 500 e acertasse apenas 250 (Taxa de Acertos de 50%).

A pessoa que faz muitas questões geralmente

29

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina tem uma falsa ilusão que

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

tem uma falsa ilusão que está aprendendo mais, o que pode ser justamente o contrário, pois dificilmente essa pessoa PARA com o intuito de analisar o que errou.

Outro exemplo concreto, vamos pegar duas estudantes. A Joana e a Marcela. Joana, sempre focou muito mais em qualidade, quando está estudando, ela quer realmente aprender de verdade. Olha para o exercício com um olhar curioso, sempre tentando entender o porquê de ter dado uma resposta e não a(s) outra(s) alternativa(s) em uma resolução. Ou seja, está todo o momento aprendendo com os erros.

Marcela, por outro lado, acredita de verdade

30

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina que quanto MAIS estudar, melhor

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

que quanto MAIS estudar, melhor é. Por isso estuda longa horas por dia, acreditando que quanto mais exercícios ela fizer mais próxima estará de sua aprovação. Dificilmente volta nos exercícios para olhar e entender realmente o que errou. Se orgulha de ter feito mais de 10.000 questões de vestibulares de Medicina.

Olhando de fora, ambas são meninas muito estudiosas, dedicadas, que tem como sonho entrar em Medicina. Agora a diferença entre

a forma de pensar e de comportamentos

de cada uma, influenciarão totalmente

o destino e os resultados de cada uma.

31

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Nesse caso, Joana, sem sombra

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Nesse caso, Joana, sem sombra de dúvidas, tem uma probabilidade muito maior de passar muito antes em Medicina do que Marcela.

32

ERRO 6 Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina nãO fAzER simulAdOs

ERRO 6

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

nãO fAzER simulAdOs AdEquAdAmEntE E cOm fREquênciA.

33

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina É comum notar entre estudantes,

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

É comum notar entre estudantes, e talvez esse seja o seu caso, de ter certo receio e aversão a simulados.

Talvez isso decorra, pelo fato dos simulados geralmente mostrar a realidade nua e crua da situação que estamos em relação ao nosso aprendizado e preparação. E como muitas coisas na vida, descobrir a verdade muitas vezes dói!

Agora, o fato é que não existe melhor ferramenta de preparação, tanto a nível psicológico e emocional, como também de conhecimento, equivalente aos SIMULADOS!

É como se fosse uma única ferramenta que trabalha você como um todo, tendo que passar exatamente, (ou muito próximo, pelo menos) de como seria no dia da

prova.

34

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina O que acontece com muitos

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

O que acontece com muitos alunos é que muitas vezes eles não fazem exatamente o simulado da MANEIRA como deveria ser feito… E agora pergunto para você:

qual você acreditar ser a melhor maneira de se fazer um simulado?

Como do significado da própria palavra já vem, SIMULADO tem a ver com SIMULAR, SIMULAÇÃO… Se você está simulando e testando algo, pensando como se fosse um “experimento”, o ideal é que você replique EXATAMENTE (ou o mais próximo possível) as condições de como seriam no dia da prova.

Assim, em termos práticos, isso quer dizer aplicar TODAS (ou o máximo possível) as variáveis que você terá no dia do vestibular: o tempo cronometrado,

35

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina a alimentação que você vai

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

a alimentação que você vai poder levar, sem nenhum outro material na mesa, não ter acesso a qualquer recurso, não usar calculadora (JAMAIS!), sem consultas na Internet, sem acessar o celular (coloque em modo avião, desligar notificações).

Quanto mais exigente você for em relação a você nesse aspecto, melhores os resultados você irá obter fazendo os simulados! E maior será seu crescimento ao longo do tempo!

Além disso, outra parte importante, que muitos estudantes esquecem, é de fazer uma profunda correção e revisão do seu simulado depois de ter feito. Essa parte

36

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina do processo é chave: porque

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

do processo é chave: porque é justamente dos nossos erros que tiramos o máximo dos nossos aprendizados.

Ter um olhar especial para o erro e, a partir dele, buscar aumentar seu conhecimento

e

aprender com eles, com certeza te levará muito antes aonde você quer chegar …

E

isso vale para tudo o que você for fazer na vida! A vida é um constante processo

de erro e aprendizagem, é a forma como nosso cérebro está programado desde que nascemos! E é exatamente assim que evoluímos e amadurecemos.

37

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina ERRO 7 ficAR pREOcupAdO dEmAis

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

ERRO 7

ficAR pREOcupAdO dEmAis “sE vAi Ou nãO vAi pAssAR” E “EsquEcER” dE EstudAR.

38

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Essa é uma constante, principalmente

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Essa é uma constante, principalmente em um curso concorrido como o de Medicina. Hoje com tantas informações em tantos lugares diferentes, que é comum a gente ficar acessando Facebook, grupos de WhatsApp, sites e tudo ao mesmo tempo.

Também é muito tentador a gente ficar mais tempo lendo e vendo vídeos sobre o Vestibular, do que propriamente investindo nosso tempo ESTUDANDO o conteúdo que tem que ser estudado.

É claro que é importante você ter esses momentos de “distração”, e como sempre digo é essencial também ter momentos em que você possa parar um pouco “de derrubar a árvore” (estudo) para “afiar o machado” (vídeos motivacionais, planejamento, estratégias).

39

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Em uma taxa ideal, penso

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Em uma taxa ideal, penso que você deverá investir de 10 a 20% do seu tempo para acessar esses outros tipos de vídeos sobre a tua preparação, como depoimentos, vídeos de motivação, de técnicas de aprendizagem, pensar na estratégia, etc… E o restante e maior parte do tempo, de 80 a 90%, deverá ser estudando de fato!

Portanto, um grande erro comum é inverter essa lógica, o estudante fica quase o dia todo encontrando materiais sobre o vestibular do que propriamente estudando.

Além disso, quando você estiver estudando, é essencial que você desenvolva uma habilidade que chamo de “O Poder de estar PRESENTE”. Estar presente no aqui e agora é uma das formas mais poderosas de se ter produtividade máxima e ser efetivo nas coisas que você realiza na vida.

40

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina É uma condição indispensável se

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

É uma condição indispensável se você quer chegar na alta performance.

Se for parar para pensar, quantas vezes durante uma aula, uma conversa com um professor, ou até mesmo estudando e lendo alguma coisa da matéria do vestibular, você estava 100% presente? Ou seja focado totalmente de corpo e alma naquilo que estava fazendo, sem diálogo interno, sem estar indo para o passado ou divagando no futuro?

Sobre essa técnica, há um artigo no meu blog, que falo sobre ela detalhadamente para você obter melhores resultados quando estiver estudando. Dê uma conferida em:

41

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Enfim, e é essa a

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Enfim, e é essa a última dica que gostaria de deixar

com você, desenvolva a capacidade de estar

PRESENTE na vida e seus resultados aumentarão

substancialmente, em tudo que você for fazer!

E lembre-se sempre, passar em medicina não é, e

nem deve ser para você, um bicho de sete cabeças.

É uma trajetória totalmente possível, realizável e

há um caminho muito bem sabido, construído e

estratégico para se chegar até lá.

Antes de tudo, é uma questão de decisão. Você realmente decidiu e escolheu isso para a sua vida? É o que você realmente sonha fazer? Ser médico ou médica é aquilo que você tanto se imagina e sonha sendo e fazendo?

42

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina Em segundo lugar, você está

Os Sete Maiores Erros de Quem Quer Passar em Medicina

Em segundo lugar, você está disposto a pagar o preço e fazer o que for necessário para chegar lá? Se a resposta for sim para as duas perguntas, pode ter certeza que você está no caminho certo… Então ter sucesso se torna inevitável para você e será apenas uma questão de

tempo até você chegar lá!

Ótimos estudos e excelentes resultados para você!

Te desejo todo sucesso desse mundo! All the best!

Grande abraço,

Lucas Schust.

43

[Me siga por aqui]

       
             
       

equipe@coachvestibular.com

Você quer participar da minha lista VIP no WhatsApp?

número (19) 99996-4905

Envie “Quero passar” para o