Вы находитесь на странице: 1из 2
Data: 16/03/18
Data: 16/03/18

APS 3 MALÁRIA PARASITOLOGIA

1)- (PUC-SP) Na espécie humana, ocorrem várias doenças, como malária e doença de Chagas, cujos micro-organismos causadores estão presentes no sangue de pessoas infectadas, podendo inclusive ser transmitidos através de transfusões ou por seringas usadas.

a)- Quais são os agentes etiológicos para cada uma das doenças citadas?

R: A Malária tem como agente etiológico o Plasmodium Vivax, Plasmodium Falciparum e Plasmodium Malaiae. A Doença de Chagas é provocada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi que se hospeda em insetos, o barbeiro é o transmissor oficial. Esse transmite a doença ao ser humano através da picada, pois defeca no mesmo local e através da picada o protozoário atinge o sangue do indivíduo.

b)- Cite pelo menos dois métodos de profilaxia para cada uma das doenças:

R:A Prevenção da Malária consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária. A Prevenção da Doença de Chagas consiste em cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.

c)- No ciclo da malária, qual o hospedeiro definitivo e o intermediário?

R: O Hospedeiro definitivo das espécies de Plasmodium, causadores da malária, é o mosquito do gênero Anopheles, já que a fase sexuada do ciclo de vida desse parasita ocorre no mosquito. No caso desse parasita, o ser humano é o hospedeiro intermediário.

2)-Quais os principais sintomas das pessoas acometidas com malária?

R:Os sintomas são dor de cabeça, febre, calafrios e ataque de tremedeira, dores, náusea e vômito, dor abdominal, diarreia , falta de apetite, tonteira e fadiga.

3)- Por que o fígado pode sofrer alterações em uma pessoa com malária?

R: O plasmódio desenvolve um ciclo sexuado dentro do organismo do mosquito e um

assexuado no organismo humano. Depois de 30 minutos que entrou na circulação sanguínea do homem, alcança o fígado e vai-se multiplicando dentro das células hepáticas até que elas arrebentam. Então, eles se espalham no sangue e invadem os glóbulos vermelhos, onde se reproduzem a tal ponto que eles se rompem também.

4)- O que acontece quando as pessoas infectadas com malária apresentam os picos de febre?

R:

o indivíduo com picos de febre alta, cujo intervalo de tempo dependerá do parasita

 

associado: a cada 48 horas, se se tratar do P. falciparum ou P. vivax; e a cada 72 horas

quando o agente causador é o P. malarie. Dor de cabeça e no corpo, calafrios, cansaço e

sudorese são outros sintomas.

 
5)-
5)-

Resuma o ciclo de vida da malária enfatizando o nome do agente etiológico e do

vetor:

R: O ciclo de vida da malária começa assim que um mosquito Anofeles infectado infecta

uma pessoa com um dos quatro tipos de parasitas plasmodium que causam a malária. Assim que a transmissão da malária ocorre, o parasita entra na corrente sanguínea e dirige-se para o fígado, onde amadurece e começa a infectar outros glóbulos vermelhos, causando eventualmente a sua destruição, o que leva a febre, calafrios e a outros sintomas semelhantes aos da gripe, associados à infecção da malária.

6)- Descreva as principais profilaxias para malária:

R:As Principais Profilaxias consiste na eliminação do vetor, o mosquito, por inseticidas ou eliminar seus focos de reprodução como pneus e vasos com água acumulada. Deve-se ainda evitar o contato com o inseto, através do uso de telas (mosquiteiros) em cabanas, na janelas e cama.