Вы находитесь на странице: 1из 2
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MONTE ABRAÃO MOÇÃO Pela revisão da colocação dos novos contentores de

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MONTE ABRAÃO

MOÇÃO Pela revisão da colocação dos novos contentores de lixo e pela melhoria da Limpeza urbana na Freguesia

1-Durante o último ano, a Higiene Pública Empresa Municipal (HPEM) procedeu à instalação de novos contentores de lixo na Freguesia de Monte Abraão. Tratam-se de contentores de grande dimensão, muitas vezes de difícil manejo, e cuja colocação implicou uma revisão da distribuição destes equipamentos. Considerando que:

Muitos destes contentores foram colocados em locais não apropriados, prejudicando a mobilidade pedonal, a segurança rodoviária ou o estacionamento, situação que tem gerado a indignação de população e autarcas.

Tanto no processo de instalação dos novos contentores como nas respostas dadas às reclamações entretanto surgidas, a HPEM tem demonstrado uma atitude pouco dialogante.

Que, apesar das justificações técnicas dadas pela HPEM, a realidade demonstra que as mudanças impostas têm um impacto significativo sobre a qualidade de vida da população, contribuindo para degradar o ambiente do espaço urbano da Freguesia.

2- A qualidade da limpeza urbana da Freguesia de Monte Abraão tem vindo a piorar ao longo do tempo, devido à insuficiência de meios técnicos e humanos necessários à realização da varrição, limpeza e recolha de lixo com a frequência adequada.

Reunida a 29 de Setembro de 2010, a Assembleia Municipal de Freguesia de Monte Abraão, por proposta do Bloco de Esquerda, delibera

1- Repudiar a forma como a administração da Higiene Pública Empresa Municipal conduziu o processo de instalação dos novos caixotes do lixo, actuando de forma autoritária e pouco dialogante com as Juntas de Freguesia e mostrando pouca abertura às sugestões e reclamações que têm vindo a ser feitas por autarcas e munícipes

2- Exigir da Câmara Municipal de Sintra uma intervenção célere e determinada junto da Administração da Higiene Pública Empresa Municipal para que esta:

Recoloque os caixotes do lixo que estão a a atrapalhar a mobilidade e a pôr em causa a segurança rodoviária;

Estabeleça um diálogo efectivo com as Juntas de Freguesia e com os munícipes para encontrar solução para os caixotes do lixo que necessitem de ser relocalizados

Estabeleça um diálogo efectivo com as Juntas de Freguesia para garantir o arranjo do espaço público nos locais onde os caixotes do lixo são colocados;

3- Exigir da Câmara de Sintra que tome as medidas necessárias para garantir o reforço das equipas de varrição e de recolha do lixo, bem como dos meios técnicos necessários ao seu trabalho, de modo a garantir uma mais frequente limpeza do espaço público desta Freguesia.

4- Enviar esta moção para o Senhor Presidente da Câmara de Sintra, para a Assembleia Municipal, para a administração da HPEM e para a Directção de Lisboa do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.

O Eleito do Bloco de Esquerda

Carlos Cerqueira