Вы находитесь на странице: 1из 2

Exercício I

Enunciado

Aplicar a Equação das Misturas para os seguintes dados:

TAQ = temperatura da água quente no aquecedor. (Ex: 70 o C) VAQ = volume de água quente para consumo diário a 70 o C (incógnita) TAF = temperatura da água fria no inverno. (Ex:15 o C) VAF = volume de água fria TMIST = temperatura da água morna no ponto de consumo. (Ex: 42 o C) VMIST = volume de água morna utilizada, o qual o próprio consumo diário de água morna.

Exercício II

Enunciado

Determinar a capacidade de um aquecedor elétrico de acumulação o qual deve atender um apartamento com 06 residentes. O consumo per capita diário de água morna é estimado na ordem de 60 l/hab.dia. A temperatura da água na saída do aquecedor é de 70 o C (Taq). Já a temperatura da água fria é considerada na ordem de 20 o C (Taf), enquanto a temperatura da água morna em torno de 40 o C.

Exercício III

Enunciado

Dimensionar um aquecedor de passagem a gás o qual deve atender 01 banheiro com um lavatório e um chuveiro. Considerar a vazão específica de consumo do chuveiro Qch igual a 0,20 l/s e do lavatório Qlv igual a 0,15 l/s. A temperatura da água na saída do aquecedor é de 70 o C (Taq). Já a temperatura da água fria é considerada na ordem de 20 o C (Taf), enquanto a temperatura da água morna em torno de 40 o C.

Exercício IV

Enunciado:

Dimensionar aquecedores de passagem a gás para um vestiário conforme segue:

N o Duchas: 10

TAQ = temperatura da água quente no aquecedor: 70 o C TAF = temperatura da água fria no inverno:15 o C TMIST = temperatura da água morna no ponto de consumo: 42 o C

;

Vazão Específica da Ducha: 0,20 l/s

Exercício V

Enunciado:

Dimensionar aquecedores de acumulação, e comparar resultados, para o seguinte cenário:

.N o Pessoas: 05 .Consumo de Água Quente por Pessoa por Dia: Aquecedor a gás: 40 l/pessoa/dia Aquecedor elétrico: 45 l/pessoa/dia Aquecedor solar: 50 l/pessoa/dia

.Volumes Comerciais: 150, 175, 200, 250, 300 litros

.Características do Aquecedor Solar: Aquecedor associado com reservatório de acumulação. .Para a área do coletor têm-se os seguintes parâmetros:

Área do Coletor: 1,42 m 2 ; Área do Coletor: 1,95 m 2 ;

Exercício VI

Enunciado:

Volume de Água Quente Gerado: 103 l/dia Volume de Água Quente Gerado: 104 l/dia

Dimensionar o SPAQ de um prédio de 04 andares, sendo 02 apartamentos por andar, denominados 01 e 02. O referido sistema atende 01 banheiro, 01 cozinha e 01 área de serviço, onde o banheiro contém 01 lavatório, um chuveiro e uma bacia sanitária com caixa descarga; a cozinha contém 01 pia e a área de serviço contém um tanque. Considerar 05 pessoas por apartamento, 100 m 2 a área do apartamento e pé direito de 3,0 m. Para o Apartamento 01 conceber um sistema coletivo com 01 aquecedor de acumulação e tubulações em PVC. Para o Apartamento 02, no entanto, conceber um sistema individual de aquecimento utilizando aquecedores de passagem e tubulações em cobre.