Вы находитесь на странице: 1из 2

14/05/2019

Modelos de Crescimento Econômico (conceitos) | JCC.COM

Information & Communication Technology (ICT) Economics at your disposal

Modelos de Crescimento Econômico (conceitos)

Antes de prosseguir na publicação destes esquemas visuais de modelos de crescimento, caberia um esclarecimento de dois conceitos fundamentais: o que significam os crescimentos exógeno e endógeno !

O crescimento econômico exógeno é um crescimento econômico de longo-prazo, a uma taxa

determinada por forças que são externas ao sistema econômico. Neste caso, os agentes econômicos (empresas e consumidores) consideram que a tecnologia disponível para as empresas não é afetada pelas ações das empresas, incluindo Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Já o crescimento econômico endógeno é um crescimento econômico de longo-prazo, a uma taxa

determinada por forças que são internas ao sistema econômico, particularmente as forças governando as oportunidades e os incentivos para a criação de conhecimento tecnológico.

Os modelos aqui discutidos tratam de ambas formas de crescimento. O objetivo da apresentação destes

modelos é o de mostrar ao leitor que existem nuances do crescimento econômico de longo-prazo que necessitam ser observadas, para que não se acredite que o crescimento econômico é algo que dependa de “um ato de vontade” do “governo de plantão”, ou de apenas algumas variáveis econômicas que possam “manipuladas”.

This entry was posted on dezembro 18, 2006 at 1:50 pm and is filed under Crescimento Econômico. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

5 Respostas to “Modelos de Crescimento Econômico (conceitos)”

Buque Says:

abril 8, 2008 às 6:21 am | Responder Concordo com os tipos de crescimento descritos, mas gostaria de saber mais sobre o crescimento exogeno, qual seria o interesse dos investidores directos estrangeiros influenciarem no crescimento economico dos paises menos desenvolvidos como o meu (Mocambique), e ate que ponto o investimento directo estrangeiro contribui para o crescimento economico dos paises em vias de desenvolvimento. Arcelio Buque

14/05/2019

Modelos de Crescimento Econômico (conceitos) | JCC.COM

Nelson Maximiano Says:

maio 21, 2010 às 1:46 pm | Responder O pressuposto inicial de exogeneidade e correcto usar em economias simples. No entanto, para o caso de uma economia complexa e bastante dificil assumir que a ideia de exogeneidade, nao necessariamente estatica possa de alguma forma servir como base de suporte para um modelo economico mais adaptado a realidade. O comentario do Buque peca em meu ver por apresentar uma abordagem descabida de base teorica. Ou seja, tanto de forma exogena como de forma endogena uma economia (no minimo emergente, ou mais simples uma economia aberta) possa de alguma influenciar as variaveis que determinam o equilibrio de mercado de acordo com as forcas que operam neste mercado. Portanto, sim ja se pode e tem estado a

Jafar Silvestre Says:

março 14, 2012 às 6:57 am | Responder Muito obrigado pela definição dos modelos, mas eu gostaria de ter mais detalhes no que respeita nos países pobres (ex:. Moçambique), (1)como o Investimento Directo Estrangeiro pode garantir um desenvolvimento a longo prazo, se está explorar os recursos humanos e naturais a muito baixo custo?, (2) é possível um país usar um único modelo? (3) qual é o mais adequado para países pobres e em via de desenvolvimento?

Manuel Maro Says:

agosto 25, 2016 às 11:50 am | Responder gostaria de saber quantos modelos de crescimento economico existem?

Luyma Johnson Says:

março 10, 2017 às 11:33 pm | Responder Boa moite,estou chegando na Economia agora e agradeço este conteudo valoroso.Muito obrigada. Luyma Johnson