Вы находитесь на странице: 1из 3

CONVERSA SOBRE O RACISMO 1

Vincent Cheung

~ Baseado em uma conversa real ~

Samuel: Que bando de pessoas ignorantes!

Vincent: Com que você está tão irritado?

S: Que nojo! Estou me referindo a esta reportagem relatando um caso flagrante de discriminação racial. Não me agrada pensar que, hoje em dia, ainda há quem trate as pessoas de acordo com a cor da pele.

V: Entendo. Você disse que esses racistas são pessoas ignorantes.

S: Sim!

V: Do que exatamente eles são ignorantes?

S: Desculpe?

V: Você disse que os racistas são pessoas ignorantes. Se eu entendi corretamente, e se suas palavras significam alguma coisa, então associando racismo com ignorância, você está afirmando que os racistas carecem de certas informações, e que se eles aprendessem essas informações, eles não seriam racistas. Qual é essa informação que lhes falta?

S: Hum

V: Entendo. O racismo trata as pessoas como se elas fossem diferentes, mas a verdade é que elas são realmente iguais. Portanto, o racismo está errado.

S: Sim.

V: Como você sabe que as pessoas são realmente iguais? Com base em que você acha isso?

S: A ciência nos proporcionou tanto conhecimento sobre os seres humanos, e mostrou que, seja preto ou branco, somos todos iguais.

V: Eu não compartilho sua confiança na ciência. Na verdade, acho que a ciência é um empreendimento irracional que não pode descobrir ou provar nada. Isso ocorre porque a ciência depende da sensação, da indução e da experimentação. No entanto, vamos deixar isso de lado por um momento e assumir que ela pode descobrir a verdade. Sua alegação é que a ciência prova que todos os seres humanos são iguais, mas parece que fez o oposto.

eles são ignorantes do fato de que todos os seres humanos são realmente iguais.

1 Tradução: Luan Tavares. © Vincent Cheung: Conversation on Racism.

Não é uma opinião científica que algumas pessoas, por causa de sua raça ou gênero, são mais suscetíveis a certas doenças?

S: Isso é verdade. Mas esta não é uma diferença essencial.

V: Então existem diferenças entre as raças. Para manter sua posição, você tem que dizer que estas são diferenças não essenciais. Isso só aumenta o seu problema, já que agora você deve definir e defender um padrão para determinar diferenças essenciais e não essenciais. Mesmo que essa diferença específica da suscetibilidade a doenças não seja verdadeira, existem diferenças entre as raças. No mínimo, podemos dizer que as cores da pele são diferentes! A menos que você seja capaz de definir e defender um padrão, como você pode dizer que a própria cor da pele não é a diferença essencial? Talvez a cor da pele seja precisamente o fator que torna uma raça superior e outra inferior. Talvez seja a diferença mais importante.

S: Devemos julgar as pessoas de acordo com seu caráter e não com a cor delas.

V: Mas por que você acredita nisso? E o que lhe dá o direito de impor esse padrão a todos os outros? Além disso, o que é bom caráter e o que é mau caráter? Como a ciência diz tudo isso? Por que não julgar as pessoas por sua beleza física ou força, educação ou riqueza? Por que não julgar as pessoas pela sua capacidade de fazer malabarismos ou de ganhar no poker? Assim, posso afirmar com a mesma facilidade que devemos julgar as pessoas de acordo com sua cor, e não de acordo com seu caráter.

S: Você é racista?

V: Eu ficaria feliz em dizer o que penso sobre raça, discriminação e assim por diante, mas isso não é imediatamente relevante para esta parte de nossa discussão. O que importa agora é o seguinte: você disse que os racistas são pessoas ignorantes, mas você é incapaz de definir e defender aquilo que você acha que eles ignoram. Você disse que todas as pessoas são iguais, mas quando questionado, até mesmo você concordou que todas as pessoas não são iguais. Então, você disse que as diferenças entre elas não são essenciais, mas você é incapaz de definir e defender um padrão para julgar entre diferenças essenciais e não essenciais, e fazê-lo de uma forma que todos devam aceitar.

S: Então, para onde isso nos leva?

V: Sua reivindicação é que os racistas são pessoas ignorantes. Eles não percebem que todas as pessoas são realmente iguais, mas você não é racista porque percebe que todas as pessoas são iguais. Parece que sua posição no racismo é importante para você, já que você estava tão enojado com os racistas. Mas acontece que a sua posição não pode resistir ao menor escrutínio, e você realmente não tem justificativa para isso. Você assume uma posição de conhecimento e iluminação, mas é tão ignorante quanto os racistas.

Você é descuidado. Você é ininteligente. Você é ignorante. Você se apresenta como alguém que possui conhecimento, mas não pensou realmente nas coisas em que acredita, nem mesmo naquelas que são importantes para você. Assim você também é desonesto e hipócrita. Você geralmente consegue se safar porque outras pessoas também são como você e concordam com você. Mas agora que eu lhe expus, para onde você vai correr?

Você é um não cristão. Qual é a sua base para negar a Deus e a Jesus Cristo? Você diz que os cristãos são irracionais, mas você pensou em sua própria posição? Ou é tão descuidada, tola e desonesta como sua razão para afirmar a igualdade racial? Você pensa que é intelectualmente competente, informado e honesto. Mas você não é nada disso. Você é estúpido, ignorante e desonesto. E a sua rejeição da fé cristã também é estúpida, ignorante e desonesta.

A Bíblia me diz que você sabe sobre o Deus cristão, e se continuarmos esta conversa, vou mostrar a você mais uma vez que este é o caso. Mas você é muito estúpido e perverso para admitir isso. Você é desonesto, então tenta suprimir o que sabe. Mas a realidade e os preceitos de Deus são tão evidentes que você não pode negá-Lo consistentemente. Talvez sua atitude em relação ao racismo seja um efeito distorcido desse conhecimento que está embutido em seu próprio ser.

Você acha que eu sou duro por falar com você dessa forma. Mas eu sou o melhor amigo que você poderia ter. Pense nisso: eu posso desmontar tudo o que você acredita em questão de segundos, e isso significa que, intelectualmente e espiritualmente, você está em grandes apuros. Sua vida toda é uma mentira. E se você não pode nem me enganar, você acha que pode enganar a Deus? A Bíblia diz que Sua ira é derramada contra pessoas que reprimem seu conhecimento sobre Ele pessoas como você. Você está em muito perigo agora. Sua única esperança é abandonar seu orgulho e admitir sua tolice e maldade, e clamar a Jesus Cristo Ele é o único que pode salvar você. Vamos discutir isso ainda mais, pois se Deus tiver misericórdia de você, isso é o que você fará.