Вы находитесь на странице: 1из 14
GUIA DE ESTUDOS
GUIA DE ESTUDOS
GUIA DE ESTUDOS
SUMÁRIO

SUMÁRIO

1. Apresentação

3

2. Como estudar a Distância?

5

3. Como funciona a EaD SEST SENAT

7

4. Avaliação Final

10

5. Avaliação de Reação

11

6. Certificado

11

7. Canais de Comunicação com a EaD SEST SENAT

12

8. Referências

13

9. Mensagem final

13

2
2
1. Apresentação

1.

Apresentação

Você já parou para pensar na utilidade do seu smartphone? Qual foi a última vez que você usou seu celular para fazer uma ligação convencional? Responda mentalmente, seu celular tem sido usado para quê atualmente?

- Fazer ligações?

- Falar com as pessoas via mensagens (wattsapp, messenger

- Assistir TV?

- Assistir vídeos?

- Encontrar endereços?

- Comprar produtos?

- Pagar contas?

- Estudar?

- Jogar?

- Namorar?

- Consultar o clima?

- Tirar fotos?

- Tocar um instrumento?

- Conhecer pessoas?

)?

Com o avanço tecnológico, naturalmente, estamos nos tornando seres virtuais, resolvemos os problemas da nossa vida sem sair do lugar. Esse aspecto da tecnologia impacta positivamente na mobilidade urbana. Imagine se fosse preciso se deslocar toda vez que precisasse resolver alguma coisa. Talvez por isso, o mundo virtual tem crescido muito e a educação a distância acompanha essa tendência, conforme mostrado pelo Censo EAD.BR que contabilizou 3.734.887 alunos em cursos a distância e semipresenciais, em 2016.

Mas antes de saber COMO estudar a distância, vamos saber O QUE É Educação a Distância, também conhecida como EaD.

A EaD é tão importante quanto a educação presencial e também tem leis específicas que a regulamentam, uma das principais é o decreto 9.057/2017. Esse decreto define educação a distância como:

3
3
modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com

modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos

processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.

) (

Podemos perceber duas características da educação a distância que não ocorrem na educação presencial: estar em lugares e tempos diversos. Ou seja, é possível estudar em qualquer lugar a qualquer hora. E por falar em tempo, vamos entender o que é carga horária e duração de um curso na EaD. São coisas bem diferentes.

Carga horária se refere à quantidade de material trabalhado em um curso, levando em conta o conteúdo didático, as atividades (pesquisas, exercícios de fixação e avaliações) do curso e a profundidade em que o tema foi abordado.

A duração de um curso a distância é o tempo em que ele fica disponível ao aluno. Na educação a

distância o aluno pode concluir um curso no seu tempo, afinal cada pessoa se dedica de um jeito e cada

um tem seu ritmo de aprendizagem, isso possibilita que alguns consigam fazer o curso mais rápido que outros. Quando se trata de cursos com turmas fechadas, com datas de início e término, pode acontecer

de um aluno concluir e ter que aguardar os demais até que o curso seja encerrado.

Estudar presencialmente é um pouco diferente de estudar a distância e exige algumas habilidades. É por isso que criamos esse material, para ajudar você a tirar melhor proveito do seu tempo nos estudos a distância.

Então, vamos lá!?

4
4
2. Como estudar a Distância?

2.

Como estudar a Distância?

A Educação a Distância surgiu há muito tempo em vários países e como a tecnologia à época ainda

não era tão desenvolvida, os cursos eram feitos por correspondência física, ou seja, pelo correio. Com

o surgimento da internet e o avanço das tecnologias, os cursos a distância evoluíram até chegar ao formato atual, online na internet, e podem ser acessados pelo celular, tablet ou computador.

Hoje a maioria dos cursos a distância são ofertados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, também conhecido como AVA. Nele são colocados vários recursos como imagens, vídeos, áudios, telas interativas e outros.

Com toda essa tecnologia, os cursos a distância, de modo geral, apresentam algumas vantagens, tais

como:

- Flexibilidade de horário e local de estudos;

- Materiais didáticos interativos; e

- Desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho.

Essa modalidade de ensino possibilita a ampliação da fluência digital, o gerenciamento do tempo, a educação continuada, a organização, a autonomia, entre outras competências que poderão ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas por você.

Fluência digital – envolve saber usar a tecnologia de modo apropriado, se comunicar, gerar informações e ser crítico para selecionar fontes seguras e confiáveis.

Gerenciamento do tempo – é o ato de planejamento e uso consciente do tempo para realizar todas as atividades necessárias de forma eficiente e produtiva.

Educação continuada – é a qualificação constante do indivíduo, seja no meio profissional, pessoal ou acadêmico.

Organização – saber se organizar para conseguir realizar as atividades necessárias dentro do tempo e do espaço de que dispõe.

5
5
Autonomia – é ter condições de decidir por si, de forma consciente e responsável. Além

Autonomia – é ter condições de decidir por si, de forma consciente e responsável.

Além de aprender o tema do curso estudado, a Educação a Distância possibilita o desenvolvimento de várias competências e coloca você diretamente em contato com o mundo virtual, o que exige disciplina, organização, iniciativa e tomada de decisão.

O aluno tem autonomia para decidir se quer aprender somente o que o curso propõe ou se deseja buscar mais conhecimentos, pesquisando em novas fontes. Quanto mais dedicação, mais eficiente será o aprendizado.

Agora que você conheceu um pouco sobre o que o mundo virtual pode possibilitar, vamos lhe dar algumas dicas de como estudar a distância.

1. Organize seu tempo: faça um planejamento de suas tarefas, reservando um período diário para os estudos;

2. Não deixe as tarefas do curso para a última hora: cumpra os prazos indicados no AVA;

3. Evite distrações: dedique sua atenção ao conteúdo que está estudando para aproveitar ao máximo o que o curso lhe propõe;

4. Use a tecnologia para aprender mais: aproveite os recursos disponíveis para ampliar e aplicar seus conhecimentos;

5. Seja independente: realize o curso no seu ritmo e aproveite para se aprofundar nos temas que mais lhe interessam;

6. Tenha cuidado com o plágio: utilizar fontes diversas para a produção de seus textos é muito interessante, no entanto, evite copiar textos de outras pessoas e, quando utilizar algum, faça referência ao autor;

7. Busque informações adicionais: faça pesquisas. Explore, pesquise e investigue;

8. Navegue pelo AVA: conheça todos os materiais disponíveis.

6
6
Lembre-se, é a prática que nos torna competentes em algo, aprendemos a fazer bem alguma

Lembre-se, é a prática que nos torna competentes em algo, aprendemos a fazer bem alguma coisa fazendo várias vezes, praticando. Isso é dedicação!

Percebeu que na EaD é o aluno quem dirige seu tempo e seu rendimento? Na educação presencial o tempo é mecânico, medido pelo relógio, na EaD o tempo é lógico, criado por cada aluno respeitando a duração do curso.

Ok, até aqui conversamos sobre o que é Educação a Distância e como estudar nessa modalidade. Agora vamos ver como funcionam os cursos a distância do SEST SENAT.

3. Como funciona a EaD SEST SENAT

Para chegar até este curso você precisou passar por 3 ambientes:

1. O portal EaD SEST SENAT: local onde você digitou seu CPF e senha.

este curso você precisou passar por 3 ambientes: 1. O portal EaD SEST SENAT: local onde
7
7
2. O ambiente do aluno: local onde você pode ver e editar seu cadastro, acessar

2. O ambiente do aluno: local onde você pode ver e editar seu cadastro, acessar seus cursos, certificados e declarações. É semelhante a uma secretaria escolar.

e declarações. É semelhante a uma secretaria escolar. 3. O AVA: é a sala de aula

3. O AVA: é a sala de aula do curso. Local onde você encontra todo o material de estudo, atividades e avaliações.

3. O AVA: é a sala de aula do curso. Local onde você encontra todo o
8
8
A sala de aula do curso é organizada em tópicos da seguinte forma: Tópico inicial

A sala de aula do curso é organizada em tópicos da seguinte forma:

Tópico inicial – é o primeiro tópico da sala de aula, identificado com o nome do curso. É onde você acessou este guia e pode encontrar as informações gerais.

Unidades ou Módulos – nos tópicos de unidades ou módulos são disponibilizadas as aulas interativas,

os exercícios, os jogos e demais atividades.

Encerramento – é o último tópico do curso. Nele estão as Avaliações Final e de Reação.

Biblioteca – é um espaço com materiais extracurriculares, para enriquecer e complementar seus estudos.

Vamos agora conhecer os principais recursos distribuídos pelos tópicos, fique atento, pois você precisará acessar todos eles para concluir o curso.

Guia de Estudos - é esse documento que você está lendo agora, é de leitura obrigatória e tem o objetivo de orientar seus estudos.

Apostila para impressão - é como se fosse o livro do curso, ela contém todo o conteúdo e pode ser impressa, caso você queira ler em papel. Também pode ser lida na tela do seu computador ou celular. Ela traz atividades ao final de cada unidade para que você possa praticar o que está estudando. Essas atividades não são clicáveis, mas você pode respondê-las em um papel ou documento à parte.

Aula Interativa - apresenta o mesmo conteúdo da apostila de forma interativa e dinâmica e sua visualização é obrigatória. Nesse recurso você pode responder às atividades e receber o resultado imediatamente.

Jogo, exercício e atividade - são disponibilizados ao final das unidades ou módulos. Sua realização é obrigatória, mas nem todos valem nota.

Avaliação Final - disponibilizada após a realização das unidades ou módulos. É requisito obrigatório para conclusão do curso. Para ser aprovado você precisa conseguir, no mínimo 6,0 pontos. Você pode

9
9
responder 3 vezes, prevalecendo somente a maior nota. Caso não atinja a nota 6,0, reveja

responder 3 vezes, prevalecendo somente a maior nota. Caso não atinja a nota 6,0, reveja o conteúdo e somente depois tente novamente, afinal você tem apenas 3 chances, se reprovar deverá se matricular novamente e reiniciar todo o curso.

Avaliação de Reação - este é o último recurso e tem como objetivo avaliar a qualidade do curso. Sua opinião é muito importante para que possamos melhorar a qualidade de nossos cursos. Esta avaliação é requisito obrigatório para liberação do certificado.

Atenção! O certificado é liberado 24 horas após realização da avaliação de reação.

4. Avaliação Final

Veja os passos para acessar e responder a avaliação final.

1. No tópico Encerramento, clique em Avaliação Final;

1. No tópico Encerramento, clique em Avaliação Final; 2. Leia as orientações e clique em Tentar

2. Leia as orientações e clique em Tentar responder questionário agora;

e clique em Tentar responder questionário agora ; 3. Leia as orientações e clique em Tentar

3. Leia as orientações e clique em Tentar responder questionário agora;

; 3. Leia as orientações e clique em Tentar responder questionário agora ; 4. Clique em

4. Clique em Enviar tudo e terminar.

; 3. Leia as orientações e clique em Tentar responder questionário agora ; 4. Clique em
10
10
5. Avaliação de Reação

5.

Avaliação de Reação

Veja os passos para acessar e responder a avaliação de reação.

1. No tópico Encerramento, clique em Avaliação de Reação;

tópico Encerramento, clique em Avaliação de Reação ; 2. Leia as orientações e clique em Responda

2. Leia as orientações e clique em Responda as questões;

Leia as orientações e clique em Responda as questões ; 3. Responda as questões e, se

3. Responda as questões e, se você desejar, escreva um comentário ou sugestão. LEMBRE-SE: A sua opinião é muito importante para melhorar a qualidade dos cursos do SEST SENAT. Depois disso, clique em Submeter as suas respostas.

Depois disso, clique em Sub meter as suas respostas . 6. Certificado O certificado de conclusão

6. Certificado

O certificado de conclusão do curso é disponibilizado no Ambiente do Aluno 24 horas após a aprovação no curso e realização da avaliação de reação. Você pode acessar seus certificados a qualquer momento no ambiente do aluno e se desejar pode imprimir ou salvar em seu computador.

Os certificados possuem um código único que permite checar sua autenticidade através da área Validação de certificado ou declaração na página inicial do Portal EaD SEST SENAT. Os passos para validar certificados e/ou declarações são:

1. Na página inicial do Portal EaD SEST SENAT clique em Saiba mais no campo Validação de certificado ou declaração;

Na página inicial do Portal EaD SEST SENAT clique em Saiba mais no campo Validação de
11
11
2. Digite o código que está no certificado ou declaração e clique em Pesquisar. 7.

2. Digite o código que está no certificado ou declaração e clique em Pesquisar.

que está no certificado ou declaração e clique em Pesquisar. 7. Canais de Comunicação com a

7. Canais de Comunicação com a EaD SEST SENAT

que está no certificado ou declaração e clique em Pesquisar. 7. Canais de Comunicação com a
12
12
8. Referências

8.

Referências

ABED - Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016 = Censo EAD.BR: analytic report of distance learning in Brazil 2016 [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, 2017.

9. Mensagem final

Chegamos ao final do Guia de Estudos e esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. Organize- se e coloque em prática as orientações deste guia. Conte com nosso suporte e com os recursos tecnológicos que estão a sua disposição. Em caso de dificuldade, entre em contato com nossa equipe pelos canais de comunicação disponibilizados acima. Desejamos sucesso no curso.

Bons estudos!

13
13