Вы находитесь на странице: 1из 6

12/08/2019

Resenha | Confiança Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias.

Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias. Resenha | Con an ç a Criativa

Resenha | Con ança Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias.

Autores: Tom e David Kelley — Fundador da IDEO e da Stanford d.school.

e David Kelley — Fundador da IDEO e da Stanford d.school. Maria Paula Marcon Jun 10,

Traduzido e publicado pela Editora HSM do Brasil, 2014.

Título original: Creative Confidence: Unleashing the creative potential within us all.

O livro Confiança Criativa foi escrito pelos irmãos Tom e David Kelley, fundadores da IDEO e da Stanford d.school. Ele começa com um breve relato sobre a vida dos autores e momentos importantes que marcaram a trajetória de ambos, dentre eles o drama de uma doença que acabou por motivar os irmãos na ideação e realização de alguns projetos em conjunto, dentre eles a criação desse livro.

12/08/2019

Resenha | Confiança Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias.

Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias. Layout da capa original da publica çã

Layout da capa original da publicação.

Como o nome sugere, o livro fala sobre a “confiança criativa”, um termo entre muitos outros utilizados pelos autores, neste caso para descrever a capacidade do indivíduo em acreditar e investir no seu potencial criativo.

Os autores, baseados em experiências vividas ao longo de suas carreiras na IDEO e na Stanford d.school, deixam claro na publicação que a criatividade não se limita a um dom, um domínio de um seleto grupo de privilegiados, mas sim em uma capacidade natural do ser humano que deve ser estimulada como um músculo, mas que por diversos fatores pode ser reprimida e adormecida ao longo da vida.

Acredito que motivação dos autores na criação dessa obra em enfatizar a importância de estimular a confiança criativa se dá pelo fato de o quanto ela é importante nos processos de inovação, fator fundamental para o sucesso das mais diversas empresas e principalmente na resolução dos desafios complexos vividos pelo mundo como um todo.

O Design Thinking — metodologia de design centrada no usuário — é apresentado ao longo da publicação como uma importante e eficiente ferramenta na geração de alternativas e na resolução de desafios, dos mais simples aos mais complexos. A metodologia é apresentada e esmiuçada ao longo dos oitos capítulos da publicação,

12/08/2019

Resenha | Confiança Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias.

sempre associada a relatos de experiências reais mostrando o grau de importância da aplicação dessa metodologia.

“O design thinking é uma metodologia com a qual podemos resolver uma ampla variedade de desafios pessoais, sociais e empresariais utilizando novas maneiras criativas… Fundamenta-se na capacidade humana e treinável de ser intuitivo, de reconhecer padrões e desenvolver idéias emocionalmente significativas e funcionais”.

Um exemplo aparece logo no primeiro capítulo que relata a experiência de Doug Dietz, responsável pelo setor de design e desenvolvimento de sistemas de imagiologia médica e alta tecnologia da GE no desenvolvimento de um aparelho de Ressonância Magnética, que a priori parecia ser um dos grandes “feitos” da carreira de Doug, mas que após de passar pelo feedback do cliente final — um paciente infantil — o fez mudar a visão da perfeição do seu produto e o impulsionou a buscar novas alternativas para resolver o problema, o que resultou num produto final que atendia a necessidade tecnológica e também a necessidade humana, o que aferiu tamanha qualidade ao produto que acabou por servir de referência para outras empresas.

que acabou por servir de refer ê ncia para outras empresas. Resultado de aparelhos de Resson

Resultado de aparelhos de Ressonância Magnética adaptados através do uso da metodologia de design centrado no usuário.

Os autores também falam sobre a importância de enfrentar os medos e encarar situações de fracasso como um aprendizado, narrando, por exemplo, sobre um método

12/08/2019

Resenha | Confiança Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias.

nomeado de “domínio guiado” desenvolvido por um psicólogo chamado Albert Bandura, um método que ajuda as pessoas enfrentarem seus medos e os auxiliam na cura de fobias. Na narração da técnica, Bandura enfatiza um fenômeno importante

observado nos ex fóbicos, a partir da cura de uma fobia existente há anos, essas pessoas passam a enfrentar melhor outros desafios que surgem ao longo de suas vidas, o que mostra que o método ajuda as pessoas a desenvolverem maior confiança em si própria,

e as tornam mais resilientes diante dos desafios.

A resiliência fundamental para o alcance do sucesso, pois como relatam os autores, é

um mito o afirmar que os gênios criativos raramente fracassam, pelo contrário, eles já fracassaram muito, mas por conta da resiliência, eles tentam muito mais vezes até atingirem o êxito. É importante praticar solucionar pequenos desafios para estimular a confiança pela experiência para encorajar uma ação mais criativa no futuro. “O fracasso é uma droga, mas dá para aprender com ele”. Experiências como o “fracasso construtivo” e até mesmo construir um “currículo de fracassos” ajudam no desenvolvimento do caminho para o sucesso.

O autor ainda fala sobre um estudo de confiança criativa nomeado como “otimismo urgente”, situação observada na atitude dos jogadores de games, os mesmos não desistem de suas metas, entusiasmados com a garantia de receber a recompensa ao final do processo.

Outro fator interessante apresentado no livro é a importância da confiança ser nutrida desde a infância, pois é nessa fase que o indivíduo tem o maior teor de clareza de criatividade, quando esse processo é rompido através de críticas, prejudica na capacidade criativa no futuro deste, ocasionando em um fenômeno que pode ser chamado de “cicatriz de criatividade”. Geralmente os processos educacionais e até mesmo os pais desestimulam as práticas ligadas à criatividade, partindo da premissa de que as atividades ligadas ao processo criativo seriam arriscadas e até mesmo exóticas.

A estimulação e o encorajamento criativo nesse período (infância) são muito

importantes para o futuro criativo do indivíduo.

Os autores mencionam como exemplo Paul MacCartney e George Harrison, ambos não chamavam a atenção e tinham até certas dificuldades nas aulas de música. Se eles fossem pelos caminhos mais “seguros” teriam ido trabalhar nas tradicionais indústrias de manufaturas de Liverpool, e o mundo não teria a oportunidade de apreciar um dos maiores fenômenos musical de todos os tempos, os Beatles.

12/08/2019

Resenha | Confiança Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias.

Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias. Um dos cap í tulos que mais

Um dos capítulos que mais me agradou foi o penúltimo, porque após o livro ter apresentado e validado toda a sua proposta através da narrativa de diversas experiências vividas por personalidades na resolução de desafios reais, ele apresenta ao final uma série de desafios criativos como mapas mentais, mapas de empatia entre outros. Esses desafios ajudam o leitor a estimular e praticar a criatividade e conseqüentemente o impulsiona a colocar as suas idéias em ação.

“Adote uma predisposição a ação. Se você tiver uma ideia ou um projeto, tente fazer experimentos com os materiais que você tem em sua mesa, agora mesmo,para tornar essa ideia um projeto mais tangível”.

Confiança Criativa é uma leitura muito agradável, de linguagem atual o que facilita a compreensão, é ilustrado de maneira divertida auxiliando na comunicação visual, e apresenta o design thinking com uma linguagem que atende a qualquer público e não somente os interessados na área do design, o que leva o leitor a compreender a riqueza que a área do design tem a oferecer.

É um livro muito inspirador e humano, pois mostra ao leitor que todas as pessoas têm um potencial, que ele pode ser treinado e desenvolvido, e através deste e em conjunto

12/08/2019

Resenha | Confiança Criativa - Libere sua criatividade e implemente suas Ideias.

com o de outras pessoas, gerarem soluções inovadoras centradas no usuário, e por fim promover mudanças de impacto positivo na vida da humanidade.

A única dica do livro que não me agradou muito foi a técnica para auxiliar na geração de idéias denominada “atenção descontraída”, técnica inspirada em uma fala do filósofo e poeta Friedrich Nistzche que diz “todos os pensamentos verdadeiramente notáveis são concebidos ao caminhar”. O autor adaptou a técnica do pensar ao caminhar em pensar ao acordar, sugerindo que utilizássemos o botão “soneca” do despertador como o “botão de reflexão”. Testei e para mim o resultado não foi o esperado, pois em vez de pensar nesses minutinhos, eu sempre acabava dormindo e perdendo a hora! Portanto ainda prefiro deixar para pensar durante as caminhadas ;)

Para quem ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre David Kelley, assista o vídeo que vale a pena!

DavidDavid KelleyKelley

 

How to build

How to build

your creative confidence

your creative confidence

Brazil Design
Brazil
Design