Вы находитесь на странице: 1из 4
HOME ÚLTIMAS REVISTA
HOME
ÚLTIMAS
REVISTA
HOME ÚLTIMAS REVISTA ARTES VISUAIS FAROL VÍDEOS BRASIL ASSINE ECONOMIA MUNDO COLUNAS COMPO Tunga: a alquimia

ARTES VISUAIS

FAROL

VÍDEOS

BRASIL

ASSINE

ÚLTIMAS REVISTA ARTES VISUAIS FAROL VÍDEOS BRASIL ASSINE ECONOMIA MUNDO COLUNAS COMPO Tunga: a alquimia como

ECONOMIA

MUNDO

COLUNAS

COMPO

Tunga: a alquimia como arte

COOKING CRYSTALS EXPANDED /Galeria Milan, SP/ de 19/9 a 6/11 TUNGA: À LUZ DE DOIS MUNDOS/ Palacete das Artes Rodin, Bahia, Salvador/ até 31/10

/Galeria Milan, SP/ de 19/9 a 6/11 TUNGA: À LUZ DE DOIS MUNDOS/ Palacete das Artes

Nina Gazire

Nina Gazire 17/09/10 - 21h00 - Atualizado em 21/01/16 - 09h24 ASSINE Tunga se autodeclara um
Nina Gazire 17/09/10 - 21h00 - Atualizado em 21/01/16 - 09h24 ASSINE Tunga se autodeclara um

17/09/10 - 21h00 - Atualizado em 21/01/16 - 09h24

ASSINE

17/09/10 - 21h00 - Atualizado em 21/01/16 - 09h24 ASSINE Tunga se autodeclara um velho leitor

Tunga se autodeclara um velho leitor de textos sobre alquimia. Para ele, essa antiga tradição, na qual se encontram a ciência e a magia, também dá origem aos conhecimentos da arte. “Obviamente não pretendo achar o ouro no meio de meu trabalho. A alquimia é apenas uma metáfora”, diz o artista pernambucano, que este mês expõe concomitantemente em São Paulo e Salvador. A palavra “cooking” (cozinhar, em inglês) no título da exposição na Galeria Milan é uma de suas inúmeras referências ao forno – instrumento amplamente usado em laboratórios por alquimistas, em seus estratagemas para transformações. “Aliás, o olhar é uma espécie de cozinhar, onde digerimos aquilo que olhamos”, declara Tunga.

A exposição “Cooking Crystals Expanded” apresenta novos trabalhos em que a matéria do cristal aparece como referência conceitual à continuidade entre corpo humano e mundo exterior. As instalações estão arranjadas como emaranhados de cristais e frascos de urina suspensos por redes e os. Como as tranças e os ímãs de ferro, o cristal e a urina são símbolos comuns ao seu trabalho e se integram ao que o artista chama de uma “estrutura cristalográ ca” ou “nebulosa escatológica”.

ASSINE
ASSINE

“Tanto a terra quanto o nosso corpo produzem cristais, essa é uma constelação lógica, uma zona metabólica. A urina em nosso corpo também se apresenta como uma forma cristaloide”, diz ele. A alquimia, que torna possível transformar corpo em cristal e cristal em arte, é aquilo que mais interessou o artista ao longo de sua carreira. As duas instalações da mostra, “Cristalinos” e “Cooking Crystals”, exibida na 3ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscou, em 2009, têm, portanto, um caráter de síntese de sua produção.

Outro vetor importante da obra de Tunga é a instalação “À Luz de Dois Mundos”, atualmente exposta no Palacete das Artes Rodin, em Salvador. Criada em 2005, a obra é inspirada nas pinturas de Frans Post, realizadas durante a sua viagem à América, no século XIX. Antes de ser exibida no Brasil, esteve exposta no museu do Louvre, para onde foi feita especialmente, e no espaço PS1, do MoMA de Nova York. Composta por crânios e esqueletos metálicos, tranças e redes, a instalação faz uma referência às possíveis di culdades que o pintor teria encontrado ao lidar com uma luminosidade totalmente diferente no continente sul-americano. Tunga imaginou que este pintor

tenha criado uma técnica de pintura diversa da que usava até então. “Fazer arte é fazer

diversa da que usava até então. “Fazer arte é fazer ASSINE uma cção deixando aparente o

ASSINE

da que usava até então. “Fazer arte é fazer ASSINE uma cção deixando aparente o processo

uma cção deixando aparente o processo de fantasia”, explica.

Um dos melhores smartphones do mundo é vendido 10 vezes mais barato no Brasil

XPhone | Patrocinado

Arte é o Que Eu e Você Chamamos Arte

R$36 - estantevirtual.com.br | Patrocinado

Bolsonaro denunciado no Tribunal de Haia

Agora o presidente pode ter de responder em corte internacional. Um grupo de advogados de direitos humanos e internacional vai entrar com uma denúncia contra o presidente Bolsonaro por crime …

IST

contra o presidente Bolsonaro por crime … IST OÉ Copyright © 2019 - Editora Três Todos

Copyright © 2019 - Editora Três Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.