Вы находитесь на странице: 1из 221

SISTEMAS OPERAC,IONAIS DO MSX

E SUAS FERRAMENT AS

AUTORES: SERGIO GUY P~NHEIRO ELIAS PAULO ROBERTO PINHEI RO ELIAS

EDITORA CIENCIA MODERNA L TDA

Copyrighl@1989 - EDIT,QRA CIENCIA MQDERNA.IL TDA.

SISTEMAS O'PE,RACIONAIS DO lMS,X E SUAS FE,RR:AMENTA's.,

Sergio Guy Pinheiro Eli.as Paulo R,oberto Pinheiro Elias.

Parte alguma dssta puoucacao oecera ser reproduzida, gravada ou transmitida, par quaisqusr melos, sejam eles eletronlcos, mecancos, de fotocopla, de ,gravac;ao ou outros, sem a previa autorlzacao, por escrno. da Editora.

Editor: Paulo Andre P. Marques

RevisaJ,o: Ca.rlos Au,gusto, L. Almeida

Composicao e Diagramac;Ao: ECM.

Capa: Renata Ma,rtins

FICHA CATALOGRAFICA

CDD.001.642

Elias, Sergio, Guy Pinheiro, e Elias, Paulo Roberto Pinheiro. I

SISTEMAS OPERACIONA,IS DO MSX E SUAS FERRAMENTAS ~ Ser,gio Guy Pinheiro Elias e Paulo Roberto Pinheiro Elias - Rio de Janeiro: EDIITORA CIENCIIA MODERNA L TDA. - 1989.

1-Sistemas Qperacionais do MSX(Programa. de Computadcrl.l ,. Tltulo

MSX. e MSX-DOS sao marc as re'gistrada da Gradliente EJet:ronica SOLX~DOS e marca registrada da Microsol Tecnologia

EDITOIRA CIENCIA MODERNA L lOA.

A'll. Rio Branco, 156 sala 713 20043 Rio de Janeiro ~ RJ.

TEL 262.3111 I 533.0300

P'REFAcIO

Urn rmcrocomputaoar sem urn Sistema Operacional de DiscO' e como, urn earro sem gasolina: se voc~ fizerf,o,rca para empurr,a-I,o'l pcdera ate it lo,nge com 9113', mas 0 pereurso sa 1"3, penoso e de'sgastante.

a obletlvo deste livro e introduzir olsltor ao potencial dos Sis,temas. de Disco usaeos no M:.sXi' dando destaque ao MSX~DOS e as suas terrarnentas. e terminando oom uma descriQAo do BASIC DE DISCO. Flzernos urn esforc;o snorme para que 0 livre seja leglivel pelo usuarto sern nenhum conhecimento nesta ~:rea, e que, posteriormente, sentira necessida.de deeprotundar seus conhecimentos e sua utiliza~ao do coroputaoor com 0 disk drive. Em mu;nos' trechos desta obl"a. sao f,eRas comparagOes coma maqulna padrao MSX (capaa de serautcnoma apenas com urn gtravado,r cassete), de modo que 0 leilol" possa sentlr as di,ferencas entre as duas oonfiigurat;Oes (com e sern drive) e possase adaptar melhor ao novo Sistema Ope rae lo na I adotado,

No passado recente, bans nvrossobre drijves toram editados em ruimerc expressive, alguns des quais servlram de reJerencia ao nosso trabalho, Tiramos grande provelto em sermos 01 ultimo da llsta, jtt que lsto nos permitiu tazer uma analise rnals tranq,uila da evoiucao do MSX no rneroado, lange do "oba-oea" q,ue rnarcou 0 lancamento cos drives, em fins de 1986 e :inicio de' 198.7, 0 I',esultadofoi quetivemos chance de prccuztr Urn msnuscruo rnais voltado 80 que presumimos ser a rsalldade do usuarlo, corn relacao acs softwares que v,im sende produzidos par de,dica<;!o e inter'9sse' de progiramado,res e' software houses, que querem ver no MSX uma maQuina para aplic8Qoes profissionais: a intormacao mals basica deve ser do conheoimento daquel,es que pensam em usufruir do potencial que pmgramas rnals sofistiicado.s lhss eferecern.

InfeUizmentel e tnsta de sa constatar um grande dssastfrnulc ernpresartat nossetores que lrnpulslonasarn 0 MSX:no inicio e que hoje pratlcarnsnte abandonararn 0 padrao, A MICROSOL TECNOLOGIA. por exemplo, empresa que lancou 0 pnmelro drive, abandonou urn prolate ja. em desenvolvtmento. sabre 0 SOLX-IDOS1 Versao 2.,01 0 qual teria constado deste livro" se tal, nao acomecesse,

A posicao do. MICROSOL lE§:compreensive,l, em funQao da plratarla desentrsada que seus produtos tern sotndo. Defatol nao interessa ao empresario iinvestir tempo e dinheiro em prolstos complicados. sern que haja urn retorno justo .. Alias, a pirataria ja esta tao insti1uc'ionaliz8,da, que alguns termos como "clonei., "padr,aou"etc.! ja sao usados como euternlsrro para caracterizar oprcduto pir.ateado"

tv

Em vista disso, e em funcao de urn iminente desaparecimento des micros de 8 Bits-, e de se admirar que alnda hala tanta g,ente envolvida com 0 MSX. ainda: por clrna, pessoas ssrias e cornpetentes. a ruirnero de proqrarnas-terrarnentas vem aurnenlando de forma impressionant,e nos ultlrnos meses. os proglramadores, malgrado as poucas divulgaQoes tecnicas do IMSX, tern virado 0 micro de cabeca para baixo e, corn isso, alcancando objetlvos ate pouco tempo atras inconce'biveis. Urn exemplo rnuho clare disto e 0 proqrarna FAST!GOPV, produzido pela PAULISOFT, capaz de coptar tlslcarnente urn disquete de face dupla de 5 1/4'" em 35 segundos.

Em nosso HVI"Q, tlvsmos que setsclonar nestes ultlrnos meses os utilltarios que servWarn de reterencia para exempliticar as charnadas "terrarnentas do D.oS",. Comecamos pela MICROSOL, com tntelra justica, que produziu dols utililarios muilo

- -

bons, dos quais se tala multo pouco, Depois, sao explorados os MSX-OOS TOOLS,

da ASCIII [apcnesa, distribuidos par algumas software houses, sem qualqaer toc de suporte, par se tratarern de programas sern representacao no iBrasil (pelo menos, que seja do nosso conhecimento). Decidirnos inclui-:los por representarern corretamente 0 conceito de oomandos externos do DOS.

As estretas do show, entretanto, sao dois rnulti-utilaarios poderosos, dignos represaotantss da produc;ao nacional e que, per isso rnesrno, mersceram Capitulos separades: 0 HELLO, de Eduardo Barbosa, e 0 BKP DISCO, de JrUI~io Velloso. distribuidos pelas software houses NEMESIS e PAUUSOFT.

A apresantacao cestes proqramas, aiern de mostrar 0 que, ha de, rnelhor no momenta, ainda nos servlu para, pooer explorar, com a leiter, os conceitos e apfcacoes mats lmportarues dos Sistemas de Disco do MSX.

a livre corneca pelos princlplos e fundsmentos que 0 leitor devera estudar, antes de' partir para a utilizaG,ao plena do seu Sistema Operacional.

o MSX-DOS Ioi a base da qual partlmos para sstudar os cornandos do DOS, tendo sido incluldos tarnbern os comandos do SOLX~DOS. Depois de apresentados, am varlos CapituIlo,s, os programas utilitarios, passamos a destacar 0 BASIC DE DISCO do MSX, sendo este 0 unico Capitulo no qual partimos da prernissa de que 0 leitar ja oevera ter obtido uma 11 oc ao , ainda que pequena, de progiramacao no BASIC convenclonal da rnaquina,

Proposjtalrnente, deixamos de' tado os cornandos do CPIM, pelos seguintes motives. o MSX-DOS foi proietaco pella MIC ROSOFT para seroomrpativel com 0' CP/M Versao ·2.2. Est:a. ccmpatlbilldade e satistatorla para rodar os vanes aplicativos origlinarios do ambiente CP{M, como 0 ,dBASE, SuperCa~G 2'" WORDSTAR e outros. 0 GPIM pos-

v

sui, uma infinidade de Ilivros dedicados a ele, incluslve para 0 MSX. A maiorta dos tabrlcantes de controladoras adotou 0 "padrao" da MICROSOL, no qual 0 CP/M nao fo'i lnelu ida,

Outra ~imita~ao proposltal foil a ausencia quase absolute dos drives de 3 1/2"" mu.to embora. a maio ria do conteudo oeste livro seja altarnente aplicavell para este Sistema. Eo motive para tsto IS! muito simples: nao temos este drive e nem acesso a nlnquem que pudesse nos ceder urn, para os devtcos testes.

Finalmente, espsramos que nossos leltorcs nao tenharn dlificLlldade em corroreendsr o texto e possarn s,e benefclar oeste livro par muito tempo. Sabemos que os Sistemas de Disco sao 0 futuro da informatica. Dentro em breve, 0 CD-ROM, com seus 600 Megabytes de' memoria, S8 transtorrnara nurn CD qravavel, Ate 1,1, ternos a espsranca de que 0 nosso aprandizado de hOje nao se torne obsolete arnanna,

OS AUTO RES.

AGRAD'ECIMENTOS

Escrever um livro e uma tareta das mats diffceis. Muitas pessoas cotaboram, as vezas anonlrnamente, para que 0 livre sala com urna rnalhor quallidade. De nossa parte, queremos agradecer as, seguintes pessoas, que nos ajudaram a produnr esta obra:

EDUA.RDO ALBERTO BARBOSA

engenheiro! propramador e escracr. por ter-nos cedido muitas infotmacoes imponantes e a sua solldarledade na redacao deste livro.

JULIO RENATO SOARES VELLOSO

autor do, BKP DISCO; por tar estudaoo conosco varlos aspectos do Sistem,a Operaclonal, que ajudarama enriouecer vanes trechos do manuscrito.

MARCELO VALLE FRANCO

proprietarlo da NEMESIS liNFORMATICA LTDA, pelo apoio no, fornecimento de sottwares que ajudararn na conteccao do Uvro.

OSCAR JULIO BU:RD

Ge'fent,e de Informatica e Tetefonia da GRADIENTE ELETRONIC.A, pela rernessa de infol'ma'1oes que nos ajudaram, na fase final do livre, a corrigir 0 texto e acrescentar novos dados score 0 padrao MSX.

JULIO CESAR SANTOS DE FREITAS

Supervisor da GRADIENTE ELETRONliCA, filial RIO, por ter assurnldo problemas insoluveis de manutencao no equipamento de um dos autores. 0 que possibilitou que este livro cheqasss a termo.

VALDELIRIO PEREIRA SOARIES FILHO

Diretor Gomerciall da MICROSOL TECNOLOGIA, pelo envio do material score MSXDOS, que, nos ajudou a entender muita coisa soorea arquitatura int,erna do MSX.

,,.

DEDICATORIA

Da unlca heram;a verdad'eira que podernos deixar aos nossos mhos e afilhados, urn dos bens de maier valor eo sxamplo d's determlna~ao, dedicagaol e hone stid ade para alcancar os "'OSSOS objetivos"

Este Uvro Ie dadlcado, com estes proposaos, aos fllhos que IDeus nos deu e aos filhos dos quais somos padrinhos.

As crlan;:as:

MARCEllO, T:ATI"ANA e GUSTAVO (3HASTINE ELIAS (por parte de Sergio Guy Pinheiro Elias)

PATRICIA., GUSTAVO e BERNARDO KREMER DINIZ GONCALV,ES (por parte de Paulo Roberto Pinheiro, Elias)

Com todo 0 nosso CarJlnh,o.

A VISaS GERAIS AO'S LEITORES

Os cornentarios sabre os proqramas apresentados restnnoem-se as seguintes Versoes:,

MSX-DOS - versao 1.03 (COMMAND Versao 1.11)

Oos.: a GRADIIENTE ELETRONICA e atualmente a cetentora da rnarca "MSX-OOS" e, ern breve, devara lancer nova versao, cuja nurneracao desconhecemos.

SOLX-DOS - Versao 1i .2.

HELLO e BKP DISCO - versao 1.0

Obs.: novas Versoes de ambos os proqrarnas estavarn em preparacao, quando este livro ncou pronto.

BASl,e DE DISCO - Versao 1.0.

Os demais programas tern suas versoes especlficadas no corpo do tsxto.

as, autores nso se responsabilizarn par dlsccrdanclas entre 0 texto do livre e eventuais modiHcaQoes fei1as nos programas comentados, ja que ssus proqrsmaoores, como legftimos proprietarlcs, tern 0 direito de proceder a quaisquer alteracoes, sem aviso previa aos usuaros.

o equlparnento para avallacao do funcionamento cos proqrarnas cornentacos constau de': rnlcrocornputador EXPERT XP-800, Vers,ao 1.1: interface controladora de drives CDX-2e placa de 8'0 colunas VMX-.sO! arnbas da MICROSOL TECNOLOGIA.

ACONSElHAMOS QUE SEJA LIDO E ESTUDADO 0 PRIMEIRO CAPfTULO, SOBRE AS "NOCC)ES BAsICAS" DOS SISTEMAS DE DISCO, ANTES DA UEITURA DE QUALQUER DUTRA PAHTIE DO LlVAO.

PREF,ACIO

CAPiTULO 1

SI,S,TEMAS OPERACIONAIS D,E D'ISCO: NOCOES BAsIC.A.s ..

Introdu~ao

o que eo DOS?

Carregamento, do DOS

Entrada em operacao do, DOS

A linha de comando do DOS Configura9ao das urndaces da ,disco Instala~ao de um ou rnals drivas

Limlitac;O'es de memoria no BASIC DE DISCO o que e 0 BASIC DE DISCO?

Interacao entre 0 interpretador BASIC 'e a controtadora Versatilidade do, BASIC DE DISCO

Or.ganiz3Q3:o de trabalno nos disquetes

.A rotina de partlda

A tabeta de' alocacao de arquivos o dlreto.r,io

Limitacoes fisicas do dEretoriQ. Arquivos detetados no diret,6rio Regras para a nome agao de arqu ivos Significado das extensees

Di,ferenca entre arquivo e programa

Outras informacoes gravadas nos dlsqustes C6pia de disquetes

.A estrutura. fisica dos disq,ueles frexiveis de 5 1/4'1 Cuida.dos na manipulac;ao e armazenamento de disquetes Obten<;ao da lista.gem des arquivos na impressora InicializaCao des Sistemas Operaclonals de Disco Preterancta de arquivos em amblenle DOS

I,nteracao entrs '0 DOS eo BASIC DE DISCO ObservaQc,es finais sabre a ini.cializaCao

1 2 3 5 .,

8 9

11 14 15. 15 20 23 23 26 28 29 3,1 31 33 34 34 36 39,

40 40 42 43 44

XIV

CAPITULO 2

COMANDOS DO' MSX-DOS E S,EUS COMPATivEIS,.

I ntrod w;:ao

Ed'iCao da linha de comando Comandos ou chaves de edi~ao Limi'ta90es da linha de' comando Descricao dos eomanoos do I~SX~DOS Comandos:

B,ASle COPIED COpy

Caracterss-chaves ou "cormqas'' DATE

DEL

DIR

FORMAT

MODE

PAUSE

REM

REN

SAVE

TIME

TYPE

VERIFY

47 47 49 54 54

55 56 .57 59 65 66 67 70 72 74 75 75 77 78 79 81

CAPiTULO 3

UTILITARIOS E fERRAMENTAS 0,0 O'OS • prllmeiraP'ARTE:

UTILITAFUOS SOLX·DOS E IMS,X·DOS, TOOLS

IntroduQ:ao

Utllltarlo SOLX-DOS: CONVSOL Versao2.0 Utilitarl0 SOLX-DOS: COPI'ARQ Versao '1.2 Operacess disco, a disco

Ccncatenacao de' arqulvos

Capias de arquivos para a impressora Observacees gerais e mensaqens de erro F,erramentas do MSX-DOS: MSX~DOq TOOLS

83 86 89 '90 92 93 95 '95

xv

Ferrarnentas de prcqramacao Feirramenias de rnanlpulacao de texto

Ferrarnentas Que operam como cornancos do DOS Ferramerrtas sortidas

PATCH 9' DUMP

MED ~ MICROSOFT FULL SCREEN EDITOR A tela de auxiHo do MED

A marcacac de blocos de texto

Cuidados com a rnanlpulacao de' arquivos Comandos de pesquisa e troca

saivanoo urn disquete com 0 CHKDSK ("'CHECK DIS:K") DIISKCOPY: urn born coplador e comparador eficlente Arquivos de comandos do DOS ("<BATCH")

Como construir urn arquivo "batch"

Parametres de substnucao

Que ccmanoos podern ser usados num arqu iva "oaten" ? Algumas apucacoes de arquivos de cornandos

96 97 9,8

99

100 100 101 102 1103 103 105 105 106 106 108 109 109

CAPiTULO 4

IUTI.L'ITARIOS IE FERRAMENTAS DO DOS - se'Qunda PA,RTE:

O'SISTEMA MULTIIUT~LlTitRIO HELLO.

Introduca.O

Carregl,amento e entrada em operacao do HELLO Gomandos.:

DIRET()HIO EDITAIR EXAMINAR FORMATAR RESTAURAR MAPA OEDENAR P'ESQUISAR HARDWARE

LEITURA E GRAVAQAO SISTEMA

LlMPAR

VERSAO

B.ACKUP

RETORNAR

115 116

'18 120 123 124 125 12,6

128 129 130 133 134 13.5,

136 13,6 137

XVI

CAPiTULO 5

UTILITARIOS E FERRAMENTAS DO DOS - terceira PARTE: o SISTEMA MODUILAR !"BKP DISCO", VERSAO 1.0.

Iintrodu<;ao

tnstatacao e carreqarnento do BKP DISCO comandos:

AHQUI:VA OilSCO APAGA ARQUIVO PROCURA ARQUIVO MO'STRA DIRETOHIO ORDENA DIHETORI'O EXAMINA ARQUIVQ RESTAURA. AHQUIVO EDITA DISCO

COPI:A D~SCO

COPIA ARQurVO MOSTRA SITUACAO VOLT A A.o. DOS

139 140

1,40 142 142 1144 144 145 146 151 157 156 161 16,2:

CAPiTULO 6

o BASIC DE DI'SC'O DO MSX

lntroducao Cornandcs:

SLOAD BSAVE CLOSE COpy

eVII, CVS e CVD DSKF

DSKI$

DSKO$

EOF

FIELD FILES/LFILES

163

164 165 16,6,

166 167 1168 170 171 173 174 176

XVll

FORMAT 177'

GET 177

INPUT# 178

,I NPUT$ 179

KILL 180

LINE INPUT # 181

LOAD 181

LOC 182

LOF 182

LSET/RSET 183

MAXFILES 185

MERGE 18,6

MKI$; MKS$ e MKID$ 186

NAME 187

OPEN 187

PR,'INT#/PRINT# USING 188

PUT 18'9

RUN· 190

SAVE 191

SYSTEM 192

VARPTR 192

YERIFY 193

Arquivos SEaOENCIA,lS E RANDOMICOS 193

Deteccao de enos no BASIC DE DISCO 195

Lista de erros do, MSX DISK BASIC 19B

APENDIC'E 11

A ROTINA DE P'ARTIDA 201

APE-NDICE 2

FORMATAC;Ao DE D,ISCOS NO MSX (MS-DOS COMPATiVEL) 20.5

APENDICE 3

ALGUNS, E,NDERE'COS (lITEIS DA IRAM 20.7'

R:EFERENCIAS BIBLIOGRAFIICAS 209

C,APi'TULO 1

SIST'EMAS Q'PERACI'ONAIS DEDI'SC:O:

NOCoES B,Asl'CAS

AS mlcrocornputadores sao bastcamerne equlpamertcs para processar dados, Para que isle ocorra cerro sa desejal e necessano programa-Ios.

AO tazer isso, 0 programador €I Qbrigado a i.lnstruf-Ilo, atraves de comandos dispostos dentro de uma certa seqOencia.

Pela sua propria natureza, os ccrreutadores sao capazes scrnente de entendera IL.INGUAGEM DE MAaUINAj que e a manelra como os primeims cornputadores eram proqramados.

Esta, por sua vez, corresponde a codifica<;l§io de, in.struQoesestipulada.s por s.eqOemcias de zeros 1(0) e uns (1), que, assim, melhor representam os sstados €'h:Hricos de desl'igado (0 Volt) e' ligado, (1 Volt). tsto tomava a pmglr.amayfiO lenta e p.rincipalmente compllcada,

Com a evolueao cos comeutaeoree, aparecersm as lingu.agens cujos cornandos estavam mals proxlrnos do usuarlo, as enamaeas UNGUAGENS DE ALTO NfVEL. Como os computadores so estao capacltados a entendera linguagem de rnaqulna (de' BAIXO NiV5L), programas lnterpretadores OU oompiladores tivel'8m que ser implementados para "traduzir' os cornandos da linglUagem die ALTO NIVEL.

Asslrn, os interpretadores possibilit.aram 0 usc delinguagens mais sofistlcadas e dedicada.s a uma de,f.(uminada finalidade.

Com a entrada em cena d,QS interpretadores, chegamos 13.0 coneelto de que' extstem programas que sao necesseros para Iazer 0 computadcr junclonar de modo a

2

SISTEMAS OPERAClIONAIS 00 MSX

reeeber Quiros programas.

o ccnlunto de programas capaz de tazer 0 computador operar e denominado de

SOFTVVARE BAsICO.

aaseaoos neste concelto, podemos dizer Que 0 DOS e um SOFTWARE aAslco, pols permiteao usuarlo a reanzacao de tarefas especmcas, servlndo de "interpreteH dos comandos por ele introduzidos no microcomputador..

Para sermos mats justos, diriamos que 0 DOS e nao so urn Interprete, mas tarnbem urn GERENCIADOA do funcionamento do sistema de disco acoplado ao micro.

A denomlnacao D.D.S. rstere-se a

DISK OPERATING SYSTEM

(ou SISTEMA OPERACIONAL DE D'ISCO).

o DOS e urn SISTEMA OPE,RACIIONAL bastante sonsncado e ecl,etico" pols permite:

1 - carreqar no micro lnterpretadores de linguagens de' alto nivel (par sx.: Pascal).

2: - tazer radar programas apucatlvos de qualidade profissional, como Editores de Te'x10, Bancos de, Dados.Planilhas EletrOnicas. etc.

3 - abrlr portas de eomuncacao com 0 corrputacor, unidadesde disco e limpres~ sora, proplclando 0 GERENCIAMENTO de seus recursos,

AI~m disso'l 0 Sistema Operaclonal DOS glarante a compatibmdade de gravaQao e leitura de arqulvos em disco entre todos os microcomputadores sob seu tunconarnento.

3

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

o MSX-DOS, base para todo DOS utlllzado no Padrao MSX, corrpce-se de um programa em dais btocos:

MSXDOS.SVS

COMMAND.COM

o prtrneiro arquivo cornem 0 programa principal enquanto que 0 sequndo cootera a. relacao de cornandos do Sistema. Ambos, prioclpalmerrte 0 sequndo, S~IO perman entsrnente atualizados pela empress que os criou, dando origem aos novos "releases'; (novas versoes).

Ista taz com que novas cornandos possarn sercriados e os atuais apertelccados. tornando este software cada vez mats versatiil.

'Carregamento do DOS:

O DOS exige uma configuracao de memorla RAM mfnima de 64 Kbytes, 0 que nao oonstitui problema em termos dos micros MSX nactonats. Exigetambem, palo rnenos, UMA unidade de disco mstatada.

Para. qu e possa operar, 0 DOS deve ser carreqado na me m6ri a RAM do cornputador, quando, entao, assume 0 completo controls do seu funcionamento.

A entrada em operacao do DOS moditica 0 status de rnemorla livre do micro, liberando maior quantidadle do que 0 habitual, 0 que permits, par seu turno, 0 carregamento de programas que exigem rnalor area de memoria para tunconar.

Ao assumir o gerenciamento cas operacees de entrada, e salda do micro, 0 DOS passlbittta maar proqrarnas que se beneficlam de seus recursos,

costorna-se dizer que estes ~rogr.amas rodam sob 0 DOS OUi "ern A.MBIENTE (operacional) DOS".

Ambiente DOS corresponds, portanto, as modificagoes oas operacees de entrada ,e saida, criadas pela prasenca do Sistema Operaclonal DOS.

lslo signifiea na pratica ter urn "novo" computador em operacao.

4

SISTEMAS OPERACIONAIS 00 MSX

Para 0 carregamento do DOS e naeessario oar partlda no computador, com 0 disqueta contendo 0 programa alolado no drilve A.

N.B.: extstern duas manalras de Sf! dar partida no micro:

1 - partida a frio ("COLD BOOT"),; e conseguida no ate de ligar au reHgar 0 computador,

2 - partida a quentc ("'WARM BOOT"): e conseguida provocando-se urn "RESET" (REINiCIAUZACAO) no micro" estando este ja em funcionarnento.

EXPERT 1.0: devem ser digita.das as sequintes mstrucoes em BASIC:

DEFUSR=O ,<RETURN:> A=USR(O) <R E1URN>

EXPERT 1.1: presslonar simul1aneamente as 1ec~as<CONTROL> + <SHIFT:> + ,<STOP>

HOTBIT: pressonar 0 botao vermelho lateral,

Obse,rva~ao: Os termos "RESETAR", "RESTARTAR", "REINI'CIALlZAR" e a expressao "dar um BOOT 1110 Sistema" tern tooos 0 mesrno significado. que 13' 0 ate de dar parttca no micro. "RESETAR" vem do verba "TO. RESET''' (recolocar em operacao). "R:ESTAHTAR" vern de "TO RESTART" (recornecar), enquanto que "BOOT" S8' reters a uma forma de expressao inglesa, aproximadamente traduzida como ·'dar urn pontape inicial". Quando 0 computador e' Hgado, a rotina CHKRAM (abrevia<;ao de "CHECK RAM");, restdente no BIOS (Basic Input/Output System) da ROM" e aclonada, Esta retina verifica ("'checa") se a RAM esta.liberada para uso. ,Ao seunnal. inforrna ao usuano 0 numerc de' Bytes livres. 0. endereco de execueao desta rotlns e &HOOOO (OU ,&HO). A qualquer momenta, as, tnstrucoes DEFUSR=O e ,A=USR(O), anteriormente cltadas, definem e executam, respectivamente, asta rotina, provocando assim urn RESET no sistema ..

Quando a partida e dada. 0 Sistema Opsracional do micro procura no disquete 0 proqrama do, DOS. Se este nao for encontrado, sera actcnaco 0 BASile de' DISCO.

__________ ~~---- ~ __ ~5

srSTHMAS OPERAC~ON A]S DO MSX

Imponante:

Por questoes de padrcnlzacao. todas as inter1aces controladoras de acionadores de disco (disk drives) gravam dots nornas de DOS na retina de partlda, quando 0 disquete e formatado. 0 pacrao MSX deterrnina que

UM DEILES SERA SEMPRE 0 MSX-DOS !

Os names constantes do diret6rio do oisco sao cornparados com os catorrnatacao. o DOS sera carreqado sornente se houver coincldencla rom urn dos do is.

Interfaces de diterentes tabricantes nomeiam 0 segundo DOS pelo titulo do seu proprio Sistema oceraconai

Na pranca, quando, sa grava. um determnado Sistema Operacional num disquete torrnatado pela inteHace de outro tabrlcanta, nao s,s consegue carreqa-jo.

No entanto, ao mudar 0 nome do DOS para MSXDOS.SYS, a parnoa tera sucesso. Veja rnais detalhss sobre este assunto no Toptco sobre Rotina de Partida, oeste Cap flu 10 e no Apendice '1 .

Quando 0 DOS entra no ar, aparecem as mensagens do seu tabricante. No caso do MSX-DOS, sera impressa algo deste tipo na teta:

MSX-DOS version 1,.03 Copyrigh119'84 by Microsoft

Command version '1.11 current elate is Fri 25~04~1'986 Enter new date:

A segunda rnensaqern, retativa ac arqulvo de comandos (COMMANlD.COML nao aparecsra S9 cste nao esnver no rnesrno discuete. tsto geralmente acontece quando 0 usuario taz uma c6pia incompleta do MSX-DOS. Quando tal tato ccorre, 0 MSXDOS emite a. mensagem de erro:

6

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

Insert DOS disk in default drive and st.rike any key when ready

Traduzindo:

lnsira disco do DOS no, drive default e tecle ailgo, quando pronto.

A data "atual" ("Current date") enunciada pelo DOS elida na interlace controiadora do drive. Como, os micros MSX naconais ate 0 momenta nao dlspoern de rel6gio interno, esta data "atual" sera serrore repetida.

o leiter deve se acostumar a digitar a nova data, oportunidade esta que se apresenta quando '0 DOS entra no ar ("E:nter new date: "),

tsto posslbnltara registrar no dlretono do disco a data em que as operacoes de gravacao torarn fe'itas.

Oformat.o desta nova "data atual" e igual ao mostrado pela EPROM da interface:

dd-rnm-aa ou dd/mm/aa

onde: dd - dais digito,s para 0 d~a mm • do,.s dlgltos para 0 mAs

as .. dol:s: ul'timos dlgUos do ano.

Serao aceitas as seguintes digital/oes: apenas um digito para dd e mrn, e quatro di'g',itos para aa (ex.: 1988).

Datas. fora dests torrnato serac constderadastnvafdas ,e a sua entrada sera recusada.

Teclando-se <RETURN> ao lnvss de nova data, a anterior sera rnantida,

7

SISTEMAS OPERAClONA]S 00 MSX

Ao entrar em oper,ac;Ao. 0 DOS habilit.a 0, usuarlo a c1igif,ar urn comando, exibindo urn "PBOMPT'", que e 0 SINAL de que 0 compulador esta "PRONTO" a receber instruQOes.

a prompt. de M SX-OOS sera necessariamente da seguinlte forma:

nome do drjve •• ---> A> <_ •• _- sinal indicador d'a, llnha de comandot" :> If)

o drive A. nomeado na linha de cemando, e portanlO 0 drive ASSUM:I'DO como INICIAL (drive DEFAULT).

Todas as operaQO,es a :serem etetuadas pelo DOS. retenr-se-ao a este drive" a nAo ser que 0 usuario mencione outre I

Depois de lnlciada a operacao do DOS, poder-se-a mudar 0 drive assumido, mesmo que, nao haja nenhum outre drive fisicamente mstalado.

lsto s6, e passivel porque as interfaces ccntroladoras de dais drives assumem que as opera¢,es pessarn serfeitas em umdrive VIRTUAL, islo 0, naa existente fis,icamente. Em outras pslavras, a controladora SIMIULA a existencia de outre drive, possibilitando assim que certas operac;oes, do DOS., que pressupeem urn segundo crive, pessam ser reauzacas sem problemas,

Imponan,te:

Para qualquer ete Ito , a NOMEACAO do, drive palo usuano devera ser tetta pella LETRA ccrrespondente ao rnesmo, seguida do sinal de' dois pontos (A,:, B;, ete.).

Assim, para mudar 0 drive default iniciall para B, dave-se comandar:

A>B: <,RETURN>

o prompt na linha de comenoo mudara para:

Isto indica, que 0 drive CORRENTE e 0 .B €I' as opera~es do DOS serao a ele reterenciadas. 0 drive corrente podera ser nevarnente ,0 A, se assim for desejado. .

8

SISTEMAS OPERAClONAIS DO MSX

E fundamental, para. 0 born desempenho de quaiquer Sistema Operacionat, que as unidades de disco (disk drives) esteiarn instaladas no Sistema eletricamente configuradas como A e 8.

A configil.na~ao podsra sertetta palo usuario ou porum tecnico especiaflzado. 0 acesso a eta esta, gleral,mente, no charnaoo "impressa-mae" ou "placa-mae' f'motherboard"), 0 circultc impressa principal do drive.

o procedimento em si e muwto simples:

1- Hetira-se atarroa do g,abinete onde 0 drive esta parafusado. Tcdo 0 cuidado deve ser tornado para nao dallificar 0 aparelho !

2 - 0 impresso-mae 13' tacilmente reconbecivel par ser 0 maier circuito lmpresso 'ex lste rte no drive,

Obs .. : "circulto lmpressc' e urna placa de tenollte IOU tibra de vidro, onde s~o solcaeos os cornponentes do aparelno (capacnores, reslstores, ,e outros). A placa tem 0' desenho do circuil.o e dos component-as impressos sobre a superHcie superior.

Quando 0 impressa-ma,s possui indicac,oes mais detalhadas, a configura<;ao do drive aparece com a mscrtcao "DRIVE. SELECT'.

o NOME do drive" neste caso, acompanha a t,erminologia paorao, substituindo-se as tetras por NUMEROS, A correspondencla entire ambos e a seguinte:

0- drive' A

"usados para 0,6, dais primeiros orlves ,/

1 - drive 8/

2 - drive G.

)usadOS para a expartsao do sistema 3 - driv,e D

3 - Verifica-se a poslcao do sstrape, que serve para selecionar Co drive '9 muda-se se necessario. 0 consctor e reUravel puxando-o CU~DADOSAMENTE com a ponta dos deoos. 0 leiter cevera reparar que" exlstlndo dais estrapes prexlmos urn do outro, 60- mente aquele que estiver na posic;;ao correspondents a nurneracao acima podera ser retirado,

9

SISTEMAS OPERAOONMS, DO MiX

4- RepOle-se imedia1amemte a tampaverificando se os cabos es,tlo, firme ,e eorretamente instalados.

Instalacao de urn oumals drives

A maioria das lntertacee controladoras atualme,nte em usa perrnltern utillzar de urn a dais dri;v,es de 5,1/41" ou 3 1,/2''', para dlsquetes de tace dupla au simples. Teorlcamente, com dais drives conectados nos slots externos A. e B do MSX, serta posslvel a opelrac;llo de quatro drives simultaneamente, nomeados por AI B, C e D.

Isoladameme, as cornroladoras permltem 0 usc' de apsnas urn drive para tocas as operaOOes. IEste sera necessartamente configurado etetrcamente como drive A.

Quando" atraves de urn eornando, for necessaria usar 0 drive B, 0 Sistema qp,e'racional fani uma PAUSA na, opetaQao cerrente IE! solieitara a INSERQAO DE DISQUiETE COMO DRIVE B. Termmada esta opsracao, 0 drive CORRENITE sera a, S, Assim, :59' for necessaria voltar ao A., 0 Sistema solic:itara a INSERGAO DE 1018- QUET:E C'OMO DIRIVE A,

Em um Oll outre caso, uma das unidades de disco e tratada come DRIVE LOGICO.

Portanto, IDRIVE LOGICO e urndrive SIMULADQ peta controraoora para indlcar 80 usuario, atravss de mensagens, adire~ao das cperaeees que se utilizam de mats de urn drlvs.

Dessa forma, e possivel usar apenas urn drive como setcsse A e 8, ailternadamenle! muito emcora 0 drlve tlslcamente lnstalado devera ser 0 drive A.

NO caso de dais driv,es fisie:amente instalados, nao haven} malsa simulagao do drive logico, a nao ser que 0 usuarlo desligue a aliimental;aolelEHrica do drive 18,. 0 drive A nao podera ser desl:igado sob nenhorna hip6tese.

Observacoes importautes:

Alguns proprarnas em BASIC e LINGUAGEM DE MAaUINA, para serern carreeados na memoria do micro, e'xigem a anulaeao cos drives 16gicos (vej,a outros detalhes

- . - '-

mals aotame).

10

SISTEMAS OPERACIONAlS 00 MSX

operantes. Esta tecta deve ser rnaraida pressionada ate que os drives sejam inspecionados pella R'OM. 0 cornputador emite urn BEEP quando esta lnspecao termina. Os drives fisi;oo,s piscam os seus LED'S e as suas cabecas de leilrura e gravaCao sao estacionadas rna trilha zero. Havendo neces.sidade de anularos drives I6gicos) as respeetlvas aliimentacOes, eletricas devem ser desligadas. E altamente recomenoavel mantertontes e/oUi interruptores separados para cada drive. caso contrarlo, esta tareta sera impo,ssivel,

N.B,.: A ANULACAO DE UM DRIVE LOGICO IMPEDIRA TOIDAS AS OPERAqO'ES REFERENTES A ELE, SENDO 0 MESMO TRATA~ DO PEllA CONTROLADORA COMO "DRIVE INVAuD'O".

A GRANDE MAIIORIA DOS PROGRAMAS QUE RODAM EM AMBIENTE DOS, COM EXCEGOES PROPOSITAIS, DISPENSAM ,A ANULACAO DO DRli'VE L6GICO.

As eonexoes entre os drives e a inter1ace deverao tambern rnerecer a atencao do leitor. no caso de serem instalados dots drlvss.

o cabeamento utilizado pelos tabrlcantes de interlaces controiadoras possui dois terminais nurna das extremdades, para a conaxao dos drives, ssndo INDIFERENTE lIigla-los a urn au outre drive. E IMPEIRIOSO" entretanto, qua cada drive esteia configlJrado difer,entemente do outro, case ccmrano, havera tuncionamanto errcneo da controlladora. Eis porque 0 Ireitar fOri a Ie rt aeo , no item anterior, para verificar a configurac,ao eletrica das suas unidades de disco ANTES de coicca-tas em operacao,

Ape'nas par convencao, no C,8S0 de existirem 2 drives, a unidade A lican] montada em CIIM.A da unldade IB, au ,a EsaUERDA da unldade :8, sa os drives forem rnontados em pe .. Istofacilita a sua idenfificaCao imediata no momento do uso.

A mstatacae de oots dri,ves lorna as operacoes de copia mais corrortavets eseeuras, pela desnecessidade de' trocar disquetes como drives A e B sucessvarnente. Quando, 0 usuarto possui apenas urn drive, davie proteg,er 0 discc fonte, para evitalr que, nurn erro de trocas, os arqulvos originais selarn perdidos.

Par euiro lace, COIm dais drlves flisioos, a disponibilidade de mem6ria pe'riferica (f,ora do computador) permite a 'Utillizeu;a.o rnais eficiente de proglramas que processam saus arquivamentos cnando arqulvos temporaries 110 disco, Neste case, a limita:cao do tama.nho do arqulvo sera diretamente proporclonal 80 espaco dlsponlvel nos dis~

1 1

SISTEMAS OPERACION AIS DO MSX

quetes onde ale esta sendo gravado. Os projetistas de softwares profisslonals prsterern este tlpo de design" para ccntornar svemuals limita<;o,es de mem6ria do proprio cornputador.

Limitac;oe,s de memoria no BASIC DE 'DIS,C'O:

Como tci comentado anteriormente, a anulacao do drive B" seia ele 16gico ou tlslco, e deterrninada pela nacessidadede contornar limitaco,es no espaco de mem6ria RAM do MSX, no ambiente do BASIC DE DISCO.

Pratlcarnante todos os mtcrocomputaoerestern, am urn ponte au ernoutro, limstag,Oes oeste tipo, a despejto de estarem limplementados os chamados "expansorss de memoria;'.

o mlcroprocessaoor ZSO-A, por exerrolo, so pode acessar diretamente 64 KBytes de memoria de eada vez. Os construtores do padrao MSX colocararn 4 Slots Primarios d:e 64 KB em paratelc para tentar contornar, por chaveamento interno via software, esta tlmltacac de gerenciamento de memoria da CPU Z80-A. lnfelizrnente, porsrn, no maximo 32 KByte's podem sergerenci.ados pelo Interpretador BASIC, residante na. ROM do M8.X. Esta lirnltacao de' memoria e agrava,da pela necessldaoe de sa alocar partes da RAM para arrnazenar variaveis dos dlversos sistemas. uma vez que estes seiam conectaoos, Desta forma, a memoria Ilivr,e para 0 usuario escrever ou deposrtar proqrarnas sera deterrrmada pela contlquracao da maquina que el'e utiliza e sera avisada no video, na partida no cornputaoor,

Deve-ss reparar que, quando sa tnstala a inletface controladora de discos. a memoria livre cai ainda rnais, porque outra oarte da RAM: flcara reservada para a area de trabaIho da controladora.

Na pratica, lsto signi1ica que proqramas ern BASIC oujo tamanho em Bytes excsda a memOria livre, so poderao ser parctalments carreqados. Sa for torcado, 0< computador emits uma mensagem de, srro: OUT OF MEMQRY, avisando que a memoria livre acabou,

Par outre laoo, proqrarnas em linguagem de rnaquina cujo snderecamento flinal ultrapasse a area reservada ao tunconarneruo dos drives (apes 0 ultlrno endersco disponfvel-HIMEM). stern de nao serern carreqados, provocarao uma lnterrupcso no funcionamento do computador.

SISTEMAS OPERACI0N A]S DO MS-X

.MEMORIAP!AMLIVRE

SEM. DHIVE ! COM INTERFACE Dg 2 DRIVES *

2 DR~VES 1 DRIVE

FUNCIONANDO NULO

HIMEM --------- F3BOH --1---- DE77H ------- E48DH (ENDEREGO MAIS ~;1\LTO)

BYTES LIVRES --- 28815

23430

24988

I

INICIO DA PAG.2 --- BoaOR

80aOH

80DOR

Figura 1.1 - Espaco dlsponjvel para 0 usuario carreqar programas na RAM: pro'gtamas ern BASIC sao carrsqaoes a partir de' &HB001! enquanto que programas em ringuag1em de rnaquina podam ccupar outras poslcoes, desde que nao ultrapassem 0 '10PO da MEMORIA DISPONfvEL (HI-M EM- "Highest availab.le MEMory").

• Interface' CDX~2 M ICROSOUEXPERT 1.1

Programas g:ravados em flta cassete que se encaixem nas caracteristlcas acima, nao poderao ser copladosem disco, vista que 0 seu carreqarneotoe tuncicnamentc €, virtualrnente impossfvel. AI!]util,a.s providencias terao que ser tornadas pete proqramador, para que estes proqrarnas possam ser mocmcados (adaptados) para uma 'versao de disco". uma sene de ar1iUcio:s para consequir tal intento pede ser lmplementada, como par exemp'lo, relocar 0 proqrarna ern linguagem de' rnaqutna, tlrar todos os espacos desnecessarios no programa em BASIC €' asslrn per oiante. Essas providencias nao estao, entretanto, ao alcance de' todos os usuarlos, vlsto que sao compllcadas e trabalhosas, algumas dslas nern sernpre dando 0 resul:tado Que se poderla esperar.

Na Figura 1.1! 0 lei,tor podera tar uma ideia do espaco disponfvel na memoria (livre) ern Bytes e do ultimo endereco disponi'vel para carregamento dos proqrarnas em linguag'em de maquina. Outras lntertaces diferentes daquela rnenoonaoa na Figura poderao apresantar valores dilerentes dos mencionados.

13

SiSTEMAS OPERACION Alfl DO MSX

A anulacao do drive B, atraves da tecla -ccontrob-, implica na alocacao da area de trabalho reservada a este drive na RAM do cornputacor para: 0 carregamento de programas, como, menciona.do antertormente.Pcreste monvo nao e posslvel glerenciar as operacoes que envolvem este drive. POI" exemplo: copiar urn programa do A para 0 B. Neste caso, 0 proqrarna em questao so pcderia ser copiado dentro do mesmo drive, com outre nome.

N.B,.: As restricoes aclma mencionadas retersm-se exctusivarnante a programas que carregam e rodarn na area rsservaoa as operaeces com 0 BASIC DE. DISCO.

As lirnltaeces de memoria em amotente DOS sao bern menos crlticas. Isto ocorre porque 0 padrao MSX preve a reserva de 64 KBytes (I) de RAM para 0 Sistema de' Disco operar .. Como 0 DOS ocupa apenas cerca de 8 KBytes desta area, 0 restante fiea livre para receber proqrarnas OU para 0 gere,nciamento das opera<;Oes realizadas pelo ~OS.

Enquanto no 8ASIle DE DISCO 0 maximo conseguido (nas condi<;oes estipuladas ac rcoape ca Figura 1,1) era de 24988 bytes livres, com 0 DOS este valor pocera atingir a cerca de 547'90 Bytes, SEM AN ULACAO do drive B.

Assim, por exemplo, a area de "buffer" de entrada e salida, num processo de copia de arquivos de um drive para outre, e infinitame'nte maier que' a rnesrna area no BASIC DE DISCO. Praticarrente todo 0 espacc livre podera ser alocado. Resultadlo: copls mais rapida e com maier volume de Bytes copiados de cada vez. Para quem possui apenas urn driv,e para tazer eopias, isto significa menos trocas de' disquetes como A e e.

o tetter podera mensurar 0 que afirmamos aelrna, ao 'lazar capias de vanos arquivos simultaneamente. Basta somal" 05 tarnanhos em Bytes de cadaarqulvo. tomscloos palo proprio DOS (vela 0 cornando DIR) e conterlr ouantos Bytes sao lldos pelo Sislema operactonal antes de passe-los para '0 outre drive.

Por outre taco os Sistemas Operacionais de Disco perrnitern aos programadores a estruturaeao de urn proqrarna em varias partes. Apena.s uma celas '9 carregada no micro, ncanco assim RESIDENTE na rnaqulna. As outras partes, ou "bl~ocOS", tiearn no disquete: sao as arquivos NAO- RESIDENTES, que podern ser irocados posteriormente.

Em arnbleme DOS, 0 bloco principal do programa pode ser parclalmente substituido palos blocos N'AO-RESIDENTES, Estes ultlrnos sao rnanticos no disco e por se

o que e' o BASIC DE DI:S,CO ?

14

SISTEMAS OPERACIONA[S 00 MSX

sobrepcrem ao proqrama RESIDENTEj sao chamados arqulvos de "OVERLAY".

Sando a maloria dos programas em amoiente DOS escritos em ASSEMBLER ou COMPILADOS (traduzidos) de uma linguaglem de alto nfvel, a quantidade de memoria ut.ilizada palos rnesrnos e relativamente ma.is recuzlda, 0 que porseu turno permite a alaboracao de programas bern rnals scfistlcadcs num espaco maier de memoria disponfvel, lEis al porqae 0 usuaro dispoe de Aplicativos poderosos rodando sob 0 DOS. No caso especlnco do MSX-D'OS. a sua compatibilidade com 10 CP/M 2.2 permite que 0 micro acelts programas orig,jnalmenle crlados para esse Sistem.a, com pouca ou nenhuma acaptacao.

Um espaco maor na memoria RAM, aliado a qualidade no oesernpenho das operacces basicas com 0 gelrenciamento do Sistema de Disco, tornam 0 MSX um micro com caracterlstcas mals adaquadas para os trabalbos de nivel pronsslorrat, sendo ate bastarue ace itav,e I 0 ssu empre'go em taretas desta natureza, case as limitaQoes lnerentes ao cornputador (velocidade, memoria) nao seiarn tatores de impedtmento do seu uso ..

Urn mlcrocomputador MSX standard vern da fabrica capacltado apenas a gravar e ter em Iitas cassete, ou. Ile'f urn. program a em canocno.

A grande limi,ta'Cao operaclonal das fitas cassete e a de 56 poder Ier ougravar SEQUENCIALMENTE.

Fora e'ste asoecto, a confiabilida.de de gravactio e leitura de arqutvos e rnuno baixa, prmclpalmente quando os dados 5a.0 envlados ao gravador em rnalor quantidade (por ex.emplo., aorna de 2400 Bauds). A tsto ss soma 0 tate do proC8SS0 em si ser muito lento e' ardscado (0 usuarlo pode, acldentalrnente, gravar umarquivo em cima do outre) desaccnselhando asslrn 0 seu usa em apilcatlvos proflsslonals,

Quando 0 usuarlo compra urn MS,x e aoopla a ele sorneme urn gravador casscte. tcdas as instl"uQoes degravacao e lslturada dados ou programas serao referidas a este periMrico. Neste conjunto estao: SAVE. LOAD, RUN, BSAVE! BLOAD e' OPEN.

o tnterpretador BASICjentretanto po'ssui lima usta decornandos, a qual '0 usuarlo tem acesso quando ccnecta urna interlace controladora de' discos acequaoa.

15

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

IEstes novos comandos possibitltam 0 use de disk drives e sao por .sso chamados de BASIC. DE DISCO ou DISK: BASIC.

Interac;ao entreo Interpretador BASIC e a controladora:

Embara sstelam prevlstos os cornandos em BASIC necessarlos ao tuncionarnento des drives, as IROTINAS referentes aos rnesmos nao ,s,e encorurarn no tnterprstador;

Es,sas retinas sao programas em linguage'm de rnaqulna, que se utilizam do 810S (Basic Input/Output System au "Sistema Basioo de Entrada e Sa fda") para gerenciar os drives.

Sa 0 usuario cornandar CUI usa!" urn proqrama com estas instrucoes, sem a intertaee de discos instalada, sera emitida urna mensagem de' erro, 'ger,a,l,mente do tipo:

ILLEGAL FUNCT~ON CALL

CHAM,ADA IL'EGAL. DE FUNCAO

Para acienar '0 BASIC DE DISCO oorretamente, e' necessarlo que alntertace controladora de discos coruenha essas romas, case contraro, 0 usuario so pod'era operar seu Sistema de Disoo atraves do DOS.

Asslm, podemoe dizer que 0' BAS~C DE D,ISCO esta previste na ROM do MSX. mas nao implementado. Pcderlarnos dizer tarnoem que ete so se lorna. dlspornvel quando a interface controtadora de ceccs, cornendo suas retinas, e eonectada a urn dos slots externos do micro.

Versatilidade do BASl'e DE ,DISCO'

A utiliiza9a.o do BASIC DE D!ISCO aumenta snormemente a capaclcade operaclonal do comput.ador. Atraves dele, 0 proqrarnador tem acesso aos recursos do I8lo.S de disco.

Esses rscursos sao necessanos para 0 gerenciamento de arquivos gravados no disco. Ds,vido ao seu tormato circular, os dlsqustes permitem a verreoura ao lonco do seu diametro, pela cabsca d,e' leitura e gravac;ao, ao contrario das fltas cassete, que sao, Ilidas por uma cabeca estaclonarla, de' forma necessarlarnente seqoenclal.

16

SISTEMAS OPERACIONA1S 00 MSX

Os gravadore,s cassete domesncos sao adaptadcs para 0' usa' com 0 cornputaoor. Para que ete pudesse let a mesma versatHidade do acionaoor de olsco, seria necessaria uma modificaCao radical no design do slstema de transporte de fita, a fim de aurnentar a vel.ocld,ade de gravac:So e leitura e pelrmitiir a ediC,ao de bytes na fita,

Com 0 usc dos disquetes, essa versatihdade e aicancaca com tacllldade. Sendo a varredura da caceca felts I,ongitudinalmente., emfracao de segund.o toda a supertlcle do disco pode sor exarnlnada para a cole<;ao au edi(jao de dados em lugares definidos palo usuarlo, atraves do Sistema Operacional.

lsto, na pratlca, signHlca que 0 ACESSO a informacOes gravadas no disco € tacttvel, sem Que, hlaja necessldaoe deler 10DOS os dados que ANTECEDEM os deselados.

A'SSim,O usuarlo pede crlar e rnanlpular, usando recursos do BASIC DE DISCO, arqujvos de ACESSO RANDOMICO au ALiEATORIO, nos quais a flexibilidade de coleta ou armazenarnento de dados e bam malor.

Nl!o obstante os rcccrsos citados aclrna, 0 Iormato de arquivarnento SEOOENCIAL, na forma converclcnal, podera, a criteria do pmgramador, ser tambem impl,ementado. Mesmo nests case, a l!eHura de dados ,e' significativamente rnais veloz e insuperavetrnents mais confiavel do que nas fitas cassete.

o BASIC DE DISCO permite aind!a, atraves de comandos proprlos, a operacao da maorla dos recursos lrnpertantes do MSX-IDOS, tais como: gr.av8c;:ao e leltura de arqulvos, copia, ranomeacao 'e apagamento de urn ou mals arquivos., de forma seleclo nada, etc.

Alem diss!o,TODOS os outroscomandos constantes do. BASIC c:onvencional serao acenos S9m re,stric;Oes. Apenas 0 usuarlo devera prestar atenQao B;O tate de que os cornandos reterentes as fungOes de gravaciioi e leuura de proqramas rerenr-se-ao preferencila.lmente ao Sistema de' Disco. Havenco necessidade de sa gravar ou ler proqrarnas e arqu lvos emf ita cassete, este periferico dsvsra sa r especificado na linha do eomanoo:

SAVE. <:"[DR.IVE:] programa'I'>LA] - g:rava um programa em BASIC. opcionalmente no tormato ASCII, se a clausUila A for menoonada.

17

SISTEMAS OPERACION ArS DO MSX

LOAD <"[DRIVE:] programa">[,H] - carrega urn program,a em BASIC, tndependenternente sefoi gravado em ASCII OU no tormato convsncional em blnario condensado, A clausula Rj sa incluida, tsra 0 program,a rodar apos ser carregado.

RUN <"[DRIVE:] proglrama":>[,Hl - carreaa e roda um progra,ma em BASIC, independentemente se tot gravado em ASCII ou nao, Zera as variavels e fecha os arqulvcs abertos. Quando R e usado, os arqulvos nao sao techados.

MERGE <''[DRIVE:] proqrarna" ou "arqulvor»- carreqa urn programa em BASIC IOU arqulvo, gravad'os no tormato ASCII sem destrulr 0 conteudo de urn programa preexistente, desde que a nurneracao das linhas nao se]a colncidente.

BSAVE <lDRIIVIE:] proglramaOl>,<endereco inicial>.<,endereQo final>.I<endere~o de execucaos] [,S]I -qrava em proqrarna em linguagem de rnaqulna. previamente alojado

- .

nos enderecamentos especificados. A clausula S selva uma tela grafica direto da

RAM de video (VRAM).

SLOAD <"(DRIVE:] programai'>[.R] [.S] - carrega urn proglrama em linguagem de' rnaqulna. Carreqa e roda sa R for incluf,do no comando. Carre'ga leila. Igrafica se S for mencionado no Ilugar de R.

OPEN <''[DRIVE:] arquivc"» ~. abre urn arQuivo para gravacao OUi leitura de dados, em tormato ASCII. Se 10r RANOOMIGO, inclul-se tambern 0 tarnanno do arquivo.

Em fita eassete:

CSAVE <"programa'f> - grava urn proarama em BASIC.

CLOAD [<"programa">]I- carrega urn proqrarna em BASIC.

SAVE <."CAS:programa"> - grava um programa ern BASIC, no formato ASCII.

LOAD ,<'CAS:[<pmgrama]",>[,R,) - carrega urn programa em IBASIC prevlamente gravado no tormato ASCII. Roda '0 programa se a clausula R, for inclufda. Se 0 nome do programa naotor citado, sera carreqaco 0 pnmelro proqrarna eneomrado na fita.

RIJN [<numero da Ilinha do proqrarnasj- roda urn programa em BASIC previamente carregado' na memoria do micro" atravss dos cornancos CLOAD' e LOAD "CAS: ". Se o rnimero ca linha. nao for citaoc, 0 comando zera todas as variaveis, fecha areulvos absrtos e rooa 0 programa desde seu infcio.

IR

S,ISTEMAS OPERACIONAlS DO MSX

RUN «:I'CAS:[,<programa]"'>[,R)- carreqa e' executa urn progra.ma em BASIC gravado no formato ASCII. Se 0 nome do programa nao for citado, sera carreqado e rodado o prlrneiro programa encontraco na fita. R mantern arquivos abertos.

BSAVE <'1CAS:programa",>.<endere<;o inicial>,<endereco finab,<endere90 de execuc;ao>[,SI- grava urn proqrarna em linguagem de' rnaqulna, nos rnoldss do modo correspondente ern disco,

BLOAID <"CAS:[<p:rogr,ama>r">[,R] [.S] - carrega e roda (R) urn programa em llnguagem de' rnaquma, A clausuia S permite 0 carregamento de tela glrafica previamente salva da V RAM. Se m '0 nome do proglrama, '0 comando carreqa 0, primeirc que for encontraco na fita.

OPEN <"CAS:arquiv'o"> - idem ao mesmo comando em disco. s6 pcdendo ser abetto no t,ormato SEOOENCIAL.

cornoarandc-se oscornandos aclrna, observa-se que 0 per'ifericoll!gravador cassets" ei e'spe,eificado na Unha de comando pela letra .. 'C~' e pejo prenxo "CAS:".

Deve-se observar tamoem que csrtos ccmandos, como SAVE e LOAD, tern smtaxes dltorentes. quando empregados, para 0' accnamento de' urn O'U outre perif,a'rico.

Para f,acmtar a compreensao da.queles Ieltores q,ue, sao usuaries recentes do disk drivel depois de urn ceno perlodo rnanuseanco fitas cassete.tabstamos os cornandos acima, mostsando a conespondE!ncia entre eles:

Use, ,a TABELA a seguir para passer plrogramas de fila para disco, au para rodar ,e salvar prooramas emuta, quando a interface de disco estivsr instalada e ativa.

Note que 0 comanco RUN no BASIC DE DISCO. nao tsm uma corraspondencla exata nas operaeees comfita: no Sistema de Disco, RUN "programa" carrsqa e roda automatlcamente 0 programa em BASIC, estejaele gravado, no formate binario condensado (gravaCa,o normal) au no tormato ASCII; em flta, RUN "CAS:" I(OU LOAD "CAS:" ,R) so e oapaz de carrie gar e radar automaticamente programas gravados prevlarnerre no torrnato AS.cIll~~ atraves do ccrnando SAViE "eAS:",

Per outre tado, ha uma dupllcldade de comandos que executam a rnesrna funcac. Porexemplo: RUN "CAS:" e LOAD"CAS:"',R carrecsm e rodamprogramas em BASi,e gravados na fita ,em tormaio ASCii, sendo jndiifarenle usar uma au outra lnsirucao, quando 0 que se deseja e pura e simplesrnents carrsqar ,e radar arquivos, sem se importar com vartaveis ou arqulvos abertos.

19

SllSTEMAS OPE.RAOON AJS 00 MSX

'rABELA CQHPARA'I'IVA DE C.QMAND'OS EM BASIC PARA GRAVA<;AO E LEI'1'UP.A DE PROGRAM~.s E, ARQUIVOS

P'AR,A usa COM DISCO:

PARA usa COM. JrITA CASSE'rE~

LOAD n [DRIVE:] progr'ama"

CLOAD ["programa"l

LOADIICAS: [<programa>] 11' (ASCII\

SAVE "[DRIVE:] p r oq cama"

CSAVE I'programa II

SAVE It [DRIVE: ] prog,rama. It "A (A.SCII)

SAVE I, CAS: p rQg r ama 'II (A,SCI I )

RUN "[DRIVE::] programal!

RUN"CAS: [<programa>] II (ASCII) LOAD"CAS: [<proQrrama>JI IT,R (ASCI.! )

RUN [numero da linha]

RUN [niltmero da lintlaJ]

BLOAn'" [DRIVE; ] prog.,·tIl [, R]

BLOAD I'CA.S: [<programa>]U r. R]

BSAVE I~ [DRIVE: ] progr. ". etc.

aSAVE "CAS:programa'll, etc.

MERGE II [DRIVE:] programalT

MERGE "CAS:programa"

OPEN 11 [DRIVE:], a.,rquivon

OPEN '!CAS: arqui VO"

Note tambem 'que,' no BASIC DE DIISCO, a nomeac;a.o do proqramaou arqulvo NoAO E OIPCIQNAL llssc ocotre po:rque 0 acesso aos dacos no disco nao '8 sequsnctal e 81m randomico, pedendo 0 Sistema Opsraclonal achar, asslrn qjualquer colsa gravada,. S,e 0 nome na.o for mencienaco, 0 Sistema naosabera 0 ,que procurar I!!

Lembre-se sernpre oeste detalhe, S9' tor progra:mar em BASIC. Nao se esqueca de prevsr no. scu proqrarna a possibilidade de inv,alidar a entrada, quando ao pedlr 0 nome do arqufvo, 0 usuarle tsclar <return>. Por exsmplo:

10 INPUT'DIGITE a. NOME DOAR.QUIVO";A$

20 IF .A$=" .1 THEN PRINT·ENTRADA INVAuDAi':GOT010

Algunsprograrnas aplicativos em disco perrmtem que 0 usuano I.eia. e grav,e arquiv()s ern fila com urn comaneo unico,. N,este case, 0 usuarlo devera respeltar a slntaxe das instru'9oes. espscltlcas dos dots perrrericos., 0 que, geralrnente si.gnifica incl:u ir 0 pref lxo '''CAS:'' na nomea~ao co arquivlO em flta,

20

SISTEMAS OPERACIONAIS 00 MSX

Organiza,r;ao de trabalho nos, dlsquetes

Como 0 leirt:or posslvelrnsnta ja deve astar pe rcebe ndo, a lrnptantacao de u m S i sterna Operacional de Disco, sela eie anaves do BASIC DE D,ISCO, seja atraves do MSXIDOS ,e seus cornpstfvels, requer urn alto grau de organizaGao e confiabilidade, 0 que, e, em 'gr,ande parte, responsabilidade do proprio Sist,ema Operacional,

Para cue sa possa ernender esc claramante, sem ser obriqado a tazer urn Curso de Doutorado em tnrormattca, e necessanc lancer mao de al'guns. dados relatlvos a maneira como as tntormacees sao gravad.as em urn disquete.

Comer;aremos porafirmarque, estanco na EPROM da Interface Controladorade Discostodas as rotnas (au proqrarnas) necessarias para acessar 0 Sistema de Entrada e Saida (BIOS) do computador, esta e, em ult,ima analise, 0 CORAQAO DO SISTEMA OPERACIQNAL DE DISCO.

As informac;oes que servern de guia ao Sistema Operacional sao gravadas por ele proprio no dlsquete, Atraves cetas. 0 Sistema podera localizar dados gravados pelo usuaro em quatquer posleao do disco.

Quando os disquetes saern da taortca, nao ha nada gravado sobre a sua supertlcie, Sa eles tossern utilizades asslrn, serla lmposslvel precisar em que trecho da superflcle estanarn sendo gravados cu Ilidos os prcprarnas. Para evttar que tal acontsca, sao tsitas rnareacoas, de uma FORM.A ,orgal1izada, palo Sistema Operacional,

A rnarcacao corresponde a uma seri,e de TRllHAS MAGNIETIICAS CONCENTRICAS, divididlas cada uma em vanes SETORES.

Uma parte desses SETORI::S 'e reservada ao Sistema Operacional, para gl'avar e ler informacoes necessartas 8.0 seu gel'"enc.i.amento. Sabre etas talarernos mals adiante.

Nos ouiros SETORES sao gravados os arqulvos e programas do usuarlo, 0 que tsto signi'fica em termos de memoria dependera do tipo de disquete usado.

o PROCESSO DE MA,RCACAo DE TRILHAS E. SETORES NO, DISC:O E DENOMIN'AOO FORMATACAO.

21

SISTE.i.\IIAS OPERACIONAIS DO MSX

A FOIRMA T ACAO e pecull tar de Gada Sistema Opsraclonal, 0 que significa, na pratlca, que urn disqaete formatado por um Sistema de Disco s6 podera ser lido per outre Sistema CompaUvel.

Por especifica.<;Ao da MICROSOFT, a tormataeao de dlseos no padra,Q MSX e totalmente compatlvel com 0 MS.-DOS, do IBM-PC, com I19"x:ce'Q'a,Q da area destinada a ROTINA DE PART I DAI cujo programa e exclusivo co MSX.

Os SIETORES reservados ao Sistema Ope racional , os quais contsrn informa~6'es preciosas demais para ssrern alteradas pelo ususro, sao chamados de SETOAES PHIVADOS ou PRIVATIVQS 'DO SISTEMA. OPERACIONAL.

as outros SETORES, utilizados para 0 8Jquivamemto de' dados ou prograrnas do usuarlo, sao de acesso nao-privanvo, e par tsso chamados de SETORES PUBLICOS. Pot torca da Iormatacac utillzada no padrae MSX, cada TRILHA e dividida em 9 SETORES, numerados de 0 a 8 (veja tarnoem 0 Apimdice 2; para mais detames).

Via de regra, os disquetea de 51/4" sao tormatados com 40 trnhas em cada lado, enquanta que as de 3 1/2'1 requerem 80 trilhas de cada laco.

IMPORTANTE:

NUNCA FORMATE UM DISCO DE FACE SIMPLES COMO SE FOSSE UM DE DUPLA, POlS a SEGUNDO LADD NAO FOI TESTA:DO PELO FAB:RICANTE.

Cada SETOR e capaz de co mportar 512 Bytes de linforma~ao. Assim sendo, O'S disquetes de 5 1/4" de face simples e dupla pocerao recebsr:

Face Simples: 512 x 9 x 40 = 16432.0 Bytes;:;; 180 KBytes·

Face' Dupta: 512 x 9 x 40 x 2 :;;; 368'640 Byles ':;::; 360 KBytes

., 1 KByt,e ;:: 1024 Bytes.

Esses vaeres de 180 e 360 KBytes nao estao totalrneme disponfveis para '0 usuarto, pols, como foi dito antes, urna parte e atocada para USO' sxcuslvo do Sistema. Para saber a mern6ria real disponivEd, devemos contabilizar 0 quanto e gasto para os Set ores Prfvados:

22

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX:

N~m disqueta de tace simples, a formatacao reserva as setores 0 as da trllha 0, pertazendo urn t.otal de nove seieres para esta finaltidade. a numero de Bytes gasto teorlco sera:

512)( 9 = 4608 Byt'es ... 4,5< KByt.es

Portanto, 0 total dlsponlvel aos Setores Publleos sera necessariamente:

1843 20 - 4608 = 17971,2 Bytes = 175,5 KBytes

.Analogamente., num dlsquets face dupla, os setores 0 a 8 do l.ade Q e os setorss 0 a 2: do Lado 1, .sao alocaoos para. esse tim, pertazando urn total de doze setores, Iisto dara:

512 x 12 :.l: ,6144 Bytes ~'6Kbytes

Repetindo 0 mesmo calculo, verificamos 0 valor re,al de Bytes dtsponlveis:

,36B640 - 6144 = 362.4'96 Bytes = 354 KBytes

Esses valo,res de 175,5 e 354 KByt'e's sao. portanto a MEMORIA AUXILIAH real que o usuanc dispO,e em cadadiSQuet,e de race simph~'s e dupla. a Quail servtra ao armazenamento de' programas earquivos.

A.o, comrano da MEMORIA RESIDENTE no corrputador, que se apaqa quando 0 desliglamos, a MEMORIA AUXltIAR' do lipo NAO-VOLATIL! lsto e, permanecegravada pelo tempo que desejanrnos. Essa MEMORIIA AUXILIAR pode ser conslderada, para fins praUioos, como uma EXTENSAO da MEM6'RIA RESIIDENTE do cornpatador.

Para. que sao alocacos os e'spacos de m'em6ria de 41,S, (face simples) e 6 KBytes, (face dupla) dos Set:ores Plivado,s,?

Para armazenar tres tipo,s de infonna:<;Ao:

1 -.A Rotina de Partlda (BOOTSTRAP)

2· A Tabela de Alocacao de Arquivo's (FAT)

23

SISTEMAS OPERAClON AlS 00 MSX

Ao cornpreender '0 que sao e para que servem estas tras informa(joes, iremas entender de maneira mats s,imples comofunciona 0 Sistema Ope,raclonal de Disco.

A Roti na de Partida

E um programa gravado pela interlace controladora no setor 0 de trilha 0, portanto, bern no inicio do disco, que posslbilita carreqar e rodar 0 Sistema Operacional DOS assim que, 0 usuarlo da partoa no cornputador.

Este programa contern urna sene de' infol'maejOs's sobre a fo'rmata~a'o (tipo) do disco (veia 0 Apendice 1) eas lnstrucoes necessarias para carregar e rodar 0 DOS.

Quando a parttda e dada" a ROM da interface de discos assume 0 contrale e processa uma sariie de inv€stiga.tjOes, para veriticar sa existealgum canucho conectado ao MSX. Se hcuver, D BASIC DE DIISCO sera configurado para rodar 0 programa nele existente. case contrarlo, a controladora providencia a leitura da ROTINA DIE PARTIDA e Q seu arrnazenamento em ,&HCOOO! ate &HCOFF. Sa 0, primeiro Byte da ROTINA nao for EBH ou E9H, ou ainda, se ocorrer alguma. falha de leitura por qualquer motive 0 BASIC DE DISCO sera atlvado. A controladora inspecona a RAM para veritlcar se a memoria. dispon[vel e de 64 KBytes, antes de carregar 0 DOS. Se lsto naotor vercace ou s.e nenhum cos proqrarnas DOS ci1ados na ROTIINA exlsttr no disco, a pretarsncta sera dada novarnente ao BASlIC.

Embora este seia 0 padrao elaborado pela MICROSOFT., nem todas as comrolaooras o sequern arlsca. ACD-X2 daiMICROSOL; por exemplo.soatlvao BASile DE DISCO depots que urn disquete sem DOS 9' lido.

A Tabela de Alocac;ao die Arqulvos

E a, Tabela que informaao Sistema es locals exatos onde 'as, aroulvos cons1antes do Diret6rio estao ,gravados. Esta Tabela e conhecida como FAT, abrevlaeao ce FILE ALLOCATION TABLE.

AS intorrnacoes que estao tabetadas reterern-se aos "CLUSTERS;! ("agllomerados"), que sao monopojzados para a alocacao dos arquilvos.

24

SISTEMAS OPERA CION AIS DO MSX

o CLUSTER e Q espaco M iNIMO em Bytes, usado para a gravacao de urn arquivo. No disquete de face simples, equivale a um setor (512 Bytes} e no, de face dupla, a dais setores (1024 Bytes).

o Sistema Operacienal aloes urn determlnadc arqulvo, de acordo com 0 ruirnero de CLUSTERS que ele ita ocupar, a partirde urn CLUSTER inicial definido palo Diretorio. o numero do setor correspondents a este aglomerado dlzao Sistema on de 0 arquivo cornecara a ser lido au gravado.

INa FAT, estao tabslados os CLUSTERS de cada pwg1rama ou arquivo. Como a ocupacao do disco e sequenclal, cada nova gravai1aO cornecara sernpre no primeiro CLUSTER disponfvel. A medid'a em que os CLUSTERS vao senoo alocados, sempre seqaendamente, a FATvai sendo construida. Quando 0 tamanho de urn arqulvotor maio!" do que a sequencia de CLUSTERS inic.ialmente aiocaca, 0 restarne do, arquivo sera gravado a partir do prirneiro CLUSTER disponfvel seguinte.

o exernpte rnals cornurn dssta crcunstancla oeorre quando 0 usuario grava e apaga arculvos sucesslvamente, Suponhamos que tres arquivos, 1,2 e 3, estejam glravad'os num disco e que 0 arqulvo :2 tenha sldo apagado. A proxima gravagao se eara no lugar do prlmejro CLUSTER desocupaoo, que correspcnde ao arquivo 2, que tol apagado. Se 0 novo arquivo (4) for rnalordo que 0 2, sornents uma parte dlele ocupara os CLUSTERS do arqulivo ,2. 0 restante sera alocado no primeiro CLUSTER dispon ivaI apes 0 arq u iva 3.

Esquema1icam,ente, a representacao sena a seguinte:

1 2

3

D E

F

1

ARQUIVO APA'GADO C :0

.3

.. io ......... iii

A B

E, F'

1 4

3

4

B C

D E

H

:NO,VO ARQUIVO

,i'

,( INIC::rO,)

NOVO .A:R.QUIVO (RESTANT'E)

25

S~STEMAS OPERACrON AJS DO MSX

No exemplo aclma, A,B,C,D,E,F,G e· H saO' setores do disco, 0 arquivo 1 ecupa os setores A e B e as outros asslrn por diante. Quando 0 arqulvo 2 foi apaqado, 08 setores C e D ticaram desocupados. Assirn, sendo 0 arqulvo 4 malor que 0 2, urna parte dele ocepara os setores anterormente alocados ao 2 e 0 restante, os proxlmos setores vagos (G e H),

POI" al se vi a importancia Ida FAT. pais e ella. quem informa em que setores estao localizados os programas e arqulvos constantes do disoo. Quando a FAT e danificada, '0 Sistema Operaclonal recorre a uma copia de se,guranca existente no propno disco. Ha cases onde 0 olsquete podera tel" 0 seu mapearnento de tal forma aiteraco. que novas lejturas do arqujvo se tornarn inviaveis.

AI'gLlns utiutancs recupcram dlsquetes procurando CLUSTERS perdidos e reaqrupandc-os, de forma a serern novarnente aceseaccs como arquivos.

Na maioria das vezes em que um disquete apresenta 0 charnado "erro de leltura", Q I.eitor dave prestar ateneao para saber sa 0 '€HO ocorrs com apenas um arquivoou com todo 0 disco. As vezes, e sutlclents RECOPIAR apenas os erquivos com problemas de laltura. Sa 0 erro perstsnr. e bastante posslvel que tenha havido probliemas com a tormatacao (veja tarnbern a pa.g. 124, no Cap .. 5).

CUIDADO:

INTEiRFACES DEFEITUOSAS fORMATAM as DISQUETES COM IAREGULARIIDADES, GAUSANDO PROBLEMAS NAS 'OPERAGOES IDE GiRAVAGAO E C6PIA DE AHQUlIVOS.

Uma intel1ace e/ou cabos de drlve interrnitentes ditieultam 0 gerenciamento das operacces de entrada e saldapsrao disco. Outros pontes a considerar sao: a aurnenta~ao eletrica do equlpamento, a existencla de desafnhamentc das cabecas dos drives, a integridadefisica dos dlsquetss uttlizados, etc. 0 usuarlo ceve se prevenlr, instalando 0 equlparnento em local arelado, mas sern poeira ou poluiyao ambiental Se for necessaro, devs ligar 0 sistema a urn estabilizador de rede, dotaco de IiItm de linha, de boa qualidade,

26

SISTEMAS OPERACIONAIS 00 MSX

o Direterlo:

Dos Setores Privativos do Sistema, '0 Dket6riol e 0 mais eormecldo, porque dele partern informacOes que 0 usuaro pode acessar atraves do comanco DIR, dos proqramas DOS 8' CP/M.

o DIRETORIIO, como 0 nome' diz, e uma LlSTA ou CATALOGO de lnfo,rmag6es, a respeito cos arqulvos e proqramasconstantes no disquete, asquais veremos adiante.

o Dilretorio' e preenchldo cada vez que urn arquiivo e gravado ou copiado no disco. Sao ao todo 32 Bytes de oados para cada arquivo. os quais, quando visualizados atraves de um proqrarna que possibilite lero contsuoo do disco, S8' apresentam asslrn dIstribu idos:

NO NO NO NQ HO' NO NO NO EX EX EX ~T 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 HO HO DA DA CI' CI TA 'I'A TA T,ll

o,issecando estas linhas, verificamos os seguintes cacos:

NO NO NO NO NO NO NO NO -- a Bytes para 0 NOme do arqulvo.

EX EX EX AT 00 00 00 00 -- 3 Bytes para a EXtensao do NOme do arquivo e. ao lado, 1 Byte para 0 ATributo; 0,5 Bytes restantss sao zero.

00 00 00 00 00 00 HO HO -- '6 8yt:les zero e 2 Bytes para a anotacao d'a HOra ern que o arqulvo foi gravado.

DA DA CI CI TA TA TA TA -- 2: Bytes para a. rnarcaeao da DAta em que 0 arquivo foi gravado, 2 B'yt,es para a indicacao do Cluster inicial ao Sistema Operacional e 4 Bytes para a gravaG8Jo do T Amanho do arqu ivo.

27

SISTEMASOPERACIONAIS DO MSX

Observa~oes:

Quando 0 iNOme do arqulvo for manor do que otto caractares (1 Byte:;;;; 1 caracterej, os Byt,es rsstantes serao conslderados espaco em branco (20H OUi 32 na Tabela ASCII). 0 rnesrno sc apliea it EXtensa,o.

o Byte relatjvo ao ATributo se apresentara neceesartarnente zerado, dsvldo ao tate de que ate, a presente versao do MSX-DOS nao existe a previsao, atravss de 00- rnando proprio, de sua utiIJiza~ao.

o estabelsctrnento de urn .A Tribute tern duas finalidades baslcas:

1!ii -, ATlributo de "ler-somente": impede que urna gravacao possa ser felta num arqulvo (protecao contra escnta). mas perrnne que este arqulvo sela Ilido.

2.j - ATributo de "arqulvarnento": seleclona os arquivos de umdisquete que serao au nao coplados, dependendo da rnanetra como 0 ATributo e estaoelecldo,

o ATributo pode ser, atnda, usaco para. outras tlnatldades, como por exernplo. para colocar urn rotulo ("Iabell") au 'volume" no disco. Neste, caso, 0 Nome do volume constara do Diret6rio e oeupara 11 caractsres (8 do NOme e mats 3 dat EXtensao), mas nao sera listadc como arqlJivo, devido a mudanca no Byte do ATributo. Quando o Sistema preve a leltura do Volume do Disco (case do padrao Microsof1 para as micros IBM-PC corrpanvee), este sera anunciado antes do conteuco do Diret6ri,o e pods sal" acassado tanto no comando D'IR, quanta no cornando VOL (do MS-DOS).

os 2 Byles rererentes a HOm em que 0 programa e gravado,ao ccntraric do Byte do ATributo, podem ser enunciados quando 0 usuario solicita. a liistag'em do Diret6rio. A gravacao da HOra, entretamo, 56 lPoder~ ser ccnsequlda atraves de um proprama adlcionado 30 Sistema Operaclonal ou de urn relogio interno no micro, No MSX, a prlrneira op<;ao e impr.aticavel., e a. segunda nao e,fornecida ao usuario .. cornaroando DIR para ustar arquivos gravados e'm urn IBM-PC, a hera das glravalit0es podera ser visualizada,

Em resume: ATributo e HOra nao sao aproveitados ate a presente versao do MSKDOS, mas quanto ao segundo, 0 sistema podera le'-Io, case eonste do Diroeii6lfio. Os Byte's co ATnibuto deverao perrnanecer zerados. se 0 usuarlo quiser ver 0 arqulvo listado com 0 cornandc DIR.

28

SISTEMAS OPERACION AlS 00 MSX

Ja lOS Bytes pertencentes ,a info,rmaC8Jo do Cluster IniC,ial tornecern ao Sistema a iindicaC:io do prtrneiro setor na FAT alocado ao arquivo am questao. De posse deste dado, 0 Sistema Operaclonal pes,quisara na.Tabela tooosos outros setores alocados ao arquj'vo.

El finalmente'. quanta ao TAmanho' do arqulvo, apenas 2 Bytes sao usados quando o arqulvo e um programa, mas csarquivos de dados podern alcancar rnals de uma csntena de IKBytes, quando entao os Bytes restantes serao tarroem usados,

Limitacees flsicas do Diretdrlo:

Co rno vimos, 3-2 Bytes ,saJo gastos pelc Sistema, Operacional para anotar informaQoes 110 Dim1:6rilo a respeito de urn determinado srqulvo. Como sao ressrvados 4 e 7 setores do disco (face simples e d'upla. respecnvarnente) para 0 Diret6rio, podersmos estimar 0, maximol de arquivos que podem ser gravados num dlsquete de 5 1/4'1:

Face' 8,imples: 512 x 4/32 = 64 arquivos

Face IDupla: 512 x 7/32 == 112 arquivos

Aparentementei estes valores sao urn pouco exagerados, pols, na maioria das vezes, os programas que gravamos au oopiamos tern urn tarnarne em Bytes superior a 10000. E bastante provavelque os Setores Publicos sejam ocupados ANTES que 0 Diretorto fique chele.

Por outro lado, quando urn disquets e utmzado para arqulivar bloeos, de urn nurnero baixo em Bytes, e possivel que a. situa<;ao se reverts. Supondo, por exernplo, que resolvamos arculvar cartas digi1.adas em um Proeessador de Tcxtos. com csrca de 2500 caracteres, ocupando jdentico' espaco no dilSCO, 0 MAxIMO de que as cartas arquivadas pooeriam dlspor serla de:

2500 x 64 = 160000 Bytes (FaCe Simpfes)

2'500 x 112. = 280000 Bytes (Face Dupla)

a restante (20224 Bytes, Face Simples e 82496 Bytes. Face Dupla) , n.ao pcderia ser ccupado.pols nao ha mats sspacc vag'o no Di'retorio. Quando 0 usuaro tentargravar

29

SISTEMAS OP'ERACION AlS DO MSX

mais urn arquivo, sera alertado pelo Sistema com a mensagem: DIA'ETORIO CHEtQ.

Arquivos deletados no Dlretorlo:

Todos O,S arquivos Que aparecem na listag,em impressa pelo computador, quando 0 usuario digita DIR na linha de comando do DOS, sao considerados ARQUIVOS PRESENTES. Quando, um arquivo e apagado (del,elado), E NENHUM OUTRO E COLOCADQ EM SEU LUGAR, este a.rq'uivo perrnanecera FISIICAMENTE no disco eo seu nome mantido no Diretorio.

Entretanto, 0 comando DIR e tncapaz de aeessar os nornes dos ARQUIVOS DELETADOS e estes sao, por lsso, constderados ARQUIVOS AUSENTES.

o que impede 0 acesso aos names dos arquivos daletados e a substlrulcao, pelo Sistema Operacional, do prlmelro caractere do NOM E do arqutvo, palo caractara :229 oa Taoeia ASCII, representado pelo seu valor em ttexadecimal &HE5 (au E5H). Sa' outro caractere, dentro diaqueles permitidos na nomsacao de arqlUiviQs, for novarnente coiocado em seu lugar, ele sera novarnente acessado palo comando DIR do DOS 19 palo FILES do BASIC DE DISCO, mas isto pOUCO significara, pois 0 Sistema Operaeional se baseia pela FAT, que, neste case, estara zerada.

Para recupsrar urn arquwo deletaco, as utilil,arios com este fi'm reaqrupam, manual ou automaticarnente, os setores anteriormente alocado,s para 0 arquivo e regravam estes, setores na forma de urn novo arqulvo, em outra parte do disco. A parte do D I R ErOR 10 conte ndo a rnarca de deler;ao (E5 H) I sera utilizada para dados de outra operacao de grava~,ao (Ieia a pag. 146 do Cap,. 5).

ARQUIVOS DELETADOS PODEM SER RECUPERADOS, DESDE QUE OS SETOHES DO DISCO POR IELE OCUPAIDOS NAo TENHAM 8100 REAPROVIE,ITADOS PABA GBAVAR OUTRO ARQUIVO

A recuperacao de urn arquivo deletado e' uma tarefa complicada e, as vezes, quase imposslvel, IE recomendavel evitar ao maximo a delecao oesnecessana de arquivos. pots arrependrnantos ta.rdios pccemacaoar custando muito cam.

30

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

Regras para a nomeacao de arquivos:

Como acabamos de ver no toplco sabre Diret6rio, um total de 11 Byles sao reservados para 0 nome dos arqulvos e suas respectivas extensoes.

Existem regras bern definidas. que' dlscorrerernos a seglUir, para a norneacao dos are qulvos e das extensees, as quals, sa nao forem seguidas a rlsca, poderao causal" series ernoaracos aos usuarcs.

o leiter dsve se recorder case ja tenha usaoo anterlormente 0 gravador cassete co mo maio de armazenamento de seus programas, que a nomeacao dos arquivos seaue duas r1egras ,bas,icas:

1 - ate sets caracteres pocern ser usados no nome do programa.

2 - 0 usuano dave optar se usara tetras rnalasculas ou minUsculas.

A, nomeacao de progr,amas OU arqu ivos em disco e bern rnals flex ivel. e versat ii, po rem, deve ser feila com rnais cnterios:

-- - - - -

Em prime.ra lugar, 'e INDIFERENTE digitar letras malusculas ou minusculas para nomear urn arqutvo, pots etas serao oonverrtldas em rnamscutas de qualquer rnaneira, quando forrem gravadas, no Diratorio do disco I

Em s,eglUndo lugar, 0 NOME do arquivo (oito caracteres) deve ser separaco da extensao (trf§s caracteres) por urn PONTO:

NOME DO ARQUIVO.EXTENSAO DO NOME

Emterceiro luqar (9 nao manes importante)" nenhum caractere passfvel de ser interpretado pella Sistema Operaclonal podera serusado, seta, no nome, seja na extensao.

OS CARACTIERES PROIBIDOS SAO:

E murto f'acil ent:ender 0 porqu,e deso: basta, ver, como exemplo, que os names dos arquivos, sao separaoos de suas extensoes porpontos, Portanto, nao e pcsslvei usar o ponto como nome do arquivo, pais este eo sinal que 0 DOS usa para saber que terminou no caractere precedente 0 nome em questao. 0 mesmo ocorre com tocos os outros caracteres. Os seus significados 'ficarao clams B. medida em que OoS co-

31

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

mandos do DOS forem oescrnos.

Names que' se refiram a disposttivos externos aOI DOS. tais como PRN • NUL, AUX, CON" etc .. tarnbem nao podem ser usados, Estes se reterem, em gEna.l , ao destino ou alvo de urn comando em particular. POIr exernplo, PRN leva para a impressora conectada a salda paralela, 0 rasultado da operacao solicitada na linha de cornanco:

NUL se refers, dtsposfivo externo NULO, etc.

Significado das EXTENSOES:

Dutro aspecto importante a ser ccnsicerado nos names dos arqutvos sao as suas ex~ tensoes,

EXTENSAO, como 0 nome ia diz e um prolongamento do nome de urn arqulvo, cujo objetivo e 0 de intorrnar ao Sistema Operacional au ao usuarlo, do que se trata a arqulvo em qusstao.

Como apenas tres tetras sao permitldas, elas teml por obrigac&o representar rnnerronlcamente 0' seu signfficado. Isto e valido para ambos os cases (Siste'ma e usuanc) citados acima.

Para 0 MSX-DOS, a extensao indic.a a natureza dos arqulvos, Quando sa da, como cornando, 0 nome de urn arquiivo, 0 DOS analisa a extensao, para saber 0 que tazer com ale.

Alga parecldo ocorre quando se da partlda no micro e '0 Siistema de Disco procura arquivos com extensoes .SYS OUi .SIS, de acordo com a Hotina de Partida do disco.

Exemplo,s de e'xtensOes rnterpretadas pelo DOS::

COM - abrevlacao de COMmand (COMando), indica que' 0 arqulvo e rum programa objeto OOMpilado de uma Unguaglem de pr'oglramaQao (por exsmplo: Assembly, lingua-gem C, Pascal, etc.), para ser carregado e rooado palo DaiS. na forma de urn comanoo.

EXE - abrevlacao de EXEcutable (EXEcutavel)" indica que 0 aliquivo e urn programa em linguagem de rnaquina e esta pronto para rodar (prog:rama EXEcutavel).

32

SISTEMAS OPE-RACION AlS 00 MSX

BAT - abrevia<;ao de BATch ("LOTE"),_indica que 0 arquivo ,e uma lista de cornandos do DOS. OU se'ja" urn "Iote" de comandos, que, ao rodar, serao colocados automaticamente na llinha de cornando e e:xecutados.

SYS(SIS) - abreviacao de SYStem (SIStema)" indica que '0 arquivo e 0 btoco principal do Sistema operaccnat sendo este ,0 tlpo de arquivo procurado quando 0 usuarlo d~", partida no computador,

Estas extensees sao de usa obrigat,or,io para caractarizar a natureza do arqulvo, Desta forma, nao poderao ser usadas indiscriminadamente.

Sa arquvos que necessitam estas extensees nao torem nomeados corretamente, 0 DOS podera perder 0, controle ao tsntar executa-los, podendo ate obrigar 0 usuaric a reinicializar '0 computador.

o US>Q de' extensoes fora daq,uelas caadas acima, privativas do DOS, tornece uma idela clara do tipo de arqulvo com 0 qual 0 usuario esta lidlando, desde que empreaadas de' forma padronlzada e correta,

As extensOes nao interpretadas pelos Sistemas operaconats OU par programas especl'ficos, nao provocam 0 lmpeclmento do carregamento au a interrupi1a,o do funcionamemo do micro. Estas extensoes podsrao set crladas e aquelas de uso ja consagrado dever,ao ser conhecldas, para urn imediato reconhecimento do programa ,examinado, facilHando assm 0 seu carreqamento s/ou a. sua execucao,

,Exemplos de ,e'xt,ens6es de use naD re,strnivo:

~,IN _, abreviacao de BINary (BINario), lndicando que 0 arqulvo e urn procrarna ern linguagem de rnaqutna, necessitando do ccrnando em BASIC BLOAD"arquiv'O",R para ser carreqado e rodado,

BAS - abrevlacao de BASic, indicando que 0 arqulvo e urn programa em BASIC, necessitanoo do cornando RUN DU lOAD.arqu.ivo,R para ser carregado e rodado,

OVA - aorevlacao de OVeRI'ay ("COBERTUR'A"), indicando que 0 arquivo e parte de urn programa que fica residents no micro e que podera ler partes dele para cobrir au subslituir partes resldentes.

TXT - abraviacao de TeXT (TeXTo}, indicando que' 0 arquivo esta gravado noforrnato de TEXTO (ASCII), sendo posswetmente resultants de um Processador de Textos ou arqulvo de' cados de outre aplicativo, convertido para este torrnato de gravacao,.

ASC - abrevtacao de ASCII, indicando que 0 arquivo €I urn programa em BASIC qravado no Iorrnato ASCII.

33

SISTEMAS OPERA CION AI13 DO MSX

BAK- abrevlacao de BAcKup, indica,nd,Q que 0 arqaivo e urna COPIA DIE SEGU:RAN<;Ade, outre arquivo, possivelmente corm 0 MESMO NOME" mas sem esta extensao.

USANDO AS EXTENISOES COM INTELIGENCIA, 10 USUARIO MANTERA SEMPRE UM PERFEITO CQNTROLE SOBRE rooo o MATERIAL GRAVADO EM SEUS DISQUETIES.

As extenseee pocem tarroern sa" usadas pelos p:rogramasaplicativO$j para ldenUnear quais os arquivos poreie criados.

o dBASE, par example, usa a extcnsac .DBF, para saber se um arquivo no, disco e uma Banco de nacos, enQuanto Que 0 SuperCa'lc usa urnaextensao .CAL, para ldsntificar as suas planUhas.,

ouando extensoes cii;stintas sao usadas par um proqrarna apllcatlvo, 0 usuarlo pede usar <0 rnesrno nome em arqulvos dtfs,rentes.

Diferenea entre PROGRAMA e ARQUIVO:

Ate aqul, usou-se indistintam,€nte' os terrros PROGRAMA e AHOUIVO para retereneiar urna gravac;ao em disquete.

Na realldade, 0 AHQUIVO e uma coletanea de dados divarsos CHIADOS pelos PROGRAMAS APUCATIVOS e gravados no disquete.

ate rmo AR QU Iva se retere ao f ate de que os dados ccietaccs sao ARMAZE NADOS desta forma no dis'oo. Se estes dados torern urn. conjunto die INSTRUCOES1 entao 0 arqetve e urn PROGRAMA !

INa,o obstante. 0: termo ARQUIVO suostltul na pratlca, ARQUIVOS V:ERDAD,EIIR.OS e PBOGRAMAS. 0 Sistema Operacional, para SIMPUFICAR todas as eperacoes, trata 0 que esta glravado no disquete' como arqulvo.

o numero de arqelvos eGontabilizado palo DOS nasoperacces dec6pi1aee mostrado ao usuario quando este soli'cit.a. 0 DiJet6rio.

34

SISTEMAS OPERAQON AI!) DO MSX

Outras informacees gravadas nos disquetes:

Alem de arquivos e programas, e possivel gr.avar lnlormacoes ou DADOS, na forma de Bytes'l ern Setores praestabelecldoa do disco. Da mesma forma, as informac,oes ou dados gravados podem ssr lidos, desde que se saiba previamente quais os setores alocados a g ravacao.

Tanto a gravaCao quarto a leitura destes D.ADOS, so, e facUvel atraves de proqrarnas especificamente construidos para esta finaUdad'e.

No Diret6riio, como foi vlsto, nao he previsao sobre a locaflzacao de dados lsolados, de rnanelra que, atraves dele, nao e posslvel saber se extstern linforma90es que nao sejam arqaivos,

lsto podera aoarretar problemas, pais quando e 'elta uma gravaQa,o de DADOS em setores onde pre,viamente. existia urn arquivo, este sera danificado pela presenca dos novos By1le s.

F'ortanlo, quando, se gravam DADOS em um disquete desta forma, e convenlente saber Ita priori" se os setores a serern utilizados pelo pli'ograma estao desocupadcs.

Copla de disquetes:

Depols da tormatacao de disquetes, imediatamente a. sua compra, 0 que 0 usuarlo devs aprendsr a fazer ~ uma c6pia Ide reserva dos mesmos, depois de gravados.

Isto, antes de mats nada, e uma antuds de bam sensa, pols nii,nguem ,e imune a perda de arqulvos ou de dlsquetes intelros. Fazendo asslrn as programas perdidos podern ser recuperaoos.

A COP~A D'E IUM ARQUIVO OU DIISQUET'E E DENOMINADA DE "BACKUP'" OU "COPIA, DESEGURAN9A,".

35

SISTEMASOPERACliONA]S DO MSX

Existem baslcarnsnte cuas torrnas de sa proceder a copia de disquetes:

1 - COPIA SOMENl"E DOS ARQUIVOS;

2 ~ COPIA INTEGRAL OU PARCIAL DE SETORES DO IDISQU'ETE.

Na prime-ira hip6tese, 0 Sistema Operaclonal S8 encarregara ds IeI' nos Setore's Privados as lntorrnaeoes necessarlas e copiara todos os arqulvos exatarnerrte na ordsrn em que €lIes epareeem no olretorio. Nao impo.rtara se os arqulvos esnveram gravados no disco, fonte em setorss separados, pais! no disco destine, os setores serao alocadcs sequenctatrnente, como se aquela tosse uma gravaQao "NOVA" (esta serla uma manalraeleqante de "arrumar" urn dlsquete mujto rnexldo).

Na segunda hipotese, a copia integlral sera feita a partir-do primeiro setor da trilha 0, ate 0 U Iti rna setor do disco fonte. qu e serao L I DOS {processo de' copra OU I:enura} e! depots gravados, (processo de escrita) no disco dsstlno. iNeste caso, pouco importa S9' os Bytes contidos nos setores sao arqotvos, pmglramas au dados: todos serao tratados como se tcssem Bytes gravados em setores, InformaQoes como aquelas constantes nos Betoree Privados (Aotina de Partlda, FAT '8 Diret6rio), passarao para o disco destine, que sera urn "espelho" do disco tents.

Par este motive. este processo 'e denornoaoo aproprtadamente de COPIA FislCA DO D'ISQUETE..

A copia tlslca podera ser PARCIAL! nos cases onde, etraves de urn pro'grama utmtario copiador, sao seleclonados no disco tents apenas os setorss etetivamsnte atocacos para as arqulvos nels residentes. Dependendo do coplador, poce-se esccther quais arquivos serao reoassados ao disco dsstlno. Caso todos os arqulvos sejarn copiados, o disco destiao contera to equivalente a uma c.opia Hsica integral, menos os setoras reranvosa .Rotina de Partida e as outros serores vagos.

Em rnultos mementos da vida do usuaro, a C6pia Flsica Integral sera de grande utilidade., Por example:

o usuaro dispoe de urn compuladorlBM-PG cornpatlvel e deseja coplar dlsquetss do MSX, mantendo lntacta a rcrrnatacao original (que possibHita, par ex.dsr Partida no MSX-DOS),

36

SfSTEMAS OP'ERACION AlS DO MSX

Como as torrnatacees, para 'Iins de leitura de Dados,.sao co,mpativeis, pode-se usar este racurso, que tamoem faz parte do MS-DOS, e .0 disco obtido rodara no MSX sern nenhum problema.

Caso n!l2:

o usuario preeisa de IUm disquete rigorosamente igual ao di,scofonte; porque .0 mesmo comem DADOS imprescindiveis ao funcionamento de algum programa.

Como .0 Sistema normalrnenta nao v,e 11"10 Diretorlo DADOS gravados em setorss isolados., a unca forma de copia-los e peta c6pia UsiCB.

Ob'servac;Ao lmportante:

Normal1mente, os comandos de ccpla Hsica operam com as tormatacoes normals do Sistema. Em alguns casas, sao lrnplernentadas "trancas" na giravacao, atraves de urn processo especial, com a tinalidade de "proteg,er" OS proqrarnas ou 0 disquete contra coplas, impedindo assim a a(ta.o desses cornandos,

Na maio ria. das vezes, urn au mais "erros de leltura'' sao mencionados durante a operacao, quando urn disco "proteqido' esta senoo copiado fisicamente.

A unlca forma de contornar problemas desta natureza e usaf urn tJtilitario cspaz de "destra ncar" ·0 disq uete proteglido. Se esta operacao for bern sucedida, 'e bem poss ive I que a c6pia contenha exatamente a rnesrna "tranca" do disco original, 0 que quer dizer que 0 dtscc tents foi apenas flisicamente copiado e nao destrancado.

o tenor oodera ver mais detalhes sabre como tazer urn 'QU outro tipo de copia nas paginas seguinte·s oeste livro, quandotratarrnos sobre as camandos do DOS relatives a ambos, os processes.

A estrutura ffsica dos disquetes flexiveis de 51/4"':

AO' exarninar pela prirneira vez urn disquete que sa acabou de corrorar, 0 usuario sem experiencla ,e inouzide a prestar atencao 'em alguns oetalhes da sua estnrtura, pcssvelmente aquelles que 0 tabrtcame rnenclona, como por exerrolo. 0 entalhs Ilaterat que permite proteger um disco contra escrita (gravac;ao),

37

SISTEMAS. OPERACIONA]S DO MSX

Mas exlstern outros pontes que deverliam merecer a atencao do tetter, quando 0 que se deseja e aprender rnals consciemernerne sobre 10 que se esta manipulando e, asslrn, utlllzar mats raclonalmsnte a colecao de diisqueles que se vai fazendo.

o disco flexfvel e assim chamado devid,o a natureza do rnaterlal com que as mesmos sao fabricados" 0 que nao quer dizer que a,les podem ser dobrados sem que ocorra alglum tipo de' dana a sua integridade tlslca,

Olhando-se 0 dlsquete de perto, observarn-se dais rasgos importantes sobre a superttcle do inv6'lucro:

1 - a janela de leltura e gravac;ao: facilmEmte reoonhecivell por se postar longitudinallmente e par ser 0 rasgo de malor tamanho. Sabre ele se posilcionarao as cabecas de Ie i;tu ra e gra,v,acao do drive! para tell' acesso ac dlsqu ete.

2- 0 turo correspondents ao turo de lnolce: proximo ao centro do disco el coincidente, com urn turo menor no proprio disquete" que e 0 furo de lndlce propriamente dilo.

A seg'uir, sao Idadas' e,xpU:ca~6es sabre estes 2 ~Iens:

A abertura de leitura e grav.ac;ao no involucra. torna 0 disquete um obieto vu lnsravel, altarnente danificavel, por parmltjr aeesso a supertlcle magnetica do disco. INenhum tipo de detrno, seja solido OUi liquido; devera passar par aU, sob pena de nae so estragar 0 disco, como al,e mesmo as cabecas leitoras do drive. Por este rnotivo, e recomendavel guardar os djsquetes imediialamente apes 0' USO'.

Tudo aquilo que aprendemos no passaco sabre fitas magmHicas;, e vt.%Ji,da para os disquetes: quanto maior for a quantidade de material qutrnlco rnaqnetlzavel e quanto maiorforo pollrnento da superHcie, me inor sera a qualldade do disquete. 0 primeiro desses itens retere-se a capacidade de retencao da maqnettzacao irnposta pela caoeca de gravaGao e a quandads em resposta de 'IrequenGia do sinal gravado. Assiim, urn disquete de DUPLA DENSIDADE sera necessar:iamente rnelhor do que um de DENSIDADE SIMPLES, pcdendo arrnazenar maor quamidade de Bytes com rnals sequranca .. Quanto ao sequndo, 0 poflmento, ele e necessano para diminulir 0 atrno entre a eaoeca e a superficie do disco 9, asslrn, aumentar a lonqevidade (duraGao) da rnesrna.

Quando urn disquete e dito como de FACIE SIMPLES,. isto significa que 0 tabrtcarue nao testou a quatidade do material mag.netico pulverlzado sabre a segunda tace, nao havendo, portanto. garantias de que as gravacoes fei1a:s ali salrao perteltas, E gleral'~ mente dito ao usuarlo que a utilizacao da segunda face podcra resultar em dana a

3.8

SISTEMAS OPERA~CIONAIS no _MSX

cabeQa de ,grava<;:ao. Pode-:S6 oescorrtar urn pouco da severidade deste aviso, porQue num drive de dupla face, as 2 cabecas (que tocarn arroas as faces) movimentam-ee simu,ltiineamente. 0 que tornarlao uso de umdlsquete face simples proibitivo.

as cuidados que normalmente sao dispensados A fila, rnaqnettca, devem ser exercttadcs corn os dlsquetes, A. po l'uiQ'ao a rnbiental, como par example, tumaca de cigar-

- _ -

ros e e,ongeneres, solventes dos mats diversos tipos. desde, a agua ate os ditos

solvantes or,ganicos~como os alooois, etc" sao extremarnente danosos ae disco, pela possiailidade de renrada do material magnetico de sua superffcle. Nisto nclut-se a umidade (vapor d'a'gua), sendo aconselhavetestocer os d:isc'os em ambiente seco.

Da mesma forma, nao se pede wear na superfici,e maqnetca do disco, sob pena de delxar Ie a, ,gordura e' oufras substanclas que estao nos dados,

Quanta ae furo do indice', a sua utilidade,~ enorme para 0 Sistema operaconat quando 0 disquete ~ mserido dentro do drive, 0 local do fu~o coincide com um sistema de leitura 6tico simples, constando de umaceluta Ioto-eletrica e urn sensor de luz posicionados ern baixo ,e em cima do disquete, respectivarnente .. Ao ser rodado, 01 disco axpora 0 fum de Ind,ice' a cada volta, momenta no, qual 0 sensor "I,ell a passaqsm da luz palo mesmo.

Isto parmlte q;ue a passaqern de luz seja lmerpretada como urn "aviso" para 0 ststerna.No case, tsto .significara que est ana passando oeia eabsca de ~eitura e grava9ao a: parte, do disquete onde a'staQ' gravados tedos os in,icios de Iri Iha, 0 qu e corresponde, como vista. ao Setor "Zero" ce cada trUha"

Este precesso de identifica.c;;ao de inicio, detrilha 'e' cnamado de' setcnzacao por softwar,e (no caso, 0 Si'ste'ma Operactonal] e os disquetes que cornern os luros de indic,e de "soft-sectored".

Urn outro detalhefisioo impo,l1ante dOB disquet,es, esta num pequs no anei, ge'ralmente de cor branca OUi preta, ooiocado na borda interna do disco, charnado de ANEL DE REFOR.GO au ANEL CENTRAL ("hub ring!,'). Este anel, quando, a trava extsrna do drive e abaixada, nao s6 impede que a borda nterna do disco se deforme com 0 tempo (0 que il1utiliz,aria 0 disquele). como tambem facUiita 0 arraste do disco centro do inv6hJJcto, eo parmflr urn ccntato rnais firme da tampa girat61'"ia superior, que pressionao disco contra a base do motor .. Ouando v,oce ad'quire dlsquetes, e interessante certlflcar-se ca pressnea deste anel, pols ,e ele quem prolongla sobrernanelra a vida lutil dos mesmos.

39

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

C'uidados na manipulaeao e armazenamento de disquetes:

Devido ,a fragilidade dos involucres que envolvem os disquetes, alem dos outros fatores anleriormente rnenclonados, urna serie de atencoes e cuidados devem ser exercidos na rnanlpulaeao e, principalmenle, no armezenamento dales.

As condtcoes Ideais de arrnazenamento sao:

* Amb ient,g Seco:

A vanacao de umidade toleravel par urn dlsquete esta ,em torno de 20 a 80%.

• Tem!p,era1ura Amena:,

NUNCA. exponha 0, disquete a tomes de calor, pais, pela sua propria natureza, ele poderaficarirremediavelmente deformado. A faixa ac.ei'tave'l ce temperaturapode oscilar 'entre 10 a 52 C.

* A.rmazenamento em Pre:

Nenhum tipo de peso pede ser cclocado em cima oes disquetes e nernse deve lI,grampea~los'i corn qualquer tlpo de "clips", sob pena de delormar 0' inv6lucro .

.. Af.a,stamento de Campos Magne1i'cos::

Uma sene de artetatos elstricos e eletrenicos desenvolvem urn campo magnetico, sutlclenternente torte para apagar uma gravaQao. seja em disco, seja em fita: motores, transtorrnadores, alto,-falantes, tetas de TV au de Monito,resl etc.

AII~m dlsso, 0 rnanuseo de disquetes deve ser cuidadoso, principal'men1,e ao alo'ja,-I'o no drive. Para escrever sabre al:guma etlqueta no inv61uc(oQ, so e permitido 0 usa de canetas de ponta porosa, ja que com etas se pede escrever sam pressonar 0, disco.

40

SISTEMA.S OPERAC]ON AIS DO MSX

PARA MANTER SUA COLEC:A}O D'E DISaUETES IEM OADEM

1 - CUIDE SEMPRE DE SEUS DISCOS., SEGUINDO AS RECOMENDACOES DESCRITAS ANTERIORMENTE ..

2 - FACA BACKUPS DE rODOS OS SEUS DISCOS.

3 - EVIlE DEIXAR D'ISQUETES DENTRO DOS DRIVES.

4 - MANTENHA UMA LIISTAGEM DOS ARQUIVOS DE CADA DISCO E OS MESMOS SEMPRE ETIQUETADOS EJOU NUMERADOS.

Obten~30 da Iistagem dos arquivos na impressora:

Para listar' seus arqulvos na trnpressora, rode seu Sistema Operacional e, na linha do prompt, teele "P (rnantendoecontrob- pressionada ,e teclando uma unica vez a I,elra "P"). Ugue a impressora, coloque as disquetes noes) drivets) e cornands:

A::..DIRIW «return-

au:

A>DIRIW B: <return>

Terminada a listaqern, tecle A N (econtrol » + N). Fazendo isto, voce estara

desatlvando a said-a. do DOS para. a limpressora.

Estude 0 significado oos comandos do DDS (incluindo .0 aclma citado) no proximo Capitulo.

Inlciafizacao dos Sistemas Operacionais de Disco:

Antes de passarmos aos Capftulos sepulntes, onde veremos os comandos e recursos dos Sistemas Operaconais de Disco; varnos obsarvar como 0 MSX inicializa suas operacoes com 0 disk drive.

41

SISTEMAS OPERAdONAlS 00 MSX

Quando 0 usuarlo da partida no ccrroutacor, a sua retina naoltual de inicializac_;;ao l(ja previamente cornentada) verifica a RAM. para conferir a memoria livm e realizar outras operacoes, entre elas a vlstcrla dos slots, prlrnarlos externos, com 0 objetivo de verificarse hal em algum deles. urn ou mals eartuenos conectados. Em case) positivo" o pmgtama exlstsme neststs) ca.rlucho(s) e rcdado, a cornecar peio slot A.

Des'de 0 lnlclo da parttds, ate a rase em que a controladora de dlsccs inicia. 0 carregamento do DOSI a seguinte s,eqOenclia devers aoontecer:

l~--~~-SOA OM BEEP/CABECAS :D05 'DRJ:VES VAO A ~RILHA 0 •







I

--~-~~-



N .

3-~---DQ.S E PESQUI,sADO,-----~> DOS NAO IE ENCQ,NTRADO

• •

• MSX CHAMA 0, BASIC D,E DIl:SC'O

DOS E iENCONTRADO E RODADO •

• l \. __ ~~ __

----~------I \ .. ~ __ ~_





• •

EXIST'E NA,O Hi

AU'rOEXEC.BAS ARQUIVO

• AUT'OEXEC. BAS

PROG:RAMA 'EM, ,.

BASIC COM SiSTEMA

ESTE N'OME E SO,LIC:ITA ,.I.

EXECU'lADO DA:I"A A,TUAL

AUT'QEXEC . BA'l NAO HA

,E ENCON'lRADO AUTOEXEC. BAT

• •

AI1TOEXEC. BA'r g,ISTEMA

E RODADO SO'LICITA A

.' DATA A,TUAL

• •

• •

MSX RO,DA EM AMBI:EN'rE DOS

BASIC DE DISCO ESTA A'fl:VO

Os arqufvos AUTOEXEC.BAT e AUTOEXEC.IBAS sao arquivos que, uma vez identiricacos, sao carregados e rodaoos automaticamente ria partida do computador MSX. o pnmelm deies sa refere a urn arquivo de comandos do DOS1 pais sua extensao 'e .BAT, anquanto que 0 s,egundo nada mais e do que urn prograrna em IBASIC qualquer, que' loi nomeado assirn para que seu carregamento ocorra na partida do micro.

Note que 0 carregamento do DOS prevalsoe sob 0 carreqamento de qualquer outre prograrna. Asslrn, num disco eontendo este Si'stema Ope racio nat, so sera posslvet a

42

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

autQ-exeCut;30 de um arqulvo AUTOEXEC . .BAT, mesmo que' urn outro cnamaoo .AUTOEXEC.BAS esteia presente.

Entretamo, se 0 DOS nao estivsr ,gravado no dlsquere, 0 BASIC DE DISCO prevaleeera, provocando deste modo a. execuQao do AUTOEXEC.BAS, mesrno que urn arquivo AUTOIEX.EC.BAT estsla presente.

Se nenhum dos dais lipOs. de arquivo de acto-execucao estiver presents no disco, entaoarobos as Sistemas podsrao ser atlvados da forma habitual.

Preferencia de arquivos em ambiente DOS:

a Si,stema Operacional DOS, como tol visto, ,guia-se basicamente pelas EXT:ENSOES dos nomes dos arquivos para saber 0 que fazer com eles.

E perf,eitamente posslvel que varos arqulvos tenham urn mesrno nome com ex-

. .

tensOes diferentes! centro do, mesmo disque'te .. Quando, lsto ocorrer, 0 !DOS

seleclonara qual destes arqulvos tera proridade para ser rodaoe.

A ordem de, p refere neta e a seg Uli nte:

19, - .COM

22 - .EXE

3,2 - .BAT

A explicaQao para isto resi:de no tato de que 0 DOS interpreta 0 nome de' urn arqulvo como se rosse um eornanoo. No case oeste nome Inao exlstlr corno urn cornando embutido no, programa COMMAND.COM, el,e 0 pesquisara no di:ret,6rio do disco, para saber sa exists urn proprarna .COM oom 0 110,me do eomando, 0 qual eo tratado, neste case, oomo urn cornando EXTERNO.

A existencia. Ide comandos EXTERNOS, em numero estaoelecico pelo usuaro, aumenta a capacloade operacional do DOS, mas impOe' a sua. presence no disquete com 0 O.oS, para que os rnesrnos selam actonaocs corretamente.

Como, normalmente, ao digitar urn nome de urn arqulvo fila linha do prompt do DOS, nlio sa diigita a extensao, nao e acons'elhavel manter no mesmo disco arquivos em

43

SlSTEMAS OPERAClONAIS DO MSX

lotecorn 0 rnesrno nome de umprograma, porque 0 DOS sempre aclonarao programa prirneiro, seja ete .COM au .EXE.

Por exernplo: num disquete, exists urn programa dBASE, com 0 nome de DBASE. COM. 0 usuario nao deve cnar urn arquivo de comandos corn 0 nome DBASE.BAT, pols este, aose digitar A>DBASE, jamais sent rodaco. No caso dis,to ser estritamente nscessaro, e preferivel nomear 0 arquivo de cornandos como AUTOEXEC,BAT e" asslrn, obrigar 0 DOS a radar primeiro '0 arquivo em late e depois o dBASE.

Nota:

A cnacao dos arquivos BATCH, del glrande' lmportancta pratica, sera tema de uma discusaao especial mais adiante, neste livro.

Interacao entre 0 DOS e 0 BASIC DE DISCO:

Como toi vista no esquema anterior" onde rnostramos a rota de, inicializaQao dos Sistemas Operacionais de Disco. nao na necesslcaoe de s.a dar partida no computador com 0 disquete contendo 0 Sistema Operacional, ja que 0 BASile DE DISCO se torna anvo quando a interface que contem as suas rotinas e instalada.

Entretantot 0 Padrao MSX preve no MSX5DOS urn romando capaz de ativar 0 BASIC DE DISCO! que sera estudado no proximo Oapltulo: 0 comando BASIC. Tall tate confere ao MSX urna grande flexibilidade de operacao, facultando ao usuario trabalhar com ambos os sistemas, seja isoladamente, seja, em alguns casos, ate em conjunto. sem que hala necessldade de dar nova parnda no micro.

Isto pods ser eonsequldo, sa a partida no micro for dada COIm 0 dlsquets coruendo 0 DOS, provocando 0 S9U carreaarnento para a memoria, do micro:

INICIAUZACAO (panlca)

(CALL SYSTEM

. <return>

BASIC DE DISCO

DOS

EM FUNCIONAMENTO

A>BASIC <return> >

44

SIS1EMAS OPERACION AIS DO MS);:

Dev,e-se notar Que nao e possfvel tazer a operacao oposta: lnlciallzar 0 BASIC D,E DIISCO e' entrar no 008. Em condi~6es normals de u1ilizaGao, 0, micro responde a esta sclicltacao com uma rnensaqem de erro.

A passapern de urna para outra configurac;ao de mem6ria podera ser efetuada sam nenhum prelufzo ao funcionamento do eornputador, Apenas deve-ss prcvidenclar a co'ocacao do disquete contendo 0 mesmo DOS utilizado para a partida no drive A" pais, ao retornar para el,s, 0 programa prcpnarnente dito tera que sal' recarreqado,

Versoes dlterentes de DOS e DOS de outros fabricantes terao grande chance de nao serern acettos palo MSX na recarga. Neste caso, '0 cornputador emitira mensagem de errol que variara de acordo com 0 tsbrlcante do DOS.

A rnudanca de status no funclonarnento do MSX s6 €I possive! entre 0 DOS e 0 BASile DE DISCO. Embota. sela factivel carregar e radar urn Silstema operaclonat CP/M {com a devida interface}, uma vez qu,e este assuma 0 controls do micro, nao sera permitido passar para 0 BASIC.

Como, a MSX~DOS 8' cornpatlvei com 0 CP/M 2:.2, perrnitindo rodar as programas oeste ultimo em ambiente DOS, adquire-se 6bvia vantagem em se operar com 0 DOS.

Pelo expesto acirna ,e ainda pelo lata de que 0 CP/M nao faz parte da maquina MSX. Padrao, delxarnos de' apressntar nests livro os comandos relatives a este Sistema Operacional.

Nota: CP/M significa Controll Progiram for Microprooess,ors e e Marca Registrada da Digitall Research.

AO co nectar uma Interrace co ntrol ado ra de' discos, o elot preterenctal devera sero A~ prtneipamente no caso de mais de' urn cartucho ser conectado ao cornputador. Embora nao seja obrigat6rio esle tlpo de liga~aol' Iazendo asslrn, torcamos 0 gerenctarnemo inicial do Sistema Operacional de Disco pete micro, au sela, os outros perifericos s6 serao veriflicados apes 'e nao antes da interface de disco.

Com a colocacao da intenace' de' disco no slot A, a inicializaf;:ao do Sistema Operacional de Disco, seja ele DOS au BASIC DE DISCO; sera relatlvamente mais

45

SISTEMAS OPERAOONAIS DO MSX

rapida, po,is 0 computadcr dara vez a intertece de discos para atuar ern prlrnelro lugar e assumiro controle do cornputadcr. Tal. tato nao tmpedlra a varredura de outros slots (pnmaro, como a 8, ou secundarios, como, nos expansorss de slot), permiHndo que o cornputador reconheca, per exemplo, 5'€! 0 usuario conectou algum programa em cartucho au um perlterico adicionak

Se 0 canucho coiocaoo no outre slat for urn proqrama, este sera rodado, inibindo a lnlciallzacao dos Sistemas Operacionais de Disco (os driives nao serao rodados). Se for urn periterico (por exemplo, 80 colunas), este sera igualmente anvado, mas Q controte vol:taraa interfa.ce de discos,

o usuario pods dssatlvar (ou inibit) 0 controle exercido pela controladora, mantenoo presstonada a tecta shift ate que a partida do cornputador se]a efetivada. Ao fazer isso, 0 'BASIC normal da rnaquna padrao MSX e atlvado.tropedndo assirn qualquer operacao de EfS com os drive's. Para retornar ao status, de memoria com 0 sistema de discos, deve-se "resetar' '0 cornputaocr. Note que nao ha necessldeoe de S9 desatvar a interface de elsces para realizar as operacoes die 'E/S com fltas cassete, pois os cornancos habhuals do BASile conttnuarn operantes.

COMAN'DOS DO MSX~DOS E SEUS COMPATIVEIS

Introducao

Sa voce chegoiU at'e aqul lendo 0 Caplnrlot. naotera provavelrnente diliculdades em entender a nomenclatura cas palavras usadas daqui para atrents. tndependernemente disso, procurarernos repetit, sempre que necessario, alguns concedes, com 0 objetivo de tentar facilitar Cia: maximo a ccrrpreensao do texro.

o MS.X~DOS sera discutido e apresentadc em prlmelro plano, servlndo de r,sferencia para, cs dernats Sistemas, que mantern com ele equivalel-ncia ou compaUbilidade. Sempre que for cabivel" tarernos ana,logia com 0 SOLX-DQS, da MICROSOL rrcNOLOGllA1 e, em alguns cases, citarernos com exclusivldade os comandos deste ultimo.

Chamamos a atencao do leitor para 0 tato de que as cornandos serao descritos em ordem attabeuca. os comandos e argumentos devern set separados per delimitadores: espaco em branco (usado neste livre), virgula., ponto-e-vtroula, sinal de igual e tecta tab. Exemplo:

DEL,I8:CAP11 ~1.TXT ou OiEL 8:CAP1·1.TXT.

Edi~ao da linha de comando

Como loi vlsto no Capitulo anterior. quando 0 DOS assume 0 corrtrcle operacicnal do computador, ele exibe urn ·'p.romp'''indicaHvo do drive correme e da linha de (;0- mando, na qual 0 usuario tera direito a digitar suas mstrucoes:

48

SISTEMAS OPE RA ClON AlS DO MSX

drive corrsnta-» A>linha de comando

i

llinha para digitar lnstrucoes

E bem possfvel que as comandos digitados envolvam instrucces longas, sendo que, no, case de' allgum erro cornetido, t.oda a. llnha sera lnvalidada, Nao ha necessldads de digitar tudo outra vez, uma vez que se saioa como EDITAR a linha recem-irrtroduzida.

Antes de apresentarmos QS comandos de 'edi~ao. terernos que deixar bern clare que LIma lnstrucao dada polo usuarlo ao DOS 56 e interpratada quando se tecta

<RETURN!>

Depois que 0 <return> 'for teclado, duas coisas acontecerao:

1 - 0 comando sera interpretado e, sa esHver errado, sera emi'tida uma mensaoem de erro,

2 - a 'Iinha dig!itada sera armazanada na memoria do computador {buffer do teclado). ate que, a, tecta <return> seja acionada com outre cornando ou ate que um comando de ,edigao apropriado seja digitado, 0 quetorcara a retirada da tnstrucao da memoria.

Como se ve, por este segundo iitem. cada vez que uma instruc;ao e torneclda para 0 DOS, ,e possivel reproduzt-la, chamanoo-a da memoria do micro. Se a lnstrucao em questao estiver incorrel'a, teremos meios .• atraves das chaves de edicac do DOS, de ajtera-ta de modo a corrigir apenas as partes erradas e, asslrn, poupar urn novo trabaIho de digitagao ..

Para tornar rnals faeil a cornpreensao dos cornandos de edi~ao, convenconaremos o sequlme:

LlNHA NOVA, - sera a llnha diglitada A SEGUIH uma outra linha (que' estara na memoria).

oes.: podera ser tarnbern a prirnelra linha digitada no inidiodas operacees com 0 DOS.

49

srSTEMAS OPERACION AIS DO MSX

UNHA. A.NTERIOR: - ser.a a linha armazenaoa na memoria. como a ULTIMA lnstrucao tomeelea pete usuario ao DOS ..

COMANDOS au CHAVES D'E EDI<;AO

Tecla HOME

Alua de2 modes:

* Com 0 CURSOR posicionado no IN[CIO da linha de cornando, ala APAGARA da memoria a UNHAANTEEIOR, imprimi:rao sinal de "@"I{arroba} e lev'arao CURSOR para a llnha sequlnts, onde se podara digitar nova lnstrucao case «return» seja teclado, o CURSOR voltara a um novo prompt.

1< Com 0 CURSOR posicionado no FIM dla linha digitada, ela posslbilitara EDITAR esta linha, levandc-a antes para a memoria. do micro, para I) case da rnesrna ser parcialrnente copiada par outros cornandos. Tarrbern nests caso, 0. oaractere "@" sera impressa ao final da linha ilnvalidada.

Observa.;lo:

Tscrardo-se <control> + K (/\ K), obtem-se 0 mesrno etelto, ja que esta teclaqern duplica a acao da tecta < homes. Outras teclas de controle serao descritas nas chaves de ·ediQao seguintes.

Tecla ESC (ESCAPE) ou SETA PARA C'IMA (SPC)

lnvalidarn a NOVA LlNHA, mantendo a LlNHA ANTERIOR e tazenco 0 CURSOH retomar ao 'INliciO da linha digitada.

ObSQINac;lo: tectando-se "'u «control> +U) obtern-ss 0 mesrno efeito.

SETA PARA A DIREITA (SPO)

Cada vez que e tectada, COPIA urn caractere da LlNHA ANTERIOR (guardada. na rnernerta) para a NOVA LlNHA em di·gitac;ao .. Sa a memoria: esnver "limpa", a tecta nao terti aQao eo CURSOR ficara parade.

50

SISTEMAS OPERACJ[ONAIS DO MSX

SETA PARA A ESQUERDA (SIPE), BACK SPACE (BS) ou "H

caoa vez qrue sao teeiaoas apagam rum caractsre da UNHA NOVA, a medida. em que 0 CURSOR retrocede uma posliCAo.

SE,IA PARA BAI,XO (SPB)

COPIA int&gralm.ents' a LlNHA .ANTERIQR (guardada na mem6ria) para a LlNHA NOVA a ser digit,ada,. E util quando sa deseja REPETIIR um comando anterior mais die uma vez,

Te'cla SELECT ,+ uma tecta de urn caractere da LINHA ANTE,RIOR

COPIA toees os caracteres da LINHAANTEAIOR, para a. LlNHA NOVA" ate a priimeiira incid€mcia do caracteretectado ap6s SELECT! posicionando 0' CURSOR ern clma deste, E LUiI quando se deseja trocar apenas urn caracters de cada vez, podsndo ser usada rnals de urns vez na rnesma linha a se r edit.ada.

Tecl1a CLS ,(CLE.AR SCIREEN) ... um earaetere da UNHA ANTER.OR

APAGA tooos os' caracteres entre a posleao do CURSOR e a primeira lncldsncia do ceractere tectado spas CLS, exclusive' este, e mantendo 0 CURSQ,R poslclcnado sabre ele, Pede ser usada mals de urna vez na mesma linha a ser editada,

LlGAJDESLI G,A 0 modo de I NSERQAO: quando aclonad a a prime ira vez, IN SE.R E os caraeteres digitados a seguir, erreurranco os caracteres da LlNHA ANTERIOR para a esquerca. AD SEH' teciada novarnente, deslliga a modo, de lnsercao de novas caracteres,

N.B.: ao comrade do que acontece nas operacoes com 0 BASile, 0 cursor NAOficara red'uzido, ,a metade para avtsar qu'a 0 modo de lnsercao sstallqaoo.

51

SISTEMAS OPERACIONAlS DO MSX

APAGA 0 caractere da LlNHA ANfEIRIOR que estiver postclcnado SOBRE 0 CURSOR_

AC «control> +C) OU <control>+<stop>

ANULAM 0 cornanco atual e fazem 0 CURSOR retornar a linha do 'Prompt.

Como EDIT AR ulna linha de comando

Uma vaz aoresentados os Comandos QU Chaves de EDICAo, varnos exemplificar como os mesrnos podern ser usaoos para mod ifica r urna linha racern-dipitada, a qual foi introduzida com arm por urn usuario.

o leiter pod,era simu~ar estes exemplos no seu computador. s8'guindo as sequenclas llstadas a sequtr e acompanhando 0 ctcito das tee las.

Exemplo'1:

A>DOR B:AUTOEXEC.BAS

ODDS respondsra:

Bad command! or file name. Oomando au arquivo inexistente.

Explica~ao,: 0 comando e DIR e nae DOH.

'Edir;a,o (teclar na seqOencia aoabo):

- <SELECT> Oou SETA PARA A DIREITA (teclar urna vez)

- I

- SETA PARA BAIXO

Exe'mplo 2:

A> TYPESTI DBASEMSG.TXT

Ao te'rmlinar de digitaf. tecte <HOME> 80 lnves de <RETURN> para anotar a di:gita.'iAo, polis 0 cornando era TYPE e nao TYPESTL

,52

SISTEMAS OPERAClONAIS 00 MSX

E,dlc;-ao 1 :

- SETA PARA A DIAEITA (teclar sucssstvamente a.te 0 cursor sa posicionar na tetra E)

~ <CLS> I

- <DELETE>

~ SETA PARA BAIX:O

-<SElIECT:> S,

-<DELETE> (tsclar 'tr~s ve'zes)

e SETA PABA BAIXO

IExemplo 3:

A:>DI R B:CAP3S,~20.XT

TEeLE <HOME;:,: a extensao esta erreda.

Edlr;Ao::

- <SELECT> X

- <liNSERT> Te <INSERT>

~ SETA PARA BAIXO

Ex,emplo 4:

A>COPY B:AUTOECEMATI.BAT A:

TEelE <HOME>: o nome do arqelvo esta erraco.

EcHola:

~<SELECT>, C '(te,elar duas vezes, para que 0 cursor pare no segundo C) - <DELETE>

- <liNSEIRT:> X e <:INSERT>

- SETA PABA A DIREITA

- <CLS>. (teclar 0 pcnto)

- <INSERT> C e <INSERT:>

- SETA PARA BAIXO

53

SISTEMAS OPER,I\CION A]S DO MSX

Os exemplos actma reterem-se a situag6es relatlvamsnta banals, mas 0 leltcrpcdera se detrontar com. digitac;oes extensas e traoatnosas, como e 0 case, por exsmplo, das copias com concatenacoes de arqulvos.

o conhecimento e principalmente a pratlca do uso des comandos de edit;t80 ern muito facilitara a tareta de conigir di'gitaQoes erradas. 0 que no lnlclo podera parecer penoso {conhecer 0 tunclonameoto das cnsves de' edh;ao e depois rnemortza-tas), e posteriormente compensado nas sltuacoes em que 0 usuario preclsa realizar operacoescom 0 008" nas cu ats a, rnudanca entre urna lnstrucao e outra '8' de apenas urn ou poucos caracteres,

o leitoof dave ter notado que algumas teclas de caracteres, asscclados a tecla <CONTR OL> , duplicarn as funQoes de a.lgumas chaves deedii;a.o. Tall ate ceco rre de compatibilidade do MSX com computadores de arqultetura interna rnais antioa, os quais nao possuiam tsclas espectais, como par exernplo, as SETAS para a mcvlrnentacao doCURSQR.

Algumas dessas teclas sao de grande importancia no funcionamento do MSX-DOS e seus cornpatlvels, sendo, portanto, impresci;nd,ivel 0 seu conhecimento:

<CONTR'O'L>, + C au eCONTROL> + eSTOP>

Alem de anutar comandos, como, menconado aclrna, inte~rompem a execucao dos arquivos de comandos do DOS ern fate (arquivos "batch").

<CONTROL> + S

Interrornpe as listagens decorrentes de' operacces do DoOS, como por exemplo, de Diret6ri:os longos ou de' lslturas de arquhJos gravados em formate de texto (ASCII).

NOTA: apes <CONTROL> +5 lmerrorrper a Ilistagem,8cionando-se qualquer tecla a listagem recomecara,

< CONTROL> '. P

Habili1a a SAIDA, para a lmpressora, S8 a mesma esfiver li:gada e em linha na saida paralela co micro. Caso contrarlo, <CONTROL> +P nao surtlra etslto,

54

SISTEMAS OPBRAQONAIS DO MSX

<CONTROL> + N

Desliga a. SAiDA para a irnpressora, auvada por <CONTROL> + P.

,NOTA: ao aclonar <CONTROL> +P, TODOS os caracteres que 0 MSX,-IDOS imprime na tela do morntor aparecerao na Irrpressora, Este recurso, cornainado com alglUns eomandos do DOS, que serao cit ados posterlormente, traz para a impressora li.stagems de grande interesse para 0 usuano,

N.B.: os c6digos qua 0 M8X-DOS envia a impress-ora para a irnpressao dos caracteres podem nao ser analogos aos c6digos constarues, para estes mesrnos caracteres, na Tabeia ASCII da imp,ress.ora, 0 que pode resultar em ausencia de lropressao ou impr,e·ssao de urn caractere dlterenta do o,riginal.

<CONiTROL> + M

Teclado apos 0 comando digitado, equlvals a tectar <RETURN>., para a entrada cia linha, E: per1eiitamente dispensavel 0' seu ernpreqo, visto que 0 usa de <RETURN> e mais 6bvio e direto para 0 usuano.

Lirnitaedes da linha de comando

o usuarlo codera d'iglitar ate 128 caracteres na linha de comando. Quando este limite for aicancado, soara um BEEP para avtsaro fim da linha e 0 CURSOR ficara lmovel.

Hams vezss este limite constlnnra urn problema" mas existem casas, como par exemplo nas operacoes de concatenacao de arquivos, onde a linha diglitada uUrapas.sara os 12.8 caracteres.

Mesm~" nestes cases, exlstern rnanekas de contomar este llrnlte, como sera vista mais adiante.

Descrlcao dos comandos do MSX-DOS

Nas paginas se'guintes estarao nstados tocos as cornandos do MSX-OOS e alguns ccrnandos excluslvos do SOLX'~DO.s.

A listaqern sera feita. com os comandos seqOenciados em ordem alfabetica, para facilita.r futuras consultas,

55

SISTEMAS OPERACIONAIS 00 MSX

Cada comando sera classifi.cado, como e habitual nestes cases, de acordo com 0 TIPO. que podera ser INTERNO au EXlER NO.

COM,A,NDO INTER'NO - e urn comando em'butido no proqrama MSX-DOS. no bloco COMMAND.GOM .'

COMANDO EXTERN 0 ,- e urn PIROGRAMA que aoompanha 0 MSX~DOS com uma extensao .COM e que, ao termina.r de radar" retorna ao DOS.

Os comandos serlo descrltos com a segulnteslstemallca:

SINTAXE: ,enuno;ia a maneira como 0 comando ~ escrito. [ e 'I - indica.m argumento,s opcionais

<: e :> - ,indicam dados obrlgat6rios"

TIPO: indica, comando int.erno au externo.

SINONiMIA: quando cablvsl, lista comardo equiv,alente.

FUNGAO: explica 0 objetivo do comando,

DIESCRI«AO: discorre detalhadamente sobre a maneira como 0 comando funciona e como ele podera ser aplicado ..

EXEMPlOS: quando cabivel,cita uma OU mais maneiras de digitar 0 cornanco, eslando i,l!1cluidos no item DESCRI,QAO.

Comando MSX-DOS: B,A'SIC.

StNTAXE: BASIC [<drive:>,:<li1ome de um proqramaern BASIC>].

TIPO: INT'ERNO.

SINONrMIA: nao ha.

FUNCAO: perrnlte reconfigul'"ar a mellTl6ria do computador de modo, que 0 mesmo

56

S~STE.MAS OPERACIONAlS 00 MSX

possa ser operado sob 0 controle do BASIC DE DISCO.

DESCRIC;Ao:

o cornando BASIC ativa 0 BASIC DE DISCO e perrnite asslrn que as. operaccas de entrada e saida pcssam ser acassadas atravss do mesmo,

Como as retinas do BASIC DE DISCO. necessarias ao tnterpretadcr BASIC, estao na Interface Contro,ladora de' Disco, quando a rnesrna nao comiver estas rotinas, 0 BASIC DIE DISCO nao sera atlvado.

Sa 0 nome de urn programa em BASIC for mencionado na linha de cornandc, este sera carregado do disco e rodado. case .0 programa citado nao esteja no drive especltlcaoo (au no drive corrsnte. quando nao ha especltlcacao de, drive), sera ernitida mensagem de erro de' "arqulvo nao achado" ("file not found").

AI'gumas vezes, na passagem para 0 BASIC com 0 nome de urn proqrarna, este tern a. sua execuQ8Jo abortada por alqurn motivo qualquer, 0 que pode ser vista. pela impressao na leila da mensagem 'Break", Quando isto acontece, e suficiente comandar RUN + <return> para reiniciar 0 programa..

Ao passar para 0 BASIC DE DISCO, 0' DOS deixa na rnemorla do micro urna rotlna capaz de chamar ,0 Sistema Operacional de vojta, como 5'9 tosse urna nova partlda.

Esta retina pode ser ativada atraves do cornando GALL do BASIC, seguido do nome da retina:

CALL SYSTEM ou SYSTE.M

Comando SOLX .. DOS: CO'PIED.

SINTAXE: COPII,ED <driv,e de orlqsm » <drive destine»,

TIPO: IINTERNO.

SINONiMIA:. nao ha ..

FUNQAO: permite copier urn disco integral mente , incluslive dados relatives a forma.ta'YJio.

.57

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

DESCRIQAO:.

COPIED sigl1ifica. C.OPIE Disco, nome derivado do termo COPIE" uma aoaotacao de COpy para 0 Portuquss. Este comandlo realiza uma c6pia fisi,ca, setor a setcr, do disco fonte para um disco destino. 0 qua.! nao preclsa sstar pr,sviamente tormatado.

IE preciso uma certa atencao na smtaxa oeste ccrnando, que dlfere radicalmente do cornando COPY (au COPIE)" descrno a. seguiir. 0 OOPIED requer a: especalcacac do DRIVE ou cos DR~VES onde a copia sera telta, enquanto que 0 COpy reterlr-se-a a DISaUETEScomo A:: e B:. Senda assirn, e possfvet nomear apenas urn drive na linha deste cemando para realizara copia ffsica.

Sa 0, usuano possui apenas urn drive no sistema, 0, comando sera necessarlernents redigido da seguint,e forma:

A>COPIED A: A:

Com apsnas urncnve, a copla fisica e bastante trabalhosa, devido ao gra.nde numsro de vezes que 0' usuano e soUcitado a trocar os di'squete,s como FONTE ,19 DESTINO, sucessivamente. ISIO se deve ao tato de que 0 numero de setores lido por vez e relanvarnente reduzjdo ..

No processo de copla ffslca, a leitura e urn pouco mais Irapida que a gravacao (escrna), mas globalmente tsto taz pouca diferem,;:a, sendo judo Imuito lento .. Assirn sendo, leva-se grande vantagem na utilizat;:ao de dais drives para este tipo de copta.

cemanuc MSX-DOS: COPY.

SINTAXE: COpy [«origem:>:], [<arquiv,o>] [<destino>:] [<arqulvo>] [[IV] [fA] [/8].

TIIPQ: INTE'RNO.

SINONIMIA: COPI E ..... [/L] (SOLX-IDOS).

FUNCAO: perrnhe copiar daoos de urn ,dispositivo para outre, com a O(l9aO de nomeacao e rencrneacao de arquivos e verificac;ao da c6pia etetuada,

58

S]STIiMAS OPERACIONAIS DO MSX

IDESCR~CAO:,

Na maioria das vezes em que este cornando e ernpreqado, ele serve para cooter arquivos, de urn drive para outre. Entretanto 0 COpy e capaz de transtsrir dados de outros dispositivos diferentes cos disk drives, bastanco para lsso saber de artemao se isso e possivet POI" exemplo, se for necessaria enviar urn texto ,9, impressora, especiiica-se como origem 0 drive no' qual 0 arquivo-texto esta gravad'o e ,0 seu no me I e como destine a impressora (PRN: ou LST:):

A>COPY IB:CARTA.TXT P'RN

A>COPV MANUAl.DOC LST

Qu ando S8' desela crlar u m arqu ivo "batch" I cita-se como, disposltlvo de' oriiglem 0 console (CON:), isto e. 0 conjunto teclado + video, e como destine 0 nome do arquivo que se desela cnar:

A>COPY CON B:AUTOXEC.BAT

Desta forma. todos os caracteres digitados aparecerao no video, indo automaticamente para urn buf'fer de memoria, Asslrn que 0 usuarlo avlsar ao sistema que 0 arq;uivo terminou, 0 que e conseguido tsclando-se " Z «control> + Z) e ereturns-, o arqulvo sera imediatamente gravado no drive' destino.

Pode-se escrever urna carta ou quatquer outro dccumento, usando-se este mesmo artillclc, bastando Que se prs'ste atencao a extensao empregada na norneacao co arqulve. No case de um arquiv,o em lots, a extensao sera necessariamente .BAT. lenquanto que os arquivos dstexio tacultativarnerne terao extsnsao .TXT au .DOC. Por exemplO:

A>COiPV CON CARTA.DOG

A grande desvantaqem no usa do cornando COpy para processar tsxtos e a limi'lac;ao d,e recursos de edic:;ao, motlvo peto qual e preferivel emp.regar urn apU:cativo dssts tipo; inclusive para crlar arqulvos "batch". As chaves de ,ediQ,ao descritas no inlclo deste Capitulo nao podem ser utllzadas. Alem disso, a extensao das linhas digUad'as. esta restna aos mesmos 128 caracteres. que sao tarnbern ,0 limite da linha de cornando do DOS. Pa.ra escrever urn docurneoto desha forma, serla necessarotecer <return> a cada liimUe die linha. Por outro tado, a ,grande vantagem oeste recurso do COpy esta no taio de nao haver necessidade de se abandonar 0 DOS para criar tats .arquivo,s.

59

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

E possivel tambern consctar 0 teclaco com a impressora. (PRN: OU LST:L porern, 0 texto deve ser redigido antes do snvlo, e este ultimo so, ocorrera apes a slnallzacao de tim arqufvo dada pelo usuario: -econtrob- + Z + <return>. Neste case, as slntaxes do comando podenam sec

A>COPY CON IPRN A>COPY CON LST

o olspostnvo LST: refere-se ao "LIST" adotado pelo CP/M. A. Varsao 1.1. inicial do SOlX-DOS nao pcssula este reCUI'SOI tendo a rnesmo sldo lrnplementado na Versao 1.2,. para permltlr que aqueles proqrarnas Qrriginarios do CPIM que adotam esta saloa para a lmpressora pudessem rodar no MSX em ambiente SOLX-DOS sem problemas.

Caso nao haja corresporoancta de ceracteres entre micro e impressora, a listaqern nesta uUima satra com ausencla au troca de caractares impresso,s. Em ambiente DOS, pravatece a Tabeta MSX, ern detrimento de qua'lquer'fHtro r(ABNTou ABICOMP) lnstataoo no co rnputadc r,

Pods-se alnda usar 0 COpy para listar um arquivo de texto no, video" tendo, como destine a console. Neste caso, nao na problemas de cernpatibtlldade de earacteres entre 0 micro e 0 terminal de video. Por ex.:

A>COPY B:VIDEO.TXT COrN

Note que, na norneacao dos dlspcsltlvos, e dtspensavet a digitacao de dois pontos junto com 0 seu nome. No,te ainda que qualquer arqulvo podera ser copiado por sste sistema, mas no case especlflco de listagens para, a irripressora ou para 0 video, 56 tera sentldo coplar arqulvos de texto au todos aqoetes gravados neste Iormato (ASCII), ja, qu'e os outros arquivos, uma vez "traduzldos" para caracteres, eXibirao notacees desconexas ,e iinintelligiv,eis.

Em seu usa mals abrangente, 0 comando COpy faciHta a COnfeO(;80 de "backups" de arQuivos e proqramas mais importantes do usuarlo, Para tornar rnals flexivel,e vers,aUI esta tareta, sao previstos dois recursos de grande importancia, O'S quais pcdem ser cnados como ctausuias na linha de, comando:

1 - Caracteres-chaves au "cioringas":

Sao aqueles que possibilitam a substituiCa.o de caracteres dos names dos arqaivos,

60

SISTEMAS OPERAOON AIS DO MSX

de maneira a 'facUitar 0 ssu reconnecimento palo sistema operaclonal, no caso de indicacees de varios arquivos slrnultanearnente para a copia. Os caractsres-cnaves sao dojs:

.. - substitui todos os caraeteres indistintamante;

?' ~ substtul urn caractere de cada vez, podendo ser usado tantas vezes quantas torern necessaries.

A:>COPY *.* B:

copia todos os arqulvos do disco.

A>COiPY 'WS" ,'" B:

copia todos os arquiv,as cuJos nomes sa iniciem par WS e possuarn qualquer extensae.

,A>COPY WS.· B:

copia todos os arqulvos de nome WS e com qualquer sxtensao.

A>COPY B:* .TXT

copra todos os areulvos com extensao .TXT exlstentes no drive :8, para 0 drive corrsnte (A)I.

A>COPY CAP?- ?'.TXT 8:

- ..

coplajocos OIS arquivos norneados par GAP - e' com extensao .TXT (CAP1 -1.TXT. GAP1~2.TXTJ etc.).

2 - Comando de verificali'8JO da cepta: N (lL - SOLXDOS)

E 0' comando que permit,e' que os arquivos a serern copiad'os do, disco fonte sej,am comparados corn os mesmos arqulvos gravados· no disco destine, com 0 objetivo

- .

de verificar sa a c6pia fOli teita corretamente. Neste caso, a copia sera malsierxa.

Exernplo:

A>COPY A':COMUNICA"DBF B:N

61

SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

Ilmpon'ante:

Se lor detectado erro de grava.cao no drive desnno solicite, antes de recomecar, a Ilista'gem do diret6rio do disco (comando DIR)" para observar se 0 disco destino ja esta chelo, Caso contrano, verifique a ,integridade da f,ormatat;ao deste disco atraves de urn utiUtario apropnado OU, se for 0> caso, retorrnata '0 disco. Antes de retorrnatar, tents a gravacla novamente, poiis sao muitas as varlarses pslas q,uais uma gravaC;ao pede nao ccorrer como, davia, sendo possfvel que" numa segunda tentatlva, 0 Sistema Operaclonal terna suce'sso, .

.

E fundamental especificar 0 drive de,stino. quando 0 rnesmc nac for aquele mencionado na llnna do 'prcrnpt", ou quando nao constat a renomaacao do arquivo,

Se 0 drive destino nao 10r me nconado, 0 MSX-OOS 'emitira urns rnensaaern de erro:

FILE CANNOT BE COPIED ONTO ITSELF.

Esta mensagem indica qpe 0 arquivo nao pede ser gravado nele mesmo,

OSOLX-DOS PERMITE'QUIE AGRAVAC;AO OCOHRA SEM.A MENQ,AO DO DRIVE au DISPOSITIVO DESTINO, PERMITINDO ASSIM QUE A C6PIA OCORRA EM GIMA. DO ARQUIVO ANTERIIOR:, SE OCORRER ERRO DE G,RAVAC,AO, a ARQUIVO ORIGINAL ESTARA PERDIDO. SE o NOMERO' DE BYTES DOS ARoinvos A SEREM COPIADOS ULTRAPASSAR 0 ESPA.r;;O DE MEM6RIA ALOCADO AD BUFFE.R DE GiRAVACAO, TODOS as AA.OUIVOS. IINDICADOS SERAO DANIFICADOS,

Uma copra de' arquivos pede ser realizada no mesrre disco, desde que sa renomeie o arquivo na Hnhade comando. A reromeaeao pode seropclonalrnente efetua,da no disco destmo, case haja argum inter'9'sse do, usuario russo:

A>GOPY WSMSX."BAT B:AUTO,EXEC..e.AT

Havendo interesse em coplar apenas os ,arQuivos do. disco fonte, 0' comando COPY devera sar utllizado. Caso contrano, e ,obrigat6lrro empregar a copta fisica d'o cisco font'9 [ver comando COPIED> do SOlX-DOS).

Quando urn determinado dlsquste e muiito ulmza,do para reg1rav,at;toes sucesslvas de arquivosl ele deve ser coplado como comando "COPY·,·" para outre disco ,e' retormatado para novas utiHzaQOes. Fazendo lsso, s,e rearruma a. d[sposi~a.o de arquivQs

62

SISTEMAS OPERAClONAlS 00 MSX

dispersos BO longo do disco" como toi explicado no Capitulo 1.

COPIA POR CONCA TENACAO*

(* nao funciona no SOLX-DOS ! Veja utiUM.rio COPIARQ)

Da mesma forma que, como vmos, e' pcsslvel passar varlos arqulvos de um dlsquete para outro de maneira simulUlnea, etarnoern permltido coplar varos arquh/os para urn 86 arquivo, 0 que se denomina de COPIA POR GONCATENA<;AOj em vlrtude do tato de que os arquivos citados na linha de comando sao SOMADOS ou ANEXADOS urn ao outre. 0 terrno CONCATENA'CAO retere-se a forma organizada como a, copla ocorre.

A concatenacao de arquivos pode ser 'feita de duas torrnas, a prlrnelra delas sendo a mais singe,la, e funciona da seguint'e forma: Suponhamos que se tenharn nurn disquete vanes arquivos com extensao "TXT (arqulivos de taxio). Ouanco 0 usuario indica BO Sistema Operaclonal que 0 resultado da copla e apenas um nome, de arquivo, o Sistema entende qlue a copia ocorrera per corcatenacao.

Por exernplo:

;b,CQ,PV *,TXT SOMA.TXT

No case selima, todos os arqulvos com extensao .TXT serao sornados e aparecerao no arqulvo SOMA.TXT. 0 qual pcdera QU' nao serqravado no mesmo disco, dssde Que' se indique 0 local da grav8QAo (por ex.: B:SOMA.TXT).

E precise tomar urn cerro culdadc com este tipo de coneatenacao. Repare, que, na linha de ccmando, foi tetta urna refen3nciia ambigua aes arQu ivos . TXT pela colocacao do astenscc 0 qual, como sabernos, indica ao Sist,ema Operaclonal TODOS os nomes de arquivo com aquela extensao. E bern posslvetque haja dentro desta lista allgum arquivo com a denorninacao dadaac arquivo desfino. Se for aste 0 caso. duas cotsas podem acontecer:

1 - Quando 0 arquivo de origem. eujo nome seta Goincidente com 0 do arqulvo desUno, for 0 prlrnejro da lisl,a, ,8 eie sera somado 0 ccmeudo des arquivos seguintes. Isto signifiea que ale dalxara de existlr na forma antiga, pols 0 Sistema Operacional gravara. 0 arquivo cestmc em cima dele,

63

SISTEMAS OPFRACIONAIS DO MSX

2 - Quando 0 arqulvo coincidente estiver posici.o·nado do segundo lugar em dlante, 0 Sist,ema Operacional, ao tentar copia~lo, verificara que 0 comeudo o'l'iginal nao mais extste, visto que a graV'acao, do prlmetro arquivo ja.fdi feita em clrna eeste, Sendo asslm, ~ e·mitida uma mensagemde erro avisalndo ao usuario,que 0 arqulvo anteriormente cit.ado na Unha de' comando naio mais existe: CONTENT OF DESTINATION LOST BEFORE COPY (Conteudo do arquivo desUno perdido ANTES da oopia),. lsto signifiea que, 8,0 1entar copiar urn arquivo preexislente, 0 Sistema verificou que 0 seu eomeueo nao era mais 0 mesmo.

Note-se' que, em ambos os cases, 0' arquivo de origem cujo nome coincidiu com 0 destino foi au alterado. como' no primeiro case, ou 1otalmente· destruido, como no segundo exemplo.

A unica forma de e'Vitar que tal tate ocorra e verificalr inicialmente 0 diret6rio" para e'Vnar q,ue referAncias ambiguas possam acarretar este tipo de erro. Em caso de co incidAnciai dave-sa trocar a extensao ou 0 nome do arquivo desnno. A pura e simp'les troca d.a extensao jii evItara este problema .. Por exernplo:

A>CQPY -.TXT SOMA.DOC

A segunda forma, rnals ortodoxa ,e mats .segura de se concatenarem arquivos, ss taz pe:la mencae do nome de cada ,arquivo que se deseja anexar, s'eguido' do, sinal de "' ... '" I indicativa da concatenacao, Por exemplo:

A>COPY CAP1-1.TXT +CAP1-2.TXT +CAP1 ~3.TXT C.AP1.TXT

Note que: nae ha necessidadede digitar urn espaco em branco entre os nornes dos arqulvos de o,rigem, 0 que e born para economizar espaco na linha de comando; qualquer arquivo nesta Iinha pede opcionalmente ser mencionado JUNTO com a indica~a,o do DRIVE q,ue 0 contern, Por examplo:

A>COPY COPY1-1.TXT+B:CAP1-2. TXT +CAP1-3.TXT B:.CAP1-TXT

VA~s,e poir af que esta forma de ocncatenar arquivos e amp~amente vantalosa, embora mais trabalhosa que a ,primeira. Mesmo desta maneka, 0 usuaro nao deve menelonar como desti no 0 nome de um dos arquiivos de ol~igem, po,rque! da rnssrna torma como no case amenor, 0 Sistema Operaclenal compara sempre os names dos arquhl'os de origem com 0 nome do arquivo dsstlno e lara ssrnpre a gravaqao nests ultimo, case ele j3 extsta previamente ..

64

SISTEMAS OPERACIONAIS 00 MSX

IEm qualquercircunstancia onda houvercolncldsncla entre um arqulvo de entrada (O'LI de' ,origem) com 0 arquivo de salda ('OIU cestmo). 0, arqolvo de' entrada sera OMIITIDO do prOCe'550 de ooncatenaeao,

Na anexacao de arcuvos, pode acooteeer que' a lista de nomes suplante os 128 caractsres permitidos na linha de cornando do DOS. Quando tsto acontece, a unlca salda sera fazer a operacao ce concatenacao em rnais de urna etapa, criando entre etas um arqulvo destlno ternporarlo, 0 qual sera anexado aos demais na etapa segu inter:

A>COPY CARTA 1. TXT + ... CArRT.AS.TXT CARTAS.TXT

A>COPY C.ARTAS.TXT+CARTA6.TXT ... CARTAS-F.TXT

Dutro oetalne lrnportante na concatenacao, somente apucavel se os arqulvos forem nomeados ind'ividualmente, rerere-se aos argumentos fA e 118, msendos como clausulas na linha de' comando, alem de IV, jci citado.

Cada urn destes argumentos possui urn significado para 0 Sistema Operaclonat, dependeoco da maneira como seja empregado:

fA - Indica arqulvo gravado no formate de texto (A vern de Ascii). Quando digitado como ciausuta de urn arquivo de origeml faz corn que 0 Sistema Operacional Irate a arquivo desta maneira. torcando-o a copia-Io ate' encontrar a primcira marca de FIM DE A.RQUIVO ('END OF F,ILE - -econtrol» + Z OU &,H1A (26) na Tabeia de G6digos ASCII). Depois de encentrada esta marea, 0 restante do arquwo, se existente, nao sera coplado. Por outro lado, quando indlcado como clausula do arqulvo destlno, determina que a marea de FIM DE AHQUIVO seja gravada so seu terrnlno. ESTA CONDIGAO E IDE FAULT NO MSX-DOS, NAO PRECISANDO SER DIGITADA!

lB - Indica arquivo gravado no formate Bina,rio,. Quando indicado como clausuia em urn arqulvo de origeml forca a grav3g8o de to do 0 arqulvo. incluind,Or as marcas de FilM DE AIRQUIVO, mesrno que haJa mais de uma dentro do rnesrno arqutvo. Quando se co,ns,titui em clausula no, arquivo destine, impede que' a marca de FIM DE .ARaUlvo possa ser grav,ada. 3.0 seu final.

Via de rs'gra, nao sera necessaria incluir as ctausutas anterlormente menclonaoas no processo de anaxacao, sendo pref,erivel, na rduvida de como emprega-Ias. deixar que o pr6prio Sistema Operacional sa ercarreque desta tarota,

65

SISTI'ilvL\S OPERACION AIS 00 MSX

Arquivos em BASIC podem ser MEHG,EADOS (fundidos), per processo de' concatenacao dlretarnents no disoo, mas deverao estar tarnbem gravados no tormato ASCII, para que a fusao ocorra sem problemas. 0 usuaro deve prestar aten~ao para ver se ha cotnddencla de linhas entre' osarqulvos concatenacos 8' acsna-las antes de efetuar a concatenacao.Isto poupara 0 impedim,ento do ccrretofunconamerno do , ,'- ararna m,-rg' ea d'. 0, cons It·", i comando SAVE ·d:- BAS·,IC. DE 'OIS···,CO·. '-: ..•.. b ,

prog .'. " .. e e " , . , o .. su .,,,,," 0 o .. a.. !. 0 ~'., ' , ,I' para sa_ar

como gravar urn proprarna em BASIC no formato ASCU.

SINTAXE: DATE [dia-rnes-ano] DATE [dialm,es/ano].

SINONiMIA: DATA (SOLX-DOS).

FUNCAO: Permitir ao usuario a, renovacaoda ul.1ima data a ele aprasentada palo Sistema Operacional

DESCRU:;AO:

Quando 0 DOS entra no ar e assume' 0 controls opsraclonal do computador, a prirneira colsa que aparece na lela e a requisicao, pelo Sistema Operacional ao usuarlo, da diglita«;(a,o da data,

A rnarcacao da data no infcio das operacoes e importante para 0 regi'stro da rnesma nodi:ret:6ir~odos disquetes, quando se ereuraqaalqueroperacao de gravaC;ao .. Atraves deste recurso, pede-sa saber 'qua,1 a ultima vez em que os arquivos listados toram gravados au aiuallzaoos com 0 usc do comando DiIR. Neste particular, ha uma diferenca baslca entre 0 IMSX-IDOS e 0 SOLX-IDOS. No MSX-DOS, nas opsracoes que envolvern grava<;ao de arqulvos por COIPIA, a d1a.la registrada no diretorios,enl a data do srqulvo ooplado e nao a data atual, 0' que ,allias e bastante razoavel" ja que isto perrnhe saber em que data ,0 erquivo em euestao ~oi gra.vado do, micro para 0 disco) oo amauzaoo (presumind'o-se que nesta ocaslao a data tenna side digltada pelo eperador). Com '0 SOLX-DOS, todas as datas de Qrav8QaO, inclusive per COPIAS, ssrao neoessa.riamente a data. digitada pelo usuano no lnlcio Ida sessao com 0 DOS.

Se 0 usuano teclar <return> I ao invss de dlig'itar B. data quando solicit.ado" a data anterior, chamada.ccmc explicamos no Capitulo 1, de "data atua:l!I au "current date", sera rnantlda.

66

SISTEMAS OP'ERACION AIS DO MSX

Por outre taco. Quando algum arquivo de nome "AUTOEXEC.B.AT" e encontrado no dlretoro, 0 DOS nao passa pela requisicao da data, impedindo 0 usuario de afualizala. Sando assm '0 unico rscurso sera incluir no arquivo "AUTOEXEGi• 0 cornando DATE como 0' PRIMEIRO DA USTA. Chamamos a atencao do leiter para que evite, neste case e em Quiros parecoos, 0 emprego da SINON,iMI.A em POrtUgU9'S dos comandos cos DOS, ,ja q,ue estes cornandos sao reconnecldos somente pelo SOLXDOS, enquanto que acueies diglitados, na sintaxe ingl,esa serao reconhecidos por todos os DOS indistinta,mente.

o MSX-IDOS aceita a digitacao da data no chamado formate europcu, com a coocacao die' dial m'as e ano, diferente da notacao ilngles.a; que exige' mas, dta e ano. o cornando DATE permits que a data seia digitada diretamente, junto com 0 cornando, facilitando asslrn a tareta do usuario:

A>IDA TE 1 9/01 {'89

o comando DATE sem arqumentos torcaa exibi~ao da "data atuar ("current date"). Fazendo assim, 0 usuario conseoue saoer dc Sistema qua' a indlcacao da ultima data e se ela esta au naoafualizaca

E indif,erente digHar "_'1 ou "t" na separacao de dla. mes e ano. Para. os dois prirneiros, e aceitavel digitar apenas um nurnero, enquanto que para 0 ulti'mo, ate quatro numer,os poderao ser indicados.

CDmandoMSX .. DOS,: DEL.

SINTAXE: DEL ,[<dnive:>] <nome dos arquivos»

TIIPO: INTERNO.

SIINONiM:IA: ERASE

APAGUE (SOLX~DOS).

FUNCAO: permite spaqar urn ou mats arquivos especflcaoos na llinha de cornando.

o cornandc DEL apaga todos os arquivos ctados pelo usuarto. Como Iol explicado

67

SISTEMAS OPERACIONAlS DO MSX

no Capitulo 1, a acao iiniciall do'lapagamento" conslste na substnuicao do primeiro caractere dos nomes des prog ra mas, apagados pelo caractere de numero 229 (&HES) da Tabela ASCII, nao havendo, portanto, a elirnlnacao Hsica,do programa no dlsquete. Como a ,exibiQao dos names dos arquivos na listaqern do diretori,O' (cornando DIR) e impedida! os arquivos celetadcs sao conslderados "ausentes" do, disco, multo embora isla nao seia a expressao da verdade. a nao ser que" a seguir, 0 usuarto gr,C)v8' algum outre arquivo no disco, 0 qual ira necessariamente ocupar 0 Ilugar do primeiro arquivo deletado.

tsto teoncarnente da chance ao usuarlo de recuperar 0 arquivo deletaoo antes que' nova grava<;~o seja feila. Esta r€J'cuperacao so. e posslvet ser feita com 0 auxilio de programas uli1itarios especflcamente desenhados para ssta f'inalidade . O potencial de caca programa varia muirto e em ctsquetes multo rnexidos, com 'gravaQ6,es e regravaC;Oes sucesslvas, esta tarefa e quase que iimpo'ssivel. Par este rnotlvo, 0 comando DEL e bastante perigoso quando usado indiscriminadamente. Alern clsso, usance caracteres-cnaves. como • e ? varios arqulvcs podem ser deletados de, uma so vez. Apagando-se todo Q disco (DEL *.*), el,e se torna IRRECUPERAVEL! 0 DOS manda urn sinal de aterta para evttar que urn oesastre acomeca, alraves da rnensapern:

A.RE YOU SURE (YIN)? (MSX-nOS) APAGA. TUDO (SIN)? (SOLX-DOS).

SINTAXE: OIR I[o:::drilve:>] [earqulvots)»] lIP] [/Wl

TIIPO: ~NTERNO.

SINONIMIA: nao ha.

FUNQAO: psrrnlte lister parctarneme informat;:6e,s constarnes no diiretori,o dos discos: nO'J'!le dos arquivcs, tamanho em Bytes, data e nora da gravaltao.

DESCRICAO:

o cornando DIR €I urn dos rnais lmportantes do DOS e deverla ser 0 prirneiro comando aprendido e assimitaoc pslos usuanos iniiciantes. Atraves dele pode-se conhecer 0 cooteudo total eu parcial da li~ta de arqulvos const.antes em urn disco 'em exarne. Tal procedlrnemo dave ser PRIORITARIO antes da execucao de qaalquer

68

SISTEMAS OPERACIONAIS 00 MSX

outre cornando dado pelo usuarlo, para evitar desastres do tipo: apagar arquivos indevidamente, renornear um arquivo com 0 nome de outre arqulvo previamente axistents no mesmo disco .. etc.

o CIR do MSX~DOS ,e urn cornando bastante ecletico em relacao ao seu congenere do CP/M. Nao so 0 numero de informacOes Ilistadas e' maor, como e possivel, atraves de ar,gumentac;.a:o apropriada; listar 0 conteudo des arquivos de forma. idEmtica ao CP/M.

o comando IDIR pods ser empregado de d.versas tormas. 0 usuaro pede soticltar toda a I isla, de arqulvos de uma 56 vez, partilhada ern 'lalas diferentes, 'OU ainda no tormato de cokmas Pode-se padlra IIstagem parcial de spenas urn au alguns arqulvos, com r,efer~nc,ias ambiguas aos rnesrnos, uUlizando-se des caracteres-chaves menclonados no oornando COPY.

tlsando-se os caracteres .... 1 e "i", obtem-se listagens PARCIAIIS, a nao ser que seja di,gitada a opcao .'~',I!!I\ 0 que' e' ABSOLUTAMENITE DISPENSAvEL (!)" pelo tato da mesma sstar JIMPLICITA no comando. Attaw§s do empreg:o destes caracteres, e possivel saber sabre a exis1,emcia de de'terminados arquivos no d,isoo de rnanelra bern mals facil. ja que n.ao e necessano vistoriar tada a lista de arqulvos, 0 Que, no case especffi.oo oe discos muitO' chelos, pode ssr urna mQo-de-obra consiceravel, POI' e~ xemplo:

A>DIB *,BIN (ou DIR .BIN)

v,er,ifica todos os a,rqUliv,os blnanos gr,avados corn a extensao .BIIN' no dlretorio,

A>D,I'R II'.SVS (au IDIR .SVS)

verifica se foi 'grava,do no disco algum Sistema Operaclonal com esta extensao,

A>DIR D*_' (au OIR D*)'

veritiea se existe algum arqulvo que comece com a leUa 0 no ctsco.

A>DIIR PROVA.* (ou DIR PROVA)

veritiica se no disco extsie algum arquivo de nome PROVA, com qualquer extensao,

Note que e.xistemal.gumasanalogiasent.rev.ar.ias sntaxss empregadas, como rnostrado acnna;o que toma n30' obrigatOrio 0 erT1Prego. em alguns cases, dos caracteres-chaves. Em todos os examplos amertcres era exlblda uma lista des arquivos questlonados, mas somerne destes, enquamo que DIR semarpurnentos lis1ara obrigaloriamente TODD'S O'S arqpivos do disco" equivalend'o portaruc a DIR ",".

69

SISTEMAS OPERACIONAlS DO MSX

o FORMATO DE EXI,BICA.o tambem pede ser escolhido pelo usuano, 0 que e afta.~ mente convenlante em a.lguns cases. Dots arqumemos estao disponiveis como clausulas opclonals na linha de oomando e que servem para esta 1inalidade: IP e IW. Ambos as argumentos podem ssr usados isoladamente ou em conunto, sendo que, aquele que for lindicado prtmetro, tera prioridade na tormatacao,

IP - Promove a liIs.tagem dos arqulvos no tormaio de uma pagina de texto (Page:Pa,glinaL com todas as informacoes que 0 cornanoo permit'e" lsto equiva.le' ao

prserchimento da teta do cornputador com os nomes dos arquivos, ate que uma tecla qualquer seJa pressionada, quand,o, entao a listagem continuara, ,ate que outra tela sela preenenlda OU ate que termine a Iistagem dos arquivos, Cada uma cas listagens de tela pede ser parcialment,e interrompida quando 0 usuario teela <control> + S e depols reassumida, prsssienando-se qualquer tecla

IW ~ Promove a listagem dos arqalvos no tormato de' janela (Window=janela), em numero de colunas diretamente proporclonat ao espaco disponiv,ell na tela. Neste caso, a ex.ibiC;ao das iotorrnacoes sobre os arquivos fica restrita somcrne ao nome e extensao de cada urn, sern 0 l1um,ero de Bytes, data e hera das respectlvas gravaQOes.

E im,portanle assinalar que 0 rnirnero de colunas varia de acordo com 0 DOS e de, acordo com a largura (comsndo MODE) determinada pelo usuarto. Em tela de 40 colunas, a numero maximo exibido pele MSX-DOS e de duas colunas, enquamo que o SOLX-DOS permae atetres oolunas. Conectando-se uma Placa del Vfdeo, de SO colunas em um dos slots externos do MSX,I 0 numem maximo de oolunas passa a ser de' sels colunas, a despejto do, !DOS ulilizado.

o tormato de [aneta e utilizado palo CP/M.

Em ambos os cases, 0 comando"DIR fornecs, como default .. 0< numero de Bytes I,ivres de cada disco. No case do SOLX-DOS, sera tcmeeldo tambsm 0 nurnero de Bytes oonsumidos pslo usuarlo com a grav3QaO de arquivos.

Exemplos de unhas de comando's

A.>DIRIW (Note que .,\0; esta lmpllcito no comanoo)

A>DIRIP (idem)

70

SISTEMAS OPERACTONATS DO MSX

A>OIRIW/P

Nest.e caso, a Ilistagem ocorrsra na forma de janslas.com ints'frupco'es a cada tela chela A arqumentacao contra ria (/P/W) nao e operacionalmente possivel.

A>DIR ~.B~S/W]- Note que e ~ndifere?te cotocar 0 ~rgumento IW.antes au depots A>DJR/P B:F1 I da nomeac;ao ambtqua dos arqurvos a sersm hstados.

A>DIR/W B: P*,.* }' Na.o e posslvel a digita~~o de espaco em branco apos a

FILE NOT FOUND Indicacao do drive! pols 0 DOS nao achara 0 arqulvo.

Na execuciio do, cornando DIR, teclando-se sl-multanearnente <control> + S, a exibh;ao da IiIstag:em e interrornplda ate que 0 usuarlo presslone qualquer tecta. Se for tecllado econtrob- .. C ou <contmb + <stop>, a exibic;ao da flstaqern e abortada.

Comando MSX-DOS: FORMAT

SINTAXE: FORMAT (MlSX-DOS)

FORMAT [<drilve:opc;ao do Menu de Formatacao»] (SOLX-OOS).

FORMATE [<drive:,op~ao do Menu de FormataQao>] (SOlX-DOS).,

TIPO: IINTERNO.

SINONiM~A: FOiRMATE (SOlX-DOS).

FUNQAO: permits formatar urn dlsco. levance em conslderacao 0 seu tipo eo dlrive utmzado ..

DESCHICAO:

o cornando FOHMAT marca trillhas m.agneUcas no disco, eontorme explica.do no, Cap itulo 1. de acordo com 0 padrao de tormatacao do computador I no caso I MS- DOS co mp atlve I.

A rouna de torrnatacao e 0 acesso a eta estao gravados na interface de disco utilizada palo usuarlo, de tal forma que se pode ter acesso a ela atraves do DOS ou do BASIC IDE. DISCO.

71

SISTEMAS OPERAOONAIS 00 MSX

Nla retina de formataGaQ, e exibido u m M EN VI no qual constam as tlpos de formatacao utitilizados pelos discos fllexlveis d.e 5 1/411 e de 3 1/2"! cormmsme consctados ao MSX. as dlzeres do Menu podsm varlar de um fabricante para outre, lPorem, as opc;Oes sao sistematicamente iguais. 0 Menu exibido a, seguir e' aquela constante da controladora CDX~2 da Mlcrosol Tecnoloqla:

1 ~ 40 trilhas simples face 2- 40 trilhas dupla, face

3 ~ 80 trilhas simple:s tace 4 ~ 80 trllhas dupla face

As op<;oes1 e 2 servem para a formataQao dos dlsquetes de 5 1/4"1 enquanto que as oPQOes 3 e 4 sao para os drives de 3 1/2".

MuItas vezes, 0 usuarlo e tentado a tcrmatar 0 dlsquete de 5 114" com 80 trllhas, Fazendo issc, mesrno que a tormatacao pareea tar tido' sucesso, serao observaoos erros de leitura posterlormente, pols 0 driive de 360 KBytes niiofoi projetado para tal tlpo ,de, rormatacao.

o MSX-DOS ace ita apsnas ocomanoo FOR,MAT como, maio de acessar 0 Menu de FormataQao" porem, 0 SOLX-DOS permite Qlue 0 usuaro possa especmcar diretamente 0 drive cujo dlsqcete sera tcrrnatado, como tambem a 'Q'~io ce jormatacac do MENU actma .. Assim, se 0 usuaro comandar:

A>FORM.AT B:2

sera torrnatado 0 disQ,uete'alojado no drive B, com 4:0 trilhas. 'em face dupla ..

CUlIDADO:,

ANTIES DE FORMATAR UM DI600 JA USAID01 VERIFIQUE SE NAO EXISTE NEllE NENHUM PHOGRAMA IMPORTANTE, POlS AO FO,RMATAR UM DISCO'. TODOS OS ARQUIVOS NELE tEXISTENTES SEHAO TOTALMENTE APAGADOS !

IMPORTA:NTE:

A FORMATAqAO EXIGE UMA CORRETA ALiMIENTACAO ELETRICA ,E ALINHAMENTO DOS DRIVES .. SE 0 SEU SISTEMA OPERACIONA.l NAO CONSEGUIIR FOHMATAR, VERIFIQUE, A INTIEGRIIIDA'D'E DO EQUIP'AMENTO, COMECANDO PiELAS FONTES nE AUMENTACAO E GABOS D,E CONEXAO ENTRE DR,IVE EINTEAFACE.

72

SISTEMAS OPERACfONA[S DO' MSX

O cornanoo FORMAT, rorrnalrnente sem arqarnentos, sollota do usuario a selscao do drive e a opcac de tcrrnatacao, como antenorments iindicado" A seguir, pede que alqurna tecta seia pressionada para se etetlvar a opsraeao. a usuarlo podera abortar a, tormatacao teclando eccntrols + C ou <control>, + <stop>. 0 Sistema Operacional devera emitir mensaqern contlrmando que ocorreu a interrupcao solicltada. NA O(IVIDA" DESLIGUE 0 COMPUTAnOR au RETIRE 0 DISQUETE DO DRIVE HI

CiUIDADO:

NO CASO DE VOCE ESTAR OPERANDO COM 0 SOLX-DOS E COMANDAH A FOA'MATAC,AO OOM AHG,UMENTOS NA LlNHA DE COMANDOS, ESTA BE 1- NICIIAn.A, SEM A, NECEssARIA IPAUSAj, GOMO ACIMA DESCRITO, BASTANDO APENAS TECLAR <RETURN>.

Coma,lnd'o MSX-DOS: MODE.

S'INTAXE: MODE <Para,metro>

TIPO: INTERNO.

SINONIM'IA: MODO <Panimetro> (SOLX·DOS) ..

FUNC,AO: Perrnlte allterar,onumero de colunas no terminal de vldeo do MS.X.

DESCHIQAO:

Fcmecendo 0 nurnero de colunas como parametro, 0 usuarlo consepue, atravss do cornanoo MODE, modllicara largur,a da tela do terminal de video, 0, que e util em cerlos cases onde, na falta de u m monitor, e ligada urna TV comum ao MSX, a qual p05~ sui lilmitac;6es na vi,sualiza~ao do conteuco da tela.

o cornendo MODE opera aceltando urn valor nurnerco como determinante dO' espaco maximo' que sera utilizado peio terminal do MSX.

Alem dlsso, valores abauo au aclma de urn dsterrrsnaco Hmiar oeterrmnarn a selecao do tipo de screen de texto de torma autornatca

3-

'SISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

Numeros tora daqueles permitidos palo DOS retornarao ao usuano como errol ssndo emitida a mensagem de:

INVALIID PARAMETER (MSX-DOS) PARAMETRO ILEGAL ,(SOLX-DOS).

N,este ponte, nil uma diferenca tundamsntal entre 0 MSX-DOS e 0' SOLX~DOS na aceitacao destes valores:

MSX .. DOS,~

Valor minimo - 0 Valor maximo - 40'

Umiar de' transtcao: 33 e aclma - screen 0 32 e abalxo ~ screen 1

SOLX"DOS:

Valor minima - 32 Valor maximo ~ 80

limia.r de transicao: 33 e acima: screen 0 32 ~ screen 1

conectando-se uma placade video de ,80colunas ernurndosslotsoo MSX, ou rodando-se ,0 DOS mum MSX da sene 2.0, 8' possfvel obter PO'R DEFAULT a II,istagem em 80 colunas, mesmo que seia utilizado 0. MSX-DOS. Entretanto, ao se usar este ultimo" nao se pcdera comandar 0 MODE para 40 couoas. sob pena de nao mais retornar a llstaqern ao formato ofiiginal' de' 80 colunas, ja que ssta para metro nao 8' acelto pOI" este DOS.

Operando sem placa de 80 colunas, 0' cornanoo MODE provoca 0 apaqamento da tela, com posicionamento do prompt nas coordenacas 0,0 «home». Quando a ptaca de 8,0 colunas VMX-80 da Microsol Tecnologia e lnstalada, a operacao do MODE com eta ceternuna 0 nao apaqarnento da tela, mas mantendo 0 deslocamento do prompt para <: home>" 0 que taz com que ela tique totatrnente ernbaralhada.

Apesar disso, 0 usuario pcdsra dig'itar normalmente todos os cornandos, sem qualquer preluizo do funcionarnento do DOS. lsto s6 ,e possfvel perqae as lnstrucoes para 0 Sistema Operacional sao recebidas diretamente do tsclado e' nao llidas da tela

74

SISTEMAS OPERACIONAIS 00 MSX

do computacor, como acontsce ria digita<;a.o de proqrarnas em BASIC na tela do MSX. Procedendo assirn, e rnuitas vezes diffcil a I,egi:bilidade do resuraoo cas opera¢es cornandadas. A solucao, nestss casas, sera tectar <return> sucssslvamente, tantas vezes quantas torern necessarlas, ate que 0 prompt se desloque para uma regiao da tela abaixo de onde as linhas a seglUir estejarn em branco.

Trabalhando nas screens ce texto normals do micro" 0 eteito aclma descrito nao sera ebservado, mesmo corm a ptaca de 80 colunas ligada a urn dos slots.

,Comando MS,x-DOS: PAUSE.

SINTAXE: PAUSE [<com,entaJ,io>]

TIPO: IINTERNO.

SINONiMIIA: PAUSA [<co,mentario>] (SOLX-DOS).

~ ~

FUINGAO: permke interrornper urn arquivo de cornandos em late (batch), tacultando ao usuarlo a ccnunuacao do, mesmo.

D ESC BIQAO:

Este comando se encalxa no grupo daqueles que so 'tern utilidade para 0 usuarlo quando empregado na programaQao de um arquivo "batch", Em muitos momentos, a conUnuidade d'a execuliao do arquivo em late dave ser pmposita'lm,ente mterrompida (mas, nao abortada), com ,0 obletlvo de permitir ao usuarlo a leitura de Urn! aviso de qualquer natureza, como par exernplo:

Imedia.tam.ente ap6s a execucao da pausa, 0 Sistema operaoonat emilira uma rnensaqern do tipo:

STRIIKE A KEY WHEN READY (MSX-DOS) TEeLE ALGO QUANDO PRONTO (SOLX-DOS).

Assim, ao teelar q,ual~quel" tecla, 0 comando seglUinte sera executado, Nesta oportunidade" 0' usuarlo pode tnterrormer as e,xecuQoes cos comandos, tectando -econlrioh. + C au <control> + <stop:>. Sando este 0 caso, 00 DOS soliciitara a contirmacao

75

S]STEMAS OPERACION AlS DO MSX

do terrnlno:

TERMINATE BATCH FILE (YIN)? (MSX-DOS) Encerrar arquivo BAT (SIN)? (SOLX~DOS)

o posicionamento do cornando PAUSE nos arqulvos em Iota sera melhor discutido postenorrnente no toplco sobre este tipo de arquivo, rnals adlaote,

Comando MSX-DOS: REM

SINTAXE: REM [<comentario>]

TI PO: IINTEA.NO.

SINONiMIA: I [ccomentarioss]

FUNqAO: Permite colocar numa Hnha de progtam,a do arquivo em 100te (batch) uma rnensaqarn, a qual sera impressa na tela junto com 0 comando,

DESGRI'QAO:

o comando REM tarnbern e daqueles que 86 tern utilidada no arquivo de comandos. Seu comportarnentc e semelhante a lnsnucac PRINT do BASIC, exceto que nao ,e posslvel omitir 0 nome do, cornando da linha do prompt (no MS~DOSj lsto e factivel pel a exlstercia de IJm cornando interruptor do "eco", 0 "ECHO OFF"). Sando 0 COImentario opclonai, 0 REM podera ser uttlzaoo SEM ELE, com 0 objetivo de espacar 'linh.as do, arqui'Vo batch, de modo a, msihorar a legibiUdade do mesmo.

s,:Jmente a virgula, 0 espaco em branco e 0 tabulador pcderac ser usados como separadores de palavras no cornentarlo j;mpress,o pelo R EM. AS. exemplos de U'tiliza~ao do REM e da I serao apresentados no toplco sobre arquivos 'Batch", lila palgina 1 ns do proximo Capitulo.

Comando MSX·D10S: :REN

SINTAXE: REN [<drive:>] <nome ANTIGO> <nome NOVO>.

TIIPO: IINTERNO.

76

S.ISTEMAS OPERAClONAIS DO MSX

SJNONiMIA: RENAME (com a mesma SINTAXE)"

FUN9AO: Perrnlte renomear urn au ma.is arqeivcs no dtsquete do drive especlncado ou, na aussncta deste, no, disquete do drlva corrente.

DESCRIQAO;

OREN ,e urn importante recurso dos Si,stemas Operaconals de disco, possuindo SINTAXES pr6prias para 0' IDOS e para 0 BASIC DE DISCO. Ao dei·xar 0 usuarto mudar o nome de um arquivo, 0 BEN avila que, 0 mesmo tenha que voltar a memoria do oomputador para sell" regravado com outro nome,

Mais de urn arquivo co diret6rio pocera ser renorneadc simultaneamente, com 0 ,BUX Ilia oos caracteres-cnaves wi", eO?" i os quais podem ser e mpregados tanto no item n!lativo ao nome antigo, quanta no do novo, nome, Par exemplo:

A>REN B:·,ARQ * .DOC

A>REN CAP2-?DOC CAP2-?TXT

E precise uma certa cautela, ac usar * e ? na renorneacae. Quando O'S caractereschases sao indlicados no Ilugar do NOVO nome dos arqulvos, TODOS as caracteres dos nomes orig ina is 00 rrespondentes as posicOes de • e ? N.AO sAO MOD I F ICAIDOS.

Asslrn, O'S seguintes cornanocs nao terlam etalto na renomeacao:

A IRIEN" 8-1- -N' '" 11

>, I', • " •

A>REN SAMPLE?DOC'.DOC

a Sistema Operacionat, ao reeonhecer a comcdencla, rajeitara a renornaacao e ernltira a, seguin1e mensaqem de erro:

RENAME EAHOR (MlSX-DOS)

ERRO AD RENOM EAR ARQUIVO (SOLX-DOS),

Esta mesma rnensaqem aparecera quando ocorrer uma lndicacao de urn nome antigo de arqulvo que naQ sa encontra no diretorio, ja que nao e posslvet renomear urn arqaivo lnexlstsnte.

17

SISTEMAS OPERAOONAIS 00 MSX

Ouando 0 usuano indi:car, no NOVO nome do arqulvo, urn DR,IVE dlterenta cacuete onde a cperacao estver sendo leila. 0 DOS ignor,ara a indicaCao e fara a renomeacao no drive corrente au no especmcado antes do antigo no me, i:sto po rque nao e tambem posslvel renomear arquivos ATRAVES de unidades de disco diferentes.

Comiando SOlX·DOS: SAVE.

SINTAXE: SAVE <lnumero de oiccoss ~drive:l <nome do arquiivo>

TIPO: IINTERNO"

SINONrMIA: SALVE (com a rnssma SIN'T.AXE).

FUNCAO: Permite salvaruma r,egiao de memoria do cornputador, a partir de ,&H01IQO, no disquete.

DESCRIC.AQ,:

O comando SAVE tern funGao utilitaria. Quando urn programa 1eito palo usuarlo estiver contido na area da mem6ria ,destinada aos pr:ogramas do, DOS, isto e" entre &H01100 e &HFC4B, ale podora ser gra.vado no disco na forma de urn arquivo.

o proqrama dave ser dividido em bocos de 256 Bytes" eo namero obtido, colocad'o na llnna decomando. Para tanto, basta determinar 0 cornprlmento ,em 8yttes do programa e dividir a resultado POI' &H01 00 (ou 256, se a coma for faita ern decimal) ..

De've-s,e levar 'em conla que, 0' tnloio de arrnazenamento de qualiquer pro.gra.m.a em ambient'EJ DOS sera. necessanarnente ,&H0100. Asslrn, dave-se saber em qual enderecarnemo termina 0 programa a set salvo, pets, c.a,lculando-se a diferenca entre term,ino e inicio, detennina.-se 0 seu comprimento em Bytes. Por sxemplo:

Termino do programa: &H5400

Comprlmento: &H5400 - ,&HO 100 == &H53,OO (21248 Bytes)

Numero de 81'0005:

&H5300l&H01 00 ... &H53 I(Nota: 53H;;;;83D) 21' 2'48 I 256, ;;: 83

78

SISTEMAS OPE!RACIONAIS DO MSX

o comando, neste' caSQI, seria:

A>SAVE 83 PROG.COM

Erros de sintaxe retornarao como "'ParAmetro ileg'al". 0 comando dave ser executado antes que seja alterada a area ce programas (TPA).

Comando MSX .. DOS,:: TIME

SINITAXE: TIME [c::hh:mm:ss>]

TIPO: INTERNO ..

SINQNiMIA: nao na.

FUNCAO: Permits atualizaro horario dos relogios lnternos nos computadores que 0 possuern, de modo que el'e 1ique registrado no diretorio, nas operacoes die gravacao.

DESCRICAO:

o comando TIME funcionla de maneira semelhante ac D.ATE, ,jia d'escrito anteriormente, TIME sem argumento retorna com 0 valor anterior do re,,16gio Interne OU, na inexislenci'a deile, com:

12:00:00 . .o0a (MSX-DOS) 00:00:00.00 (SOLX-DOS).

Os ultimes dots zeros de cad a horano reterern-ss a centesimos de segundo I as quais nao sao ajuslav.eis com 0 comando, ate as, presentes Vers6es dos dais DOS.

o horarlo das gravac;oes devera ser sempre ex.bido na tela atraves do comando D,I R (ou ainda DIRtP), quancc 0 seu valor no diretorlio for d'iferente de ZEROt e independentemente do tate de que 0 computador tenha au nao relogio lnterno.

Nos cases onde e posslvsl a atualiz,ac;ao do norarlo, e suticlente digitarsomente a hora, au somenta a nora ,e' os mmutos. A digitat;ao obedece iOS seguintes parametres:

hh - qualquer numer,o entr'eO e 23; qualquer nOmlero entre 0 e '2, seguido de A (ou AM~pal1e· da manna) ou de P (ou PM -, parte ca tarde) (Ajusta a hera),

7_9_

SISTEMAS OP.ER.ACIONAlS DO MSX

mm - qualquer numero 'entre 0 e' 59 (Ajusta os minutos),

ss - idem (Ajusta. os s€!'gundos).

Note' que os rulmsros de hora. minulo e segundo sao separados por ":", enquanto que os centesimos de segundo sao separados POll' ".;0;, sendo esta a digilaGao correta na SI'NTAXE do cornando. Horanos fora dest,Q formate, 'OUI com numeros lora dos especirficados" terao a mensagem:

INVALID TIME (MSX"OOS) HORA INVALIDA (SOLX-DOS).

Teclando-:se<return>, as valcrss antencres sao mantidos.

Quando 0 micro na.o tiver ml6gio inferno, 0, DOS acsltara a digitac;ao, porsrn esta nao tera efeito,.

Coman,do MSX··:DOS: TYPE

SINTAXE: TYPE <nome do arqulvos

TIPO: 'INTIERNO.

SINONiMIA: LIST ou LISlE <nome do ,arquivo> (SOLX.-DOS).

FUNQ:AO: PelTTlite imprimil' na lela 0 conteuco die urn arqaivo ,gravado 110 tormato ASCII.

DESCRIQAO:

o cemanee TYPE e uti! para a observacao e lelura de urn arquiv,o eujo torrnato de grava<_;:ao esta na lonna de caracteres da Tabela ASCII!." 0 charnado FORMATO DE

. . -

TEXTO ou FO,RMATO ASCII. a TYPE nao permlte, entretanto, que sejam f,eitas

modificaC;Oes de qualquer especie nos arquivos inspecionados.

a comando TYPE tuncona cerretamente sm tetas de ,80 eolunas, 0 que taeillta em mulo a visua~iza~ao da formata~ao de arquivos pr;oduzidos pelos Processadores de Texto e, PRINCIPALM.ENTE, ss os arqulvos-textos produzidos par urn dado apUcativo ,gra:vam ,0 arqufvo com OIU sem troca de caracteres.'

80

SISTEMAS OPERACllONAIS DO MSX

* Observa'i,ilo:

Muitas vezes passa despercebldc para 0 usuarlo 0 tate de que a rnaiorla dos Processadores de Text.os, na nora da gravac;;,So, dos arqalvos, trace as caracteres que torarn digitados poroutros utilizado,s, pelo pr6prio pr:ogramal, geral,me,nte para codificar suas proprias form,ataf;Oes. Este tate, par si s6, dificulta a mligr,3>Qao (transporte) do arquivotexto para. Quiros, computadores ou Prccessadores de Texto. Um dos raros Editores de Texto que, nao tazarn isso Ie 0 MSX.-WORD na versao 3.01 e; na area dos Editores para programas-fonte! 0, MED (vista mais adiante,), parents mats novo do SeED.

Outra, apliica<;~o muito util do TYPE ,e' a li,stag,em de arquivos batch(.BAT) , permitindo inclusive a exibiCao de caracteres acentuados, mesmo se isso nao acontsce quando '0 arqalvo de comandos e' executado ..

o TYPE aceita a indica'C;ao de referencias ambiguas a arquivos de dlsco. Com 0 usa de' caractorss-cheves II*!I e "1'". Como porern somente urn arquivo poce ser Hstado, 00 DOS procurara 01 PRIMEI RO do dir,et6riO que eorresponder a referencia e 0 apresentara na tela.

A, Ilistagem do arquivo sollcltado preenehera a tela ,e' rolara sem interrupcao (eteito de "scrolliingJi continuo)" ate que 0 arqolvo termine. a usuarlc, entretanto, podera interromper 0 "scrolling" tsctando -econtroe- + S e relnlcla-lo teclando qualquer tecta, P'odera. tarnbern abortar a listaqsm, tectanco <controi>+<stop> OU <control> + C.

o modo, de operacao do comando TYPE e ligeiiramente dife'renl'9 no MSX-DOS e' no SOLX·DOS. Enquanto no primeir:o todo 0 arqulve e I idol e DEPOIS EXIBIDO; no segundo, a exibi~Ao do arqUlivo e feita quase que simultaneamente a, sua lenura do ,disco. Asslrn, com 0 SOLX~DOS, ao tectar <control> + S" 0 drive apaqara ate que 0 usuarlo mande continuar a I,eitura.

A, saida co ccrnendo TYPE e excluslvarnente para 0 terminal die video do MSX. Contude, tecl,ando-se<conrtlrol:> ... P, todas as oparacees do DOS terao IEGO na lmpressora, ja que este comando atlva esta salda. Ass,im, e posslvelllstar urn arquvo-texto em arnoas as saldas, sendo que <co,ntrol> + P pode ser teciaco antes ou apes a comando ser digitado, na linha do prompt. ~p6s a listagem, tectando-se econtrob- + NI, a salda.para a impressora e desativada..

l,emtu'fj··se: nsm sempre a impreSSQl8 , to'talmente compatrvel com 0 computadOI, de taltorma que a listagem podera apareeer trunceda, com ausencla ou uoca de' ceracteres. Da rnesma forma; arqulvos fora do torrnato de texto serao exibidos de forma desoomrolada e com caracteres desconexos na tela, 'E oomum, nastss casos,

1

S.ISTEMAS OPERACIONAIS DO MSX

o envio, de caracteres interpretados como c6digo's decontrole do terminal de vldeo, tais como: bell (ou Beep). clear screen ou form teed (no video, apaga a, tela, e na impressora, provoca a rnudanca de pagina}. carriage return, line feed e Quiros.

Vejs, portantc.que uma das muitas funQOes que 0 comando TYPE podera trazer ao usuario~ e descobrir se urn detfH1minado arquivo esta gravado ou nao no tormato de texto.

o TYPE, digi,tado sern 0 nome de urn arquivo OU com 0 nome de, urn arquivo na.o constante no, ,diret6rio do disco, acarretara do Sistema Operaclonat uma mensagem de erro:

FILE NOT FOUND (MSX-DOS)

ABQUIIVO NAO ENCONTRADO (SOLX-DOS).

Comando, MSX·DOS: VERIIFY.

SINTAXE: VERIFY <ON> (habilita) ViERIFY <OFF> (desabilita)

TIPO: INTERNO.

SINOINiMIA: VERIFY [ON] (OFF] [/l,I [/D] VERI FICA [ON] [OFF] [ILl 110]

(ambos. do SOLX-DOS: IL-Hga; IO·desliga).

FUNCAO: PermIte definir 0 interruptor de' 'Verifica~ao oa gravacao de arquivos nas opera¢es de copla ..

IDESCRICAO:

<0 comando VERIFY proouz uma mudanca perrnanente no status de verificacao de gravaQ6es par copta, scnctaoas palo usuare. A h,ablHtar;:ao, da verIfica,<;,ao, de outra forma, sO podera ser feita exterrporaneameme (no memento da ,grava<;ao)j utilizando-se' 0 argu,mento IV na SINTAXE do oomando COPY:

A>COPV*,S,AS B:N

ON/OFF ou IL e ID, estes ultimo,s exclusivos do SOLX·DOS, sao na. realicace parametres do comando e empregados ina sua. SINTAXE. Case urn ceres seja

82

SISTEMAS OPERACION AIS 00 MSX

o,milido, 0 DOS emitira a seguinte mensaqsm de erro:

IINVALIID PABAMET'I::R (MSX-DOS) PARA.METRO ILEGAL (SOLX-OOS).

Uma vez habilitada a verificacAo pe'los argumentos ON ou IL, este status 5,6 podera ser modificado par torca da execucao de urn programa, ou par cornando direto do usuarle em sentido oposto, usando OFF ou ID como parametres,

,A veri'ficac;rlo e fe'ita setor a setor, 0' que torna a copla um pouco rnals lerna. Embora dificilmente 0 DOS erre ao coplar e, quando acortece alglo do tipo "e'ITO de escrita" (erro de' gravaC;ao no disco cesnno) , 0 usuario seja avisado. as vantagens da v,erificacso sao obvias, porque ningUiem ,gosla de se sentir .nseguro quanto ao resultado das operacoes de copia,

E prsceo, na hip6tese da ocorrencia e constatacao de erro na gravaQaol tenter avallar a 'I~onte do problema:

Quando este reside em deteltos na formatacao do ctsco oestlno, a pura e slmples troea par outre corretamente formatado sera suficiente. lnfelizmente, problemas de gravac;a.o par c6pia podem ir oesoe 0 pr6prio DOS ate 0 estado fisi:c-o dos drives e tontes de allmentacao. Proceda com cautela: troque primeiro '0 disco e, depots, 0 DOS (rnude, par examplo, do MSX-DOS para 0 SOLX-DOS) e. depois entao, varitique ,0 seu equipamento (geralmeme, se 0 drive e de boa qualidade, 0, problema estara na interface controladora ou na fonte de ali'menta<;~o).

A veritlcacao de copias e urn born recurso dos Sistemas, operacionae e pode ser atlvada tarnoern pelo BASIC DE DIISCQ" ou empregada em proqramas copladores de boa qualidade, ern alguns eases, ate opclonalmente. ja que muitos usuaries prelerem sacrincar a. segurant;a em proll da rapidez e tambern da oonfiabilidadie na qua.lidade do Sistema Operactonal ern usa.

UTILITARIO,SE FE'RRAMENTAS DO DOS:

PRIMEIR.A PARTE

UTILITA.RIOS SOLX-D'OS E MSX .. DOS T'OOLS

Intrnducan

o leiitor totalenado, nos Capitulos antenores, para urn fato lrrportante: de que existem comandos INTERNOS (constantes do, programa DOS proprlarnsnte dito) e EXTERNiOS (constantes de programas lndepandentes, que pod-em ser carreqados como' comandos e, urna vez terminadas as suas funcoes, devolvem 0 corurole ao DOS), identtficados de forma muito propria par este Sistema OperacionaL

Essencialmente, os comandos INTERNOS sao limitados EM NUMERO, com 0 obIetlvo apareote de ocupar 0 minima espaco de' memoria RAM possfvel e EM FUNCAO. re'stlrlingjndo a DOS a reanzar autonomamente apenas as operaeoss fundamentais de entrada e saida. Estes dais tatores tem importancia estrateqlca, sob 0 ponte de vista ope raclonat

Quanta rnas memcrla livre disponiv,el, mater sera a area a serocupada palo proqrarna que functonara neste ambiente, faci'litando todas as operacoes que dela oependam, Na pratlca, lsto significa que, na msdlda em que estas cperacoes possam ser tsttas DENTRO do computador, a velocldade de processamerao seras:ignificativamente rnaior, pols as rnanobras de entrada e saida de daoos serao ccotornaoas. IDe forma sim'ilar,quant'o menos arquivos de OVERLAY necessitarem ser lidos do disco, menos tempo sera perdido para a ex.ecUi;;;ao de deterrmnaoas taratas.

Por outre I ado, 0 DOS "per se" dave ra manter as condigOe s corretas de funcio name FIla cos procrarnas nos, ambientes per ele cnacos, cevenco possuir as retinas necessarlas para que lsto aconteca.

84

SISTEMAS OPERAc[ON AISOO MSX

A limitaqao, em numero e versatHldade des cornandos INTERNOStornarja 0 DOS urn program.a igualme,nte limitado, na.o fossa a. posslbilldade de sa adotar pmgramaCOes (ou rotinas) EXTERNAS capazes de rsalizar tarefas especlncas, munas vezes cornphem.entares Aquelas do pr6prio DOS.

Asslrn, 0' Siste'ma Operacional DOS pede ser expandido ou atoauzado, sem que, na realidade, a progr.amaca!o originall decomandos, tenna mudado.

Em contrapartida, toda vez que estes comanoos torern utilizados, eles deverao estar necessariamente contoos em urn dlsquete acesslvel palo operador, case contrano, sera emnida urna rnensacern de' erro do tipo:

BAD COMMAND OR FILE NAME '(MSX~DOS) COMANDO au AHQUIVO INEXISTENTE (SOLX-DOS).

Este' ultimo detallhe implica na e,xisUmcia de espaco de memoria perlterlca em quanticade suficiente para armazsnartcdos os proqrarnas utilizad'os como' comando exlerna, Neste ponte, leva! snorme vantagem quem possu i oi spostttvos de armazenamento com maior eapacldade, como os !IWINCHESTERS" (discos rfgidos com dezenas de M eg'a.bytes de mem6ri a}ou rnesrno como os expansores de rnemona do tlpo "PSEUDO-ORIVE'" podendo este ultimo estar ao alcanca dos MSX, no momento.

A maloria dos sistemas de disco em U:SO, entretamo, compreende apenas urn 8, no maximo, dols drives de 5 114"" a que pede ser tnsutlcterne pa:ra tornar exsculvels operacoes com comandos externos em numero generoso.Sendo asslrn, 0 usuario dsvera selecionar os pr.ogramas do DOS de rnalor usc. e utilidade, e mante-ios gravades jun~os no dlsco que oontern 0 Sistema Operacional em ativtdade.

Quando 0 usuario compra urn drive" normalrnente recsbe 0. dlsquete contendo 0 Sistema e alguns utilitarios.. Os sonwares deste npo, desenvolvidos por tereetros, poderao ser adicionados e completar esta cotecao. No caso de existirem arqulvos "batch" num disco, com cornendos externos lnctuldcs, os arqulvos a etes reterentes deveraotambem constat do masmo disco, preterenclalmente, ou de outre disco indicado pelo arquivo "batch".

o objetivo deste Capitulo e apresentar os principais utllltarios que 0 usuario podera e'mpregar para melhorar 0' desempenho do seu Sistema Operac:io,nall., lodes ales na forma de COMAN DOS EXTEHNOS,

85

SISTEMAS OPERACION AIS DO MSX

AV,ISO AOS LEITORES

Na,o' e possiveI apresentar todos OS utilila,:rios, exlstentes no mercaoo e nem prever a exis,t,~ncia de novas comandos do DOS,. Sando assim, decidimos seleclonar aqueles programas que poderao darpslc rnenos u rna ideda clara. 20 u suano de do is ite ns mu ito lmportantes; a)- de como dispor de so,'ftwares exlstentes no memento: b)-· quais os crite!riO'S que levarao 0 leilor a exereer seu proprio julg'amento sobre que utiliUuios serao conveniemes a si rnesmo.

Mesmo dentro dos t6picos apresentados a seguir, roram 1'E!'ita;s selecees de titulos, pslcs rnosrros motives dsclarados aclma,

Todos os utilitariios qU'9 trabalharn como ccrnandos EXTERNOS sao como que, "FEARAMENTAS DO DOS". pols ajudamao usuaro a trabalharcom 9rquivos. de diversas procedsnclas, atraves do Sistema Operaciona.l. Na primeira Parte constants deste CapUulol serao apresemaoos os UtiliUtrios SOLX-DOS, os MSX-DOS TOOLS da ASCII COBP. e I para. finalizar, a criaQao de A:RQUIVQ.S DE iPROCESSAMEN:TO DE COMAN DOS EM LOTE, os chamados AHO:UIVOS "IBATCH",

Na descrcao dos utilitarios, sera sequlda urns sistematica semelhante aque,la lempreglada na.llistagem dos comancos do DOS, exceto peio Item "SINONiMIA", que, nests caso, perde a razio de ser,

Lembn:~'~se que no enunciado da S:INT AXEl dais snals graficos acernpanbarn 0 CO~ mando:

[ e ] ~ indicam clausulas ou argumentos opcionais.

< e > ~ indicam dades que 0 usuarlo e obrtgadoa digiita.r no argument.o umtzado.

Utilitarios SOLX .. DOS

sao progr,amas fonnecrdos pela MICROS-Ol, que accmpenbamo SOLX-DOS. Dos quatro arquivos oonstantes ne disco de Sri'stema, apenas dois serao descrtos a seguir. as outrosdbis Fe:ferem~se a. ar'quivos, em Ilot,e (, BAT} , que o lencr podsra inspecionar atrav,es do comando TYPIE do DOSI! nlo cabendo aqui majores 00- menh\ll'iOs.

86

SISTEMAS OPERAICION AIS DO MSX

Uillit,iirio SOLX-DOS: C'OiNVSOL, Verslo 2.0.

SINTAXE CONVSOL.

TIPO:. EXTERNO.

FUNCAO: perrnite ler discos formatados em padroes CP/M semelhantes ao SOUM ou ao SISTEMA 700, e' gravar os arqulvos lid'os em disquetes corn tormataeao MS~DOS oompaUvel (aootaoa pelo MSX).

DESCRIQAO

o programa CQNVSOL tol desenvolvido corn a finalidade de permitir ao usuario a transtersncla de arquivos originalmente gravados em CP/M, para disquetes formatados no MSX e vice-versa.

As tormatacees em CP/M lidas pelo CONVSOL sao aquslas compatlvets com a do padrao SCLIM (usada pelo CP-500) e a do S~700 (Sistema 700),0' que signinca discos em CP/M formatados com 40 tnilhas (padrae SOUM) OIJl 35 trilhas {padrO,es SOUM e 9-700).

Na Versllo ·11.1 do, CONVSOL ha uma mensaqem em destaque na tela de abertura, avisando que "'DISCOS PADRAO APPLE NAO sxo ACEITOS". Nesta versao (e na 1.0), 0 programa s6 consequla ler diseostormatacos em FACE SIMPLES, e a conversac 56 sa dava no sentido CP/M->OOS, 0 cue ·foi corrigido, na Veraao 2.0, que processa a convarsao de discos: tormatados em tacs dupla tamoem e em ambos os sentidos. Por este motivo, somente a versao 2.0 e oescrra a seguir:

DiQlitando-se CONVSOL na linha de comando do DOS, 0 programa e carreaado, exibilndo uma tela de abertura com urn Menu inicial, on de constam as seguintes °IPc;oes:

0 .. SOUM 40T SF 1 .. SOUM 40T DF 2 .. 8-700 35T SF ,3 .. S~700 35T DF 4 .. FIM

Sua Ol)\:ao:

Ao escolher uma o~ao de conversao. aparecera um segundo Menu; com as opcees

87

SISTEMAS OPERACIONAlS DO MSX

de sentido da conversao, QU seja, a partir de quetorrnatacao sera feita a leltura e em qualformata~a.o sera tsita a gravaCao. :Exemplo:

0,,, MENU 1

1 .. CONVERSAO CP/M - SQLXDOS 2 .. CONVER.8AO SOLXDOS - CP/M

Sua op<;Ao:

Ap6s a digitacao da segunda opt;ao, 0 programa: so licit a 0 nome do arquivo aser convertido, com a pergunta:

Nome do arquivo tenta ?

Nestle ponte, 0 usuano tern urn limportant.e recurso: 0 da obtencao do DIRETOHIO do disco tome. bastando para tsso digl~ar DIR e teclar <return> no lugar do nome do arqulvo, A~em ,disso, como 0 CONVSOL intorma ao Sistema Operacional como ler 0 disco fonte,e possfvel ler 0 diret6rio do dlscotonte seta quail for 0 ,drive em usa (por exsrnplo: B:DIR <return> ),

o CONVSOL permite que sejarn adotadas retierencias a.mbiguas na operacao de conversso.ca mesma forma que estas reterenctas saolLJtilizadas no comando GOPYdo, DOS. Par exernplo:

Nome do arqulvo fonte ? A..:*.*

Nome do ,arquivo fonte? 8:D8*'*

A sleguir, 0' usuarlo e siolici,tado a digita.r 0 nome' do arquivo destine, 56 que, nsste case, ~sso 56 sera precise caso haja necessldade de RENOMIEACAO do arqulvo tonte, Mais import.ante do que a renomeacao, na maioria das vezes desnecessarta, E A IINDICA<;AO DO D~IVE DESTINO I! Par exemplo

Nome do arqu ivo destine: B:

Taltato permte que 0 usuarlo possa especlncarc MESMO DRIVIE como tonte e destino, da mesrna forma como no cornando COPIED do SOLX~'DOS. Se istc for teito, 0 CONVSOL pedlra a troca de disquetes CP/M ou DOS" de scordo com a natllre'za da opsracao realizada,

Sa moo correr bern, 0 programa emne mensaqsrn para aviso die ..• Flm de transfe rAncia.

Вам также может понравиться