Вы находитесь на странице: 1из 4

TCC EM GESTÃO EMPRESARIAL - NPG1004

TCC EM GESTÃO DA INDÚSTRIA CRIATIVA (06/03/2017)

Contextualização

A

disciplina tem por escopo a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

O

Trabalho de Conclusão de Curso oportuniza a escolha pelo estudante, entre todas as

áreas de seu curso e todos os temas estudados, daquele objeto de estudo que desperte seu interesse na pesquisa, com o intuito de produção científica.

A produção do Trabalho de Conclusão de Curso é o coroamento da trajetória acadêmica

do estudante, o ponto de culminância e terminalidade do conjunto de competências que

foram mobilizadas e desenvolvidas durante o curso de Pós Graduação.

Na prática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o aluno deve evidenciar a articulação entre a teoria e a prática vista ao longo de seu curso de pós-graduação, tendo a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de um projeto sob a forma de um artigo científico, baseando-se em conceitos teóricos, aplicando metodologias, utilizando técnicas ou ferramentas, estudando aplicações, dentre outros.

Ementa

Revisão da proposta do Projeto de TCC, levantamento bibliográfico; realização da pesquisa; cuidados com as Normas da ABNT, cuidados com plágio. Elaboração e entrega

de artigo científico.

Objetivos Gerais

Desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso sob a forma de um artigo científico.

Objetivos Específicos

Realizar a revisão do projeto de TCC.

Compreender como se expressar em uma variação linguística científico-formal;

Aplicar os diversos métodos apreendidos na disciplina Metodologia da Pesquisa /Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Utilizar corretamente as normas da ABNT na confecção de um artigo científico.

Nesta aula será apresentada a noção de conhecimento e a ideia de ciência e conhecimento científico, identificando suas características, tipos e importância do método científico para a produção de trabalhos acadêmicos.

Estudaremos aspectos que caracterizam a ciência e a importância do método científico para a produção de trabalhos acadêmicos, a importância da pesquisa e as qualidades pessoais necessárias ao pesquisador.

Aula 2: Tipos de pesquisa

Nesta aula revisaremos os tipos de pesquisa e a natureza das abordagens de um trabalho científico. Tais procedimentos orientam a investigação e a metodologia específica que sustenta a elaboração da pesquisa.

Sabemos que existem várias formas de classificação. Recordaremos as principais modalidades de pesquisa quanto aos objetivos e procedimentos técnicos.

Aula 3: Etapas do projeto de pesquisa: tema, delimitação, problema e hipótese

Tendo em vista que os itens que constituem o projeto de pesquisa são parte integrante da escrita do TCC, nesta aula relembraremos os fundamentos do tema, delimitação do tema, problema e hipótese.

Aula 4: Etapas do projeto de pesquisa: objetivos, justificativa, revisão de literatura e metodologia

Ainda considerando a escrita do TCC, nesta aula relembraremos os fundamentos dos itens objetivos, justificativa, revisão de literatura e metodologia.

Aula 5: Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Nesta aula serão tratadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e sua relação com a escrita do TCC. Discutiremos os tipos de apresentação gráfica do resultado de uma pesquisa – artigo, monografia e outras modalidades – bem como as regras que fundamentam a escrita do texto – citação e referências. Apontaremos os elementos que constituem esta apresentação: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Aula 6: Estrutura do artigo: título, resumo e introdução

Nesta aula discutiremos a diferença entre tema e título e a importância deste último como elemento que despertará o interesse do leitor. Apresentaremos a função do resumo e a indicação das palavras-chave. Trataremos do item introdução, considerando sua importância como texto norteador de todo o artigo.

Aula 7: Estrutura do artigo: desenvolvimento, conclusão e referências

Nesta aula será abordado o item desenvolvimento, parte principal do trabalho onde se faz a exposição ordenada e pormenorizada do assunto pesquisado. Ele pode ser dividido em seções e subseções e compreende a contextualização do tema e a revisão da literatura, os métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados e a apresentação e análise dos mesmos.

Trataremos também das conclusões e/ou considerações finais, que compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações.

Por fim vamos relembrar as principais regras para elaboração das citações e referências.

Aula 8: Ética na pesquisa

Nesta aula trataremos das questões éticas que envolvem o trabalho de pesquisa. Analisaremos a Resolução 466/2012 que trata de pesquisas em seres humanos e discutiremos as implicações do plágio no meio científico e como evitá-lo.

Procedimentos de Avaliação

Para o aluno ser aprovado em qualquer das disciplinas ministradas e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é necessário, além da frequência mínima de 75% do total das aulas, obter o grau 7,0 (sete). Para efeito de atribuição de grau aos trabalhos realizados pelo aluno, será adotada a escala de zero a dez, admitindo-se apenas, a fração de meio ponto. A Pós Graduação participa do Programa de Avaliação Institucional da IES. O aluno tem a oportunidade de avaliar, o desempenho dos professores, bem como o conteúdo ministrado, o material didático, o atendimento administrativo e as instalações físicas do campus onde o curso está sendo oferecido.

Até 100% da nota resultante de avaliação docente é referente à entrega do artigo científico.

Bibliografia Básica

DEMO, Pedro Praticar ciências: metodologias do conhecimento científico. São Paulo:

Saraiva, 2011.

METODOLOGIA da pesquisa científica. [s.l.]: Estácio; UNISEB, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo:

Cortez, 2013.

VENTURA,

Magda

(Org.).

23. ed. São Paulo: Cortez, 2013. VENTURA, Magda (Org.). Metodologia científica . Rio de Janeiro: Estácio

Metodologia científica.

Rio

de

Janeiro:

Estácio

de

Sá,

2014.

Bibliografia Complementar

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 17. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

PATACO, Vera Lúcia P.; VENTURA, Magda Maria;RESENDE, Érica dos Santos. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. UNESA. Programa do Livro Didático.

SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Outras Informações