Вы находитесь на странице: 1из 6

AS 7 DIMENSÕES DO BIM: UMA MANEIRA INTUITIVA DE ESQUEMATIZAR A

HETEROGENEIDADE DAS INFORMAÇÕES NUM PROJETO “BASE BIM

1. DEFINIÇÃO DE BIM

O primeiro ponto para entender o BIM, sigla para Building Information Modeling, é

saber que ele não se trata de um software específico. Ele pode ser posto em prática por

meio de um sistema, porém, o seu conceito vai além disso.

O termo está ligado diretamente à virtualização, modelagem e gestão de todos os

processos envolvidos nas atividades de projeto e construção de obras de engenharia,

independentemente do tamanho ou metas.

O objetivo principal do BIM é transformar o modelo do projeto em uma representação

da forma mais real possível da construção que está sendo realizada, visualizando

todas as inconformidades apresentadas no canteiro de obra.

Isso permite a verificação de falhas no projeto, atrasos, erros, desperdícios, entre outros

pontos. Tudo que acontece no mundo real pode ser simulado antes no modelo virtual.

no mundo real pode ser simulado antes no modelo virtual. 2. BENEFÍCIOS DO BIM Existem várias

2. BENEFÍCIOS DO BIM

Existem várias vantagens do uso do BIM em relação aos métodos antigos de controle em papel e até mesmo às modelagens básicas em CAD (Computer Aided Design), que permitem apenas a visualização do modelo. Confira, a seguir, algumas delas.

Estimativa Correta De Custos

Com a utilização do BIM, a construtora pode reduzir seus custos em até 10%. A depender do tamanho da obra, essa pode ser uma grande economia. Isso é possível graças à visualização de todo o material necessário para a conclusão dos trabalhos.

Dessa forma, a compra total de todos os materiais pode ser negociada com o fornecedor de uma só vez, aumentando o poder de barganha da construtora e as chances de economizar ainda mais.

Mais Qualidade

Ao investir em um sistema que possibilite o uso do BIM, a empresa pode criar modelos tridimensionais de suas obras, visualizando todo o empreendimento pronto e possibilitando alterações visuais no projeto.

Outro ponto é a garantia das funcionalidades de toda a obra. Ao construir modelos 3D dotados de todas as informações do mundo real é possível identificar qualquer falha ou inconformidade antes de construir, garantindo a qualidade.

Aumento Da Eficiência

Os modelos BIM permitem a simulação de toda a obra com a inserção de prazos para cada uma das atividades, possibilitando verificar se a construção poderá ser entregue no período desejado ou não.

Com a inserção de dados acerca de clima, tempo para preparação do terreno, necessidades de cada uma das etapas construtivas, por exemplo, é possível acompanhar

a eficiência da obra e tomar as devidas providências caso algo esteja diferente do que foi planejado.

3. APLICAÇÃO DO BIM

A aplicação passa por alguns pontos básicos. O modelo de virtualização da obra é criado por meio de ciclos de inserção de informações até ficar pronto para a realização das

simulações. Saiba mais sobre os ciclos nos próximos tópicos.

informações até ficar pronto para a realização das simulações. Saiba mais sobre os ciclos nos próximos

3.1.

BIM 3D MODELO VIRTUAL

Modelo do entorno existente

Geometria tridimensional

Logística, segurança e saúde

Fotorrealismos, animações e edições de vídeo

Compatibilização

Com modelos BIM 3D, conflitos e incompatibilidades são detectadas mais rapidamente. Com o auxílio dos relatórios que serão entregues, os diversos profissionais envolvidos, poderão realizar as alterações necessárias antes que estas possam comprometer a realização da obra.

Levantamento De Quantitativos

Os modelos BIM, para o levantamento de quantitativos, são adaptados os seus critérios de medição. A listagem de quantitativos a ser entregue, irá otimizar o tempo de sua equipe.

Extração De Desenhos

Os desenhos entregues e extraídos a partir do modelo BIM garantirão a precisão de suas plantas técnicas. Seus critérios e padrões de desenho são levados em conta para que os desenhos correspondam às suas expectativas.

3.2. BIM 4D PLANEJAMENTO FISICO DA OBRA

Simulação detalhada da construção

Simulação das fases de projeto

4D-BIM é usado para atividades relacionadas com planejamento local de construção. A quarta dimensão do BIM permite que os participantes para extrair e visualizar o progresso de suas atividades por meio do ciclo de vida do projeto. A utilização da tecnologia 4D-BIM pode resultar em melhor controle sobre a detecção de conflitos ou sobre a complexidade das mudanças que ocorrem durante o curso de um projeto de construção. 4D BIM fornece métodos para gerenciar e visualizar informações de status da construção, alterar impactos, bem como apoiar a comunicação em várias situações, como informar a equipe de construção ou advertência sobre os riscos.

Benefícios Integração BIM com modelos de simulação 4D CAD trazer benefícios aos participantes em termos de otimização de planejamento.

Construtores e fabricantes podem otimizar as suas atividades de construção e coordenação de equipe.

3.3. BIM 5D ORÇAMENTO

Obtenção dos quantitativos para estimação dos custos

Verificação de contratos mediante ao modelo de construção virtual

Método do valor agregado

Solução para pré-fabricação

5D-BIM é usado para a composição de orçamento e análise de custo atividades relacionadas. A quinta dimensão de BIM associado com 3D e 4D (Tempo) permite aos participantes visualizar o andamento de suas atividades e os custos relacionados com o tempo. A utilização da tecnologia 5D-BIM pode resultar em uma maior precisão e previsibilidade de orçamentos, mudanças de escopo do projeto e os materiais, equipamentos ou mudanças de mão de obra. 5D BIM fornece métodos para extrair e analisar os custos, avaliação de cenários e impactos das mudanças.

Benefícios Integração BIM com modelos de simulação 5D CAD permite o desenvolvimento de construções sustentáveis mais eficientes e rentáveis.

3.4. BIM 6D SUSTENTABILIDADE

Análise energética conceitual

Análise energética detalhada

Certificação de edifico sustentável

Certificação LEED

6D-BIM, ajuda a realizar análises de energia consumo. A utilização da tecnologia 6D-BIM pode resultar em estimativas de energia mais completas e precisas no início do processo

de projeto. Também, permite a medição e verificação durante a construção e melhores processos de escolha de instalações de alto desempenho. É nesta etapa que podemos associar o BIM com o Green Building, chamado por alguns autores de Green BIM. Dessa forma, é fácil ver que os dois conceitos conversam entre sim.

Benefícios Integração BIM com modelos de simulação 6D leva a uma redução global no consumo de energia.

3.5. BIM 7D FACILITIES MANAGEMENT

As built

Estratégia do Ciclo de vida

Livro de manutenção do edificio

Manutenção do plano e suporte técnico

Informações sobre o arquivo BIM em troca formato digital

7D-BIM é utilizado pelos gestores na operação e manutenção das instalações durante todo o seu ciclo de vida. A sétima dimensão do BIM permite que os participantes para extrair e rastrear dados de ativos relevantes, tais como status do componente, especificações, manutenção / manuais de operação, datas de garantia etc. A utilização da tecnologia 7D-BIM pode resultar em mais fácil e rápida substituição de peças, cumprindo e otimizado uma gestão racionalizada ciclo de vida de ativos ao longo do tempo. 7D BIM proporciona processos para o gerenciamento de subcontratante / fornecedor, facilitando a manutenção durante todo o ciclo de vida da construção. Nesta etapa, ainda não muito usada no Brasil, é que se enquadra nova norma de desempenho para edificações, a NBR 15575.

Benefícios Integração BIM com modelos de simulação 7D CAD otimiza gestão de ativos desde a concepção à demolição.

4.

SOFTWARE

Autodesk Revit: AutodeskRevit: É um software especificamente construído para

Building Information Modeling (BIM), ajudando projetistas a construir, mantendo a

maior qualidade e maior eficiência energética dos edifícios. Autodesk Revit já está

disponível como um aplicativo que combina as capacidades do AutodeskRevit

Architecture, AutodeskRevit MEP e AutodeskRevit Structure.

Autodesk Navisworks: Outro exemplo de software BIM que possui capacidades semelhantes ao Autodesk Revit, mas focando-se mais na gestão e simulação da obra.

MS Project: Microsof Project é um programa mantido pela Microsoft, um dos mais conhecidos e utilizados quando a intenção é gerenciar projetos. Ele possui uma série de recursos e permite, principalmente, programar e representar informações por meio de gráficos. Em geral, a funcionalidade principal do aplicativo é o controle de tempo e o que é gasto na elaboração de um projeto, o que inclui custos variáveis dentro desse meio, podendo organizar uma grande quantidade de relatórios.