Вы находитесь на странице: 1из 3

Ondas de Toffler

Onda agrícola

Aspectos :

-Temporais

Esta época é marcada pela burocracia que é uma forma de organizar, de forma duradoura e estável, a cooperação de vários indivíduos, cada qual detendo uma função especializada na execução das tarefas.

-Tecnológicos

Mecanismos artesanais.

-Sociais

A sociedade era agrária tendo uma economia de subsistência e produção artesanal, com

uso da força física e destreza manual como base do artesanato, portanto a sociedade era agrícola e o trabalho era executado de forma artesanal.

-Econômicos

A onda agrícola tem como principal riqueza a terra, através da acumulação e controle da

terra se dividia a sociedade desta época.

A sociedade era agrária tendo uma economia de subsistência e produção artesanal, com

uso da força física e destreza manual como base do artesanato, portanto a sociedade era agrícola e o trabalho era executado de forma artesanal.

-Políticos

A liderança era exercida de maneira autoritária, divina e tendo como exemplos os papas da

igreja católica, os senhores feudais e os generais dos exércitos.

Esta época era marcada pela burocracia que é uma forma de organizar, de forma duradoura

e estável, a cooperação de vários indivíduos, cada qual detendo uma função especializada na execução das tarefas.

-Religiosos

A Igreja influenciava esta época através de suas estruturas hierárquicas de autoridade,

centralização do poder, coordenação funcional, centralização do comando e a descentralização da execução, estas estruturas de Administração influenciaram toda a onda agrícola. Além disso, era uma fonte de circulação da informação.

Onda industrial

Aspectos :

-Temporais

A onda industrial tem como base a indústria e suas transformações que ocorrem devido a

Revolução Industrial nos períodos de 1780 a 1914.

-Tecnológicos

Na primeira etapa da revolução industrial houve a mecanização da indústria e da agricultura com o aparecimento da máquina de fiar e do tear mecânico; aplicação da força motriz à indústria, com a máquina a vapor; desenvolvimento do sistema fabril, com a substituição do artesão pelos operários e da oficina pela fábrica e da migração da área agrícola para a área

urbana; crescimento dos meios de transporte como a navegação e os trens a vapor e dos meios de comunicação como o telégrafo elétrico. Já na segunda etapa,a substituição do ferro pelo aço, do vapor pela eletricidade, do carvão pelo petróleo, introdução da especialização do trabalhador e da máquina automática; uma nova transformação nos meios de transportes com a invenção do avião, novas formas de capitalismo tais como o capitalismo financeiro.

-Sociais

Mudança de uma sociedade agrária para uma sociedade urbana, e do poder centrado na terra para um poder centrado na indústria.

-Econômicos

A forma de criar riqueza passou a ser a oficina industrial e a corretagem de bens. A fábrica

passou a ser geradora de recursos econômicos e financeiros e a fundamental produtora de empregos. O conhecimento provinha dos jornais, das revistas, do rádio e da televisão. A distribuição de conceitos visuais foi vastamente disseminada. As pessoas eram capacitadas para o padrão de produção industrial estabelecido para a época.

-Políticos

A liderança nesta onda é de forma legal, institucionalizada, com a presença de chefes,

diretores, presidentes há uma nova hierarquia do trabalho nas fábricas, na divisão do trabalho em especialista, e a liderança é exercida de forma burocrática e autoritária, as Organizações desta onda são fábricas, indústrias, o comércio, etc.

-Religiosos

A igreja não influencia mais diretamente na administração econômica da sociedade

Onda conhecimento

Aspectos :

-Temporais

Após o fim da Guerra Fria surge uma nova ordem econômica, dominada pelo sistema capitalista que vence o sistema socialista.

-Tecnológicos

Uma grande mudança nos meios de comunicação onde a informação é rapidamente transmitida para o mundo, grandes avanços no meio de transporte com aviões cruzando o globo terrestre em poucas horas, a internet, a computação, os celulares, a mídia em geral transformou o mundo em uma grande aldeia global.

-Sociais

A sociedade urbana deu lugar à sociedade do conhecimento tendo o computador, o

conhecimento, as informações como bases determinantes desta nova sociedade.

-Econômicos

Novas formas de se organizar as empresas já que estas passaram a atuar em nível mundial, grandes conglomerados comercias que atuam em todos os níveis da sociedade, da agricultura até no mercado financeiro.

-Políticos

A Liderança nas Organizações desta onda é flexível, se adapta as mudanças com

facilidades, o líder pode ser formal, que é designado pela Organização, como também pode ser um líder informal designado pelos funcionários.

A liderança nesta onda em sua maioria é democrática, a ênfase é no líder e nos

subordinados, mas já tem a liderança liberal.

-Religiosos

Crescimento do laicismo.

Próximas Ondas

Aspectos :

-Temporais

Segundo Robbins as mudanças de primeira ordem envolve pequenas melhorias cumulativas, mas as mudanças de segunda são multidimensionais, em níveis múltiplos, descontínua e radical, envolvendo uma reformulação de premissas

-Tecnológicos

Inovações e crescimento da informática.

-Sociais

Sociedade capitalista e laica.

-Econômicos

Gestão de pessoas na conduta técnica com o aumento de produtividade e redução de custos. Na onda da Imaginação que se baseia na ampliação do modelo de gestão de pessoas integrando aspectos individuais, organizacionais e ambientais na administração.

-Políticos

A liderança nestas novas ondas continuará sendo uma liderança flexível, que visa à

integração dos colaboradores no processo decisório, não será uma pirâmide e sim uma rede de relacionamentos, a criatividade e a capacidade de se relacionar serão de grande importância nas ondas futuras.

-Religiosos

Completamente dissociado da administração da economia de uma sociedade.