Вы находитесь на странице: 1из 14
PEÇA PROFISSIONAL Raimundo é deficiente físico em razão de um acidente automobilístico sofrido quando criança.

PEÇA PROFISSIONAL

Raimundo é deficiente físico em razão de um acidente automobilístico sofrido quando criança. Utilizando-se de próteses e depois de diversas cirurgias ao longo da vida, recuperou grande parte de seus movimentos e conseguiu estudar, logrando êxito no concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal, tendo trabalhado durante trinta e três anos como servidor público federal. Em consulta a um advogado especialista em Direito Público, Raimundo teve conhecimento de que poderia requerer aposentadoria especial, com base no art. 40, § 4º, I, da Constituição Federal de 1988. Após tentativa administrativa, o seu pedido foi negado pelo Poder Público sob a alegação da falta de lei complementar regulamentando a referida aposentadoria. Em face dessa situação hipotética, na qualidade de advogado contratado por Raimundo, e sabendo-se que o mesmo é brasileiro e solteiro, redija a petição inicial da ação cabível para a defesa dos interesses de seu cliente, atentando, necessariamente, para os seguintes aspectos: a) competência do órgão julgador; b) legitimidade ativa e passiva; c) argumentos de mérito; d) requisitos formais da peça judicial proposta.

QUESTÃO 1

A Vereadora Sandra Bulhões, no curso de seu segundo mandato consecutivo pelo município Z, cometeu crime de homicídio doloso, sendo a vítima uma amiga da família. Preocupada com o julgamento, contratou você para atuar no caso. Na qualidade de advogado (a) da referida parlamentar, responda fundamentadamente:

A) Caso a Constituição do Estado X, onde fica localizado o município Z, estabeleça a

prerrogativa de foro funcional para vereadores, Sandra responderá pelo crime praticado perante qual juízo ou tribunal? Explique. (Valor 0,65)

B) Caso Sandra se pronuncie sobre o caso por meio da imprensa, fora do plenário, e venha a

proferir ofensas contra os entrevistadores, estará protegida pela imunidade material? Explique. (Valor 0,60)

QUESTÃO 2

No que tange ao processo legislativo ordinário brasileiro, sabemos que os projetos de leis passam por diversas fases: iniciativa, discussão e emendas, votação, sanção e veto, promulgação e publicação, com a participação dos Poderes Legislativo e Executivo. Sobre o tema, responda aos seguintes questionamentos:

A) É correto afirmar que as leis complementares são hierarquicamente superiores as leis

ordinárias, uma vez que aquelas devem observar o quórum da maioria absoluta, enquanto que para a aprovação das últimas, basta a maioria simples? Explique e aponte as diferenças entre as duas espécies legislativas. (Valor 0,65)

B) Os projetos de leis de iniciativa privativa do Presidente da República podem sofrer quaisquer

alterações? Explique e fundamente. (Valor 0,60)

QUESTÃO 3

O assunto sobre a eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais foi estudado com maestria por José Afonso da Silva, ensejando a publicação de uma monografia específica sobre o tema no ano de 1968 e a sua proposta de classificação tripartida ainda continua sendo a de maior destaque na Teoria Geral da Constituição.

Sobre a temática, responda:

A) Explique o que são as normas de eficácia plena, contida e limitada de acordo com a Teoria

Tripartida Clássica brasileira de José Afonso da Silva. (Valor: 0,65)

B) O art. 205 da CRFB/88, que trata do direito à educação, pode ser classificado como sendo

uma norma de eficácia contida? Em caso negativo, aponte a sua correta classificação

detalhadamente. (Valor: 0,60)

QUESTÃO 4

O Tribunal de Contas da União, acolhendo representação contendo fortes indícios de irregularidades em uma licitação promovida pela entidade TTT, submetida à sua fiscalização, determinou, cautelarmente, a suspensão do certame e fixou prazo para que o gestor responsável, apresentasse a defesa. Após regular instrução do processo, o TCU rejeitou as razões de defesa tempestivamente apresentadas e confirmou a medida acautelatória, aplicando multa sancionatória ao administrador público responsável por tais irregularidades.

Sobre o caso hipoteticamente relatado e sobre a composição do TCU, responda aos seguintes questionamentos:

A) Supondo que, contra a aplicação da multa sancionatória, não tenha sido interposto qualquer recurso administrativo, qual é a providência a ser adotada para sua execução? (Valor: 0,65) B) É correto afirmar que o Tribunal de Contas da União deve ser composto apenas por brasileiros natos, em razão da importância e singularidade do órgão? Explique e fundamente. (Valor: 0,60)