Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Educação Moral
Educação Moral
Educação Moral
Ebook113 pages1 hour

Educação Moral

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Reclama-se, e com razão, da necessidade de revermos o sistema escolar, de repensarmos a educação, e aqui está o ponto nevrálgico da questão, pois não se pode fazer uma reforma do sistema escolar, ou seja, do ensino, sem que a educação seja repensada e entendida. Todo ensino está sujeito a desvios e mesmo inoperância quando distanciado dos fins da educação, por isso que a construção e reforma de escolas, a contratação de professores, a mudança de métodos, a distribuição de livros didáticos e outras medidas equivalentes não trazem o resultado esperado. Podem oferecer a alfabetização mais rápida ou a diminuição da repetência, mas o homem, que é um educando do berço ao túmulo, ou melhor, de antes do berço e depois do túmulo, como vamos ver, embora alfabetizado e desenvolvido na sua inteligência, continua sendo hipócrita, vaidoso, orgulhoso, egoísta, enxergando a vida apenas pelo prisma das vantagens pessoais. Esse homem pode construir impérios sem dar importância a quantos está esmagando. Pode usurpar os direitos alheios à vontade manipulando a própria justiça. Então, diante desse quadro, onde falhamos na educação? Afirmamos que a falha está justamente no entendimento que fazemos da educação. Por esse motivo chamamos a atenção para os fins da educação e, aí sim, para a operacionalização do ensino propriamente dito. Quando o homem conhecer a arte da formação moral, der importância ao manejo do caráter, estará colocando a educação no lugar que ela merece, corrigindo os passos da humanidade e, vencendo a estrutura social adversa, mudar para melhor, perceberá que antes de tratar da estrutura do edifício deve solidificar suas bases, que estão todas na filosofia que rege o trabalho educacional. Como podemos educar se não sabemos o que é educação? É, a educação moral, o caminho a ser trilhado pela humanidade se quiser um futuro bem diferente do vivido até o final do século vinte, e para isso valores precisam ser renovados, sentimentos necessitam ser desenvolvidos e o caráter direcionado para o bem coletivo, ou naufragaremos a sociedade novamente no caos destruidor do egoísmo e do materialismo. Por isso a educação moral só pode ser dirigida com eficácia por uma filosofia que priorize a espiritualização do homem.
LanguagePortuguês
Release dateMar 5, 2024
Educação Moral

Read more from Marcus De Mario

Related to Educação Moral

Related ebooks

Social Science For You

View More

Related articles

Reviews for Educação Moral

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Educação Moral - Marcus De Mario

    EDUCAÇÃO MORAL

    Sua aplicação na família

    e na escola

    Marcus De Mario

    EDUCAÇÃO MORAL

    Sua aplicação na família

    e na escola

    Do Autor

    Educação Moral, Sua Aplicação na Família e na Escola

    ©Marcus De Mario

    2ª edição: Março de 2024

    Marcus De Mario

    Whatsapp: (21) 99397-1688

    marcusdemario@gmail.com

    Todos os direitos de reprodução, cópia, comunicação ao público e exploração econômica desta obra estão reservados única e ex-clusivamente para o Autor. Proibida a reprodução parcial ou total da mesma, através de qualquer forma, meio ou processo, sem a prévia e expressa autorização do Autor, nos termos da legisla-ção em vigor sobre direitos de autor e conexos.

    ÍNDICE

    Introdução

    1. A Educação e o Homem Moral

    A teoria e a prática - Uma visão sobre o ser integral 2. A Moral

    Uma nova definição - O que é moral - O bem e o mal - A virtude

    3. A Imagem do Homem

    O paradigma holístico - Autoridade moral 4. A Inteligência

    Uma questão de consciência moral

    5. A Situação

    A causa geradora da educação - O contexto de vivência do educando - Por que educar?

    6. O Educando

    A causa da educação - Influência da ação educativa - A quem educar

    7. A Educação

    O que é educação - Os fins em educação 8. O Homem

    O que é o homem - Eterno educando

    9. O Processo Ensino-Aprendizagem

    Além de provas e notas – Avaliação - Critérios básicos 10. A Escola

    Um pouco de história - Ensinar e educar - Repensando a didática - Os objetivos da escola

    11. A Família

    Algumas importantes questões - Célula básica da sociedade - O

    lar pode ser considerado uma escola? - Qual a influência dos pais na educação dos filhos? - O ambiente familiar é modelo a ser seguido pela escola? - O ideal da formação moral está na família?

    12. A Educação Moral

    O voo do Pássaro - Acreditando na educação moral - Aplicando a educação moral - Resumo didático

    Educação Moral – Marcus De Mario INTRODUÇÃO

    Desde que o homem se entende por um ser consciente na face da Terra, vem procurando a melhor maneira de conser-var sua cultura, passando-a de geração a geração, assim como aprimorando as conquistas intelectuais que aperfeiçoam essa cultura. Passo a passo vem o homem descobrindo a si mesmo e, embora o formidável avanço em todas as áreas do conhecimento, não raro é surpreendido com um novo achado, muitas vezes desmoronando conceitos ou redefinindo as pesquisas. É

    que o Universo está longe de sua capacidade total de apreen-são, assim como a natureza do planeta em que vive ainda é um maravilhoso mundo a oferecer descobertas.

    E o próprio homem? O corpo físico é a mais perfeita organização que se conhece, no entanto, não sabemos boa parte do como e porque ele funciona tão perfeitamente. E a questão da mente, da personalidade, do consciente e inconsciente? Em todas as épocas especulações de ordem filosófica, teológica, política, psicológica, científica, vem procurando responder às inúmeras indagações que envolvem o homem e a vida e, pelo menos, uma certeza resiste a todas as investigações: que a educação é o fator primordial que coordena o comportamento humano, que a educação é a grande formadora do homem e responsável pela transmissão cultural e seus avanços, de geração 1

    Educação Moral – Marcus De Mario a geração. Dentro desse entendimento é que pouco a pouco surgiram as escolas, os métodos, as técnicas, os recursos e assim por diante, numa proclamação da importância da educação.

    Entretanto, o homem ainda é um ser deseducado.

    A violência marca profundamente o viver humano.

    A morte é encarada com horror e ao mesmo tempo como solução.

    As discussões de ordem espiritual são relegadas ao mis-ticismo ou à indiferença dos gabinetes científicos.

    A dissolução social é evidente mesmo onde predomina o avanço cultural e tecnológico.

    Numa palavra, encontramo-nos enredados em concep-ções materialistas que vem sufocando os melhores propósitos, e chegamos a declarar que a escola já não está mais educando, e que essa tarefa, também de responsabilidade da família, parece ter sido por esta esquecida.

    Consideramos o materialismo como sendo todos os pensamentos filosóficos baseados na suposição do homem como corpo, do homem como um ser que nasce, vive e morre, do homem na concepção do viver imediato, desta única existência. Não fazemos distinção, no presente livro, das escolas filosóficas, pois consideramos apenas duas grandes correntes do pensamento: o materialismo e o espiritualismo.

    Reclama-se, e com razão, da necessidade de revermos o sistema escolar, de repensarmos a educação, e aqui está o ponto nevrálgico da questão, pois não se pode fazer uma reforma do 2

    Educação Moral – Marcus De Mario sistema escolar, ou seja, do ensino, sem que a educação seja re-pensada e entendida.

    Todo ensino está sujeito a desvios e mesmo inoperância quando distanciado dos fins da educação, por isso que a construção e reforma de escolas, a contratação de professores, a mudança de métodos, a distribuição de livros didáticos e outras medidas equivalentes não trazem o resultado esperado. Podem oferecer a alfabetização mais rápida ou a diminuição da repetência, mas o homem, que é um educando do berço ao túmulo, ou melhor, de antes do berço e depois do túmulo, como vamos ver, embora alfabetizado e desenvolvido na sua inteligência, continua sendo hipócrita, vaidoso, orgulhoso, egoísta, enxergando a vida apenas pelo prisma das vantagens pessoais. Esse homem pode construir impérios sem dar importância a quantos está esmagando. Pode usurpar os direitos alheios à vontade ma-nipulando a própria justiça. Então, diante desse quadro, onde falhamos na educação?

    Afirmamos que a falha está justamente no entendimento que fazemos da educação.

    Por esse motivo chamamos a atenção para os fins da educação e, aí sim, para a operacionalização do ensino propriamente dito.

    Quando o homem conhecer a arte da formação moral, der importância ao manejo do caráter, estará colocando a educação no lugar que ela merece, corrigindo os passos da humanidade e, vencendo a estrutura social adversa, mudar para me-3

    Educação Moral – Marcus De Mario lhor, perceberá que antes de tratar da estrutura do edifício deve solidificar suas bases, que estão todas na filosofia que rege o trabalho educacional.

    Como podemos educar se não sabemos o que é educação?

    É, a educação moral, o caminho a ser trilhado pela humanidade se quiser um futuro bem diferente do vivido até o final do século vinte, e para isso valores precisam ser renovados, sentimentos necessitam ser desenvolvidos e o caráter direcio-nado para o bem coletivo, ou naufragaremos a sociedade novamente no caos destruidor do egoísmo e do materialismo. Por isso a educação moral só pode ser dirigida com eficácia por uma

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1