You are on page 1of 3
ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL Estágio I – Educação Infantil Página 1
ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL Estágio I – Educação Infantil Página 1

ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema:

Tema: Com base nos tópicos abordados abaixo, o aluno deverá visitar uma escola e coletar as

Com base nos tópicos abordados abaixo, o aluno deverá visitar uma escola e coletar as informações solicitadas. O trabalho terá o objetivo de apresentar as possibilidades práticas do trabalho dos professores na escola de Educação Infantil em relação a questões consideradas importantes e que ainda geram dúvidas sobre como encaminhá-las na prática tais como:

a adaptação da criança à escola, as atividades de rotina e as propostas para a aprendizagem - a organização do espaço em cantos temáticos orientados pelos eixos de conhecimento de mundo na facilitação desses processos.

os projetos como proposta de trabalho construtivista em Educação Infantil, utilizando a alfabetização como recurso de integração dos conteúdos e o papel do professor pesquisador de seu cotidiano.

  • 1. Adaptação

    • 1.1. Identifique de que forma a escola realiza a adaptação dos alunos traçando um roteiro das atividades principais que compõem este momento;

    • 1.2. Dentre as atividades que compõem o projeto de adaptação da criança na escola destaque as que em sua opinião realmente podem funcionar como facilitadoras do processo de socialização do educando;

    • 1.3. Comente o nível de relação entre o projeto pedagógico da escola e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Comente os principais pontos de concordância e discordância entre ambos.

  • 2. Alfabetização

    • 2.1. Conhecendo o projeto pedagógico da escola para as series de alfabetização identifique se na Instituição de ensino em que você está visitando alfabetização é concebida como instrumento integrador nos projetos e como ferramenta de interpretação e apreensão do mundo. Elabore um comentário acerca da situação real observada;

    • 2.2. Identifique se as propostas de atividades da escola específicas para os alunos em processo de alfabetização promovem de forma positiva a interação e a comunicação entre as crianças;

    • 2.3. Considerando que a música é uma linguagem expressiva muito importante e deve ser incentivada desde as séries iniciais indique de que forma a escola vem trabalhando o desenvolvimento musical de seus alunos

    • 2.4. Elabore um relato das atividades de exploração das Artes Visuais trabalhadas na escola.

  • 3. Natureza e Sociedade

    • 3.1. A observação e exploração de seu meio natural e social são importantes para a criança reconhecer-se como integrante de um grupo social, inserida em um ambiente. De que forma a escola que atuando neste aspecto?

  • 4. Matemática

    • 4.1. Identificando o processo de construção dos conceitos matemáticos desenvolvidos pelos alunos da escola visitada, observe até que ponto estes conceitos são trabalhados a partir de situações do cotidiano das crianças;

    • 4.2. Observe e emita um comentário acerca do conhecimento ou não que o professor tem do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, bem como de outros materiais de referência para a prática de sala de aula.

  • 5. A alfabetização como recurso de integração dos conteúdos dos projetos

    • 5.1. A escola tem conseguido integrar de forma coerente todos os conteúdos constantes nos projetos trabalhados?

  • INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO GRÁFICA ASPECTOS GERAIS: Margens : Superior e Esquerda: 3,0 cm Inferior e Direita:

    INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO GRÁFICA

    ASPECTOS GERAIS:

    Margens:

    Superior e Esquerda:

    3,0 cm

    Inferior e Direita:

    2,0 cm

    Espaçamento entre linhas e Parágrafos:

    O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 linha, correspondendo à cerca de 1,2 cm entre as linhas. NOTA: Embora a padronização do espaçamento pela NBR 14724:2002 seja por espaçamento entre linhas duplo, adotaremos o espaçamento entre linhas em “um e meio”.

    É usual que o espaçamento entre parágrafos deve ser o dobro do existente entre as linhas. No caso de utilização de editor de textos (Word), no menu Formatar\Parágrafo\Recuos e Espaçamentos, definir a medida 12 pontos DEPOIS.

    O início do texto de cada parágrafo deve ficar 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Pode-se optar em definir o recuo especial para a primeira linha, utilizando os recursos do editor de textos.

    As citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.

    Escrita:

    Recomenda-se utilização de Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para citações longas (mais de 3 linhas) e notas de rodapé, bem como alinhamento Justificado.

    Paginação:

    Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual - INTRODUÇÃO, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

    ESTRUTURA DO TRABALHO:

    Estrutura

    Elemento

    Condição

    Pré-textuais

    Capa

    Obrigatório

    Resumo

    Obrigatório

    Sumário

    Obrigatório

    Textuais

    Introdução

    Obrigatório

    Desenvolvimento

    Obrigatório

    Conclusão

    Obrigatório

    Pós-textuais

    Referências

    Obrigatório