Вы находитесь на странице: 1из 18

,.

~;t$

Antonio Rezende

organizador

CURSO DE FILOSOFIA

1

I'

i !

Para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduacao

11 J! edicao

I



I; .

! '

Jorge Zahar Editor Rio de Janeiro

1 .;

~ , .

; ,~ , -.

"' j

i :

,

1 .'

; .

~ .... -

Capitulo 1

PRE-SOCRATICOS: FfslCOS E SOFISTAS

Mauro Iglesias*

1. Sables. Filosofos. Fisicos. Sofistas

Entre todos as povos aparecem homens que se notabilizarn por seu saber. Os gregos ja tin ham a mem6ria de varies sables ilustres quando, no seculo VI a.c., comecararn a aparecer, nas colonias gregas da Jonia' (Asia Menor), os prirneiros sables de urn tipo que a tradicao posterior chamou fil6sofos. Eles nao Coram, provavelmente, vistos par seus (onternporaneos como sendo essencialmente diferentes de outros sables. Erarn hornens de grande saber, te6rico e pratico, aos quais foram atribuldos feitos notdveis, como prever eclipses. medir a distancia de navies no mar (Tales), tracar mapas da Terra, construir relogios de sol (Anaximandro). Alguns desses feitos dependerarn de conhecirnentos astronernicos e matematicos adquiridos provavelmente junto a sabios babilonios e egipcios. Nao e par conta disso, pois, que esses primeiros fil6sofos se distinguiram de outros sables.

Sua originalidade corneca a aparecer melhor quando se consideram suas explicacoes sobre fenornenos natura is como a chuva, 0 raio, o trovao: suas descricoes do cosmo; suas explicacoes sobre a origem mesma do universe. 1: na cornparacao dessas suas explicacoes sabre a mundo natural com aquelas dadas pelos mitos e pelas crenyas populares que nos dames conta da ernergencia de algo novo: 0 usa da especulacao racional na tentative de cornpreender a realidade que se manifesta aos homens.

Professors de filosofia da PUC/R!.

19

I :1' I·

·Ii

... 1

.,' '-I I,'

1':

, }

Pre-sccratlcos: ffsicos e sollstas

21

Durante todo 0 seculo VI, foi sobre a physis, 0 mundo natural, que se exerceu sobretudo a especulacao racional dos gregos. A filosofia nasceu como flsica, e os primeiros fil6sofos forarn, acertadamente, tambern chamados flsicos.

Mas note-se que, apesar de nossa palavra fisica provir de physis, a realidade que os gregos chamararn par esse nome nao cor responde exatarnente aquela que e objeto da flsica atual, Os gregos nao apreenderam a physis, por exernplo, num contraste com 0 biol6gico ou rnesmo com 0 pslquico. Ao contrario, Physis vern de phye;n (emergir, nascer, crescer, fazer nascer, fazer crescer) e designa tudo 0 que brota, cresce, surge, vern a ser.

o contraste que os gregos vao descobrir e entre physis e nomos, que se poderia entender, grosso modo, como 0 contraste entre ordern natural e ordern humana. Para n65, esse contraste pode parecer obvio: de urn lado, leis naturals - eternas, imutaveis, inexoraveis, leis que os homens podem descobrir, mas nao constituir ou alterar, que pod em usar ern seu proveito, mas a que nao podem deixar de submeter-se; e, de outro lado, leis human as, escritas ou orais, costumes, regras de conduta, a propria Iinguagem - toda urna realidade que parece constitulda pelo hornern e dele dependente.

Esse contraste, entretanto, nao e notado espontaneamente por qualquer cultura. Uma sociedade pre-filosofica pode apreender as leis e costumes socia is como tao inexoraveis quanto as leis naturals - urnas e outras fundadas no sagrado, constitufdas pela vontade divina. Foi a profunda dessacralizacao da sociedade grega que perrnitiu que, a partir do seculo V a.C., alguns sables cornecassern a refletir sobre a natureza do nomos. Ora. 0 contato com culturas diferentes ja havia revelado a diversidade dos valores, das leis. dos costumes, das regras de conduta que regem as sociedades humanas. E esses sables foram levados a conduir que 0 lIomos nao era "natural", mas sim produto da convencao humana, Esses sabios forarn os sofistas.

Tendo assim tirade ao nomos sell fundarnento absolute, divino. os sofistas passavarn a funda-Io no pr6prio arbltrio dos hornens, E esses hornens, eles, sofistas, propunham educar, preparando-os para assumir plenamente sua coridicao de cidadaos, E ser bom cidadao consistia nao apenas em bern conduzir-se, mas em ser capaz de bern adrninistrar a cidade.

Fosse qual fosse a conteudo do ensinamento soflstico, parte integrante dele era a tecnica de bern compor discursos, de bern usar a palavra, de bem falar sobre todas as coisas, Ora. no regime democrdtico que cntao florescia em Arenas, aquele que tivesse 0 dominio da palavra teria 0 dominio da assernbleia e, dessa forma, 0 poder politico, Numa cultura em que 0 individuo se realiza dentro de sua polis (cidade-Estado) e em funcao dela, 0 sucesso na politica se confundia com 0 sucesso pessoal, com a vida bem-sucedida, com a pr6pria felicidade, Nao havia, po is, saber mais cobicado do que esse que os sofistas diziam ter e poder transmitir.

Para os atenienses em geral, Socrates (469-399 a.C.) talvez Fosse urn sofista como os outros. Ele se ocupava do mesmo tipo de questoes, tipicamente human as, e vivia cercado de [ovens avidos de aprender, Plarao, entretanto, marcou uma oposicao fundamental entre Socrates e os sofistas. Nada tendo escrito, 0 S6crates que conhecernos e 0 personagem que aparece em quase todos os dialogos de PIa tao. Os escritos dos sofistas, por outro lade, forarn todos perdidos, deles s6 restando fragmentos. Dessa forma, tanto de Socrates quanto dos sofistas ternos, praticamente, a imagem que deles nos deixou Platao. E, para Pia tao, enquanto S6crates eo fil6sofo por excelencia, os sofistas ... esses, coitados, nao sao nem sabios nern filosofos. Sao charlataes, ilusionistas cujo saber se resume em "saber usar a palavra" e com ela criar, gracas it ignorancia do publico a quem se dirigem, uma falsa aparencia de saber.

E muito devido it imagern que Pia tao nos legou de Socrates e dos sofistas que os historiadores da filosofia consagrararn a expressao filosofos pre-socraticos, reconhecendo em Socrates uma linha divisoria, 0 momenta em que a enfase do pensarnento racional mudou de objeto, passando da physis para 0 nomos. A reflexao sobre assun tos hurnanos ja tinha sido, em verdade, inaugurada por sofistas anteriores a Socrates: mas neles a hist6ria da filosofia, com ou sem justica, nao reconhece

filosofos dignos desse nome. _.

Infelizrnente, tanto dos flsicos pre-socraticos quanta dos sofistas, tcdos os escritos foram perdidos; assirn sendo, s6 podemos conhece-los por fragmentos e pela doxografia. Mas tentarernos abordar os grandes ternas de seu pensarnento, dando, aqui e ali, amostras dos farrapos que foram preservados, ou dos testernunhos que nos chegaram sobre eles. Convern lernbrar entretanto que esses testernunhos, sobretudo no caso dos sofistas, nem sernpre tiveram a preocupacao de fidelidade.

1tloo. .... J~"'I'T~1lI.. -.,.. ----:--=-----:---~--------------

J

I

, I

.: I

,:

1

, !

, I

II

II

I

I ·1

r-re-socraucos: ustccs e sofistas 23

2. Meteorologia. Cosmologia. Cosmogonia

Chamamos ao reflexo do sol nas nuvens arco-Iris. Por isso e sinal de ternpestade; pois a umidade, que cobre a nuvem, ou cria vento ou derrarna a chuva,

Algumas das questces que ocupararn os primeiros filosofos nao nos parecem em absolute "filosoficas" As respostas a essas questces, procurariamos, hoje, de preferencia nas ciencias ernplricas, como a fisica. Sao questees sobre fen6menos naturais como a ChUV3, a raio, 0 trovao etc. (meteorologia): descricoes do cosmo (cosmologia); explicacoes sobre a formacao do universo (cosmogonia). Nao existe, entretanto, diferenca entre assuntos filos6ficos e assuntos cientlficos quando corneca a especulacao racional, As ciencias que hoje sao empiricas nasceram "especulativas", e as resultados dessas especulacoes nao podiarn de forma alguma ser comprovados.

As respostas que os primeiros fil6sofos derarn a algumas dessas questi'ies podem nao ser a ultima palavra que as ciencias empiricas hoje nos dao, mas revelarn intuicoes notaveis,

(Fr. 19, L BT in lliadem 17,547 [sobre Anaxagorasj)

2.2. Cosm%gia

Alguns hi, como Anaxirnandro entre os antigos, que afirrnarn que ela [a Terra) se mantern im6vel devido ao equillbrio. Pois convern que aquilo que esta colocado ao centro, e esta a igual distancia dos extremes, de modo algum se desloque mais para cima au para baixo ou para as lados; e e-lhe impossivel rnover-se simultaneamente em direcoes opostas, pe!o que se rnantern fixa, por necessidade,

(Arist6teles, De Ccrelo, B 13,295 b 10)

{Segundo Anaximandro] as corpos celestes nascern como circulos de fogo separados do fogo do mundo e cercados de ar. Ha respiradouros, aberturas como as da flauta, nos quais aparecern os corpos celestes; consequenternente, os eclipses dao-se quando os respiradouros sao obstruldos, A Lua e vista ora a aurnentar, ora a diminuir, consoante a obstrucso ou abertura dos canals. 0 clrculo do Sol e 27 vezes maier do que [a Terra, 0 da) Lua [18 vezes]: 0 Sol e 0 rnais alto, e os circulus das estrelas fix as sao os rnais baixos,

2.1. Meteorologia

[Segundo Anaximandro] os ventos produzern-se quando os vapores rnais sutis do ar se separam I' quando sao postos em movimento por coogrega~ao; a chuva resulta da exalarao que se eleva das coisas que estao ao sol, e a relampago origina-se sempre que 0 vento se desencadeia e fende as nuvens,

(Hip6Iito, Ref, J, 6, 4-5)

(Hipolito, Ref, 1,6,7)

[Segundo Anaximenes I A Terra, sendo plana, e transportada pelo ar, e semelhanternente 0 Sol, a Lua e os outros corpos celestes, todos eles lgneos, vao sobre 0 ar gracas a sua configuracao plana .

(Hipolito, Ref, 1,7,4)

... Anaximenes disse que as nuvens se produzern quando 0 ar se lorna mais espesso; quando a sua cornpressao aurnenta, a chuva e espremida, co granizo forma-se quando a agua se solidifica ao cair, I' a neve, quando urna porcao de vento e incluida com a urnidade,

Anaximenes diz que os astros estao irnplantados, como pregos, no cristalino ....

(Eeio, in, 2)

(Ecio II, 14, 3-4)

Anaxlrnenes diz que a terra, ao ser sucessivarnente molhada a dessecada, abre fendas, e e sacudida pelos curries das montanhas que deste modo 51' fragmentam e caem dentro dela, Por isso, os trernores de terra ocorrem tanto nos periodos de sera como tarnbern nos de chuvas excessivas: pois durante os perlcdos de estiagem, como se disse, a terra seca se fende e, ao ser encharcada pelas aguas, desfaz-se em pedacos.

(Arist6teles, Meteor., B 7,365 b 6)

(Segundo Anaxagoras] (6) 0 Sol, a Lua e todas as estrelas sao pedras incandescentes que a rotacao do eter faz girar consigo. Por baixo das estrelas estao certos corpos, invisiveis para n6s, que giram com 0 Sol e a Lua. (7) N6s nao sentimos 0 calor das estrelas porque elas estao rnuito longe da Terra; alern disso, elas nao sao tao quentes como 0 Sol, porque ocupam uma regiao mais fria. A Lua esta abaixo do Sol e mais perto de n6s. (8) 0 Sol excede 0 Peloponeso em tarnanho. A Lua nao tern nenhuma

,;-. -----:...---------~---------~-.------- -'

I'

I.

!

!



,

, , , .

. I

, I

24 Curso de filosofia

luz propria, mas obtern-na do Sol. As estrelas, na sua rcvolucao, passam por baixo da Terra. (9) Os eclipses da Lua sao devidos ao fato de ela ser ocultada pela Terra, ou as vezes pclos corpos abaixo da Lua; os do Sol, a interposicao da Lua, quando i: Lua nova ... (10) .... Ele sustentava que a Lua era feita de terra e tinha planicics e ravinas,

(Hip6lito, Ref, 1,8,6-10)

2.3. Cosmogonia

Ele [Anaximandro] diz que aquilo que produz, a partir do eterno, 0 calor e 0 frio se separou quando da geracao deste mundo, e que a partir dele uma especie de esfera de chamas se formou em volta do ar que circunda a Terra, como a casca em red or da arvore. Quando esta [a esfera] estalou e foi encerrada em determinados circulos, foi entao que se formaram 0 Sol e a Lua e os astros.

(Pseudoplutarco, Strom., 2)

... e todas as coisas [segundo Anaxirnenes] sao produzidas por urna especie de condensacao, e depois rarefacao, dele [sc, do ar]. 0 movimento existe, de fate, desde todo 0 sempre; ele [Anaxirnenes] diz que, quando o ar se comprime, logo se gera a Terra, a prirneira de todas as coisas, cornpletamente plana - por isso e consequenternente, ela e levada pelo ar: e 0 Sol e a Lua e os demais corpos celestes tern na Terra a origem do seu nascimento. Pelo menos, ele declara que 0 Sol e terra, mas que, devido a rapidez de seu movimento, obtern calor bastante.

(Hip6lito, Ref, I, 7, 5)

Leucipo sustenta que 0 todo e infinito ... parte dele e cheia e parte vazia .... Daqui surgem os mundos inurneros, e sao dissolvidos de novo nestes elementos. Os mundos nascern da seguinte rnaneira: rnuitos corpos de todas as especies de forrnas movern-se "por abscissae do infinito" para dentro de urn grande vazio: al se juntam e produzern urn redemoinho unico, no qual, colidindo uris com as outros e revolvendo-se de todas as maneiras, comecarn a separar-se sernelhante para 0 sernelhante. Mas, quando a sua quantidade os impede de continuar a roda em equiHbrio, as que sao fines saern em direcao ao vazio circundante como que peueirados, enquanto 05 restantes "permanecern juntos" e, ernaranhando-se, unem os seus movimentos e fazem uma primeira estrutura esferica, Essa estrutura esta 1\ parte como urna "membrana" que contern em si todas as especies de corpos; e a medida que rodopiarn, devido 11. resistencia do meio, a membrana circundante torna-se fina, enquanto os. atomos

"

-._-----

I

(

i

I,

Pre-socrclticos: f{sicos e solistas . 25

contlguos continuam a correr juntos, devido ao contato c0IT\. 0 redemoinho. Assim, a Terra se gerou, perrnanecendo juntos nesse ponto os atomos, que tinharn sido levados para 0 meio, Uma vez mais, a membrana que os conrern aumenta, devido a atracao dos corpos do exterior; a medida que gira no redemoinho, absorve tudo aquilo em que roda. Alguns desses corpos que se emaranham e formam uma estrutura que a princlpio e urnida e lamacenta, mas a medida que revolvern com 0 redemoinho do todo, des secarn e entao incendeiam-se para forrnar a substancia dos corpos celestes.

(Di6genes Laercio, rx, 31 (DK 67 AI)

3. A busca de "prindpios"

Mesmo na reflexao sobre a pllysis, ha urn aspecto ainda hoje reconhecidarnente "filosofico": a busca de princlpios, A flsica moderna tern muito a dizer sobre a formacao do universe, e e capaz de reconstituir a sua hist6ria por bilhoes e bilhoes de an os. Mas quando chega no corneco, no camecinho mesmo de tudo, no "princlpio', al, sentimos, a coisa vira "fil os 6 fica".

Como as textos dos pre-socraticos em grande parte seperderarn, ao abordar 0 seu estudo e impossivel evitar a perspectiva de Aristoteles, que foi 0 primeiro autar a se referir a eles de maneira sistematica. Ora, para Aristoteles, ciencia e conhecimento pelas causas; e a primeira ciencia e, evidentemente, a busca das primeiras causas, isto e, das principios. Mas principia (em grego, arc11e) nao e sornente principio no tempo. Seja no campo da flsica, da etica, da 16gica au de qualquer outra coisa, princlpio e 0 fundamento, aquilo de que todas as outras coisas sao derivadas, ele pr6prio nao sendo derivado nem deduzido de nada.

E na especulacao que busca as causas, e sobretuda os principios, que Aristoteles reconhece a marca do filosofo, E e com esse criteria que ele aponta e fixa, para a historia da filosofia, quem, antes dele, foi e quem nao foi fil6sofo.

Acoritece que, para Aristoteles, causa se diz em quatro sentidas: causa material (a materia de que a coisa e feita): causa formal (a essencia, isto e, aquilo que identifica a coisa como aquila que ela, fundamentalmente, e); causa eficiente (aquila que produz a coisa): c~usa final (aquilo em vista do que a coisa e feita). Explicar a coisa cientificarnente, para Arist6teles, signiftca explicar pelas quatro cau-

; ;

I;

I:

! -

! i

I

I

I

I !

26 Curse de tilosotla

sas. A grande critica que ele faz aos pensadores que 0 precederam e que des se ocupararn s6 de urna ou duas causas; no caso dos flsicos pre-socratlcos, foi basicarnente a causa material, ou rnelhor, 0 principio material (uma vez que se tratava da primeira causa) que eles buscaram,

Os milisios

Os primeiros filosofos sao da cidade de Mileto, e floresceram no seculo VI a.C: Tales, Anaximandro, Anaxlmenes, 0 ponto de partida de sua espec~la~ao parece ter sido a verificacao da permanente transformacao das coisas urn as nas outras, e sua intuicao basica e de que todas as coisas sao uma s6 coisa fundamental, ou urn s6 principio (arclH?). Aristoteles sugere que esse prindpio ou arche deve ser entendido nao apenas no sentido cronol6gico: nao s6 aquilo a partir do que 0 mundo se formou no primeiro instante de sua formacao, mas aquilo que a todo instante e a coisa fundamental e irreduttvel que constitui todas as coisas, Para Tales, a arch'! e a agua; para Anaxirnandro, 0 apeiron (infinite, indeterminado), para Anaximenes, 0 ar.

Dos prirneiros filosofos, a rnaioria considerou os principios de natureza material como sendo os unicos princlpios de tudo que existe, Aquilo de que sao ccnstituidas todas as coisas, 0 prirneiro elernento de que nascern eo ultimo em que se resolvem (persistindo a substancia, mas mudando em suas deterrninacoes acidentals), a isso charnam eles 0 elernento e 0 principio das coisas, julgando, par conseguinte, que nada ~ gerado ou destrutdo, j<'i que essa especie de entidade Sf conserva Sempre. assim -como nao dizernos que Socrates nasce quando Sf lorna belo ou rnusico,

ou que deixa de existir quando perde essas caracterlsticas, porque persiste o substrate em sl, que e Socrates. DOl mesrna forma, dizern eles que nenhuma outra coisa nasce ou deixa de existir, pois deve existir alguma entidade - uma ou rnais de uma - da qual se originam todas as coisas, enquanto ela propria se conserve, Nem todos eles concordam, porern, quanto ao mimero e II natureza desses principios. Tales, 0 fundador desse tipo de filosofia, diz que 0 principio e a agua (por esse motive afirmou que a Terra repousa sobre a agua), sendo talvez levado a forrnar essa opiniao, por ter observado que 0 alirnento de tcdas as coisas e urnido e que 0 proprio calor e gerado e alirnentado pela umidade: ora, aquilo de que se originam todas as coisas e 0 princtpio delas, Dal the veio essa opiniao, e tam bern a de que as sernentes de todas as coisas sao naturalmente urnidas e de ter origem na agua a natureza das coisas umidas.

(Aristoteles, Metnflsica JA 983 b6)

Pre-socraticos: ffsicos e sofistas 27

Entre os que adrnitern um 56 principio m6vel e infinite, Art<1Ximnndro de Mileto, filho de Praxlades, sucessor e pupilo de Tales, disse que 0 princlpio e elernento das coisas que existem era 0 npeiron (indefinido, ou infinito), tendo side ele 0 primeiro a usaf esse nome do princlpio, Diz ele que nao e nern a agua riern qualquer outro dos charnados elementos, mas urna outra natureza apeiron, de que provern todos os ceus e os rnundos neles contidos. E a fonte da geracao das coisas que existern e aquela em que se verifica tambern a destruicao "segundo a necessidade; pois pagam castigo e retribuicao uns aos outros, pela sua injustica, de acordo como 0 decreto do Tempo" con forme ele se exprime nesses terrnos urn tanto poeticos.

(Sirnplicio, Phys., 24, 13; DK 12 A9)

Anaxirnenes de Mileto, filho de Eurlstrato, que foi cornpanheiro de Anaximandro, diz, tal como este, que a natureza subjacente e una e infinita, mas nao indcfinida, como afirmou Anaxirnandro, mas definida, porquanlo a identifica com 0 ar: e que ela difere na sua natureza substancial pelo grau de rarefacao e de densidade. Ao tornar-se rnais sutil transforrna-se em fogo, ao tornar-se rnais densa transforrna-se em vente, depois em nuvern, depois (quando Olinda rnais densa) em agua, depois em terra, depois em pedras; e as restantes coisas provern destas, Ele admire tarnbem 0 rnovirnento perpetuo, e que e ainda atraves dele que se veriflca a rnudanca,

(Simplicio, Pbys., 24, 16)

Os pitag6ricos

Para os pitag6ricos, mernbros da escola fundada por Pitagoras de Sames (fl. 532-1 a.C.), 0 Limite e 0 Ilimitado sao principles, ao mesmo tempo, das coisas e dos nurneros, uma vez que forarn levados a afirmar que "as coisas sao numeros" A afirmacao parece estranha, mas hA que lernbrar que a nocao de urn inteliglvel puro so e nitidamente reconheclvel em Platao, Antes dele, todas as coisas que "sao" - e os numeros certarnente "sao" - s50 pensadas como sendo, de alguma forma corporeas, Essa doutrina piragorica parece estar ligada II irnportante descoberta - talvez do proprio Pitagoras - de que os intervalos musicals "concordanres" se podem exprirnir em proporcoes numericas simples entre os quatro-primeiros nurneros (oitava:::: 2: 1; quinta = 3:2; quarta = 4:3). Ora, se a "harmonia" musical resulta da imposicao do limite (proporcoes numericas) na continuidade indefinida do som, talvez 0 Universe todo se explique pela imposicao do limite no lirnitado; e S( 0 que faz a harmonia eo numero, eo nurnero que constitui todas as cc.sas,

·' I

, J

, ,

, I

.1

·11

II II

,: I

I

, ,

'£0 x.urso ce 1II050n3

Cunternporaneos desses fil6sofos [Leucipo e Dernocrito I e anteriores a eles, os pitag6ricos, Como se lhes chama, dedicararn-se iJ. maternatica, foram os primeiros a fazer progredir 0 seu estudo e, por terem sido educados nela, pensavarn que os princlpios dela eram os principios de todas as coisas. Vis to que, de entre esses prindpios, os numeros sao par natureza os primeiros, enos ruimeros eles pareciarn ver muitas sernelhancas com as coisas que existern' e sao geradas - rnais do que no fogo, na terra e na agua (e consoante as modificacoes dos numeros, assim terlamos a justica, ou a alma e a razao, ou a oportunidade - e, de modo semelhante, quase todas as outras coisas seriam numerieamente exprirnlveis): dado que, rna is uma vez, eles viram ainda que os atributos e as proporcnes das escalas musicais erarn exprimlveis por mimeros: e uma vez que, portanto, todas as outras coisas pareciam, na sua natureza total, ser modeladas segundo numeros e que os nurneros pareciam sec as prirneiras colsas no conjunto da natureza, eles supunham que as elementos dos mimeros erarn os elementos de todas as coisas, e que 0 ceu inteiro era uma escala musical e um nuruero .... I:: pois evidente que esses pensadores tarnbern considerarn que a nurnero e 0 principia, nao s6 enquanto materia das coisas, mas tambern como agente das suas rnodificacoss e dos seus estados perrnanentes, e sustentarn que os elementos do numero sao 0 par e 0 impar, e que destes, a prirneiro ~ i!imitado e 0 segundo limitado; e 0 urn deriva desses dois (pois e ao mesmo tempo par e imparl e contam a partir do urn; e 0 ceu inteiro, como ja foi dito, e constitu!do por nurneros.

(Aristoteles, Met. A 5, 985b 23)

4. A imortalidade da alma e a metempsicose

o pitagorismo foi, talvez mais que escola filos6fica, uma verdadeira seita religiosa cujo principal fundamento era a crenca na imortalidade da alma e na metempsicose. Alias, 0 estudo das matematicas (que se confundia com a filosofia, pais "tude e numero") era feito por promover a harmonia da alma com 0 cosmo, realizando assim uma catharsis (purificacao), unico meio de libertar a alma do ciclo das reencarnacoes. As crencas dos pitagoricos, estranhas a religiao hornerica (oficial), levararn-nos a ver no corpo urna prisao da alma. Esse desprezo e essa desconfianca em relacao ao corpo e ao sensivel, com enfase na alma, no espiritual e no inteligive], sao de conseq uencias enormes para a historia do pensam, nto filos6fico, sobretudo pela influencia que exerceram sobre Pia tao.

I

i

• !

.......... -------~~~--~~~---------___,.--------- .J.........

Pre-socraucos: nstcos e sonstas 29

No entanto, a quese segue tornou-se conhecido de todos: primeiro que ele sustenta que a alma e imorta!; em seguida, que ela se transforma noutras especies de seres vivos; e ainda que as acontecimentos recorrem em certos cielos, e que nada ~ jamais inteirarnente novo; e finalmente, que todas as coisas vivas deveriam ser consideradas afins. Pitdgoras pareee ter sido 0 primeiro a trazer essas crencas para a Grecia.

(Porfirio, Yita Pytlragorae, 19 [OK 14, 8 a))

5_ Sensfvel e inteligfveJ. Pluralidade e unidade.

Movimento e repouso

Sempre em busca dos principios e da verdadeira natureza das coisas e do universe, alguns pensadores chegararn a certas intuicoes de grande importancia fiIos6fica.

Heraclito (fl. 504-501 a.c.)

Heraclito de Efeso, cognominado 0 Obscure, desenvolveu urn pensamento rico e profundo, de dificil interpretacao. Um dos aspectos mais destacados desse pensarnento (talvez nao tanto pelo proprio Heraclito, mas pelos seus seguidores contemporaneos de Platao) e relative a imperrnanencia das coisas, 0 mundo todo e visto como urn f1uxo incessante, onde s6 permanece estavel e inalteravel 0 logos (lei) que rege a inevitavel transforrnacao de todas as coisas.

Heraclito diz algures que tudo esra em mudanca e nada permanece parade, e, cornparando 0 que existe it corrente de urn rio, diz que nao se poderia penetrar duas vezes no mesmo rio.

(Platao, Cratilo 402 a)

E afirmam alguns nao que algumas coisas que existem estao em movimenta e outras nao, mas que tudo esta em eonstante rnovimento, se bern que este fato escape 11 nossa percepcao,

(Arist6teles, Phys. e 3, 253 b 9)

Parmenides (n. 515-510 a.C.}

Ao contrario de Heraclito, Parminides de Eleia, verdadeiro fundador e figura maxima do eleatismo, vai afirrnar a unidade e a imobilidade do ser. Provavelmente, dando-se conta de que a pesquisa sobre os principios do universe equivalia a buscar "0 que en arras das aparencias ("0

:11

' ,

,

"

:1

,! I II 'I

,I;

II

: I

~ !

,

I I

I

, ,

30 Curso de filosofia

que parece") e das transforrnacces ("0 que se torna"), Parrnenides vai prender-se a nocao rnesma do "ser" e descobrir as exigencias 16gicas dessa nocao, No poerna onde expoe seu pensarnento, dois caminhos sao colocados: "que e" e "que nao e" 0 segundo revela-se irnpossivel (nada corresponde a "nao ser"), 0 carninho do ser, ao contrario, e necessaria. A busca racional do "ser" vai revelar urn ser uno, imutavel, eterno (caso contrario, tern-se de apelar para a nocao de nao-ser, que e impossfvel), Talvez 0 modele de ser para Parrnenides seja 0 "ser ~erdad::' c~e u~a ~roposi<;ao matematic~s~~'.~~': e e "necessaria':

etern.a: unutavel. Mas, sendo tambern ologica sua pesquisa,

Parrnenides acrescenta algumas descr icoss "flsicas" a esse ser: e esferico,limitado, homogeneo (sern interstlcios de "nao ser"), Evidenternente, esse ser (l6gico e cosmol6gico) de Parmenides nao e corroborado pelos sentidos. Mas is so para Parrnenides nao parece ter importancia: os sentidos nao sao instrumentos adequados para 0 conhecimento verdadeiro. Em face da 6bvia contradicao entre 0 ser revelado pela razao e aquele revelado pelos sentidos, Parrnenides tern a audacia de afirrnar a realidade do ser racional, pois 56 ele e lnteligive] (pode ser entendido).

Vamos e dir-te-ei - e tu escutas e levas as minhas palavras. Os unicos caminhos dOl investigacao em que se pode pensar: urn, a caminho que e e nao pode nao ser, e a via da Persuasao, pois acompanha a Verdade; o outro, que nao e e e forcoso que nao seja, esse digo-te, e urn caminho totalmente irnpensavel, Pois nao poderas conhecer 0 que nao e (isso e impossiveI), nem declara-lo.

(Fr. 2, Prodo, in ti«, 1,345,18 Diehl)

De urn 56 carninho nos resta falar: do que e; e neste carninho ha indlcios de sobra de que 0 que e e incriado e indestrutivel, porque e complete, inabalavel e sern fim. Nao foi no passado nem sera no futuro, uma vez que e agora, ao mesmo tempo, uno, continuo; pois, que origem Ihe podeni encontrar? Como e de onde surgiu? Nem eu te permitirei dizer ou pensar "a partir daquilo que HaO eU, po is nao e para ser dito nern pensado 0 que nao e. E que necessidade 0 teria impelido a surgir, se viesse do nada, num momento posterior de preferencia a um anterior? Portanto e forcoso ou que seja inteiramente, ou nada, Nem a forca da verdadeira crenca perrnitira que, alern do que e, possa algo surgir tarnbern do que nao e; por isso, a Iustica nao salta as algemas de deixar nascer ou perecer, antes as segura, Acerca disto a decisao reside neste fato: e ou nao e. Decidido esta pois, como e de necessidade, deixar urn dos caminhos

Pre·socriiticos: tlsicos e sotistas 31

como impensavel e indizlvel - pois nao e 0 carninho verdadeiro - e que 0 outro e real everdadeiro. Como poderia 0 que eperecer depois disso? E como poderia ser gerado? Porque se foi gerado, nao e, nem se o vai ser no futuro. Assim a geracao se extingue e a destruicao e impensavel. Tarnbem nao e divisivel, pols que e homogsneo: nem e mais aqui e menos alern, 0 que the impediria a coesso, mas tudo esta cheio do que e. Por isso, e todo continuo; pois 0 que e adere intimamente ao que e. Mas, irnobilizado nos lirnites de cadeias potentes, e scm principio ou firn, uma vez que a geracao e a destruicao foram afastadas, repelidas' pela ccnviccao verdadeira. E 0 mesmo, que perrnanece no mesmo e em si repousa, ficando assirn firme no seu lugar. Pois a forte Necessidade 0 retem nosllarnes dos limites, que de cada lado 0 encerra, porque nso e Ifcito ao que e ser ilimitado; pois de nada necessita - se assim nao fosse, de tudo careceria. Mas uma vez que tern um limite extreme, esta complete de todos os lades: a maneira da rnassa de uma esfera bem rotunda, em equiHbrio a partir do centro, em todas as direcoes: pois nao pode ser algo mais aqui e algo rnenos ali. Porque nem ha 0 que n30 e, 0 qual poderia impedi-lo de encontrar 0 seu igual, nem 0 que ~ pode ser mais aqui e rnenos ali do que aquilo que e, visto ser todo invlolavel: pois sendo igual a si pr6prio em todos os lades, repousa uniforrnernente dentro dos seus lirnites ....

(Fr. 8, Sirnplicio. Pllys., 145, I)

6. Como defender urna tese rnostrando o absurdo da tese contrarla

As conclusoes paradoxais (como a negacao do movimento) a que foi levado Parrnenides, ao afirrnar a unidade do ser, foram, como e de esperar, objeto de escandalo e zornbarias. Seu disclpulo Zeniio (n.c. 490/485 a.C.} defendia 0 mestre mostrando que admitir a pluralidade levava nao 56 a conclusoes ainda rnais absurdas, mas tambern a concluir a impossibilidade do movimento. Desde que aparecerarn, os argumentos de Zenao foram, e continuam a ser, objeto de muitas tentativas de refutacao, f duvidoso que algurna delas tenha sido bernsucedida,

Argumelltos contra a pluralidade

Dos 40 argumentos que, segundo Procleo, Zenao compos contra a pluralidade, chegararn dois ate n65, transmitidos por Simplicia (Phys., 140, 29-141, I). Sao des, em parafrase:

1. Se a pluralidade existe, as COiS3S serao ao rnesrno tempo limitadas e infinitas em nurnero.

De faro, se ha uma pluralidade de coisas, elas serao tantas quantas sao, nem mais nem men as. Ha pais urn numero Iimitado de coisas.

Par outro lado, se ha rnais de uma coisa, entre a primeira e a segunda havera necessariarnente uma terce ira coisa (caso contrario, a primeira e a segunda farao uma coisa s6). E entre a primeira e a terceira havera uma quarta; e assirn ao infinito. Havera pols urn nurnero infinito de coisas.

2. Se a pluralidade existe, as coisas, ao mesrno tempo, serao infinitas em tamanho e nao terao tamanho algurn.

De fato, se uma coisa qualquer e formada de partes (pluralidade), au bem essas partes tern tarnanho au bern nao tern. Mas, se a parte nao tern tarnanho algum (magnitude 0), a coisa form ada por elas tampouco tera tamanho (0 + 0 + ° + 0 ..... = 0, poderlamos dizer), e pois essa coisa nem existe,

Se a coisa existe, e preeiso que tenha magnitude, e e portanto form ada de partes que tern tamanho, e assirn uma certa espessura. Mas entre uma parte e a seguinte, isto e, entre duas espessurss, ha uma espessura (case contrario, as duas primeiras espessuras nao seriarn duas partes mas uma s6), e entre a primeira espessura e essa ultima uma outra etc., ao infinito. Par rnenor que seja a espessura, ha urn nurnero in fin ito delas, e, assirn sen do, a coisa sera de tarnanho infinite. (Sendo 1 a espessura minima, podemos dizer: 1 + 1 + 1 + I .. , . ao infinite = infinito.)

Argumentos contra 0 movimento

Nos dois primeiros argumentos (dicotornia e Aquiles), Zenao parece pressupor a espaco e 0 tempo como forrnados de partes infinitamente divislveis; nos dois ultirnos (flecha e estadio), como formados de unidades indivislveis. Parece que Zenao guer mostrar que a pluralidade, quer entedida de urna forma au de outra (quer como pluralidade de partes infinitamente divisiveis, quer como pluralidade de unidades indivislveis), e incompativel com 0 movimento.

Em parafrase, sao os seguintes os argumentos contra 0 rnovimento, apresentados par Aristoteles em Pisica VI. 239 b 9 5S.

I're-socniticos: fisicos e solistas 33

1) dicotomia

Situacao imaginada: urn movel que esta no ponte A e deve atingir o ponto B.

o rnovimento e irnposslvel, diz 0 argurnento, porque, antes de atingir B. e preciso que 0 m6vel atinja 0 rneio caminho entre A e B (seja C); e, antes de atingir C, deve atingir 0 melo caminho entre A e C; e assim ao infinito.

2) Aquites {e a tartaruga)

Situacao imaginada: urna cornpeticao entre urn corredor rapido e urn lento (tradicionalmente, Aquiles e urna tartaruga). E dada uma vantagem initial a tartaruga.

E imposstvel a Aquiles alcancar a tartaruga, diz 0 argumento, porque, quando ele atinge 0 ponto de onde ela partiu (seja A), ela ja esta em B (pais, ernbora lentamente, a tartaruga nao para de se mover); e quando Aquiles atinge B a tartaruga ja esta em C; e assim ao infinite.

3) flecJra

Situacao imaginada: uma flecha em VQo. Considera-se a flecha em cada instante (indivisivel) de tempo.

Uma flecha que voa esta em repouso, diz 0 argurnento, pois urn objeto esta em repouso quando ocupa urn espayo igual as suas pr6prias dimensoes, Ora, a flecha em voo ocupa, em qualquer instante, urn espayo igual as suas dirnensoes. Logo, a flecha ern veo esta em repouso.

4) estddio

Situacao imaginada: tres series constituidas de igual nurnero de corpos do mesrno tarnanho: urna estacionaria (seja Al A2 A3 A4); e duas (sejam 8 I 82 8384 e CI C2 C3 C4) que se movern em direcoes opostas, numa pista de corridas (estadio). A um certo ponte, as tres series estarao enfileiradas. Podemos representar a situacao pelo seguinte diagrarna:

Situacao inicial Al A2 A3 A4 B4 B3 82 B 1

Sitttafiio final

Al A1 A3 A4 B4 83 B2 Bl Cl C2 C3 C4

ci C2 C3 C4

Considerando a situacao descrita acima, 0 quarto argurnento de Zenao conclui que a metade de urn dado tempo e igual ao dobra desse tempo .

. \(~ ~ J. ~~--~----~----------------------------------

... -,;.

,I

:1 II

34

Curse de Iilosofla

o argumento e rnais facil de entender (note-se que 0 proprio Arist6teles parece lnao ter entendido direito) se imaginarmos que os varies corpos (todps do rnesrno tamanho) sao unidades minimas de comprimento. Ora:' na hip6tese que Zenao parece estar pressupondo nesse argumentcIespaco e tempo formados de unidades minimas, isto e, indivisiveis}, uma unidade minima de espaco 56 pode ser percorrida nurna unidade minima de tempo, uma vez que sao ambas indivislveis. Na situacao acima, ve-se, Bl percorreu duas unidades mlnimas de espa~o (A3 A4), portanto, em duas unidades minimas de tempo, no menno tempo em que Cl percorreu quatro unidades minimas de espaco (B1 B2 B3 B4), logo, em quatro unidades minimas de tempo. Portanto, um dado tempo (duas unidades mlnimas) e igual ao dobro desse mesmo tempo (quatro unidades minimas).

7. Como vir a ser sern vir do nao-ser

Foi enorme 0 impacto das reflexoes de Parmenides sobre 0 ser. A partir dele, qualquer fil6sofo que quisesse "salvar" a multiplicidade I" 0 movimento (I" com isso 0 mundo senslvel) teve de levar em conta que 0 ser nao pode provir do nao-ser, nem se aniilar no nao-ser, pois "0 nao-ser nao eo: A maneira de resolver 0 problema foi romper com 0 monismo rnilesio e postular a existencia de mais de urn princfpio, isto e, mais de urn ser, cada urn dos quais com pelo menos uma das caracteristicas do ser de Parrnenides: a eternidade (os principios nao sao nern gerados nem corruptlveis),

EmpModes (fl. 444-441 a.c.)

Empedocles de Agrigento fixou quatro principios materia is, que ele chamou "ralzes" e a fisica posterior chamou "elementos": terra, agua, ar e fogo. Dois outros principios, 0 amor e a discordia, agem como verdadeiras "causas eficientes', no vocabulario de Aristoteles, urn associando outro dissociando os elementos. "Nascer" e "vir a ser" nao significam geracao a partir do nao-ser, mas associacoes des elementos, isto e, de seres, "Morter" "corromper-se" nao sao aniilacao no nao-ser, mas dissociacao dos elementos, cada urn dos quais eterno e incorruptlvel como 0 ser de Parmenides,

I I

, I

,

I

i

I

I

Mas anda, atenta nas minhas palavras, pois aprender aumenta a sageza. Como disse anteriormente, quando declarei os limites das minhas pa-

Pre-SDcr aticos: ffskos e sclistas

35

lavras, you contar uma dupla historia: de uma vez, cresceu para ser urn s6 a partir de muitos, doutra, dividiu-se outra vez para ser muitos a partir de urn, 0 fogo e a :igua e a terra e a vasta altura do ar, e tarnbern a Disc6rdia temivel separada destes, em toda parte igualmente equilibrada, e 0 Arnor no rneio deles, igual em comprirnento e largura. Para ele olha com 0 esplrito e nao fiques com os olhos ofuscados; pois ele e reconhecido como inato nos mernbros rnortais: por ele, sao eles capnes de pensarnentos bans e de praticar obras de concordia, dando-lhe 0 nome de Alegria e Afrodite. Nenhum homem mortal 0 conheee, quando ele rodopia no meio dos outros; mas presta atencao .a ordenacao do meu discurso que nao engana. Pois todos esses sao iguais e de idade igual, mas cada urn tern uma prerrogativa diferente e 0 seu pr6prio carater, e prevalece cada urn, por sua vez, .a rnedida que 0 tempo gira. E alem destes, nada mais se gera nern cessa de existir; porque se estivessern a ser eontinuamente destruldos, ja nso existiriarn: e que poderia aurnentar esse todo e de onde poderia vir? E como poderiam essas coisas perecer tarnbern, visto que nada esta vazio delas? Nao, ha sornente estas coisas, e correndo urna pelas outras, elas tornarn-se umas vezes isto, outras aquilo, e permanecem, contudo, sempre como sao.

(Fr. 17, v. 14, Sirnplfcio, Phys., 158, 13)

Allaxdgoras (no 500-499 - m. 428-7 a.Ci)

Anaxagoras de Claz6menas tenta superar a dificuldade levantada por Parrnenides, postulando: 1) que sao princlpios todos as homeorneros (coisas infinitamente divislveis em partes qualitativamente iguais ao todo e entre si); 2) que ha uma porcao de todas as coisas em todas as coisas - embora nurna coisa haja mais porcoes daquilo que a identifica; exemplo: no ouro (que e home6mero) hi porcoes de todas as coisas (todos os homeomeros), mas hi mais ouro que qualquer outra coisa, e e por isso que a aura e ouro. Assim sendo, nunca hi geracao de ser (exernplo: ser carne) a partir de nao ser (exernplo: a partir de trigo, que e "nao ser carne"). No caso da nutricao, que parece ser a modelo sobre 0 qual Anaxagoras refletiu 0 vir-a-set, corne-se trigo, porern nao e a trigo que se torna carne, mas a carne que ha no trigo que se adiciona a carne de quem se alimenta.

... Anllxrigaras postulava uma infinidade de principles, norneadamente

- as horneorrrerias e os opostos conjuntamente ... A teoria de Anaxagoras, de que os principios sao infinitos em nurnero, foi provavelrnente devida 11 sua aceitacao da opiniao comum dos flsicos, de que nada nasce do nao ser, Pais essa e a razao por que eles usam a frase "todas as coisas estavarn juntas': e 0 nascer de tal ou tal especie de coisas reduz-se a uma

',~~ . ~

.·4._!.;_.

36

Curse de filosofia

rnudanca de qualidade, ao passo que outros falarn de cornbinacao e separacao, Alem disso, 0 faro de os opostos provirem uns dos outros levou-os a mesrna conclusao, Urn, raciocinavam eles, ja deve ter existido no outro; pois, vis to que tudo 0 que nasce tem de surgir ou do que ~ ou do que nao e. e lhe e irnposslvel surgir do que nao e (neste ponto todos os fisicos concordarn), eles pcnsavarn que se seguia necessariarnente a verdade da alternative, a saber, que as coisas nascern a partir de coisas que sao, isto e, de coisas jfpresentes. mas imperceptlveis para os nossos sentidos em virtude da pequenez de seu tarnanho. Assim, eles afirmam que todas as coisas estao misturadas em tudo, porque viarn que tudo procedia de tudo: mas as coisas, como eles dizem, parecern diferentes umas das outras e recebern nomes diferentes conforme a natureza da COiS3 que e numericamente predominante entre os inurneros constituinII'S da rnistura.

I I I

i

.:

,

. (Arlstoteles, Phys., A 4, 187 a 23)

as atomistas

Para os atornistas, dentre os quais os rna is importantes forarn Leucipo (fl. 440-35) I' Democrito (n, 460-457). 0 nao-ser, identificado com 0 Vazio, tern tanta existencia quanto os seres, que nele se movern. Os seres sao os atornos, infinitos em mirnero e em forma. mas cada urn dos quais com as propriedades do ser unico de Parrnenides: eternidade, indestrutibilidade, homogeneidade, indivisibilidade etc. Como no caso de Empedocles, a geracao e a destruicao das coisas sao explicadas por associacao e dissociacao de seres (atornos), eles mesmos nao geradas e indestrutlveis,

Pais alguns dos primeiros filosofos pensavarn que aquila que existe tem necessariarnente de ser uno e imovel, pois 0 vazio e nao-ser: 0 movirnento seria imposstvel sem urn vazio a parte da materia; nem podia haver urna pluralidade de coisas sem alga para as separar ... Mas Leucipo pensava que tinha uma teoria que. estando de acordo com a percepcao 'dos sentidos, nao aboliria 0 nascer ou a morte ou a movirnento ou a multiplicidade das coisas, Isso concedia ele as aparencias, enquanto que aqueles que defendem 0 uno. ele concedia que 0 movimento e impossivel sem 0 vazio, que 0 vazio e nao-ser e que nenhurna parte do ser e nao-ser, Pais ser, no verdadeiro sentido, e um plenum absolute. Mas urn lal plenum nao e uno. mas h<l. urn numero infinito deles, e sao invisiveis devido a peguenez do seu lamanho. Eles movern-se no vazio (pois a vazio existe) I' ao juntar-se prcduzem 0 nascimento, ao separar-se, a mor tc.

(Aristoteles, De gen. et (orr., A 8,325 a 2)

Pre·socraticos: llsicos e solistas

37

Leucipo e seu associado Democrito sustentam que os elementos sao 0 cheio e 0 vazio; eles chamarn-lhes ser e nao-ser respectivamente. Ser e cheio I' solido, nao-ser e vazio e nao-denso. Visto que a vazio existe em nao menor grau que a corpo, segue-se que 0 nao-ser nao existe menos do que 0 ser. Os dais juntos sao as causas materials das coisas existentes, E tal como aqueles que fazern a substancia una subjacente gerar outras ccisas pelas suas modificacoes, e postularn a rarefacao e condensacao como origem dessas modificacoes, da mesrna maneira tarnbern esses homens dizem que as diferencas dos ,J.tomos sao as causas das outras coisas. Eles sustentarn que essas diferencas sao tres - forma, disposicao e posicao; 0 sec, dizem des, difere 56 em "ritrno, contato e revolucao" dos quais 0 "ritmo" e a forma, 0 "contato" e a disposicao I' a "revolucao" e a posicao: pais A difere d~ N na forma, AN de NA na disposicao e Z e N na posicao,

(Arist6teles, Mel. A 4 985 b 4)

8. Os sofistas entram em cena

Ao tempo em que florescia Dem6crito, ja tinham feito sua entrada no cenario inrelectual de Atenas alguns dos maiores sofistas: G6rgias de Leoncio (483-375), 0 primeiro dos grandes mestres de retorica; Protagoras de Abdera (c. 480-410), conhecido por seu relativismo em materia de conhecimento; Hipias de Elis, celebre por sua polimatia.

A palavra sofista nao teve, original mente. 0 sentido pejorativo que lhe irnpos Platao, Os sofistas foram, na verdade, reputados como grandes mestres, e a eles acorriam quantidades de jovens bern-nascidos, dispostos a pagar muito dinheiro para aprender 0 que eles apregoavam ensmar,

Fosse qual fosse 0 conteudo de seu ensinamento, 0 que 0 jovem buscava junto ao sofista era, fundamental mente, a arete, qualidade indispensavel para se tornar urn cidadao bern-sucedido, quer na vida privada, quer na publica.

(Socrates narra a urn amigo urn encontro dele e de seu jovern amigo Hipocrates com Protagoras)

Socrates - Depois de todos nos terrnos sentado, comecou Protagoras: - Repete agora, Socrates, aos presentes 0 que h<i poueo me disseste a respeito deste moco,

Respondi-lhe: - Comecarei, Protagoras, como antes, expondo 0

,J I

I I

,

, !

I'

I

I· i i

i

38 Curso de filosofia

Pre-socratkos: Ilsicos e sofistes 39

objeto de nossa visita, Hipocrates, aqui presente, deseja muito tamar aulas contigo, e diz que de born grado ficaria sabendo as vantagens que Ihe adviriam de tua cornpanbia. Cifra-se nisso nosso discurso,

Tomando a palavra, falou Protagoras: - Iovern, no caso de frequenlares minhas aulas, desde 0 primeiro dia de conversacao, retornaras para casa rnelhor do que eras, 0 rnesmo acontecendo no dia seguinte enos subsequentes, acentuando-se cada dia mais 0 teu progresso,

Ouvindo-o falar dessa rnaneira, retruquei-lhe: - Nso disseste nada extraordinario, Protagoras, ao contrario: e muito natural, pois tu mesmo, apesar de tao idoso I' de tao sabio, te tornarias melhor se alguern te ensinasse 0 que ignoras. Porern nao e isso 0 que desejarnos saber. Vou dar-te urn exernplo: se Hip6crates rnudasse repentinamente de ideia I' revelasse 0 desejo de freqtientar a companhia desse rnoco que 51' estabeleceu recentemente entre nos, Zcuxipo, de Heracleia, I' indo procura-lo, como faz agora contigo, ouvisse 0 que acabou de escutar de tua boca, que em cada dia passado em sua companhia ele se tornaria rnelhor I' faria progresses, I' por fim Ihe perguntasse: em que dizes que me tornarei melhor e farei progresso? Sem diivida Zeuxipo the responderia que era ria arte da pintura, E no caso de procurar Ortagoras, 0 tebano, I' dele ouvisse 0 mesrno que Ihe disseste, 1', depois the perguntasse em que ell' ficaria cada dia melhor em sua cornpanhia, Ortagoras lhe responderia que era na arte de tocar flauta. 0 rnesrno deves responder a este jovern e a ruirn, que te falo em seu nome. Hip6crates aqui presente, desde 0 primeiro dia de sua convivencia com Protagoras, voltara melhor para casa, I' em cad a dia que passar fad. maior progresso ... em que, Proragoras, I' a respeito de que?

Depots de eu ter falado, me respondeu Protagoras: - Sabes formular questoes, Socrates, e eu sinto especial prazer em responder aos que bern perguntarn. Na minha companhia, Hipocratcs nao tera de suportar as rnacadas a que ficaria sujeito se vlesse a frequenter outre sofista. Os dernais sofistas abusarn dos mocos: quando estes ja 51' julgam livres do estudo das artes, a seu mau grade os sofistas os reconduzern para elas, ensinando-lhes calculo, astronomic, geometria I' rnusica - assim falundo, lancou urn olhar para Hipias -; vindo ell', porern, estudar comigo, nao 51' ocupara senao com 0 que se propusera estudar quando resolveu procurar-rne, Essa disciplina e a prudencia [euboulja] nas suas relacoes familiares, 0 que 0 pora em condicoes de adrninistrar do melhor modo sua propria casa 1', nos neg6cios da cidade, 0 deixara mais do que apto para dirigi-los I' discorrer sobre eles.

- Sera que apanhei bern 0 sentido do que disseste? perguntei: quero crer que te referes it arte da polltica I' que prometes fazer boris cidadaos, - Nisso mesmo, Socrates - respondeu - e que minha profissao consiste.

9. A ret6rica. Tecnlca de persuasao vazia de conteudo

No regime dernocratico que vigorava em Atenas, 0 exerclcio da funcao politica dependia do born uso da palavra. E os sofistas forarn mestres na arte de bern falar, tanto em discursos longos quanto breves (perguntas e respostas),

Platao viu, nesse ensino sofistico, urn perigo para a cidacle. A principal razao de sua rna vontade em relacao a ret6rica soflstica parece ter sido 0 fa to de ser ela uma tecnica purarnente formal de persuasao. o born orador e aquele que sabe persuadir qualquer urn de qualquer coisa.

(G6rgias, professor de ret6rica, esta sendo interrogado por Socrates sobre a sua arte)

Gorgias: - ... a ret6rica, por assirn dizer, abrange 0 conjunto das artes, que cia mantem sob sua autoridade. Vou aprescntar-te uma prova elcquente disso mesmo. Por varias vezes fui com meu irrnao ou com outros medicos it casa de doentes que se recusavam a ingerir remedies ou a se deixar arnputar au cauterizar, e, nao conseguindo 0 medico persuadi-lo, eu 0 fazia com a ajuda exclusiva da arte da ret6rica. Digo rnais: se, na cidade que quiseres, urn medico e urn orador se apresentarern a urna assernbleia do povo ou a qualquer outra reuniao para argurnentar sobre qual dos dois devers ser escolhido como medico, nao contaria 0 medico com nenhuma probabilidade para ser eleito, vindo a se-lo, se assirn 0 desejasse, 0 que soubesse falar bern. E se a ccmpetlcao 51' desse com representantes de qualquer outra profissao, conseguiria [azer eleger-se 0 orador de preferencia a qualquer outro, pois nao ha assunto sobre que ele nao possa discorrer com maier forca de persuasso diante do publico do que qualquer profissional. Tal e a natureza e a forca da arte da ret6rica! ... E fora de duvida que 0 orador e capaz de falar contra todos a respeito de qualquer assunto, conseguindo, por iss a mesmo, convcncer as rnultidoes melhor do que qualquer pesso:l, 1', para dizer tudo, no assunto que bern Ihe parecer ....

(Pia lao, G6rgins 456b-457a)

10.0 homem e a medida de todas as coisas

(Platao, Protclgoras, 318a-319a)

A retorica softstica - que se apresenta como uma tecnica capaz de persuadir qualquer urn de qualquer coisa - pressupoe uma tese de gravlssimas consequencias para quem, como Platao, quer estabelecer a

I

~ ..

I'

40 Curse de filosolia

- . Pre-socraticos: ffslcos e sofi stas 41

politica como ciencia: 0 relativismo do conhecimento. De fa to, a existencia de urn conhecimento absoluto, verdadeiro, limita 0 jogo da ret6rica: aquele que realrnente sabe, nao e possivel persuadir do contrario. O sofista vai, pais, negar que exist a a verdade, au pelo menos a possibilidade de a~~sso a cia. Para 0 sofista, s6 existern opinioes: boas e mas, melhores e piores, uteis e prejudiciais, mas jamais falsas e verdadeiras. Na forrnulacao classics de Protagoras, "0 hornern e a medida de todas as coisas"

'1

Socrates: ... Neste memento, a prop6sito da virtude, eu nao sei absolutarnente 0 que ela e; tu talvez soubesses, antes de te aproxirnares de mirn, agora porern parece nao saberes mais. Entretanto, estou disposto a exarninar e a procurar junto contigo 0 que ela possa ser.

Mellon: - Mas de que maneira procuraras, Socrates, aquilo que nao sabes absolutamente 0 que seja? Dentre tantas coisas que desconheces, qual te proporas procurar! E, se por urn feliz aeaso te deparares com ela, como saberas que e aquilo que desconhecias?

Socmtes: - Compreendo, Menon, a que fazes alusso. Percebes tudo que ha de capcioso na tese que me expoes, a saber, que, por assim dizer, oao e posslvel a um homem procurar nern 0 que ele sa be nem 0 que ele nao sabe? Nem, por um lade aquilo que ele sabe, ele nao procuraria, pols ele 0 sabe, e, nesse case, ele nao tern absolutamente necessidade de procurer: nem por outro lado, 0 que ele nao sabe, po is ele nao sabe nern rnesrno 0 que procurar.

'.-

"

(S6crates e Teeteto estso 11 procura de uma definicao do conhecimento) Socrates: - ... Volta pois para 0 corneco, Teeteto, e procura explicar 0 que e conhecimento. Nao me digas que nao pedes; querendo Deus e dando-te coragem, poderas,

Teeteto: - Realmenle, Socrates, exortando-rne como 0 fazes, fora vergonhoso HaO me esforcar para dizer com franqueza 0 que penso. Parece-rne, pois, que quem sabe alguma coisa seote 0 que sabe. Assirn, o que se me afigura neste momento e que conhecimento nao e rnais do que sensarao,

Socrates: - Bela e corajosa resposta, menino. !:, assirn que devernos externar 0 pensameoto. Porern, examinernos juntos se se trata de urn faro viavel ou de rnera aparencia. Conhecimento, disseste, e sensacao?

Teeteto: - Sim.

Socrates: - Talvez tua definicao de conhecimento tenha algum valor; c a definicao de Protagoras: por outras palavras ele dizia a mesma coisa, Afirmava que 0 homern e a medida de todas as coisas, das que sao que elas sao, das que nao sao que elas nao sao. Deeerto j;i leste isso!

Teeteto: - Sim, rnais de uma vez.

Socrates: - Nao querera ele, en tao, dizer que as coisas sao para mim conforme me aparecerern, como serao para ti segundo te aparecerern! Pois eu e tu sornos homens.

Teeteto: - E isso prccisamente 0 que ele diz,

(Platao, Teeteto ISld-152b)

(Platao, Metlon SOd.Sla)

12. 0 sofista sabe tudo

Um dos aspectos da sofistica que mais se presta a crltica de Platao e a polimatia. Alias, e uma consequencia tarnbern Iigada a tecnica ret6rica. Para persuadir qualquer urn de qualquer coisa, e preciso ser capaz de falar, e bern falar, sobre qualquer coisa. Num certo sentido, e preciso saber tudo, Mas saber tudo e impossivel, argumenta Platao, Logo, 0 saber sofistico e uma aparencia, a ret6rica e necessaria mente uma arte de engodo e 0 sofista e urn grande charlatao,

Estrangeiro: - ... Mas, na realidade, 0 que pareee essencialrnente pr6prio a esta arte de discussao nao e urna aptidao sernpre pronta a discutir seja a que for, a prop6sito de qualquer assunto?

Teeteto: - Pelo men os, ao que parece, quase nenhum assunto Ihe escapa.

EstflllTgciro: - Mas. pelos deuses, meu jovem amigo, tu acreditas ser iS50 possivel? Talvcz vos, jovens, 0 percebais com olhares rnais penctrantes, e nos, com vistas menos sensiveis,

Teeteto: - Como assim? Em que pensas, precisamente? Ainda nao

percebi clararnente a questao que prop6es.

ES/f(lIIgeiro: - 51' e posslvel que um homem sniba tudo.

Teeteto: - Se assim fosse, estraogeiro, 06s serlarnos felizes, Estrangeiro: - Como poderia enrao 0 incompetente, ao contradizer

11. E lrnpossivel aprender

05 sofistas foram rnestres em articular argumentos capciosos, Alguns deles, entretanto, nao sao "soflsticos'' (argumentos falsos), revelarn, ao conrrario, serias dificuldades filosoficas. Urn dos mais interessantes e o argurnento sobre a impossibilidade de adquirir conhecimento, isto e, de aprender.

~--------------.-------~--~------~---'-' -- --- .. --.- -

alguern cornpetente, jamais dizer qualquer coisa de verdadeiro?

Tecteto: - De modo algum.

Bstrangeiro: _ 0 que entao poderia dar 11 soflstica este poder prestigioso?

Teeteto: - Qual?

Estrangeiro: - Como chegarn esses homens a incutir na juventude que sornente des, e a prop6sito de todos os assuntos, sao rnais sabios que todo 0 mundo? Pais, na realidade, se como contraditores nao tivessern razao, Oll nao parecessern, a essa juventude, ter razao: se, rnesrno assirn, a sua habilidade em discutir nao desse algum brilho a sua sabedoria, entao seria 0 caso de dizer, como tu, que ninguem viria voluntariamente dar-lhes dinheiro para deles aprender estas duas artes [a arte de discutir assuntos particulares e a arte de discutir assuntos publicos].

Teeteto: _·Certamentc.

Estrangeiro: - Ora, na verdade, os que os procurarn 0 fazem voluntariamcnte.

Teeteto: - E bern voluntariamente.

Estrangeiro: - E que, ao que creio, eles parecern ter urna sabedoria

pessoal sabre todos as assuntos que contradizem.

Teeteto: _ Irrecusavelmente.

ESlrmlgeiro: _ E assirn fazem a prop6sito de tudo, segundo cremes! Tceteto: _ Sim.

Estrangeiro: - Dao entso a seus disclpulos a irnpressao de serem on iscien tes.

Teeteto: - Como nao!

Estrangeiro: - E sern 0 ser, ria realidade; pois, como vim os, i550 seria irnpossfvel,

Teeteto: _ E como nao haveria de ser imposslvel!

Estrangeiro: - Ao que vernos, pois, 0 que traz a sofista e urna falsa aparencia de ciencia universal, mas nao a rcalidade.

Teeteto: - Sem duvida,

Estrangciro: _ Nao devemos admitir que tambem 0 discurso permite urna tecnica por meio da qual se podera levar aos ouvidos de jovens ainda separados por uma long a distancia da verdade das coisas palavras magicas, e aprcsentar, a prop6sito de todas as coisas, fiq:oes verbals, dando-lhes assim a ilusao de ser verdadeiro tudo 0 que ouvern e de que, quem assim lhes fala, tudo conheee, melhor que ninguemi

(P1atao,Sofistn, 232c-234c)

,

.: I

13. A disputa verbal: a eristlca

Estrangeiro: - Assirn, 0 homem que se julgasse capaz, por uma unica arte, de tudo prcduzir, como sabernos, nao fabricaria, afinal, senao irniracoes e homonimos das realidades. Habil na sua tecnica de pintar, ele podera, exibindo de longe os seus desenhos, aos rnais ingenues rneninos, dar-Ihes a ilusao de que podera igualrnente criar a verdadeira , realidade, e tudo 0 que quiser fazer,

Socrates havia desenvolvido urn metodo de pesquisa, que procedia por questces e respostas, chamado dialetica. A dialetica socratica consistia, em grande parte, em refutar as teses apresentadas pelo interlocutor. Mas a refutacao socratica tinha uma intencao catartica, isto e, purificadora. Socrates pretendia puri ficar 0 interlocutor das opinioes falsas que ele tinha a respeito daquilo que era objeto da pesquisa. Com i5S0, forcava urn novo ponto de partida que perrnitisse, eventualmente, chegar ao conhecimento da verdade.

Ao tempo da velhice de S6crates cornecararn a surgir sofistas que, talvez remedando a dialetica socratica, se especializararn em uma recnica de agonistica (disputa) verbal, tarnbern conhecida como er istica, Ao contra. rio de Socrates, esses sofistas nao tinharn 0 menor interesse em alcancar conhecimento algum. 0 que eIes quer iarn era ridicularizar 0 adversario, confundi-Io, refuta-Io a qualquer preco, ganhando assirn a disputa. Para isso, nao tinham 0 menor escrupulo em viciar os argumentos, criando dessa forma os argurnentos conhecidos como argumentos sofisticos, argurneritos erlsticos ou simplesmente sofismas,

No dialogo Eutldemo, Pia tao caricatura cruel mente dois desses especialistas em luta verbal, os irmaos Eutiderno e Dionisodoro. Da irnpressionante enxurrada de sofismas que saern de suas bocas, alguns nao deixam de ser filosoficarnente interessantes, como aqueles que ne$am a possibilidade da falsidade e da contradicao no discurso e na opiniso.

I

I

I

,.

, I

I I

I •

Estrangeiro: - E en tao? Quando se aflrrna que tudo se sabe e que tudo se ensinara a outrern, por quase nada, e em pouco tempo, nao e o case de pensar que se tratade urna brincadeira?

(Socrates narra para urn amigo 0 encontro que ele e urn grupo de amigos e apaixonados do [overn Cllnias tiverarn com as irrnaos Eutidemo e

,

i:

\1.

~~----------------------------------~;-------------------------~--------------~--~-~--~

I

:"- .~. 1

~.. i

: I

~ i -_ !

'; i , I

:". :

~ I': I _ ) I

'I I I

I:

I I I,

'\ II , Ii I ' I

I ! I

! F

i I

I

1·'

Dionisodoro. Os arnigos estso empenhados em que Clinias receba uma boa educacao, que se tome "sabio".)

Socrates [narrando 1: n", - Mas que], disse I'll' [sc. Dionisodoro] - e vossa intencao, dizeis, que ell' [se. Clinias] 51' tome sabio?

- Perfeitarnente.

- Mas neste memento, disse ell', Clinics I: ou nao e sabiot

- Pelo men os I'll' diz que ainda nao 0 e; mas I'll' nao e gabola.

- V6s porern, disse I'll', quereis que I'll' 51' tome sabio, I' que nao seja

ignorante."

Como nos nisso conviessernos: "Entao, aquele que I'll' nao e quereis que seja, e aquele que I: agora, que nao seja mais,"

Eu, ouvindo isso, trerni. Mas enquanto era presa desse tremor, ele, retornando a palavra: "Entno, uma vez que quereis que aquele que e nao seja absolutarnente. quereis aparenternente que ele perecal E, realmente, seriam de grande valor arnigos I' apaixonados que se ernpenhassern, acima de tudo, em que seus bem-amados fossern aniquiladosl"

Ouvindo isso, Ctesipo, pensando em seus bern-amados, encolerizou- 51': "Estrangeiro de Turio, bradou I'll', se ndo fosse por dernais rude dizer, eu diria: "Maldicao sabre tua cabeca" por ousares proferir contra mim I' os outros aqui presentes uma falsidade cujo simples cnunciado e a rneus olhos urn sacrilegio. Eu, descjar que seja aniquilado este que aqui esta!"

- Como, Ctesipo?, respondeu Eutidemo, parece-te possivel proferir uma falsidade?

- Per Zeus! sirn, a menos que eu esteja doido!

- Em dizendo a coisa da qual eventualrnente se fala, ou em nao a

dizendoi

- Dizendo-a, rcspondeu Ctesipo.

- Mas nao e verdade que, se de fato se diz essa coisa, nao se diz,

entre as coisas que 530. senao aquela rnesrna que se diz? - Evidenternente, dissc Ctesipo,

- Mas esta coisa que se diz e urna coisa unica entre as coisas que

sao, a parte delas. - Perfeitarnenre.

- Mas entao, aquele que a diz, diz uma coisa que e?

-Sim,

- Mas aquele que diz uma eoisa que e I' coisas que sao. diz a verdade,

De modo que Dioniscdoro, se de faro ele diz coisas que sao, diz a verdade, e de modo algum uma falsi dade a teu respeito,

(Platao, Eutidemo, 283 e 5-284 b) •

i-re-socraucos: IISICOS e soustas "5

. !

14. 0 born sofista

Das sete definicoes que Pia tao encontra para 0 sofista, no dialogo que tern esse nome, seis sao pejorativas. Numa delas, entretanto - a sexta _, Pia tao abre espaco para urn sofista nobre: aquele que educa pelo rnetodo da refutacao catartica. Provavelmente, PIa tao encontrou essa definicao porque Socrates tambern era charnado sofista, e era precise encontrar urna definicao que Ihe coubesse,

Se ser sofista fosse ser aquilo que 0 nome sofista (que deriva de 50pl16s, sabio) sugere que ele tern que ser, isto e, urn sabio educador, Socrates seria 0 unico sofista. Ele e, para PIa tao, 0 iinico verdadeiro educador,o unico capaz de levar a arete.

Na verdade, a critica de Platao aos sofistas 56 e cornpreenslvel a luz

das muitas oposicoes que ele estabelece entre eles e Socrates:

/ I) 0 sofista e urn professor ambulante. Socrates e alguern Iigado ! aos destinos de sua cidade; tanto assim que, condenado injustarnente

f a morte, recusa-se a fugir, acatando a decisao de seus concidadaos;

! 2) 0 sofista cobra para ensinar. Socrates vive sua vida. e essa

\~ confunde-se com a atividade filos6fica: filosofar nao « profissao: e a

atividade do homem livre;

3) 0 sofista "sabe tudo" e transmite urn saber pronto, sem critica \ (que PIa tao identifica com urna "rnercadoria" que 0 sofista, mercador,

exibe e vend e). Socrates diz nada saber, e, colocando-se no nivel de seu interlocutor, dirige urna aventura dialetica em busca da verdade, que esta no interior de cada urn;

4) 0 sofista faz retor ica, Socrates faz dialetica. Na rerorica, 0 ouvinte e levado por urna enxurrada de palavras que. se adequadamente compostas, persuadem sern transmitir conhecimento algum. Na dialetica, que opera por perguntas e respostas, a pesquisa precede passo a

\ passe, e nao e possivel ir adiante sem deixar esclarecido 0 que ficou

\ para tras:

5) 0 sofista refute pOl' refutar, para ganhar a dispute verbal. Socra-

tes refuta para purificar a alma de sua ignorancia.

(0 Estrangeiro de Eleia recapitula, com Teeteto, as seis definicoes do -sofista que ja foram encontradas)

Estrtlllgeim: - Primeiramente descanserncs, e durante est a paus~ vejarnos 0 que dissernos. Sob quantos aspectos se apresentou a nOS 0 sofista] Creio que. em primeiro lugar, n6s descobrirnos ser ell' urn cacador interesseiro de [ovens rices.

i(

~------------~----~--------~------------------------------~----~

· .. \i

., i

-"

--,

'10 .... Uf5U ue 1II050lla

Pre-socraticos: fisicos e sofistas 47

Teeteto: - Sim,

Estrtmgeiro: - Em segundo lugar, urn negociante, por atacado, das ciencias relatives a alma.

Teeteto: - Perfeitarnente.

Est rlwgeiro: - Em seu terceiro aspecto, e com relacao as mesrnas ciencias, nao se revelou ele varejista!

Teeteto: - Sirn, e 0 quarto personagern que ele nos revelou foi 0 de urn produtor e vendedor dessas mesmas ciencias.

Estrarrgeiro: - Tua memoria e fiel. Quante ao seu quinto papel, eu mesmo procurarei lembra-lo, Na realidade, filiava-se ele 11 arte da luta, como um atleta do discurso, reservando, para si, a erlstica,

Ieerero: - Exatamente,

Estl'llrrgeiro: - 0 seu sexto aspecto deu margern a discussao, Entretanto, n6s concordamos em reconhece-lo, dizendo que e ele quem purifica as almas das opinloes que sao urn obstaculo as ciencias.

Teeteto: - Perfeitarnente.

urn lado, se abrern enorrnes perspectivas de liberdade para a acao politica, por outro se fecha a possibilidade de se constituir a politica como ciencia.

Ora, e justa mente isso que pretende Platao. Mas para isso e precise que ele se ataque a todas essas dificuldades. E precise que ele dernonstre que a pluralidade e 0 movimento existern, sim, e que 0, mundo sensivel, cenario da politica, embora nao seja a realidade real, tern uma certa realidade; que 0 conhecimento existe, sirn, e que e possivel alcanca-lo; que 0 discurso e posslvel, sim, e nele a falsidade e a contradicao, e que valores absolutos exisrem, sirn, que dirijam a acao hurnana e sejarn 0 s6lido fundamento do nomos.

Platao quer restabelecer, em outras bases, e clare - em bases racionais -, a uniao, que os sofistas cindirarn, entre physis e nomos. Ele quer a lei hurnana, como a physis, baseada em algo perrnanente, absolute, eterno, imutavel. Ele quer principios. Mas isso e uma outra hist6ria, que fica para 0 pr6ximo capitulo.

(PlaUto, Sofista 231d-232a)

15. Conclusoes

PALAVRAS-CHAVE

t,

~ f

J .~

I

'j

No periodo que vai de Tales a Socrates, muitas das grandes questoes filos6ficas, se nao todas, ja haviarn sido levantadas. Com a ftsica j6nica, emerge a razao, que se afirma como instrumento adequado para a aquisicao do conhecimento. Mas cedo se dcscobre que a razao nao 50 mente explica as coisas. Ao contrario, Ela descobre dificuldades hi onde ninguern suspeitava que as houvesse,

Racionalmente, Parrnenides dernonstra a unidade do ser, Com isso, relega 0 mundo sensivel a condicao de aparencia e torna irnpossivel 0 pr6prio discurso cientlfico, (De fato, 0 discurso pressupoe a pluralidade, para fazer predicacoes, isto e, conexao entre as coisas.)

Racionalmente, Zenao demonstra a impossibilidade da pluralidade e do movimento.

Racionalmente, os sofistas ... Ah! Esses fizeram rruserias. Eles foram capazes de mostrar, racionalmente, que 0 conhecimen to cientlfico nao existe, que cada homem e medida de sua propria verdadc; que aprender e imposslvel; que a falsidade nao existe, nem a contradicao, Mas, sobretudo, eles foram capazes de provar que ha uma cisao irrernediavel entre pltysis e nOIllOS, que 0 llamas nao tern. outre fundamento alern do arbitrio e da convencao humana. Se, par

Abreviaturas usodas

n. - nascido em. m. - morto em. c. - cerca de.

fl. - Jloruit (vel' essa palavra),

DK - Diels-Kranz (ver Fragrnento).

Fr. - Fragmento. Fr. 1, Fr. 2, etc. indicam a nurneracao dos fragmentos em Diels-Kranz (ver Fragmento).

Floruit

Palavra latina que significa "floresceu" Os historiadores antigos, que nao tinham grandes preocupacoes com cronologia, indicavam a epoca deurn fil6sofo pelo seu "florescirnento" isto e, sua plena maturidade. Urn tanto arbitrariamente, faziam coincidir essa maturidade com os 40 anos de fil6sofo, com sua obra rna is irnportante au com 0 acontecirnento mais marcante de sua vida (rnarcante para a filosofia ou a hist6ria, e claro).

-~------------------~---------~~-~~~.-.---------"-

, .' I

• '.,1

~ t, :\.j l

" I'



I

,

[I i I

I

, I

1.,.,.U'.lV ..... e ~IJV)Ulld

~re-socr<itlcos: IiSiCOS e sotlstas 49

Doxogrofia

Registro au cornpilacao das opinioes (doxai) dos fil6sofos. Arist6teles fazia doxografia quando expunha a opiniao de urn fil6sofo para em seguida critica-la, Mas houve, depois, producoes especificamente doxograflcas, Teofrastro, disclpulo e sucessor de Aristoteles, escreveu urn livro charnado Opil1ioes dos jlsicos, que foi fonte e modele de copiosa producao posterior. Esse tipo de literatura parece tel" gozado de grande favor, indo ao encontro do anseio de alguns drculos de estudiosos de conheccr, em resurno, as opinioes dos filosofos, que erarn apresentadas, quer par ternas, quer par autores, quer por escolas. Uma obra desse tipo que nos chegou completa e a Vida d05 filosofos, de Diogenes Laercio,

3. Que e arcllfE? Qual e a arc1l1~ para Tales? E para Anaximandro? E para Anaximenes? Que voce acha que determinou a escolha de cada urn deles?

4. Par que os estudos matematicos forarn grandemente desenvolvidos entre os pitag6ricos?

5. Qual a posicao fundamental entre Heraciito e Parrnenides, que vai desempenhar urn papel irnportante na filosofia posterior?

6. Por que 0 ser de Parrnenides e unicoi E por que esta em repouso?

7. Com que finalidade Zenao articulou seus argumentos contra a multiplicidade e contra 0 movimento? Quais sao esses argumentos?

8. Qual a principal dificuldade nas concepcoes monistas sobre a universo, que acabaram deterrninando sua posterior substituicao por concepcoes pluralistas?

9. Quantos e quais eram os prindpios para Empedccles!

10. Quantos e quais eram os principios para Anaxagorasi

11. Diferentemente do que se passa na fisica rnoderna, na concepcao dos atomistas gregos 0 atorno nao pode ser dividido (a palavra atomo quer dizer indivislvel). Por que a indivisibilidade do atorno e indispensavel para eles?

12. Que faziam os sofistas?

13. Por que Platao via na retorica soflstica uma ameaca 11 cidade?

14. Qual 0 aspecto da sofistica que faz com que Platao considere 0 sofista como urn ilusionista da palavra?

15. Aponte algumas diferencas entre Socrates e os sofistas.

Fragmento

Trecho de urna obra, Os fragmentos de autores antigos sao, em geral, citacoes de trechos de suas obras perdidas, feitas por auto res posteriores, cujas obras subsistern. as fragmentos dos auto res pre-socraticos foram objeto de cuidadosa compilacao e estudo por parte de H. Diels e W. Kranz em sua monumental obra Die Fragmente der Vorsokratiker.

Paradoxal (oplniao ou tese)

t: paradoxal urna opiniao au tese que vai contra a opiniao geralmente aceita, contra 0 senso comum OU, em sua forma extrema, contra os fatos constatados, Assirn, a tese de Parrnenides sobre a unidade do ser e paradoxal, bem como a lese de Socrates de que so se comete 0 mal par ignorancia.

Polimatia (de poly, "multo", e monthonein, "aprender") Multiplicidade de saberes, saber enciclopedico, Uma das caracterlsticas dos sofistas mais criticadas per Pia tao. a mais celebre representante da polirnatia soflstica e Hipias, que tinha 0 ideal da auto-suficiencia, Ele sabia fazer (e fazia) sell proprio cinto!

TEMAS PARA DEBATE

1. "Filcsofla oriental" e filosofia?

2. Uma das caracterlsticas apontadas par Aristoteles para a saber cientifico (que nao se distingue de urn saber filosofico) e de ser urn "saber pelo saber". Isso continua sendo caracteristica do que hoje charnamos ciencia (em oposicao ao que hoje charnarnos filosofia)?

3. E coincidencia que a maternatica como ciencia (nao como pratica) -e a filosofia ten ham ambas tido origem na Grecia! De que forma uma pode ter implicado a outra?

4. t: sabido que a filosofia, como praticada na Grecia, nao desembocou numa ciencia tecnol6gica. Voce acha que esse tipo de ciencia podia

QUESTOES (INTRODU~AO e CAPITULO I)

1. Comente algumas das caracteristicas que Aristoteles aponta para 0 conhecimento cientifico (au filosofico).

2. Par que nao se formou entre os gregos a oposicao que hoje existe entre ciencia e filosofia?

i

,.

(

1

\

r

- ':":1

: s (; 1

\ ; , i

-Curso de filosoflil

ter nascido e se desenvolvido se nao tivesse aparecido 0 fenomeno filos6fico na Grecia]

5. Algumas questoes sobre 0 universe (como a forma da Terra, 0 tamanho,o movimento e as posicoes relativas dos astros, a forma~ao das nuvens, des ventos etc.) nasceram "filosoficas" e se tornaram "cientlficas" Mas outras questoes sobre 0 universe talvez ainda continuern "filos6ficas", como a questoes de sua propria origem. Par qu~? Existe alguma diferenca fundamental entre essas questoes, diferenca essa que teria permitido a cisao atual entre assuntos "fllosoflcos" e assuntos "cientiticos"?

6. Os argumentos de Zenao contra a multiplicidadee 0 movimento podem ser refutados? Como?

7. n born que 3 3ITao hurnana, etica e politica, nao seja regulada por prindpios absolutes!

'-,--

Вам также может понравиться