Вы находитесь на странице: 1из 4

Algumas definies 1. o estudo da deformao e do fluxo da matria em termos de tenso, deformao, temperatura e tempo. 2.

. A reologia o ramo da mecnica dos fluidos que estuda as propriedades fsicas que influenciam o transporte de quantidade de movimento num fluido. 3. o estudo da resposta dos materiais a tenses ou quando so deformados. 4. a cincia que estuda a deformao e o escoamento 5. da matria. Aplicaes da Reologia 1. Dimensionamento de equipamentos. 2. Estudo do sangue. 3. Estudo de polpas de minrios (minerodutos) 4. Estudo de fluxo de materiais em forjamento 5. Estudo de fluxo de materiais em fundio 6. Estudo de fluxo de materiais em fabricao de peas em polmeros 7. Estudo de graxas 8. Estudo de leos industriais e lubrificantes 9. Estudo de massas alimentcias ex: chocolate, sorvete, massas pastosas... 10. Estudo da saliva 11. Estudo de ao lquido no interior de um forno convertedor LD 12. Estudo de gusa lquido dentro de um Alto Forno 13. Estudo de ao lquido dentro de uma panela de ao 14. Estudo de alumnio lquido dentro de uma panela de um forno de fuso. 15. Estudo de movimentao de lamas 16. Estudo de produo de medicamentos: xaropes, emulses, calcigenol etc 17. Estudo de pastas dentais 18. Estudo de concretos (quando da sua produo e aplicao) 19. Estudo da movimentao de gros de cereais. Ex: gros de trigo 20. Estudo de fabricao de peas plsticas. Como so feitos os estudos reolgicos? Grande parte dos estudos feita pela aplicao e medio da tenso de cisalhamento (que atua numa direo paralela da face do elemento fluido). A deformao por cisalhamento ocorre na mesma direo que a tenso.

Viscosidade uma das propriedades reolgicas mais importantes e que pode sofrer alteraes devido a vrios fatores. A viscosidade tende: 1. Diminuir com o aumento da temperatura. 2. Aumentar com o aumento da presso. 3. A presena de aditivos e a perda de gua podem inverter as tendencias mencionadas. O tempo que um material cisalhado tb/ pode influir na viscosidade, para tixotrpicos. 4. No caso de supenses, a viscosidade sensvel variao de concentrao, ao tamanho e distribuio de tamanhos de partculas, a forma das partculas e a

qualquer outro fator que modifique a agregao das partculas, como o caso da presena de sais, agentes dispersantes ou mudana de pH. 5. Suspenses diludas tendem a ter um comportamento newtoniano ao passo que concentradas tendem a ter alta viscosidade. 6. Partculas esfricas tendem a proporcionar menor viscosidade em relao a partculas com outras formas.

Reometria o termo utilizado para descrever um conjunto de tcnicas experimentais adotadas na determinao das propriedades reolgicas. Os ensaios reolgicos so realizados por meio de viscosmetros e remetros. Remetros podem ser considerados como uma evoluo tecnolgica dos viscosmetros, que possuem mais sensibilidade e recursos que os mesmos. 1) Num reometro rotacional, as grandezas medidas so o torque e a velocidade de rotao e ainda o tempo de defasagem entre uma perturbao e a resposta do material. 2) Nos reometros capilares faz-se ensaios para taxas de cisalhamento superiores a 10s-1. As grandezas medidas so a vazo e a diferena de presso.

Isaac Newton, em 1687, definiu a viscosidade de um fluido como sendo a resistncia ao deslizamento do mesmo devido frico interna. Portanto, quanto maior o grau de frico interna de um fludo, maior a sua viscosidade. Matematicamente, Newton usou o modelo de duas placas de reas A, separadas por uma distncia h que eram movimentadas por meio da aplicao de uma fora F. Neste modelo matemtico, a fora requerida por unidade de rea (F/A) para manter uma diferena de velocidade entre as placas diretamente proporcional a diferena entre a velocidade v entre dois planos do lquido, paralelos superfcie do fluido, separados pela distncia y. Assim, o coeficiente de proporcionalidade igual viscosidade (). A fora por unidade de rea conhecida como tenso de cisalhamento () e a razo v/y () conhecida como taxa de cisalhamento, e portanto temos:

Como se pode estabelecer a diferena entre um slido e um lquido em reologia? Essa diferena estabelecida pelo nmero de Deborah. De a relao entre: 1) O tempo caracterstico de relaxao do material lT 2) O intervalo de tempo no qual foi aplicada a deformao ou tenso (isto , tempo de durao do experimento reolgico, t) De = lT/t (no tem unidade de medida)

O tempo de relaxao est relacionado ao tempo necessrio para realizar os movimentos moleculares. Se o tempo de relaxao for muito maior que o tempo do experimento, o material no ter tempo para atingir o regime permanente e os processos de relaxao dominaro o experimento. 1) Os slidos elsticos possuem lT tendendo ao infinito. 2) Os lquidos viscosos tm lT tendendo a zero. 3) Slidos elsticos tm De tendendo ao infinito. 4) Para fludos viscosos, De tende a zero. 5) Para materiais viscoelstico infinito << De << 0 6) Os polmeros fundidos possuem lT variando entre 1 e 1000s. 7) Um material pode ter caracterstica de slido porque lT tende ao infinito ou porque t tende a zero. 8) Lquidos com valores pequenos de lT podem se comportar como slidos para valores de t muito pequenos. Este o caso de leos lubrificantes passando atravs dos dentes de engrenagens. 9) Um caso tpico das borrachas de silicone denominadas silly putty que deixados em recipientes, por longos tempos, escoam como lquidos e tomam a forma destes ao passo que jogados contra a parede retornam como se fossem slidos elsticos. 10) O nmero de De expressa um conceito clssico de que tudo flui desde que se espere um tempo suficiente. Ele usado para se classificar slidos, lquidos e gasosos do ponto de vista reolgicos.

Estudo reolgico de polmeros para: 1 Prever o comportamento durante o processamento, isto , caracterizar diferentes resinas conforme seu peso molecular, distribuio de peso e ramificaes. 2 - Obter condies ideais dos processos de transformaes. 3 Formular equaes constitutivas para aplicao na modelagem e simulao do processamento dos polmeros. 4 Permitir uma visualizao da estrutura interna do material, j que o seu comportamento fsico se deve sua constituio qumica. Ex. Relao entre a ligao cruzada dos materiais polimricos e sua elasticidade. 5 - Melhorar o controle de qualidade na indstria de durante e ps processamento. 5.1. Projetar equipamentos p/ o processamento de polmeros. 5.2. Correlacionar a aceitao dos consumidores c/ algumas propriedades reolgicas. 5.3. Desenvolvimento de novos produtos e/ou otimizar formulaes.

Os materiais polimricos no possuem um nico peso molecular e sim uma distribuio de pesos moleculares (DPM) . O peso molecular mdio de um polmero pode ser determinado experimentalmente, levando-se em considerao a massa molar de cada molcula e o nmero delas, dando origem a diferentes medidas de peso molecular mdio.

Algumas particularidades sobre os polmeros: 1) O Peso Molecular e a DPM influenciaro a quantidade de emaranhamentos que os polmeros tero: quanto maior o peso molecular, maior ser a possibilidade de emaranhamentos. Quanto maior a DPM, menor ser a possibilidade e emaranhamentos nos polmeros. 2) Os polmeros fundidos variam em relao ao comportamento Newtoniano, dependendo da intensidade e tempo de deformao, da histria termomecnica pela qual passaram ou seja, das deformaes anteriores pela qual passaram. 3) Para cada tipo de deformao num polmero fundido, a taxa de deformao, ou a tenso ou a resposta deformao ser diferente, e este o chamado comportamento no newtoniano. 4) Para determinar as condies de processamento ideais para os polmeros fundidos preciso conhecer as propriedades reolgicas do polmero que est sendo processado. 5) As propriedades reolgicas dos polmeros influenciaro as propriedades mecnicas, pticas e eltricas do produto final. 6) As equaes reolgicas de estado so importantes pois permitem modelar matematicamente e simular todo processo de transformao de um polmero. 7) Equaes de estado so: Equaes de conservao e Equaes de estado

Вам также может понравиться