Вы находитесь на странице: 1из 28

MANUAL DE INSTRUES

COIFAS DE ILHA

Sr.[a] proprietrio[a] da Coifa TRAMONTINA, Obrigado por escolher um produto com a qualidade TRAMONTINA. Estamos certos que este novo aparelho, moderno, funcional e prtico, construdo com materiais de primeirssima qualidade, satisfar no melhor modo as suas exigncias. O uso da Coifa TRAMONTINA fcil, entretanto antes de coloc-la em funcionamento, leia atentamente este manual para obter os melhores resultados. Recomendamos que voc guarde este manual para futuras consultas que podero ser teis. A TRAMONTINA TEEC S.A. est disposio para esclarecer dvidas, ouvir crticas e sugestes, de 2 a 6 das 7h30 s 11h30 e das 13h00 s 17h00.
Fone: [54] 3461-8185 - Fax: [54] 3461-8191 - sacteec@tramontina.net Tramontina TEEC S.A. - Rodovia RSC 470 - Km 230 CEP 95.185-000 - Carlos Barbosa - RS - Brasil www.tramontina.com.br

ndice
Apresentao Geral do Produto ............................ 3 Cuidados .............................................................. 4 Dicas para o uso correto do produto .................... 5 Utilizao do produto - Funcionamento ................ 5 Painel - Utilizando a Coifa..................................... 8 Instalao da Coifa .............................................. 8 Filtros de Carvo Ativado .................................... 18 Instalao Eltrica ............................................... 19 Substituio das Lmpadas ................................ 20 Limpeza .............................................................. 21 Solucionando Problemas ..................................... 23 Caractersticas Tcnicas ....................................... 24 Especficaes Tcnicas ....................................... 25 Termo de Garantia .............................................. 26

As figuras deste manual so puramente indicativas. O fabricante se reserva o direito de modificar os produtos a qualquer momento que considerar necessrio ou tambm no interesse do usurio, sem que prejudique as caractersticas essenciais de funcionamento e de segurana.

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Apresentao geral do produto


VETRO ISLA 90
Ref.: 94830/110 94830/220

DRITTA ISLA 90
Ref.: 94831/110 94831/220

3 2
2

1 5 6 5

65

56

Fig. 1

Fig. 2

VETRO ISLA FLAT 90


Ref.: 94832/110 94832/220

TUBE ISLA 35
Ref.: 94833/110 94833/220

2 1 6 5 5 6
6 5

Fig. 3

Fig. 4

1 2 3 4 5 6

COIFAS DE ILHA Corpo da Coifa Painel de Comandos Chamin Inferior Chamin Superior Lmpadas Filtros Metlicos

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

OBS: As Coifas TRAMONTINA funcionam em 127 V ou em 220 V [ 5%]. No so bivolts. Verifique a tenso do produto na etiqueta fixada no cabo de alimentao ou na etiqueta de identificao do produto localizada na parte interna do produto antes de ligar na rede eltrica do local onde a mesma ir funcionar. Produtos desenvolvidos para uso domstico.

Acessrios que acompanham o produto


Tubo flexvel 150 mm Reforo triangular das cantoneiras Filtro de carvo ativado (modelo Tube Isla 35) Chamin inferior Apoio fixao das cantoneiras Chamin superior (modelo Tube Isla 35) Parafusos de fixao Abraadeira de nylon Buchas plsticas Gabarito para fixao Suporte de fixao Cantoneiras para fixao da coifa Presilha tipo "S" (menos para o modelo Tube Isla 35)

Cuidados

Aps desembalar o produto, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas. Este aparelho foi desenvolvido para uso exclusivamente domstico. No utilizar para outros fins [no coberto pela garantia]. A coifa no deve ser utilizada por crianas ou pessoas no capacitadas para oper-la corretamente. No colocar objetos sobre o produto, pois podem obstruir as sadas de ar, alm de poder causar a queda do mesmo. No deixe acumular gordura interna ou externa na coifa, pois isso diminui o rendimento e poder provocar incndio. Cuidado ao fritar alimentos, a gordura em alta temperatura poder inflamar produzindo chamas que podem danificar o produto e causar acidentes. Nunca deixar panelas com leo aquecendo no cooktop ou fogo, pois o leo poder incendiar-se espontaneamente devido a alta temperatura. Verificar no teto onde a coifa ser instalada se no h instalaes eltricas ou hidrulicas que possam impossibilitar a sua fixao. Nunca desligar a coifa da tomada puxando pelo cabo de alimentao. Desligar puxando pelo plugue. Cuidado ao manusear peas em inox, pois podem possuir bordas cortantes. Evitar instalar a coifa em frente a janelas ou portas, pois correntes de ar podem comprometer o rendimento do produto. No instale ou opere o produto prximo de cortinas, materiais inflamveis ou dentro de armrios.

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Dicas para uso correto do produto


Para obter um melhor rendimento, ligar a coifa 5 minutos antes de iniciar qualquer tipo de cozimento e desligar a mesma de 10 a 15 minutos aps o trmino para que todo o ar saturado do ambiente seja eliminado. A chama do fogo acesa sem panelas e com a coifa ligada poder danificar os filtros e causar incndio. No flambar alimentos sob a coifa. Nunca utilizar a coifa sem o filtro metlico instalado. Quando a lmpada estiver acesa, no toque na regio em seu entorno, pois tanto a lmpada quanto a regio ao seu redor atingem altas temperaturas. Quanto menor for a distncia entre a coifa e o cooktop ou fogo, maior a possibilidade de se formarem bolhas de gua na regio inferior da coifa, resultante da subida do vapor de gua.

Utilizao do produto - Funcionamento


As coifas Tramontina podem funcionar como Exaustor ou Depurador de ar.

1] Funo Exausto
A coifa sai de fbrica para utilizao na funo "EXAUSTOR", os vapores e a fumaa provenientes do processo de cozimento, entram pela coifa, so filtradas atravs do filtro metlico onde fica retida as partculas de gordura e conduzidas para o ambiente externo atravs de um duto [Fig. 5 e 6].

Fig. 5 Com sada de ar para o teto


Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Fig. 6 Com sada de ar entre o forro e o teto

ATENO! Nesta funo no utilizar o filtro de carvo ativado.

Para esta funo necessario instalar um duto com sada externa de 150 mm preferencialmente protegida do sol e da chuva e este dever ter um comprimento mximo de 2000 mm. Recomendamos que seja feito no mximo 2 curvas no tubo. No instale o duto da coifa junto a condutores de sada de gases de lareiras, dutos de ar condicionado, sistema de aquecimento central, etc. A instalao do duto de sada de ar com dimetro menor que 150 mm poder prejudicar o funcionamento do produto reduzindo o fluxo de ar. O duto dever ficar o mais esticado possvel para evitar acmulo de gordura no seu interior. Se necessrio corte o duto excedente. Encaixar o tubo flexvel na flange [150 mm do tubo], pressionar at o seu perfeito encaixe [Fig. 7], aps colocar a abraadeira de nylon que acompanha o produto.
153 mm Conexo do tubo Tubo Flexvel Chamin Superior 150 mm

Corpo da Coifa Chamin Inferior

Fig. 7

2] Funo Depurador de Ar
Caso no seja possvel descarregar os vapores e a fumaa do processo de cozimento dos alimentos para o ambiente externo, a coifa poder ser instalada na verso depurador [reciclagem de ar]. Os vapores e a fumaa passam pelo filtro metlico onde ficam retidas as particulas de gordura e por um filtro de carvo ativado onde o ar purificado e retorna para o ambiente livre de odores e gorduras.

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Para esta verso preciso instalar o filtro de carvo ativado que acompanha o produto [ver item filtro de carvo ativado]. O ar filtrado retorna ao ambiente atravs das aberturas laterais localizadas na chamin superior [Fig. 8 e 9].

Fig. 8

Encaixar o tubo flexvel na flange [150 mm do tubo], pressionar at o seu perfeito encaixe [Fig.9], aps colocar a abraadeira de nylon que acompanha o produto.
Conexo do tubo


153 mm Chamin Superior Tubo Flexvel

150 mm

Corpo da Coifa Chamin Inferior

Fig. 9

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Painel - Utilizando a Coifa


Pressionar o boto correspondente a velocidade desejada, ou sistema de iluminao. O "LED" de fundo correspondente a opo selecionada ir acender. 1- Ligar / desligar - velocidade mnima. Indicada para uma troca silenciosa e contnua de ar, ideal para pequena quantidade de fumaa ou para alimentos que formam vapores de gua. 2- Ligar / desligar - velocidade mdia. Indicada para a maior parte das condies normais de utilizao, apresenta a melhor relao entre quantidade de ar filtrado e nvel de rudo. 3- Ligar / desligar - velocidade mxima. Indicada para nveis com muita fumaa / vapores durante o cozimento de alimentos, at mesmo por longos perodos. 4- Ligar / desligar - sistema de iluminao. A iluminao pode ser utilizada em qualquer momento, mesmo se a coifa no estiver em funcionamento.

Fig. 10

Instalao da Coifa
Recomendamos que a instalao seja feita, pela rede de servios autorizados Tramontina [consulte o livreto que acompanha o produto]. Essa instalao no gratuita, sendo as despesas de mo-de-obra e acessrios por conta do consumidor. de inteira responsabilidade do consumidor toda e qualquer preparao do local para a instalao da coifa que inclui alvenaria, acabamentos de gesso, instalao de rede eltrica, mveis, tubulao do duto da sada de ar bem como suas adaptaes. A Tramontina no se responsabiliza por acidentes [danos pessoas, animais, objetos e etc...] causados por uma instalao que no tenha sido feita de acordo com as informaes contidas neste manual. A coifa deve ser instalada num teto plano e horizontal. A coifa dever ser instalada a uma altura mnima de 650 mm e mxima de mm dos queimadores do cooktop ou fogo [Fig.11]. 750

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

ALTURA A SER MEDIDA - VER TABELA 1

650 - 750 mm

Fig. 11 ATENO! Antes de instalar a coifa, recomendamos verificar a distncia do cooktop ou fogo at o teto, se esta distncia for superior a citada na tabela 1, dever ser providenciado um projeto especial para a instalao [chamin complementar com altura maior], que poder ser adquirido no Servio Autorizado Tramontina [Pea no gratuita]. Caso contrrio o chamin no chegar at o teto. Neste caso lembramos que a altura da coifa no poder ficar acima da altura mxima recomendada [Fig.11] em relao ao cooktop ou fogo, compremetendo sua eficincia. DRITTA ISLA 90 1885 mm Tabela1 VETRO ISLA 90 1940 mm VETRO ISLA FLAT 90 1910 mm TUBE ISLA 35 2000 mm

MODELOS Altura mxima do cooktop at a parte superior da coifa.

Certifique-se de que o teto onde a coifa ser instalada resistente para suportar o peso da coifa. Se a instalao for prevista num teto de gesso, recomendamos no instalar o produto antes de contatar um representante deste tipo de revestimento. O mesmo ir orientar como dever ser feita a instalao.

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Este tipo de teto no apropriado para a instalao de coifas, podendo ocasionar queda do produto. No coberto pela garantia.
ATENO!

Antes de instalar recomendamos verificar a distncia entre a coifa e o fogo com


a tampa de vidro aberta, pois a altura de cada fogo pode variar. Aps a instalao retirar a pelcula protetora que envolve o inox [coifa e chamin], pois com o seu uso a pelcula pode ressecar e manchar o inox. Em caso de uma eventual manuteno na sua coifa, a Tramontina no se responsabiliza por defeitos estticos no mvel, parede ou teto(gesso, mrmore, granito, etc...).

Fixao da Coifa
A coifa Tramontina somente poder ser instalada em concreto ou em vigas de madeira, que dever suportar pelo menos 40kg. Para teto de concreto a espessura mnima deve ser de 70 mm. A fixao dever ser com parafusos e buchas plsticas, ou parafusos tipo chumbador [acompanha o produto] [Fig.13,16,22 e 23 dependendo do modelo]. Para teto com vigas de madeira a espessura mnima deve ser de 50 mm, fixao com parafusos e porcas [no acompanha o produto]. Marcar o centro da mesa do cooktop ou fogo [Fig.12]. Com o auxlio de um prumo centralizar a linha de centro da coifa [centro do suporte de fixao] com o centro do cooktop ou fogo [Fig.12].

Suporte de Fixao Frente

10

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Fig. 12

Fixar no teto o gabarito de fixao [acompanha o produto]. MODELOS: Drita Isla 90 - Vetro Isla 90 - Vetro Isla Flat 90 Marque os 4 pontos no centro dos furos oblongos [Fig.13]. Fure as posies marcadas com uma broca de 8 mm e fixe o suporte, usando as 4 buchas plsticas e os 4 parafusos auto - atarraxantes que acompanham o produto [Fig.13].

Fig. 13 ATENO! Certifique-se que o suporte de fixao esteja alinhado e centrado em relao ao cooktop ou fogo.

Errado

Certo
Fig. 14 Fig. 15

Se o suporte de fixao no estiver corretamente alinhado com o cooktop ou fogo a sua posio poder ser corrigida, aliviando o aperto dos 4 parafusos dos furos oblongos [Fig.13]. Aps corrigido o alinhamento, apertar novamente os parafusos. Marcar no teto a posio dos 8 parafusos [tipo chumbador ou auto atarraxante] [Fig.16]. Retirar o suporte de fixao e furar as 8 posies marcadas com uma broca 8 mm na profundidade mnima de 50 mm. Colocar os 8 parafusos chumbadores ou as buchas plsticas [acompanha o produto] no teto nos seus respectivos furos. Fixar novamente o suporte de fixao [4 parafusos com bucha plstica (furos oblongos)] e mais os 8 parafusos [tipo chumbador, arruelas lisas, de presso e porcas ou auto - atarraxante] [Fig.16].
Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

11

Fig. 16

Fixar as cantoneiras na placa de fixao, utilizando os parafusos, arruelas e porcas do kit de fixao [acompanha o produto] [Fig.17]. Cada cantoneira dever ser fixada com dois parafusos, arruela e porca. Ajustar a altura da coifa conforme a necessidade, utilizando as cantoneiras sobrepostas, cada uma com 4 parafusos, arruela e porca [Fig.18]. A sobreposio das cantoneiras no poder ser inferior a 100mm [Fig.18].

Fig. 17

Fig. 18

ATENO! Caso a coifa seja usada no modo exaustor, ento dever ser providenciado um furo no teto ou parede de 170 mm [Fig.5 e 6]. Deixar uma extremidade do tubo flexvel passar atravs do furo 170 mm [teto ou parede] [Fig.5 e 6].

Encaixar os dois chamins de inox [superior e inferior] nas cantoneiras j fixadas no suporte de fixao [Fig.19]. Fixar o chamin superior com 4 parafusos no suporte de fixao [Fig.19 A].

12

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

O chamin inferior dever deslizar at o teto e ficar preso atravs da presilha tipo "S" que acompanha o produto [Fig.19 B].

Fig. 19

Suspender o corpo da coifa, at que os furos das cantoneiras e a do corpo da coifa se encontrem [Fig.20]. Fixar as cantoneiras no corpo da coifa utilizando 16 parafusos [acompanham o produto]. Ser necessrio o trabalho de duas ou mais pessoas para a execuo das etapas [Fig.20].

Fig. 20

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

13

Aps a fixao da coifa, retirar a(s) presilha(s) que mantm o chamin inferior unido ao superior e baixar o mesmo at que encaixe na base do corpo da coifa [Fig.21].

Fig. 21

ATENO! Verificar se a coifa est alinhada em relao ao cooktop ou fogo.

14

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

MODELO: Tube Isla 35 Marque os 6 pontos no centro dos furos oblongos [Fig.22]. Fure as posies marcadas com uma broca de 8 mm e fixe o suporte, usando os 6 parafusos [tipo chumbador, arruelas lisas, de presso e porcas que acompanham o produto [Fig.22].

Fig. 22

ATENO! Certifique-se que o suporte de fixao esteja alinhado e centrado em relao ao cooktop ou fogo [Fig 14 e15]. Se o suporte de fixao no estiver corretamente alinhado com o cooktop ou fogo a sua posio poder ser corrigida, aliviando o aperto dos 6 parafusos dos furos oblongos [Fig.22]. Aps corrigido o alinhamento, apertar novamente os parafusos. Marcar no teto a posio dos 9 parafusos [auto atarraxante] [Fig.23]. Retirar o suporte de fixao e furar as 9 posies marcadas com uma broca 8 mm na profundidade mnima de 50 mm. Colocar as 9 buchas plsticas [acompanha o produto] no teto nos seus respectivos furos. Fixar novamente o suporte de fixao [6 parafusos tipo chumbador, arruelas lisas, de presso e porcas (furos oblongos)] e mais os 9 parafusos [auto atarraxante] [Fig.23].

Fig. 23

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

15

Ajustar a altura da coifa conforme a necessidade, utilizando as cantoneiras sobrepostas, cada uma com 2 parafusos, arruela e porca, utilizando a chapa de apoio tipo triangulo. [Fig.24]. A sobreposio das cantoneiras no poder ser inferior a 300mm [15 furos] [Fig.24 A]. Fixar o apoio de fixao nas cantoneiras com os parafusos, arruelas e porcas [acompanha o produto][Fig. 24 B]

A
chapa de apoio tipo triangulo

B
Fig. 24

ATENO! Caso a coifa seja usada no modo exaustor, ento dever ser providenciado um furo no teto ou parede de 170 mm [Fig. 5 e 6]. Deixar uma extremidade do tubo flexvel passar atravs do furo 170 mm [teto ou parede] [Fig. 5 e 6].

Fixar o apoio de fixao das cantoneiras no corpo interno da coifa utilizando os parafusos (acompanha o produto) conforme figura 25 .

Fig. 25

Encaixar o tubo flexivel na flange [150mm do tubo] pressionar at seu perfeito encaixe [Fig. 26]. Encaixar o chamin de inox superior na coifa, que dever deslizar at a base inferior do corpo interno da coifa conforme figura 27.

16

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Fig. 26

Fig. 27

Suspender o corpo da coifa, at que os furos das cantoneiras e a do suporte de fixao se encontrem [Fig.27]. Fixar as cantoneiras no suporte de fixao utilizando 6 parafusos, arruelas e porcas[acompanham o produto]. Ser necessrio o trabalho de duas ou mais pessoas para a execuo das etapas [Fig.28]. Aps a fixao da coifa no suporte, deslizar o chamin superior at o teto e fixar o mesmo com 3 parafusos [acompanham o produto] no suporte de fixao.[Fig.29]


Fig. 28

Fig. 29

ATENO! Verificar se a coifa est alinhada em relao ao cooktop ou fogo.


Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

17

Filtro de Carvo Ativado


Este filtro elimina os odores que se formam durante o cozimento dos alimentos e deve ser utilizado somente no modo depurador [Reciclagem de ar]. O filtro de carvo ativado no deve ser lavado nem recarregado, deve ser substitudo pelo menos a cada 4 meses ou perodos mais freqentes dependendo do uso. Troque antecipadamente caso perceba queda da eficincia deste filtro. MODELOS: Drita Isla 90 - Vetro Isla 90 - Vetro Isla Flat 90 Para a fixao do filtro de carvo ativado, retirar o(s) filtro(s) metlico [Fig.30] e fix-lo na base inferior do corpo da coifa atravs da sua base imantada [Fig.31]. Aps fixar o(s) filtro(s) metlicos.

Retirar filtros Metlicos Fig. 30 MODELO: Tube Isla 35

Filtro de Carvo Ativado Fig. 31

Motor Filtro de Carvo Ativado Filtro de Carvo Ativado

Fig. 32

Para remover, girar a filtro da direita no sentido horrio e o da esquerda no sentido anti-horrio [Fig. 32]. Para colocar, encaixar o filtro novo no motor, aps girar o filtro da direita no sentido anti-horrio e o da esquerda no sentido horrio [Fig.32].

18

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

ATENO!

O filtro de carvo ativado acompanham o produto, porm no sai de fbrica instalado. Utilizar somente filtro original Tramontina, que poder ser encontrado na rede de Servios Autorizados.
Verificar sempre o estado de saturao do filtro. O acmulo de gordura pode prejudicar o desempenho do produto, pois altamente inflamvel e pode provocar incndio.

Instalao Eltrica
Para proteo da rede eltrica, recomendvel a instalao de um disjuntor termomagntico. A coifa funciona em 127 V ou 220 V [ 5 %]. No bivolt. Verificar se a tenso de alimentao indicada na etiqueta de identificao do produto localizada na parte interna da coifa, a mesma da sua residncia 127 V ou 220 V - 60 Hz. A coifa possui fio terra embutido no cabo de alimentao eltrica, que deve ser conectado a um aterramento eficiente. O aterramento deve estar de acordo com a norma NBR 5410-Seo Aterramento. Em caso de dvida consultar um eletricista de sua confiana. A tomada ou plugue fmea de alimentao com proteo de Terra, deve ser instalada no teto sob a cobertura da chamin. Para sua segurana o motor da coifa possui um dispositivo que o desliga automaticamente em caso de super-aquecimento. Em hiptese alguma, conectar outros aparelhos na mesma tomada. [Fig. 34].

Tomada tripolar [NBR 14136]

Plug tripolar [NBR 14136]

Fio terra

Fig. 33

Fig. 34

Aps complementadas as conexes eltricas, verificar a iluminao e o adequado funcionamento do motor e suas velocidades. Se o cabo de alimentao eltrica deste produto estiver danificado, providenciar a sua substituio, atravs da Rede de Servios Autorizados, a fim de evitar situaes de risco ao usurio e perda da garantia.
Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

19

Substituio das Lmpadas


Caso necessite substituir as lmpadas de seu produto, as mesmas podero ser encontradas na rede de servios autorizados Tramontina ou em lojas especializadas [item no gratuito]. Lembre-se que a tenso das lmpadas de 12V e a potncia de 20 W, e para o modelo Tube Isla 35, led de 3,6V / 1W. A garantia das lmpadas de 3 meses contra defeitos de fabricao [em condies normais de uso]. Qualquer problema aps este prazo ser considerado desgaste natural, no coberto pela garantia especial [ver termo de garantia]. A substituio dever ser feita conforme procedimentos a seguir: MODELOS: Drita Isla 90 - Vetro Isla 90 - Vetro Isla Flat 90 Retirar o cabo de alimentao da tomada ou desligar o disjuntor. Verificar se ambas as lmpadas esto frias. Com o auxlio de uma chave de fenda retire o aro metlico e a lente de vidro ou girar o aro metlico no sentido anti-horrio, [conforme o modelo] em seguida retire a lmpada do soquete [Fig. 35 e 36].

Lmpada Vidro Aro metlico

Dritta Isla 90 Fig. 35

Vetro Isla 90 e Vetro Isla Flat 90 Fig. 36

Use somente lmpadas halgenas de no mximo 20 W, tendo o cuidado para no tocar as lmpadas com as mos. Recolocar a lmpada no soquete. Recolocar o aro metlico e a lente de vidro [colocados sob presso ou girar no sentido horrio conforme o modelo] [Fig.35 e 36]. Verificar se est corretamente fixada. MODELO: Tube Isla 35

Fig. 37

Fig. 38

20

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Limpeza
Antes de efetuar qualquer operao de limpeza ou manuteno, retire o cabo de alimentao da tomada ou desligue o disjuntor. Para aumentar a vida til do seu produto e evitar manchas, faa a limpeza interna e externa com freqncia. No utilizar cera, ou produtos de limpeza com silicone ou materiais inflamveis. Nunca usar produtos de limpeza como lcool, querosene, gasolina, thiner, solventes, detergentes cidos, vinagres, produtos qumicos ou abrasivos, esponjas de ao, saponceos, objetos pontiagudos ou cortantes, pois estes produtos podem causar riscos permanentes [no coberto pela garantia]. Para limpeza das partes de ao inox e do painel de controle utilize um pano ou esponja macia, com sabo ou detergente neutro e seque imediatamente aps a limpeza. Para evitar riscos nas reas de ao inox, limpe o produto no sentido da escovao do inox. Para limpar o painel no utilizar lcool, pois podem apagar as indicaes impressas. Para manchas persistentes ou se tornarem opacas, utilizar a pasta de limpeza "Tramontina" que apropriada para inox. Utilizar no sentido da escovao do inox.

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

21

Limpeza dos Filtros Metlicos


Este filtro serve para reter as particulas de gordura existentes nos vapores de cozimento. Retirar um filtro de cada vez, segurando por baixo com uma das mos e puxando a trava em direo parte posterior da coifa ou do filtro [Fig. 39]. E para o modelo Tube Isla 35, desenroscar o parafuso do filtro conforme figura 40.

Fig. 39

Fig. 40

IMPORTANTE! A limpeza peridica do filtro evita o perigo de incndio, que pode ocorrer com a concentrao de calor proveniente do cozimento.

Se a limpeza for manual, colocar os filtros numa soluo de gua quente [ 60C] com detergente neutro. Passado algum tempo escovar os filtros, aps enxaguar e secar. Aguardar at que o filtro esteja completamente seco antes de coloca-l novamente no produto. O filtro metlico dever ser lavado pelo menos uma vez por ms, quando em condies normais de uso, ou conforme necessidade. A limpeza destes filtros poder ser feita na mquina de lavar louas. Neste processo, poder ocorrer uma ligeira alterao na cor dos filtros, o que no altera o seu desempenho. Os filtros muito saturados no devem ser lavados juntamente com outras louas. Para recolocar os filtros metlicos, encaixe primeiro a parte de baixo do filtro no encaixe posterior da coifa, em seguida encaixe a parte de cima do filtro no esquecendo de travar os mesmos.

22

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Solucionando problemas
A coifa no funciona / no liga. Verificar se:
O cabo de alimentao eltrico esta conectado na tomada ou conector est frouxo. A tomada est com mau contato. O disjuntor est desligado. Falta de energia eltrica. A tenso da residncia a mesma do produto.

Rudo excessivo. Verificar se:


O produto est corretamente fixado.

A lmpada no acende. Verificar se:


Falta energia eltrica. Lmpada queimada ou com mau contato.

No est purificando o ar satisfatriamente. Verificar se:


O filtro metlico est saturado de gordura. O filtro de carvo ativado precisa ser substituido [coifa instalada no modo depurador].

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

23

Caractersticas Tcnicas
282

DRITTA ISLA 90
295

37

600 - 1100

600

900

Fig. 41
270

VETRO ISLA 90
285

255

90

600 - 1100

600

900

VETRO ISLA FLAT 90


270
285
600 - 1100

Fig. 42

600

900

60

Fig. 43

1025 - 1250

255

TUBE ISLA 35

350
* Medidas em milmetros.

Fig. 44

24

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

133

255

Especficaes Tcnicas
MODELO COIFA TENSO FREQNCIA ILUMINAO Lmpadas 4x20W [12V] Lmpadas 4x20W [12V] 330W 345W 410W 425W [127V] [220V] 410W 425W [127V] [220V] DRITTA ISLA 90 VETRO ISLA 90 VETRO ISLA FLAT 90 127 V ou 220 V [No Bivolt] 60 Hz Lmpadas 2x20W [12V] [127V] [220V] [127V] [220V] 333W [127V] 348W [220V] Led's 3x1W [3,6V] TUBE ISLA 35

POTNCIA DO MOTOR

POTNCIA ELTRICA DISJUNTOR TERMOMAGNTICO NMERO DE VELOCIDADES VAZO MXIMA NVEL DE RUDO FILTROS DE ALUMNIO [LAVVEL] FILTRO DE CARBONO

370W 385W 10 A 3 1000 m3/h 60 db

2 1

1 2

MODELO COIFA DIMENSES [L X P] mm ALTURA MN / MX DA COIFA PESO BRUTO PESO LQUIDO

DRITTA ISLA 90 900 x 600 637 / 1137 30,5 kg 27,0 kg

VETRO ISLA 90 900 x 600 690 / 1190 37,0 kg 31,0 kg

MODELO COIFA DIMENSES [L X P] mm ALTURA MN / MX DA COIFA PESO BRUTO PESO LQUIDO

VETRO ISLA FLAT 90 900 x 600 660 / 1160 32,8 kg 28,0 kg

TUBE ISLA 35

350
1025 / 1250 28,00 Kg 22,00 Kg

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

25

Termo de Garantia
A Coifa TRAMONTINA garantida contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses contados a partir da data da emisso da Nota Fiscal de venda correspondente ao produto a ser garantido: 3 primeiros meses - garantia legal. 9 meses restantes - garantia especial, concedida por TRAMONTINA TEEC S.A. A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos de fabricao constatados pela TRAMONTINA TEEC S.A., e efetivados pelo Servio Autorizado TRAMONTINA, nas cidades que possuem Servio Autorizado. Para que a garantia tenha validade, imprescindvel que seja apresentada a nota fiscal de compra do produto.

Ficam invalidadas as garantias legal e/ou especial se


A Coifa TRAMONTINA for instalada ou utilizada em desacordo com o Manual de Instrues. A Coifa TRAMONTINA for ligada em tenso diferente da especificada. A Coifa TRAMONTINA tiver recebido maus tratos, descuidos, [riscos, deformaes ou similares em conseqncia da utilizao, bem como aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que provoquem danos qualidade do material ou componente] ou ainda, sofrido alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela TRAMONTINA TEEC S.A. O defeito tiver sido causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A Coifa TRAMONTINA no for utilizada exclusivamente para uso domstico. A etiqueta de identificao do produto tiver o n de srie retirado e/ou alterado.

As garantias legal e/ou especial no cobrem


No funcionamento ou falhas decorrentes de interrupes de fornecimento de energia eltrica, no local onde a Coifa TRAMONTINA est instalada ou oscilaes de tenso superiores ao estabelecido neste manual. Peas danificadas devido a acidentes de transporte ou manuseio, amassamentos, riscos, quedas ou atos e efeitos da natureza, tais como descargas atmosfricas, chuva, inundao, etc. Transporte at o local definitivo da instalao, peas, materiais e mo-de-obra para a preparao do local onde ser instalado a Coifa TRAMONTINA, tais como: rede eltrica, aterramento, alvenaria, mveis, etc.

26

Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

Funcionamento anormal da Coifa TRAMONTINA decorrente da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao. Caso seja necessrio a utilizao de materiais que no acompanham o produto, bem como a mo-de-obra especfica para a preparao do local da instalao. As despezas decorrentes sero de inteira responsabilidade do consumidor. Transporte do produto da fbrica para a casa do cliente, ou vice-versa. Despesas referentes ao local de instalao. Despesas por atendimento onde no for constatado nenhum defeito ou relacionadas orientao de uso, que estejam neste manual de instrues ou no prprio produto, sero passiveis de cobrana aos consumidores.

Condies da Garantia
As peas plsticas, borrachas, vidros e as peas sujeitas ao desgaste natural pelo uso, como: filtro metlico, filtro de carvo ativado, lmpadas, tubos flexveis possuem garantia contra defeito de fabricao pelo prazo de 03 meses [garantia legal], contados a partir da data de emisso da nota fiscal de compra do produto, bem como a mo de obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Nas localidades no servidas pela Rede de Servio Autorizado, ou fora do permetro urbano, a coifa que necessitar de conserto na garantia dever ser entregue ao Servio Autorizado mais prximo, com despesas de frete e riscos de acidente por conta do cliente proprietrio. Despesas decorrentes de instalao de peas que no pertenam a Coifa TRAMONTINA, so de responsabilidade do consumidor. A TRAMONTINA TEEC S.A., devido a evoluo contnua de seus produtos, reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas sem prvio aviso. A garantia vlida somente para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro. Este aparelho, antes de deixar a fbrica, foi testado e controlado por pessoal especializado, de modo a garantir os melhores resultados de funcionamento. As peas de reposio originais se encontram junto Rede de Servio Autorizado. Qualquer manuteno ou regulagem que se fizer necessria, dever ser realizada com cuidado e por pessoal qualificado. Por este motivo recomendamos recorrer sempre Rede de Servio Autorizado, especificando a marca e modelo de seu aparelho, bem como o nmero de srie, que se encontram na etiqueta da caixa externa ou na parte interna da Coifa TRAMONTINA.
Manual de Instrues Coifas TRAMONTINA

27

ATENO!
Antes de ligar para o Servio Autorizado TRAMONTINA para solicitar atendimento em garantia, tenha em mos, para informar: Nome, no e data da nota fiscal da loja onde adquiriu o produto. No de Srie, abaixo citado, ou localizado na etiqueta de identificao do produto.

No de Srie de seu produto:

w w w. t r a m o n t i n a . c o m . b r

Reviso 4 / Janeiro 2011

Вам также может понравиться